You are on page 1of 6

E a, como vai?

Esta sim a escala mais usada por guitarristas de blues,pois ela tem uma sonoridade bem caracterstica! A escala penta blues No nada complicado quando se conhece a escala pentatnica natural. Se observar a imagem da escala Pentatnica natural e depois olhar a imagem da Penta blues,voc ver uma nota extra na escala ou seja, uma Note Blue entre outras notas.

Escala Pentatnica

ateno

Escala Penta blues

Notaram? O ponto vermelho a Blue Note, a "danadinha" . Agora vamos aprender como tocar a escala penta blues, sobre os acordes certos. Para facilitar os exemplos,vamos trabalhar sempre em tons de l menor e do maior, pois no existem acidentes ou seja, sustenido ou bemol.

Exemplo-1
Para o primeiro modo que vemos na figura acima, possvel ser tocado sobre os acordes de L menor natural (Am), La menor com stima menor (Am7), La menor com stima menor e quarta justa(Am74) e l maior com stima menor (A7). Vejamos os acordes logo abaixo!

A A7 Am Am7

Obs: a princpio poder "estranhar" a dissonncia por causa da tera menor da escala, sobre a tera maior do acorde, mais quando pensar em Blues tudo fica certo!

Exemplo-2
Para o segundo modo, possvel ser tocado sobre os acordes de Do maior (C), Do maior com nona maior (C9), Do maior com sexta maior (C6) e Do com sexta maior e nona maior (C69). Veja os acordes logo abaixo!

C C6 C9 C5

C6/9

Exemplo-3
Para o terceiro modo, possvel ser tocado sobre os acordes de R menor (Dm), R menor com nona maior (Dm9), R menor com stima menor (Dm7), R menor com stima menor e

nona maior (Dm7 9), R com stima menor, quarta justa e nona maior (Dsus). Veja os acordes logo abaixo!

Dm Dm9 D7 D4

Dm7/9

Exemplo-4
Para o quarto modo, possvel ser tocado sobre os acordes de Mi menor com quinta aumentada (Em5#) e Do maior com inverso do baixo em Mi (C/E), achei que ficou horrvel sobre outro derivados de Mi. Veja os acordes logo abaixo!

Em(#5)

C/E

Exemplo-5
E por ltimo, o quinto modo pode ser tocado sobre os acordes de Sol maior (G), Sol maior com nona maior (G9), Sol maior com sexta maior e nona maior (G6/9) e Sol com quarta justa,sexta maior e nona maior (G4/6/9. Veja os acordes logo abaixo!

G4 G6 G9

G4/6/9

Obs: no fique limitado s no tom de L Estude os outros tons e domine esta escala!

Abaixo Algumas idias pra fazer msica com a Penta blues

Ampliar imagem

You might also like