You are on page 1of 9

1

TRABALHO SOBRE DESAPROPRIAO


Aluno: Climrio dos Santos Vieira RA no. 30801168 Disciplina: Direito Administrativo 9o. Semestre Professor Rodrigo Faculdade POLICAMP

INTRODUO A desapropriao um procedimento administrativo que no deve ser confundido com a chamada desapropriao privada, normatizada pelo cdigo civil em seu artigo 1228 4o, que feita pelo poder judicirio, mediante provocao ou ex officio, chamada por alguns doutrinadores como uso capio urbano, que no entanto no unnime, dado o entendimento Wilton Luiz da Silva Gomes, em sua tese de mestrado Inovaes do Regime Jurdico das Desapropriaes.

DESAPROPRIAO ADMINISTRATIVA O instituto da desapropriao administrativa, uma forma de interveno do Estado sobre a propriedade privada, feita atravs de procedimento administrativo, para a expropriao do bem do particular, porm mediante indenizao prvia e justa, para cumprir necessidades da administrao lastreado no principio da supremacia do interesse pblico sobre o privado. Ela motivada pela necessidade pblica de uso imediato e urgente do bem. No sendo dessa forma, no haveria motivo para esse processo administrativo, sendo eivado de vcio legal, podendo inclusive ser anulada. Nos casos de necessidade do Estado, porm sem os quesitos de urgncia e uso imediato, o instituto correto seria a compra direta do bem do particular pelo Estado, ou mediante os processos licitatrios cabveis. Ela considerada como aquisio originria da propriedade, e portanto vem livre de gravames, ou qualquer outro nus, inclusive se cancelando hipotecas que porventura existam sobre o bem desapropriado. Na justeza do valor da indenizao, ela deve ser em dinheiro, e deve abranger todos os valores includos na propriedade do particular, desde fundo de comrcio e outros valores indiretos alm do valor da terra ou do imvel.

Quanto ao pagamento em dinheiro h exeo, que o caso da desapropriao sancionatria, na realizao das polticas urbana e reforma agrria, relativa ao uso do solo, onde o pagamento pode ser feito por ttulos da divida pblica. Ela est fundamentada na funo social da propriedade, e se possibilita atravs da supremacia do interesse pblico sobre o privado. Sendo um instituto de importncia capital, a prpria constituio define em seu artigo 22 inciso II, que a competncia para legislar sobre o assunto cabe Unio, que remete ao Decreto-Lei 3.365 Lei das Desapropriaes que vai definir os entes estatais capazes de realizar essa interveno sobre a propriedade do particular, permitindo a qualquer ente poltico tanto da administrao direta quanto da indireta, bem como os concessionrios e permissionrios de servios pblicos o fazerem, atravs de decreto.
Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: II desapropriao;

Outros dispositivos da constituio, iniciam j a definir as diretrizes que os legisladores devero ter ao legislar sobre a material. No seu artigo 5o. inciso XXIV estabelece as possibilidades da desapropriao, reforando seu caracter social, bem como a devida indenizao, no intuito de diferencia-la do confisco, que seria um instituto sancionatrio e punitivo.
Art. 5 o. XXIV a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio;

A desapropriao chamada de ordinria nos casos de necessidade, com a permisso do processo ser imediato, ou de utilidade, onde mesmo no sendo de extrema necessidade, o Estado usa da oportunidade e convenincia para desapropriar, e ainda as desapropriaes sancionatrias, ligadas reforma agrria e a poltica urbana, que so as de interesse social. Nesse sentido, tambm o artigo 182 4. inciso III, enfatizando o valor social da propriedade (urbana), e o artigo 184 (imvel rural), vem permitir ao Estado desapropriar como um mtodo de incentivo forado ao uso do solo.
Art. 182 4 facultado ao Poder Pblico municipal, mediante lei especfica para rea includa no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietrio do solo urbano no edificado, subutilizado ou no utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de:

3 III desapropriao com pagamento mediante ttulos da dvida pblica de emisso previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de at dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenizao e os juros legais.

Art. 184. Compete Unio desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrria, o imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social, mediante prvia e justa indenizao em ttulos da dvida agrria, com clusula de preservao do valor real, resgatveis no prazo de at vinte anos, a partir do segundo ano de sua emisso, e cuja utilizao ser definida em lei.

Cabe observar, que no caso da desapropriao com fins de reforma agrria, nos casos de no cumprimento da funo social da propriedade, a competncia somente da Unio, que pode fazer o pagamento atravs de ttulos da dvida pblica, resgatveis at 20 anos. Nos caos do cumprimento da funo social da propriedade urbana preciso que as necessidades estejam previstas no PLANO DIRETOR, lei obrigatria para cidades com mais de 20.000 habitantes ou regies metropolitanas. Essa desapropriao para poltica urbana O LTIMO RECURSO, a ltima RATIO, como estatui o prprio pargrafo 4o. do artigo 182 da constituio quando inclui o vocbulo sucessivamente, estabelecendo outras sanes anteriores ao inciso III (desapropriao). De outra feita, o ato anulvel, por vcio de constitucionalidade.

Art. 182. A poltica de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Pblico municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. 1 O plano diretor, aprovado pela Cmara Municipal, obrigatrio para cidades com mais de vinte mil habitantes, o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e de expanso urbana. 2 A propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende s exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas no plano diretor. 3 As desapropriaes de imveis urbanos sero feitas com prvia e justa indenizao em dinheiro. 4 facultado ao Poder Pblico municipal, mediante lei especfica para rea includa no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietrio do solo urbano no edificado, subutilizado ou no utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de:

4 I parcelamento ou edificao compulsrios; II imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo; III - desapropriao com pagamento mediante ttulos da dvida pblica de emisso previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de at dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenizao e os juros legais.

Cuidou o legislador, no sentido de dar alguma segurana propriedade, at para ficar em conformidade com o princpio constitucional da propriedade privada, de criar as excees possibilidade, para os casos dos imveis rurais dos pequenos proprietrios e os produtivos, criando tambm a imunidade tributria para essas transferncias. Observe-se que nestes casos, os bens desapropriados no precisam ser destinados a administrao, porm par cumprir polticas sociais.
Art. 185. So insuscetveis de desapropriao para fins de reforma agrria: I a pequena e mdia propriedade rural, assim definida em lei, desde que seu proprietrio no possua outra; II a propriedade produtiva. Art. 184 5 So isentas de impostos federais, estaduais e municipais as operaes de transferncia de imveis desapropriados para fins de reforma agrria.

Dentro do instituto da interveno do Estado na propriedade privada, cuidou tambm a Constituio dos casos chamados de Desapropriao Confiscatria, mas que em verdade uma forma de clara de confisco, sendo um instituto sancionatrio ainda mais forte que o perdimento de bens imposto pelo fisco, para ressarcimento de imposto, pois no h pagamento ao proprietrio, que o caso do de Art. 243, para o imvel rural com plantao de plantas alucingenas.

Art. 243. As glebas de qualquer regio do Pas onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrpicas sero imediatamente expropriadas e especificamente destinadas ao assentamento de colonos, para o cultivo de produtos alimentcios e medicamentosos, sem qualquer indenizao ao proprietrio e sem prejuzo de outras sanes previstas em lei.

O Decreto-Lei 3365/41 (Lei das Desapropriaes) em seu artigo 5o. alneas A, B e C trazem a os casos de necessidade pblica autorizativas da desapropriao, sendo que os demais casos podem ser considerados de utilidade pblica. Essa lei traz detalhamentos da desapropriao, tais como a obrigatoriedade da imisso provisria na posse no caso de NECESSIDADE, deixando o agente livre para optar no caso da convenincia, no sendo imprescindvel a oportunidade. O artigo 2o. 2o. dessa lei prev o caso da desapropriao de bens pblicos, somente pela administrao direta, feito com autorizao legislativa, por entes superiores sobre os bens dos inferiores.

Art. 2o. 2o. - Os bens do domnio dos Estados, Municpios, Distrito Federal e Territrios podero ser desapropriados pela Unio, e os dos Municpios pelos Estados, mas, em qualquer caso, ao ato dever preceder autorizao legislativa.

O pargrafo 3o. desse mesmo artigo, traz os bens vedados a desapropriao, tais como dinheiro; direitos personalssimos (direitos autorais); pessoas; rgos e bens mveis de mercado (veculos por exemplo). Lembrar que cadveres podem ser desapropriados a bem do servio pblico, com o intuito de pesquisa ou ensino.

Art. 2o. 3 vedada a desapropriao, pelos Estados, Distrito Federal, Territrios e Municpios, de aes, cotas e direitos representativos do capital de instituies e empresas cujo funcionamento dependa de autorizao do governo federal e se subordine sua fiscalizao, salvo mediante prvia autorizao, por decreto do Presidente da Repblica.

A Desapropriao chamada de indireta, ilegal, sendo esbulho possessrio praticado pelo Estado, onde o particular tem at 15 anos para reclamar seu direito judicialmente. A chamada Desapropriao por zona est normatizada no artigo 4o. dessa lei, e justificada pela valorizao de uma zona apenas em funo de obra feita pelo Estado. Observe-se que no basta a valorizao, mas necessrio a prova da utilidade pblica e a necessidade continuao da obra.

Art. 4 A desapropriao poder abranger a rea contgua necessria ao desenvolvimento da obra a que se destina, e as zonas que se valorizarem extraordinariamente, em conseqncia da realizao do servio. Em qualquer caso, a declarao de utilidade

6 pblica dever compreend-las, mencionando-se quais as indispensveis continuao da obra e as que se destinam revenda.

FASES DO PROCESSO DE DESAPROPRIAO A desapropriao se faz pelo Decreto Expropriatrio, cuja primeira fase do procedimento o ato administrativo do chefe do poder executivo, podendo haver uma lei que declare a utilidade pblica. necessrio que se estabelea os efeitos da destinao do bem.

Fixado o estado da coisa no momento que veio o decreto, qualquer nova benfeitoria necessria deve ser considerada para o efeito da indenizao ao particular, sendo as benfeitorias teis indenizadas, somente se forem autorizadas previamente pelo poder pblico. Fica autorizado a entrada do Estado, depois de declarado o decreto expropriatrio.

Art. 7 Declarada a utilidade pblica, ficam as autoridades administrativas autorizadas a penetrar nos prdios compreendidos na declarao, podendo recorrer, em caso de oposio, ao auxlio de fora policial. quele que for molestado por excesso ou abuso de poder, cabe indenizao por perdas e danos, sem prejuzo da ao penal.

H o prazo de 5 anos para que o Estado efetive a expropriao, aps o qual no poder mais faz-lo, a menos que depois de 1 anos de findo esse prazo, declare novamente a utilidade pblica. O particular tem at 5 anos para reclamar judicialmente da Declarao de utilidade pblica do bem, se passados os 5 anos ele no foi desapropriado, pois extingue-se em 5 anos a anulao dos atos do poder pblico. Assim, podese cobrar dentro desse prazo,, uma indenizao do Estado.

Art. 10. A desapropriao dever efetivar-se mediante acordo ou intentar-se judicialmente dentro de cinco anos, contados da data da expedio do respectivo decreto e findos os quais este caducar. Neste caso, somente decorrido um ano, poder ser o mesmo bem objeto de nova declarao. Pargrafo nico. Extingue-se em cinco anos o direito de propor ao que vise a indenizao por restries decorrentes de atos do Poder Pblico.

O decreto expropriatrio a fase declaratria do processo, para em seguida vir uma proposta de indenizao pelo Estado, que se no for aceita pelo proprietrio do bem, vir a Ao de desapropriao, onde a necessidade ou utilidade deciso discricionria do Estado. Para a desapropriao, o administrador pblico tem que fazer uma dotao oramentria do valor destinado para a desapropriao. Deve ser justa e abranger todo o valor do bem, sendo em dinheiro, ressalvados os casos das desapropriao sancionatria. A partir do Laudo, onde se declara o estado da coisa passa-se a incidir correo monetria sobre o valor especificado, e se houver atraso no pagamento, haver juros moratrios de 0,5 %, bem como juros compensatrios de 1% ao ms, desde a data da perda posse do proprietrio, de acordo com o artigo 15-B da Lei de Desapropriao e das smulas 658 do STF e smula 408 do STJ.

Art. 15-B. Nas aes a que se refere o artigo 15-A, os juros moratrios destinam-se a recompor a perda decorrente do atraso no efetivo pagamento da indenizao fixada na deciso final de mrito, e somente sero devidos razo de at seis por cento ao ano, a partir de 1 de janeiro do exerccio seguinte quele em que o pagamento deveria ser feito, nos termos do artigo 100 da Constituio.

A ao de desapropriao sempre tem interveno do MP, e a sentena judicial a fixao do valor da indenizao, cabendo naturalmente defesa com alegao de vcios de legalidade no processo, sem entretanto ser possvel alegar sobre o mrito da desapropriao. Sendo uma sentena judicial, naturalmente cabe apelao de acordo com o artigo 28 DL, com especial ateno ao pargrafo 2o. que perdeu seu efeito, pela antiguidade e o advento do novo cdigo de processo civil.

Art. 28. Da sentena que fixar o preo da indenizao caber apelao com efeito simplesmente devolutivo, quando interposta pelo expropriado, e com ambos os efeitos, quando o for pelo expropriante. 1 A sentena que condenar a Fazenda Pblica em quantia superior ao dobro da oferecida fica sujeita ao duplo grau de jurisdio. 2 Nas causas de valor igual ou inferior a dois contos de ris, observar-se- o disposto no artigo 839 do Cdigo de Processo Civil.

RETROCESSO a compra de volta do bem desapropriado, caso o Estado no d a destinao pblica alegada na desapropriao, dentro de um prazo razovel. No entanto, permite-se outra destinao, se for pblica. A retrocesso est normatizado pelo cdigo civil no seu artigo 519 e 520.

Art. 519. Se a coisa expropriada para fins de necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, no tiver o destino para que se desapropriou, ou no for utilizada em obras ou servios pblicos, caber ao expropriado direito de preferncia, pelo preo atual da coisa. Art. 520. O direito de preferncia no se pode ceder nem passa aos herdeiros.

Observe-se que o artigo 519 d ao ex-proprietrio o direito de preferncia, mas no lhe garante o direito da re-compra, e portanto, a doutrina tem estabelecido que fica condicionado a deciso discricionria do Estado de vender o bem. No entanto, h outras correntes, inclusive compartilhada por esse aluno, que o particular tem o direito a reivindicar o bem, mediante devoluo da indenizao; em outras palavras, que o particular teria o direito de recomprar do Estado seu bem. Pode-se intentar a ao que busca de volta seu bem, chamada de TREDESTINAO.

BIBLIOGRAFIA Notas de Aula do Professor Rodrigo 9o. semestre do curso de Direito da Faculdade Policamp. Tese de Mestrado Inovaes do Regime Jurdico das Desapropriaes - Wilton Luiz da Silva Gomes. Conhecimentos, reflexes e interpretaes da Constituio Federal e da Lei de Desapropriaes feitas pelo aluno de Direito, 9o. semestre do cursos de direito da Policamp.

You might also like