You are on page 1of 3

MINISTRIO DA EDUCAO E CINCIA

ORIENTAES PARA A DISTRIBUIO DE SERVIO LETIVO Concluda a primeira fase de preparao do ano escolar que assegura as atividades letivas regulares e indispensveis integrantes das matrizes curriculares, importa pr em curso medidas para o Sucesso e Preveno do Abandono Escolar previstas na Reviso da Estrutura Curricular e no despacho de Organizao do Ano Letivo. Para o sucesso de um programa de apoio ao sucesso e preveno do abandono escolar necessria a contribuio de todos os docentes de carreira. Considerando a necessidade de garantir a ocupao de tempos letivos a todos esses docentes relativamente aos quais se venha a verificar a ausncia ou insuficincia de componente letiva, cumpre estabelecer orientaes para a melhoria da distribuio de servio docente em cada agrupamento de escolas ou escola no agrupada. As medidas seguintes sero assim concretizadas sem recurso a contrataes: 1. Organizar a oferta de escola prevista no artigo 11. do Decreto-Lei n. 139/2012, de 5 de Julho, ajustada aos recursos humanos existentes na escola. 2. Abrir ofertas educativas, no mbito do ensino recorrente e de adultos, possvel ser feita de imediato desde que no implique contratao de pessoal docente e sejam rentabilizados os recursos humanos existentes na escola ou escola prxima. 3. Distribuio de componente letiva no mbito das disciplinas do 3. ciclo aos docentes de Educao Visual e Tecnolgica que possuam habilitao cientfica adequada. 4. Afetao de docentes TIC para efeitos de manuteno do PTE das escolas com recurso reduo da sua componente letiva desde que terminados os contratos de manuteno ainda em vigor. 5. Afetao de docentes de carreira de Portugus, de Matemtica e nas reas de Expresses coadjuvao dessas disciplinas no 1. ciclo do ensino bsico. 6. Afetao de docentes s atividades de apoio ao estudo, no mbito do 1. ciclo, conforme previsto no n. 4, do artigo 14. do despacho normativo n. 13-A/2012, de 5 de junho. 7. Afetao de docentes de carreira coadjuvao de qualquer disciplina no 2 e 3 ciclos.

8.

Desdobramento das turmas do ensino profissional na vertente de formao especfica /tcnica, tendo em conta os recursos existentes em cada escola.

9. Abertura de turmas do ensino profissional caso complementem a rede pblica e privada local, mediante a aprovao da Direo Regional de Educao. 10. Projetos e aes das escolas no mbito do programa de apoio ao sucesso escolar e preveno do abandono escolar, ao abrigo do artigo 17. do despacho normativo n. 13 -A/2012. 11. Desenvolvimento do Desporto Escolar no 1 ciclo na prossecuo da realizao de encontros no mbito dos blocos do programa da expresso fsico-motor. 12. Afetao de docentes de Ingls, Educao Fsica e da rea das Expresses, s atividades de enriquecimento curricular, nas situaes em que as escolas so entidades promotoras dessas mesmas atividades. Todas as medidas referidas anteriormente devem ser previamente comunicadas s respetivas Direes Regionais de Educao. Os diretores das escolas que durante o perodo de validao dos DACL a ocorrer at 26 de julho p.f., lhes atribuam componente letiva no mbito das anteriores medidas, podem retirlos de concurso. Posteriormente podem ainda retirar os DACL do concurso, por atribuio de componente letiva, de 9 a 14 de agosto. Definem-se ainda um conjunto de atividades que, aps a distribuio do servio resultante da operacionalizao das medidas anteriores, podem ser distribudas aos docentes com ausncia de componente letiva: 1. Apoio e desenvolvimento de atividades na biblioteca escolar, no mbito do seu grupo de recrutamento; 2. Atividades de orientao escolar para os alunos do 8. e 9. ano de escolaridade, com vista melhor identificao do seu percurso escolar; 3. Programas de tutoria ajudando os alunos a superarem as dificuldades de aprendizagem, a integrao no espao escolar e na sala de aula; 4. Atividades de compensao, de apoio pedaggico acrescido, ou reposio de horas letivas perdidas pelos alunos em razo de doena, participao em desportos federados, entre outras; 5. Atividades de aprofundamento da lngua portuguesa que facilitem a integrao dos alunos oriundos de pases estrangeiros e dos nacionais com dificuldades na leitura, compreenso e interpretao de textos; 6. Atividades de apoio aos alunos orientadas para o desenvolvimento no aluno de mtodos de trabalho e de estudo, organizao do tempo escolar e de estudo,

competncias de pesquisa, anlise e tratamento e interpretao da informao recolhida; 7. Ajustamento do currculo com vista ao desenvolvimento de atividades que favoream a aquisio pelo aluno de conhecimentos essenciais ao cumprimento do plano de estudos da disciplina, no ano ou ciclo; 8. Criao de grupos de homogeneidade relativa promovendo o desenvolvimento dos alunos de modo a garantir a todos e a cada um em particular, em funo do seu ritmo de aprendizagem, condies para acomodarem os conhecimentos que lhe so ministrados e nveis de aprofundamento segundo as suas capacidades individuais.

Lisboa, 17.07.2012

You might also like