You are on page 1of 4

Organizao do trabalho

A organizao do trabalho relaciona-se maneira como o trabalho distribudo no tempo, estando os trabalhadores em sistemas: Pessoa meios de trabalho ambiente. A organizao do trabalho deve definir quem faz, como faz, quando faz e o quanto faz e tambm em que condies fsicas, organizacionais, gerenciais, etc. Aspectos abrangentes da organizao do trabalho So alguns fatores que relacionam a ergonomia ao trabalho: Polticas de recursos humanos; Metas da organizao; Situaes vividas pelas empresas como, por exemplo, reestruturao, flutuaes de mercado, etc.; Organograma; Cargos e salrios; Liderana e autoridade; Comunicao dentro da organizao; Avaliao de desempenho; Promoes; Recrutamento e seleo; Composio da mo-de-obra (idade, gnero, qualificao); Salrios e benefcios; Relacionamento humano na empresa geral e, mais especificamente, em cada rea de trabalho;

Aspectos mais especficos da organizao do trabalho So os relacionados execuo da tarefa e que devero responder a questionamentos como: a) b) c) d) e) O trabalho predominantemente fsico ou psquico? Quais os segmentos musculoesquelticos mais envolvidos? Como? Que tipo de exigncia feita sobre o sistema ptico? Como feita a estimulao sensorial?

Alguns dos conceitos mais utilizados em organizao do trabalho so: Ciclo, Ritmo, Carga, Durao, Autonomia, Pausas

Ciclo Um ciclo de trabalho consiste numa seqncia de passos e aes para a execuo de uma tarefa. Existem ciclos repetitivos como, por exemplo, numa linha de montagem, num trabalho com prensa. No ciclo repetitivo temos: 1. O ciclo de alta repetitividade de durao menor que 30 segundos ou em que mais de 50% do tempo ocupado com o mesmo tipo de movimento. 2. Ciclo de baixa repetitividade de durao maior que 30 segundos ou ciclos nos quais menos de 50% do tempo ocupado com o mesmo tipo de movimento. Ritmo O ritmo de trabalho est relacionado velocidade com que as aes so realizadas durante as atividades. Ritmos muito lentos tendem a produzir a monotonia e ritmos muito rpidos tendem a gerar sobrecarga. funo da ergonomia buscar o ritmo adequado para que haja produtividade durante a execuo da tarefa sem o prejuzo para a sade do trabalhador. Carga A carga de trabalho diz respeito quantidade de exigncias a que so submetidos os trabalhadores na realizao da tarefa. Essa carga pode ser subdividida de forma mais especfica: a) b) c) d) e) Carga sensorial so os estmulos recebidos pelas pessoas (auditivos, visuais, tteis, etc.). Carga cognitiva uso da memria, ateno, raciocnio, conhecimento. Carga afetiva necessidade do relacionamento humano na interao dentro do trabalho como, por exemplo, atendimento ao pblico. Carga visual so as exigncias sobre o aparelho tico. Carga musculoesqueltica a exigncia sobre o corpo atravs da solicitao de certos segmentos dos segmentos do corpo em funo da atividade executada. Um digitador usa principalmente os dedos, um jogador de futebol principalmente os membros inferiores.

Durao A durao um fator que est relacionado ao tempo usado com a execuo da atividade e pode ser avaliada como um todo durao da jornada de trabalho ou em partes durao de partes especficas dessa jornada. Autonomia Autonomia significa a possibilidade de o trabalhador ter controle sobre o seu trabalho, podendo intervir na sua execuo. Pode ser na utilizao de componentes, regulao do ambiente e organizao do trabalho. O nvel de autonomia possvel e ao mesmo tempo adequado em cada situao difcil, mas importante. Solues utilizadas na organizao do trabalho: Muitas solues podem ser propostas para se proporcionar condies ideais de trabalho em que a sade e a produtividade sejam respeitadas. Os objetivos principais so: equilibrar esforo e repouso atravs de pausas e, enriquecer o trabalho proporcionando diversidade de utilizao do corpo e da mente do trabalhador. Enriquecer o trabalho torn-lo mais ativo atravs da variao de aes e movimentos para diminuir o risco da monotonia e sobrecargas no sistema musculoesqueltico. O enriquecimento do trabalho pode ser conseguido de vaias forma como, por exemplo: a) b) c) Pausas As pausas referem-se necessidade de alternncia entre o esforo e o repouso. O organismo humano necessita de perodos de recuperao de energia para que possa manter sua capacidade funcional. Quanto maior o esforo, maior a necessidade de pausa. Tipos de pausa: a) Micropausas durao mnima que acontecem em funo da prpria execuo da tarefa; Enriquecimento das atividades, aumentando a sua complexidade e diversidade de exigncias; Rodzio de atividade; Clulas de produo.

b) c) d)

Pausas formais horrio de almoo, caf; Pausas definidas pela organizao ergonmica do trabalho como, por exemplo, a cada 50 minutos de trabalho de digitao, 10 minutos de pausa. Pausas para rodzio quando h rodzio de atividades, o momento do rodzio constitui uma interrupo ou reduo do esforo que vinha sendo executado.

You might also like