You are on page 1of 11

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAP

Junho/2011

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Judicirio rea Administrativa


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova B02, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Bsicos Conhecimentos Especficos Discursiva - Redao

- contm a proposta e o espao para o rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova Discursiva- Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc dever transcrever a redao, a tinta, na folha apropriada. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - Voc ter 4 horas para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova DiscursivaRedao (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas e a folha de transcrio da Prova Discursiva- Redao. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova B02, Tipo 001


1. CONHECIMENTOS BSICOS Portugus Ateno: Para responder s questes de nmeros 1 a 8, considere o texto abaixo. 1 As indstrias culturais, e mais especificamente a do cinema, criaram uma nova figura, mgica, absolutamente moderna: a estrela. Depressa ela desempenhou um papel importante no sucesso de massa que o cinema alcanou. E isso continua. Mas o sistema, por muito tempo restrito apenas tela grande, estendeu-se progressivamente, com o desenvolvimento das indstrias culturais, a outros domnios, ligados primeiro aos setores do espetculo, da televiso, do show business. Mas alguns sinais j demonstravam que o sistema estava prestes a se espalhar e a invadir todos os domnios: imagens como as de Gandhi ou Che Guevara, indo de fotos a psteres, no mundo inteiro, anunciavam a planetarizao de um sistema que o capitalismo de hiperconsumo hoje v triunfar. O que caracteriza o star-system em uma era hipermoderna , de fato, sua expanso para todos os domnios. Em todo o domnio da cultura, na poltica, na religio, na cincia, na arte, na imprensa, na literatura, na filosofia, at na cozinha, tem-se uma economia do estrelato, um mercado do nome e do renome. A prpria literatura consagra escritores no mercado internacional, os quais negociam seus direitos por intermdio de agentes, segundo o sistema que prevalece nas indstrias do espetculo. Todas as reas da cultura valem-se de paradas de sucesso (hit-parades), dos mais vendidos (best-sellers), de prmios e listas dos mais populares, assim como de recordes de venda, de frequncia e de audincia destes ltimos. A extenso do star-system no se d sem uma forma de banalizao ou mesmo de degradao da figura pura da estrela, trazendo consigo uma imagem de eternidade, chega-se vedete do momento, figura fugidia da celebridade do dia; do cone nico e insubstituvel, passase a uma comunidade internacional de pessoas conhecidas, celebrizadas, das quais revistas especializadas divulgam as fotos, contam os segredos, perseguem a intimidade. Da glria, prpria dos homens ilustres da Antiguidade e que era como o horizonte resplandecente da grande cultura clssica, passou-se s estrelas forma ainda heroicizada pela sublimao de que eram portadoras , depois, com a rapidez de duas ou trs dcadas de hipermodernidade, s pessoas clebres, s personalida45 des conhecidas, s pessoas. Deslocamento progressivo que no mais que o sinal de um novo triunfo da formamoda, conseguindo tornar efmeras e consumveis as prprias estrelas da notoriedade.
(Adap. de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy. Uma cultura de celebridades: a universalizao do estrelato. In A cultura mundo: resposta a uma sociedade desorientada. Trad: Maria Lcia Machado. So Paulo: Companhia das Letras, 2011, p.81 a 83)

No texto, os autores (A) tecem elogios s indstrias culturais, assinalando como positivo o desempenho delas na constituio de sociedades modernas. advogam o reconhecimento do papel exclusivo do cinema na criao e disseminao da figura da estrela. atribuem s estrelas do cinema a massificao dessa arte, em um sistema que permanece unicamente por fora da atuao das atrizes de alta categoria. condenam a expanso do sistema que equivocadamente se constituiu no passado em torno da figura da estrela, porque ele tornou obrigatria a figura intermediria do agente. apontam a hipermodernidade como era que adota, de modo generalizante, prticas que na modernidade mais se associavam s indstrias do espetculo.

(B)

(C)

(D)

10

(E)

_________________________________________________________

15

2.

Os autores referem-se a Gandhi ou Che Guevara com o objetivo de (A) insinuar que, na modernidade, a imagem independe do valor que efetivamente um homem representa. recriminar, em aparte irrelevante para a argumentao principal, a falta de critrio na exposio da figura de um lder, que acarreta o uso corriqueiro de sua imagem numa foto ou pster. comprovar que o sistema associado figura da estrela estava ligado aos setores do espetculo, da televiso, do show business. conferir dignidade indstria cultural, demonstrando que essa indstria tem tambm a funo de dar visibilidade imagem de grandes lderes. demonstrar, por meio de particularizao, que antes da era hipermoderna j havia sinais de que o starsystem invadiria todos os domnios.

20

(B)

25

(C)

(D)

30

(E)

_________________________________________________________

35

3.

Mas o sistema, por muito tempo restrito apenas tela grande, estendeu-se progressivamente, com o desenvolvimento das indstrias culturais, a outros domnios, ligados primeiro aos setores do espetculo, da televiso, do show business. Na frase acima, o segmento destacado equivale a: (A) (B) (C) (D) (E) por conta de ter ficado muito tempo restrito. ainda que tenha ficado muito tempo restrito. em vez de ter ficado muito tempo restrito. ficando h muito tempo restrito. conforme tendo ficado muito tempo restrito.
TREAP-Conhecimentos-Bsicos1

40

Caderno de Prova B02, Tipo 001


4. A extenso do star-system no se d sem uma forma de banalizao ou mesmo de degradao da figura pura da estrela, trazendo consigo uma imagem de eternidade, chega-se vedete do momento, figura fugidia da celebridade do dia; do cone nico e insubstituvel, passa-se a uma comunidade internacional de pessoas conhecidas, celebrizadas, das quais revistas especializadas divulgam as fotos, contam os segredos, perseguem a intimidade. Considerado o fragmento acima, em seu contexto, correto afirmar: (A) A expresso ou mesmo indica que os autores atribuem palavra degradao um sentido de rebaixamento mais intenso do que atribuem palavra banalizao. A substituio de no se d sem uma forma de banalizao por procede de um tipo de atitude trivial mantm o sentido original. A forma trazendo expressa, na frase, sentido de condicionalidade, equivalendo a se trouxer. O contexto exige que se compreendam os segmentos da figura pura da estrela e do cone nico e insubstituvel como expresses de sentidos opostos. A substituio de das quais por cujas mantm a correo e o sentido originais. 6. Em certas passagens do primeiro pargrafo, os autores referem-se a certas aes pretritas que consideravam contnuas. A forma verbal que demonstra essa atitude (A) (B) (C) (D) (E) 7. (linha 2) criaram. (linha 5) alcanou. (linha 5) continua. (linha 13) anunciavam. (linha 15) v triunfar.

_________________________________________________________

Considere as afirmaes que seguem.

I. A sequncia na poltica, na religio, na cincia, na


arte, na imprensa, na literatura, na filosofia, at na cozinha constitui elenco de profisses que tiveram de se associar ao domnio da cultura para atingir a economia do estrelato.

II. Em A prpria literatura consagra escritores no mercado internacional, os quais negociam seus direitos por intermdio de agentes, segundo o sistema que prevalece nas indstrias do espetculo, a expresso em destaque foi obrigatoriamente empregada para evitar a ambiguidade que ocorreria se, em seu lugar, fosse usado o pronome que.

(B)

(C)

III. Em A prpria literatura consagra escritores no mer(D) cado internacional, os quais negociam seus direitos por intermdio de agentes, segundo o sistema que prevalece nas indstrias do espetculo, o segmento destacado poderia ser substitudo por prevalecente, sem prejuzo do sentido e da correo originais. O texto legitima (A) (B) (C) (D) (E) 8.

(E)

_________________________________________________________

5.

Da glria, prpria dos homens ilustres da Antiguidade e que era como o horizonte resplandecente da grande cultura clssica, passou-se s estrelas forma ainda heroicizada pela sublimao de que eram portadoras , depois, com a rapidez de duas ou trs dcadas de hipermodernidade, s pessoas clebres, s personalidades conhecidas, s pessoas. Deslocamento progressivo que no mais que o sinal de um novo triunfo da formamoda, conseguindo tornar efmeras e consumveis as prprias estrelas da notoriedade. Levando em conta o acima transcrito, em seu contexto, assinale a afirmao correta. (A) No segmento que se encontra entre vrgulas, imediatamente depois de Da glria, somente uma das declaraes destina-se a caracterizar glria. legtimo entender-se do fragmento: as estrelas ostentavam, e pelas mesmas razes, a aura de herosmo que representava a glria dos homens ilustres da Antiguidade. No segmento que descreve a segunda parte do processo de deslocamento, introduzida por depois, a expresso que est subentendida Da glria. As aspas, em pessoas, chamam a ateno para o particular sentido em que a palavra foi usada: como sinnimo das duas expresses imediatamente anteriores. A forma efmeras e consumveis obtm sua fora expressiva pela repetio de uma mesma ideia, repetio que se d sem acrscimo de trao de sentido.

I, somente. II, somente. III, somente. I e III, somente. I, II e III.

_________________________________________________________

...imagens como as de Gandhi ou Che Guevara, indo de fotos a psteres, no mundo inteiro, anunciavam a planetarizao de um sistema que o capitalismo de hiperconsumo hoje v triunfar. Outra redao, clara e correta, para o segmento acima : (A) ...no mundo inteiro, Gandhi ou Che Guevara em imagens de fotos ou psteres, anunciavam a planetarizao do sistema que hoje se v triunfar segundo o capitalismo de hiperconsumo. ...tanto Gandhi e tambm Che Guevara, com imagens indo de fotos a psteres no mundo inteiro anunciavam aquilo que o capitalismo de hiperconsumo chama planetarizao de um sistema. ...indo de fotos a psteres, no mundo inteiro, imagens tais como a de Gandhi ou Che Guevara anunciavam que havia se planetarizado o sistema que o capitalismo de hiperconsumo, hoje, v triunfar. ...planetarizou-se o sistema aquele que o capitalismo de consumo hoje v o triunfo o que foi anunciado com as imagens de Gandhi e Che Guevara indo pelo mundo com fotos a psteres. ...um sistema que o capitalismo de hiperconsumo hoje v seu triunfo teve anunciado sua planetarizao por Gandhi ou tambm Che Guevara, com sua ida pelo mundo, por fotos e psteres. 3

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

TREAP-Conhecimentos-Bsicos1

Caderno de Prova B02, Tipo 001


9. Est correta a seguinte frase: (A) Ainda que os mritos pela execuo do projeto no coubessem quele engenheiro, foram-lhe logo atribudos, mas ele, com humildade, no hesitou em recus-los. (B) Parecia haver muitas razes para que seus estudos de metereologia no convencesse, mas a mais excntrica era inventar pretextos inverossmeis para seus erros. Devem fazer mais de seis meses que ele no constroe nenhuma maquete, talvez por estresse; por isso, muitos so a favor de que lhe seja concedido as frias acumuladas. Ele especialista em vegetais euros-siberianos, motivo das suas anlizes serem feitas em extensa faixa da Europa e dele viajar to vontade. Ao que me disseram, tratam-se de questes totalmente irrelevante para o pesquisador, mas, mesmo assim, jornalistas tentam assessor-lo na divulgao delas. 12. No que se refere aos recursos de deciso do Presidente e do Relator, correto afirmar que (A) vedado parte prejudicada por tais despachos requerer que se apresentem os autos em mesa para que a deciso seja alterada ou confirmada. o prazo para a interposio desses recursos ser de 3 (trs) dias, contados da publicao ou da intimao do despacho. esse recurso regimental, por sua natureza, sempre administrativo e sem quaisquer restries. as partes e o Ministrio Pblico disporo de 10 (dez) minutos, improrrogveis, para fins de sustentao oral. se apresentada a petio, e for confirmado o despacho recorrido, o Relator no poder tomar parte do julgamento na sesso oportuna.

(B)

(C)

(C) (D) (E)

(D)

(E)

_________________________________________________________

13.

Com relao s competncias, analise:

_________________________________________________________

I. Convocao sua presena do Juiz Eleitoral da


Zona que deva pessoalmente prestar informaes de interesse para a Justia Eleitoral, ou indispensveis soluo do caso concreto.

10.

A alternativa que apresenta frase correta : (A) Senhor Ministro, peo sua licena para advertir que Vossa Excelncia se equivocais no julgamento dessa lei to polmica. Seus companheiros, at os recm-contratados, no lhe atribuem nenhum deslize e creem que esse mais um injusto empecilho entre tantos com que ele j se defrontou. Se eles no satisfazerem todas as exigncias, no se tm como contrat-los sem enveredar pelo caminho da irregularidade. O traumtico episdio gerou grande ansiedade, excitao desmedida que lhe fez xingar e investir contra a pessoa mais cumpridora com seus deveres. Caso ele venha a se opor, ser uma compulso a que ningum deve compartilhar, sob perigo de todos os envolvidos se virem em situao de risco na empresa. Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Amap

II. Propor ao Tribunal o arquivamento do processo da


originria competncia deste, se a resposta ou defesa prvia do acusado, nos casos em que for admitida, convencer da improcedncia da acusao.

(B)

III. Presidir a Comisso Apuradora do Tribunal. IV. Defender a jurisdio do Tribunal.


So atribuies, respectivamente, do (A) (B) (C) (D) (E) Presidente, Procurador-Regional, Corregedor-Regional Eleitoral e Relator. Corregedor-Regional Eleitoral, Procurador-Regional, Presidente e Relator. Corregedor-Regional Eleitoral, Relator, Vice-Presidente e Procurador-Regional. Presidente, Relator, Vice-Presidente e Revisor. Relator, Revisor, Presidente e Corregedor-Regional Eleitoral.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

11.

Em matria de distribuio dos processos, os feitos sero registrados mediante numerao contnua, em cada uma das classes previstas no Regimento Interno, entre outras, o Recurso Eleitoral (RE), cdigo 30. Nesse caso, certo que (A) o agravo de instrumento no poder ser autuado com a indicao do feito no qual foi interposto, sendo facultado seu apensamento a este quando devolvido pela Instncia superior. (B) o registro na respectiva classe processual ter como parmetro a classe eventualmente indicada pela parte no recurso, no cabendo sua alterao pela Secretaria Judiciria. caber ao Relator solucionar as dvidas que surgirem na classificao do feito e o Vice-Presidente do Tribunal far o controle do andamento e das decises do feito mediante sistema eletrnico. os recursos e pedidos incidentes ou acessrios podero ser juntados aos autos principais, mediante termo genrico, porm alterando-se a classe e a numerao do feito. se o processo for de competncia da Corregedoria Regional Eleitoral e que deva ser apreciado pelo Tribunal ser registrado em outra classe processual e distribudo pela Secretaria Judiciria ao respectivo Relator.

14.

No que tange aos recursos em geral INCORRETO afirmar que (A) os recursos sero distribudos a um Relator, em 24 (vinte e quatro) horas, pela ordem rigorosa de antiguidade dos respectivos membros, esta ltima exigncia, sob pena de nulidade de qualquer ato ou deciso do relator ou Tribunal. os recursos parciais, dentre os quais no se incluem os que versarem matria referente ao registro de candidatos, interpostos para o Tribunal, sero julgados medida que derem entrada na Secretaria. os recursos administrativos sero interpostos no prazo de 10 (dez) dias e processados na forma dos recursos eleitorais, funcionando como Relator o Vice Presidente, ficando o Presidente sem direito a voto. o Relator devolver os autos Secretaria no prazo de 10 (dez) dias para, nas 24 (vinte e quatro) horas seguintes, ser encaminhado ao Revisor e aps includo na pauta de julgamento. dos atos, resolues, ou decises dos membros do Tribunal e dos Juzes ou Juntas Eleitorais, caber recurso para o Tribunal e, sempre que a lei no fixar prazo especial, o recurso dever ser interposto em 03 (trs) dias da publicao do ato, resoluo ou deciso.
TREAP-Conhecimentos-Bsicos1

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

Caderno de Prova B02, Tipo 001


15. Dentre as atribuies da Corregedoria Regional Eleitoral, consta a de (A) (B) (C) (D) (E) conhecer, em grau de recurso, das decises administrativas da Secretaria e impor aos funcionrios desta penas de suspenso. assistir s sesses, de qualquer natureza, do Tribunal, tomando parte nas discusses, assinando suas resolues e acrdos. representar ao Tribunal sobre a fiel observncia das leis eleitorais e sua aplicao uniforme em toda a Circunscrio. levar os processos judiciais e administrativos mesa para julgamento de incidentes por ela ou pelas partes suscitadas. investigar se h crimes eleitorais a reprimir e se as denncias j oferecidas tm curso normal.

Noes de Informtica 16. O mesmo modo de exibio (Listas, Lado a lado, Detalhes, etc) que est sendo apresentado na pasta atual, pode ser aplicado a todas as pastas do Windows XP, na janela Meu computador, clicando-se com o mouse em (A) (B) (C) (D) (E) Tarefas do sistema Modo de exibio. menu Arquivo Opes de pastas Modo de exibio. menu Ferramentas Opes de pastas Modo de exibio. menu Ferramentas Mapear opes de pasta Modo de exibio. Tarefas do sistema Mapear opes de pasta Modo de exibio.

17.

Em relao ao BrOffice.org 3.1, considere:

I. Em um arquivo aberto no Writer quando o cursor est em qualquer linha de qualquer pargrafo, ao se pressionar a tecla
Home ele ir se posicionar no incio do texto.

II. Em uma planilha do Calc, se a clula E8, que contm a frmula =($D$2+SOMA(C3:C7))/$D$1, for copiada para a clula
F9, atravs de Ctrl+C e Ctrl+V, a clula F9 conter a frmula =($D$2+SOMA(D4:D8))/$D$1.

III. No Writer as aes das teclas F7, Ctrl+F12 e Ctrl+F4 correspondem, respectivamente, verificar ortografia, inserir tabela e
fechar documento.

IV. No Calc a frmula =SOMA(A1:B2;B4) ir executar a soma de A1, B2 e B4.


Est correto o que se afirma, SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II. I, II e IV. I, III e IV. II e III. II, III e IV.

18.

No Internet Explorer 8 o internauta pode navegar por: (A) (B) (C) (D) (E) guias, janelas, guias duplicadas e sesses. janelas, guias e guias duplicadas, somente. janelas e sesses, somente. janelas e janelas duplicadas, somente. guias, guias duplicadas e sesses, somente.

19.

Para se criar uma nova mensagem no Thunderbird 2, basta clicar no cone da barra de ferramentas Nova MSG, ou clicar no menu (A) (B) (C) (D) (E) Editar Nova mensagem. Arquivo Novo Mensagem. Mensagem Editar como nova. Exibir Opes de nova mensagem. Ferramentas Editar Mensagem.

20.

Em termos de componentes bsicos do computador, um elemento que, no final das contas, funciona como uma mesa de trabalho que a todo o momento tem seu contedo alterado e, at mesmo, descartado quando ela no est energizada: (A) (B) (C) (D) (E) Placa me. Processador. HD. Placa de vdeo. Memria RAM. 5

TREAP-Conhecimentos-Bsicos1

Caderno de Prova B02, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS Direito Constitucional 21. Segundo a Constituio Federal, o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por partido poltico com representao (A) (B) (C) (D) (E) 22. no mnimo em dez Municpios localizados num nico Estado. na Cmara de Vereadores do Municpio onde est localizada sua sede. na Assembleia Legislativa do Estado onde est localizada sua sede. no mnimo com trs Assembleias Legislativas de trs Estados. no Congresso Nacional. 24. Direito Eleitoral De acordo com a Resoluo TSE n 21.538/2003, a deciso das pluralidades de inscries, agrupadas ou no pelo batimento, quando envolver inscries efetuadas em zonas eleitorais de circunscries diversas, caber ao (A) (B) (C) (D) (E) 25. Tribunal Regional Eleitoral. juiz da zona eleitoral onde foi efetuada a inscrio mais antiga. juiz da zona eleitoral onde foi efetuada a inscrio mais recente. Corregedor-Regional eleitoral. Corregedor-Geral eleitoral.
o

_________________________________________________________

_________________________________________________________

A perda dos direitos polticos (A) (B) (C) (D) no impede a filiao partidria, mas apenas a votao em convenes. no impede a filiao partidria, mas apenas a disputa de cargo eletivo. impede a filiao partidria. s impede a filiao partidria se houver prvia deciso nesse sentido dos rgos de direo do partido. s impede a filiao partidria se houver dispositivo expresso nesse sentido no estatuto do partido.

Ulisses foi obrigado a desocupar sua residncia porque o Corpo de Bombeiros a requisitou para acessar e apagar um incndio no imvel dos fundos que se alastrava com rapidez e tomava enormes propores, e que poderia queimar o referido imvel, aniquilar todo o restante do quarteiro, causar a morte de um grupo indeterminado de pessoas e danos comunidade. Porm, os bombeiros no manuseio das mangueiras de gua danificaram todos os mveis e eletrodomsticos que se encontravam no interior do imvel. Segundo a Constituio Federal, ao Ulisses (A) est assegurada indenizao ulterior de todos os danos causados pelo Corpo de Bombeiros no combate ao incndio. no est assegurada indenizao ulterior em hiptese alguma, posto que o caso se tratava de iminente perigo pblico. est assegurada indenizao dos danos, limitada de at vinte salrios mnimos. est assegurada indenizao dos danos, limitada de at quarenta salrios mnimos. no est assegurada indenizao, posto que o caso se tratava de fora maior, salvo se Ulisses provar que a requisio de sua casa era dispensvel ao combate do incndio.

(E)

_________________________________________________________

26.

(B)

O partido Alpha colocou cavaletes e bonecos mveis para propaganda de seus candidatos ao longo da via pblica, de forma a no dificultar o bom andamento do trnsito de pessoas e veculos. Esse meio de propaganda (A) (B) s permitido pela legislao eleitoral no dia das eleies, at as dezessete horas. permitido pela legislao eleitoral, podendo permanecer no local durante o dia e durante a noite at a antevspera das eleies. proibido pela legislao eleitoral pelo risco de distrair motoristas e provocar acidentes. permitido pela legislao eleitoral, desde que sejam colocados a partir das seis horas e retirados at as vinte e duas horas. proibido pela legislao eleitoral por privilegiar os partidos que escolheram primeiro os melhores lugares.

(C) (D) (E)

(C) (D)

_________________________________________________________

23.

Plnio filiado partido poltico e brasileiro, de reputao ilibada que acabara de completar vinte anos de idade no ms de junho de 2008, efetuou o seu alistamento eleitoral na circunscrio eleitoral do Municpio de Caju, onde mantinha seu domicilio. A sua inteno era a de concorrer ao cargo de Prefeito no Municpio de Margarida, nas eleies daquele mesmo ano, posto que frequentava faculdade na referida Cidade, e era presidente do diretrio acadmico, sendo conhecido e amado pelos colegas de faculdade e pela maioria dos habitantes da regio, com grandes chances de vencer as eleies. Porm, sua candidatura ao referido cargo foi barrada, porque no preenchia os requisitos de (A) (B) idade mnima de vinte e cinco anos de idade e domiclio eleitoral referente a um perodo de dois anos. idade mnima de vinte e um anos de idade e de domiclio eleitoral na circunscrio do Municpio de Margarida. domiclio eleitoral na circunscrio do Municpio de Margarida e de idade mnima de trinta anos de idade. pleno exerccio dos direitos polticos e de idade mnima de trinta anos de idade. pleno exerccio dos direitos polticos e de idade mnima de vinte e cinco anos de idade.

(E)

_________________________________________________________

27.

Jos, candidato a Deputado Estadual, foi atingido por afirmao injuriosa do tambm candidato Pedro, difundida por emissora de televiso, no horrio eleitoral gratuito. Nessa situao, Jos poder pedir o exerccio do direito de resposta Justia Eleitoral no prazo, contado a partir da veiculao da ofensa, de (A) vinte e quatro horas e a Justia Eleitoral notificar o ofensor para se defender no prazo de vinte e quatro horas. quarenta e oito horas e a Justia Eleitoral notificar o ofensor para se defender no prazo de quarenta e oito horas. setenta e duas horas e a Justia Eleitoral notificar o ofensor para se defender no prazo de setenta e duas horas. cinco dias e a Justia Eleitoral notificar o ofensor para se defender no prazo de trs dias. dez dias e a Justia Eleitoral notificar o ofensor para se defender no prazo de dez dias.
TREAP-Anal.Jud.-Administrativa-B02

(B)

(C)

(C) (D) (E) 6

(D) (E)

Caderno de Prova B02, Tipo 001


28. Paulo e Pedro no foram indicados pela conveno de seu partido poltico para disputarem cargos de Deputado Estadual. Como as indicaes da conveno no alcanaram o nmero mximo de vagas, os rgos de direo do partido indicaram, posteriormente, somente o nome de Paulo, sem, no entanto, preencher a totalidade das vagas. Nesse caso, o pedido de registro da candidatura de Pedro s poder ser feito (A) se o mesmo tambm vier a ser indicado pelos rgos de direo dentro do prazo legal. se for realizada nova conveno at o final do ms de julho do ano das eleies. pelo prprio interessado, pessoalmente, independentemente de indicao pelos rgos de direo do partido. pelo prprio interessado, pessoalmente, se obtiver apoio de, pelo menos, um quinto dos filiados. pelo prprio interessado, pessoalmente, como candidatura avulsa, se pedir o cancelamento da sua filiao partidria. Direito Administrativo 29. Nos termos da Lei n 8.429/1992, o agente pblico que praticou ato de improbidade administrativa previsto no artigo 11 da mencionada lei (ato mprobo que atenta contra os princpios da Administrao Pblica), poder ser sancionado com a pena, dentre outras, de (A) (B) (C) (D) (E) proibio de contratar com o Poder Pblico pelo prazo de cinco anos. suspenso de direitos polticos de seis a oito anos. multa civil de, no mximo, cinco vezes o valor do dano. proibio de receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios pelo prazo de trs anos. multa civil de at duzentas vezes o valor da remunerao percebida pelo agente.
o

32.

Considere as seguintes assertivas sobre o requisito objeto dos atos administrativos:

I. sempre vinculado. II. significa o objetivo imediato da vontade exteriorizada pelo ato.

III. na licena para construo, o objeto consiste em


permitir que o interessado possa edificar de forma legtima.

(B)

IV. como no direito privado, o objeto do ato administrativo deve ser sempre lcito, possvel, certo e moral. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) 33.

(C)

(D)

(E)

II, III e IV. IV. I e IV. I, II e III. I e II.


o

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Nos termos da Lei n 8.429/92, a ao de improbidade administrativa ter o rito ordinrio, e ser proposta pelo Ministrio Pblico ou pela pessoa jurdica interessada. Sobre o tema, est correto o que se afirma em: (A) (B) (C) (D) Da deciso que rejeitar a petio inicial, caber agravo de instrumento. possvel a transao, acordo ou conciliao nas aes de improbidade administrativa. Recebida a petio inicial, ser o ru citado para apresentar defesa prvia. O Ministrio Pblico, se no intervir no processo como parte, atuar obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade. No ser possvel ao juiz extinguir o processo sem julgamento de mrito, em qualquer fase do processo, ainda que reconhea a inadequao da ao de improbidade. Administrao Pblica

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

30.

Uma das caractersticas dos contratos administrativos denomina-se comutatividade, que consiste em (A) (B) (C) (D) (E) presena de clusulas exorbitantes. equivalncia entre as obrigaes ajustadas pelas partes. sinnimo de bilateralidade, isto , o contrato sempre h de traduzir obrigaes para ambas as partes. obrigao intuitu personae, ou seja, que deve ser executada pelo prprio contratado. sinnimo de consensualidade, pois o contrato administrativo consubstancia um acordo de vontades e no um ato impositivo da Administrao.
o

34.

Considere as seguintes proposies acerca das entidades polticas e administrativas:

I. As entidades estatais so pessoas jurdicas de direito pblico que integram a estrutura constitucional do Estado e tm poderes polticos e administrativos, como, por exemplo, os Estados-membros.

II. As autarquias desempenham suas atividades sem


subordinao hierrquica, no entanto, esto sujeitas a controle administrativo, indispensvel para assegurar que elas no se desviem de seus fins institucionais.

_________________________________________________________

31.

Nos termos da Lei de Licitaes (Lei n 8.666/93), constituem, dentre outras, hipteses em que ser possvel a licitao na modalidade tomada de preos: (A) licitaes internacionais, mesmo que o rgo ou entidade no disponha de cadastro internacional de fornecedores. compras e servios, com exceo dos servios de engenharia, cujo valor seja de setecentos mil reais. casos em que couber convite. obras e servios de engenharia cujo valor seja de um milho e seiscentos mil reais. concesses de direito real de uso.

III. As entidades paraestatais, tambm denominadas


entes de cooperao com o Estado, so autnomas, administrativa e financeiramente; tm, entre outras caractersticas, patrimnio prprio, sendo que no se sujeitam a qualquer controle estatal. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E)

(B) (C) (D) (E)

III. I e II. II e III. II. I e III.


7

TREAP-Anal.Jud.-Administrativa-B02

Caderno de Prova B02, Tipo 001


35. NO constitui exemplo de agente poltico, dentre outros, o (A) (B) (C) (D) (E) 36. Secretrio da Educao. Ministro da Justia. Senador. Vereador. Coronel da Polcia Militar. 42. 41. Constitui uma despesa corrente oramentria (A) (B) (C) (D) (E) a amortizao da dvida ativa. a concesso de emprstimos a um outro ente pblico. o pagamento de juros sobre a dvida pblica interna. a devoluo de caues. a aquisio de imveis.

__________________________________________________________________________________________________________________

O Jurista Celso Antnio Bandeira de Mello apresenta o seguinte conceito: Este princpio enuncia a ideia de que as competncias administrativas s podem ser validamente exercidas na extenso e intensidade correspondentes ao que seja realmente demandado para cumprimento da finalidade de interesse pblico a que esto atreladas. Trata-se do princpio da (A) (B) (C) (D) (E) moralidade. eficincia. proporcionalidade. impessoalidade. legalidade.

Os restos a pagar processados correspondem a despesas ainda no pagas, mas que foram (A) (B) (C) (D) (E) empenhadas e liquidadas. programadas e empenhadas. fixadas e empenhadas. empenhadas e no liquidadas. fixadas e programadas.

_________________________________________________________

43.

O tipo de crdito adicional que pode ser aberto por Decreto do Poder Executivo, para aprovao posterior pelo Poder Legislativo denomina-se crdito (A) (B) (C) (D) (E) especial. complementar. suplementar. processado. extraordinrio.

_________________________________________________________

37.

No que concerne aos poderes discricionrio e vinculado, correto afirmar que (A) o ato discricionrio, quando autorizado pelo direito, legal e vlido; o ato arbitrrio sempre ilegtimo e invlido. para a prtica de ato vinculado, a autoridade pblica no est adstrita lei em todos os seus elementos formadores. no ato discricionrio, h liberdade de atuao quanto a todos os requisitos dos atos administrativos. o ato discricionrio, em qualquer hiptese, imune apreciao judicial. a atividade discricionria, por implicar em liberdade ao administrador pblico, no se sujeita aos princpios gerais do Direito e aos preceitos da moralidade administrativa. 44.

_________________________________________________________

(B)

(C) (D) (E)

Segundo a Lei da Responsabilidade Fiscal, vedado ao Chefe do Poder Executivo contrair obrigao de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro de um determinado prazo do ltimo ano de seu mandato ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. Esse prazo corresponde (A) (B) (C) (D) (E) aos trs ltimos bimestres do ano. aos dois ltimos quadrimestres do ano. aos quatro ltimos meses do ano. aos trs ltimos trimestres do ano. ao ltimo semestre do ano.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

45.

38.

NO constitui objetivo do poder hierrquico o ato (ou a conduta) de (A) (B) (C) (D) (E) ordenar. sancionar. controlar. coordenar. corrigir.

Constituem peas importantes para a avaliao do desempenho do ente pblico no tocante arrecadao de receitas e execuo de despesas, criados pela Lei da Responsabilidade Fiscal: (A) (B) Anexo de Metas Fiscais e Anexo de Riscos Fiscais. Relatrio de Variao das Disponibilidades de Caixa no Exerccio e Demonstrao das Variaes Patrimoniais. Balano Financeiro e Balano Patrimonial. Balano Oramentrio e Balano Extraoramentrio. Relatrio Resumido da Execuo Oramentria e Relatrio da Gesto Fiscal. Noes de Direito Civil

_________________________________________________________

39.

Os leiloeiros, tradutores e intrpretes pblicos so considerados (A) (B) (C) (D) (E) agentes credenciados. servidores pblicos. agentes polticos. agentes administrativos. particulares em colaborao com o Poder Pblico. Administrao Financeira e Oramentria

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

46.

40.

O princpio oramentrio que estabelece que devam constar do oramento todas as receitas e despesas do ente pblico o princpio da (A) (B) (C) (D) (E) unidade. exclusividade. no-afetao das receitas. universalidade. especificao.

Na compra e venda, salvo clusula em contrrio, ficaro as despesas de escritura e registro e as da tradio a cargo (A) (B) (C) (D) (E) do comprador e vendedor, respectivamente. do comprador. do vendedor. de 50% para cada parte. do vendedor e comprador, respectivamente.
TREAP-Anal.Jud.-Administrativa-B02

Caderno de Prova B02, Tipo 001


47. Ter legitimidade para reclamar perdas e danos a direito da personalidade de pessoa morta (A) (B) (C) (D) (E) apenas o cnjuge sobrevivente. o cnjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral at o segundo grau. apenas os descendentes e ascendentes at o segundo grau. o cnjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral at o quarto grau. o cnjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral at o terceiro grau. (D) (B) 51. Quando a carta precatria for enviada para Juiz que carecer de competncia em razo da hierarquia, este (A) a cumprir, cabendo s partes a arguio da nulidade do ato. recusar cumprimento, enviando-a para a Corregedoria-Geral do Tribunal competente. a cumprir e posteriormente enviar para a autoridade hierarquicamente competente para ratificao dos atos. recusar cumprimento, devolvendo-a com despacho motivado. recusar cumprimento, enviando-a para o Tribunal Superior competente para apreciao da irregularidade atravs de processo administrativo.

(C)

_________________________________________________________

48.

Considere as seguintes entidades com abrangncia nacional:

(E)

I. Igreja So Marcos Divino. II. Associao Pblica Venceremos. III. Partido Poltico ABC. IV. Autarquia XYZ.
Neste caso, so pessoas jurdicas de direito pblico interno, SOMENTE (A) (B) (C) (D) (E) 52.

_________________________________________________________

Noes de Direito Penal Exclui a imputabilidade penal, nos termos preconizados pelo Cdigo Penal, (A) (B) (C) (D) a embriaguez voluntria pelo lcool ou substncia de efeitos anlogos. a emoo e a paixo. a embriaguez culposa pelo lcool ou substncia de efeitos anlogos. se o agente, em virtude de perturbao de sade mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado, no era inteiramente capaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. a embriaguez completa proveniente de caso fortuito ou fora maior, se o agente era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

III e IV. II, III e IV. II e IV. I e IV. I e II.


Noes de Direito Processual Civil

_________________________________________________________

49.

Considere as seguintes assertivas a respeito do Recurso de Apelao:

I. A apelao ser recebida s no efeito devolutivo,


quando interposta de sentena que confirmar a antecipao dos efeitos da tutela. (E)

II. Recebida a apelao em ambos os efeitos, o juiz


no poder inovar no processo; recebida s no efeito devolutivo, o apelado poder promover, desde logo, a execuo provisria da sentena, extraindo a respectiva carta.

_________________________________________________________

III. Provando o apelante justo impedimento, o juiz relevar a pena de desero, fixando-lhe prazo para efetuar o preparo. Esta deciso ser irrecorrvel, cabendo ao tribunal apreciar-lhe a legitimidade.

53.

No que concerne aos crimes contra a Administrao Pblica praticados por funcionrio pblico correto afirmar: (A) Equipara-se a funcionrio pblico, para efeitos penais, quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. Deixar o Diretor de Penitenciria e/ou agente pblico, de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefnico, de rdio ou similar, que permita a comunicao com outros presos ou com o ambiente externo, cometer crime de condescendncia criminosa. No comete crime, mas sim infrao administrativa, o funcionrio que modificar ou alterar, sistema de informaes ou programa de informtica sem autorizao ou solicitao de autoridade competente. Comete crime de corrupo passiva o funcionrio pblico que patrocina indiretamente interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio. Comete crime de concusso aquele que se apropriar de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exerccio do cargo, recebeu por erro de outrem. 9

IV. Aps a apresentao da resposta, o juiz no


poder reexaminar os pressupostos de admissibilidade do recurso. De acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro, est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) 50. (B)

I, II e III. II, III e IV. I e II. III e IV. I e III.

(C)

_________________________________________________________

Na demanda judicial que A ajuizou contra B, C bisneta de A; D inimigo capital de B; E cnjuge de A e F possui interesse no litgio. Nestes casos, esto impedidos de depor SOMENTE (A) (B) (C) (D) (E) D e F. C e E. C, D e E. C, D, E e F. E e F.

(D)

(E)

TREAP-Anal.Jud.-Administrativa-B02

Caderno de Prova B02, Tipo 001


54. Considere as seguintes assertivas com relao aos crimes contra o patrimnio, de acordo com o Cdigo Penal: 57. Nos crimes afianveis de responsabilidade dos funcionrios pblicos, estando a denncia ou queixa em devida forma, o juiz mandar autu-la e ordenar a notificao do acusado, para responder por escrito, dentro do prazo de (A) (B) (C) (D) (E) cinco dias. dez dias. quinze dias. trinta dias. vinte dias.

I. isento de pena quem comete crime de furto em


prejuzo de ascendente com 60 anos de idade.

II. Somente se procede mediante representao, se o


agente pratica crime de estelionato em prejuzo de irmo.

III. isento de pena quem comete crime de extorso


contra cnjuge na constncia da sociedade conjugal. Est correto que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

Normas Aplicveis aos Servios Pblicos Federais 58. Com relao ao Processo Administrativo, considere as seguintes assertivas a respeito da competncia:

II. I e II. I e III. II e III. III.


Noes de Direito Processual Penal

I. Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado obrigatoriamente perante a Corregedoria-Geral do rgo a que o servidor est diretamente subordinado.

_________________________________________________________

II. No podem ser objeto de delegao a edio de


atos de carter normativo e a deciso de recursos administrativos.

III. Ser permitida, em carter excepcional e por moti55. No que concerne ao Inqurito Policial, de acordo com o Cdigo de Processo Penal, correto afirmar que: (A) Do despacho que indeferir o requerimento do ofendido de abertura de inqurito caber recurso administrativo ao Juiz Corregedor da Comarca. Para verificar a possibilidade de haver a infrao sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poder proceder reproduo simulada dos fatos, ainda que esta contrarie a moralidade ou a ordem pblica. O inqurito, nos crimes em que a ao pblica depender de representao, no poder sem ela ser iniciado. A autoridade policial poder mandar arquivar autos de inqurito em situaes excepcionais previstas em lei. A incomunicabilidade do indiciado depender sempre de despacho nos autos e somente ser permitida quando o interesse da sociedade ou a convenincia da investigao o exigir. 59. vos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior.

IV. A delegao de competncia irrevogvel, tendo


em vista que o rgo delegado assumir todas as obrigaes pertinentes. De acordo com a Lei n 9.784/99 est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E)
o

(B)

(C)

II e III. I, II e III. II, III e IV. II e IV. I e IV.


o

(D)

_________________________________________________________

(E)

No processo administrativo disciplinado pela Lei n 9.784/99 pode ser arguida a suspeio de autoridade ou servidor que (A) (B) (C) (D) (E) tenha interesse direto na matria. tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante. esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado. esteja litigando judicial ou administrativamente com cnjuge ou companheiro do interessado. tenha amizade ntima com parente de terceiro grau de algum dos interessados.

_________________________________________________________

56.

Considere as seguintes assertivas sobre as espcies de ao penal, de acordo com o Cdigo de Processo Penal:

I. Na ao penal privada, comparecendo mais de


uma pessoa com direito de queixa, ter preferncia o descendente e, em seguida, pela ordem, o cnjuge e o ascendente, podendo, entretanto, qualquer delas prosseguir na ao, caso o querelante desista da instncia ou a abandone.

_________________________________________________________

60.

II. Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimnio ou interesse da Unio, a ao penal ser pblica.

Luprcio servidor ocupante do cargo em comisso X. A autoridade administrativa competente pretende nome-lo para ter exerccio interinamente, em outro cargo de confiana, o cargo Y, sem prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa. Est hiptese (A) (B) vedada pela Lei n 8.112/90, exatamente pelo fato de Luprcio ser servidor ocupante de cargo em comisso. permitida pela Lei n 8.112/90, mas Luprcio dever optar pela remunerao de um dos cargos durante o perodo da interinidade. permitida pela Lei n 8.112/90, mas Luprcio receber obrigatoriamente a remunerao do cargo X. permitida pela Lei n 8.112/90, mas Luprcio receber obrigatoriamente a remunerao do cargo Y. permitida pela Lei n 8.112/90, mas Luprcio receber 50% da remunerao do cargo X e 50% da remunerao do cargo Y.
TREAP-Anal.Jud.-Administrativa-B02
o o o o o

III. Na ao penal pblica condicionada, o direito de representao poder ser exercido, pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declarao, escrita ou oral, feita ao juiz, ao rgo do Ministrio Pblico, ou autoridade policial. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) 10

(C) (D) (E)

I e II. II. I. II e III. I e III.

Caderno de Prova B02, Tipo 001

DISCURSIVA REDAO

Ateno:

Devero ser rigorosamente observados os limites mnimo de 20 (vinte) linhas e mximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribudos Redao.

Discorra sobre o ciclo oramentrio da Unio no Brasil, evidenciando a ligao entre o planejamento e o oramento e os rgos responsveis pelo encaminhamento da proposta de lei oramentria anual, pela sua aprovao e sano, bem como pela sua execuo, controle e avaliao.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

TREAP-Anal.Jud.-Administrativa-B02

11

You might also like