You are on page 1of 2

Secretaria de Sade confirma quatro mortes por dengue em 2012 na PB

Mortes ocorreram nos municpios de Itabaiana, Joo Pessoa Em 2011, a Secretaria Estadual de Sade registrou 11 mortes por dengue.
G1 PB

Patos.

Subiu para quatro o nmero de mortes por dengue na Paraba em 2012. A informao de que mais duas pessoas foram vtimas da dengue hemorrgica na Paraba foi divulgada pela Secretaria de Estado da Sade na quinta-feira (19). Em maio, foram confirmadas outras duas mortes por dengue. Do incio do ano at 13 de julho foram notificados 7.953 casos de dengue o estado. Segundo a Secretaria de Sade, em relao ao ano de 2011, h uma diminuio do nmero de casos. No mesmo perodo no ano passado, foram registrados 14.764 casos da doena. A reduo chega a 46,1%. Em 2011, nove pessoas morreram com a doena na Paraba.

Os trs municpios que apresentam o maior nmero de notificaes foram Joo Pessoa (2.924), Cabedelo (1.122) e Patos (389). Segundo a Secretaria de Estado da Sade, o rgo vem realizando visitas tcnicas aos municpios com o objetivo de monitorar a execuo das aes que constam em cada Plano de Contingncia dos locais que mais registraram casos. Mortes A primeira morte por dengue hemorrgica registrada neste ano na Paraba foi de uma idosa de 64 anos de Itabaiana, no Agreste paraibano, em maro. O caso s foi divulgado em abril deste ano. A Secretaria de Sade do municpio confirmou que pelos resultados dos exames e do atestado de bito a mulher foi vtima da dengue tipo 4. Em abril, uma menina de 7 anos morreu em Patos, a 307km de Joo Pessoa. Ela deu entrada no Hospital Infantil de Patos no dia 14 de abril e foi internada na rea de urgncia e emergncia da unidade. Segundo o diretor tcnico da instituio, Almir Soares Cavalcante, a menina apresentava os sintomas de dor abdominal, vmito, falta de ar e desconforto respiratrio. O quadro se agravou na manh dia 15 de abril, quando ela passou a ter taquicardia e foi encaminhada UTI Infantil. A menina morreu s 4h do dia 16 de abril. Os casos mais recentes ocorreram em Joo Pessoa. Em maio, uma idosa de 97 anos morreu na capital. J em junho, um jovem de 19 anos tambm morreu em Joo Pessoa. Segundo Talita Tavares, gerente executiva de Vigilncia em Sade, em todos os quatro casos as pessoas foram vtimas de dengue hemorrgica e, em pelo menos dois deles, elas j tinham a sade comprometida por outros tipos de doenas. Preveno Para evitar a proliferao do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypt, a Secretaria Estadual da Sade alertou que deve-se evitar o acmulo de gua em locais em que ela fique armazenada, como vasos de plantas, garrafas e latas. Suspeitas de ocorrncia de dengue com complicaes, febre hemorrgica ou bito devem ser comunicadas ao Centro de Informaes Estratgicas em Vigilncia em Sade (Cievs), pelo telefone (83) 8828-2522 (planto 24 horas).

You might also like