You are on page 1of 10

Acesso Venoso por Puno

ACESSO VENOSO PERIFRICO POR PUNO

Figura 1 - Depois do informe prvio ao doente sobre o procedimento a ser realizado, providencia-se a escolha do vaso a ser puncionado, preferindo-se uma veia tronco do antebrao. Aps compresso proximal opta -se pela via preferencial e de acordo com a necessidade, quanto mais distal a fossa cubital melhor.

Figura 2 - Identificado o vaso a ser puncionado, providencia-se a anti -sepsia rigorosa do situ de puno.

Figura 3 - Com o cateter angulado perpendicular a pele e paralelo a veia efetua-se a puno.

Figura 4 - Dirigi -se a ponta do cateter veia, desta forma Figura 7 - Efetua-se a conexo do equipo de soro ao jelco minimizando a mobilidade desta, favorecendo-se a sua e se observa fluxo, com o livre escoamento do volume cateterizao. infundido, e refluxo, com o retorno de sangue pelo equipo.

Figura 5 - No momento em que o cateter introduzido veia h um refluxo de sangue que ir preencher toda a cmara posterior deste. Neste momento retrai-se a agulha e progride-se o jelco.

Figura 6 -Retira-se a agulha e se observa o refluxo de sangue por este, vindo a seguir a ocluso proximal da veia puncionada afim de evitar um refluxo contnuo. Prepara-se a conexo do equipo de soro previamente montado.

Figura 7 - Efetua-se a conexo do equipo de soro ao jelco e se observa fluxo, com o livre escoamento do volume infundido, e refluxo, com o retorno de sangue pelo equipo.

Figura 8 - Estabilizao e fixao do cateter pele. Este procedimento dever obedecer ao mesmo rigor da puno.

Figura 9 -Exemplo de complicao do acesso venoso perifrico, infiltrao de soro no subcutneo. O motivo desta complicao devido ao tipo de cateter utilizado (scalp).

Figura 10 - Exemplo do que nunca deveri amos ver. Primeiro, o acesso venoso no membro inferior e segundo a utilizao deste tipo de cateter (deve ser utilizado apenas na injeo temporria de medicamento por via intravenosa com seringa). ACESSO VENOSO CENTRAL POR PUNO DA VEIA SUBCLVIA

Figura 1 -Depois do informe prvio ao doente sobre o procedimento a ser realizado, providencia-se a escolha do lado a ser puncionado. O paciente colocado em decbito dorsal, em Trendelemburg, com a rotao contra-lateral da cabea.

Figura 2 - Providencia-se uma ampla anti -sepsia envolvendo a regio ntero-lateral do pescoo, hemitrax e a raiz do membro superior.

Figura 3 - Realiza-se assepsia ampla com campos operatrios.

Figura 4 - Divide-se a clavcula em trs segmentos (medial, intermdio e lateral), na juno do tero medial com o tero intermdio realiza-se anestesia local, infundindo-se em todos os planos, ao longo do trajeto da puno, e no peristeo da clavcula. Deve-se ter o cuidado para no injetar anestsico intravascular.

Figura 5 - Introduz-se a agulha de puno paralelamente clavcula por sob esta em direo frcula esternal, progredindo-a cautelosamente e sobre presso negativa na seringa.

Figura 6 - No momento em que se punciona a veia um fluxo rpido e intenso obtido. A confirmao da posio garantida progredindo e regredindo minimamente a agulha.

Figura 7 -Confirmada a posio intravenosa, retira-se a agulha, mantendo-se a bainha introdutria.

Figura 8 - A bainha ocluda com o dedo temporariamente para evitar embolia gasosa.

Figura 9 -A seringa ento conectada bainha e novamente testado a posio da puno, apenas aspirando o sangue.

Figura 10 -O cateter progredido ao longo da bainha. Observar se h presena de resistncia, se presente no forar a progresso e providenciar uma outra puno.

Figura 11 - Ao final da progresso do cateter desconectar o invlucro.

Figura 12 - Visualizao do cateter na bainha introdutria.

Figura 13 -Retira-se a bainha e providencia a sua abertura.

Figura 14 - Confirma-se a posio do cateter apenas aspirando o sangue.

Figura 15 - Fixao do cateter pele do paciente.

Figura 16 - Efetua-se a conexo do equipo de soro ao cateter e se observa fluxo, com o livre escoamento do volume infundido, e refluxo, com o retorno de sangue pelo equipo.

Figura 17 - Visualizao final da cateterizao

Figura 18 -Acesso venoso central por puno da veia subclvia esquerda por via infraclavicular. Note a presena de dois cateteres independentes pela mesma via.

Figura 19 -Acesso venoso central por puno da veia subclvia esquerda por via infraclavicular com cateter de duplo-lumen para hemodilise. CONSIDERAES FINAIS O acesso venoso, perifrico ou central, por puno, uma procedimento bsico no diaadia da angiologia e cirurgia vascular. A habilidade para sua realizao e indicao devem ser desenvolvidas por qualquer membro da especialidade e por outros especialistas mdicos.

You might also like