You are on page 1of 37

Seis Personagens Procura de Um Autor

(Assistente entra e encontra o Maquinista a martelar) ASSISTENTE: Ei! O que est fazendo? MAQUINISTA: O que eu estou fazendo? Pregando! ASSISTENTE: A esta hora? (olhar o relgio) J so dez e meia! Daqui a pouco o diretor deve chegar para o ensaio. MAQUINISTA: Mas eu tambm preciso do meu tempo para trabalhar. ASSISTENTE: E vai ter, mas no agora. MAQUINISTA: Ento quando? ASSISTENTE: Quando no for mais a hora do ensaio. Fora, fora! E leve tudo isso embora! Deixe eu arrumar o cenrio para o segundo ato do Jogo dos Papeis. (Maquinista sai de cena;, Atores entram se cumprimentam- Natsumi toca flauta-, agindo naturalmente; Ponto entra com o texto, o Assistente interrompe) ASSISTENTE: (batendo palmas para pedir disciplina) Chega, chega! Vamos parar. Chegou o senhor diretor! (O Diretor entra) DIRETOR: Cartas? SECRETRIO: Nenhuma. A correspondncia est toda a. DIRETOR: (entregando-lhe a pasta com texto) Leve para o camarim. (Ao Assistente): Ah, no d para ver nada aqui. Por favor, v pedir um pouco de luz! ASSISTENTE: pra j. (O Assistente sai, as luzes acendem e o Ponto toma sua posio, abrindo o texto) DIRETOR: (batendo palmas) Vamos logo, vamos logo comear! (Ao Assistente) Est faltando algum? ASSISTENTE: A Atriz Principal. DIRETOR: Como sempre! (olhar o relgio) J estamos dez minutos atrasados. Anote o atraso dela, por favor, assim ela aprender a chegar aos ensaios na hora.

(Atriz Principal entra exatamente ao final da reclamao do Diretor) ATRIZ PRINCIPAL: No, no, pelo amor de Deus.! Estou aqui! Estou aqui! (Entra apressadamente com seu cachorrinho) DIRETOR: A senhora sempre d um jeito de se fazer esperar. A ATRIZ PRINCIPAL: Desculpe. Procurei tanto um carro para chegar a tempo! Mas estou vendo que ainda no comearam. E eu no entro logo em cena. (Entra o cachorrinho ao ponto) Por favor, guarde-o no camarim. DIRETOR: (resmungando) E mais um cachorrinho? Como se fossem poucos os cachorros por aqui. (Bater palmas mais uma vez. Ao Ponto) Vamos, vamos, o segundo ato do Jogo dos Papeis! (sentando-se na poltrona) Ateno senhores! Quem est em cena? (A Atriz Principal entra, junto com aqueles que esto ensaiando) DIRETOR: ( Atriz Principal) Quer dizer por que a senhora est em cena? ATRIZ PRINCIPAL: Eu? No senhor! DIRETOR: (Aborrecido) Ento se levante, santo Deus! (A Atriz Principal se levanta e senta-se com os demais que j esto acomodados) DIRETOR: (Ao Ponto) Comece, comece! PONTO: (Lendo o texto) Na casa de Leone Gala, uma estranha sala de jantar e de estudo. DIRETOR: (Ao Assistente) Vamos usar a sala vermelha. ASSISTENTE: (anotando) A vermelha, muito bem. PONTO: (continuando a leitura) Mesa posta e escrivaninha com livros e papeis. Estantes de livros e vitrines com ricas louas e cristais. Porta ao fundo levando ao quarto de dormir de Leone. Porta lateral esquerda, dando para a cozinha. A porta de entrada fica direita. DIRETOR: (levantando-se e indicando) Assim, prestem ateno: Ali, a porta de entrada, aqui, a cozinha. (Virando-se para o ator que far o papel de Scrates) O senhor ir entrar e sair por aqui. (Ao Assistente) Coloque uma porta no fundo e distribua as cortinas. (Torna-se a sentar) ASSISTENTE: (anotando) Muito bem! PONTO: (lendo) Primeira cena: Leone Gala, Guido Venanzi, Filippo dito Scrates. (ao Diretor) Devo ler tambm as rubricas? DIRETOR: Claro que sim! J lhe disse mais de cem vezes!

PONTO: (lendo): Ao levantar-se o pano, Leone Gala de avental e chapu de cozinheiro, aplica-se em bater um ovo numa tigela com colher de pau. Filippo bate outro ovo vestido tambm de cozinheiro. Guido Venanzi escuta sentado. ATOR PRINCIPAL: (Ao Diretor) Desculpe, mas preciso mesmo usar um chapu de cozinheiro na cabea? DIRETOR: (irritando-se com a observao) o que parece! Se est escrito ali! (aponta o texto) ATOR PRINCIPAL: Desculpe, mas ridculo! DIRETOR: (pondo-se de p num salto, furioso) Ridculo! Ridculo! O que quer que eu faa, se da Frana no vem mais nenhuma boa comdia, e nos vemos obrigados a encenar as comdias de Pirandello, que quem entender j est de parabns, escritas especialmente para que nem os atores, nem os crticos, nem o pblico jamais fiquem satisfeitos? (Os atores riro) (Levantando-se e aproximando-se do Ator Principal, gritar) O chapu de cozinheiro sim, senhor! E me bata esses ovos! O senhor acha que basta bater os ovos desse jeito e pronto? Pois est muito enganado! Tente representar a casca dos ovos que est batendo. (Os atores tornaro a rir e comearo a trocar comentrios irnicos) Silncio! Prestem ateno quando eu explico! (Ao Ator Principal) Sim senhor! A casca, ou seja, a frma vazia da razo sem o recheio do instinto, que cego. O senhor a razo e a sua mulher, o instinto, num jogo de papeis marcados no qual o senhor, que representa seu papel, por vontade prpria, um fantoche de si mesmo. Entendeu? ATOR PRINCIPAL: No Diretor (Voltando ao seu posto.) E nem eu! Mas vamos em frente, que no final vocs vo me elogiar. (em tom confidencial) E, por favor, procure ficar de trs quartos para a platia, porque de outro modo entre as esquisitices dos dilogos e o senhor, que no ser ouvido pelo pblico, vai tudo por gua a baixo. (batendo palmas de novo) Ateno, ateno! Vamos comear Ponto: Desculpe, senhor diretos, posso me cobrir com a caixa? Estou sentindo um vento encanado.

Diretor: Claro, pode, pode! (Personagens entram e se espalham pelo palco) Diretor: Quem so os senhores? E o que querem? Pai: Estamos aqui procura de um autor Diretor: (Entre aturdido e irado) De um autor? Que autor? Pai: Qualquer um, senhor diretos. Diretor: Mas no h nenhum autor aqui, porque no estamos ensaiando nenhuma comdia nova. Enteada: Tanto melhor, tanto melhor ento, meu senhor! Podemos ser ns a sua comdia nova. Atores: Ah, essa boa! Pai: Sim, mas se no h nenhum autor... Salvo se o senhor quiser... Diretor: Os senhores querem fazer graa? Pai: No, em absoluto. O que senhor est dizendo? Ao contrario, trazemo-lhes um drama doloroso. Enteada: E podemos fazer a sua fortuna! Diretor: Faam-me o favor de ir embora. No temos tempo a perder com loucos. Pai: Oh, senhor, sabe muito bem que a vida cheia de infinitos absurdos, os quais, descaradamente, no tm nem mesmo a necessidade de parecer verossmeis. E sabe por que senhor? Porque esses absurdos so verdadeiros. Diretor: Mas que diabo est dizendo. Pai: Digo que, ao pensarmos nesses absurdos verdadeiros, que nem mesmo verossmeis nos parecem, vemos que a loucura consiste, justamente, no oposto: em criar verossimilhanas que paream verdadeiras. E essa loucura, permita-me que lhe observe, a nica razo da profisso dos senhores. Diretor: Ah, ? E o senhor acha que o nosso ofcio de loucos? Pai: Hum! Fazer com que aprea verdadeiro o que no , sem necessidade... s por prazer. O ofcio dos senhores no consiste em dar vida, na cena, a personagens imaginrias? Diretor: Mas eu lhe peo que acredite que a profisso de aotr, meu caro, senhor, uma profisso nobilssima! E se hoje os senhores novos dramaturgos nos entregam para representar peas disparatadas e fantoches

no lugar de homens, saiba que nosso orgulho ter dado vida aqui, em cima deste tablado a obras imortais! (Atores aplaudem) Pai: isso! Exatamente! Dar vida a seres vivos, mas vivos que aqueles que respiram e vestem roupas! Menos reais talvez, porm mais verdadeiros. Somos da mesma opinio! Diretor: Mas como! Antes o senhor me disse... Pai: No, desculpe! Respondi ao senhor que nos disse no ter tempo a perder com doidos. E, no entanto, ningum melhor que o senhor pode saber que a natureza se serve da fantasia humana, como instrumento para prosseguir, em nvel mais alto, a sua obra de criao. Diretor: Est bem, est bem! Mas onde o senhor pretende chegar com isso? Pai: Nada, senhor. Demonstrar-lhe que, para a vida, se nasce de tantas formas... Arvore ou pedra, gua ou borboleta... ou mulher... E que se nasce tambm personagem. Diretor: E o senhor, assim como essas pessoas sua volta, nasceu personagem? Pai: Exatamente. E vivo como nos v. (Diretor e Atores riem) Pai: Desagrada-me que riam dessa maneira, porque trazemos em ns, repito, um drama doloroso, que fcil perceber, pelo aspecto dessa senhora velada de negro. (Mostra a Me e a conduz para outro canto do palco, em seguida, vo os filhos) Diretor: Mas chega! Os senhores queiram retirar-se! Sumam daqui! Assitente: Fora! Fora! Pai: No, no... mas escute... ns. Diretor: (gritando) Em suma, ns precisamos trabalhar! Ator principal: No est certo, chegar aqui com essas brincadeiras. Pai: Fico maravilhado da incredulidade dos senhores! No esto habituados, por ventura, a pularem vivos, aqui em cima, uma diante das outras, as personagens que foram criadas por um autor? Talvez por que no h ali um texto que nos contenha? Enteada: Creia, senhor que somos, verdadeiramente, seis personagens interessantssimas! Se bem que desperdiadas!

Pai: Sim, desperdiadas, isso mesmo! (ao Diretor) No sentido de que o autor que nos criou vivo no quis, depois, ou no pde, materialmente, meter-nos no mundo da arte. E foi um verdadeiro crime, senhor, porque quem tem a sorte de nascer personagem, pode rir at da morte. No morre mais! Morrer o homem, o escritor, o instrumento da criao; a criatura no morre jamais! Diretor: Tudo isto est muito bem! Mas o que o senhores querem aqui? Pai: Queremos viver, senhor diretor! Diretor: (irnico) Por toda eternidade? Pai: No, senhor, apenas por um momento, nos senhores. Ator: Oh vejam s, vejam s! Primeira atriz: Querem viver em ns! Gal: (indicando a Enteada) Quanto a mim, terei muito prazer se me couber aquela ali. Pai: Vejam, vejam, a pea est por fazer; (Diretor) mas se o senhor quiser e seus atores tambm, podemos arranja-la agora mesmo entre ns. Diretor: (aborrecido) Aqui no fazem desses arranjos. Aqui se representam dramas e comdias. Pai: Pois ento! Foi justamente por isso que viemos procur-lo. Diretor: Onde est o texto? Pai; Est em ns, senhor. (atores riem) O drama est em ns, somos ns! E grande a nossa impacincia, o nosso desejo de represent-lo, impelidos que somos pela paixo, que ferve dentro de os e no nos d trgua! Enteada: A minha paixo se o senhor soubesse... A minha paixo... por ele! (Quase o abraa, desata em um riso) Pai: Fique em seu lugar por enquanto! E peo-lhe que no ria assim! Enteada: No? Ento, com licena: se bem que rfo, apenas h dois meses, vejam, senhores, como canto e como dano! Atores e Atrizes: Muito bem! Bravos! Esplndidos! Diretor: Silncio! Pensam, por acaso, que estamos em um caf-concerto? (ao Pai) Diga-me uma coisa: ela doida? Enteada: Pior! Oh, l, l! Muito pior! Escute, por favor! Faa-nos representar esse drama e ver que, num certo momento, quando Deus tirar esse amorzinho aqui (toma a Menina pela mo) V como linda? (beija-a) Queridinha! Pois bem: quando Deus tirar, de repente, esse amorzinho quela pobre me, e este imbecilzinho aqui (puxando o Rapazinho) fizer a maior das

tolices(repele-o de volta para a Me), ento ver que eu levanto vo. Sim, senhor! Eu levanto o vo. E no vejo a hora disso, acredite, no vejo a hora! Porque, depois do que aconteceu, de muito intimo entre mim e ele, (mostra o Pai) no posso mais me ver no meio desta gente, assistindo ao tormento daquela me, por causa daquele sujeitinho ali (indica o Filho), veja-o, veja-o, indiferente, glacial, pois o filho legtimo, ele! Cheio de desprezo por mim, por aquele (indica o Rapazinho) e por esta criaturinha, que somos bastardos compreendeu? bastardos. (Abraa a Me) E a esta pobre me, que me comum de todos no, ele no a que reconhecer como sua me tambm, e a considera, de alto a baixo, como me de somente ns trs os bastardos vil! que ele ! Me: Senhor, em nome destas criaturinhas, suplico-lhe... (Sente-se desflecer e vacila) Oh, meu Deus! Pai: (vai acudir a Me) Pela Vigem Santssima, uma cadeira, uma cadeira para esta pobre viva! Atores: Mas ento verdade?: Est desmaiando mesmo? Pai: Uma cadeira aqui, depressa! (Gal traz uma cadeira e Atores ficam em volta) Pai: Olhe para ela, senhor diretor, olhe para ela... Me: No, meu Deus, largue o vu! Pai: Deixa que te vejam! (levantar seu vu) Me: (levantando-se e levando as mos ao rosto, desesperada) Oh, senhor, eu suplico que impea este homem de ir adiante no seu propsito, que para mim horrendo. Diretor: (surpreso, confuso) Mas no estou entendendo mais onde que ns estamos, nem do que se trata! (ao Pai) Est a sua senhora? Pai: Sim, senhor, a minha mulher! Diretor: Mas como pode ser viva, se o senhor est vivo? (Atores do gargalhada) Pai: (ofendido) No riam! No riam assim, por caridade! Pois justamente este o drama dela, senhor diretor. Ela teve outro homem. Um outro homem, que deveria estar aqui! Me: (gritando) No! No! Enteada: Mas ele teve a sorte de morrer dois meses atrs, como j disse. E ainda estamos de luto por ele, como o senhor pode ver.

Pai: Mas se ele no est aqui, veja bem, no porque esteja morto. Se no est aqui porque basta olhar para ela, senhor diretor, e entender imediatamente! O drama dela no poderia consistir no amor de dois homens, pelos quais ela, incapaz, no conseguia sentir nada alm, talvez, de uma certa gratido... mas no por mim; por ele! No mulher, me! E o drama dela poderoso, senhor diretor, poderoso! consiste todo, de fato, nestes quatro filhos de dois homens que teve. Me: Eu, tive? E tem a coragem de dizer que fui eu que tive dois homens, como se tivesse sido escolha minha? Foi ele, senhor diretor! Quem me deu ao outro foi ele, fora! E me obrigou, obrigou-me a ir-me embora com ele! Enteada: (indignada) No verdade! Me: Como, no verdade? Enteada: No verdade! No verdade! Me: E o que que voc sabe! Enteada: No verdade! (ao Diretor) No acredite nela! Sabe por que est dizendo isto? Por causa daquele ali! (indica o Filho) Por que ela se mortifica, ela se atormenta diante da indiferena desse filho, e quer dar a entender a ele que, se o abandonou aos dois anos de idade, foi obrigada por ele (aponta o Pai) Me: (com fora) Ele me obrigou, ele me obrigou, e que Deus testemunha! (ao Diretor) Pergunte a ele (aponta o marido) se no verdade! Pea a ele que lhe diga!... Ela (indica a Enteada) no tem como saber de nada disso. Enteada: Sei que com o meu pai, enquanto ele viveu, voc sempre viveu em paz e satisfeita. Negue, se puder! Me: No nego, no... Enteada: Sempre cheio de carinho e cuidados com voc! (ao Rapazinho, com raiva) No verdade! Diga a ele! Por que voc no fala? Me: Mas deixe o pobre menino em paz! Por que voc quer dar a entender que sou uma ingrata, filha? No quero ofender seu pai em nada! J respondi a ele que no foi por minha culpa nem por prazer que eu abandonei a casa dele e o meu filho! Pai: verdade, senhor. Fui eu. Ator principal: Mas vejam s que espetculo! Atriz principal: E so eles que do para ns! Jovem ator: Para variar um pouco!

Diretor: (comea a interessar-se) Continuamos a ouvir! Continuamos a ouvir! Filho: Sim, continuem a ouvir este rasgo de filosofia. Daqui a pouco ele vai falar do Demnio da Experincia. Pai: Voc um cnico imbecil, j lhe disse cem vezes. (ao Diretor) Ele caoa de mim, senhor, por causa desta frase que encontrei para me desculpar. Encontrei uma palavra que no quer dizer nada, mas que acalma! Enteada: At mesmo o remorso, sim! Acima de tudo. Pai: O remorso? No verdade; no acalmei o remorso em mim s com palavras. Enteada: Com um pouco de dinheiro tambm, sim, sim, tambm com um pouco de dinheiro! Com as cem liras que estava a ponto de me oferecer em pagamento, senhores! (horror entre os atores) Filho: (com desprezo) Que baixeza! Enteada: Baixeza? Pois estavam l, dentro de um envelope azul claro, em cima da mesinha de mogno, nos fundos da loja de Madame Pace. Uma dessas madames, que a pretexto de venderem Robes et Manteaux, atraem para os seus ateliers ns, as moas pobres de boa famlia. Filha: E ela adquiriu o direito de tiranizar a todos ns, com essas cem liras que ele esteve a ponto de lhe pagar, e que por sorte no chegou a ter veja bem motivo de pagar. Enteada , mas foi por um triz, por um triz, sabe! (gargalhada) Me: Que vergonha, minha filha! Que vergonha! Enteada: Vergonha? a minha vingana! Estou tremendo, senhor diretor, tremendo de reviver aquela cena! A sala diante da janela a mesinha de mogno e o envelope com as cem liras. Ainda estou vendo! Quase posso pegar! Mas os senhores deveram virar as costas; estou quase nua! No fico ruborizada, porque agora quem fica rubro ele! (aponta o Pai) Mas eu posso garantir que ele estava muito plido, muito plido, naquele momento.! (ao Diretor) Acredite em mim, senhor! Diretor: No estou entendendo mais nada! Pai: Que absurdo! Imponha um pouco de ordem, senhor diretor, e deixe que eu fale, sem dar ouvidos infmia que ela, com tanta ferocidade, quer dar a entender a meu respeito, sem as devidas explicaes! Enteada: Aqui no se pode narrar! Pai: Mas eu no estou narrando! S quero explicar.

Enteada: Ah, que belza, claro! Ao seu modo! Pai: Mas se a que est todo o mal! Nas palavras! Como que podemos nos entender, senhor diretor, se nas palavras que eu digo eu ponho o sentido e o valor das coisas como elas so dentro de mim; enquanto quem escuta as percebe inevitavelmente como o sentido e o valor que elas tm para ele? Veja s, a minha piedade, toda a minha piedade por esta mulher (indica a Me) foi percebida por ela como a mais feroz das crueldades. Me: Mas voc me expulsou! Pai: Eu, ouviu s? Expulsei! Ela teve a impresso de ter sido expulsa por mim! Me: Voc sabe falar, eu no sei... Mas acredite, senhor diretor, que depois de se casar comigo.. quem sabe por qu! Eu era uma mulher pobre, humilde Pai: Mas foi precisamente isso, a sua humildade a razo de eu me casar com voc, o que eu amei em voc, acreditando que voc era... (interrompe diante dos gestos de negao dela; abrir os braas em um gesto de desespero; dirige-se ao Diretor) No, est vendo, ela faz que no! espantosa, senhor diretor, a surdez, (batendo na prpria testa) surdez mental dela! Corao, sim, para os filhos! Mas surda, surda do crebro, senhor diretor, ao ponto do desespero! Enteada: Sim, mas agora precisa dizer que sorte foi para ns a inteligncia dela. Pai: Se fosse possvel prever todo o mal que pode nascer do bem que julgamos praticar! (Atriz principal, aborrecida ao ver o Ator principal flertando com a Enteada, pergunta:) Atriz principal: Desculpe, senhor diretor, mas o ensaio vai continuar? Diretor: Sim, sim! Mas agora me deixe escutar! Jovem Ator: um caso to novo! Jovem atriz: Interessantssimo! Atriz Principal: Para quem se interessa (lana um olhar ao Ator Principal) Diretor: (Ao Pai) Mas o senhor precisa se explicar claramente. Pai: Claro, j explico. Veja, senhor diretor, vivia comigo um pobre homem, meu subalterno, meu secretrio, muito dedicado, que se entendia s mil maravilhas com ela (indicar a Me), sem qualquer malcia fique claro! bom, humilde como ela, incapazes, um e outra, no s de fazer, mas sequer pensar em qualquer coisa de mal! Enteada: Mas ele sim pensava, pelos dois e fez!

Pai: No verdade! A minha inteno foi fazer o bem deles dois e o meu tambm, sim, confesso! Senhor diretos, eu tinha chegado a um ponto em que j no podia mais dizer uma palavra sequer a um ou outra sem que eles logo trocassem um olhar de entendimento; sem que uma deixasse de procurar imediatamente os olhos do outro para aconselhar-se, saber de que maneira deveria receber aquela minha palavra, para no me enraivecer. E bastava isto, compreende, para me deixar com uma raiva permanente, num estado de exasperao intolervel! Diretor: E por que o senhor no mandava embora, se me desculpa perguntar, o tal seu secretrio? Pai: Muito bem! E mandei mesmo embora, senhor diretor! Mas ento vi esta pobre mulher a me vagar pela casa como que perdida, como um desses animais sem dono que recolhemos por caridade. Me: Tambm! Pai: O filho, no ? Me: Primeiro me tirou o filho do peito, senhor diretor! Pai: Mas no por crueldade! Para ele crescer saudvel e robusto, em contato com a terra! Enteada: (Aponta para o filho) Salta aos olhos! Pai: Ah, e tambm culpa minha se depois ele cresceu desse jeito? Eu o mandei, senhor diretor, para ser criado no campo, por uma ama-de-leite camponesa, porque ela no me parecia forte o bastante, apesar da origem humilde. E foi por essa mesma razo que eu me casei com ela, Crendice, talvez; mas o que se pode fazer? Sempre tive essas malditas aspiraes a uma slida sanidade moral! (Enteada interrompe rindo) Mas mande-a calar-se! insuportvel! Diretor: Para com isso! Deixe-me ouvir, santo Deus! Pai: Eu no podia mais me ver ao lado desta mulher. (indica a me) Mas no tanto, acredite, pelo desconforto, pela falta de as a verdadeira falta de ar que ela me fazia sentir, quando pela piedade uma piedade angustiosa que eu sentia por ela. Me: E me mandou embora! Pai: Bem provida de tudo, para aquele homem, sim, senhor para liberta-la de mim! Me:E libertar-se ele tambm!

Pai: Sim, senhor, eu tambm- admito! E isso provocou um grande mal! Mas tudo que eu fiz foi tentando fazer o bem... e mais o bem dela do que meu. Juro! (cruza os braos sobre o peito; dirige-se a Me) Nunca te perdi de vista, sabe, nunca te perdi de vista, at ele te levar embora, de um dia para o outro, sem qualquer aviso, para um lugar distante, bobamente impressionado com aquele interesse puro, puro, meu senhor, pode acreditar, sem qualquer segunda inteno. Eu me interessava com uma incrvel ternura pela nova familiazinha que aumentava. E at ela (aponta a Enteada) testemunha disso! Enteada: Ah, sim! Pequenininha, sabe? Com trancinhas caindo pelas costas e as calolas mais compridas do que a saia pequenininha assim eu me deparava com ele diante do porto da escola, na hora da sada. Ele vinha ver como eu estava crescendo... Pai: Isso uma perfcia! Uma infmia! Enteada: No, por qu? Pai: Infmia! Infmia! (Ao Diretor) A minha casa, senhor diretor, depois que ela (indica a Me) foi embora, pareceu-me vazia de uma hora para outra. Era o meu pesadelo; mas tomava conta de tudo! Sozinho, eu vagava pelos quartos como uma mosca sem cabea. Aquele ali (indica o Filho), criado fora no sei Assim que voltou para casa, no me parecia mais filho meu. Na falta da me entre ele e eu, cresceu por conta prpria, parte, sem nenhuma relao afetiva ou intelectual comigo. E ento pode ser estranho, senhor diretor, mas assim-, primeiro fiquei curioso, e depois fui sendo atrado aos poucos pela familiazinha dela, criada por obre minha. E a idia dessa famlia comeou a preencher o vazio que eu sentia minha volta. Eu tinha uma necessidade, uma verdadeira necessidade, de acreditar que ela estava em paz, totalmente dedicada s tarefas mais simples da vida, afortunada porque vivendo fora, longe dos complicados tormentos do meu esprito. E para obter uma prova disto, ia ver esta menina na sada da escola! Enteada: Pois sim! Costumava me seguir pela rua: sorria para mim e, quando eu chegava em casa, me fazia um aceno com a mo assim! Eu olhava arregalada para ele, desconfiada. No sabia quem podia ser! Contei para mame. E ela deve ter entendido na mesma hora que era ele. (Me far sim com a cabea) Primeiro ela no quis mais que eu fosse escola, por vrios dias. Quando voltei, tornei a v-lo na sada engraado! com um embrulho de papel na mo. Aproximou-se de mim, me fez um carinho; e tirou daquele embrulho um belo e grande chapu de palha de Florena, enfeitado com uma guirlandazinha de rosinhas de maio para mim!

Diretor: Mas tudo isto so histrias, meus senhores! Filho: (Com desdm) Isso mesmo, literatura! Literatura! Pai: Que literatura! a vida, senhores! A paixo! Diretor: Pode ser! Mas irrepresentvel! Pai: De acordo, meu senhor! Porque tudo isto so s os antecedentes. E no digo que eles precisem ser representados. Como o senhor bem pode ver, ela (indicar a Enteada) no mais aquela garota com as trancinhas cadas nas costas... Enteada: ... e as calolas para fora da saia! Pai: O drama vem agora, meu senhor! Novo, complexo... Enteada: assim que meu morreu... Pai: a misria, senhor diretor! Voltam para c, sem nenhum aviso. S por causa da ignorncia dela. (indica a Me) Mal sabe escrever; mas podia ter mandado a filha escrever para mim, ou aquele garoto, dizendo que estavam passando necessidades. Me: S me diga, senhor diretor, se eu podia adivinha todo este sentimento nele. Pai: Foi justamente este o seu erro, nunca ter adivinhado nenhum dos meus sentimentos! Me: Depois de tantos anos de distncia, e de tudo que tinha acontecido... Pai: E culpa minha, se aquele sujeito levou vocs embora daquela maneira? (ao Diretor) Estou dizendo, de um dia para o outro... porque encontrou noutra cidade no sei que colocao. No foi possvel achar o rastro deles; e ento, forosamente, o meu interesse comeou a diminuir, depois de tantos anos. E o drama se defragra, senhor diretor, imprevisto e violento, assim que eles retornam; quando eu, infelizmente, impelido pela misria da minha carne ainda viva Ah, misriia, misria verdadeira, para um homem sozinho, que no queria ligaes aviltantes; ainda no velho o bastante para poder viver sem as mulheres, e j no mais jovem o suficiente para poder sair, facilmente e sem sentir vergonha, procura delas! Misria? Que digo? Horror, horror: porque mulher nenhuma pode mais lhe dar amor... E quando entendemos que assim, deveramos ficar longe gelas... Mas! Senhor diretor, cada um de ns por fora, na frente dos outros apresenta-se inconfessvel que se passa na intimidade consigo mesmo. E cedemos, cedemos tentao; para logo em seguida reerguermos, porm, com uma grande pressa de recompor inteira e slida, como uma pedra pousada em cima de uma fossa, a nossa dignidade, que sepulta e esconde aos nossos prprios olhos todos os sinais e at mesmo a prpria lembrana da vergonha. E assim com todos! S nos falta de dizelas, certas coisas!

Enteada: Porque coragem de fazer todo mundo tem! Diretor: Vamos aos fatos, vamos aos fatos, meus senhores! Isto so s discusses! Pai:Isso mesmo, sim senhor! Mas os fatos so como sacos: vazios, no ficam de p. Para que fiquem de p, primeiro necessrio enfiar neles o motivo e os sentimentos que os determinaram. E eu no tinha como saber que, morto aquele homem, e retornados esses aqui na misria para prover ao sustento dos filhos ela (indicar a me) tivesse resolvido comear a trabalhar de costureira, e que fosse arrumar trabalho justamente com aquela com aquela Madame Pace! Me: Acredite, senhor diretor, quando eu lhe digo que no me passou nem de longe pela cabea a suspeita de que aquela megera me dava trabalho porque estava de olho na minha filha Enteada: Pobre Me! E o senhor sabe que a outra fazia assim que eu chegava com o trabalho feito por ela? Fazia-me anotar o pano que tinha desperdiado, entregando para minha me costurar; e descontava, descontava. E assim, o senhor compreende, eu que pagava, enquanto a coitadinha acreditava sacrificar-se por mim e por aqueles dois, costurando at de noite as encomendas de Madame Pace! Diretor: E l, um dia, a senhora encontrou... Enteada: (ao Pai) Ele, ele, sim senhor! Cliente antigo! Ver que cena para representar! Soberba! Pai: Com a chegada dela, da me... Enteada: quase a tempo! Pai: (gritando) No, a tempo, a tempo! Porque, por sorte eu a reconheo a tempo! Imagine s, agora, a minha situao e a dela, uma diante do outro: ela, assim como o senhor a v; e eu sem poder mais levantar os olhos para o rosto dela! Enteada: Muito engraado! Mas seria possvel, senhor diretor, esperar de mim depois que eu me comportasse como uma senhorita recatada, bemcomportada e virtuosa, de acordo com as suas malditas aspiraes a uma slida sanidade moral? Pai: O drama para mim est todo a. Em algum de nossos atos, por um acaso muito infeliz, ficamos como que enganchados e suspensos de um momento para o outro; tomamos conscincia, quero dizer, de no estarmos por completo naquele ato, e que seria portanto uma injustia sermos julgados s por ele, ficando enganchados e suspensos, expostos execrecrao pblica, por toda uma existncia, como se ela estivesse toda revelada naquele ato! Agora o senhor entende a perfdria desta moa? Ela me surpreendeu num lugar, num ato, onde e como no devia me conhecer, como eu no poderia

ser para ela; e quer me atribuir uma realidade que eu no podia jamais esperar assumir para ela, num momento fugaz, vergonhoso, da minha vida! E isto, senhor, isto o que eu mais lamento. E ver que, por isso, o drama ir adquirir um valor imenso. Mas temos ainda a situao dos outros. A dele (indica o Filho) Filho: (com desdm) Mas me deixe em paz, que eu no entro nesta histria! Pai: Como no entra? Filho: No entro nem quero entrar, porque voc sabe muito bem que eu no fui feito para figurar aqui, no meio de vocs! Enteada: Gente vulgar, ns! Ele, fino Mas o senhor pode ver, senhor diretor, que toda vez que olho para ele a fim de obriga-lo a ver meu desprezo ele baixa os olhos por que sabe o mal que me fez. Filho: (mal olhando para ela) Eu? Enteada: Voc! Devo a voc, meu querido, ter ido parar na calada! A voc! (horror entre os atores) Voc, com o seu comportamento, negou-me ou no me negou nem vou falar da intimidade da casa mas at aquela caridade que serve para aliviar o embarao dos hspedes? ramos os intrusos, que vinham invadir o reino da sua legitimidade! Senhor diretor, gostaria que o senhor assistisse a algumas das cenas curtas a dois entre ele e mim! Ele diz que eu tiranizava a todos. Mas o senhor est vendo? Foi justamente por causa dessa pose dele que me vali da razo que ele me chama de baixeza; a razo pela qual entrei na casa dele com a minha me que tambm me dele dando as ordens! Filho: um jogo muito fcil para todos ele, senhor diretor, papis fceis, todos contra mim. Mas imagine o senhor um filho que, um belo dia, tranqilo em casa, veja chegar, toda atrevida, assim com os olhos erguidos, uma senhorita que l pergunta pelo pai, a quem ela precisa dizer no sei o qu; e depois a veja voltar, sempre com o mesmo jeito, acompanhada por aquela pequenininha ali; e finalmente tratar o pai v l saber por qu de um modo muito ambguo e decidido, pedindo-lhe dinheiro, com um tom que faz supor que ele precisa, tem de d-lo, porque tem a obrigao de dar... Pai: ...Mas eu tenho, de fato, esta obrigao com a tua me! Filho: E eu l sei? Quando que eu a tinha visto, senhor diretor? Quando que eu tinha ouvido falar dela? Um dia eu a vejo aparecer, junto com ela (indica a enteada), com mais aquele garoto e aquela menina; e me dizem: Ah, sabe? Ela sua me tambm!. Consigo perceber pelos modos dela (indica a Enteada) por que motivo, assim de um dia para o outro, eles entraram na minha casa Senhor diretor, o que eu sinto, o que acontece comigo, no posso nem quero exprimir; Poderia no mximo confessar, mas

no quero, nem mesmo a mim prprio. Portanto, isso no pode produzir, como o senhor v, nenhuma ao da minha parte. Acredite, senhor, que eu sou um personagem no-realizado dramaticamente; e que me sinto mal, muito mal, na companhia deles. Deixe-me em paz! Pai: Mas como? Vai me desculpar, mas foi justamente por voc ser assim Filho: (exasperao violenta) E o que que voc sabe, da maneira como eu sou? Quando foi que voc se preocupou comigo? Pai: Certo! Certo! E no uma situao esta tambm? Este seu afastamento, to cruel para comigo, para com a sua me que, tendo voltado para casa, v voc quase pela primeira vez, j to grande, e no o r conhece, mas sabe que voc filho dela... (apontando a me para o diretor) Pronto, olhe s! Ela est chorando! Enteada: (com raiva, batendo o p) Como uma idiota! Pai: (apontando para a enteada) E ela no pode suportar isso, j se sabe! (refere-se ao Filho) Ele diz que no entra na histria, mas quase o eixo central da ao! Olhe s aquele garoto, sempre ao lado da me, assustado, humilhado... ficou assim por causa dele! A sua situao tlavez seja a mais penosa; sente-se um estranho, mais do que todos; e sente, coitadinho, um mortificao angustiada por ter sido recebido na casa assim, por caridade Diretor: Bem, mas isso no nada bom.! O senhor no save como crianas criam problemas em cena. Pai: Oh, mas ele logo sai de cena levado pelos problemas, sabe? E tambm aquela menina, que alis a primeira a ir embora Diretor: Muito bom! E eu lhe garanto que tudo isso me interessa e me interessa intensamente. Estou intuindo que temos material a para tirarmos um belo drama! Enteada: Com uma personagem como eu! Pai: Cale a boca, voc! Diretor: Mas precisa de muita coragem digo eu para vir joga esse drama todo desse modo diante de mim Pai: Compreenda, senhor diretor. Nascidos, como nascemos, para o palco... Diretor: So atores amadores? Pai: No! Digo que nascemos para o palco porque Diretor: Ora, o que isso, o senhor j deve ter representado! Pai: Mas no, senhor diretor, s aquilo que cada um de ns acaba representando no papel que se atribui na vida, ou que os outros olhe

atribuem. E em mim, alm disso, ainda existe a prpria paixo, veja bem, que sempre se torna, por si mesma, quando se exalta como em todas as pessoas um tanto teatral Diretor: Mas deixemos isto de lado! H de compreender, meu caro senhor, que sem um autor... Eu poderia recomend-lo a algum Pai: Mas no; escute: seja o senhor! Diretor: Eu? Mas o que est dizendo? Pai: Sim, sim, o senhor! Por que no? Diretor: Porque eu nunca fui autor! Pai: E no poderia se tornar autor agora, se me desculpa? No precisa de nada. Tanta gente escreve! E a sua tarefa ainda mais fcil porque estamos todos aqui, vivos, sua frente! Diretor: Mas isto no basta! Pai: Como no basta? Vendo-nos viver o nosso drama Diretor: Sim! Mas continuamos precisando de algum que o escreva! Pai: No que o transcreva, se tanto, j que o drama est assim sua frente em ao cena por cena. Bastar escrever primeiro, no mximo, um esboo e ensaiar! Diretor: estou quase ficando tentado Quase Assim, de brincadeira Podamos realmente tentar... Pai: Mas claro, senhor diretor! Ver que cenas ho de surgir! Eu mesmo posso prepara a lista delas em pouco tempo! Diretor: Fico tentado Vamos experimentar um pouco Venha comigo para o camarim. (ao atores) Vocs eu vou deixar por um tempo em liberdade; mas no se afastem muito daqui. Dentro de um quarto de hora, vinte minutos, estejam de volta. (ao pai) Vamos ver, vamos tentar Talvez possa mesmo surgir alguma coisa extraordinria Pai:Mas sem dvida! Ser melhor no acha? Chamar todos eles tambm (indica os Personagens) Diretor: Sim, venham, venham! (aos atores) Por favor, hein? Pontualidade! Daqui a quinze minutos. (Diretor e Personagens saem) Ator Principal: Mas ele est falando srio! O que est querendo fazer? Jovem Ator: loucura, pura e simples!

Terceiro Ator: Quer nos fazer improvisar um drama, assim, de uma hora para outra? Jovem Ator: Pois ! Como na Commedia dell Arte! Atriz Principal: Ah, se ele acha que vou me prestar a esse tipo de brincadeira... Jovem atriz: E eu tambm no fico! Quarto Ator: Gostaria de saber quem so eles. Terceiro Ator: Mas quem podem ser? Ou loucos, ou vigaristas! Jovem Ator: E ele se presta a lhes dar ouvidos? Jovem Atriz: a vaidade! A vaidade de figurar como autor Atriz principal: Mas uma coisa inaudita! Se o teatro, meus senhores, vai se reduzir a isto Quinto Ator: Eu at que estou me divertindo! Terceiro Ator: ! Depois de tudo, vamos ver o que sai disso. (atores deixam o palco e, sem esperar os 20 minutos, recomea a cena) Diretor: Vamos, vamos, senhores! Estamos todos aqui? Ateno, ateno, vamos comear! Maquinista! Maquinista: Aqui! Diretor: Arrume logo o cenrio da saleta. Bastam duas laterais e um fundo com uma porta. Rpido, por favor! Diretor: (ao contra regra) veja se temos um div no depsito. Contra-Regra: Sim, senhor, temos aquele verde. Enteada: No, no, que verde o qu! Era amarelo, com flores, de pelcia, bem grande! E muito macio! Contra-Regra: Bom, desse jeito no temos. Diretor: Mas no tem importncia! Traga o que est l. Enteada: Mas como no tem importncia? O famoso canap de Madame Pace! Diretor: Mas agora s ensaiar! Por favor, fique fora disso. (Ao Assistente) Veja se encontra uma vitrine, mais para comprida e baixa. Enteada: E a mesinha, a mesinha de mogno para o envelope azul! Assistente: (ao Diretor) Temos aquela mesinha pequena, dourada.

Diretor: timo, pode trazer. (Assistente sai, dirige-se ao ao Ponto) O senhor, enquanto isso, tome posio. Olhe aqui. Este o esboo das cenas ato por ato (Passar s suas mos algumas folhas de papel) Mas preciso que o senhor me faa um favor mito difcil. Ponto: Estenografar? Diretor: Ah, maravilhoso! O senhor sabe estenografar? Ponto: Pode ser eu sopre mal as falas, mas estenografia Diretor: Ento estamos indo cada vez melhor! Acompanhe as cenas enquanto so representadas, e tente anotar as falas, pelo menos as mais importantes! (Aos Atores) Abram espao, senhores! Por aqui, venham deste lado (Apontar a esquerda) e tenham muita ateno! Atriz Principal: Me desculpe, ns Diretor: No ser o caso de improvisar, fique tranqila! Atriz Principal: E o que devemos fazer? Diretor: Nada! S ver e ouvir, por enquanto! Depois, cada um vai receber seu papel escreito. Por enquanto s vamos fazer, assim, na medida do possvel um ensaio! Eles (incida os Personagens) vo fazer um ensaio! Pai: Ns? O que est querendo dizer, se me desculpa, com ensaio? Diretor: Um ensaio um ensaio para eles! (aponta os Atores) Pai: Mas se os personagens somos ns... Diretor: Est certo: os personagens; mas aqui, meu caro senhor,no so os personagens que representam. Quem representa so os atores. Os personagens ficam ali, no texto (indicar a abertura do ponto) isso quando existe um texto! Pai: Justamente! J que no existe texto nenhum, e que esses senhores tm a sorte de ter qui, diante deles, os personagens Diretor: Essa boa! Ento querem fazer tudo sozinhos? Dizer suas falas, apresentar-se dainte do pblico? Pai: isso, j que estamos aqui. Diretor: Ah, garanto que iriam apresentar um belssimo espetculo. Ator Principal: E ns, o que ficamos fazendo aqui? Diretor: No esto imaginando que eles iriam saber representar! Iria ficar ridculo... (os atores riro)

Pronto, viram, esto rindo! Isso mesmo, a propsito! preciso distribuir os papis. Ah, fcil, j esto distribudos por si mesmo: ( segunda Atriz) a senhora faz a Me. (ao Pai) Precisamos arranjar um nome para lea. Pai: Amlia, senhor diretor. Diretor: Mas este o nome da sua senhora. E no vamos querer usar o nome verdadeiro dela! Pai: Mas por que no, se me desculpa? Se assim que ela se chama Bom, claro, se vai ser a senhora (indicar a Segunda Atriz_ Eu vejo esta (indica a Me) como Amlia, senhor diretor. Mas os senhor quem decide. No sei mais o que lhe dizer J comecei no sei, a sentir que esto soando falsas, diferentes, as minhas prprias palavras. Diretor: Mas no se preocupe, no se preocupe quanto a isso. Acabaremos encontrando o tom correto! E quanto ao nome, se o senhor prefere Amlia, ser Amlia; ou encontraremos outro. Por enquanto, vamos designar os personagens assim: (Ao Jovem Ator) voc, o Filho; ( Atriz Principal) a senhorita, claro, a Enteada. Enteada: (rindo) como ? Eu, aquela ali? (cai na gargalhada) Diretor: Est rindo do qu? Atriz Principal: (indignada) Ningum jamais se atreveu a rir de mim! Ou me respeitam ou eu vou embora! Enteada: Mas no, desculpe, no estou rindo da senhora. Diretor: (A Enteada) Devia sentir-se honrada de ser representada por Atriz Principal: Aquela ali! Enteada: Mas eu no estava falado pela senhora, acredite! Era por mim, que no consigo me ver na senhor, isso. No sei, no no nada parecida comigo! Pai: Pois isso mesmo; veja bem, senhor diretor! A nossa expresso Diretor: mas que sua expresso o qu! Esto achando que tm em si, a expresso? Pai: Como? Quer dizer que no temos a nossa expresso? Diretor: Nada! A sua expresso, aqui, se transforma em matria, a que os atores do corpo e rosto, voz e gesto. Na maioria, eles j foram capazes de dar expresso a matria bem mais elevada. Enquanto a de vocs to pequena que, no caso venha a se sustentar em cena, o mrito, ser todo dos meus atores.

Pai: No me atrevo a contradizer o senhor diretor. Mas acredite que um sofrimento horrvel para ns, que somos assim como nos v, com este corpo, com esta aparncia Diretor: mas usa-se a caracterizao, meu caro senhor, para remediar o que diz respeito aparncia! Pai: Sei. Mas a voz, os gestos Diretor: Ah, em suma: aqui o senhor no pode ser como o senhor ! Aqui, representado pelo ator; e pronto! Pai: Entendi, senhor diretor. Mas agora tambm acho que estou percebendo por que o nosso autor, que nos viu vivos assim, no quis em seguida compornos para cena. No quero ofender os seus atores, Deus me livre! Mas acho que ao me ver representando agora no sei por quem Ator Principal: Por mim, se no se ope Pai: (humilde) Com muita honra, meu senhor. (inclina-se) Mas acredito que, embora o senhor se aplique com toda a sua vontade e toda a sua arte em me acolher em si (fica confuso) Ator Principal: Conclua, conclua (atrizes rindo) Pai: Ento, como eu estava dizendo, a representao que ele far, mesmo usando uma caracterizao que o deixe parecido comigo Quero dizer, com a estatura dele (todos atores riem) dificilmente poder ser uma representao de mim, da maneira como eu sou na verdade. Ser antes, alm da aparncia, ser antes como ele ir interpretar quem eu sou, como ele me sentir se que me sentir no como eu, dentro de mim, me sinto. E me aprece que isso deveria ser levado em conta por que for chamado a nos julgar. Diretor: E agora o senhor est preocupado com o que vai dizer a crtica? E eu ainda estava escutando! Deixe a crtica falar! J ns, temos de pensar na encenao da pea, que que vamos conseguir! Vamos, vamos! O cenrio j est pronto? (A enteada) Acha que o cenrio est bom assim? Enteada: No sei. Na verdade, eu no consigo me imaginar a. Diretor: E essa agora! No vai querer uma reconstruo, tal e qual, do fundo da loja de Madame Pace que a senhorita conhece! (ao Pai) O senhor me disse que era uma saleta forrada de papel florido? Pai: Sim, senhor. Branco.

Diretor: No branco; em listras; mas pouco importa! Quanto aos mveis, parece que j conseguimos mais ou menos. A mesinha, cheguem um pouco mais para frente! (ajudantes obedecem) (Ao contra Regra) Enquanto isso, arranje-me um envelope, se possvel azulclaro, e entregue a este senhor (incida o Pai). Contra-Regra: De carta? Diretor e Pai: De carta, de carta. Contra-regra: para j! (sair) Diretor: Pronto, pronto! A primeira cena da senhorita! (Atriz Principal avana) Mas no, espere, estou falando da senhorita. (aponta a Enteada) A senhorita fique vendo Enteada: como eu vivo a cena! Atriz Principal: Mas eu tambm hei de saber viver a cena, no tenha dvida, assim que comear! Diretor: (Com as mos na cabea) Minha senhoras, no vamos perder mais tempo com essa conversa fiada! A primeira cena da senhorita com a Madame Pace. (desnorteado) Oh. E essa Madame Pace? Pai: No veio conosco, senhor diretor. Diretor: E como vamos fazer? Pai: Mas est viva, viva ela tambm! Diretor: Sei, mas onde? Pai: Eu explico, deixe-me falar. (as atrizes) Se essas senhoras quisessem me fazer o obsquio de me emprestar por um momento os seus chapus. Atrizes: (surpresas) O qu? Os chapus? O que ele disse? Por qu? Vejam s! Diretor: Mas o que o senhor pretende fazer com os chapus das senhoras? (atores riro) Pai: Ah, nada, s deixa-los um pouco pendurados aqui nesses cabides. E alguma das senhoras poderia me fazer a gentileza de tirar tambm o casaco. Atores: O casado tambm? E depois? Ele deve ser louco! Alguma Atriz: Mas por qu? S o casaco?

Pai: Para pendurar, s um pouquinho Faam este obsquio. Pode ser? (atrizes atendem o pedido, mas continuam rindo) E por que no? Est aqui! engraado, mas ele est falando srio! para ficarem em exposio? Pai: Isso, exatamente, sim senhora, assim em exposio! Diretor: Mas podemos saber para qu? Pai: o seguinte, senhor diretor, talvez, se prepararmos melhor o seu cenrio, ela seja atrada pelos mesmos objetos que comercia, e quem sabe no vem at ns (chama a ateno de todos) Vejam, vejam! (Entra a Madame Pace) Enteada: (Acorrendo) Ela chegou! Ela chegou! Pai: (radiante) ela! Eu no disse? Ela veio! Diretor: Mas que truque foi este? Ator Principal: Onde que nos estamos, afinal de contas? Jovem Ator: De onde foi que ela veio? Jovem Atriz: Ela estava de reserva! Atriz Principal: Deve ser algum truque de mgica! Pai: Mas me desculpem! Por que esto tentando estragar, em nome de uma verdade comum, afinal, este prodgio de um realidade que nasce, evocada, atrada, formada pelo prprio cenrio, e que tem mais direito de viver aqui do que vocs; porque bem mais verdadeira que vocs? Ho de admitir que a atriz que a recriar ser menos verdadeira do que ela - que a prpria, em pessoa! Veja s: minha filha a reconheceu e se aproximou dela na mesma hora! Esto assistindo, esto assistindo cena! (Madame est com a mo no queixo da Enteada para levantar-lhe, ouvindo-a falar de maneira inteligvel) Diretor: E ento? Ator Principal: Mas o que ela disse? Atriz Principal: Assim no se escuta nada! Jovem Ator: Mais Alto! Mais Alto! Enteada: Como assim, mais alto? Mais alto o qu? No so coisas que se possa dizer em voz alta! S pude dize-las mais alto para deixa-lo (indica o pai) envergonhado, o que a minha vingana! Mas para Madame outra coisa, senhores; a priso!

Diretor: Essa boa! Quer dizer que assim? Mas aqui preciso fazer-se ouvir, minha cara! No estamos ouvindo nem mesmo ns, que estamos no palco! Imagine quando houver pblico no teatro! preciso fazer a cena. E de resto podem falar alto entre as duas, porque no vamos estar aqui, como agora, escutando. Devem fingir que esto a ss, numa saleta, nos fundos da loja, e que ningum est ouvindo nada. (Enteada faz com graa sinal de no com o dedo) Diretor: Como no? Enteada: (em voz baixa) H uma outra pessoa que ir ouvir, senhor diretor, se ela (indica a Madame) falar alto! Diretor: Ainda vai aparecer mais algum? Pai: No, no, senhor. Ela est falando de mim. Eu devo estar ali, atrs daquela porta, espera; e Madame sabe. Alis, se me permite, vou indo logo para j estar pronto. Diretor: Mas no, espere! Aqui precisamos observar as exigncias do teatro! Antes que o senhor esteja pronto Enteada: Mas sim, logo, logo! Estou morrendo de vontade de viver esta cena, j disse! Se ele quer estar logo pronto, eu estou prontssima! Diretor: (gritando) Mas primeiro preciso que se veja, bem clara, a cena entre a senhorita e ela (incida a Madame) No est entendendo? Enteada: Oh, meu Deus, senhor diretor, ela me disse o que o senhor j sabe. Que o trabalho da minha me foi mal feito de novo; que ela estragou o pano; e que eu preciso ter pacincia, se quiser que ela continue a nos ajudar e enfrentar a misria. Madame: (com ar de importncia) , esso, seor, porque yo no quiero me aprovechar, tirar vantachem... Diretor: (aterrorizado) O qu? O qu? Ela fala desse jeito? (atores riem) Enteada: (rindo) Sim, senhor, fala assim, come este sotadque espanhol, de um jeito muito engraado! Madame Pace: Ah, no me parece muy educado ellos rindo as de mi, se you me esfuerzo de hablar bien, como puedo, seor! Diretor: Mas no! Justamente! Fale assim mesmo, senhora! Efeito garantido! No existe maneira melhor, alis, de quebrar com um pouco de comicidade a crueza da situao. Fale, fale assim mesmo! Est timo!

Enteada: timo! Como no? Ouvir-se ela fazer certas propostas com esta maneira de falar. Efeito garantido, porque fica parecendo quase uma brincadeira, senhor diretor! Vo comeara rir quando a ouvirem dizer que existe um viejo seor que quer dibertirse conmigo no mesmo, Madame? Madame Pace Viejito, querida! Viejito, linda; pero mejor para ti; se no te d el gusto, te trae garantia! Me: (investindo contra a Madame) Bruxa! Bruxa! Assassina! A minha filha! Enteada: No, no, mame, no! Pelo amor de Deus! (correndo para conter a Me) Pai: Fique calma, fique calma! Sente-se! Me: Ento tirem esta mulher da minha frente! Enteada: (Ao Diretor) No possvel, no possvel que a minha me esteja aqui! Pai: (ao Diretor) As duas no podem estar juntas! E foi por isso, entenda, que ela quando ns viemos, no estava conosco! Se elas ficarem juntas, o senhor entende, tudo s pode se precipitar! Diretor: Mas no importa! No importa! Por enquanto, s um primeiro esboo! Vale tudo, para eu colher, mesmo assim de um modo confuso, os elementos mais diversos. (leva a Me para sentar-se novamente e diz) Vamos, vamos, minha senhora, tenha calma, tenha calma. Sente-se aqui! Enteada: (A Madame) E ento, e ento, Madame? Madame Pace: Ah no, mucho obrigada! Yo aqui no hago ms nada com tu madre presente. Enteada: Mas vamos, mande entrar este viejo seor para dibertirse conmigo. (impiedosa) Afinal, preciso fazer esta cena! Vamos em frente! (A Madame) E a senhora , pode ir! Madame Pace: Ah, me voy, me voy me voy seguramente (sai furiosa) Enteada: (Ao Pai) E o senhor, pode entrar! No precisa dar a volta! Venha aqui! Finja que j entrou! Pronto: aqui estou com a cabea baixa recatada! E pronto! Pode soltar a voz! E me diga com uma voz nova, como algum que chegue de fora: Bom dia, senhorita Diretor: Ah, vejam s! Mas afinal, dirige a senhorita ou dirijo eu? (Ao Pai) Vamos fazer a ao, v at o fundo, sem sair, e volte para a frente. (Pai obedece e atores esto atentos) Diretor: (ao Ponto) E o senhor, preste muita ateno, e escreva tudo!

Pai: Bom dia, senhorita Enteada: (de cabea inclinada) Bom dia Pai: (olhar um pouco para ela por baixo do chapu) Ah Mas eu pensei no a primeira vez, no ? Que a senhorita vem aqui. Enteada: No, senhor. Pai: J veio alguma outra vez? (Enteada faz que sim com a cabea) Mais de uma? (esperar um pouco pela resposta; tornar a espia-la por baixo do chapu, sorrir) Ento, vamos no deveria mais ficar assim permite que eu tire seu chapeuzinho? Enteada: No senhor! Pode deixar que eu mesma tiro (tira o chapu) Me: (assistindo com os filhos) Oh, Deus! Meu Deus! Pai: Pronto, pode me dar. Eu guardo. (tira o chapu das mos da Enteada) Mas cobrindo um rostinho to bonito e irresistvel como o seu, eu gostaria de ver um chapu mais digno. Quer me ajudar a escolher algum, mais tarde, entre estes que Madame vende? No? Jovem Atriz: Ora, vamos com calma! Esses chapus ai so nossos! Diretor: (irritado)? Silncio, por favor! No se faa de engraadinha! Esta a cena! (A Enteada) Recomece, por favor, senhorita! Enteada: No, obrigada, senhor! Pai: Ora, no v me dizer que no! Aceite, por favor! Vou ficar ofendido Alguns so muito bonitos, olhe s. E depois, Madame vai ficar satisfeita. por isso ela deixa os chapus aqui bem mostra. Enteada: Mas no, senhor, nem mesmo poderia usar. Pai: Diz isto por causa do que iriam pensar em casa, ao v-la voltar com um chapeuzinho novo? Ora! Sabe como se faz? Sabe o que deve dizer em casa? Enteada: (impaciente) Mas no isso, senhor! No poderia usar o chapu porque estou como V. J podia ter percebido. (Mostra o vestido preto) Pai: De luto, sim! Desculpe. verdade, agora estou vendo. E peo perdo. Acredite que estou realmente mortificado. Enteada: Est bem, j chega, senhor! Sou eu que lhe agradeo; e o senhor no precisa se mortificar ou se afligir. No ligue mais, eu peo, para o que eu

lhe disse. Mesmo por mim, entende... (esfora-se para sorrir) eu tambm preciso parar de pensar nisso, que estou vestida assim. Diretor: (ao Ponto) Espere, espere! No escreva, risque, risque a ltima fala! (ao Pai e a Enteada) Maravilhoso, maravilhoso! (ao Pai) Aqui, o senhor depois atacar como combinamos! (aos atores) Uma beleza esta cenazinha do chapu, no acham? Enteada: Mas o melhor vem agora! Por que no continuamos? Diretor: Tenha pacincia, um momento! (aos Atores) Deve ser tratada, naturalmente, com uma certa leveza Ator Principal: com um certo atrevimento,a te Atriz Principal: Isso mesmo, no falta mais nada (ao Ator Principal) Podamos ensaia-la agora mesmo, no? Ator Principal: Oh, por mim Pronto, vou dar a volta para entrar! Diretor: (A atriz Principal) E ento, preste ateno, acabou de terminar a cena entre a senhora e a Madame Pace, que depois verei como escrevo. A senhora est No aonde vai? Atriz Principal: Espere, vou pr o chapu (pega o chapu) Diretor: Ah sim, muito bem! Ento, a senhora fica aqui, de cabea abaixada. Enteada: (Achando graa) Ela no est vestida de preto! Atriz Principal: Mas vou estar, e com uma roupa muito mais apropriada que a sua! Diretor: (A Enteada) Silncio, por favor! E fique assistindo! (Batendo Palmas) Vamos, vamos! A entrada! Ator Principal: Bom dia, senhorita... Pai: Mas no! (Enteada ri) Diretor: Silncio! E a senhorita pare de rir de uma vez por todas! Assim no podemos continuar! Enteada: Mas desculpa, uma coisa muito natural, senhor diretor! A senhorita (indica a Atriz Principal) est ali parada, a postos; mas se para ser eu, posso lhe assegurar que, ao ouvir um bom dia como este, nesse tom, eu teria cado na risada, exatamente como aconteceu! Pai: Isso mesmo a expresso, o tom...

Diretor: Mas que expresso! Que tom! Saiam da frente, e deixem me assistir ao ensaio! Ator Principal: Se eu preciso representar um velho que vem a uma casa suspeita Diretor: claro, no lhes d ateno, por favor! Recomece, recomece, que estava indo muito bem! Ator Principal: Bom dia, senhorita... Atriz Principal: Bom dia... Ator Principal: (espia por de baixo do chapu) Ah Mas eu bem sei no a primeira vez, no mesmo? Que a senhorita vem aqui Pai: No eu bem sei eu pensei. Eu pensei Diretor: Diz eu pensei, reticncias. Ator Principal: (indica o Ponto) Mas eu ouvi eu bem sei Diretor: Tanto faz, a mesma coisa! Prossiga, prossiga. S que, talvez, um pouco menos caricato Est claro? (A Atriz Principal) E agora a senhorita: No, senhor Atriz Principal: No, senhor Ator Principal: J veio alguma outra vez? Mais de uma? Diretor: No, no, espera! Deixe primeiro ela (indicar a Atriz Principal) acenar que sim. (Atriz Principal acena duas vezes a cabea) Ator Principal: Ento, vamos no deveria mais ficar assim Permite que eu tire o seu chapeuzinho? (Enteada d gargalhada) Atriz Principal: No estou aqui para servir de palhaa para ela! Ator Principal: Nem eu! J chega! Diretor: (A Enteada) Pare com isso! Enteada: Sim, me perdoe Diretor: A senhorita muito mal educada! isto que ! Uma presunosa! Pai: Sim, senhor! verdade, mas precisa perdo-la. Eu admiro, senhor, os seus atores, mas certamente o caso que no so ns. Seus atores representam muito bem os nossos papis. Mas acredite, a ns parece uma outra coisa, que at queria ser a mesma, mas no ! Mas eu entendo...

Diretor: Ento chega! Para mim sempre foi uma maldio ensaiar diante dos autores! Nunca esto satisfeitos!(Ao Pai e a Enteada) Pronto, vamos recomear com vocs dois; e esperamos que a senhorita consiga no rir mais. Enteada: Ah, no vou mais rir! Agora vema melhor parte para mim; pode ficar tranqilo! Diretor: Ento, quando a senhorita diz: no ligue mais, eu peo, para o que eu lhe disse. Mesmo por mim, entende (Ao Pai) preciso que o senhor ataque logo: Entendo, ah, entendo e que pergunte de imediato Enteada: Como? O qu? Dirteor: por que motivo ela est de luto! Enteada: Mas no, senhor diretor! Quando eu disse a ele que precisava parar de pensar no fato de estar vestida assim, sabe o que ele me respondeu? Ah, est bem! Ento vamos tirar logo, agora mesmo, este vestidinho! Diretor: Que beleza! timo! Para fazer a casa inteira cair na gargalhada? Enteada: Se a verdade! Diretor: Mas que verdade, faa-me o favor! Aqui estamos no teatro! A verdade, s at um certo ponto! Enteada: E o que o senhor quer fazer agora, se me permite? Diretor: J vai ver! Deixe por minha conta! Enteada: No, senhor! Da minha nusea, de todas as razes, cada qual mais cruel que a outra, que fazem com que eu seja esta, seja assim, o senhor quer extrair uma pequena cena romntica sentimental mal-acabada, em que ele me pergunta o motivo do luto e eu respondo em lgrimas que meu pai morreu dois meses atrs? No, no, meu caro senhor! Ele precisa me dizer, como disse. E eu, como todo meu luto no corao fui at ali, esta vendo? At ali atrs do biombo, e com estes dedos que tremiam de vergonha, com calafrios de nojo, soltei o corpete, abri meu vestido... Diretor: Mas pelo amor de Deus? O que est dizendo? Enteada: (gritando) A verdade! A verdade, senhor diretor! Diretor: Est certo, no nego, pode at ser a verdade e eu compreendo todo o seu horror, senhorita; mas compreenda a senhorita tambm que pr tudo isto em cena no possvel! Enteada: No possvel? Pois se assim, muito obrigada, mas estou fora! Diretor: Mas no, entenda

Enteada: Estou fora! Estou entendendo! Ele quer chegar logo representao dos seus padecimento espirituais, mas eu quero representar o meu drama! O meu! Diretor: Ah, afinal, o seu drama!Mas o seu no o nico, me desculpa! Existe tambm o drama dos outros! No se pode deixar que um personagem avance assim demais e se sobreponha aos outros, ocupando o palco inteiro. A senhorita precisa se conter. Acredite, no seu prprio interesse, porque pode at produzir m impresso, estou avisando, toda esta fria dilacerante, esta repugnncia exasperada, quando a senhorita mesmo, me desculpe, confessou que j tinha estado com outros, antes dele, na casa de Madame Pace, e mais de uma vez! Enteada: verdade! Mas pense que, para mim, todos os outros tambm so ele. Diretor: Como, os outros? O que quer dizer? Enteada: Para quem incorre em culpa, senhor diretor, o responsvel por todas as culpas que seguem no ser sempre aquele que determinou a primeira queda? E para mim foi ele, antes mesmo que eu nascesse. Olhe para ele, e veja se no verdade! Diretor: Muito bem, E lhe parece pouco, o peso de todo remorso que ele carrega? D-lhe a oportunidade de representa-lo! Enteada: E como, se me desculpa? Digo, como poder representar todos os seus nobres remorsos e tormentos morais, se o senhor quer poupar-lhe o horror de ter um belo dia ter encontrado entre os seus braos, depois de t-la convidado a tirar o vestido de seu luto recente, mulher e j decada, aquela menina, senhor diretor, que ele via na sada da escola? (Me chora. Pausa) Enteada: Por enquanto, estamos aqui entre ns, ainda ignorados pelo pblico. Amanh os senhor ir produzir, sobre ns, o espetculo que achar melhor, ajustado sua maneira. Mas quer mesmo ver o drama? Explodir de verdade, como foi? Diretor: Claro que sim, tudo que eu peo, para poder tirar dele, desde j, tudo que for possvel! Enteada: Ento, mande sair aquela Me. Me: (em prantos) No, no! No permita, senhor diretor! No permita! Diretor: Mas s para eu ver, minha senhora! Me: Eu no posso! No posso! Diretor: Mas se tudo j aconteceu, se me desculpa! No entendo!

Me: No, acontece agora, acontece sempre! A minha desgraa no fingida, senhor diretor! Estou viva e presente, sempre, em todos os momentos da minha desgraa, que se renova, sempre viva e presente. Mas os dois pequeninos ali, o senhor ouviu algum dos dois falar? No podem mais falar, senhor diretor! Ficam agarrados a mim, ainda, para manter viva e presente a minha desgraa. Mas eles, em sim, no so, no so mais! E ela (indica a enteada), senhor diretor, fugiu, afastou-se de mim e se perdeu Se agora eu ainda a estou vendo aqui por isso, s por isso, sempre, sempre, para me renovar sempre, viva e presente, a desgraa que sofro tambm por causa ela! Pai: O momento eterno, como eu lhe disse, senhor diretor! Ela (indica a enteada) est aqui para colher-me, fixar-me, manter-me eternamente preso e exposto execrao pblica naquele nico momento passageiro e vergonhoso da minha vida. No pode desistir disso, e o senhor no tem, na verdade, como me poupar dele. Diretor: Mas claro que sim, no estou dizendo que no vai ser representado. Na verdade, vai ser o ncleo de todo o primeiro ato, at chegar surpresa dela (indica a me) Pai: Isso, sim. Porque a minha condenao, senhor diretor. Toda a nossa paixo, que deve culminar no grito final dela (indica a me) Enteada: Ainda trago aquele grito nos meus ouvidos! Aquele grito que em enlouquece! O senhor pode me representar como quiser, senhor diretor. No importa! At mesmo vestida; contanto que esteja pelo menos com os braos, s os braos, nus; porque, veja bem, estando assim (encosta no pai e apia a cabea em seu peito), com a cabea apoiada assim, e os braos assim em torno do pescoo dele, eu via pulsar aqui, no meu brao, bem aqui, uma veia; e ento, como se aquela veia viva bastasse para me encher de nojo. Fechei os olhos com fora, assim, assim, assim, e afundei a cabea no peito dele! (A Me) Grite, grite mame! (afundara a cabea no peito do Pai e , com os ombros erguidos como que para no ouvir o grito) Grite, como gritou naquela hora! Me: (precipitando-se para separa os dois) No! Filha, minha filha! (depois de afasta-los) Estpido, estpido, a minha filha! No est vendo que a minha filha? Diretor: Maravilhoso. Sim, maravilhoso! Pai: Isso! Porque foi realmente assim, senhor diretor! Diretor: Exatamente, aqui mesmo, sem mais. Sim, sim, maravilhoso! Efeito garantido! assim que deve terminar, eu garanto, eu garanto, este primeiro ato. (Ajudante arruma o cenrio adequadamente)

Diretor: Ah, ento, vamos ao segundo ato! Deixem, deixem eu fazer do meu jeito, como tnhamos combinado antes, que vai dar certssimo Enteada: Nossa chegada casa dele (indica o Pai), apresar da oposio dele (indica o Filho). Diretor: Est certo; mas deixe eu cuidar de tudo, j disse! Enteada: Contanto que o despeito dele fique bem claro! Me: (balanando a cabea) Pelo bem que nos veio disso Enteada: No importa! Quanto pior para ns, mais remorso para ele! Diretor: J entendi!J entendi! E vamos levar este princpio em conta, acima de tudo! No tenha dvidas! Me: Mas cuide para que se entenda bem, eu lhe peo, senhor diretor, pela minha conscincia, que eu tentei, de todas as maneiras Enteada: (indignada) aplacar-me, aconselhar-me, para no ser, ela, atingida pelo despeito! (Ao Diretor) E pode fazer o que ela pede, pode atender, porque verdade! E eu acho timo, porque assim fica mais claro. Quanto mais ela suplica, quanto mais ela tenta entrar no corao dele, mais ele fica distante: au-sen-te!. Que beleza! Diretor: E ento, vamos comear este segundo ato? Enteada: No falo mais! Mas saiba faze-lo desenrolar-se todo no jardim, como o senhor que, ser impossvel! Diretor: Por qu, impossvel? Enteada: Porque ele (indica o filho) passa o tempo todo trancado no quarto, sozinho! E depois, na casa que precisa acontecer toda a parte daquele pobre rapaz, totalmente desnorteado, como eu j disse. Diretor: Entenda que no podemos ficar usando letreiros, nem mudar o cenrio vista do pblico no mesmo ato. Teremos que combinar os fatos, agrupa-los, numa ao simultnea e compacta; e no como pretende a senhorita, que primeiro quer ver o irmo voltando da escola e perambulando pelos quartos como uma sombra. E depois, ao mesmo tempo, queria ver tambm aquela menina brincando, inocente, no jardim. Um na casa e outra no jardim, possvel? Enteada: Ah, ao sol, senhor diretor, e feliz! o nico prmio que eu tenho: a alegria, a festa que aquele jardim era para ela; tirada da misria de um quarto horrvel, onde dormamos todos juntos, imagine! No jardim, assim que ela me via, corria para me pegar pela mo. No dava ateno s flores maiores; preferia descobrir as pequenas, que me mostrava, fazendo uma festa, uma festa! (termina em pranto)

Diretor: (aproxima-se dela) Vamos fazer o jardim, vamos fazer o jardim, sem dvida. E vai ver que ficar satisfeita. (ao ajudante) Nessa parte ele pede para o ajudante trazer o que usaram na cena e ser projetado no telo o cu. (A enteada) Assim fica melhor para dar idia. O rapaz, em vez de se esconder atrs das portas dos quartos, pode vir perambular aqui pelo ajrdim, escondendo atrs das rvores. Mas a senhorita, h de entender que ser difcil encontrar uma criana que faa bem a cena em que lhe mostra as florzinhas. (Ao Rapazinho) Venha, venha aqui voc, enquanto isso! Vamos tentar tornar isto um pouco mais concreto!(Rapazinho no se mover) Ande, Ande! (puxa-o para frente) Ah, vou lhe dizer, mesmo um problema, o garoto tambm Mas por qu? Meu Deus, ele bem que poderia ter alguma cosia para dizer (ao Rapazinho) Venha, venha para c. Esconda-se um pouco aqui E tente esticar um pouco a cabea, para espiar. (O Rapazinho executa a ao) Ah, muito bem, muito bem... (A enteada) E mais uma coisa, se a garota ao surpreend-lo assim espionando, corresse para ele e conseguisse arrancar de sua boca pelo menos algumas palavras? Enteada: No espere que ele fale, na presena daquele ali! (aponta o Filho) Primeiro seria necessrio manta-lo embora. Filho: (Caminha em direo a sada) Mas sem demora! E com o maior prazer! o melhor que eu podia esperar! Diretor: No! Aonde vai? Espere! (Sem sair do lugar, a me estende os braos para segura-lo. Diretor o segura) Filho: Pois eu no tenho nada mesmo a fazer aqui! Deixe-me ir, por favor! Deixe eu ir embora! Diretor: Mas como, nada a fazer aqui? Enteada: (ironia) Nem precisa segurar! Ele no vai embora! Pai: Voc precisa representar a terrvel cena do jardim com a sua me! Filho: No vou representar nada! E foi o que eu declarei dede o incio! (ao Diretor) Deixe-me ir embora! Enteada: Com licena, senhor diretor? Pode soltar! (Ao filho) Est bem, v embora! Ele no pode, est vendo? No pode! Precisa ficar aqui, fora, preso corrente de maneira indissolvel. Imagine se ele pode ir embora, ele que precisa ficar realmente aqui com este seu belo pai e aquela me ali, sem nenhum filho alm dele (A me) E agora voc, mame! Venha, venha (Ao

diretor) Veja s, ela se tinha levantado, tinha-se levantado para faz-lo ficar (A Me) Venha, venha... (Ao diretor) Imagine o nimo que ela pode ter para mostrar aqui, aos seus atores, o que est sentindo, mas a nsia para se aproximar dele tamanha que Pronto Est vendo Ela se dispe a viver a sua cena! (Me se aproxima) Filho: Ah, mas eu no! Eu no! Se eu no posso ir embora, ficarei aqui; mas torno a dizer que no represento nada! Pai: O senhor pode obriga-lo, senhor diretor! Filho: Ningum pode me obrigar de nada! Pai: Ento eu obrigo! Enteada: Esperem! Primeiro a menina no laguinho! (ajoelha-se diante da menina e toma seu rostinho com as mos) Meu amorzinho, voc, coitadinha, fica s olhando perdida, com esses seus olhinhos lindos e enormes. Estamos num palco, querida! Onde se faz teatro. E agora vamos fazer um teatrinho. (Abraa a menina) tudo de mentira sabe? Mas no, para os outros vai der de mentira; para voc no, meu amor, infelizmente, porque voc de verdade, meu amorzinho, e est brincando de verdade num laguinho de verdade, lindo, grande, se espelhando na gua, e os patinhos nadando. Voc resolve pegar um dos patinhos (urro de pavor; deixa a menina e dirige-se ao rapazinho) O que voc est fazendo aqui, sempre com esta cara de pedinte? tambm por sua causa que a pequenina se afoga. Por causa deste seu jeito. (agarrando um dos braos dele para forar a tirar a mo do bolso) O que tem a? (arranca a mo, descobrir que na mo tem um revlver) Ah! Onde foi, como foi que voc conseguiu? Burrice a sua! No seu lugar, em vez de matar a mim mesma, teria matado um daqueles dois; ou os dois: o pai e o filho! (empurra o rapazinho para trs; cai com o rosto entre os braos apoiados na borda do laguinho) Diretor: (ao Filho) E enquanto isso Filho: Enquanto isso coisa nenhuma! No verdade, senhor diretor! No houve nenhuma cena entre mim e ela! (indica a me) Pea para ela mesma contar como aconteceu. Me: Sim, verdade, senhor diretor. Eu tinha entrado no quarto dele. Filho: No meu quarto, entendeu? E no no jardim! Diretor: Mas isto no tem a menor importncia! preciso agrupar a ao, eu j disse! (A me) E ento? Tinha entrado?

Me: Sim, senhor, no quaro dele, no agentava mais. Para livrar meu corao do peso de toda a angstia que me oprime. Mas assim que ele me viu entrar Filho: No fiz cena nenhuma! Fui embora; fui embora para no fazer uma cena. Porque nunca fiz cena nenhuma, entendeu? Me: verdade. Isso mesmo! Diretor: Mas agora, mesmo assim, preciso fazer essa cena entre a senhora e ele! indispensvel! Me: Por mim, senhor diretor, aqui estou! Quem dera o senhor pudesse me falar a oportunidade de falar com ele, de poder dizer a ele tudo que vai no corao. Pai: (Ao filho) Voc vai fazer a cena! Pela sua me! Pela sua me! Filho:No fao nada! Pai: (sacudindo-o) Obedea, em nome de Deus! Obedea! No ouve como ela fala com voc? No tem entranhas de filho? Filho: (agarrando-o tambm) No! No! E vamos acabar com isso de uma vez por todas. (Me tenta interromper os dois) Me: Pelo amor de Deus! Pai: Voc tem de obedecer! Tem de obedecer! Filho: Mas que loucura essa que deu em voc? No tem pudor de mostrar a todo mundo a vergonha e a nossa? No me presto a isso! No me presto! E interpreto assim a vontade de quem no quis nos levar cena! Diretor: Mas vocs vieram at aqui! Filho: Ele, e no eu! (aponta o pai) Diretor: Mas voc tambm no est aqui? Filho: Foi ele quem quis vir, arrastando a todos ns e ainda se prestando a combinar l atrs, com o senhor, no s o que de fato aconteceu; como se no bastasse, combinaram tambm o que nunca aconteceu! Diretor: Mas diga, ento pelo menos o que aconteceu! Diga para mim! Saiu do quarto, sem dizer nada? Filho: Nada. Diretor: Muito bem, e depois? O que fez? Filho: Nada Atravessando o jardim

Diretor: Sei atravessando o jardim? Filho: (cobrindo o rosto) Mas por que quer que eu conte, senhor diretor? horrvel! Diretor: (baixo) A menina? Filho: L, no laguinho Pai: (Cado no cho, aponta para a me) E ela estava vindo atrs dele, senhor diretor! Diretor: (Ao filho) E ento, voc? Filho: Sai correndo, precipitei-me para tira-la da gua Mas logo parei, porque detrs das rvores vi uma coisa, que me deixou gelado O garoto, o garoto ali parado, com olhos de louco, fixados na irmzinha afogada no lago. (Enteda ficou debruada ao lado do laguinho para esconder a menina) Comecei a me aproximas; e ento (Explodir um tiro de revlver) Me: (Grita) Meu filho, meu filho! Socorro! Socorro! Diretor: (Enquanto o Rapazinho ser erguido pela cabea e carregado para trs) Est ferido? Est ferido de verdade? (Todos, menos o Diretor e o Pai, desaparecero) Atriz Principal: Morreu! Pobre garoto! Est morto! Ah, que coisa! Gal: Morto o qu! fingimento! Fingimento! No acredite. Outros Atores: Fingimento? Realidade! Realidade! Est morto! Outros Atores: No! Fingimento! Fingimento! Pai: (levanta-se e grita) Fingimento coisa nenhuma! Realidade, realidade, senhores! Realidade! (Sai) Diretor: Fingimento! Realidade! Pois que vo todos para o diabo! Ah, nunca tinha me acontecido coisa parecida! Fizeram-me perder um dia inteiro! (olha o relgio) podem ir embora! O que mais ainda querem fazer? Tarde demais para retomar o ensaio. At a noite! (Atore saem) Ei, eletricista, apague tudo! (Apaga tudo) Ei, devagar! Deixe pelo menos uma lmpada acesa, para eu poder ver onde piso! (Acender-se uma luz que projetar as sombras dos perzonagens menos o Rapazinho e a Menina; Diretor fugir correndo PRECISA FINALIZAR)

You might also like