You are on page 1of 20

Regio Autnoma da Madeira

COMUNIDADES

N 01 14 a 20 de Julho de 2012

ACTUALIDADES

ACTUALIDADES

CINM a funcionar em pleno dispensaria plano de resgate


A Regio Autnoma da Madeira tem progredido no sentido da consolidao oramental e na aplicao da reforma fiscal estrutural a que se comprometeu com a troika, apesar de terem sido identificados crescentes riscos, revelou ontem a Comisso Europeia (CE). No seu relatrio da quarta reviso do memorando de entendimento entre Portugal e a troika (Comisso Europeia, Fundo Monetrio Internacional e Banco Central Europeu), ontem divulgado, a CE reala que est tambm concluda a primeira reviso do programa celebrado com a Regio. Foram realizados progressos no sentido da consolidao fiscal e o programa de reforma estrutural fiscal est no bom caminho, considera a CE. Bruxelas alerta, contudo, que foram identificados crescentes riscos e lembra que o Governo Regional se comprometeu a adotar medidas corretivas em caso de desvio dos objetivos do programa. CINM deveria ser prioritrio Apesar do balano ser animador para a Madeira, o deputado social-democrata Medeiros Gaspar de opinio que se a Madeira tivesse os instrumentos e a oportunidade de otimizar o Centro Internacional de Negcios da Madeira (CINM), hoje, no precisava de nenhum Plano de Ajustamento Financeiro. Desta forma, at poderia estar em condies de ajudar o Pas a captar recursos financeiros e, certamente, seria benfico para a Madeira, mas tambm para Portugal. Alis, para o deputado socialdemocrata, o CINM deveria ser

Interesse regional tambm interesse nacional


O presidente do Governo Regional, Alberto Joo Jardim, ofereceu, na passada sexta-feira, na Quinta Vigia, um almoo ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Territrio, Assuno Cristas, o qual contou com a presena do representante da Repblica para a Regio Autnoma da Madeira, membros do Governo Regional, vicepresidentes da Assembleia Legislativa da Madeira e outras entidades. No brinde efetuado durante o almoo, o chefe do Executivo regional comeou por agradecer a presena da ministra na Madeira por duas razes Deste modo, Alberto Joo Jardim salientou primeiro o interesse da ministra em visitar a Regio Autnoma da Madeira e em contacto com o meu Governo acertarmos pontos pendentes com aquela capacidade que todos ns reconhecemos em Vossa Excelncia, de vir ao encontro do interesse nacional, pois o interesse regional tambm interesse nacional. Destacou depois o interesse em manter contactos regulares entre Governo da Repblica e Governo Regional e sobretudo em podermos ter esta confidenciao em que todos procuramos servir o Pas que somos, nas nossas legtimas perspetivas, mas sempre apontados ao objectivo comum que Portugal. Deste modo, o presidente do Governo Regional desejou as maiores felicidades pessoais e profissionais ministra. Em resposta, Assuno Cristas principiou por agradecer a simpatia do acolhimento que teve na Madeira durante a sua visita. Assim, considerou a sua deslocao RAM como mais um passo no bom relacionamento que existe para procurar resolver problemas concretos, sobretudo em prol de objetivos nacionais, acrescentando que os referidos objetivos tm total convergncia do Governo da Repblica e tambm do Governo Regional, quando procura-se valorizar a agricultura, valorizar o nosso mar e valorizar o ambiente, isto aps lembrar que j houve contactos anteriores em Lisboa e que o secretrio de Estado da Agricultura j tinha estado na Regio. Neste mbito, a ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Territrio realou que o nosso Pas, o nosso Portugal ser seguramente mais bem-sucedido se for mais verde e se for mais azul. Mais verde por conta da agricultura, por conta da floresta, por conta do ambiente e mais azul por conta das potencialidades que ns queremos que passem a realidades em matria de mar, sublinhou. A concluir, salientou que o seu gosto em visitar a Madeira no seguimento dos anteriores contactos, realando ser a sua visita um passo importante para podermos continuar o bom relacionamento, resolvendo aqueles problemas que sempre nos vo aparecendo, mas que com trabalho construtivo e cooperante podemos ultrapassar, destacando o grande objectivo de trazer a agricultura para a primeira linha da resoluo dos problemas do prprio Pas, como um sector relevante, que no est margem e que tem bons exemplos por todo o Pas, como pude visitar na Madeira.

encarado por Portugal como um instrumento prioritrio na captao de recursos financeiros. Infelizmente as pessoas preferem prejudicar o Pas, em vez de aproveitar as potencialidades que o Centro tem, e os ltimos anos tm sido frteis em iniciativas que s tm deitado abaixo a competitividade que o centro tinha, com os aumentos do IVA, com a questo das penalizaes dos lucros e, mais recentemente, com a questo dos plafonds que, entre outros assuntos, esto a ser negociado com a Comisso Europeia. Assassinato econmico Medeiros Gaspar considera que tudo isto tem representado um assassinato econmico de um instrumento fundamental da Regio. E, neste sentido, acredita que, se o CINM fosse potenciado at excelncia, hoje poderia ter duplicado ou triplicado o nmero de empresas que j teve, que no seu mximo chegaram s seis mil. Alm de que isso representaria uma receita elevada para a Regio. Medeiros Gaspar recorda que foram feitos estudos que projetavam uma receita que seria prxima do valor de um oramento da Regio, o que representaria uma capacidade de autofinanciamento, que, por ser invejvel, foi alvo de tantas tentativas de aniquilamento, esclareceu o deputado. E ainda adiantou que no haja dvidas que, se a Madeira tivesse esse instrumento econmico de poltica financeira otimizado, esta tinha condies invejveis de competitividade no mercado internacional, em termos das operaes financeiras e no registo de navios e isso iria criar uma outra pujana financeira que no desejada pela maioria das pessoas que fazem opinio em Portugal, lamentou o deputado.

Nesta linha, ainda apelidou de atentado o facto de haver polticos portugueses que no defendem a existncia do CINM. Por sua vez, recordou que as empresas que esto a sair do Centro esto a ir para outras praas financeiras como o Luxemburgo e Malta, porque so pases que podem definir a sua prpria poltica fiscal de forma autnoma. A Madeira no tem essa autonomia fiscal para poder negociar os benefcios que as empresas do CINM j usufruram. inacreditvel como que um Pas, que est na situao financeira que est, dependente de uma troika, e o principal coveiro da sua prpria capacidade de gerar actividade financeira, atravs de uma praa que est sediada no Pas, mas que por estar numa parcela que nunca foi dcil em termos polticos, acabou por ser atacada, como tem acontecido nos ltimos anos, concluiu o deputado Medeiros Gaspar. Governo portugus est empenhado em resolver O Governo portugus est empenhado nesta matria do Centro Internacional de Negcios (CINM), mas a verdade que ainda no produziu resultados, porque estes processos so morosos. A afirmao do deputado do PP/M, Rui Barreto, que gostaria de ver as negociaes entre o governo da Repblica e a Comisso Europeia j na sua fase final, para que a praa madeirense volte a ser competitiva. Segundo o deputado, a pretenso que o CINM tenha os mesmos benefcios das outras praas financeiras europeias, como a do Luxemburgo, Malta e Holanda. Contudo, salientou que necessrio e imperioso que os atores polticos rumem para o mesmo sentido, nesta matria que uma questo de Estado.

ACTUALIDADES

ACTUALIDADES

uma lacuna estar a conceber isto sem a ZFM


O presidente do Governo Regional afirmou no passado dia 10 de julho que o relatrio da Comisso Europeia da quarta reviso do memorando de entendimento entre Portugal e a troika, onde tambm feita a anlise do programa celebrado com a Regio, tem uma lacuna gravssima, que no referir os prejuzos que a poltica da Unio Europeia e dos sucessivos Governos da Repblica causaram Regio Autnoma, atravs da Zona Franca (ZFM). margem da inaugurao das novas instalaes das empresas do Grupo ACIN, na Ribeira Brava, questionado pelos jornalistas a este respeito, Jardim afirmou que discorda do facto de dizerem que no esto implementadas taxas moderadoras e dissese surpreendido, porque j expliquei em Lisboa que o nosso sistema mais eficiente que o de Lisboa. At melhor para os servios. S paga taxa moderadora quem se apresenta numa urgncia e no urgente. Portanto, isto permite um melhor funcionamento do servio e permite at uma melhor rentabilidade, sustentou. Por outro lado, lembrou que ns sempre dissemos que esta estratgia ia reduzir as receitas pblicas mas referiu que, em percentagem, ns ainda estamos a conseguir mais receita pblica do que est a conseguir o plano do Estado. Mas, de qualquer maneira, qualquer pessoa via que a tributao fiscal foi muito grande e que acabaria por reduzir receitas, acrescentou. Nesta ordem de ideias, o chefe do Executivo madeirense considerou que este relatrio tem uma lacuna gravssima, que no refere os prejuzos que a poltica da Unio Europeia e dos sucessivos governos da Repblica causaram Regio Autnoma atravs da Zona Franca. De acordo com o responsvel, todos sabemos que a Zona Franca tal como estava, as receitas da Zona Franca eram suficientes para se fazer o plano de ajustamento financeiro sem aumentar os impostos e uma evoluo da Zona Franca naquele modelo que eu tenho defendido de Singapura no Atlntico d para a Regio ser absolutamente autossuficiente. Instado sobre de que forma que a Regio pode compensar a quebra de receita fiscal, Jardim respondeu que impossvel aumentar mais impostos. Segundo afirmou, correu muito bem na diminuio da despesa e a nossa reduo de despesa proporcionalmente maior em relao ao Estado, pelo que, neste momento, qualquer falta que haja aqui para aquilo bater 100 por cento certo s pode ser conseguido atravs de o Governo portugus urgentemente obter decises de Bruxelas sobre a Zona Franca. No h outra sada. O resto est esgotado, disse, frisando que o que falta aqui para isto correr absolutamente bem agora, porque o nico caminho de sada, a questo da Zona Franca. uma lacuna estar-se a conceber isto sem a Zona Franca, salientou. Jardim recandidata-se se houver congresso antecipado J na qualidade de presidente do PSD-M, Jardim voltou a afirmar que se recandidatar a lder do partido se o congresso regional for antecipado relativamente data que sugeriu 2014. Se houver congresso sim. Mas preciso que haja congresso, disse, avanando que o meu timing sair fim de 2014/ princpio de 2015 e ficar o novo lder j a presidir ao Governo apoiado na maioria parlamentar que o PSD tem, embora haja para a uns louquinhos que querem fazer o PSD perder a maioria parlamentar. Realando no saber o que vai suceder, porque os militantes so livres de fazerem as suas propostas, Jardim disse que se houver congresso antes desse timing toda a gente j sabe que eu sou candidato, para poder impor o meu programa e a minha estratgia para continuarmos a ter um grande partido hegemnico como o PSD. Eu no dou cartas ao inimigo nem facilito a vida ao inimigo e, sobretudo, no devo favores ao inimigo nem o inimigo me fez favores para eu ter que estragar o PSD, finalizou. Regio espera pela Comisso de Dados para avanar receiturio eletrnico J na inaugurao, enquanto presidente do Governo, Jardim destacou o sucesso da ACIN, sendo o exemplo daquilo que ser a sociedade postcapitalista. Segundo referiu, no h dvida que o modelo capitalista, com este estrebuchar dos ltimos anos, estoirou. Quer o liberalismo, quer o marxismo falharam redondamente e todos ns sabemos que uma questo de tempo aparecer uma sociedade post-capitalista, acrescentou. Sendo esta uma empresa que atua tambm na rea do receiturio eletrnico, o governante disse que neste campo, ns estamos s espera

na Madeira que a Comisso Nacional de Dados se pronuncie. O modelo que ir ser posto em funcionamento na Regio ser o mais avanado no Pas e est neste momento a ser testado e analisado pela Comisso Nacional de Dados para verificar se de facto o novo sistema tambm garante os direitos, liberdades e garantias pessoais. Por seu turno, Lus Sousa, o proprietrio da empresa, explicou os projectos e as reas nas quais a ACIN atua (ver texto ao lado) e referiu que a crise por estes lados ainda no passou. A obra O Grupo ACIN formado por um conjunto de empresas de base altamente tecnolgica com sede na Ribeira Brava, empregando na totalidade 90 pessoas e atuando geograficamente nas ilhas da Madeira, Aores e Canrias, bem como em Portugal continental e Espanha, tendo desenvolvido um conjunto de portais informticos. O grupo trabalha em diversas reas, nomeadamente IMED (rea da sade - receiturio eletrnico - com seis mil mdicos clientes), ACINGOV (compras eletrnicas, com 4.500 clientes), Comprasdoestado.com (alerta de concursos pblicos, com dois mil clientes) e IPARQUE (gere mais de 30 mil lugares de estacionamento). Ontem foram lanados trs novos e inovadores portais informticos, designadamente o IGEST (faturao eletrnica), o IDOK (gesto documental) e o IPARQUE MOBILE (pagamento de estacionamento automvel via telemvel).

ACTUALIDADES

ACTUALIDADES

Autarquias querem Estado a suportar ADSE na totalidade


A reforma do poder local, em termos de alteraes legislativas, est a ser pensada pelos partidos na Assembleia da Repblica, com o ms de Outubro a ser apontado para a votao das propostas referentes lei autrquica, devendo os partidos apresentarem as suas propostas at ao final deste ms, antes das frias parlamentares. Apesar de ainda no estar nada preto no branco, como alertou o presidente da Associao de Municpios da Regio Autnoma da Madeira (AMRAM), no que toda reforma geral do poder local, e so vrias as pretenses dos municpios madeirenses em relao a alteraes que gostavam de ver aprovadas. Uma delas prende-se com as comparticipaes para a ADSE que so suportadas pelos oramentos das autarquias e no pelo Estado. Como explicou Manuel Baeta, os funcionrios das Cmaras so abrangidos pela ADSE, sendo que, por exemplo, na comparticipao de medicamentos o Governo a suportar, mas, nos casos das comparticipaes das consultas mdicas e de exames clnicos, so as cmaras municipais a pagarem. Os funcionrios das Cmaras descontam para a ADSE, como todos os funcionrios pblicos. Os descontos vo para a Caixa Geral de Aposentaes e para ADSE, mas depois, quando os trabalhadores vo s consultas, so as Cmaras que tm de pagar do seu oramento. Uma situao que, para o presidente da AMRAM, injusta. Por isso, na reviso do poder local, esta seria uma medida que os autarcas gostavam de ser alterada, devendo ser a ADSE ou a Segurana Social a pagarem. No justo para ns. Se fosse com os descontos dos funcionrios

Fiabilidade do sinal do radar j chegou aos cem por cento


A Fora Area poder aceitar a Estao de Radar n4 (ER4) no final do Vero, se todos os testes que vo ser feitos agora forem totalmente satisfatrios. A notcia foi confirmada junto de fontes ligadas ao processo de instalao daquele que conhecido como o Radar do Pico do Arieiro, na Madeira, um processo que tem vindo, ao longo dos ltimos anos, a dar que falar. Est ento ultrapassada mais uma das questes que se prendiam com a fiabilidade total do sinal, que tem vindo a adiar sucessivamente a entrega do sistema de vigilncia Fora Area Portuguesa, o que poder atirar para Outubro a nova data provvel da entrada em funcionamento em pleno do radar. A ER4, recorde-se, tinha data apontada para a entrada plena em funcionamento em Maro passado, mas a Fora Area no recebeu a infraestrutura por no estar garantida, como se previa no caderno de encargos, a fiabilidade do sinal a 100 por cento. Em Fevereiro deste ano, no Porto Santo, o vice-Chefe do Estado Maior da Fora Area referia que no estava garantida essa meta, razo pela qual estavam a ser feitos testes. Victor Morato referiu mesmo que a infraestrutura vai fechar a porta ao Mediterrneo em questes de vigilncia, a juntar s estaes j em funcionamento no continente: Paos de Ferreira, Montejunto e Foia, no norte, centro e sul, respetivamente. Um ms depois, foi a vez do presidente do Governo Regional da Madeira, defender a importncia daquele sistema, considerando-o fundamental, tendo em vista controlar todos os meios de transporte que passarem num raio de 250 milhas da Madeira, cerca de 463 quilmetros em toda a volta da estao, ou seja, ainda mais rea do que a prpria Zona Econmica Exclusiva. Meios no tripulados ajudam Outubro a nova data provvel de inaugurao da estao, a que dever juntar-se outro meio importante de vigilncia, que as foras Armadas andam a testar nos ltimos dias em exerccios na zona centro do pas. O REP12 est a testar os novos veculos no tripulados para a Marinha e a Fora Area, tendo caractersticas diferentes. Os da Armada, vo atuar debaixo de gua ou superfcie, sendo cilndricos e semelhantes a msseis, enquanto os da FAP so pequenos avies, com uma distncia de dois metros entre as pontas das asas e sero usados, ambos, em vrias misses, como as de utilidade pblica. Nessas, destaque para o apoio a buscas de naufrgios, para localizao de navios e embarcaes ou mesmo monitorizao de manchas de poluio com a incluso de sensores que podero seguir a evoluo de manchas de poluio. Ou seja, na mancha de poluio que em Fevereiro surgiu a norte das Ilhas Selvagens, poderia ter sido usado um aparelho destes, para evitar que o NRP Cuanza, na altura atribudo Zona Martima da Madeira, tivesse navegado durante horas procura da mancha. Os voos destes aparelhos, construdos ao abrigo do Projeto de Investigao e Tecnologia em Veculos Areos No-Tripulados (PITVANT), que ser integrado no Protection of EuRopean borders and SEas through the intelligent Use of Surveillance (PERSEUS), do qual a Academia da Fora Area faz parte, tm em vista desenvolver e aperfeioar tcnicas de recolha de imagens, para detetar, localizar, identificar e seguir alvos sobre o mar, para futura utilizao em misses de Busca e Salvamento (SAR) e de Vigilncia Martima (VIMAR). A Madeira contar certamente com o apoio de um destes aparelhos, mesmo que a sua autonomia seja ainda limitada. Mas o consrcio de 29 parceiros de 12 pases europeus continua a aperfeioar os modelos.

para a Caixa, tudo bem, mas somos ns quem pagamos as consultas ou internamentos, por exemplo. A mesma opinio sobre esta matria tem o presidente da Cmara Municipal de Santa Cruz. Jos Alberto Gonalves lembra que, do Oramento de Estado, chega autarquia santa-cruzense cerca de 500 mil euros por ms, que mal d para a gesto do pessoal. Os municpios, alm de pagarem aos seus funcionrios, pagam praticamente toda a sade dos funcionrios. Para as Cmaras, a ADSE apenas comparticipa uma percentagem de medicamentos que os funcionrios compram. Mas se um funcionrio vai ao mdico, a percentagem da consulta paga pelo municpio. Uma Cmara em que a maior parte dos seus funcionrios est na meia-idade, tem de arcar, praticamente, com todas as despesas de sade destes, alerta. Jos Alberto Gonalves no hesita, por isso, em defender que estas despesas deviam passar para o Estado. para isso que serve a ADSE, mas a nica assistncia que faz aos municpios apenas a pequena comparticipao dos medicamentos e cada vez menor.

Extino de freguesias na Madeira no serve ningum A reestruturao do poder local, no que diz respeito s juntas de freguesias, no deve acontecer na Madeira. Na Regio, as juntas de freguesia e assembleias municipais que deviam se pronunciar sobre isso, no devia ser uma lei da repblica a obrigar porque so realidades diferentes. Acho que a lei, como est a ser elaborada no vai servir ningum nem beneficiar nada aqui na Madeira. Alis, os presidentes de Cmara da Madeira no concordam com esta medida como est estipulada, sublinhou Manuel Baeta. O presidente da AMRAM considera at que a justificao do Governo de Passos Coelho, de reduo de custos, no se ir verificar com a reduo de freguesias a nvel nacional. Como recorda j Jos Alberto Gonalves, a Assembleia Legislativa da Madeira j manifestou no ser favorvel a qualquer reorganizao das freguesias dos municpios da RAM. E a organizao das regies autnomas passa pelas assembleias legislativas regionais e no pela da Repblica.

ACTUALIDADES

ACTUALIDADES

Incndios na Madeira
Como est a ser amplamente divulgado , nos ltimos dias deflagraram vrios incndios por toda a Regio. Felizmente no h vtimas a lamentar. No obstante o fumo o Aeroporto continua operacional. hora do fecho deste boletim informamos que foram afetadas as zonas do Palheiro Ferreiro, no concelho do Funchal. Camacha, Gaula e Santa Cruz, do concelho de Santa Cruz. Continuam ativos os fogos nas Achadas da Cruz, no concelho do Porto Moniz e na Fonte do Bispo, concelho da Calheta.

ADBRAVA recolhe artigos tradicionais Santana quer criar rede


O presidente da Cmara Municipal de Santana vai fazer tudo para criar uma Rede Nacional de Reservas da Biosfera. A proposta, conforme adiantou na passada segunda-feira, j foi apresentada Ministra do Ambiente, aquando da sua visita Madeira, a qual, segundo o autarca, foi sensvel a essa possibilidade. A questo foi suscitada por um relatrio do Comit Internacional da UNESCO sobre as reservas da biosfera portuguesas, documento esse onde o maior nmero de referncias - cerca de 90 por cento, como diz o autarca - feito Reserva Natural da Biosfera de Santana. Esse relatrio resulta de uma reunio realizada em Paris, entre 9 e 13 de Julho, onde a Reserva de Santana foi representada por Domingos Abreu, que pertence Comisso de Gesto da referida reserva. Rui Moiss salienta que, durante essa semana, a Madeira foi projetada a nvel internacional, devido s referncias que foram feitas Reserva da Biosfera de Santana. Promoo que o autarca considerou muito importante para a Regio e que deixou os responsveis pela Reserva da Biosfera de Santana muito satisfeitos. Outra das consequncias dessa reunio foi o facto de a candidatura da Reserva da Biosfera da Regio Autnoma de Prncipe, (uma ilha de So Tom e Prncipe), ter sido aprovada. Na sequncia dessa eleio, as autoridades de Prncipe j manifestaram a inteno de enviar para a Madeira alguns colaboradores, para estagiarem na Reserva de Santana. O objectivo ver como que o concelho est a ser promovido atravs da sua reserva e ver como que uma ilha como a nossa pega no tema da biosfera e o lana escala internacional, diz Rui Moiss. Para alm de projectos j em curso, o autarca diz que vai continuar com a divulgao da reserva. A Associao de Desenvolvimento da Ribeira Brava (ADBRAVA) est a recolher artigos tradicionais bordados e outros, artesanato e artigos decorativos para angariar fundos para a aquisio de ajudas tcnicas para idosos e pessoas portadoras de deficincia, nomeadamente camas articuladas, cadeiras de rodas ou equipamentos de banho. De acordo com Nivalda Gonalves, presidente da ADBRAVA este projecto j permitiu emprestar cerca de 60 equipamentos a idosos e deficientes do concelho, mas acontece que, neste momento, temos lista de espera de pessoas que aguardam pelo equipamento e no temos fundos suficientes para continuar a comprar. Embora seja um projecto financiado pelo PRODERAM, a componente de financiamento prprio ainda insuficiente, pelo que, recorda a responsvel, a colaborao de cada um com um artigo num gesto de solidariedade ajudar a concretizar a compra das ajudas em falta. De salientar os artigos podem ser entregues na sede da ADBRAVA at ao fim deste ms uma vez que a associao ir participar numa feira solidria que acontecer no dia 5 de Agosto, na Ribeira Brava. Contudo, alerta Nivalda Gonalves, a recolha destes produtos continuar a ser feita uma vez que a associao participar em outras feiras solidrias previstas para o ms de Setembro.

ACTUALIDADES

ACTUALIDADES

Revalidao das cartas comea aos 30 anos


Foi aprovado no passado dia 5 de Julho o Decreto-Lei que introduz diversas alteraes ao Cdigo da Estrada e aprova o novo Regulamento da Habilitao Legal para Conduzir. Tendo como objectivo harmonizar os prazos de validade, os requisitos de aptido fsica, mental e psicolgica, quando exigida, de candidatos e condutores e os requisitos para obteno dos ttulos de conduo emitidos pelos diversos Estados membros da Unio Europeia e do espao econmico europeu, este diploma, como explica, em comunicado, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), vem tambm simplificar os procedimentos administrativos para obteno dos ttulos de conduo e respetivos exames e elimina a licena de aprendizagem. Na nova lei foram tambm ajustadas as disposies do Cdigo da Estrada em relao aos velocpedes de modo a promover a utilizao destes veculos como alternativa a outros meios de transporte. Principais alteraes passam pela harmonizao dos prazos de validade Uma das principais alteraes que vai entrar em vigor, a partir de 2 de janeiro de 2013, a harmonizao de prazos de validade das cartas de conduo. Conforme imposto pela Diretiva, a revalidao das cartas passa a iniciar-se aos 30 anos para as categorias AM, A1, A2, A, B1, B e BE, (ciclomotores, motociclos e ligeiros) e aos 25 anos para as restantes categorias. As cartas de conduo passam a ter uma validade administrativa que no pode exceder os 15 anos para as categorias AM, A1, A2, A, B1, B e BE (ciclomotores, motociclos e ligeiros) e os 5 anos para as restantes categorias; Os prazos de revalidao so fixados em 10 anos para as categorias AM, A1, A2, A, B1, B e BE (ciclomotores, motociclos e ligeiros) at aos 60 anos do seu titular. A partir da so encurtados, primeiro para 5 anos e depois para 2 anos, a partir dos 70 anos do titular, sendo os prazos de revalidao sempre de 5 anos para as restantes categorias. Desta feita, as novas idades de revalidao da carta de conduo (a partir de 2 de janeiro de 2013) so: Aos 30, 40, 50, 60, 65, 70 anos do condutor e depois de 2 em 2 anos, para as categorias AM, A1, A2, A, B1, B e BE (ciclomotores, motociclos, automveis ligeiros e automveis ligeiros com reboque); Aos 25, 30, 35, 40, 45, 50, 55, 60, 65, 70 anos do condutor e depois de 2 em 2 anos, para as categorias C1, C1E, C e CE (automveis pesados de mercadorias) e condutores das categorias B e BE, com averbamento do Grupo 2, que exeram a

conduo de ambulncias, veculos de bombeiros, de transporte de doentes, transporte escolar e de automveis ligeiros de passageiros de aluguer. De salientar que os novos prazos de validade s so aplicveis s cartas emitidas aps 2 de Janeiro de 2013, mantendo-se as cartas emitidas antes daquela data vlidas pelo perodo delas constante, com excepo das cartas de conduo das categorias A1, A, B1 ,B e BE (motociclos e ligeiros) cujo prazo de validade continua a situar-se nas datas em que os seus titulares perfaam 50 ou 60 anos, independentemente do prazo inscrito na carta de conduo. Introduo de novas categorias outra das novidades Uma das principais alteraes deste diploma a introduo de novas categorias de carta de conduo (tambm a partir de 2 de janeiro de 2013). Uma delas a categoria AM (ciclomotores), em substituio da actual licena de conduo de ciclomotor, uniformizando os ttulos de conduo em todo o espao europeu. Outra, a nova categoria de motociclos, a A2, que permite conduzir motociclos de potncia mxima de 35 kw e que pode ser obtida a partir dos 18 anos. A idade para obteno direta da categoria A, para conduo de motociclos de grande cilindrada, passar para os 24 anos, podendo contudo esta categoria ser obtida a partir dos 20 anos pelos titulares de

carta de conduo da categoria A2, com pelo menos 2 anos de experincia. Instrutor concorda com revalidao das cartas Francisco Pereira, instrutor e sciogerente de uma escola de conduo no Funchal, v com bons olhos as mudanas trazidas por este diploma, sobretudo ao nvel das revalidaes das cartas de conduo. Antes as pessoas tiravam carta aos 18 anos e s voltava a renovar a carta aos 65. Havia aqui um lapso de tempo que fazia com que se perdesse o controle do condutor. Ele, inclusive, podia estar dez anos sem conduzir e meter-se estrada sem prtica nenhuma. Ao reduzir para 50 a idade da renovao para os condutores de veculos ligeiros estamos a minimizar essas consequncias, defende. O instrutor alerta ainda para o facto das pessoas que tenham a carta caducada uma vez que, com a nova legislao, um condutor que esteja nessa situao h mais de cinco esta ficar com a sua carta automaticamente anulada, de fazer de novo o exame de cdigo e o de conduo. Director regional diz que legislao vir uniformizar todos os critrios Para o director regional dos Transportes Terrestres, a aprovao do Decreto-Lei n. 138/2012, de 5 de Julho, no foi, de certa forma, uma novidade, pois no foi uma coisa que se esperasse que no

viesse a ser feita. Como explicou, Antnio Maria Cruz Neves, uma boa medida que uniformiza todos os critrios e que tinha de ser feita j que resulta de uma diretiva europeia. No seu entender, todas estas alteraes vo harmonizar com os restantes pases, esclarecendo que, a partir da data em que a legislao entrar em vigor as cartas de conduo passam a ter os mesmos perodos e os mesmos requisitos que no restante espao europeu. J em relao s principais alteraes previstas, Cruz Neves disse que, na sua opinio, a mudana mais importante est nas idades de renovao da carta de conduo. A este respeito alerta, os futuros encartados no tero de se preocupar porque, a partir da entrada em vigor do diploma as novas cartas j viro com a data certa, ou seja, a que vir inscrita na carta de conduo. Quanto aos restantes condutores, estes tero apenas de estar atentos data que est inscrita nas respectivas cartas de conduo. Novo modelo de carta comunitria Nos anexos da diretiva, introduzido um novo modelo de carta de conduo comunitria, que inclui as novas categorias. Foi tambm introduzida a obrigatoriedade de troca de ttulo de conduo estrangeiro, emitido sem prazo de validade, no prazo de dois anos aps fixao de residncia em territrio nacional.

10

11

ACTUALIDADES

ACTUALIDADES

Levadas da Madeira em emisso de selos

Vamos solicitar todos os meios de apoio


O presidente do Governo Regional afirmou, ontem, que o Executivo vai solicitar todos os meios de apoio que esto previstos nos tratados europeus, para fazer face aos estragos causados pelos incndios. Numa conferncia de imprensa realizada pelas 17h30, para fazer o ponto da situao relativamente tragdia, Alberto Joo Jardim disse que esses apoios vo ser suscitados no mesmo esquema que foram solicitados aquando de Fevereiro de 2010. Na ocasio, o governante agradeceu a todas as foras e pessoas envolvidas no combate s chamas, bem como o apoio do Ministrio da Administrao Interna, que enviou cerca de 80 homens para reforar os bombeiros das vrias corporaes. Jardim apontou a preocupao com a gua, dizendo que temos conseguido responder s necessidades e que, tirando um ou dois casos isolados, na Regio no vai faltar o abastecimento domicilirio. Mas, fez um pedido s pessoas para que gastem o mnimo possvel, porque no temos ainda a previso de quando pararo estes fogos. Ns estamos a esgotar tudo o que podemos, guas de rega inclusive, para fazer face a esta catstrofe, referiu. Tendo em conta a dimenso da situao, o chefe do Executivo disse que esto mobilizados todos os meios nas mais diversas reas. No caso da Sade, afirmou que todas as instalaes estavam mobilizadas, mas que, felizmente, no havia muita gente a acorrer aos estabelecimentos. Os apoios em termos de habitao e segurana social tambm foram referidos. quela hora, Alberto Joo Jardim adiantou que estavam em funes 250 bombeiros (incluindo os reforos do continente) e 50 viaturas. Naquele momento, as situaes mais complicadas eram Gaula, o Rocho, as guas Mansas, as Carreiras, Achadas da Cruz e Faj da Ovelha. Por outro lado, estavam controlados os fogos na Lombada, Camacha, Morena, Canhas e Ponta do Pargo. No Funchal, registavam-se alguns reacendimentos, enquanto que na Serra de gua e na Portela (Machico) os incndios estavam em fase de rescaldo. Disse ainda que o aeroporto no esteve encerrado e conseguiu operar mesmo com a nuvem de fumo, apesar dos atrasos nas ligaes. Jardim alertou para cuidados com as notcias. Esto-me a chegar notcias alarmistas que depois mando verificar no terreno e que no correspondem ao que est a ser divulgado em termos noticiosos. Faam o favor confirmem as notcias, porque se no cria-se um pnico que completamente desnecessrio, advertiu. Destacou que, felizmente, a Floresta Laurissilva praticamente tem sido at agora poupada.

O tema Levadas da Madeira ir ilustrar a prxima emisso de selos sobre temticas da Regio Autnoma da Madeira por parte dos CTT Correios de Portugal e ser colocado em circulao no prximo dia 21 de Setembro em todo o Pas. Segundo adiantou o director regional dos CTT na Madeira, Carlos Rodrigues, o tema Levadas da Madeira sucede, assim, aos temas Quintas da Madeira, lanado em 2011, e Frutos tropicais e subtropicais da Madeira, lanado em 2010. J no ano passado, realou, a Madeira esteve representada no lanamento, em Maio, de trs selos nacionais no mbito do tema europeu Europa Florestas, com um selo sobre a

Floresta Laurissilva, classificada como Patrimnio Natural Mundial da UNESCO, e onde aparecia na ilustrao uma tradicional levada madeirense. Este ano, a Regio tambm esteve representada no lanamento do tema europeu Visite...Europa, dedicado aos navios de cruzeiro portugueses mais representativos, onde o porto do Funchal marcou presena. Quanto escolha do tema Levadas da Madeira, que ir contemplar uma emisso nacional de quatro selos, com diferentes taxas postais, com mais dois selos includos em blocos, Carlos Rodrigues adiantou que este projecto est a ser desenvolvido em estreita colaborao e cooperao com o Governo Regional, atravs da Secretaria

Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais e da Direco Regional de Florestas, no querendo levantar mais o vu sobre o assunto. De qualquer modo, salienta o interesse do tema, a exemplo dos outros temas lanados nos anos anteriores, mantendo-se, assim, a tradio de lanar todos os anos uma srie de selos sobre temticas da RAM. Embora reconhea que o selo hoje em dia j no to utilizado como no passado, devido sobretudo reduo da correspondncia pessoal, o director dos CTT na Madeira destaca o interesse que estas emisses de selos continuam a ter, nomeadamente a nvel do colecionismo. E os temas regionais no faltam.

Apoios garantidos aos agricultores


O secretrio regional do Ambiente e dos Recursos Naturais anunciou, quarta-feira, que iro existir apoios financeiros para ajudar as pessoas a recuperarem as infraestruturas agrcolas que ficaram destrudas pelos incndios. Manuel Antnio Correia disse que j havia equipas nas freguesias atingidas (nos concelhos da Calheta, Ribeira Brava e Santa Cruz) a fazer uma avaliao caso a caso para apurar aquilo que foi atingido e adiantou que vamos fazer, tal como no 20 de Fevereiro, um programa especfico utilizando tambm os fundos comunitrios do sector, pelos quais ajudaremos financeiramente at 95 por cento a fundo perdido as pessoas a recuperar as infraestruturas agrcolas, nomeadamente palheiros, sistemas de rega, mquinas que tenham perdido. Tudo isso ser alvo de um programa especfico (...) para permitir a recuperao imediata do potencial agrcola que tenha sido perdido, frisou.

12

13

COMUNIDADES

COMUNIDADES

Segunda, 16 de Julho de 2012

Governo da Madeira agradece instituio de solidariedade sul-africana Gift of the Givers

Segunda, 16 de Julho de 2012

Festejos do Dia da Regio Autnoma da Madeira em Pretria


A Casa Social da Madeira, em Pretria, assinalou o Dia da Regio Autnoma da Madeira, com um concorrido jantar de confraternizao presidido pela Dra. Conceio Estudante, secretria regional da Cultura, do Turismo e dos Transportes da Madeira, que se fazia acompanhar do director do Centro das Comunidades Madeirenses, no Funchal, Gonalo Nuno dos Santos. No qual marcaram presena, pela embaixada, a encarregada de negcios de Portugal na frica do Sul, dra. Gabriela Soares de Albergaria, o coordenador do ensino de portugus na frica Austral, Dr. Rui Azevedo, e a chanceler Carlota Amorim, os comendadores Joo Canha, Joe Quintal e Estvo Rosa, e os presidentes, da assembleia-geral da ACP de Pretria Manuel Jos; o da assembleia-geral da Casa da Madeira de Joanesburgo, Vasco Martins; a da Liga da Mulher Portuguesa, em Pretria, comendadora Manuela Rosa; os da direco e da assembleia-geral da Casa do Benfica, em Pretria, respetivamente Lino Faria e Jaime de Caires, o da Sociedade Portuguesa de Beneficncia, em Joanesburgo, Jorge de Freitas; e o do Wednesday Boys, e vice-presidente da CSM, Alberto Gouveia. Na qualidade de presidente da assembleia-geral da CSM, usou em primeiro lugar da palavra o comendador Estvo Rosa, para depois de a todos saudar e agradecer a presena de cada um, e se mostrar reconhecido a Miguel Carreira pela oferta das flores para esse dia to especial, em que na coletividade se festejava com grande orgulho o Dia da Regio Autnoma da Madeira, e destacar a honra da visita da secretria regional da Cultura, do Turismo e dos Transportes da Madeira, Dra. Conceio Estudante, como afirmou digna representante do presidente da Regio Autnoma da Madeira, Dr. Alberto Joo Jardim, que nos merece o maior respeito e admirao, e a quem estamos imensamente gratos, afirmar: Desde 1983 que sempre celebramos esta data do Dia da Regio Autnoma, porque foi ela que deu Madeira o poder e a voz de autoridade e deciso sobre todos os sectores de envolvimento da Madeira, prosseguindo: Felicito o povo da Madeira pela sua inteligncia poltica em votar num governo presidido pelo Dr. Alberto Joo Jardim, que com grande coragem e dedicao, acompanhado por outros membros do governo, caso da Dra. Conceio Estudante aqui presente, transformaram a Madeira numa Madeira nova, com novas estradas, vias rpidas e autoestradas, criaram novos centros de sade em toda a ilha, escolas secundrias, a universidade, eletrificao e fornecimento de gua potvel a todas as populaes, dando uma boa qualidade de vida a todos os madeirenses, muitos nossos familiares, que do fundo do corao muito agradecemos e louvamos todos que trabalharam nesses governos desde 1976. por isso que com orgulho que celebramos este Dia da Autonomia, nesta nova Casa Social da Madeira, cheia de grandes amigos, aproveitando para dar conhecimento da mensagem que pelo telemvel recebera do presidente desta CSM, comendador Ivo de Sousa, de frias na Ilha da Madeira, a desejar o maior sucesso nesta celebrao e que estava de alma-ecorao com todos os que neste dia

A Dra. Conceio Estudante dedicou a manh de segunda-feira passada, ltimo dia da sua deslocao oficial frica do Sul, a uma visita de cortesia e de gratido do Governo Regional da Madeira instituio de solidariedade sul-africana Gift of the Givers, que na sequncia do temporal de 21 de Fevereiro de 2010 prestou uma assistncia exemplar Prola do Atlntico. Acompanhada pelo director do Centro das Comunidades Madeirenses no Funchal, Gonalo Nuno dos Santos, a secretria regional da Cultura, Turismo e Transportes da Madeira deslocouse sede de Gift of the Givers em Boksburg. A comitiva insular foi recebida pelo chefe de operaes do Gift of the Givers, Alluden Sayed e pela sua

assistente Emily Thomas. Recorda-se que a instituio de solidariedade sul-africana entregou ao Governo Regional da Madeira uma ambulncia que foi confiada Cruz Vermelha do Funchal, cinco contentores com alimentos e produtos de higiene pessoal, um cheque-donativo de 133 mil randes angariados pelo Club Sport Martimo de Joanesburgo numa festa que organizou em conjunto com a Casa da Madeira em Alberton, e equipamento porttil para purificao de gua. Lembra-se que o temporal de Fevereiro de 2010 teve um efeito devastador no sistema de distribuio de gua potvel, que ficou danificado com a violncia das guas da inundao que galgaram as defesas das levadas. Durante a visita usaram da palavra o chefe de operaes do Gift of the

Givers, Alluden Sayed; o jornalista Jos Lus Silva, correspondente na frica do Sul do Dirio de Notcias do Funchal; a ativista portuguesa do Gift of the Givers, Ana Neto; o presidente do Club Sport Martimo de Joanesburgo, Alberto Santo; e a encerrar o perodo de discursos a secretria regional Dra. Conceio Estudante, que nessa tarde embarcou de regresso ao Funchal, terminando assim o priplo de onze dias pela RSA.

FONTE:

14

15

COMUNIDADES
aqui representava o Governo Regional da Madeira, presidido pelo Dr. Alberto Joo Jardim, e era com muita honra e com muita satisfao que ali estava a celebrar o Dia da Autonomia da Madeira, e simultaneamente o Dia das Comunidades Madeirenses espalhadas por todo o mundo, realando ao longo do seu improviso: Esta proporo dos dez milhes de portugueses em Portugal continental e insular, e cinco milhes no estrangeiro, referidos pela Dra. Gabriela Soares de Albergaria, no que diz respeito comunidade madeirense tem um significado e um peso muito maior, porque se na Madeira somos duzentos e sessenta mil, nas comunidades somos muito mais de um milho, por aqui se vendo a importncia que tem que ser dada existncia de uma dispora madeirense espalhada por todos os cinco continentes. Em todos os continentes esta comunidade idntica na sua diversidade, uma comunidade que no esquece, uma comunidade que continua a saber dizer a palavra saudade em portugus, e sabe vivla, que no esquece a Ptria-me, no esquece a sua terra, nem esquece as suas tradies, e por isso que existem locais como este, e por isso que existem festas como esta, em que os madeirenses se juntam aos seus amigos e celebram a Autonomia da Madeira e comemoram o Dia das Comunidades Madeirenses. por isso que o Governo Regional, sempre que possvel, est presente algures no mundo, e este ano a representao do Governo Regional se fez nas duas maiores e mais importantes no exterior, estou eu aqui convosco na frica do Sul, e esteve um colega meu na Venezuela, exatamente para as mesmas celebraes, isto porque o Governo Regional reconhece e quer que as comunidades saibam que lhes reconhecida essa importncia. uma importncia que tem que ter dois sentidos, e no uma importncia que seja reconhecida por ns, uma importncia que tem que ser reconhecida por vs prprios, que tenhamos conscincia do vosso valor, que saibamos criar os sentimentos de orgulho e de autoestima por aquilo que sois na comunidade onde estais e, felizmente para ns, bom ver que a comunidade reconhecida pelas autoridades locais no seu papel

COMUNIDADES

festejam nesta coletividade o Dia da Regio Autnoma, terminando com vivas Madeira, a Portugal e frica do Sul que nos acolheu de braos abertos. Nesta celebrao, iniciada com a entoao dos hinos da frica do Sul, de Portugal e da Regio Autnoma da Madeira, atuaram Michael Teixeira, o grupo South frica Fire Dancers, o rancho folclrico da CSM, e o grupo coral da Universidade Snior Boa Esperana, com a msica no convvio a cargo da DJ VIX, e em que a ilustre visitante foi presenteada com algumas lembranas, foram dirigidas pelo comendador Joo Canha algumas palavras alusivas efemride que se comemorava, aps a que a convite, a encarregada de negcios de Portugal, na frica do Sul, Dra. Gabriela Soares de Albergaria, comeando por a todos saudar, afirmar na sua interveno: Creio essencialmente que nos reunimos aqui hoje para celebrarmos aquilo que somos, o que nos une, o que nos identifica, nos distingue. Tenho acompanhado a senhora secretria regional nos ltimos dias aqui pela frica do Sul, e tenho ouvido a sua mensagem, toda ela consistente com aquilo que temos vindo a transmitir ao longo dos ltimos anos, que uma mensagem de apelo unio, ainda que na diversidade uma mensagem de apelo perseverana e coragem nos momentos de dificuldade. uma mensagem de confiana no futuro que temos de construir juntos, um futuro que tem necessariamente de passar pela vinculao quilo que efetivamente somos, um futuro

que tem necessariamente de passar pelo orgulho da nossa identidade, que so exatamente as mesmas que desenhamos no Continente, na Madeira, nos Aores, na frica do Sul ou na Austrlia. um futuro que ter necessariamente de passar pelo facto de que falamos exatamente a mesma lngua, e que teremos de ter capacidade de preservar em comum, um futuro que tem certamente de continuar a passar pelo facto de independentemente onde estivermos, continuarmos mutuamente preocupados com o que se passa com os nossos compatriotas, estejam eles no continente, na Madeira, na Austrlia ou na China, finalizando o seu improviso com esta afirmao: Creio que importante que se saiba que somos neste momento quinze milhes de portugueses, dez em Portugal continental e ilhas, e cinco espalhados pelos cinco continentes que este planeta tem, mas que nos tem sabido manter unidos, e que teremos de continuar a sabermo-nos manter unidos naquilo que nos comum a todos, que a nossa lngua, a nossa cultura, e as nossas tradies, isso que nos mantm unidos e nos faz to prprios e nos confere a nossa identidade. Convidada a proferir algumas palavras a assinalar a sua segunda visita capital sul-africana para presidir a estas celebraes, e a primeira a este novo salo Prola do Atlntico, a Dra. Conceio Estudante depois de saudar os presentes e referir ser com muita honra e com grande satisfao que

social, no seu papel econmico, e na contribuio que d para o crescimento e para as condies de vida, aqui no caso concreto da frica do Sul. E importante para ns que a imagem que possais dar da Madeira e de Portugal corresponda a uma imagem de qualidade, imagem que ns hoje, tambm na nossa terra, queremos promover l fora e que todos vs tendes conhecimento que a Madeira hoje uma regio muito diferente da regio que existia h trinta anos atrs. Estes trinta anos de autonomia que permitiram que a Madeira sasse do estado de subdesenvolvimento, passando de uma das regies mais pobres da Europa, para uma regio onde o produto interno passou acima da mdia europeia, fruto do trabalho de muita gente, e tambm da contribuio de todas as comunidades madeirenses, e com orgulho que dizemos isto, e podemos afirmar que a Madeira de hoje na sua condio de destino turstico mundial reconhecida como uma terra de qualidade, uma terra com uma prestao de servio reconhecida e qualificada por todos os que a visitam, que sabe receber e que sabe oferecer aquilo que sabe fazer melhor, receber os seus turistas, e fazer com que eles regressem, muitas vezes uma taxa que vai aos quarenta e cinco por cento de clientes repetentes na nossa regio, o que atesta bem a forma como quem l vai, sabe avaliar e sabe verificar a qualidade que temos.

E dessa nossa terra que ns queremos que todos vocs se orgulhem e tenham vontade de conhecer, especialmente aqueles que j esto h muito tempo sem l ir, e sobretudo aqueles que nunca l foram, e que so certamente as novas geraes, que preciso cativar e preciso motivar, para conhecerem as suas razes, porque esse conhecimento das razes que lhes permitir fazer a continuidade do esprito que trouxe os vossos avs e os vossos pais aqui nesta terra, que o esprito do trabalho, da coragem e da honestidade. Falou-se aqui da beleza da Madeira, mas a beleza da Madeira uma beleza natural, mas trabalhada com muito suor e muitas lgrimas para construir aquilo que l est. Falou-se nos terraos de basalto, verdade, mas os terraos de basalto, as estradas e tneis da Madeira so trabalho humano, algum dele doloroso do passado, mas sempre trabalho humano. A beleza da Madeira, assim como o ambiente e as qualidades tm que ser mantidas, porque com essas qualidades que ns queremos que as nossas comunidades se orgulhem, se reconheam e faam elas prprias tambm a promoo da Madeira no mundo. Todos vs sois e podereis ser os melhores embaixadores da Madeira, para isso temos de trabalhar todos em conjunto para que essa identidade, como j foi dito e eu repito, seja

mantida, seja reconhecida e preservada por muitas e muitas geraes que venham a existir aqui, no caso concreto na frica do Sul, em Joanesburgo, em Pretria, Durban e todas as outras cidades, como em todo o mundo, assim como pretendemos tambm que haja uma ligao maior entre todas as comunidades, que se reconheam e se identifiquem com a Madeira, com Portugal e com a nossa lngua. Nesta sala magnfica, que eu aproveito para dar os parabns aos rgos sociais desta instituio, por conseguirem este verdadeiro up-grade nas instalaes que aqui fizeram, para poder dar melhores condies e ter maior dignidade na representao que fazem da sua terra, aqui em terras sul-africanas, a quem desejo as maiores felicidades a esta Casa Social da Madeira, em Pretria, que continue o seu trabalho em prol da comunidade e nas suas diferentes reas de interveno cultural, econmica e social, e desejo a todos as maiores felicidades, esperando que mesmo os mais jovens que no falam portugus, sejam solidrios com esta mensagem, Viva a Madeira, Viva Portugal.

FONTE:

16

17

ECONOMIA E FINANAS

ECONOMIA E FINANAS

Apoios de 143 milhes a projectos madeirenses


O Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Inovao da Regio Autnoma da Madeira (EMPREENDINOV) j ajudou, desde 2007, em 143 milhes de euros, muitos empresrios madeirenses. O dado foi lanado no incio desta semana pelo secretrio regional dos Assuntos Sociais, a propsito da inaugurao da primeira Ergoviso Funchal, uma tica franchisada, situada na Rua dos Aranhas, que beneficiou deste sistema de incentivos do Instituto de Desenvolvimento da Madeira (IDE). Francisco Jardim Ramos salientou que, atravs do IDE, o Governo Regional tem ajudado muitos promotores a criarem o seu prprio emprego, como o caso do jovem casal, Filipe Gouveia e Patrcia Baptista. Neste contexto muito difcil em que estamos a viver - a Europa, Portugal e a Regio Autnoma da Madeira - em que h uma grande dificuldade na criao de emprego, ver jovens a abalanar-se na criao do seu prprio emprego muito bom, disse o secretrio regional. A propsito, considerou que este um bom exemplo para outros jovens aproveitarem todos os incentivos financeiros disponveis e poderem lanar mos obra e desenvolver projetos muito interessantes. Em relao a este franchising, Jardim Ramos destacou a originalidade das entregas ao domiclio, rea em que as lojas de venda de culos ainda no se tinham lanado. Deste projecto empresarial, saltou-me vista a disponibilidade para a entrega ao domiclio de culos. Acho que um nicho de mercado que ainda no estava a ser explorado por ningum que est neste mercado e penso que uma boa oportunidade de negcio, disse Jardim Ramos.

Mercado alemo a subir


A ocupao hoteleira na Madeira desceu 8,8 por cento em maio, quando comparada com o ms homlogo, seguindo a tendncia j registada em abril. De acordo com os dados preliminares da Direo Regional de Estatstica, os responsveis pela queda so os mercados emissores de Portugal, com reduo de 34,3 por cento e do Reino Unido, com menos 24,1 por cento. J o mercado alemo regista a nica tendncia de subida ao aumentar 15,5 por cento, quando comparado com o perodo homlogo. Em termos absolutos, foram registadas na regio cerca de 525 mil dormidas naquele ms (14,9 por cento do total das dormidas ocorridas no territrio nacional). Os proveitos totais ultrapassaram os 25 milhes de euros, tendo decrescido 2,9 por cento em relao a maio de 2011. O RevPAR, que mede o proveito obtido por quarto disponvel, atingiu os 35,28 euros, menos 0,5 por cento que no mesmo ms do ano anterior. A taxa de ocupao (cama), em maio de 2012, atingiu os 59,4 por cento, menos meio ponto percentual que a taxa registada no mesmo ms do ano anterior. Dos 63 hotis em funcionamento, no perodo em anlise, a liderana das unidades hoteleiras de quatro estrelas, que conseguem uma taxa de ocupao mensal de 66 por cento.

400 toneladas de produtos vendidos at o final do ano


O director regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural disse, no passado fim-de-semana, em Santana que at o final deste ano, a empresa municipal Terra Cidade dever comercializar perto de 400 toneladas de produtos agrcolas. Bernardo Arajo falava na cerimnia de abertura do 48 Horas a Bailar XXVIII Festival Regional de Folclore, que decorre at amanh naquela localidade, sob o tema Mercados e feiras. O governante enalteceu a importncia da empresa Terra Cidade, no s a nvel local como o impacto a nvel regional porque permite comercializar produtos de cerca de 125 agricultores de sete concelhos diferentes. um projecto que tem vindo a crescer sustentadamente. No ano passado, a empresa comercializou cerca de 95 toneladas de produtos agrcolas diversos. S no primeiro semestre deste ano, j vendeu cerca de 220 toneladas. De acordo com o director regional da Agricultura, muito importante falarmos em comercializao, num momento em que necessrio produzir mais agricultura, mais produtos atendendo quilo a que o mercado precisa, porque temos que produzir mais, importar menos, se possvel exportar mais para conseguirmos mais rendimento para os nossos produtores e aumentar o rendimento da nossa economia. Neste sentido, enalteceu a viso do presidente da Cmara em fazer todo este trabalho impressionante que vem, no s beneficiar o concelho mas toda a RAM. Diversas entidades colaboraram com a Casa do Povo de Santana em mais uma edio deste festival, nomeadamente, a Cmara Municipal local e a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, atravs da Direco Regional de Agricultura. Bernardo Arajo reiterou que os grupos de folclore so a alma deste festival, so eles que merecem um agradecimento especial por tudo o que tm vindo a fazer nos ltimos anos, em todos os festivais na defesa, preservao e divulgao do nosso patrimnio.

18

19

ECONOMIA E FINANAS

EDUCAO E CULTURA

Grupos de folclore honram a Madeira


Terminou no passado fim-de-semana mais uma edio do 48 Horas a Bailar, com o Festival Regional a ter decorrido durante a tarde, no palco montado em frente Cmara Municipal de Santana. O evento, organizado pela Casa do Povo, em parceria com a autarquia a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, atraiu milhares de pessoas este fim-desemana quele concelho do norte. Presente na entrega dos diplomas aos 18 grupos participantes e oriundos de toda a ilha, o presidente do Governo fez questo de pedir um aplauso para os grupos. Vocs so os verdadeiros heris deste festival, disse Jardim. Estes grupos folclricos honram a Madeira, so para ns, a certeza de que as nossas tradies, que vm dos trisavs dos nossos trisavs, continuaro pelas prximas geraes. A este propsito e com o objetivo de dar a conhecer e divulgar as nossas tradies, o Centro das Comunidades Madeirenses informa o site da Associao de Folclore e Etnografia da Regio Autnoma da Madeira http://www.folcloredamadeira.com/.

Cartas bordadas para mim devolvem idosos vida ativa


Cartas Bordadas para Mim o ttulo de um projecto que est a ser dinamizado pelo madeirense Hugo Castro Andrade e pelo colega Pedro Augusto, alunos do Mestrado em Teatro e Comunidade da Escola Superior de Teatro e Cinema, junto da comunidade snior de Amadora, com o apoio da Cmara Municipal de Amadora, e de uma associao de solidariedade social de apoio a reformados e pensionistas. Segundo os autores do projecto a consciencializao de que o nmero de idosos que vivem sozinhos ou isolados tem vindo a aumentar, e a vontade dos dois jovens em dar o seu contributo para a incluso desta camada populacional na vida ativa comunitria, levou-os a desenvolverem a iniciativa que alia o teatro, a escrita e a educao, culminando num espectculo agendado para o dia 21, no auditrio Joo Mota, na ESTC. Atravs de um trabalho de consciencializao corporal e da leitura das cartas escritas construiu-se uma fico intercalando esta realidade com excertos de textos de autores consagrados (Gabriel Garcia Marques, Brecht, Fernando Pessoa) criando uma mistura com fico que resultou no espectculo em causa. Mais importante at, a incluso dos idosos da localidade e a sua motivao para participarem no projecto. Segundo Hugo Andrade e Pedro Augusto, o projecto Cartas Bordadas Para Mim parte da ideia de que tal como as cartas deixaram de se enviar e de se receber, tambm a vontade e o prazer de as partilhar se desfez. A intimidade passou a ser menos partilhada entre as pessoas. O no receber uma carta pode aumentar a solido. Por isso este projecto lanou o desafio de escreverem cartas e tem recebido variadas cartas originrias de vrios pontos do Pas, essencialmente de Mafra, Porto e Madeira. O projecto est a ser divulgado em http://www.facebook.com/cartasbordadasparamim, onde h comentrios, opinies e sugestes ao projecto e participao do pblico. O objectivo a apresentao do espectculo mas ficar sempre em aberto a pgina no facebook para que todas as pessoas possam continuar a participar e a partilhar cartas sem tempo e sem idade, referem os dinamizadores da iniciativa, que destacam ainda a parceria indita criada entre a ESTC e a autarquia local. O madeirense Hugo Andrade diz que abraou este projecto com muito empenho e dedicao, pois sentia uma necessidade urgente de trabalhar junto dos idosos e combater a negligncia da sociedade em relao a estes. J Pedro Augusto, diz que aliciante trabalhar com os seniores porque so uma inesgotvel fonte de conhecimentos devido s suas experincias e s suas vivncias.

Semana Gastronmica com prata da casa


com a prata da casa, a nvel musical, que a Cmara Municipal de Machico ir organizar, este ano, a 27. Semana Gastronmica de Machico, que se realiza entre os dias 27 de Julho e 5 de Agosto. Com 22 stands confirmados, um nmero semelhante ao do ano passado, o objectivo continua a ser o de divulgar a comida tpica regional, num evento que classificado como o maior certame gastronmico da Regio. Sendo este o palco ideal para os estabelecimentos de restaurao do concelho mostrarem e divulgarem as suas especialidades, esta , de resto, a maior aposta desta Semana Gastronmica, que ir contar com um programa diversificado de artistas, entre grupos folclricos e de msica tradicional, e ritmos modernos. O Vespas Club voltar a marcar presena, com a sua discoteca ao vivo, no dia 4. Este cartaz turstico, sobejamente conhecido, que j soma quase 30 anos, tambm fica marcado, este ano, pela poltica de conteno que tem sido apangio das cmaras municipais da Madeira, sofrendo cortes no oramento na ordem dos 50%, conforme avanou fonte da autarquia. Ainda assim, haver animao todos os dias e algumas surpresas, como a presena de um stand de fora do concelho, com produtos regionais, adiantou a nossa fonte.

20

21

EDUCAO E CULTURA

EDUCAO E CULTURA

em todos os pases, que nenhum AO abrange e que, por isso, cada um ficaria com a sua grafia, que entender-nosamos todos, sem problemas nenhuns. Opinies divergentes parte, o director regional de Educao considera que a aceitao da nova grafia uma questo de tempo e de hbito. No o primeiro Acordo Ortogrfico que eu apanho, o segundo, e h sempre aquela resistncia de incio, mas depois habituamo-nos, afirmou, com um sorriso.

Madeira adota nova grafia de forma pacfica e gradual


O processo de transio para o novo Acordo Ortogrfico (AO) est a decorrer sem celeumas nas escolas da Regio Autnoma da Madeira, referiu o director regional de Educao. Uma matria pacfica e que no est a gerar qualquer controvrsia, muito em parte pela forma como o Governo Regional a est a conduzir, defendeu Joo Estanqueiro. Houve uma aposta muito grande na formao para o pessoal docente e no docente, e para os alunos, nas suas aulas de Lngua Portuguesa, em actividades do complemento e do enriquecimento do currculo. Tambm temos no terreno uma equipa de acompanhamento e que d formao para os novos programas de Portugus. Por outro lado, continuou, o Ministrio da Educao disponibilizou aquele conversor ortogrfico, o Lince, para instalar nos computadores. um processo que est a acontecer de forma gradual e sem quaisquer constrangimentos, muito simples e pacfico, pelo menos aqui na Madeira, congratulou-se. Quanto a eventuais dificuldades dos alunos que esto a aprender a escrever e tm de lidar com duas grafias, o director regional foi categrico: No tenho dvidas que capaz de gerar alguma confuso, mas penso que, para ns, j com uma idade superior, capaz de ser mais difcil. Porque os alunos, geralmente, utilizam as novas tecnologias, usam um conversor, portanto, mais fcil. evidente que gera constrangimentos, mas acredito que a transio ser fcil para os estudantes, eles adaptam-se com uma facilidade incrvel, realou ainda. Quanto s crticas em torno da nova grafia, pela voz de um dos seus maiores opositores, o actual presidente do Centro Cultural de Belm, Vasco Graa Moura, que recentemente afirmou que o Acordo Ortogrfico tem de ser revisto, Joo Estanqueiro considera natural haver opinies diferentes em torno do mesmo assunto: Acho que isso normal, atravs de posies e opinies diferentes, atravs do dilogo, que chegamos a algum consenso. Veja-se o exemplo do escritor angolano Jos Eduardo Agualusa, que disse que se Angola no retificasse o AO, por exemplo, que eles at deveriam utilizar a grafia do Brasil, porque o Brasil tem 180 milhes de habitantes e um pas tropical, tal como Angola. Pelo contrrio, o Mia Couto, que moambicano, discordou completamente do Agualusa, e disse que nem sequer era preciso um Acordo, porque as excees so to grandes,

Conversores on-line gratuitos facilitam transio da ortografia H diversas ferramentas on-line para facilitar a transio da antiga grafia para a nova, e de acesso gratuito. O Vocabulrio Ortogrfico do Portugus e o conversor Lince so alguns exemplos, e esto disponveis atravs do endereo www.portaldalinguaportuguesa.org. As novas regras da lngua portuguesa tambm esto e explicadas no guia Nova Ortografia - Modo de usar, disponvel em www.flip.pt/acordo. A Porto Editora tambm facilita esta adaptao, atravs de um conversor que pode ser acedido no seu site. Significado de lngua e ortografia no cerne do conflito do AO Uma certa confuso entre o que lngua e o que ortografia a razo que a professora universitria Lusa Paolinelli atribui para o conflito que est a existir entre as pessoas que esto a favor do Acordo Ortogrfico (AO) e as que esto contra. A docente na rea da Literatura

na Universidade da Madeira e coordenadora no CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusfonas e Europeias) comeou por esclarecer, ao JM, que a lngua no a ortografia, a lngua um sistema pelo qual ns comunicamos, dinmico, que se vai modificando ao longo do tempo e que tem a ver com a cultura, as crenas e a forma de viver dos povos. J a ortografia um sistema grfico, que depende da lngua, isto , quando a lngua muda, a ortografia deve mudar. E o que certo que as pessoas, neste momento, fazem muita confuso e pensam que um novo AO tem a ver com uma mudana da lngua. O que no o caso, defende: A nossa lngua vai continuar a mesma, aquilo que muda ns aproximarmos a nossa grafia fontica. Uma alterao que poder ser benfica para os mais novos, acredita. Provavelmente, essa mudana at vai ter um efeito benfico nas crianas que esto a aprender agora a ler e a escrever, porque, ao aproximar a grafia fontica, a criana aprende a escrever muito mais facilmente. Isso porque, antigamente, tnhamos uma aproximao etimologia e as crianas no percebiam bem porque que determinada palavra era pronunciada de uma maneira e escrita de outra. Quanto aplicao da nova ortografia na UMa, a professora de Literatura considera que a adaptao est a ser muito bem conduzida. A Reitoria teve uma tima poltica, porque aplicou, j h bastante tempo, o AO ao site, aos documentos. Alm do mais, tem havido vrias formaes, tanto da parte da Lingustica, como da Cultura e, por isso,

eu acho que tem tido uma poltica de louvar, que no do contra, o que muito bom. Quanto posio assumida por Vasco Graa Moura, que frontalmente contra a nova grafia, por considerar que em nada contribui para a unidade da ortografia da lngua portuguesa, Lusa Paolinelli volta a argumentar que o escritor tambm poder estar a confundir o que nacionalidade, o que lngua e o que ortografia. Ou seja, nacionalidade e lngua sim, esto juntas, mas ortografia no. No a ortografia que muda a lngua de um povo, o povo que a modifica, quando quer, finalizou a docente. Breve historial do acordo O Acordo Ortogrfico foi alcanado em Dezembro de 1990 e deveria ter entrado em vigor em 1994, mas apenas trs dos estados membros da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP) - Brasil, Cabo Verde e So Tom e Prncipe - aprovaram quer o acordo, quer os dois protocolos modificativos entretanto estabelecidos entre os pases da CPLP. O segundo desses protocolos, de 2004, previu que era suficiente a ratificao do texto por trs pases, para que o mesmo entrasse em vigor. Em Portugal, o AO foi ratificado pelo Parlamento a 16 de Maio de 2008 e promulgado pelo Presidente da Repblica a 21 de Julho do mesmo ano. Brasil e Portugal j o colocaram em vigor, permitindo um prazo para adaptao ao novo normativo, sendo que, no nosso pas prev-se a adoo total do acordo at 2015

22

23

EDUCAO E CULTURA

RELIGIO

Che Sudaka expectantes por concerto na Madeira


Os cabeas-de-cartaz internacionais do Funchal Music Fest (FMF), o grupo Che Sudaka, iro estrear-se na Madeira no ltimo dia do festival, a 19 de Agosto. Oriundos da Colmbia e Argentina, mas radicados desde 2000 em Barcelona, o ano de 2012 muito especial para este grupo, que celebra 10 anos de carreira e mil concertos em 26 pases. Isso mesmo avanou ao JM um dos vocalistas, Leo, que se congratulou por, s no prximo ms de Agosto, os Che Sudaka irem conseguir atuar trs vezes em Portugal, no meio de uma extensa digresso que integra concertos em alguns dos maiores festivais do mundo, como Sziget, na Hungria ou Fuji Rock, no Japo, onde ser celebrado o milsimo concerto da banda. Dessa forma, especificou que no dia 10 vo juntar-se aos Xutos & Pontaps uma banda que admiram muito , Moonspell e Trabalhadores do Comrcio, no 1. Rock Fest Costa Verde (na Pvoa de Varzim), sendo que nove dias depois atuam no Funchal Music Fest e, a 23, no Festival Mar de Agosto, nos Aores. Bem-humorado, Leo adiantou que ser a primeira vez que atuam na Madeira e, sensivelmente, a 10. em Portugal, mas que, apesar de nunca ter vindo ilha, sabe onde ela fica: Como sou argentino, sempre que ia para o meu pas o avio sobrevoava a Madeira, por isso sei exatamente onde que fica. No FMF, Leo garantiu que o pblico poder esperar um show de rock, com muita msica popular e muita energia, rematando que Portugal um pas que gostamos muito, j que temos vrias experincias positivas a tocar a. Portugal um dos stios que mais nos apetece ir e um stio como a Madeira motiva muito, algo novo, realou.

Maternidade de Maria continua a acolher-nos


O bispo do Funchal presidiu no domingo passado, pela primeira vez, celebrao festiva de Nossa Senhora da Piedade, na capela do Mosteiro das Clarissas, no stio da Caldeira. Perante numerosos fiis da parquia do Carmo a que pertencem, D. Antnio Carrilho lembrou as mes que sofrem, numa aluso especfica imagem de Nossa Senhora com o Cristo morto nos braos, junto cruz, no Calvrio, recebendo-nos tambm nesse momento como seus filhos. A Senhora da Piedade a imagem do mximo sofrimento, como a dizer confiem em mim; a maternidade de Maria que vem ao nosso encontro e vela por ns, em particular no que mais exigente e de maior sofrimento, sublinhou. A maternidade de Maria, acrescentou, toca tudo o que vida, morte e sofrimento, envolve e abrange tudo o que s pessoas diz respeito, ajudanos a ser solidrios para os que mais sofrem. Na concelebrao eucarstica a que presidiu na capela das Irms Clarissas, por ocasio da festa de Nossa Senhora da Piedade, D. Antnio Carrilho lembrou ainda a devoo que dedicada mesma imagem em Loul, sua terra natal. Uma imagem muito querida de todos os louletanos e algarvios, at pelos que esto emigrados, e que conhecida como Me Soberana, referiu. Com o bispo do Funchal celebraram o padre Bonifcio Santos, proco do Carmo, e o padre Antnio Estvo Fernandes. O coro Sorriso de Maria animou a liturgia. E a Banda Nova do Recreio Campons, de Cmara de Lobos, saudou os participantes na Missa, aps a qual sau a procisso.

Sunset Pool Party relana Tubaro Club


j este sbado que So Vicente ir receber a maior festa de Vero alguma vez produzida na ilha da Madeira, a Sunset Pool Party, organizada pelo Tubaro Club como festa de lanamento deste espao, reaberto recentemente. Apresentando como cabea-de-cartaz o DJ e produtor portugus Hallux Makenzo, produtor de temas bem conhecidos como Makulele, Mulher Solteira, Ai se eu te pego, Br Br Br, Tchu Tcha Tcha, Amar no pecado e Ela quer danar, este evento ter duas reas distintas: uma com o DJ e produtor convidado (situada nas piscinas de So Vicente) e outra rea dedicada msica dos anos 1980, com a DJ Cristiana Paixo, (no Tubaro Club). O warm-up de Hallux Makenzo - artista freelancer que tem atuado em diversos pontos do mundo, como Brasil e Albnia -, ser feito pelo DJ AzZ (na foto), entre as 23h e as 02h30, que promete msica comercial para anteceder esta grande festa. Envolvido igualmente na organizao do evento, o DJ AzZ adiantou ao JM j terem vendido imensas pulseiras de acesso festa - que custam 5, se compradas atempadamente, e 8, no dia, no local. O responsvel lembrou ainda que estas pulseiras podero ser adquiridas nas lojas Tien21 (patrocinador oficial da iniciativa), no Alfa Snack-Bar, no cabeleireiro Glamour, no Sangria Bar Juncos e na Feiteiras Electromveis (em So Vicente), na TMN (da Boaventura), no Jos Lus Sousa (na Faj da Ovelha), na Electromendes (em Cmara de Lobos), no Rodrigues Frio (na Ponta do Sol), na Intelsol (na Calheta), na Mveis Vieira (em Machico) e na roulotte do Aeroporto, em Santa Cruz. Tendo como dress code o bikini e os cales de banho, as portas abrem s 17h, para quem quiser usar a piscina e ainda barracas de comes e bebes.

24

25

RELIGIO

RELIGIO

Madeira prepara visita de D. Bosco

D. Antnio apela fidelidade na f no tempo actual


Como no tempo do Profeta Elias que no Monte Carmelo (tambm conhecido na Bblia por montanha santa, lugar do encontro com Deus) foi o grande paladino do Deus nico e verdadeiro, chamando a ateno do povo para no se deixar contaminar pelas sociedades politestas da poca; espera-se dos cristos de hoje fidelidade na f e opo concreta pelo caminho a seguir, disse esta semana D. Antnio Carrilho. O bispo do Funchal falava na eucaristia da solenidade de Nossa Senhora do Carmo, na igreja dos Carmelitas Descalos. Trata-se de uma exigncia de fidelidade, de definio, no sentido de saber a quem quereis servir ou seguir, quem afinal o vosso Deus?, sublinhou. Tal como no passado, podemos dizer no nosso tempo que a opo da f, no sentido de uma f definida que procura aprofundar-se, esclarecer-se e libertar-se das mltiplas influncias nas circunstncias em que vivemos na sociedade actual, tambm uma exigncia que os cristos devem levar a cabo, sem receios, salientou na sua mensagem dirigida assembleia de fiis que enchia por completo a igreja dos Carmelitas. Ano da F e Vaticano II interpelam a atualidade A propsito destas exigncias, o bispo do Funchal lembrou ainda a proposta do Papa Bento XVI para a celebrao do Ano da F (entre Outubro de 20012 e Novembro de 2013), procurando uma fidelidade a este tempo na linguagem actual, no caminho da doutrina do Conclio Vaticano II; linguagem essa que ns queremos lanar na Igreja de hoje, para a tornar mais viva e presente

A Madeira junta-se s comunidades que no prximo futuro vo receber as relquias do fundador dos Salesianos. Antes de chegar ao Funchal, no dia 30 de Agosto, a peregrinao de Dom Bosco vai estar em Cabo Verde e depois parte para outras comunidades de Portugal, Vila do Conde, Arcozelo e Ponte de Vagos. Para este acontecimento, que tem tambm em vista a preparao dos 200 anos do nascimento do pai e mestre dos jovens, a celebrar em 2015, a Famlia salesiana est a providenciar todos os esforos para a sua concretizao. As escolas aceleram a programao desses dias, pois querem que os seus alunos possam ir para frias informados e entusiasmados com a ideia de comear o novo ano letivo acolhendo Dom Bosco em festa, envolvendo tambm as suas famlias, l-se no site oficial da visita ao nosso pas. As dioceses por onde passar abrem as suas portas para uma vivncia de Igreja intensa e espiritual, movimentando sobretudo o sector de animao diocesana da juventude. Jovens e educadores, famlias, sacerdotes e religiosos admiraro as maravilhas que Deus realizou por intermdio do pequeno pastor dos Becchi, que se tornou pai e mestre da juventude, com uma pedagogia sempre actual, refere-se. Entre ns, os preparativos esto centrados na Escola Salesiana de Artes e Ofcios; e sabe-se desde j que no dia 30 de Agosto haver uma cerimnia de acolhimento especial; e no dia 31 uma eucaristia solene de despedida. Os salesianos esto no Funchal desde 1950 e, para alm da Escola, a eles esto associados: o Centro de Antigos Alunos, os Cooperadores Salesianos e a Parquia de Nossa Senhora de Ftima.

numa sociedade, para que as suas dificuldades possam ser superadas de forma acessvel e correta, considerou. Escapulrio garante proteo de Maria Na sua reflexo, D. Antnio aludiu tambm ao smbolo que muito conhecido de todos os devotos de Nossa Senhora do Carmo, isto , o Escapulrio. Ele sinal da Me que est muito perto dos seus filhos, a maternidade espiritual de Maria que se exerce de imensas formas; e o que aqui est em causa olhar a Me como modelo

e proteo, mas ao mesmo tempo aproveitar e beneficiar de tudo aquilo que foi a expresso desta maternidade, explicou. A tradio do Escapulrio, como sinal de proteo , por outro lado, um estmulo imitao de Nossa Senhora, uma promessa de salvao que significa que h um apelo a seguir Jesus Cristo e a pr em prtica a sua mensagem. Como dizia So Bernardo: quem por fora se cobre com a sua veste, tambm por dentro se h de revestir das suas virtudes, apontou o bispo do Funchal. A animao litrgica esteve a cargo do Coro da Catedral, dirigido pelo maestro Victor Costa.

26

27

DESPORTO

DESPORTO

Houve erros de apreciao


No h ainda sucessor para a vaga deixada em aberto por Jorge Carvalho no cargo de director regional de Juventude e Desporto. Francisco Gomes ter sido uma forte possibilidade para ocupar o cargo, mas existe um requisito, legal, essencial que o impede de ser nomeado: o presidente do CAB completou a sua licenciatura em 2002 e para ser nomeado teriam que ter passado o mnimo de 12 anos desde essa concluso. No passado dia 10 de julho, margem da cerimnia de inaugurao das novas instalaes do Grupo ACIN, na Ribeira Brava, Alberto Joo Jardim abordou este assunto, bem como as razes que estiveram na origem da sada de Jorge Carvalho. Quem escolhe o director o secretrio regional Em relao ao sucessor, o presidente do Governo Regional da Madeira esclareceu, inicialmente, que no convido ningum, pois quem convida o secretrio regional. Eu limitome a aprovar ou no aprovar e a assinar o documento de nomeao. Acrescentou que at agora ainda no me chegou indicao de ningum. Por isso, que eu saiba, no est nada confirmado. De resto, assegurou que eu apoio quem o secretrio regional escolher, esclarecendo que quem responde perante mim so os secretrios regionais, no so os diretores. De maneira que, para o secretrio regional poder responder perante mim vontade, ele tem que ter a margem de liberdade para escolher os diretores regionais que entender. De seguida, mostrou-se disponvel para esclarecer uma srie de questes, em redor das verbas destinadas ao desporto. Eu esclareo toda esta questo volta do desporto, porque muito simples. Vocs lembram-se que quando foi a discusso do Programa de Governo eu disse que vamos abater 15 por cento na rea do desporto, vamos privilegiar o futebol profissional porque tem retorno financeiro para a Regio e a nica modalidade que traz

Demisso confirmada
Jaime Freitas, secretrio regional da Educao e Recursos Humanos, confirmou no incio desta semana a demisso de Jorge Carvalho do cargo de director regional do Desporto. O governante madeirense confirmou o que desde a passada sexta-feira j se especulava, garantindo que no foi possvel demover Jorge Carvalho das suas intenes. No foi possvel demov-lo das suas intenes e por isso mesmo a sua demisso est consumada. Brevemente vamos avanar com o nome do novo Director Regional do Desporto e da sua equipa e esperamos colocar em prtica o projecto desportivo para a Madeira, que como sabemos contou com a colaborao de muitos agentes desportivos. Esto reunidas as condies para darmos continuidade a este projecto, lembrou Jaime Freitas. O secretrio regional da Educao fez ainda questo de esclarecer que este projecto do novo modelo desportivo para a Madeira o mais justo tendo em conta as actuais circunstncias, no deixando de admitir no entanto que mais verbas iriam potenciar ainda mais o desporto regional mas h limites que no podem ser ultrapassados, assegurou. Jaime Freitas fez ainda questo de afirmar que o Governo Regional vai continua a trabalhar e tudo far para que o desporto da Regio seja sustentvel, disse a concluir o governante.

gente aqui e que movimenta o turismo. Depois, temos tambm as modalidades que tm ttulos nacionais e que tm sucesso fora da Madeira, como exemplo o tnis de mesa, o badminton, o basquetebol, o andebol... H tambm a formao, lembrou. Ningum pode ultrapassar o Conselho de Governo Prosseguindo, frisou que isto foi dito na discusso do Programa de Governo, na discusso do Oramento e em vrios eventos que houve de clubes desportivos e eu no posso ser confrontado com um documento que no corresponde aquilo que eu defini como poltica desportiva. Assegurou que no me sinto ultrapassado, porque a ltima deciso sempre minha e relevou que o que me espanta que haja pessoas que pensam que podem dar ordens ao presidente do Governo e ao Conselho de Governo. Isso que me espanta. Jardim considera que isso sucede porque vivemos numa civilizao em que toda a gente tem a mania que importante e que pode dar ordens em todo o lado e toda a gente quer viver em autogesto. Ora, o Governo Regional uma estrutura hierrquica. Tem um presidente, tem um Conselho de Governo... Portanto, a ltima deciso cabe ao Conselho de Governo. Ningum pode ultrapassar o Conselho de Governo. O dinheiro para praticantes e no para as associaes Aps destacar que eu defini de uma maneira e dessa maneira, deu conta de alguns pormenores que

o desgostaram na elaborao do documento: no posso aceitar, por exemplo, que quando se est a reduzir dinheiro e se tenha que aplicar dinheiro para levar por diante por exemplo a formao, eu esteja a apoiar uma associao de associaes. Eu pergunto: Que desporto que esses senhores praticam? Explicou que o dinheiro rigorosamente para actividades. A certa altura apareceu-me um projecto que previa nove por cento para associaes. Eu disse: nove por cento para associaes? Os clubes que precisam do dinheiro. Isto para praticantes. No para as pessoas terem cargos. A, j levaram um corte grande. E Jardim diz que chamo a mim o corte, porque o dinheiro para praticantes e quem pratica. No para uns felizardos senhores se sentarem a fazer reunies e darem umas voltas. Em suma, confrontado com o que ter falhado em todo este processo, presidente do Executivo Regional sintetizou: houve erros de apreciao do que estava determinado. Jaime Freitas no confirma Francisco Gomes Refira-se que, igualmente na passada tera-feira, quando questionado sobre se Francisco Gomes seria o novo director regional, Jaime Freitas, secretrio regional de Educao e Recursos Humanos, disse que no confirmo o nome que foi anunciado. Ser feito quando estiverem reunidas as circunstncias adequadas para o efeito. Neste momento no estamos em condies de confirmar nenhum nome daqueles que esto a ser falados.

E ao terceiro teste os verde-rubros reprovaram


Depois de duas vitrias consecutivas, o Martimo vacilou no terceiro jogo do estgio que cumpre no norte do pas, e perdeu no passado dia 10 de julho, frente Acadmica, por 3-0, naquele que foi o teste com maior grau dificuldade dos ltimos dias. Alm de defrontar um adversrio com melhores argumentos que Feirense e Gil Vicente, os ltimos oponentes, os madeirenses tiveram de enfrentar uma intensa vaga de calor que assolou ontem a regio do Luso, no centro do pas, e que tornou a prtica desportiva no limite do suportvel. Tal como se previa, Pedro Martins apostou para este ensaio no onze mais forte, e provavelmente aquele que apresentar a 2 de Agosto, no primeiro jogo oficial, a contar para a Liga Europa. Ainda assim, a equipa madeirense sentiu muitas dificuldades e entrar no desafio, e perante um adversrio que se adaptou melhor ao calor, acabou por sofrer ao primeiro golo passagem do minuto 26, num remate acrobtico de Marinho. O tento contrrio tolheu ainda mais a clarividncia maritimista, que quatro minutos depois voltou a sofrer novo golo, desta vez num cabeceamento contrrio Ciss entre os centrais. Nesta primeira parte, um cabeceamento de Danilo e um remate de Heldon foi o melhor que a equipa conseguiu fazer, antes do forado intervalo depois de um desentendimento entre Hlder Cabral e Briguel (ver caixa). Para o segundo tempo, e com algumas alteraes efetuadas o Martimo ganhou algum fulgor e surgiu mais solto, criando mais oportunidades junto baliza de Ricardo, com destaque para um forte remate de Ibrahim trave da baliza da Acadmica, e para um livre de Rben Ferreira, que saiu um pouco ao lado do alvo. J perto do final, quando tudo parecia encaminhar-se para que o ensaio terminasse com 2-0 que veio da primeira parte, os estudantes ampliaram a vantagem, j em cima do minuto 90, com um tento de Magique, que depois de ter alinhado na primeira parte, entrou para cumprir os ltimos minutos da partida.

28

29

DESPORTO

DESPORTO

Unio perde (3-1) com o Martimo B


O Unio teve uma melhor abordagem inicial mas os maritimistas a equilibrarem as operaes e marcaram um bom golo por Nuno Rocha a passe de Joo Vieira. O Unio empatou em cima do intervalo por Kiko, de cabea, na sequncia de um canto. Segunda parte trouxe duas equipas praticamente diferentes e a classe de Rben Andrade e Bruno - quase empatou de livre superiormente cobrado mas o Martimo apresentou uma melhor dinmica - natural, face ao maior tempo de trabalho -, e marcou por Kukula (cabea) e pelo chins Guo. Martimo B (1. parte): Marafona, Armando, Prietos, Rui Monteiro, Brigues, Alex Soares, Bal, Nuno Rocha, Amar, Joo Vieira e Andr Soares. 2. parte: S (Carin), Tiago, Fbio Santos, Lus Miguel, Rodolfo, Ly Guo, Kiko, Andr Ferreira, Tito, Romeu Ribeiro e Kukula. Jogaram ainda Csar e Keke. Unio, SAD: Christopher, Hugo Gomes, Kiko, valos, Carlos Manuel, Tiago, Joel, Steve, Gleibson, Thiago e Chxaro. 2. parte: Marcelo, Marco Freitas, Roberto, valos, Carlos Manuel, Ricardo Fernandes, Hugo Morais, Bruno, Rben, Marquinhos e Jhon. Jogaram ainda Jlio e Pedro Graa. Arbitrou Raul Sousa e marcaram os golos Nuno Rocha (39), Kiko (44), Kukula (70) e Guo (83).

Quero superar dezena de golos


O angolano Mateus, do Nacional, manifestou-se na passada tera-feira confiante de que a sua equipa vai superar a classificao obtida na poca passada e regressar s competies europeias na prxima poca. Em declaraes sua assessoria, o avanado garante haver estabilidade no plantel e harmonia entre o treinador e os jogadores. Ser importante comearmos bem o campeonato, j que foi isso que nos faltou para obtermos uma classificao melhor que nos permitisse estar nas competies europeias. Somos um clube claramente com perfil europeu, uma das cinco melhores equipas do futebol portugus nos ltimos anos, e s no podemos permitir um arranque de campeonato como o da temporada passada, considerou o jogador. Em termos pessoais, Mateus tem o propsito de superar a marca de golos obtida em 2011/12. Sou ambicioso, na poca passada fiz nove golos na Liga, ultrapassei a barreira dos dez golos, no conjunto dos jogos oficiais e mesmo assim estive de fora o ms de Janeiro. Em condies normais, teria ultrapassado os dez golos s no campeonato, se no tivesse participado na CAN. Vou conseguir atingir essa marca na prxima poca, augurou confiante o avanado, um dos capites dos alvinegros.

Rui Alves em marcha para mais um mandato


Cerca de meio milhar de scios e adeptos alvinegros compareceram na passada semana noite no Estdio da Madeira para testemunhar a apresentao da equipa principal de futebol do Nacional que ir competir mais uma vez na liga principal do futebol portugus. E testemunhou tambm o que muitos j aguardavam: a continuidade do seu presidente Rui Alves frente dos destinos diretivos do Nacional para, pelo menos, mais um mandato. Para gudio dos alvinegros presentes na Choupana, entre eles muitos putos da formao e das outras modalidades do clube. Rui Alves fez-lhes a vontade e no seu discurso tambm falou nos jovens e deu a entender que a juventude tambm teve a sua quota-parte nesta deciso. Uma tarde/noite, de resto, em que o presidente voltou a mandar umas farpas e com alvos bem definidos. Por um lado, disse, o Dirio de Notcias da Madeira que no seu entender teima em fazer uma guerra ao futebol e aos apoios. Para o DN o futebol no importante, para eles somos bandidos... Dirigindo-se posteriormente ao vereador do Desporto da Cmara do Funchal que no seu entender no tem competncia, at porque trabalha a meio-tempo para criticar o trabalho que o Nacional est a executar, recordando que aqui tambm estamos a formar os jovens, disse. No contexto da nova poca falou em ambio e verdade da palavra e que os jogadores novos apercebemse facilmente do que isso , porque a mensagem passa dos muitos jogadores que prolongaram a sua estadia na Choupana. O caminho, referiu, de grandes dificuldades mas nas dificuldades que se conseguem as grandes vitrias e os grandes resultados. A fechar no teve pejo em considerar esperar muitas vitrias antes de colocar a nao alvinegra em xtase com o anncio da sua candidatura continuidade. Porqu? Porque s se demitem os incompetentes, os que no tm capacidade para enfrentar as adversidades, convidando a famlia alvinegra a manter a unio, paixo e envolvncia em toda a poca.

Tiago Silva imparvel


Tiago Silva cumpriu o percurso em 17,06 minutos, relegando Edwin Nunes, do Centro de Atletismo do Funchal/ Grupo S, para o segundo lugar, tendo Carlos Freitas, tambm da ADRAP, encerrado o pdio. Seguiram-se-lhes, no top 10, sucessivamente, Ricardo Gouveia, Joo S, Amrico Caldeira, Roberto Prioste, Alberto Rodrigues, Marco Fernandes e Eugnio Pinto. Classificaram-se neste escalo 136 homens. Por equipas, triunfou o Clube de Atletismo do Funchal/Grupo S, com 11 pontos, colocando os seus trs melhores classificados at o quinto lugar: Edwin Nunes (2.), Ricardo Gouveia (4.) e Joo S (5.). ADRAP (2. com 12 pontos) e Horrios do Funchal (3. com 58 pontos) fecharam o pdio. Nos femininos, ganhou Cristina Nascimento, do Centro de Atletismo do Funchal/Grupo S, que percorreu a distncia em 22,15 minutos. Dbora Silva (ADARP) e Julieta Gonalves ((Horrios do Funchal) encerraram o pdio. Depois, at ao 10. lugar, temos Sandra Teixeira, Anita Roque, Ctia Fiqueli, Manuela Morgado, Maria Jos Jardim, Catarina Dinis e Zita Jesus, respetivamente. Classificaram-se neste escalo 22 senhoras. Por equipas, triunfou, igualmente, o Clube de Atletismo do Funchal/ Grupo S, com 15 pontos, seguido dos Horrios do Funchal (20 pontos) e ADRAP (23 pontos). Centenas de atletas cumpriram a clssica Pico dos Barcelos - S. Roque A clssica Pico dos Barcelos - So Roque, pontuvel para o Madeira a Correr, foi extensiva a muitos outros escales. Para alm dos vencedores absolutos Tiago Silva (M) e Cristina Nascimento (F) - temos ainda que nos respetivos escales dos veteranos femininos, brilharam no lugar mais alto do pdio Julieta Gonalves (A), Sandra Teixeira (B), Zita Jesus (C), Maria Jos Jardim (D), Ftima Caldeira (E) e Teresinha Henriques (H). Ainda nos veteranos, mas nos masculinos, ganharam Amrico Caldeira (A), Alberto Rodrigues (B), Emdio Rodrigues (C), Raul Mendes (D), Francisco Viegas (E), Fernando Teles (F), Mrio Cruz (G), e Manfred Gebel (H). Finalmente, nos juniores masculinos, venceu Manuel Gomes, seguido de Paulo macedo e Jorge Pinto.

30

31

DESPORTO

CENTRO DAS COMUNIDADES MADEIRENSES

Daniel Rodrigues bicampeo nacional


Daniel Rodrigues, jovem tenista madeirense do CD Nacional sagrou-se campeo nacional do escalo sub12, nas vertentes singulares e pares masculinos e ainda vice-campeo em pares mistos, no decorrer do campeonato nacional que ontem terminou no Complexo Vilamouratenis, no Algarve. Na competio de singulares, Daniel Rodrigues afastou, consecutivamente, Duarte Sousa, Simo Alves, David Canavezes e Gonalo Carvalho, at atingir a final. Nesta, o atleta alvinegro teve pela frente Afonso Viana, tenista do Future Tennis Academy que entrou na prova como lder do ranking, a quem venceu por 2-0, com duplo 7/5. J nos pares mistos, Daniel Rodrigues fez dupla precisamente com Afonso Viana, tendo ambos desbravado o caminho para o desafio decisivo, frente a Gonalo Carvalho e Toms Soares. Triunfaram ento por 2-0, com 6/2 e 7/5. Finalmente, nos pares mistos, Daniel Rodrigues teve como parceira Rita Pinto, da Associao Moradores Portela. A dupla ganhou trs jogos at a qualificao para a final, onde viria a baquear ante Francisca Jorge e Afonso Viana, perdendo por 2-0 (6/1 e 6/1).

Algumas informaes teis para os Viajantes (avio)


no residentes na Unio Europeia (UE) e procedentes de pases terceiros mesma UE
(Para uma informao mais completa e rigorosa, consultar as entidades ou a documentao oficial indicada no final)

As Alfndegas nos aeroportos da UE Nos aeroportos comunitrios internacionais, incumbe nomeadamente s Alfndegas administrar os direitos aduaneiros e os impostos (p. ex. IVA e IEC) devidos na importao, bem como controlar a fronteira externa da Unio Europeia (UE) para fins fiscais, econmicos e de proteo da sociedade. Os Estados-membros da UE Os Estados-membros da UE so os seguintes: Alemanha, ustria, Blgica, Dinamarca, Espanha, Finlndia, Frana, Grcia, Holanda, Irlanda, Itlia, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido, Sucia, Estnia, Repblica Checa, Chipre, Letnia, Litunia, Hungria, Malta, Polnia, Eslovnia, Eslovquia, Bulgria e Romnia. Para efeitos do IVA e dos IEC, certos territrios, tais como as Canrias, Gibraltar, as Ilhas Anglo Normandas (p. ex. Jersey e Guernsey), so equiparados a pases terceiros.

32

33

CENTRO DAS COMUNIDADES MADEIRENSES

CENTRO DAS COMUNIDADES MADEIRENSES

A reviso de bagagem Os viajantes procedentes de pases terceiros UE (p. ex. da frica do Sul, da Austrlia, do Brasil, do Canad, dos EUA, da Venezuela) esto sujeitos a controlo aduaneiro, designado de reviso de bagagem (anlise sumria dos objetos transportados nas bagagens). Esse controlo efetua-se no entanto por amostragem ou sempre que a correspondente anlise de risco assim o determine. Quando solicitado, deve o viajante disponibilizar a bagagem e respetivo contedo, sendo esta operao da responsabilidade do viajante. O sistema do Duplo Canal Aps a recolha das respetivas bagagens e ao dirigir-se para a sada, o viajante dever optar por um dos dois canais de sada, fazendo-o de acordo com os critrios definidos para cada um, conforme abaixo ilustrado.

Limite quantitativo inerente s franquias Para os produtos de tabaco e os lcoois e bebidas alcolicas, e para os medicamentos, as isenes esto limitadas s quantidades indicadas no quadro seguinte.

MERCADORIAS

Franquias

Cigarros

200 unidades 100 unidades 50 unidades 250 gramas 1 litro

CANAL VERDE
NADA A DECLARAR
A utilizar por viajantes: Sem bagagem; Com bagagem dentro dos limites das franquias aduaneiras e fiscal; Que transportem bens cuja circulao no seja proibida ou condicionada.

CANAL VERMELHO
MERCADORIAS A DECLARAR
A utilizar por viajantes que no estejam nas condies previstas para o canal verde. (Em caso de dvida, utilize o canal vermelho)
lcoois e bebidas alcolicas (*) (**) Produtos de Tabaco (*) (**)

(charutos com peso mximo de 3 gramas/unidade)

ou Cigarrilhas ou Charutos

ou Tabaco para fumar Bebidas espirituosas

(teor alcolico superior a 22% vol.)

ou Produtos intermdios e Vinhos de mesa

(teor alcolico no superior a 22% vol.)

2 litros

4 litros 16 litros

Franquias aduaneiras e fiscais As franquias aduaneiras e fiscais consistem nas isenes respetivamente de direitos aduaneiros e do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) e de impostos especiais sobre o consumo (IEC), aplicveis s mercadorias contidas nas bagagens pessoais dos viajantes, desde que desprovidas de qualquer carter comercial e se encontrem dentro dos limites pecunirios e quantitativos estabelecidos. Importaes desprovidas de qualquer carter comercial Consideram-se desprovidas de qualquer carter comercial as importaes que apresentem um carter ocasional e que respeitem exclusivamente a mercadorias reservadas ao uso pessoal ou familiar dos viajantes, ou destinadas a ser oferecidas como presente, no devendo a sua natureza ou quantidade traduzir qualquer presuno de ordem comercial. Limite pecunirio inerente s franquias As isenes esto limitadas a 430 por viajante ( 150 para viajantes de idade inferior a 15 anos). Esse montante reporta-se ao valor global (impostos includos) das mercadorias contidas nas bagagens, com excluso dos produtos de tabaco e dos lcoois e bebidas alcolicas, bem como dos medicamentos. O valor de uma mercadoria no pode ser fracionado para efeitos de atribuio de franquias (exemplo: um tapete no valor de 860, transportado por um casal de viajantes, no beneficia de iseno). Direito aduaneiro forfetrio Quando o valor global das mercadorias ultrapassar o limiar pecunirio mas no exceder os 700, poder ser aplicada uma imposio aduaneira de taxa nica (2,5% ad valorem).

e Cervejas Medicamentos

Quantidade correspondente s necessidades pessoais dos viajantes (***)

(*) Ou um sortido proporcional destes diferentes produtos (exemplo: 100 cigarros, 25 charutos, 0,5 litros de whisky, 1 litro de martini, 4 litros de vinho tranquilo e 16 litros de cerveja). (**) Iseno no aplicvel a viajantes de idade inferior a 17 anos. (***) Consultar a Circular Informativa n 148/CD de 2011-07-29 do INFARMED em http://www.infarmed.pt/portal/pls/portal/ docs/1/6398252.PDF para esclarecimento das situaes em que exigida declarao mdica ou cpia da receita mdica.

34

35

CENTRO DAS COMUNIDADES MADEIRENSES


Restries e proibies proibida ou condicionada a importao de determinados bens (p. ex. drogas, precursores de droga, produtos radioativos, armas, explosivos, material de guerra, espcies protegidas de animais ou plantas, assim como partes ou derivados desses animais ou plantas). Alerta-se para as seguintes situaes: Conveno de Washington (CITES) De acordo com a Conveno Internacional sobre o Comrcio Internacional das Espcies da Fauna e Flora Selvagens Ameaadas de Extino (Washington 1973), a exposio com fins comerciais, a venda, a deteno e o transporte para venda ou a compra de qualquer espcime de uma espcie constante desta conveno proibida ou fica dependente de licena/autorizao (exemplos: marfim, carapaas de tartaruga, alguns trofus de caa, alguns animais vivos tais como papagaios, periquitos, etc.). Dinheiro lquido Os viajantes que entrem no territrio da Unio Europeia transportando consigo uma quantia igual ou superior a 10 000 euros devem declar-la Alfndega. Considera-se dinheiro lquido: - Dinheiro (notas e moedas que estejam em circulao como meio de troca); - Meios de pagamento ao portador, incluindo instrumentos monetrios ao portador, como cheques de viagem, ttulos negociveis (nomeadamente, cheques, livranas, ordens de pagamento), quer ao portador, quer endossados sem restries, passados a um beneficirio fictcio, ou sob qualquer outra forma que permita a transferncia do direito ao pagamento mediante simples entrega e instrumentos incompletos (incluindo cheques, livranas e ordens de pagamento) assinados, mas com omisso do nome do beneficirio; - Ouro amoedado, ouro em barra ou noutras formas no trabalhadas. O modelo de declarao est disponvel em: http://www.dgaiec.min-financas.pt/pt/informacao_aduaneira/viajantes/ controlo_dinheiro/FAQ_faq_formulario_decl.htm Armas Regra geral a importao de armas, acessrios e munies, para territrio portugus, excetuando as armas de importao proibida, est sujeita a uma autorizao prvia do diretor nacional da PSP, que deve ser solicitada anteriormente importao da arma e tem uma validade de 180 dias, prorrogvel por mais 90. O conceito de armas abrange no apenas as pistolas e os revlveres, mas tambm todo um conjunto de meios que so considerados pelo grau de perigosidade que apresentam, como por exemplo, as facas de abertura automtica, armas brancas no afetas ao uso de atividades domsticas, profissionais e desportivas, aerossis de defesa, bastes eltricos, bem como as munies e acessrios das armas. A importao de armas em violao das normas previstas na legislao em vigor pode representar para o infrator a aplicao de pesadas coimas pela prtica de ilcito contraordenacional e tambm a aplicao de pena de priso em caso da prtica de crime, pelo que ser aconselhvel que antes de se trazer armas para Portugal se esclaream previamente todas as dvidas. O modelo de Pedido de Autorizao Prvia encontra-se disponvel em http://www.psp.pt/Lists/AE_Documentos/ Attachments/5/Documento%20E%20-%20Importacao%20Exportacao.pdf Para uma informao completa e precisa, consultar o site da PSP de Portugal em http://www.psp.pt/Lists/AE_ ArmasMunicoes/Attachments/19/Lei%2012-2011%20de%2027%20Abril%20-%20Nova%20Lei%20das%20Armas.pdf Animais de companhia A importao sem carter comercial (menos de 5) de animais de companhia (ces, gatos, fures, etc.) pelos viajantes est sujeita a diversas restries e condicionalismos (Regulamento (UE) n 998/2003: http://ec.europa.eu/food/animal/ liveanimals/pets/index_en.htm), entre os quais a obrigatoriedade de certificado sanitrio emitido na origem. Dever ser consultada a autoridade veterinria do Estado-membro onde se efetuar a importao para obteno de informao precisa e completa sobre os requisitos a observar. Na Regio Autnoma da Madeira, o contacto o seguinte: Direo Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural / Direo de Servios de Qualidade e Segurana Alimentar / Diviso de Inspeo Veterinria, atravs do e-mail dsqsa.dradr. sra@gov-madeira.pt, fax 351 291 233 156 ou telefone 351 291 201 790). Produtos de origem animal A importao na UE de remessas pessoais de produtos de origem animal com carter no comercial contidos nas bagagens dos viajantes est sujeita s proibies e restries definidas no Regulamento (UE) n 206/2009 (http:// ec.europa.eu/food/animal/animalproducts/personal_imports/index_en.htm). Proibies: quaisquer remessas pessoais de carne, produtos base de carne, leite e produtos base de leite (exceto leite em p e alimentos para bebs, limitado a 2 kg.).

CENTRO DAS COMUNIDADES MADEIRENSES

O mencionado regulamento comunitrio dever ser consultado para conhecimento preciso e completo das restries (p. ex. mel, ostras vivas, mexilhes e caracis: limite de 2 kg.) e isenes (autorizao de entrada: po, bolos, chocolates, etc.) incidentes sobre outros produtos de origem animal. Produtos de origem vegetal A importao na UE de remessas pessoais de vegetais e produtos vegetais com carter no comercial contidos nas bagagens dos viajantes poder ser proibida (p.ex. vegetais de citrinos, videira, etc) ou condicionada (p. ex. frutos de manga, anona, goiaba, citrinos, etc) ao acompanhamento de um Certificado Fitossanitrio. Dado que se verificam frequentes alteraes na legislao, fruto da evoluo da situao fitossanitria em Portugal, na UE e nos pases terceiros, de todo o interesse consultar previamente a autoridade fitossanitria do Estado-membro onde se efetuar a importao para obteno de uma informao precisa e completa, dos procedimentos e requisitos necessrios introduo na UE de vegetais e produtos vegetais. Na Regio Autnoma da Madeira, o contacto o seguinte: Direo Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural / Direo de Servios de Qualidade e Segurana Alimentar / Diviso de Proteo e Qualidade Agro-Alimentar, atravs do e-mail insp.f.sanitaria@gov-madeira.pt ou telefone 351 291 201 798). (fonte: http://www.dgaiec.min-financas.pt/pt/informacao_aduaneira/viajantes/bagagem_pterceiro_2009/iva_iec_ isencao_2009.htm e Guia para os Viajantes da Autoridade Tributria e Aduaneira de Portugal; http://www.psp.pt/ da PSP de Portugal; www.infarmed.pt/ do Infarmed de Portugal; http://ec.europa.eu/taxation_customs/common/travellers/enter_eu/ index_en.htm e http://ec.europa.eu/food/index_en.htm da Comisso Europeia; informao da DRADR/DSQSA/DPQAA)

36

37

www.visitmadeira.pt srt.gov-madeira.pt

ccm.srt@gov-madeira.pt Tel. 00 351 291 203 800

REGIO AUTNOMA DA MADEIRA


GOVERNO REGIONAL

SECRETARIA REGIONAL DA CULTURA, TURISMO E TRANSPORTES


CENTRO DAS COMUNIDADES MADEIRENSES

38

You might also like