You are on page 1of 1

Disciplina: Organizao Judiciria Militar Tema: CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA E A COMPETNCIA DA JUSTIA MILITAR DA UNIO E DOS ESTADOS.

Previstos no CPB: homicdio (art.121); induzimento, instigao ou auxlio a suicdio (art.122); infanticdio (art.123); aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento (art.124); e aborto provocado por terceiro subdividido naquele sem o consentimento da gestante(art.125) e com o consentimento da gestante (art.126); Previstos no CPM: Homicdio (art.205) e sua forma culposa (art.206); a provocao direta ou auxlio a suicdio (art.207) e; o genocdio (art.208) Em 1996, com o advento da Lei 9299, foram trazidas alteraes respeito da competncia dos Tribunais Militares no julgamento dos crimes dolosos contra a vida (circunstncias exclusrias da natureza militar do homicdio) Inseriu um pargrafo nico ao art. 9o do CPM, prevendo que os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos contra civil, sero de competncia da Justia Comum. Alterou o art. 82 do Cdigo de Processo Penal Militar, para, com nova redao declarar que o foro militar especial, e, exceto nos crimes dolosos contra a vida praticados contra civil, a eles esto sujeitos, em tempo de paz... inseriu um 2 pargrafo, para declarar que nos crimes dolosos contra a vida, praticados contra civil, a Justia Militar encaminhar os autos do inqurito policial militar Justia Comum. Contudo, em 2004, houve uma constitucionalizao da competncia nos casos de crimes dolosos contra a vida(de natureza militar), com a emenda n45, retirando-os da esfera militar estadual A investigao, ou seja, o inqurito policial militar(IPM), em caso de crime militar, continua sendo das Polcias Judicirias Militares, sejam Estaduais ou da Unio ( poder ocorrer a investigao paralela pela Polcia Civil) Quem decide se o crime doloso contra a vida ou no? Continua sendo a Justia Militar, que em caso de crime doloso contra a vida de civil encaminhar os autos ao Tribunal do Jri Caracterizada a ocorrncia de crime de homicdio culposo (art. 206,CPM), e a a competncia da Justia Militar, ainda que contra civil (do Conselho de Justia na Justia Militar da Unio, do Juiz de Direito da Justia Militar Estadual e do Distrito Federal) Demonstrada a excludente de ilicitude, legtima defesa, ou estrito cumprimento do dever legal, competncia das JMS A competncia para julgamento de crimes dolosos contra a vida: a)se a vtima for civil Tribunal do Jri; b) se a vtima for militar Justia Militar (Federal ou Estadual, conforme o caso envolva interesses das Foras Armadas ou das instituies militares estaduais). Obs.:O julgamento de crimes dolosos contra a vida cometidos por militares das Foras Armadas contra civis competncia da Justia Militar da Unio.(Face ao entendimento de inconstitucionalidade da Lei 9299/96 pela JMU.)

REFERNCIAS A Justia Militar da Unio competente para julgar os crimes dolosos contra a vida de civil. Notcias da JM <www.stm.jus.br>. Alteraes na Legislao Constitucional e Infraconstitucional. Disponvel em: <www.jusmilitares.com.br>

ASSIS, Jorge Cesar de. Direito Militar: Homicdio: Aspectos Penais e Processuais em Face das Recentes JESUS, Damsio de. Competncia para julgamento de crime militar doloso contra a vida. So Paulo:
Complexo Jurdico Damsio de Jesus, nov. 2007. Disponvel em: <www.damasio.com.br>.

TADEU, Paulo. Crimes dolosos contra a vida praticados por militares estaduais contra civis e a
competncia da Justia Militar Estadual. Breves Consideraes. Revista Jus vigilantibus, domingo 13 de julho de 2008.

You might also like