You are on page 1of 18

A EDUCAO A DISTNCIA NO BRASIL E NO MUNDO

PS-GRADUAO 2011 LEITURA FUNDAMENTAL AULA 3 A EDUCAO A DISTNCIA NO BRASIL PROF. DR. JOO MATTAR

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

A EDUCAO A DISTNCIA NO BRASIL

PS-GRADUAO 2011 LEITURA FUNDAMENTAL AULA 3 PROF. DR. JOO MATTAR

PARA CITAR ESTE TEXTO: MATTAR, Joo. Histria Da Educao a Distncia. Departamento de Extenso e Ps-Graduao. Anhanguera Educacional, 2011.

PARECER TCNICO Cludia Benedetti

PREPARAO GRFICA Lusana Verssimo Renata Galdino

DIRETORIA DE EXTENSO E PS-GRADUAO

Silvio Cecchi

REVISO GRAMATICAL Lilian Mendes Jaiana Santos

Correspondncia/Contato
Alameda Maria Tereza, 2000, Valinhos, So Paulo CEP. 13.278-181, Tel.: 19 3512-1700

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional. Publicao: Junho de 2011.

1. A EDUCAO A DISTNCIA NO BRASIL


Objetivos
Nesta aula, exploraremos um panorama geral da Educao a Distncia no Brasil. Depois de um passeio pela histria da EaD no nosso pas, analisaremos seu desenvolvimento no Ensino Superior e alguns aspectos da legislao. Em seguida, avaliaremos as caractersticas e os participantes do mercado da EaD e, para finalizar, exporemos alguns dados estatsticos recentes sobre a situao da EaD no pas.

2. INTRODUO
Comparando o desenvolvimento da EaD no Brasil com a experincia mundial, algumas diferenas saltam aos olhos. Num primeiro momento, a EaD brasileira segue o movimento internacional, com a oferta de cursos por correspondncia. Entretanto, mdias como o rdio e a televiso sero exploradas intensamente e com bastante sucesso em nosso pas, atravs de solues especficas e, muitas vezes, criativas, antes da introduo da Internet. Alm disso, no Brasil, a experincia das universidades abertas retardada praticamente at h poucos anos, com a criao da Universiade Aberta do Brasil UAB. Vejamos alguns momentos desse desenvolvimento.

3. HISTRIA DA EAD NO BRASIL


1904 Escolas Internacionais e Cursos por Correspondncia
O Jornal do Brasil, que iniciou suas atividades em 1891, j registrava anncio oferecendo profissionalizao por correspondncia para datilgrafo. Considera-se marco histrico a implantao das Escolas Internacionais, em 1904, representando organizaes norte-americanas. Eram instituies privadas que ofereciam cursos pagos por correspondncia em jornais. Inicialmente, os cursos eram em espanhol. Devido pouca importncia que se atribua EaD e s dificuldades enfrentadas com o uso dos correios, o ensino por correspondncia recebeu pouco incentivo por parte das autoridades educacionais e dos rgos governamentais.

Nesse perodo, a EaD manteve o material impresso como base, que, posteriormente, passou a ser complementado com recursos de udio e vdeo, transmisses de rdio e televiso, videotexto, computador e tecnologia de multimdia.

1923 Rdio Escola


EUREKA
O Manifesto dos Pioneiros da Nova, liderado por Vrias iniciativas seguiram-se a essas experincias iniciais: em 1923, um grupo liderado por Henrique Morize e Roquette Sociedade oferecendo Pinto do fundou Rio de de a Rdio Janeiro, portugus,

Educao

Fernando de Azevedo e assinado por Afrnio Peixoto, Ansio Teixeira e Ceclia Meirelles, entre outros, defendia: a Educao obrigatria, pblica, gratuita e laica como dever do Estado; a substituio de uma aprendizagem passiva pela

cursos

francs, silvicultura, literatura francesa, esperanto, radiotelegrafia e telefonia. Tinha incio, assim, a Educao pelo rdio. Em 1927, foi criada, tambm no Rio de Janeiro, a Comisso de Cinema Educao; em 1932, educadores

construo do conhecimento; e a personalizao da Educao.

lanaram o Manifesto da Escola Nova, propondo o uso dos recursos de rdio, cinema e impressos na Educao Brasileira. EUREKA! Em 1934, Edgard Roquette Pinto instalou a Rdio Escola Municipal no Rio de Janeiro. Os alunos tinham acesso prvio a folhetos e esquemas de aulas, e a Rdio Escola tambm utilizava tambm correspondncia para contato com os alunos. Em 1936, a emissora Rdio Sociedade do Rio de Janeiro foi doada ao Ministrio da Educao e Sade, e em 1937 foi criado o Servio de Radiodifuso Educativa do Ministrio da Educao.

1939 Rdio Monitor


Em 1939, a Marinha e o Exrcito brasileiros utilizavam a EaD para preparar oficiais na Escola de Comando do Estado Maior, utilizando, basicamente, material impresso via correspondncia. Entretanto, os primeiros institutos brasileiros a oferecerem sistematicamente cursos a distncia por correspondncia profissionalizantes, em ambos os casos foram o Instituto Rdio Tcnico Monitor, em 1939, e o Instituto Universal Brasileiro, em

1941. Juntaram-se a eles outras organizaes similares, que foram responsveis pelo atendimento de milhes de alunos em cursos abertos de iniciao profissionalizante a distncia, at hoje. O Instituto Monitor foi fundado em 1939, a partir da experincia de um curso a distncia para a construo de um modesto que rdio utilizava Instituto Monitor: http://www.institutomonitor.com.br Confira o belo livro: Instituto Monitor: memrias do ensino a distncia no Brasil: 1939/2005. So Paulo: Instituto Monitor, 2006. http://www.institutomonitor.com.br/Livrohistorico.aspx

caseiro,

apostilas de eletrnica e um kit. As atividades passam, ento, a ser todas realizadas por correspondncia. Ao

redor de cinco milhes de alunos Instituto j estudaram Ainda no hoje, ele oferece cursos tcnicos, supletivos e

Monitor.

profissionalizantes, de formao profissional e, inclusive, presenciais; tendo, mais recentemente, desenvolvido metodologia prpria para e-learning. Seus planos envolvem a atuao em todos os nveis de Educao.

1941 IUB
Outro pioneiro de EaD no Brasil o Instituto Universal Brasileiro - IUB, fundado em 1941 por um ex-scio do Instituto Monitor, dedicando-se formao profissional de nvel elementar e mdio. O IUB j formou milhes de Instituto Universal Brasileiro:

pessoas e, hoje, possui dezenas de milhares de alunos. Oferece cursos

profissionalizantes (como de Auxiliar de Contabilidade, Desenho Artstico e

http://www.institutouniversal.com.br/

Publicitrio, Fotografia, Ingls, Violo, etc) e supletivos. Sua principal mdia so apostilas enviadas por correio. Na dcada de 40 e 50, mais instituies passaram a fazer uso do ensino a distncia via correspondncia, impulsionadas pelo sucesso do Instituto Universal Brasileiro.

Recentemente, foi criado o UNIUB - Cursos On-line, que substituiu o material impresso pela Internet e o correio pelo e-mail, alm de incorporar o chat.

1947 SENAC, SESC e Universidade do Ar


Em 1947, SENAC, SESC e emissoras associadas fundam a Universidade do Ar (em 1941, havia sido criada outra Universidade do Ar, que durou 2 anos), com o objetivo de oferecer cursos comerciais radiofnicos. Os alunos estudavam nas apostilas e corrigiam exerccios com o auxlio dos monitores. A Universidade do Ar durou at 1961. A experincia do SENAC com EaD, entretanto, continua at hoje. Em 1976, foi criado o Sistema Nacional de Teleducao, centrado no ensino por correspondncia, mas que realizou tambm algumas experincias com rdio e televiso. Em convnio com outras instituies, o SENAC desenvolveu tambm, a partir de 1983, uma srie de programas radiofnicos sobre orientao profissional na rea de Comrcio e Servios, denominados Abrindo Caminhos. A partir de 1988, o Sistema foi informatizado e, em 1995, foi criado o CEAD - Centro Nacional de Educao a Distncia (CEAD). A partir de 1996, foi implantada a srie radiofnica educativo-cultural Espao Senac, hoje denominada Sintonia Sesc-Senac. Em 2000, foi criada a Rede Nacional de Teleconferncia, transmitida via satlite pela STV - Rede Sesc-Senac de Televiso, com interatividade em tempo real atravs de e-mail, fax e telefone, em todas as unidades do Sistema Senac, incluindo suas escolas-sobre-rodas e balsa-escola. Hoje, o SENAC oferece diversos cursos a distncia, inclusive de psgraduao lato-sensu, para o que foi criada a Rede EaD Senac.

1961 MEB
Na dcada de 60 foi criado o PRONTEL - Programa Nacional de Teleducao no Ministrio da MEB Movimento de Educao de Base http://www.meb.org.br/

Educao e Cultura, responsvel por coordenar e apoiar a EaD no pas. A Diocese de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, criou, em

1959, algumas escolas radiofnicas, dando origem ao Movimento de Educao de Base (MEB), marco na EaD no formal no Brasil. O MEB, envolvendo a Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil e o Governo Federal, utilizou, inicialmente, um sistema radioeducativo para a democratizao do acesso Educao, promovendo o letramento de jovens e adultos.

1967 Projeto SACI


Concebido experimentalmente em 1967, por iniciativa do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Projeto SACI (Satlite Avanado de

Comunicaes Interdisciplinares) tinha como objetivo criar um sistema nacional de telecomunicaes com o uso de satlite. A ideia do projeto SACI era inovadora e pioneira, vislumbrando as possibilidades dos meios de comunicao de massa a servio da prestao de servios educacionais. O projeto, entretanto, foi encerrado em 1976.

1970 Projeto Minerva


Em 1970, teve incio o Projeto Minerva, convnio entre o Ministrio da Educao, a Fundao Padre Landell de Moura e a Fundao Padre Anchieta, cuja meta era a utilizao do rdio para a Educao e a incluso social de adultos. O Projeto foi mantido at o incio dos anos 80.

1977 Telecurso
Cursos supletivos a distncia comearam a ser oferecidos por fundaes privadas e organizaes no-governamentais a partir das dcadas de 70 e 80, utilizando tecnologias de teleducao, satlite e materiais impressos. Na dcada de 70, a Fundao Roberto Marinho-lanou o programa de educao supletiva a distncia para 1o e 2 graus. Denominado, desde 2006, Novo Telecurso, utiliza livros, vdeos e transmisso por tv, alm de disponibilizar salas pelo pas, para que os alunos assistam s transmisses e aos vdeos e tambm tenham a oportunidade de acessar material de apoio. Calcula-se que mais de cinco milhes e meio de pessoas j foram beneficiadas pelo Telecurso.

1991 SALTO PARA O FUTURO


O programa Jornal da Educao - Edio do Professor, concebido e produzido pela Fundao Roquette Pinto, teve incio em 1991. Em 1995, com o nome de Salto para o Futuro, foi incorporado TV Escola (canal educativo da Secretaria de

Educao a Distncia do Ministrio da Educao), tornando-se um marco na EaD nacional. um programa para formao continuada e aperfeioamento de professores (principalmente do Ensino Fundamental) e alunos dos cursos de magistrio, utilizando diversas mdias, como material impresso, TV, fax, telefone e Internet, alm de encontros presenciais nas telessalas, que contam com a mediao de um orientador de aprendizagem. Os programas so ao vivo e permitem interao dos professores presentes nas telessalas. As Secretarias de Educao e o SESC so nos os parceiros pela Salto para o Futuro: http://portal.mec.gov.br/index.php?o ption=com_content&view=article&id =13258:salto-para-ofuturo&catid=111:tv-escola

responsveis,

Estados,

montagem e pelo acompanhamento das telessalas. O programa atinge, por ano, mais de 250 mil docentes em todo o pas.

2003 2007 Referenciais de Qualidade em EaD


A primeira verso dos referenciais de qualidade para EaD foi elaborada em 2003. No entanto, dada a necessidade de atualizao do documento anterior, em funo da dinmica do setor e da renovao da legislao, uma comisso de especialistas foi composta para sugerir mudanas no documento, em 2007. Essa verso preliminar foi submetida consulta pblica durante o ms de agosto de 2007. Foram recebidas mais de 150 sugestes e crticas, das quais a maioria foi incorporada. Embora seja um documento sem fora de lei, ele serve como referencial norteador para subsidiar atos legais do poder pblico referentes aos processos especficos de regulao, superviso e avaliao da modalidade citada.

2007 e-Tec
Lanado em 2007, o e-Tec - Sistema Escola Tcnica Aberta do Brasil est voltado para a educao profissional e tecnolgica a distncia, procurando ampliar e democratizar o acesso a cursos tcnicos de nvel mdio, pblicos e gratuitos. Est organizado em colaborao entre Unio, estados, Distrito Federal e municpios. Os cursos so ministrados por instituies pblicas.

O MEC responsvel pela assistncia financeira na elaborao dos cursos. J estados, Distrito Federal e municpios tm a responsabilidade de providenciar estrutura, equipamentos, recursos humanos, manuteno das atividades e demais itens necessrios para a instituio dos cursos. A meta estruturar centenas de plos e atender dezenas de milhares de alunos.

4. EAD NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO


Em 1972, o Governo Federal enviou Inglaterra um grupo de educadores liderados pelo conselheiro Newton Sucupira. Cabe lembrar que a Open University havia sido recentemente criada. Um relatrio final, resultado da viagem, marcou para alguns autores uma posio reacionria em relao s mudanas no Sistema Educacional Brasileiro, gerando um grande obstculo implantao da Universidade Aberta e a Distncia no Brasil. A Universidade de Braslia foi pioneira no uso da EaD no Ensino Superior, com o Programa de Ensino a Distncia (PED), que ofertou um curso de extenso universitria em 1979. Outros cursos foram produzidos e ofertados, inclusive por jornal, at 1985, alm de terem sido traduzidos cursos da Open University. Em 1989, foi criado o Centro de Educao Aberta, Continuada, a Distncia (CEADUnB), que hoje utiliza diversas mdias como correio, telefone, fax, CD-ROM, e-mail e Internet. A partir da dcada de 90, as Instituies de Ensino Superior comearam a desenvolver cursos baseados nas novas TICs, passando a ser credenciadas para oferecer cursos superiores de graduao na modalidade a distncia, dentre as quais se destacaram: Escola do Futuro-USP (1988), Universidade Federal de Santa Catarina Laboratrio de Ensino a Distncia (1995), Universidade Federal do Par (1999), Universidade Federal do Paran (1999), Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC (2000) e Universidade Federal do Mato Grosso (2001). Hoje, a EaD encontra-se difundida no Ensino Superior brasileiro, tanto pela oferta de 20% da carga horria de cursos presenciais por disciplinas que so ministradas on-line, quanto pela variedade de cursos de graduao e ps-graduao lato sensu ofertados totalmente distncia.

5. LEGISLAO
A EaD surge, oficialmente, no Brasil, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996), sendo normatizada

pelo Decreto 2.494 (de 10 de fevereiro de 1998), pelo Decreto 2.561 (de 27 de abril de 1998) e pela Portaria Ministerial 301 (de 7 de abril de 1998). A nova LDB reservou um artigo especfico para o Ensino e a Educao a Distncia:

Art. 80. O Poder Pblico incentivar o desenvolvimento e a veiculao de programas de ensino a distncia, em todos os nveis e modalidades de ensino, e de educao continuada. 1.o A educao a distncia, organizada com abertura e regime especiais, ser oferecida por instituies

especificamente credenciadas pela Unio. 2.o A Unio regulamentar os requisitos para a realizao de exames e registro de diploma relativos a cursos de educao a distncia. 3.o As normas para produo, controle e avaliao de programas de educao a distncia e a autorizao para sua implementao cabero aos respectivos sistemas de ensino, podendo haver cooperao e integrao entre os diferentes sistemas. 4 A educao a distncia gozar de tratamento diferenciado, que incluir: I -- custos de transmisso reduzidos em canais comerciais de radiodifuso sonora e de sons e imagens; II -- concesso de canais com finalidades exclusivamente educativas; III -- reserva de tempo mnimo, sem nus para o Poder Pblico, pelos concessionrios de canais comerciais.

A partir de 1998, passam a ser normatizados os procedimentos de credenciamento de instituies para a oferta de cursos de graduao e educao profissional tecnolgica a distncia. O Ministrio da Educao publicou, em outubro de 2001, a Portaria 2.253, regulamentando, no Ensino Superior, a oferta de disciplinas a distncia para atender at 20% da carga horria de cursos reconhecidos, indicando, no corpo da Portaria, o uso de tecnologias da informao e da comunicao, no artigo segundo:

A oferta das disciplinas previstas no artigo anterior dever incluir mtodos e prticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso integrado de tecnologias de informao e comunicao para a realizao dos objetivos pedaggicos.

No governo do presidente Luis Incio da Silva, merecem ser citados: Portaria 4.059/04, que trata da oferta de 20% da carga horria dos cursos superiores na modalidade semi-presencial;

Portaria 4.361/04 (que revoga a Portaria 301/98); Decreto 5.622/05, que regulamenta o artigo 80 da Lei 9.394 e revoga o Decreto 2.494/98;

Decreto 5.773/06, que dispe sobre o exerccio das funes de regulao, superviso e avaliao de Instituies de Educao Superior e cursos superiores de graduao e sequenciais no Sistema Federal de Ensino;

Portarias 01 e 02 (revogada) de 2007, que tratam dos ciclos avaliativos do SINAES, do credenciamento de instituies para a oferta de EaD e do funcionamento dos polos de apoio presencial;

Decreto 6.303/07, que altera dispositivos dos Decretos nos 5.622 e 5.773;

Portaria 40/07, que institui o e-MEC, sistema eletrnico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informaes relativas aos processos de regulao da Educao Superior no Sistema Federal de Educao;

Portaria 10/09, que fixa critrios para dispensa de avaliao in loco e d outras providncias.

Vrias Instituies de Ensino Superior brasileiras j esto credenciadas para oferta de diversos cursos de graduao, sequenciais e ps-graduao lato sensu a distncia. A partir de 2011, a UAB Universidade Aberta do Brasil Confira o Decreto n 7.480, de 16 de Maio de 2011, que definiu a reestruturao das atividades da SEEd, dentre vrias outras providncias: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_A to2011-2014/2011/Decreto/D7480.htm

comeou a oferecer, em carter de teste, os primeiros mestrados stricto sensu distncia no pas. Existiu, at o final de 2010, no MEC, uma Secretaria de Educao a Distncia (SEEd), que foi extinta em 2011, sendo suas funes

encampadas, a partir de Maio de 2011, pela Secretaria de Regulao e Superviso da Educao Superior.

6.

EMPRESAS,

ASSOCIAES,

EVENTOS

CURSOS
Possumos uma Associao Brasileira de Educao a Distncia (ABED). Desde 2003, a ABED instituiu 27 de novembro como o Dia Nacional da Educao a Distncia no Brasil, que tem sido comemorado com diversas atividades. O Brasil j foi sede de importantes eventos nacionais e internacionais de EaD. Anualmente, a ABED realiza o CIAED Congresso Internacional ABED de Educao a Distncia, que, em 2006, ocorreu no Rio de Janeiro, conjuntamente com a 22 Conferncia Mundial de Educao a Distncia do ICDE International Council of Distance Education. Em 2009, o 7 SENAED Seminrio Nacional ABED de Educao a Distncia ocorreu, pela primeira vez, totalmente online, assim como, em 2011, a JOVAED Jornada Virtual ABED de Educao a Distncia.

Outro destaque na Educao Superior brasileira a UAB Universidade Aberta do Brasil, um consrcio entre Instituies de Ensino Superior pblicas que oferece cursos de graduao (e outras modalidades) distncia, principalmente para a formao de professores. Atualmente, a UAB encontra-se vinculada Capes Universidade Aberta do Brasil: http://uab.capes.gov.br

Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior. A Univesp Universidade Virtual do Estado de So Paulo um projeto recente do Univesp http://www.univesp.ensino superior.sp.gov.br/1/conhe ca-o-programa-univesp Governo Estadual paulista, em moldes similares aos da UAB. A tabela abaixo resume os principais momentos do desenvolvimento da EaD no Brasil:

1904 1923 1939 1941 1947 1961 1965 1967 1970 1977 1985

Ensino por correspondncia. Educao pelo rdio. Instituto Monitor. Instituto Universal Brasileiro. Universidade do Ar (SENAC & SESC). MEB Movimento de Educao de Base. Criao das TVs Educativas pelo Poder Pblico. Projeto SACI (INPE). Projeto Minerva. Telecurso (Fundao Roberto Marinho). Uso do computador stand alone ou em rede local nas universidades. Uso de mdias de armazenamento (vdeo-aulas, disquetes, CDROM, etc.) como meios complementares.

1985

1989

Criao da Rede Nacional de Pesquisa (uso de BBS, Bitnet e email). Uso intensivo de teleconferncias (cursos via satlite) em programas de capacitao a distncia. Salto para o Futuro. Incio da oferta de cursos superiores a distncia por mdia impressa. Fundao da Associao Brasileira de Educao a Distncia ABED. Disseminao da Internet nas Instituies de Ensino Superior, via RNP

1990

1991 1994

1995

1996

Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Criao da Secretaria de Educao a Distncia (SEED).

1997

Criao de Ambientes Virtuais de Aprendizagem . Incio da oferta de especializao a distncia, via Internet, em universidades pblicas e particulares.

1998 1999

Decretos e Portaria que normatizam a EaD. Criao de redes pblicas e privadas para cooperao em tecnologia e metodologia para o uso das NTIC na EaD. Credenciamento oficial de instituies universitrias para atuar em Educao a Distncia.

2000 2003

Fundao do CEDERJ. Referenciais de Qualidade em EaD (primeira verso). Instituio do Dia Nacional da EaD.

2005 2006 2007 2009

Universidade Aberta do Brasil UAB. Congresso do ICDE no Rio de Janeiro, em conjunto com o CIAED. e-Tec. 7 Senaed Seminrio Nacional ABED de Educao a Distncia (totalmente on-line). Extino da SEEd. Jovaed Jornada Virtual ABED de Educao a Distncia.

2011

Apesar de todos esses avanos, continua a haver resistncias contra a EaD em nosso pas, como no caso da campanha Educao no fast-food, mencionado na Aula 01. Em outro exemplo, a Unio props uma ao civil contra o CFBIO Conselho Federal de Biologia, buscando anular a Resoluo CFBIO n 151/2008, que vetava o registro, perante os Conselhos Regionais de Biologia, dos egressos dos cursos de Educao Distncia em Cincias Biolgicas e/ou Biologia e do Programa Especial de Formao Pedaggica de Docentes. Algumas passagens interessantes da deciso da juza Maria Ceclia de Marco Rocha:

[...] educao a distncia tem lastro em lei e no se restringe ao propsito de formar professores para o ensino fundamental e mdio.

O que no se admite, malgrado a elogivel inteno, negar registro a um profissional com diploma vlido por meio de ato infralegal, j que a vedao de registro impede o exerccio da profisso e a liberdade profissional s pode ser restringida por lei (art. 5, XIII, da Constituio Federal).

O que no pode, repita-se, usar meio transverso para usurpar a competncia da Unio na autorizao e no reconhecimento cursos superiores e findar por cercear o exerccio de profisso sem amparo em lei.

Por todo o exposto, julgo o pedido procedente para anular a Resoluo do Conselho Federal de Biologia CFBIO n 151/2008.

7. CENSO
O Censo ead.br, Deciso da juza Maria Ceclia de Marco Rocha em relao ao proposta pela Unio contra Resoluo do Conselho Federal de Biologia: http://www.joaomattar.com/MECC FBEaD.pdf

realizado em 2009, pela ABED vrias (2010), aponta

caractersticas

interessantes da EaD no Brasil, que vale a pena mencionar para encerrar esta aula:

Pelo menos 2.600.000 de brasileiros se valem da EaD. Enquanto na educao presencial, cerca de 80% dos estudantes esto na educao pblica, no caso da EaD ao redor de 75% esto na educao privada.

Nas regies Sudeste e Sul, h uma predominncia de alunos em instituies privadas, enquanto na regio Norte e Nordeste, em instituies pblicas.

O Ensino Superior (graduao e ps-graduao) cresce mais que o bsico (incluindo EJA e tcnicos).

Os cursos voltados formao de professores so o maior grupo (31,5%).

Mobilidade: 42% dos alunos esto fora do estado sede das instituies. A idade mdia do aluno da EaD (mais de 30 anos) mais avanada do que na educao presencial.

A evaso maior no setor pblico. As instituies com oferta de professor presencial apresentam evaso mais baixa.

Crescimento da EaD corporativa.

8. VAMOS PENSAR?
O histrico da EaD apresentado nesta aula parcial, no sentido de que privilegiou alguns momentos importantes, em detrimento de vrios outros. Procure pesquisar outros acontecimentos que voc considera importantes para ampliar esse histrico. Dentre outros pontos, procure, por exemplo, ter uma ideia de como est funcionando a UAB, que um projeto diversificado e que tende a se ampliar rapidamente.

9. PONTUANDO
A EaD comea no Brasil com os estudos por correspondncia. Algumas mdias, como a televiso e o rdio, desempenharam (e ainda desempenham) papel de destaque em programas de Educao a Distncia no pas. A partir da LDB (1996), a EaD entra oficialmente no palco da Educao brasileira. De l para c, merecem destaque: seu crescimento no Ensino Superior, o desenvolvimento dos Referenciais de Qualidade (2003 e 2007), a criao da UAB (2005) e do e-Tec (2007), alm da continuidade da utilizao da EaD em cursos livres, profissionalizantes e no universo corporativo.

10. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


ABED Associao Brasileira de Educao a Distncia (Org.). Censo ead.br. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. BELLONI, M. L. Educao a distncia. Campinas: Autores Associados, 1999. MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: a educao a distncia hoje. So Paulo: Pearson, 2007. MATTAR, J. Guia de Educao a Distncia. So Paulo: Cengage Learning, 2011.

You might also like