You are on page 1of 10

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 1.117.121 - SP (2009/0090826-0) MINISTRA ELIANA CALMON MUNICPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE CARLOS AUGUSTO NOGUEIRA DE ALMEIDA E OUTRO(S) COMPANHIA PAULISTA DE OBRAS E SERVIOS - CPOS MARCELO RUBENS MANDACARU GUERRA EMENTA TRIBUTRIO - ISS - PRESTAO DE SERVIO - CONSTRUO CIVIL - PROJETO, ASSESSORAMENTO NA LICITAO E GERENCIAMENTO DA OBRA CONTRATADA - COMPETNCIA DO MUNICPIO ONDE SE REALIZOU O SERVIO DE CONSTRUO - CONTRATO NICO SEM DIVISO DOS SERVIOS PRESTADOS. 1. A competncia para cobrana do ISS, sob a gide do DL 406/68 era o do local da prestao do servio (art. 12), o que foi alterado pela LC 116/2003, quando passou a competncia para o local da sede do prestador do servio (art. 3). 2. Em se tratando de construo civil, diferentemente, antes ou depois da lei complementar, o imposto devido no local da construo (art.12, letra "b" do DL 406/68 e art.3, da LC 116/2003). 3. Mesmo estabelea o contrato diversas etapas da obra de construo, muitas das quais realizadas fora da obra e em municpio diverso, onde esteja a sede da prestadora, considera-se a obra como uma universalidade, sem diviso das etapas de execuo para efeito de recolhimento do ISS. 4. Discusso de honorrios advocatcios prejudicada em razo da inverso dos nus da sucumbncia. 5. Recurso Especial conhecido e provido. 6. Recurso especial decidido sob o rito do art. 543-C do CPC. Adoo das providncias previstas no 7 do art. 543-C do CPC e nos arts. 5, II e 6 da Resoluo STJ n 8/2008. RELATORA RECORRENTE PROCURADOR RECORRIDO ADVOGADO : : : : :

ACRDO Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da Primeira Seo do Superior Tribunal de Justia "A Seo, por unanimidade, conheceu do recurso especial e deu-lhe provimento, nos termos do voto da Sra. Ministra Relatora." Os Srs. Ministros Humberto Martins, Herman Benjamin, Mauro Campbell Marques, Benedito Gonalves e Hamilton Carvalhido votaram com a Sra. Ministra Relatora. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Luiz Fux. Licenciados os Srs. Ministros Teori Albino Zavascki e Denise Arruda. Presidiu o julgamento o Sr. Ministro Castro Meira. Braslia-DF, 14 de outubro de 2009(Data do Julgamento)

MINISTRA ELIANA CALMON


Documento: 920235 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 29/10/2009 Pgina 1 de 10

Superior Tribunal de Justia


Relatora

Documento: 920235 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 29/10/2009

Pgina 2 de 10

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.117.121 - SP (2009/0090826-0) RECORRENTE PROCURADOR RECORRIDO ADVOGADO : : : : MUNICPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE CARLOS AUGUSTO NOGUEIRA DE ALMEIDA E OUTRO(S) COMPANHIA PAULISTA DE OBRAS E SERVIOS - CPOS MARCELO RUBENS MANDACARU GUERRA RELATRIO EXMA. SRA. MINISTRA ELIANA CALMON: Trata-se de recurso especial interposto pelo Municpio de Presidente Prudente, com fundamento no art. 105, III, "a", da Constituio da Repblica, com o objetivo de reformar acrdo do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, assim ementado:

ISSQN - CONSIGNAO EM PAGAMENTO - SERVIOS DE ENGENHARIA CONSULTIVA. Competncia tributria do municpio onde se situa o estabelecimento do prestador, nos termos do art. 12, letra 'a' do Decreto-lei n 406/68. HONORRIOS ADVOCATCIOS. devida a verba honorria autora, pois viu-se compelida a socorrer-se da via judicial para exonerar-se de sua obrigao. Reexame necessrio e recurso da Municipalidade de So Paulo providos e recurso da Municipalidade de Presidente Prudente no provido". (fl. 264)

O recorrente alega que a Companhia Paulista de Obras e Servios - CPOS possui sede na Capital de So Paulo, tendo prestado servios tcnicos especializados de engenharia para elaborao de projetos na cidade de Presidente Prudente. Pretendendo recolher o ISS incidente sobre os servios prestados ao Municpio de Presidente Prudente e verificando que ambos os municpios estavam a exigir a exao, tanto o municpio da situao de sua sede, como o municpio onde foi prestado o servio, ajuizou a empresa ao de consignao em pagamento contra os dois municpios, de So Paulo e de Presidente Prudente, com o fito de que fosse autorizado o depsito de ISS, correspondente a 5% do valor da nota fiscal emitida em 28 de fevereiro de 2001. Sobreveio a sentena de primeiro grau (cf fls. 186/195) julgando procedente o pleito, declarando "a existncia de relao jurdico-tributria que confere ao Municpio de Presidente Prudente a condio de sujeito ativo do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza - ISS, relativamente ao servio de engenharia consultiva" (fl. 194). Houve apelao de ambos os municpios e o Tribunal, dando provimento ao recurso do Municpio de So Paulo disse que a empresa se "enquadra no artigo 11, pargrafo
Documento: 920235 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 29/10/2009 Pgina 3 de 10

Superior Tribunal de Justia


nico, inc. I a III, do Dec.-Lei n 406/68, que trata dos servios de engenharia consultiva, aplicando-se, o que dispe o artigo 12, alnea 'a', do mesmo diploma, definindo como local da prestao, o estabelecimento prestador, ou, na falta de estabelecimento, o do domiclio do prestador. Sendo a apelada domiciliada e estabelecida no municpio de So Paulo, logo, o tributo em questo devido a esta municipalidade'" (fl. 266). O Municpio de Presidente Prudente recorreu para esta Corte, argumentando que os servios de construo civil esto sendo executados no municpio de Presidente Prudente e os servios de projeto e gerenciamento da obra englobam todo o servio contratado pelo Governo do Estado de So Paulo. Dessa maneira, deve ser considerado prestado o servio, quando se tratar de construo civil, no local onde est sendo efetuada a obra, conforme art. 12, "b", do DL 406/68. Pondera, tambm, quanto a desnecessidade de condenao em honorrios advocatcios, diante da dvida de quem seria o credor do tributo. Ausentes as contra-razes, foi admitido o especial na origem, oportunidade em que a Presidncia da Seo de Direito Pblico encaminhou o recurso a este Sodalcio, invocando a necessidade de submeter-se o julgado disciplina dos recursos repetitivos Resoluo n 8, de 7 de agosto de 2008. Seguindo-se o rito do art. 543-C do CPC, determinou-se a manifestao da Associao Brasileira de Municpios - ABM ( 4 do art. 543-C - CPC) e da Fazenda do Municpio de So Paulo, quedando-se inertes ambas. A douta Subprocuradoria-Geral da Repblica pronunciou-se pela violao do art. 12, "b", do DL 406/68, por entender que os servios referentes construo civil abarcam a engenharia consultiva, de modo que o ISS devido no local onde se presta o servio (cf. fls. 300/309). Quanto aos honorrios advocatcios opinou pelo no conhecimento do recurso especial. o relatrio.

Documento: 920235 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 29/10/2009

Pgina 4 de 10

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.117.121 - SP (2009/0090826-0) RELATORA RECORRENTE PROCURADOR RECORRIDO ADVOGADO : : : : : MINISTRA ELIANA CALMON MUNICPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE CARLOS AUGUSTO NOGUEIRA DE ALMEIDA E OUTRO(S) COMPANHIA PAULISTA DE OBRAS E SERVIOS - CPOS MARCELO RUBENS MANDACARU GUERRA VOTO EXMA. SRA. MINISTRA ELIANA CALMON (RELATORA): A questo central versa sobre a competncia tributria para a cobrana de ISS, quando da realizao de servio de engenharia consultiva, necessria realizao da obra na construo civil. Embora no se trate de reviso de clusula contratual, para bem entender-se a tese abstrada neste recurso necessrio incursionar-se no contrato, como o fez a sentena, para saber qual o fato gerador do ISS e onde deve ser ele recolhido, o que evidentemente independe do contrato. No acrdo recorrido restou consignado que "conforme se infere do contrato encartado nos autos s fls. 45/52, na clusula primeira, tem por objeto a 'prestao de servios tcnicos especializados de engenharia para elaborao dos projetos executivos de implantao, material licitatrio, assessoria na licitao e gerenciamento das obras de construo do Centro de Ressocializao - CR de Presidente Prudente'" (fl. 266). A sede da empresa contratada pelo Governo do Estado de So Paulo est situada na cidade de So Paulo, onde foram realizados os servios de projeto e gerenciamento, embora a obra fsica de construo esteja sendo realizada no municpio de Presidente Prudente. Sobre o tema a jurisprudncia do STJ, ao tempo da vigncia do Decreto-lei 406/68, era unssona e reiterada no sentido de reconhecer que o ISS deveria ser recolhido no municpio onde se deu o fato gerador do tributo, isto , no local em que os servios foram prestados (cf. REsp n. 886.148-BA, Rel. Min. Castro Meira, DJ de 14/10/2008 e Ag. Reg. No Agravo 762.249-MG, Rel. Min. Luiz Fux, DJ de 28/9/2006, entre outros), nos termos do art. 12 do referido diploma:

Art 12. Considera-se local da prestao do servio: a) o do estabelecimento prestador ou, na falta de estabelecimento, o do domiclio do prestador; b) no caso de construo civil o local onde se efetuar a prestao.
Documento: 920235 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 29/10/2009 Pgina 5 de 10

Superior Tribunal de Justia


c) no caso do servio a que se refere o item 101 da Lista Anexa, o Municpio em cujo territrio haja parcela da estrada explorada (Revogado pela Lei Complementar n 116, de 31.7.2003)

Com a edio da Lei Complementar 116/2003 houve alterao de entendimento em relao ao local de recolhimento do ISS sobre os servios prestados, porque foi profundamente alterado o artigo 12 do Decreto-Lei n 406/68, revogado pelo novo diploma que, atendendo reivindicao dos contribuintes, consignou o lugar da sede da empresa como o local de recolhimento do ISS. Entretanto, em relao construo civil abriu uma exceo para considerar, como antes, o local da prestao do servio, como deixa claro o teor do art. 3 da Lei Complementar n 116/2003:
Art. 3o O servio considera-se prestado e o imposto devido no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domiclio do prestador, exceto nas hipteses previstas nos incisos I a XXII, quando o imposto ser devido no local: I do estabelecimento do tomador ou intermedirio do servio ou, na falta de estabelecimento, onde ele estiver domiciliado, na hiptese do 1o do art. 1o desta Lei Complementar; II da instalao dos andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas, no caso dos servios descritos no subitem 3.05 da lista anexa; III da execuo da obra, no caso dos servios descritos no subitem 7.02 e 7.19 da lista anexa; IV da demolio, no caso dos servios descritos no subitem 7.04 da lista anexa; V das edificaes em geral, estradas, pontes, portos e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.05 da lista anexa; VI da execuo da varrio, coleta, remoo, incinerao, tratamento, reciclagem, separao e destinao final de lixo, rejeitos e outros resduos quaisquer, no caso dos servios descritos no subitem 7.09 da lista anexa; VII da execuo da limpeza, manuteno e conservao de vias e logradouros pblicos, imveis, chamins, piscinas, parques, jardins e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.10 da lista anexa; VIII da execuo da decorao e jardinagem, do corte e poda de rvores, no caso dos servios descritos no subitem 7.11 da lista anexa; IX do controle e tratamento do efluente de qualquer natureza e de agentes fsicos, qumicos e biolgicos, no caso dos servios descritos no subitem 7.12 da lista anexa; X (VETADO) XI (VETADO) XII do florestamento, reflorestamento, semeadura, adubao e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.16 da lista anexa; XIII da execuo dos servios de escoramento, conteno de encostas e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.17 da lista anexa; XIV da limpeza e dragagem, no caso dos servios descritos no subitem 7.18 da lista anexa; XV onde o bem estiver guardado ou estacionado, no caso dos servios descritos no subitem 11.01 da lista anexa; XVI dos bens ou do domiclio das pessoas vigiados, segurados ou monitorados, no caso dos servios descritos no subitem 11.02 da lista anexa; XVII do armazenamento, depsito, carga, descarga, arrumao e guarda do
Documento: 920235 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 29/10/2009 Pgina 6 de 10

Superior Tribunal de Justia


bem, no caso dos servios descritos no subitem 11.04 da lista anexa; XVIII da execuo dos servios de diverso, lazer, entretenimento e congneres, no caso dos servios descritos nos subitens do item 12, exceto o 12.13, da lista anexa; XIX do Municpio onde est sendo executado o transporte, no caso dos servios descritos pelo subitem 16.01 da lista anexa; XX do estabelecimento do tomador da mo-de-obra ou, na falta de estabelecimento, onde ele estiver domiciliado, no caso dos servios descritos pelo subitem 17.05 da lista anexa; XXI da feira, exposio, congresso ou congnere a que se referir o planejamento, organizao e administrao, no caso dos servios descritos pelo subitem 17.10 da lista anexa; XXII do porto, aeroporto, ferroporto, terminal rodovirio, ferrovirio ou metrovirio, no caso dos servios descritos pelo item 20 da lista anexa. 1o No caso dos servios a que se refere o subitem 3.04 da lista anexa, considera-se ocorrido o fato gerador e devido o imposto em cada Municpio em cujo territrio haja extenso de ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutos de qualquer natureza, objetos de locao, sublocao, arrendamento, direito de passagem ou permisso de uso, compartilhado ou no. 2o No caso dos servios a que se refere o subitem 22.01 da lista anexa, considera-se ocorrido o fato gerador e devido o imposto em cada Municpio em cujo territrio haja extenso de rodovia explorada. 3o Considera-se ocorrido o fato gerador do imposto no local do estabelecimento prestador nos servios executados em guas martimas, excetuados os servios descritos no subitem 20.01. Art. 4o Considera-se estabelecimento prestador o local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar servios, de modo permanente ou temporrio, e que configure unidade econmica ou profissional, sendo irrelevantes para caracteriz-lo as denominaes de sede, filial, agncia, posto de atendimento, sucursal, escritrio de representao ou contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas.

Assim, a partir da LC 116/2003, temos as seguintes regras: 1) como regra geral, o imposto devido no local do estabelecimento

prestador, compreendendo-se como tal o local onde a empresa que o contribuinte desenvolve a atividade de prestar servios, de modo permanente ou temporrio, sendo irrelevantes para caracteriz-lo as denominaes de sede, filial, agncia, posto de atendimento, sucursal, escritrio de representao, contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas; 2) prestador. Assim, o imposto somente ser devido no domiclio do prestador se no local onde o servio for prestado no houver estabelecimento do prestador (sede, filial, agncia, posto de atendimento, sucursal, escritrio de representao); 3) nas hipteses previstas nos incisos I a XXII, acima transcritos, mesmo que no haja local do estabelecimento prestador, ou local do domiclio do prestador, o
Documento: 920235 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 29/10/2009 Pgina 7 de 10

na falta de estabelecimento do prestador, no local do domiclio do

Superior Tribunal de Justia


imposto ser devido nos locais indicados nas regras de exceo. Na questo em julgamento temos uma empresa com sede no Municpio de So Paulo, contratada pelo Municpio de Presidente Prudente PARA ALI REALIZAR UMA OBRA DE CONSTRUO. Dos diversos e complexos servios uns foram executados na sede da empresa e outros no municpio onde ficar a construo. O contrato indica todas as etapas do servio, a partir da elaborao dos projetos, sem especificar o local de sua realizao. Temos por exemplo, como indica o contrato reproduzido no acrdo: a) servios tcnicos especializados de engenharia para a elaborao dos Projetos Executivos de implantao, como elaborao dos projetos detalhados de implantao de arquitetura, terraplenagem, infraestrutura, vias internas, eltrica, hidrulica, drenagem, emissrio, extenso da rede de energia eltrica, planilha de quantidades, memoriais de clculo, memoriais descritivos e especificaes tcnicas (cf. fls. 3 e 46); b) Material Licitatrio que corresponde minuta do edital, proposta comercial, minuta do contrato, manual tcnico de projetos, planilha oramentria e cronograma fsico-financeiro de atividades (cf. fls. 46); c) Assessoria na Licitao , a qual consiste na anlise das propostas da licitao, assessoria tcnica, financeira e parecer, assim como dispor do, local adequado para o evento, recepo e acompanhamento dos interessados at o trmino desse procedimento (cf. fl. 47) e d) Gerenciamento das Obras de Construo que se refere anlise do projeto de implantao, fiscalizao da execuo da obra, levantamento de quantitativos durante a execuo, para fins de medies e relatrios. Pelos servios nominados tem-se que alguns no podem ser realizados na sede da empresa, como por exemplo o Gerenciamento das Obras de Construo, que s pode ocorrer no local da edificao, ou seja, no Municipio de Presidente Prudente. Por outro ngulo o valor total da obra R$ 263.486,72, correspondendo o ISS a 5% do valor da nota fiscal emitida em 28 de fevereiro de 2001 (cf. fl. 6). Dentro desse contexto pouco importa tenha o contrato estabelecido o valor total da obra, sem discriminar onde seria realizada cada etapa, porque o fato relevante e a ser levado em considerao o local onde ser realizada a obra e para onde direcionaram-se todos os esforos e trabalho, mesmo quando alguns tenham sido realizados intelectual e materialmente na sede da empresa, sendo certo que a obra deve ser vista como uma unidade, uma universalidade. Reconhecer que a ciso na prestao de servios atribua a competncia para a
Documento: 920235 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 29/10/2009 Pgina 8 de 10

Superior Tribunal de Justia


cobrana do ISS ao municpio em que foi realizada a maior parte da obra significa desprezar a lei e a jurisprudncia sedimentada do STJ. Assim sendo a concluso de que, seja sob a gide do DL 406/68, seja ao advento da Lei Complementar 116/2003, o ISS incidente sobre os servios de engenharia consultiva, obedecendo-se unidade da obra de construo, deve ser recolhido no local da construo, ou seja, no Municpio de Presidente Prudente, como indicado na sentena de primeiro grau. No que se refere discusso sobre os honorrios advocatcios, observo que a soluo dada controvrsia revela a inverso dos nus da sucumbncia, de maneira que fica prejudicado seu exame. Diante do exposto, conheo do recurso especial e dou-lhe provimento para reconhecer que o ISS devido ao Municpio de Presidente Prudente localidade onde est a construo civil. Por derradeiro, determino que sejam adotadas as providncias previstas no 7 do art. 543-C do CPC e nos arts. 5, II e 6 da Resoluo STJ n 8/2008. o voto.

Documento: 920235 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 29/10/2009

Pgina 9 de 10

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO PRIMEIRA SEO

Nmero Registro: 2009/0090826-0

REsp 1117121 / SP

Nmeros Origem: 200100004188 266053010041888 72481955 PAUTA: 14/10/2009 JULGADO: 14/10/2009

Relatora Exma. Sra. Ministra ELIANA CALMON Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro CASTRO MEIRA Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. FLAVIO GIRON Secretria Bela. Carolina Vras AUTUAO
RECORRENTE PROCURADOR RECORRIDO ADVOGADO : : : : MUNICPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE CARLOS AUGUSTO NOGUEIRA DE ALMEIDA E OUTRO(S) COMPANHIA PAULISTA DE OBRAS E SERVIOS - CPOS MARCELO RUBENS MANDACARU GUERRA

ASSUNTO: DIREITO TRIBUTRIO - Impostos - ISS/ Imposto sobre Servios

CERTIDO Certifico que a egrgia PRIMEIRA SEO, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: "A Seo, por unanimidade, conheceu do recurso especial e deu-lhe provimento, nos termos do voto da Sra. Ministra Relatora." Os Srs. Ministros Humberto Martins, Herman Benjamin, Mauro Campbell Marques, Benedito Gonalves e Hamilton Carvalhido votaram com a Sra. Ministra Relatora. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Luiz Fux. Licenciados os Srs. Ministros Teori Albino Zavascki e Denise Arruda. Presidiu o julgamento o Sr. Ministro Castro Meira. Braslia, 14 de outubro de 2009

Carolina Vras Secretria

Documento: 920235 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 29/10/2009

Pgina 1 0 de 10

You might also like