You are on page 1of 11

O pedagogo na empresa

O PEDAGOGO NA EMPRESA The pedagogue at the company


Miriam Pascoal1

Resumo

O presente trabalho consiste numa reflexo a respeito da identidade e ressignificao da Pedagogia no contexto do novo milnio. Como cincia da educao, cabe pedagogia o estudo e investigao do trabalho pedaggico desenvolvido em espaos escolares e no escolares. Partindo de uma breve retrospectiva histrica, so mencionados alguns fundamentos legais da pedagogia at chegar recente aprovao do Parecer CNE/CP 05/2005, que institui as Diretrizes curriculares para os cursos de Pedagogia. Por considerar que o pedagogo um profissional necessrio em todas as instncias em que h ensino e aprendizagem, o que significa a existncia de amplos campos de atuao pedaggica, so trazidos para discusso alguns sinais da adequao de seu trabalho profissional s empresas. Palavras-chave: Pedagogia; Pedagogia empresarial; Educao; Empresa.

Abstract

The present paper consists in a reflection related to the identity and resignification of Pedagogy in the context of the new millennium. It belongs to Pedagogy, as the science of education, the study and investigation of the pedagogical work developed at educational and non educational spaces. With a brief historical retrospective, there are some legal principles of pedagogy mentioned, up to the recent approval of Report CNE/CP 05/2005 that establishes the curriculum policies for the courses of Pedagogy. Taking into consideration that the pedagogue is a needed professional in all the instances where there is teaching and learning, which means the existence of wide fields of pedagogical performance, some signs of adaptation of his professional work to the companies are brought into discussion. Keywords: Pedagogy; Pedagogy at the company; Education; Company.

Doutora pela Faculdade de Educao da UNICAMP e Docente da Faculdade de Educao da PUC-Campinas. e-mail: miriam@newslink.com.br

Dilogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p. 183-193, set./dez. 2007

183

Miriam Pascoal

Introduo
Este artigo discute a importncia da Pedagogia, cincia da educao e rea do conhecimento que investiga a realidade educativa no aspecto geral e no particular. Por acreditar na necessidade desse profissional em todas as instncias em que h ensino e aprendizagem e no somente na escola, so trazidos aqui para discusso alguns sinais da adequao do trabalho do pedagogo empresa, assim como so feitas reflexes sobre o perfil e competncias deste para tal.

Um olhar sobre a pedagogia


O dicionrio da Lngua Portuguesa apresenta algumas definies para o termo pedagogia:
Teoria e cincia da educao e do ensino. 2. Conjunto de doutrinas, princpios e mtodos de educao e instruo que tendem a um objetivo prtico. 3. O estudo dos ideais da educao, segundo uma determinada concepo de vida, e dos meios (processos e tcnicas) mais eficientes para efetivar estes ideais. 4. Profisso ou prtica de ensinar. (FERREIRA, 1988, p. 490).

Como cincia que estuda a educao, a Pedagogia parte de observaes e reflexes sobre a educao, avanos, alternativas e discursos educacionais, paradigmas e possibilidades de atuao, gerando conceitos que se convertem em teorias pedaggicas. O objeto de estudo da Pedagogia o fato educativo. A partir dele, tecida uma rede de informaes necessrias ao entendimento de como esse fato se d. A Pedagogia preocupa-se no apenas com o fato educativo, dissociado do contexto onde ocorre, mas interpreta e analisa a realidade social. Estuda ainda as teorias educacionais que mostram como a criana, o adolescente e o adulto aprendem; estuda tambm sistemas de gesto administrativa e, nas disciplinas bsicas, de carter geral como Sociologia, Filosofia, Psicologia, Histria da Educao, estuda o mundo, os sujeitos sociais e toda a sua especificidade. Ghiraldelli Junior (2005, p. 1) faz uma reflexo apontando trs termos que costumam ser tomados como sinnimos de pedagogia: filosofia da educao, didtica e educao. Diz que o termo educao que usamos para nos referir ao ato educativo designa a prtica social que identificamos como uma situao temporal e espacial determinada na qual ocorre a relao ensinoaprendizagem, formal ou informal. J a didtica refere-se a um saber tcnico que nos ensina o que melhor fazer para contribuir com a relao ensinoaprendizagem. Ainda segundo o autor:

184

Dilogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p. 183-193, set./dez. 2007

O pedagogo na empresa

O termo pedagogia, tomado em sentido estrito, designa a norma em relao educao. Que que devemos fazer, e que instrumentos didticos devemos usar, para a nossa educao? Esta a pergunta que norteia toda e qualquer corrente pedaggica, o que deve estar na mente do pedagogo. ...Em um sentido lato trata-se da pedagogia como o campo de conhecimentos que abriga o que chamamos de saberes da rea da educao como a filosofia da educao, a didtica, a educao e a prpria pedagogia, tomada ento em sentido estrito. (GHIRALDELLI JUNIOR, 2005, p. 1).

Criado na dcada de 1930, no Brasil, o curso de Pedagogia tem como seu bero a Grcia clssica, onde se iniciam as primeiras reflexes sobre a ao pedaggica. A palavra paidagogos, de onde veio o termo pedagogia, significa literalmente aquele que conduz a criana (agogs, que conduz), no caso, o escravo que acompanha a criana escola. Com o tempo, o sentido se amplia para designar as reflexes feitas em torno da educao, como: o que melhor ensinar, como melhor ensinar e para que ensinar. Desde a sua criao, na dcada de 30, o curso de Pedagogia tem se preocupado com a formao do educador para trabalhar na educao formal, regular e escolar. As regulamentaes do curso, ocorridas em 1939, 1962 e 1969, apresentaram um currculo mnimo como referncia nacional. Mas em 1996 deixa de existir o currculo mnimo, cedendo seu lugar s diretrizes curriculares, para as diferentes licenciaturas, menos para a Pedagogia. Por motivo de divergncias entre grupos existentes nos prprios rgos normativos federais, as diretrizes da pedagogia ficaram no forno desde 1996 e apenas em 2005 que o Parecer CNE/CP 05/2005 Diretrizes curriculares para os cursos de Pedagogia foi aprovado. O Parecer diz que a formao do licenciado em Pedagogia fundamenta-se no trabalho pedaggico realizado em espaos escolares e no-escolares, que tm a docncia como base. Estruturado em trs ncleos, o curso constituir-se- de um ncleo de estudos bsicos, um ncleo de aprofundamento e diversificao de estudos e um ncleo de estudos integradores. O ncleo de aprofundamento e diversificao de estudos oportunizar: investigaes sobre processos educativos e gestoriais, em diferentes situaes institucionais escolares, comunitrias, assistenciais, empresariais, outras. A est a abertura de caminho para o reconhecimento da dimenso educativa que existe em outras instncias da vida social, fora da escola regular e da docncia. Entende-se que onde houver uma prtica educativa intencional, haver a uma ao pedaggica. Sobre a existncia de amplos campos de atuao pedaggica, Libneo (1996) diz que podem ser definidas duas esferas de ao educativa na prtica do pedagogo: escolar e extra-escolar. No campo da ao pedaggica extraescolar, que a que mais interessa aos objetivos deste trabalho, distinguem-se profissionais que exercem atividades pedaggicas, tais como:
Dilogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p. 183-193, set./dez. 2007

185

Miriam Pascoal

a) formadores, animadores, instrutores, organizadores, tcnicos, consultores, orientadores, que desenvolvem atividades pedaggicas (no-escolares) em rgos pblicos, privados e pblicos no-estatais, ligadas s empresas, cultura, aos servios de sade, alimentao, promoo social etc; b) formadores ocasionais que ocupam parte de seu tempo em atividades pedaggicas em rgos pblicos estatais e no estatais e empresas referentes transmisso de saberes e tcnicas ligados a outra atividade profissional especializada. Trata-se, por exemplo, de engenheiros, supervisores de trabalho, tcnicos etc. que dedicam boa parte de seu tempo a supervisionar ou ensinar trabalhadores no local de trabalho, orientar estagirios etc. (LIBNEO, 1996, p.124-125).

Evidenciando a preocupao com o destino que os educadores dariam Pedagogia, Libneo (1996) apresentou uma proposta no VI Encontro Nacional da ANPOFE (Associao Nacional pela formao dos Profissionais da Educao). O 4o item da proposta dizia o seguinte:
O pedagogo (escolar ou no), [...] seria considerado um profissional especializado em estudos e aes relacionados com a cincia pedaggica, pesquisa pedaggica e problemtica educativa, abordando o fenmeno educativo em sua multidimensionalidade. Nesse sentido, o curso de Pedagogia ofereceria formao terica, cientfica e tcnica para sua atuao em diferentes setores de atividades: nos nveis centrais e intermedirios do sistema de ensino, [...] na escola, [...] nas atividades extra-escola, [...] nas atividades ligadas formao e capacitao de pessoal nas empresas. (LIBNEO, 1996, p. 109).

Nesse trabalho, Libneo assume a posio a favor de dois cursos distintos, no que se refere formao do pedagogo: um formaria o pedagogo e, o outro, os licenciados para docncia no ensino fundamental. Diz o autor que, em seu ponto de vista:
O curso de Pedagogia forma o pedagogo stricto sensu, profissional no diretamente docente que lida com fatos, estruturas, processos, contextos, situaes, referentes prtica educativa em suas vrias modalidades e manifestaes. A caracterizao do pedagogo stricto sensu torna-se necessria, uma vez que, lato sensu, todos os professores so pedagogos. Por isso mesmo, importa formalizar uma distino entre trabalho pedaggico, implicando atuao em um amplo leque de prticas educativas, e trabalho docente, forma peculiar que o trabalho pedaggico assume na escola. (LIBNEO, 1996, p. 109-110).

186

Dilogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p. 183-193, set./dez. 2007

O pedagogo na empresa

No objeto de discusso, neste trabalho, a questo da formao do pedagogo, embora se reconhea nela conflitos srios, que envolvem a prpria identidade do curso. O que se discute a existncia de outros espaos de atuao para o pedagogo, fora do espao escolar. A crise de identidade da pedagogia e da educao como um todo tm gerado impactos negativos em todas as reas, inclusive nos setores produtivos. A esse respeito, Franco (1995), h mais de dez anos, j mencionava que, naquele contexto, a educao e os conhecimentos adquiridos eram vistos como elementos fundamentais para o desenvolvimento econmico, poltico e social. E a escola, desde ento, passa a ser cobrada no s quanto ao contedo, mas tambm quanto forma de lidar com o conhecimento, matria-prima da educao, uma vez que ele significa uma estratgia para a insero do pas no quadro geral dos desenvolvidos. Ribeiro (1993), analisando os principais indicadores educacionais do pas, enfatizava que o Brasil no teria condies de competir no mundo moderno. A respeito do novo paradigma da sociedade moderna, o autor argumentava que, para se adequar a essa nova realidade, algumas habilidades cognitivas, tais como a agilidade de raciocnio mental e formal, que so desenvolvidas na infncia e na adolescncia, seriam necessrias. Isso o levava a concluir que os pases que conseguissem instruir a contento sua populao estariam mais aptos a participar da competio global que certamente aconteceria. Acertadamente, o autor previa o que j estamos vivenciando. Na sociedade contempornea, a educao passa a ser responsvel pelas novas qualificaes, especialmente aquelas que permitem controlar os controles. Essa maior qualificao requer novos contedos curriculares e desenvolvimento de virtudes ligadas ao trabalho; requer no apenas letramento, mas capacidade de real compreenso de instrues complexas, de fazer inferncias bem como habilidades diversas demandadas para utilizao dos mesmos. (PAIVA, 1993, p. 316-320). Tudo indica que a Pedagogia, como cincia da educao, parece ter grandes responsabilidades neste milnio, principalmente estimular as investigaes cientficas sobre os conhecimentos ligados ao fato educativo. Por conta dos saberes especficos proporcionados pelos cursos de formao, muitos espaos sociais precisam do Pedagogo. No somente a escola, como historicamente tem sido feito, mas os hospitais, os presdios, as empresas, as ONGs, as entidades assistenciais, todos teriam enorme contribuio com o trabalho do pedagogo.
Dilogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p. 183-193, set./dez. 2007

187

Miriam Pascoal

Um olhar sobre a empresa


A Era Industrial alcanou seu ponto mais alto com o desenvolvimento da administrao cientfica. Taylor, norte-americano, engenheiro por formao, em busca da otimizao da produtividade de organizaes, definiu tarefas mnimas a indivduos. A hierarquia era composta pelos chefes, gerentes, supervisores e, na faixa final da pirmide organizacional, vinha um exrcito de operrios, cada um deles designado a exercer uma determinada tarefa simples, tais como apertar um parafuso, fixar um componente qualquer no produto, etc. Com a introduo das mquinas, os operrios da base da pirmide foram afastados e, muito tempo depois, com o ingresso dos computadores nas empresas, os trabalhadores sem instruo foram substitudos por profissionais instrudos que tinham a habilidade de controlar os controles. Todo esse avano resultou num distanciamento maior da empresa com relao a seus clientes. No final da Segunda Guerra Mundial, o mundo tinha sido reconstrudo e pensava em competitividade. Japo e Alemanha procuravam novos modelos para grandes organizaes. Apesar de no possuir recursos naturais e outros recursos importantes para o crescimento industrial, o Japo possua pessoas motivadas, que trabalhavam em equipes e tinham viso e pacincia para traar uma estratgia e coloc-la em prtica. Assim, na esteira do Japo, os Estados Unidos procuraram identificar os motivos do sucesso e descobriram que as pessoas so importantes, seja em qualquer setor ou atividade de que fizerem parte; so mesmo insubstituveis. Essa preocupao com o humano na empresa atravessou vrios perodos e redundou no reconhecimento da importncia do trabalho em equipes. Em plena era da globalizao, profundas modificaes ocorreram na sociedade como um todo e tambm no mbito empresarial. Essas mudanas ocasionaram novas reestruturaes organizacionais, a chamada reengenharia produtiva. Neste contexto, o setor empresarial tem investido e incentivado treinamentos, ou seja, a formao continuada, que antes era privilgio do ambiente educacional. Assim, desde os anos 90, o discurso empresarial vem dizendo que o principal fator que pode levar uma empresa ao sucesso o fator humano. Este fato confirma-se. Em pesquisas realizadas pela Fundao Getlio Vargas, de 93 empresas no Brasil, 87,6% delas tm como prioridade investir na rea de treinamento e desenvolvimento. Hoje, as empresas valorizam as habilidades adquiridas pelos funcionrios e que so aplicadas no cotidiano da empresa. Busca-se eficincia e atualizao constante. A preocupao assenta-se no trip: funcionrios eficientes, fornecedores que ofeream qualidade ao produto final e clientes fiis.

188

Dilogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p. 183-193, set./dez. 2007

O pedagogo na empresa

Pedagogia e empresa: articulao possvel?


Holtz (2006, p. 1) diz que uma empresa sempre a associao de pessoas, para explorar uma atividade com objetivo definido, liderada pelo empresrio, pessoa empreendedora, que dirige e lidera a atividade com o fim de atingir os objetivos tambm definidos. Embora o ato educativo tenha uma natureza no-material e os objetivos da empresa e escola no sejam os mesmos, pode-se dizer que uma escola tambm agrega pessoas para o desempenho de atividades com objetivos definidos. Existe tambm um lder, o Pedagogo, gestor e administrador, que a dirige e lidera para a consecuo de seus objetivos educacionais. No se pode, em hiptese alguma, afirmar que a escola pode se guiar pelos pressupostos da empresa e vice-versa, mas sim que existe, na prtica do Pedagogo, algo que pode ser feito em benefcio do trabalho da empresa, embora a existncia de poucas obras sobre o assunto Pedagogia Empresarial mostre que so recentes as reflexes sobre esta questo. Holtz (2005) acredita que Pedagogia e Empresa fazem um casamento perfeito, e em pesquisa ela comprova a necessidade dos trabalhos pedaggicos dentro das empresas e a admirao dos empresrios por esses trabalhos e seus resultados. Ribeiro (2003, p. 10) diz que
A Pedagogia Empresarial se ocupa basicamente com os conhecimentos, as competncias, as habilidades e as atitudes consideradas como indispensveis/ necessrios melhoria da produtividade. Para tal, implanta programa de qualificao/requalificao profissional, produz e difunde o conhecimento, estrutura o setor de treinamento, desenvolve programas de levantamentos de necessidades de treinamento, desenvolve e adequa metodologias de informao e da comunicao s prticas de treinamento.

Greco (2005, p. 4) comenta que esse novo profissional precisa atuar em sintonia com os outros profissionais de gesto, pois
Assim ser possvel elaborar e consolidar planos, projetos e aes que visem colaborar para a melhoria da atuao dos funcionrios, bem como para melhorar o desempenho da empresa. [...] O que o pedagogo empresarial busca efetivar os saberes corporativos e como seu domnio colaborar para a melhoria do clima organizacional, da qualidade laboral, da qualidade de vida e aumento da satisfao pessoal de todos. A atuao do pedagogo empresarial est aberta. ampla e extrapola a aplicao de tcnicas visando estabelecer polticas educacionais no contexto escolar. Sua atuao avana sobre as pessoas que fazem as instituies e empresas de todos os tipos, portes e reas.

Dilogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p. 183-193, set./dez. 2007

189

Miriam Pascoal

Mas por que o pedagogo na empresa? O que o credencia? Alm dos conhecimentos gerais que so proporcionados pelos cursos de Pedagogia, outros conhecimentos do pedagogo fazem com que ele seja importante para as empresas e podem ser assim identificados: conhece recursos auxiliares de ensino, entende do processo de ensino-aprendizagem, sabe avaliar seus programas, estudou didtica (arte de ensinar) no seu curso superior, sabe elaborar projetos. Alm desses pr-requisitos que so indispensveis funo, outros se fazem necessrios para uma boa atuao profissional.
O Pedagogo Empresarial precisa de uma formao filosfica, humanstica e tcnica slida a fim de desenvolver a capacidade de atuao junto aos recursos humanos da empresa. Via de regra sua formao inclui disciplinas como: Didtica Aplicada ao Treinamento, Jogos e Simulaes Empresariais, Administrao do Conhecimento, tica nas Organizaes, Comportamento Humano nas organizaes, Cultura e Mudana nas Organizaes, Educao e Dinmica de Grupos, Relaes Interpessoais nas Organizaes, Desenvolvimento organizacional e Avaliao do Desempenho. (RIBEIRO, 2003, p. 10).

As funes e atribuies do Pedagogo dentro da empresa relacionamse a cinco campos: atividades pedaggicas, tcnicas, sociais, burocrticas e administrativas, podendo ser assim sintetizadas: conceber, planejar, desenvolver e administrar atividades relacionadas educao na empresa; diagnosticar a realidade institucional; elaborar e desenvolver projetos, buscando conhecimento tambm em outras reas profissionais; coordenar a atualizao em servio dos profissionais da empresa; planejar, controlar e avaliar o desempenho profissional dos funcionrios da empresa; assessorar as empresas no que se refere ao entendimento dos assuntos pedaggicos atuais. Segundo Andrade Filho (2006, p, 8):
A insero dos pedagogos empresariais no mercado de trabalho tende a preparar este profissional para atuar na rea empresarial e desenvolver habilidades humanas e tcnicas com vistas compreenso das transformaes provocadas pelos avanos das cincias e das novas tecnologias. Esta, a capacidade de se perceber a educao continuada como poder de inovar e reinventar o perfil do pedagogo brasileiro para enfrentar e ampliar o novo mercado de trabalho na atual sociedade informatizada.

190

Dilogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p. 183-193, set./dez. 2007

O pedagogo na empresa

Para qualquer profissional e tambm para o pedagogo ser bemsucedido na empresa, muito importante a sua atualizao constante e a escolha das organizaes em que vier a exercer a tarefa de pedagogo, lembrando-se sempre da finalidade ltima de qualquer tipo de educao que a promoo do ser humano. Como o campo de atuao do pedagogo empresarial extenso, a melhor forma de construo e ampliao desses conhecimentos a partir da criao de cursos de especializao lato sensu, aps a formao inicial em pedagogia. O perfil do pedagogo desejado pelas empresas baseia-se nas seguintes habilidades: criatividade, esprito de inovao, compromisso com os resultados, pensamento estratgico, trabalho em equipe, capacidade de realizao, direo de grupos de trabalho, conduo de reunies, enfrentamento e anlise em conjunto das dificuldades cotidianas das empresas, bem como problemas profissionais. Em resumo, entende-se que as empresas podem ser amplamente beneficiadas pelo trabalho do pedagogo e pelas atividades tcnico-pedaggicaadministrativas por ele desenvolvidas.

Consideraes finais

Embora exista uma recusa explcita de se admitir um campo profissional mais amplo ao pedagogo, a reduo do trabalho pedaggico ao trabalho docente significa um srio obstculo ao desenvolvimento de estudos pedaggicos e da investigao cientfica na rea da educao. Novos campos de trabalho, novas ocupaes, novas funes tm sido abertos nas organizaes a partir da reestruturao produtiva. Isso possibilita ao educador atuar fora de seu hbitat, ou seja, a escola. Essa parceria entre as reas da educao e trabalho, envolvendo todos os sujeitos sociais e contribuindo para uma formao humana mais global, no pode ser desconsiderada. No existe uma definio exata do que faz o pedagogo dentro de uma empresa. O caminho est por se construir. O que se pode pontuar que existem mltiplas possibilidades de atuao e que o pedagogo, em decorrncia de sua formao profissional, tem condies de atuar competentemente na empresa. Propor aes de treinamento para qualificar todo o pessoal da organizao, lidar com planejamento, propor projetos e demais atividades j apontadas neste trabalho podem ser desenvolvidas a contento pelo pedagogo. Como uma via de mo dupla, educao e empresa podem conviver em harmonia.
Dilogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p. 183-193, set./dez. 2007

191

Miriam Pascoal

Talvez tenha chegado a hora de no mais os educadores ficarem responsabilizando o setor empresarial de cmplices do capitalismo, do neoliberalismo e, que s almejam o lucro, a produtividade e a eficincia; por outro lado, nem os empresrios ficarem colocando a responsabilidade da falta de competncia de seus funcionrios na escola que no soube prepar-los. Mas, ao contrrio, tempo de usufruir das conquistas tecnolgicas no sentido de se formar parcerias, relaes, interligaes entre o mundo do trabalho empresarial e o mundo do trabalho educacional. S assim nossa sociedade ter condies efetivas de evoluir econmica, social e educativamente; pois sempre se acreditou e se apostou que a educao seria capaz de transformar a realidade, buscando a verdadeira emancipao e, conseqentemente a cidadania. Mas isso ser possvel na medida em que houver interesses convergentes entre os setores da educao formal e informal escola/ universidade e empresa (TREVISAN; LAMEIRA, 2003, p. 1).

urgente que todos os pedagogos se unam na concepo de propostas de interveno pedaggica nas vrias esferas do educativo.

Referncias
ANDRADE FILHO, F. A. de. Filosofia e epistemologia: gesto do conhecimento e Pedagogia Empresarial na sociedade informatizada. Disponvel em: <http:// www.users. hotlink.com.br/fico/refl0091.htm>. Acesso em: 01 jan. 2006. BRASIL. Conselho Nacional de Educao. Parecer CNE/CP05 de 13 de dezembro de 2005. Delibera sobre as diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia. Dirio Oficial da Unio, Braslia, DF, 13 de dezembro de 2005. FERREIRA, A. B. H. Dicionrio Aurlio escolar de lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

FRANCO, M. L. B. Qualidade total na formao profissional: do texto ao contexto. Cadernos de Pesquisa, Fundao Carlos Chagas, n. 92, p. 53-61, fev., 1995. GHIRALDELLI JUNIOR, P. O que pedagogia? 2005. Disponvel em: <http// www.centrorefeducacional.pro.br/pdaguira.htm>. Acesso em: 10 maio 2007. GRECO, M. G. O pedagogo empresarial. Disponvel em: <http:// www.pedagogiaemfoco.pro.br/pemp02.htm>. Acesso em: 15 maio 2005. HOLTZ, M. L. M. Relaes humanas . Disponvel em: <http:// www.sorocaba.com.br/relacoeshumanas/index.shtml?1002374329>. Acesso em: 19 maio 2005.

192

Dilogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p. 183-193, set./dez. 2007

O pedagogo na empresa

______. Lies de pedagogia empresarial. Disponvel em: <http:// www.mh.etc.br/ml_licoesdepedagogiaempresarial.htm>. Acesso em: 11 jan. 2006. LIBNEO, J. C. Que destino os educadores daro pedagogia? In: PIMENTA, S. G. (Coord.). Pedagogia, cincia da educao? So Paulo: Cortez, 1996. PAIVA, V. O novo paradigma de desenvolvimento: educao, cidadania e trabalho. Educao & Sociedade, n. 45, p. 309-327, ago., 1993.

RIBEIRO, S. C. A Educao e a insero do Brasil na Modernidade. Cadernos de Pesquisa, Fundao Carlos Chagas, So Paulo: n. 84, p. 63-82, fev.1993. RIBEIRO, A. E. do A. Pedagogia empresarial: atuao do pedagogo na empresa. Rio de Janeiro: Wak, 2003.

TREVISAN, N. V.; LAMEIRA, L. J. C. Formao do educador para pedagogia nas empresas. 2003. Disponvel em: <http://www.ufsm.br/ceesp/2003/01/ a6.htm>. Acesso em: 19 maio 2005.
Recebido: 11 de maio de 2007 Aceito: 17 de agosto de 2007

Dilogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p. 183-193, set./dez. 2007

193

You might also like