You are on page 1of 4

1.

Introduo

Como sabemos a sustentabilidade futura do planeta Terra depende muito das aces q ue tomamos hoje. Cada vez mais recorremos s energias renovveis para assim no depend ermos tanto dos combustveis fsseis. No entanto a forma mais limpa e eficiente , sem d uvida alguma, a energia elctrica e nesse sentido que surge o aproveitamento das e nergias renovveis para produzir essa energia. Dentro destas, energias renovveis, a que mais se evidencia a energia fotovoltaica, que tem como fonte o Sol que nasc e todos os dias. Neste ltimos anos temos verificado um aumento do aproveitamento e transformao da e nergia solar em energia elctrica, tanto em sistema autnomos (offgrid) como em sist emas ligados rede elctrica (ongrid). Destes sistemas de aproveitamento solar, ou melhor, sistemas fotovoltaicos exi stem dois tipos: o sistema fixo e o sistema de seguimento solar. O que nos propomos fazer um sistema que permite seguir o Sol atravs de dois eix os, tilt e azimute. E em consequncia desenvolver um trabalho ao nvel mecnico e elec trnico, tanto hardware como software.

2.

Seguidor Solar - Teoria e Estudo de Caso

Depois da pequena introduo que fizemos, estamos aptos para desenvolver e esclare cer ,de certa forma, num pequeno suporte terico, a escolha por ns efectuada no que diz respeito escolha do sistema seguidor de dois eixos que nos propusemos desen volver. Como iremos frente verificar um seguidor solar apresenta um rendimento mais e levado que um sistema fixo, isto porque, ao seguir o Sol iremos ter um melhor ap roveitamento da energia produzida pelo sistema. Podemos verificar na seguinte figura o movimento do Sol ao longo do ano:

Da figura conseguimos identificar que aparentemente o sol, durante o dia, atra vessa o cu da esquerda para a direita, subindo e descendo. Esta imagem elucida o que se passa no hemisfrio norte. Quase todos os dias nos deparamos com novos desenvolvimentos para a melhoria d a eficincia do efeito fotovoltaico, estas traduzem-se na melhoria dos materiais c om que as clulas fotovoltaicas(PV) so fabricadas, nomeadamente o silcio(Si) que pod

e ser de trs tipos : Policristalino, Monocristalino e Amorfo, o Telureto de Cdmio (CdTe) e o Disseleneto de Cobre ndio (CIS). J se encontra em testes uma clula de tr ipla juno que poder atingir os 50 % de eficincia quando as agora utilizadas se encon tram entre a 20 a 30 %. Esta clula est em desenvolvimento pelos cientistas do Labo ratrio de Energias Renovveis dos Estados Unidos.

De seguida iremos apresentar um estudo de um projecto fotovoltaico de ligao rede, que nos permite identificar quais os valores obtidos atravs de um sistema fixo e de um sistema seguidor. Estudo este que se enquadra no panorama actual, mais precisamente com o Decretolei 34/2011 de 8 de Maro. O programa do XVIII Governo Constitucional estabelece que um dos objectivos par a Portugal deve ser liderar a revoluo energtica atravs de diversas metas, entre as qua is afirmar Portugal na liderana global na fileira industrial das energia renovveis, de forte capacidade exportadora, e apostando na produo descentralizada de energia. O decreto de lei mencionado estabelece o regime jurdico aplicvel produo de electri cidade por intermdio de instalaes de pequena potncia, designadas por unidades de min i-produo. Entende-se por mini-produo a actividade de pequena escala de produo descentralizada de electricidade recorrendo, para tal, a recursos renovveis e entregando, contra -remunerao, electricidade rede pblica. O estudo que se apresenta foi elaborado para uma unidade de mini-produo de 250 kW n, potncia de ligao mxima permitida pelo enquadramento acima exposto. obvio que havia muito a dizer sobre os sistemas fotovoltaicos, mas tendo em co nta o objectivo deste trabalho no faz sentido aprofundar esta matria.

A simulao abaixo apresentada foi efectuada com recurso ao software PVSYST utiliz ando a base de dados de irradiao da METEONORM: Neste primeiro passo escolhemos um projecto de ligao rede: Neste segundo passo definimos um sistema fixo com inclinao de 30 e azimute de 0 :

Paralelamente seleccionamos um sistema de dois eixos:

Seleco dos equipamentos que compem a central fotovoltaico:

Aps a simulao obtemos os seguintes relatrios: Sistema fixo: Sistema seguidor de dois eixos: Facilmente podemos verificar que a produo obtida com o recurso ao sistema de segui dor 39,3 % maior que o sistema fixo. De seguida iremos apresentar um pequeno estudo econmico tendo em conta a actual conjuntura: Pressupostos: Tarifa a aplicar 0,2499 /kWh Potncia Instalada 283kW Preo Sistema Fixo 2,1 /Wp Preo Sistema de seguidor 2,3 /Wp

INVESTIMENTO SISTEMA FIXO 671.579,00

INVESTIMENTO SISTEMA SEGUIDOR SOLAR 735.517,00

Retorno ao fim de 15 anos: Sistema fixo 739.670,00 Sistema de Seguidor 1.229.713,00

Podemos ento concluir que, apesar de um sistema de seguidor seja inicialmente mai s dispendioso do que um sistema fixo, no final do tempo estimado de vida deste t ipo de projectos revela-se economicamente muito mais vantajoso.

You might also like