You are on page 1of 10

CONCURSO PBLICO

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
INSTRUES GERAIS x x x x x x x x x x x Voc recebeu do fiscal: Um caderno de questes contendo 50 (cinqenta) questes objetivas de mltipla escolha; Um carto de respostas personalizado. responsabilidade do candidato certificar-se de que o nome do cargo/cdigo informado nesta capa de prova corresponde ao nome do cargo/cdigo informado em seu carto de respostas. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no caderno de questes se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Voc dispe de trs horas e trinta minutos para fazer a Prova Objetiva. Faa-a com tranqilidade, mas controle o seu tempo. Este tempo inclui a marcao do carto de respostas. Aps o incio da prova, ser efetuada a coleta da impresso digital de cada candidato (Edital 01/2007 subitem 9.9 alnea a). No ser permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no carto de respostas. (Edital 01/2007 subitem 9.9 alnea e). Somente aps decorrida uma hora do incio da prova, o candidato poder entregar seu carto de respostas da Prova Objetiva e retirar-se da sala de prova (Edital 01/2007 subitem 9.9 alnea c). Somente ser permitido levar o caderno de questes da prova objetiva faltando 20 (vinte) minutos para o trmino do horrio estabelecido para o fim da prova, desde que permanea em sala at este momento (Edital 01/2007 subitem 9.9 alnea d). Aps o trmino de sua prova, entregue obrigatoriamente ao fiscal o carto de respostas devidamente assinado. Os 3 (trs) ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos. Se voc precisar de algum esclarecimento, solicite a presena do responsvel pelo local.

AADM

INSTRUES - PROVA OBJETIVA x x x x Verifique se os seus dados esto corretos no carto de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correes na Ata de Aplicao de Prova. Leia atentamente cada questo e assinale no carto de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. O carto de respostas NO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa no carto de respostas cobrindo, fortemente, com caneta esferogrfica azul ou preta, o espao a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir: A B C D E

CRONOGRAMA PREVISTO ATIVIDADE


Divulgao do gabarito da Prova Objetiva para Operador de Equipamentos Divulgao dos gabaritos das Prova Objetivas para os demais cargos Divulgao do resultado preliminar da prova prtica para Operador de Equipamentos

DATA
27/10/07 29/10/07 29/10/07

LOCAL
No local de prova www.nce.ufrj.br/concursos www.nce.ufrj.br/concursos

Demais atividades consultar Manual do Candidato ou pelo endereo eletrnico www.nce.ufrj.br/concursos

Organizao:

www.pciconcursos.com.br

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

LNGUA PORTUGUESA
Texto 1 - Televiso um meio de entretenimento que permite a milhes de pessoas ouvirem a mesma piada ao mesmo tempo e ainda assim continuarem sozinhos. (T.S.Eliot) 1 - A estrutura empregada nessa frase tem a funo de: (A) (B) (C) (D) (E) explicar o significado de um vocbulo; expor as emoes pessoais do autor; informar algo do mundo real; convencer o leitor de algo; estabelecer uma relao social entre autor e leitor.

5 - A expresso ao mesmo tempo equivale ao advrbio simultaneamente; a expresso a seguir cuja forma equivalente est corretamente apontada : (A) Pensou muitas vezes em vender o aparelho = raramente; (B) Decidiu sem pressa sobre que programa assistir = vagamente; (C) Viam televiso todas as semanas = freqentemente; (D) Os atores afastaram-se do programa por algum tempo = temporariamente; (E) No se via com clareza o objetivo da entrevista = corretamente.

6 - A expresso ainda assim equivale, no texto 1, a: 2 - O substantivo entretenimento est ligado ao verbo entreter; o substantivo que NO se relaciona com o verbo apontado : (A) (B) (C) (D) (E) manter manuteno; ter tenso; deter deteno; conter conteno; reter reteno. (A) (B) (C) (D) (E) apesar disso; por isso; ao invs; em virtude disso; de encontro a isso.

3 - A frase abaixo em que o infinitivo est MAL EMPREGADO : (A) Devemos todos ns passarmos a ver televiso; (B) Apesar de os filhos passarem todo o dia diante da televiso, no nos preocupamos; (C) A televiso leva muitas pessoas a se distrarem; (D) A televiso no deixa as crianas se concentrarem no estudo; (E) Queremos, apesar de tudo, saber se devemos ver mais televiso.

Texto 2 O rdio foi uma tragdia para os surdos. A televiso uma tragdia para os cegos. tambm, de quando em quando, uma tragdia para o espectador sensvel, para quem contemplar a mediocridade uma dolorosa experincia. (Steve Allen)

7 - tambm, de quando em quando, uma tragdia para o espectador sensvel, para quem contemplar a mediocridade uma dolorosa experincia.; o pronome quem se refere: (A) (B) (C) (D) (E) a qualquer espectador de TV; ao espectador sensvel; pessoa que no participa da dolorosa experincia; ao espectador que contempla a mediocridade; ao espectador de programas medocres.

4 - ...permite a milhes de pessoas ouvirem a mesma piada...; a frase abaixo em que o vocbulo mesmo apresenta idntico valor ao que mostra nessa frase : (A) (B) (C) (D) (E) americano mesmo esse televisor? Hoje mesmo posso enviar-lhe a antena do aparelho? Pensou mesmo em desligar o aparelho? Mesmo doente, assistia a todos os programas? Todos os aparelhos tm a mesma cor?

8 - O rdio foi uma tragdia para os surdos. A televiso uma tragdia para os cegos.; se escrevssemos esses dois perodos em um s, com o auxlio de conectivo adequado, a forma mais adequada seria: (A) Enquanto o rdio foi uma tragdia para os surdos, a televiso uma tragdia para os cegos; (B) O rdio foi uma tragdia para os surdos embora a televiso tenha sido uma tragdia para os cegos; (C) O rdio foi uma tragdia para os surdos, mas a televiso uma tragdia para os cegos; (D) Apesar de o rdio ter sido uma tragdia para os surdos, a televiso uma tragdia para os cegos; (E) Mais do que o rdio ter sido uma tragdia para os surdos, a televiso uma tragdia para os cegos.

2
Organizao: Ncleo de Computao Eletrnica www.pciconcursos.com.br

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

9 - O texto abaixo que traz uma viso positiva da televiso : (A) Vivo num mundo de mentiras captadas pela minha televiso. (Paulo Mendes Campos); (B) A televiso uma mamadeira visual. (Cassiano Nunes); (C) A televiso no foi inventada para esvaziar as pessoas, mas uma emanao do vazio delas. (Malcolm Muggeridge) (D) A TV um divertimento barato e o substituto do cinema para os pobres. (Nouailles) (E) Televiso um monlogo colorido que no deixa ningum conversar. (E.T.Wanke)

13 - creio que Srgio Porto; com essa frase, Fernando Sabino pretende mostrar: (A) (B) (C) (D) (E) a pouca importncia de saber-se o autor da frase; o valor das tiradas de humor de Srgio Porto; a falta de certeza sobre a autoria da frase citada; a segurana sobre a autoria da frase; o pouco valor do texto que est produzindo.

14 - Ao dizer eu me lembrava sempre..., o autor do texto se refere a uma ao: (A) (B) (C) (D) (E) repetida no passado e ocorrida no presente; surgida no passado e repetida no presente; ocorrida num passado recente; terminada h pouco tempo; ocorrida num passado anterior a outra ao passada.

10 - tambm, de quando em quando, uma tragdia...; o vocbulo tambm tem valor de: (A) (B) (C) (D) (E) acrscimo; adversidade; comparao; concluso; explicao.

15 - porque no estava como queriam; essa frase, do modo que deve ter sido dita a Srgio Porto, tinha a seguinte forma: (A) (B) (C) (D) (E) No estava como a gente queria; No estava como a gente quis; No est como a gente quis; No estava como ns queremos; No est como queremos.

11 - A semelhana temtica que se pode apontar entre o texto 1 e 2 que ambos abordam a televiso com a finalidade de: (A) (B) (C) (D) (E) desvalorizar sua programao; menosprezar a linguagem utilizada nos programas; destacar alguns de seus raros pontos negativos; valorizar a presena da TV na vida moderna; mostrar a mediocridade de suas piadas.

16 - Na frase ...quando recusaram um texto seu..., o sujeito de recusaram : (A) (B) (C) (D) (E) vocs; indeterminado; oculto; eles; os responsveis pela TV.

Texto 3 Eu me lembrava sempre do que disse, creio que Srgio Porto, quando recusaram um texto seu para televiso, porque no estava como queriam: - Vocs me desculpem, mas pior do que isso no sei fazer. (Fernando Sabino)

17 - A alternativa em que a segunda forma do trecho inicial NO mantm o sentido original : (A) Eu me lembrava sempre / eu sempre me lembrava; (B) Eu me lembrava sempre do que disse / Eu lembrava sempre o que me disse; (C) recusaram um texto seu / recusaram um texto dele; (D) porque no estava como queriam / por no estar como queriam; (E) pior do que isso no sei fazer / no sei fazer pior do que isso.

12 - O texto 3 tenta destacar: (A) o alto nvel de exigncia da TV; (B) a alta qualidade dos programas televisivos; (C) a baixa considerao de que alvo a TV pelos intelectuais; (D) o alto nvel cultural dos espectadores; (E) o valor da participao de intelectuais na TV.

3
Organizao: Ncleo de Computao Eletrnica www.pciconcursos.com.br

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

18 - Vocs me desculpem...; se empregssemos essa mesma frase no imperativo com o pronome de Vossa Senhoria dirigido ao encarregado do programa na TV, a sua forma correta seria: (A) (B) (C) (D) (E) Desculpai-me Vossa Senhoria; Desculpa-me Vossa Senhoria; Desculpeis-me Vossa Senhoria; Desculpe-me Vossa Senhoria; Desculpais-me Vossa Senhoria.

RACIOCNIO LGICO E MATEMTICA


21 AMARRA est para ARRAMA assim como SANTANA est para: (A) (B) (C) (D) (E) ANATNAS; BANANAS; CATANAS; BACANAS; CABANAS.

19 - Eu me lembrava sempre do que disse...; a frase em que a regncia do verbo empregado est correta, segundo a norma culta da lngua, : (A) (B) (C) (D) O autor respondeu o diretor do programa; O diretor no assistiu ao programa; A TV obedece regulamentos; O diretor comunicou ao autor de que o texto estava ruim; (E) Ele empregou de vrios meios para convencer o autor.

22 Se, naquele regimento, nem todo soldado casado, mas todo soldado casado tem filhos, ento: (A) (B) (C) (D) (E) quem no casado no tem filho; quem no tem filho no casado; quem tem filho casado; quem tem filho no pode ser casado; quem tem filho no pode no ser casado.

23 Observe a seqncia a seguir: A1 b2 E3 c4 I5 d6 O7 f8

20 - Na frase a televiso uma mamadeira visual h um exemplo de figura denominada: (A) (B) (C) (D) (E) metonmia; ironia; metfora; catacrese; hiprbole.

O prximo termo da seqncia , mais provavelmente: (A) (B) (C) (D) (E) g9; U9; u9; G9; h9.

24 No jogo de basquetebol, cada cesta vale 1, 2 ou 3 pontos. Rico Pulso Firme fez quatro cestas numa certa partida, apenas uma das quais de 1 ponto. O nmero total de pontos que ele marcou NO pode ter sido igual a: (A) (B) (C) (D) (E) 6; 7; 8; 9; 10.

25 Um milsimo de um milionsimo de meio bilho igual a: (A) (B) (C) (D) (E) 0,002; 0,01; 0,2; 0,5; 5.

4
Organizao: Ncleo de Computao Eletrnica www.pciconcursos.com.br

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

26 Adamastor professor de matemtica e disse a seus alunos que caminha 23u34u53u7 centmetros para ir e voltar de sua casa at a escola, percorrendo, na ida e na volta, o mesmo caminho. A distncia, em metros, entre a casa de Adamastor e a escola : (A) (B) (C) (D) (E) 189; 567; 2.835; 5.670; 6.040.

30 A urna I contm, inicialmente, 741 bolas, todas amarelas; a urna II tambm contm 741 bolas, todas brancas. 236 bolas amarelas so passadas da urna I para a urna II. Em seguida, as 977 bolas da urna II so todas bem misturadas e 236 bolas so retiradas s cegas, ou seja, ao acaso, e postas na urna I. Se contarmos agora o nmero B de bolas brancas na urna I e o nmero A de bolas amarelas na urna II ento: (A) (B) (C) (D) (E) com certeza A maior do que B; com certeza B maior do que A; A pode ser maior ou igual a B; B pode ser maior ou igual a A; com certeza A igual a B.

27 56,25% dos gols marcados pelo Fogototal no ltimo campeonato de futebol foram feitos em chutes com o p direito. O nmero de gols feitos em chutes com o p esquerdo foi a metade dos feitos com o p direito e o time marcou ainda dez gols de cabea. O nmero de gols marcados pelo Fogototal no campeonato foi: (A) (B) (C) (D) (E) 42; 50; 58; 64; 72.

31 Se f( x ) = 3x2 2x + 5, x real, ento f(  2 ) igual a: (A) (B) (C) (D) (E) 3; 8; 13; 16; 21.

28 Do lado de c somos 84; do lado de l, so 72. Se 32 dos de c forem para l e 43 dos de l vierem para c, ento a diferena entre a quantidade final dos de c e dos de l ser: (A) (B) (C) (D) (E) 12; 23; 34; 38; 41.

32 A matriz 4u6 a seguir apresenta o nmero de vendas de automveis realizadas por cada uma das quatro agncias de uma mesma empresa em seis meses consecutivos.

12 6 10 12

14 5 10 8

8 4 15 10

10 8 17 14

9 12 13 15

5 6 9 11

29 Serafim pegou, hoje, R$420,00 emprestados com um amigo, com uma taxa de juros simples de 2% ao ms. Se Serafim pagar a dvida daqui a seis meses, dever pagar a seguinte quantia: (A) (B) (C) (D) (E) R$444,50; R$452,30; R$464,80; R$470,40; R$480,20.

No pior ms de vendas, a seguinte quantidade de automveis foi vendida pela empresa: (A) (B) (C) (D) (E) 24; 31; 41; 53; 78.

5
Organizao: Ncleo de Computao Eletrnica www.pciconcursos.com.br

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

33 Um torneio de futebol de mesa reunir sete participantes: Zeca Fil, Galo, Pacheco, Mazinho, Juvenal, Juca Primo e Canhoto. O campeo e o vicecampeo recebero trofus: dourado para o campeo, prateado para o vice. Uma premiao possvel Zeca campeo, Mazinho, vice; outra, Mazinho campeo, Zeca vice; uma terceira premiao possvel Galo campeo, Pacheco vice, e assim por diante. O nmero de diferentes premiaes possveis igual a: (A) (B) (C) (D) (E) 12; 24; 36; 42; 60.

(C)
4% 16%

12% 60% 8%

(D)

34 A tabela a seguir mostra o resultado de uma pesquisa feita com 50 casais: Nmero de filhos 0 1 2 3 4 Freqncia 12 16 16 4 2 (E)
34%

14%

20%

20%

12%

O grfico de setores correspondente ter a seguinte configurao: (A)


4% 24%

4% 16%

44%

8%

24%

32%

12%

32%

(B)

35 So medidas de posio: (A) (B) (C) (D) (E)


20%

20%

20%

desvio padro, moda e coeficiente de variao; mdia, mediana e coeficiente de variao; mdia, mediana e moda; mediana, desvio padro e coeficiente de correlao; coeficiente de correlao, mdia e coeficiente de variao.

20%

20%

6
Organizao: Ncleo de Computao Eletrnica www.pciconcursos.com.br

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

CONHECIMENTOS DE INFORMTICA
Nas questes de nmero 36 a 50, considere as configuraes tpicas de instalao dos softwares na verso em portugus, exceto quando especificado em contrrio. 36 - A capacidade de armazenamento aproximada de um disquete de dupla face e dupla intensidade padro de 3 1/2 : (A) (B) (C) (D) (E) 650 kbytes; 650 Mbytes; 1200 kbytes; 1200 Mbytes; 1440 kbytes.

41 - Um Slide Mestre em uma apresentao MSPowerPoint : (A) (B) (C) (D) (E) o primeiro slide de uma apresentao; o principal slide de uma apresentao; um modelo para a impresso de slides; um modelo para os slides que sero criados; um slide contendo o ttulo de uma apresentao.

42 - Um valor usual para a quantidade de memria principal de um computador pessoal atual : (A) (B) (C) (D) (E) 3,2 bytes; 40 Gbytes; 1 Gbytes; 640 kbytes; 1024 bytes.

37 - Com relao Internet, correio.ufrj.br refere-se a um endereo: (A) (B) (C) (D) (E) na Web; de e-mail; invlido porque est faltando www.; na Web ou de email (pode ser qualquer um dos dois); que no nem de Web nem de e-mail.

43 - O tipo de visualizao de texto que no existia nas verses anteriores, e que foi introduzido no MS-Word 2003, : (A) (B) (C) (D) (E) estrutura de tpicos; layout da Web; layout de impresso; layout de leitura; normal.

38 - No MS-Excel, o smbolo utilizado antes de uma referncia a uma coluna em uma frmula ou equao para torn-la fixa durante o processo de cpia (Ctrl-C e Ctrl-V) : (A) (B) (C) (D) (E) # $ % & @

44 - Em um computador do tipo IBM PC, o tipo de barramento a seguir que NO /foi utilizado para conectar uma placa de vdeo : (A) (B) (C) (D) (E) AGP (Accelerated Graphics Port); ISA (Industry Standard Architecture); PCI (Peripheral Component Interconnect); SCSI (Small Computer System Interface); VLB (VESA Local Bus).

39 - No MS-Excel, uma referncia ao quadrado delimitado pelas clulas C3, C6, F3 e F6 pode ser escrita como: (A) (B) (C) (D) (E) C3,F6 C3:F6 C3;F6 C3->F6 C3-F6

45 - No Windows XP, usando o Windows Explorer (modo de exibio: Detalhes), um usurio quer apagar cinco arquivos da mesma pasta que aparecem um imediatamente abaixo do outro. Nesse cenrio, os passos para selecionar e apagar todos os arquivos (considere Direito = clique com o boto direito do mouse e Esquerdo = clique com o boto esquerdo do mouse) podem ser: (A) Direito no primeiro arquivo, Ctrl+Esquerdo no ltimo arquivo, tecla Delete; (B) Esquerdo no primeiro arquivo, Ctrl+Esquerdo no ltimo arquivo, tecla Delete; (C) Esquerdo no primeiro arquivo, Shift+Esquerdo no ltimo arquivo, tecla Delete; (D) Duplo clique no primeiro arquivo, Shift+Esquerdo no ltimo arquivo, tecla Delete; (E) Direito no primeiro arquivo, Direito no ltimo arquivo, tecla Delete.

40 - Atravs do menu Inserir, a seqncia adequada para inserir uma imagem de um arquivo em uma apresentao do MS-PowerPoint : (A) (B) (C) (D) (E) Campo... Imagem AutoFormas Imagem Clip-art... Imagem Do arquivo... Smbolo...

7
Organizao: Ncleo de Computao Eletrnica www.pciconcursos.com.br

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

46 - No Windows XP, o cursor na forma de uma ampulheta indica que: (A) h uma limitao de tempo na utilizao de seu computador; (B) h pouco tempo restante para finalizar seu projeto; (C) o Windows est esperando que o usurio pressione uma tecla para continuar; (D) deve-se esperar o Windows terminar o processamento de uma tarefa; (E) deve-se verificar o relgio de seu computador. 47 - Observe a seguir o trecho de uma planilha construda no MS Excel 2003.

49 - Ao nomear ou renomear um arquivo ou pasta no MS Windows XP, pode ser usado o seguinte caractere: (A) (B) (C) (D) (E) $ (dlar) *(asterisco) / (barra) : (dois pontos) \ (contra barra)

50 - No MS Word 2000, a formatao de um pargrafo especfico de um documento fica armazenada: (A) (B) (C) (D) (E) no modelo de documento Global.dot na quebra de seo na caixa de dilogo Pargrafo... na marca de pargrafo () no modelo de documento Documento.dot

O boto da barra de ferramentas que pode ser usado para apresentar os dados em ordem crescente, segundo a coluna Kcal, : (A) (B) (C) (D) (E)

48 - No MS Outlook Express, o procedimento correto para enviar um e-mail simultaneamente para mais de um destinatrio : (A) enviar o e-mail com um arquivo anexado contendo uma lista dos endereos dos destinatrios; (B) incluir todos os endereos de e-mail no campo Para: separados por : (dois pontos); (C) incluir todos os endereos de e-mail no campo Anexar:; (D) escrever a lista de destinatrios logo no incio da mensagem; (E) incluir todos os endereos de e-mail no campo Para: separados por vrgulas ou ponto e vrgulas.

8
Organizao: Ncleo de Computao Eletrnica www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

Prdio do CCMN - Bloco C Cidade Universitria - Ilha do Fundo - RJ Central de Atendimento - (21) 2598-3333 Internet: http://www.nce.ufrj.br

www.pciconcursos.com.br

You might also like