You are on page 1of 24

AULA 04

Prof DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara


Avaliar respeitar primeiro, educar depois.

Jussara Hoffmann Avaliar respeitar primeiro, educar depois Interesse questes avaliativas As crianas permanecem em silncio, sem escuta em meio aos conflitos de poder. Pensar diferente s acontece a partir do dilogo entre todos os elementos da ao educativa e da reflexo sobre a prtica.

Procuram-se professores

Grande tarefa de ensinar

Dificuldades Revalorizao da imagem do professor

Um passo pra frente, dois pra trs


Em meio de tantas mudanas a escola continua extremamente conservadora. Dilemas 1 formao continuada 2 mudanas resultam de sofrimento 3 mudanas passo a passo - solidariamente

Etapas de uma mudana


Resistncia Ruptura da resistncia Tomada de conscincia Ningum muda porque o outro assim o deseja ou impe Buscar o novo no deve significar uma batalha contra o velho, negando a experincia e os valores cultivados por uma instituio e seus educadores.

Um apago na educao

Falta de professores, desvalorizao, m qualificao docente, escolas sucateadas, salas lotadas, indisciplina, disperso, violncia.

Os pais na escola: participar ou decidir?


Redefinir

Papel da escola Papel dos pais A qualidade do ensino nas escolas no depende dos pais ou de sua cobrana,mas da atuao competente dos profissionais que ali atuam.

Professores sem stress

O stress a energia que move, dinamiza a ao. Torna-se problema quando muita energia desperdiada, em nada resulta.

Volta s aulas: alunos ou pessoas, professor?


Reflexo: Que tempos so oportunizados nas escolas para que encontros sejam possveis entre educadores e educandos? Compreenso exige envolvimento, sentimento, relao humana. Colocar na situao do outro.

Tempo de admirao e no de reprovao


Avaliar em educao significa acompanhar as surpreendentes mudanas admirando aluno por aluno seus jeitos especiais de viver, de aprender a ler e a escrever, em suas formas de conviver com os outros para ajud-los a prosseguir em suas descobertas, a superar seus anseios, dvidas e obstculos naturais ao desenvolvimento.

Acesso ou permanncia
Avaliar refletir sobre essas questes: Quem este aluno caso perdido? Saber a respeito de sua histria pessoal/familiar Como evoluiu em suas tarefas e trabalhos? Percebem avanos, retrocessos, dvidas repetitivas? L e compreende? Escreve com clareza e correo?

Suas atitudes interferem na aprendizagem global? O que se veio fazendo para orient-lo a superar eventuais dificuldades e desde quando? Recuperar mediar oferecer oportunidades de um atendimento diferenciado aos estudantes que apresentam dificuldades e/ou maior necessidade de orientao em alguma rea.

Enturmao

O compromisso da aprendizagem , sobretudo, criar estratgias interativas, organizar situaes e espaos educativos onde ocorra a maior variedade possvel de trocas entre os alunos e com o professor.

A escola quer alunos diferentes?


Aprender como respirar previsvel e humano que novos saberes venham a ser adquiridos por qualquer um de ns enquanto vivemos, no importa a idade, etnia, classe social, grau de deficincia fsica ou mental.

Temos que educar na diferena.

Me, passa pela minha escola?


Professores so seus amigos, sem perder o respeito e a autoridade. A melhor escola a que se constitui em um espao de aprendizagem com muita liberdade e prazer sem estigma de obrigao, da competio e do fracasso. Pais educam formam hbitos e valores. Escola ensinam a aprender e aprender a conviver socialmente.

Relatrios de avaliao: compreender e compartilhar histrias Mediadora acompanha-se para entender, observar a evoluo, refazer o processo junto ao aluno, propor-lhe novos desafios.

Importncia do registro na avaliao.

Do agir ao pensar na formao docente


O exerccio de observar, anotar e refletir ao longo do cotidiano escolar transforma o fazer pedaggico do professor e de toda a escola.

Quando dois ou mais professores relatam sobre um nico aluno, por exemplo, apontam aspectos diferentes de sua aprendizagem, trazem vises distintas acerca de suas atitudes em sala de aula.

Avaliao Mediadora formativa?

Piaget O mediador aquele que provoca o desequilbrio. Desequilbrio assimilao acomodao adaptao equilbrio.

Vygotsky O mediador aquele que leva em conta as potencialidades cognitivas dos educandos, fazendo desafios intelectuais significativos, envolvendo-os em novas situaes, provocando-os superao cognitiva.

Educar primeiro para no aprisionar depois!


Problema da violncia investimento em creches, escolas, professores, educao Infncia atropelada Maior tempo na escola menor vulnerabilidade a situaes de risco; maior chance de sucesso. Dizer no ou educar para o no? Limite diferenas entre exercer a autoridade na formao de limites e ser autoritrio.

Leitura e Avaliao: nas entrelinhas dos textos e contextos

Nunca se satisfazer na primeira leitura; Para compreender preciso ler nas entrelinhas; Fazer a leitura do comeo ao fim; Idias sobre o que se l so fruto de nossa interpretao.

Brasil: um pas de leitores?


No se pode esperar que crianas se tornem leitores se pais e educadores no forem leitores, se a sociedade no lhes oportunizar o prazer da leitura. Reflita: Livros so caros, dizem muitas pessoas, e por isso no os compram. Mas celulares so caros, brinquedos mais ainda, revistas so caras e superficiais, tvs, dvds, sons. E as famlias de todas as camadas sociais disponibilizam isso a seus filhos.

Aprender a ler ou a gostar de ler?


Gostar de ler uma tarefa mgica. Para gostar de ler preciso mltiplos sentidos das palavras nos textos, reconstru-las, atribuirlhes novos significados. As palavras no possuem um nico sentido. Se tivessem, seria fcil ensinar a ler.

You might also like