You are on page 1of 10

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAO

E.M. CEL ACCIO PIEDADE Av. Cel Accio Piedade, 657 - Centro - Itapeva - SP Fone 015 3522 1551- Fax (015) 3521 3217 E-mail - escolaacacio@ig.com.br

Observao: AS REAS DE LINGUAGEM ARTSTICA E PSICOMOTORA/CULTURA CORPORAL ESTO DISPOSTAS PARA O SEMESTRE. Organizadora ATP de E.F.9anos - 1 ANO Maria de Ftima Proena de Souza faproenca@hotmail.com ou atpmfatima@yahoo.com.br

3 BIMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA - 1 ANO. Competncias/habilidades LEITURA 1-Texto literrio: Cantigas populares. -Desenvolver a autonomia de leitura. -Ler antes de saber ler convencionalmente. -Perceber as rimas e versos. Contos (tradicionais e de repetio). -Identificar personagens dos contos e suas caractersticas. -Apreciar ilustraes dos livros e textos, relacionando-as com algumas passagens da trama e com o ttulo. -Apreciar dos momentos de histrias e acompanhar com ateno leitura do professor e de outros. Literatura infantil. -Conhecer textos literrios para contao aos colegas e ao professor. -Observao, manuseio e leitura mesmo antes e ler de materiais impressos diversos. -Apreciar dos momentos de histrias e acompanhar com ateno leitura do professor e de outros. 2-Texto instrucional: Receitas. -Conhecer a organizao grfica (ttulo, ingredientes e modo de fazer-silhueta) e sua funo. -Ler receitas junto com o professor. Regras de jogos e de Brincadeiras populares. -Lei regras de jogos e de brincadeiras junto com o professor. -Interpretar regras, lidas pelo professor, identificando o nmero de participantes, do material necessrio para realizar o jogo. -Compreender as regras e instrues orais, lidas pelo professor para execuo das aes pertinentes. 3 - Texto informativo: Notcias (em noticia da hora.) e Cientficos (em voc sabia! ). - Conversar em torno dos textos: ouvindo e expressando opinies. ORALIDADE -Comentar sobre trechos das histrias lidas, seus personagens e espaos. -Explicitar idias, opinies, interpretaes e sentimentos. -Participar de situaes de intercmbio oral, ouvindo com ateno e formulando perguntas e respostas sobre o tema tratado. -Valorizar a opinio dos colegas. -Recontar contos procurando manter as caractersticas do texto-fonte. -Relatar experincias e de episdios do cotidiano. -Transmitir de recados e de regras de jogos. -Narrar histrias conhecidas, articulando as cenas em uma seqncia temporal e caracterizando os espaos. -Cantar (cantigas, canes,...). -Dramatizar histrias, cantigas e contos. Procedimentos didticos 1- * Acompanhamento da escrita de cantigas. Trabalho com textos fatiados. Brincar de ditado colorido com cartazes produzidos. Comparao entre o desenho e a escrita Atividades no cantinho da leitura; Apreciao da leitura feita pelo professor . Audio de leitura de histrias e de textos informativos e biogrficos; Hora do conto/ dramatizao; Criao de projetos de leitura.

Atravs de desenhos fazer recontos de histrias. Audio de leitura de histrias tradicionais e conhecidas, observao de listas, personagens e ttulos; Audio e expresso de opinies sobre os textos lidos. 2 Realizao de pseudoleitura em cartazes, e trabalho com textos fatiados. Solicitao para que as crianas levem para a escola receitas que apreciam . Acompanhamento da leitura de receitas. Leitura coletiva ou individual de listas, de pequenos textos (parlendas, receitas) e canes; 3- Pedir para as crianas levem para a escola vrios tipos de materiais impressos (notcias, curiosidades e voc sabia .

Roda da conversa, da histria, da recitao; Roda da conversa, usando textos trazidos pelo professor e pelas crianas com a ajuda dos pais atravs de pesquisas na internet e na biblioteca, leitura de jornais, artigos de revistas, gravuras,.. Roda da conversa: levar textos no verbais para roda de conversa, questionar se j viram onde, do que , Roda da histria ilustrando cada parte em cenas . Roda de Conversa sobre brincadeiras, costumes familiares, festas, alimentao, plantas, frutas e outros temas pertinentes; No final de um conto solicitar que as crianas descrevam as caractersticas do personagem que mais gostou;

No trmino de uma histria solicitar que os educandos faam o reconto; Hora do conto/ dramatizao; Criao de projetos de leitura. ESCRITA * * Produo de texto tendo o professor como -Produzir oralmente textos (dos gneros trabalhados) atentos a algumas caractersticas do gnero e da escriba lngua que se escreve junto com o professor. ** Escrita de textos que conhecem de memria . -Escrever textos que conhece de memria: cantigas. * * Utilizar o desenho para recontar historias . -Recontar histrias por meio de desenho. *Trabalho constantemente com listas (escritas pelo professor e -Produzir cartaz com cantigas, junto com o professor. tambm pelos prprios alunos); -Produzir coletivamente (experimentao da escrita) regras de jogos. * Reescrita de textos, atravs de ilustraes. - Escrever textos (contos, histrias) ditando-os ao professor considerando as idias principais do texto-fonte * Escrever o nome e sobrenome com apoio. e algumas caractersticas da linguagem escrita. -Conhecer seu sobrenome. -Reconhecer os nomes dos colegas e experimentar a escrita dos mesmos. -Localizar palavras em textos conhecidos. APROPRIAO DO SISTEMA DE ESCRITA Escrita de texto de memria com ou sem ajuda do prof. -Experimentar da escrita a partir das hipteses. ou em duplas. -Perceber a segmentao dos espaos em branco e do uso da pontuao de final de frase. Escrita de textos de memria - experimentao da -Perceber as rimas e das terminaes de palavras (sons). escrita. -Relacionar os sons (fonemas) e as letras (grafemas). Escrita de textos recontados-professor como escriba; -Iniciar o reconhecimento da escrita de palavras que tenham adquirido relevncia no contexto do trabalho Escrita e leitura coletiva ou individual de listas, de desenvolvido (atividades da rotina diria, ttulos das histrias lidas e das cantigas trabalhadas, personagens pequenos textos (parlendas, receitas) e canes; preferidos, etc.). Escrita espontnea; -Escrever e observar a orientao e o alinhamento que caracterizam a escrita da lngua materna. Experimentao da escrita livre (espontnea) de ttulos, lista de nomes, o prprio nome, etc; Explorao da leitura e da escrita com o alfabeto mvel; Explorao de um ambiente alfabetizador com materiais e jogos de leitura e escrita; Explorao mltiplas do crach; Exposio de cartazes - consulta, leitura e apreciao. Trabalho com msicas curtas e fceis (onde possam ler e escrever espontaneamente); Trabalho com os sons de cada slaba falada ou escrita, escrevendo as lentamente.

3 BIMESTRE - NOES LGICO-MATEMTICAS 1 ANO Competncias/habilidades ESPAO E FORMA -Indicar oral e por meio de desenhos, de sua localizao em relao a objetos, colegas e de pequenos trajetos. -Classificar, sequenciar e seriar objetos, formas geomtricas, etc. (uso de materiais concretos), a partir de critrios pedidos ou pelas prprias descobertas de diferentes possibilidades em brincadeiras. -Realizar agrupamentos entre elementos verbalizando os critrios criados. -Recompor objetos (dobrar, torcer, esticar, empilhar, encaixar, montar e desmontar embalagens e caixas, etc. -Representar bidimensional e tridimensional de objetos. -Explorar e identificar propriedades geomtricas de objetos, figuras (formas, contornos, faces planas, lados retos, curvos e arredondados) e natureza. -Observar formas geomtricas em: obras de arte, artesanato, arquitetura, piso, mosaicos, vitrais de igrejas e formas encontradas na natureza. -Manipular e explorar brinquedos descobrindo suas caractersticas e propriedades principais (cores, formas) e suas possibilidades associativas (encaixar, empilhar, etc.). NMEROS E OPERAOES -Utilizar a contagem oral de objetos, nas brincadeiras, jogos, cantigas e em situaes nas quais as crianas reconheam sua necessidade. -Compreender que o nmero de objetos no conjunto representado pelo ltimo contado; -Estabelecer a relao dos smbolos numricos a quantidades. -Resolver situaes-problema com a utilizao de elementos diversos; -Resolver situaes-problemas, indicando oralmente com registros no convencionais ou convencionais, o nmero que ser obtido se forem acrescentados, retirados, reunidos objetos a uma coleo dada. -Expressar oralmente a estratgia utilizada na resoluo de diversas situaes problemas -Identificar a posio de um objeto ou nmero, utilizado numa srie (antes e depois). -Comparar quantidade identificando a que tem menos, a que tem mais ou se tem a mesma. -Identificar a ordinalidade dos nmeros em jogos e brincadeiras. GRANDEZAS E MEDIDAS -Utilizar instrumentos de medidas padro no-convencionais e convencionais mais utilizados -Comparar estimativa de grandezas e medidas (massa) em objetos diversos.

Procedimentos didticos

Utilizao do corpo como medida noconvencional: ps, passo, palmo e com o uso de barbante para medir objetos da sala, e outros.

-Construir estratgias para medir massa sem uso de unidades convencionais. -Identificar os dias da semana explorando o calendrio e a rotina. -Experimentar o uso do dinheiro (faz-de-conta) em brincadeiras (espaos de construo).

Utilizao do dinheiro no espao do faz de conta (tais como: restaurante,farmcia mercadinho


TRATAMENTO DA INFORMAO -Identificar possveis maneiras de combinar elementos. -Construir grficos (no coletivo), junto com o professor para registrar informaes coletadas ou obtidas (jogo, aniversrio do amigo, idade, n do calado e n da roupa, condies climticas, eventos da semana, n de irmos, preferncias, caractersticas fsicas, votaes, etc.) -Ler e interpretar grficos e tabelas simples, junto com o professor. Combinao de elementos atravs de jogos como: jogo do varal, com combinaes de bolo (informtica). Coleta de dados atravs de pesquisas de brincadeiras com roupas e calados do calendrio da sala e organizar o dados coletivamente. Construo de grficos a partir das preferncias de: brinquedos, animais, alimentos, dias, comidas, quantos familiares, etc. Construo de grficos e tabelas com caixas de fsforo, palitos e outros objetos; Construo de grficos e tabelas com informaes sobre: idades, meses de aniversario, brincadeiras, Interpretao dos dados levantados e grficos construdos com o auxilio do professor

Uso de materiais para pesar e medir. Medio de crianas e objetos com barbante, fita, passos, palmas. Medio dos moveis da sala utilizando as mos e outros materiais como palitos. Comparao de objetos de comprimentos diferentes; Utilizao de painis como: calendrio e aniversariantes. Utilizao diria do calendrio: destacando os aniversariantes, atividades permanentes, tempo, roda da conversa, destacando a rotina, nossa semana foi assim. Utilizao do calendrio da sala.

3 BIMESTRE - CINCIAS SOCIAIS 1 ANO Competncias/habilidades IDENTIDADE EU E O OUTRO. -Expressar oralmente as experincias de vida, organizadas numa seqncia temporal (sucesso, simultaneidade, tempo e espao) a partir de situaes cotidianas (atividades do dia-a-dia/rotinas). -Valorizar caractersticas pessoais e respeito s caractersticas alheias. -Valorizar convvio social e respeito s regras, participando na resoluo de problemas cotidianos.

Procedimentos didticos Jogos e cantigas de imitao. Conversa informal, nas rodas interativas, sobre as vivencias organizadas numa seqncia temporal. Jogos de sequencia temporal . Atividades em grupo; Dinmicas que valorizem o Eu e o outro. Realizao do Autorretrato e outras atividades que trabalham a individualidade de cada criana. Atravs das rodas de conversa, realizar o trabalho de conscientizao a respeito do meio em que vivem e ao prximo. Apreciao de Dvds que tratem de valores. Arrumao e organizao dos espaos que so utilizados em diferentes momentos depois que utiliz-lo. Atividades com dobraduras; Colagem e pintura; Explorao dos Combinados; Confeco de brinquedos. Confeco de fantoches e dedoches com as crianas. Confeco de instrumentos musicais com materiais de sucatas com os alunos; Confeco de painis com as crianas; Discusso em roda da conversa de diversas composies de famlias, percebendo as diferenas, como recurso: musica, poema, e exposio dos trabalhos realizados sobre a famlia - fotos, e desenhos. Realizao de passeio a outra U.E ou entidade para conhecer diferentes realidades

ORGANIZAO DOS GRUPOS E SEU MODO DE VIVER E TRABALHAR. -Participar de atividades que envolvam histrias, brincadeiras, jogos e canes que digam respeito s tradies culturais de sua comunidade (datas comemorativas). -Participar de atividades que envolvam processos de confeco de objetos e brinquedos feitos de madeira, papel, tecido, argila, material alternativo reciclvel e no reciclvel (legumes, sabugos, frutas), etc., relacionado-os s tradies culturais de sua comunidade. -Conhecer e comparar como vivem outras crianas de sua comunidade (atividades do dia-a-dia: eu e o outro). -Conhecer e comparar os modos de viver (transporte e vestimenta), da famlia do presente e do passado. -Valorizar atitudes de manuteno e preservao dos espaos coletivos e do meio ambiente.

3 BIMESTRE - CINCIAS NATURAIS 1 ANO Competncias/habilidades SERES VIVOS - RELAO ENTRE HOMEM E NATUREZA Animais -Conhecer e comparar alguns animais com o homem: caractersticas fsicas, locomoo, alimentao e habitat. -Conhecer as etapas da vida animal. -Valorizar a vida e as relaes entre o homem e o animal (uso, extino e cuidados prestados a sua preservao). -Observar e identificar no ambiente prximo de diferentes tipos de animais que ali habitam ou fragmentos deles como: penas, pelos e esqueletos. Procedimentos didticos * Manusear animais de brinquedos , distinguindo suas diferenas e semelhanas. * Assistir DVDs que falem sobre as etapas da vida animal. * Conversar em torno das caractersticas do mundo animal . * Apreciar momentos de leitura, de textos informativos, poesias e curiosidades . * Rodas de conversas em torno da relao homem x animal. * Diferenciao de animais com pelos, penas e esqueletos atravs da observao e atividades de comparao . * Experincias atravs de matrias diversos tais como vela, gelo, termmetro e o prprio corpo . * Rodas de conversa em torno do nosso clima e suas alteraes . * Apreciao do filme a Era do Gelo 3. *Planejamento e execuo de receitas .

MEIO AMBIENTE - FENMENOS FSICOS E QUMICOS Temperatura -Reconhecer diferentes fontes de calor. -Manipular e comparar a temperatura dos objetos e dos ambientes. -Participar de atividades envolvendo a observao e a pesquisa sobre a ao de calor e de frio.

2 SEMESTRE
2 SEMESTRE - LINGUAGEM ARTSTICA 1 ANO

EXPRESSO CNICA
EXPRESSO VISUAL

CONHECER

1- Conhecer as manifestaes cnicas para exercit-las nas situaes cotidianas, durante os jogos e brincadeiras de faz-de-conta. 2- Compreender a expresso cnica como atividade que favorece a integrao e a livre expresso de sentimentos.
FAZER

1- Utilizar os elementos da expresso cnica (espao, personagem e ao dramtica) como estmulos na explorao dos espaos de construo, dramatizao de histrias e situaes cotidianas. 2- Participar de jogos de integrao, de percepo, de expresso e de imaginao, percebendo a possibilidade de imitar expresses faciais, gestos, vocalizaes e sons produzidos por diferentes pessoas, animais, ....
APRECIAR

Apreciar e valorizao das manifestaes cnicas.


CONHECER

1- Conhecer diferentes materiais, suportes e tcnicas utilizadas por artistas diversos. 2- Interar-se (contato) e observar formas visuais bidimensionais e tridimensionais. 3- Conhecer diferentes obras de arte, observando os elementos da linguagem visual utilizados pelos artistas. 4- Reconhecer nos seres, objetos, paisagens e imagens elementos da linguagem visual. FAZER 1.1 Interar-se (contato) com materiais (lpis, giz, canetinhas, argila, carvo, tintas, pinceis, esptulas, massa de modelar...), suportes (papeis, papelo, plstico, caixas tecidos, madeiras, pedras, barro,...) e tcnicas (desenho, pintura, recorte colagem, gravura, relevo, mbile, escultura, fotografia, modelagem,...), experimentando-os nos trabalhos pessoais e coletivos. 1.2 Expressar-se atravs do desenho com formas organizadas e detalhadas (fase esquemtica). 2- Criar e construir formas visuais: bidimensionais/plano (desenho, pintura, fotografia, gravura) e tridimensionais (escultura, modelagem, alto relevo, construes com materiais alternativos). 3- Realizar leitura e releitura de imagens (natureza, pintura, escultura, arquitetura, gravura, fotografia), utilizando-se dos elementos da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume e textura). 4- Observar seres, objetos, paisagens e imagens elementos da linguagem visual. APRECIAR Apreciar e valorizar suas prprias produes, dos colegas, coletivas e de outros artistas investigados. CONHECER 1- Perceber sensaes, limites, sinais vitais e cuidados com o prprio corpo. 2- Conhecer as possibilidades de movimentos (impulsionar, flexionar, contrair, elevar, alongar, relaxar,...) identificando-as em algumas modalidades de dana. FAZER 1- Experimentar diversas formas de locomoo, deslocamento e de orientao no espao nas situaes cotidianas, nos jogos e brincadeiras. 2.1- Imitar movimentos e criar novos gestos a partir da observao de modalidades de dana e situaes cotidianas. 2.2- Acompanhar diferentes ritmos com o corpo (intenso, moderado e lento). 2.3- Incorporar a postura de cuidado e respeito pelo outro durante a vivncia das brincadeiras e das danas. APRECIAR 1- Valorizar suas conquistas corporais e dos colegas. 2- Apreciar algumas modalidades de movimento e estilos de dana.

EXPRESSO CORPORAL

EXPRESSO MUSICAL

CONHECER

1- Conhecer obras e instrumentos musicais, desenvolvendo a apreciao e memria musical. 2- Conhecer diferentes estilos musicais (canes infantis, cantigas populares, trilhas sonoras de filme infantis, folcloricas, clssicas, popular brasileira, erudita e etc.) ampliando seu repertrio. 3- Reconhecer a msica como expresso de sensaes e sentimentos, ampliando seu conhecimento de mundo. 4- Conhecer fontes de registro e preservao (partitura, disco de vinil, CD, DVD, fita cassete) e meios de divulgao da msica ( rdio, TV, apresentaes culturais). FAZER 1.1- Explorar os elementos da linguagem musical (som, rudo, silencio,...) por meio da voz, do corpo, de instrumentos musicais e outros materiais sonoros. 1.2- Explorar espaos, objetos e o corpo a fim de perceber os sons (vozes, batuques materiais sonoros, etc.) associando-os fonte sonora. 2- Participar dos momentos de apreciao musical, ouvindo com ateno, interpretando, comparando e expressando seus opinies e sentimentos a respeito dos diferentes estilos. 3.1- Participar de brincadeiras, jogos, atividades diversas de audio, canto e movimento, articulados com a linguagem musical. 3.2- Criar com o auxilio do professor materiais sonoros e instrumentos musicais. 4- Utilizar fontes sonoras e audiovisuais como estimulao para os trabalhos de expresso visual, corporal e cnica. APRECIAR Apreciar e valorizar obras musicais, respectivos compositores e intrpretes.

2 SEMESTRE - LINGUAGEM PSICOMOTORA (CULTURA CORPORAL/MOVIMENTO) TEMTICAS HABILIDADES. Brincar de formas diferenciadas e em tempos e espaos diferentes e com Brincadeiras : grande circulo, 1. Jogos e brincadeiras. novas variaes. passa- anel (variado com barbante) - Populares. amarelinha, caracol, corre -leno. Conhecer suas caractersticas bem como as de seus colegas, cuidando de seu - Brincadeiras de roda. prprio corpo e respeitando o dos colegas. Brincadeiras como ; beijo, - Circuito. Construir brinquedos e criar brincadeiras. aperto de mo, telefone sem fio, - Construo de brinquedos. queimada Memorizar cantos e respectivos gestos. - Jogos de construo. Organizar brinquedos pela cor, forma, textura, dentre outros; Brincadeiras como: espelho (imitar - Jogos sensoriais. o colega, espao da beleza), Participar de dana criativa. - Jogos simblicos (espaos de construo). alongamento (direcionado pelo Participar de dana folclrica. prof.) Participar na construo de regras e propor mudanas nas regras de 2. Ginstica. Brincadeiras de faz-de-conta; pequenos jogos e brincadeiras. - Exerccios de postura e de locomoo Brincadeiras de roda e da Participar de circuitos planejados pelo professor. - Exerccios de autocontrole. cultura folclrica ; Perceber sensaes, limites do corpo e sinais vitais. - Exerccios historiados. Brincadeiras e jogos que Realizar de forma satisfatria a escala da percepo motora (como um envolvam o equilbrio, a instrumento de avaliao-planilha/ prof. especialista). 3. Dana (atividades rtmicas). coordenao,agilidade, - Folclricas. Representar corporalmente histrias. lateralidade e psicomotricidade; - Dana criativa. Respeitar s regras e cooperar. Brincadeiras no ptio, na Vivenciar jogos, brincadeiras e movimentos, explorando os fatores do quadra, e na sala de aula, ex. movimento (tempo, espao, peso, ...) e expresses corporais, ldicas e dana da cadeira, corre leno, seu sociais. lobo, Conhecer diferentes tipos de jogos e brincadeiras como: escravos de j, seqncias e sons.

Identificao de seus prprios limites corporais e dos seus colegas (intenso, moderado e lento) Movimentos seguindo ritmos diversos e sequencia de gestos . Ginstica historiada . Gesticulao musicas como : Ai bota aqui o seu pezinho, balaio e outras Participao de dana circular Criao de coreografias a partir de movimentos criados pelas crianas .

10

You might also like