You are on page 1of 5

Mulheres e jogos

Uma complexa relao com o preconceito, a desigualdade do gnero e os esteretipos


Sabemos que o mercado e a cultura dos jogos ainda esto em um processo constante de crescimento e com um aumento gradativo em relao s pessoas que constroem o hbito de jogar, mas mesmo assim, a predominncia masculina ainda absoluta no s como pblico fsico, mas tambm como privilegiados; tanto no tratamento recebido de jogadores quanto na sua representao dentro dos games. Inicialmente, o problema comea pela concepo engessada de que videogame coisa de homem, tanto que so bem poucos os relatos de mulheres que tiveram seu primeiro contato com os jogos com os pais (neste caso, que viveram a poca do Atari) dando um console para elas da mesma maneira que costumam fazer ao presentear seus filhos homens. Afinal, previsvel pensar que os garotos iro rapidamente se familiarizarem com tal opo de entretenimento, enquanto que para as garotas, espera-se que ser mais divertido (e at mesmo educativo) para elas simularem tarefas tpicas de mes e donas-de-casa, e nada mais. Apesar de essa concepo estar bem mais amena hoje do que nas ltimas dcadas, ainda no suficiente para estarmos numa situao igualitria. A segregao de comportamentos e gostos tendo o gnero como parmetro j bem explcita na infncia. Dessa forma, a maioria das mulheres que passaram a gostar de jogos ainda crianas normalmente passa a t-lo por influncia direta ou indireta de amigos, irmos ou primos durante suas jogatinas. Em suma, as garotas tendem a serem bem menos estimuladas a gostarem de jogos do que os garotos nesse perodo.

MULHERES NOS JOGOS


Outra demonstrao bvia que expe o tamanho do privilgio masculino em relao aos jogos a representao feminina dentro deles que vai muito alm do clich de princesinhas esperando serem resgatadas. No sendo muito diferente da dos quadrinhos, o padro visvel: mulheres que demonstram traos de fora fsica, inteligncia e coragem so obrigatoriamente sensuais e avantajadas, com uma nfase absurda no corpo; enquanto os homens, com essas mesmas caractersticas, so colocados como msculos, srios e perfeitamente vestidos. importante lembrar-se que os desenvolvedores de jogos tambm so predominantemente masculinos e, consequentemente, as mulheres criadas por eles muitas vezes representam seus fetiches, fantasias e idealizaes de como eles gostariam que elas fossem, e no como elas so na vida real. Um exemplo muito claro do problema a personagem Bayonetta, criada por Hideki Kamiya, do qual j disse abertamente em entrevistas de que no s a criou como sua mulher ideial, como tambm aplicou fortemente a concepo do que considera exclusivamente feminino; no caso, os ataques com cabelo e seus movimentos sensuais durante as batalhas. O ngulo da cmera durante as cutscenes do jogo tambm reforam a hipersexualizao da personagem. Essa objetificao do corpo da mulher frequentemente reforada nos jogos de vrias maneiras. Ela to forte que, frequentemente, a coerncia e contexto da situao em que as personagens femininas esto

presentes so sacrificados para torn-las mais atraentes ao jogador masculino branco htero. Por exemplo, em muitos jogos com caractersticas de RPG e nos MMORPGs, as armaduras feitas para mulheres so praticamente inteis como proteo, se resumindo em um pedao de metal para tapar os peitos e genitlias (dois exemplos de jogos como excees: Skyrim e The Lord of the Rings Online). Se tivssemos um equivalente masculino, ele seria assim:

No ingls, existe a palavra boobplate, uma adaptao de breastplate, que significa couraa. Este termo surgiu a partir de uma modificao no formato da armadura feminina em que os peitos esto bem definidos, obviamente para haver uma distino clara do sexo da personagem que est coberta da cabea aos ps, quando no para tornar a personagem mais feminina. Sob o ponto de vista utilitrio da armadura, tal modificao grave por deixar o peitoral mais vulnervel a uma espadada ou flechadas. No que essa objetificao constante pertencesse apenas aos desenvolvedores de jogos. bastante fcil encontrar fan arts (desenhos criados por fs) abundantes em que mesmo as personagens com nenhum sex appeal inicial (incluindo no-humanas) so representadas de maneira ertica ou pornogrfica. O processo similar com trabalhos em que se escolhe um personagem masculino e o adapta para uma verso feminina. Em outros casos, pessoas com algum conhecimento em programao conhecidos como modders criam patches com modificaes (mods) para deixar as mulheres com a roupa mais curta ou completamente nuas, isso quando a modificao no mais profunda a ponto de oferecer a oportunidade de sexo explcito.

Como se a objetificao no fosse suficiente, existe tambm o que poderamos chamar de homofobia seletiva, em que lsbicas so vistas meramente como objetos de fetiche para o deleite do olhar masculino htero (e consequentemente mais bem aceitas nos jogos), enquanto gays so considerados como abominveis. Como exemplo de intolerncia, um jogo que causou polmica ao ser lanado por dar a liberdade de fazer seu protagonista homem homossexual foi Bully, da Rockstar. Recentemente a Bioware tambm recebeu crticas pelo mesmo motivo por causa de Mass Effect 3. Como exemplo que deixa bem visvel o padro rgido de beleza fsica, temos a completa falta de diversidade de bitipos e descendncias. Mulheres negras, orientais e/ou obesas so rarssimas, tornandose mais raras ainda como protagonistas ou personagens importantes para a narrativa. Neste aspecto, h uma flexibilidade um pouco maior com essa diversidade em jogos com caractersticas de RPG e simulao, que normalmente oferecem a customizao do seu personagem. The Sims 3, da Eletronic Arts, excelente como exemplo. Ironicamente, esse mesmo modelo de jogo tambm pode demonstrar claramente traos de discriminao em diferentes nveis. Como experincia prpria, cito o jogo Star Wars: The Old Republic. Quando ele esteve gratuito por cerca de uma semana, baixei para experimentar. Assistindo a um gameplay do Jovem Nerd, soube que era possvel criar personagens masculinos gordos. Minha expectativa, ento, era que a Bioware tivesse deixado o mesmo recurso na criao de personagens femininas. E qual no foi a minha frustrao em descobrir que no, isso no era possvel. Minha personagem podia, no mximo, ficar bem dotada. Por outro lado, como exemplos de representaes femininas positivas nos jogos, podemos citar: Jade de Beyond Good & Evil, da Ubisoft; Zoey e Rochelle da srie Left 4 Dead, da Valve; Alyx da srie Half-Life, tambm da Valve; e Faith de Mirrors Edge, da Eletronic Arts. Esta ltima, alis, recebeu um destaque a mais na poca do seu lanamento por causa de uma modificao no visual por um f, mais especificamente esta imagem:

Quando perguntaram ao produtor do jogo, Tom Farrer, sobre tal modificao, sua resposta foi a seguinte:

Eu achei isso meio triste. Ns levamos bastante tempo desenvolvendo Faith. Era muito importante para ns que ela parecesse humana, que fosse real. Quisemos nos afastar dessa caracterizao tpica das mulheres nos jogos, onde elas se restringem a peites e um bundo com biquni de ao. Quisemos dar a ela um visual atltico e forte, mas apenas o suficiente para que ela pudesse fazer as coisas que faz. Quisemos que ela fosse atraente, mas no uma supermodelo. Nossa inteno foi torn-la real. deprimente que algum acredite que Faith ficaria melhor se fosse um moleque de 12 anos siliconado. isso o que essa imagem me pareceu.
Assim, no basta voc incluir personagens mulheres nos jogos, preciso ter senso crtico e conscincia ao represent-las de modo que no seja estereotipado, degradante e sem pensar unicamente em um pblico privilegiado.

MULHERES COMO JOGADORAS


Aqui, h um curioso paradoxo no que diz respeito forma em que mulheres so tratadas especialmente durante jogatinas online: enquanto alguns jogadores demonstram total desprezo por elas, inclusive quando possuem habilidades iguais ou superiores deles e consequentemente gerando ofensas gratuitas (alm do risco de expulso), outros quase as idolatram em casos mais extremos. Ou, no mnimo, ficam surpresos e felizes por saberem que esto jogando com mulheres; sempre priorizando o gnero para depois levar em conta que esto interagindo com pessoas como qualquer outra. Uma cena tpica desse tratamento diferenciado acontece em jogos online em que possvel acumular e confeccionar itens prprios (MMORPGs de um modo geral como World of Warcraft), alm de dinheiro. Um jogador avista uma personagem feminina que, a pedido dela ou no, tem mais chances de receber sem qualquer esforo itens raros e um alto valor da moeda virtual. Muitos homens, estando cientes de tal vantagem, jogam como mulheres para receberem os mesmos privilgios. Inclusive, eles so conhecidos como shemales na comunidade gamer, que indiretamente acabam prejudicando mulheres reais que jogam sem esconder o seu gnero. Na cultura nerd, diretamente conectada cultura geek e gamer, existe uma certa segregao de quem true gamer ou no atravs de rtulos. Um deles, muito forte por sinal, julga pessoas que se autodenominam gamers e muitas vezes tm maior experincia com jogos casuais, ou possuem conhecimentos no to profundos sobre outros ttulos considerados como hardcore. O alvo dessa crtica muitas vezes so mulheres, a ponto de serem chamadas de falsas nerds ou, em termo mais pejorativo, attention whore. Percebe-se que quem julga dificilmente leva em conta a situao em que esses jogadores esto se passaram a ter algum interesse em jogos para serem aceitos dentro da tribo ou como um hobby temporrio, por exemplo. E se essas mesmas garotas so bonitas, o esteretipo de gostosa burra muito mais reforado. O maior problema, neste caso, acontece por causa da concepo arraigada principalmente por jogadores que viveram as dcadas de 80 e 90, que supervalorizam a dificuldade dos jogos antigos e se apegam ao modelo inicial do que era considerado nerd/gamer de verdade. Negam o fato de que destas culturas tm se popularizado e recebido muito glamour na mdia, tornando-se, assim, mais acessvel e atraente para quem no estava familiarizado com essas tribos at ento. O sentimento de invaso desses jogadores

mais velhos similar com fs antigos de bandas oldschool, at o momento em que elas tornam-se modinhas, atraindo mais fs novatos.

A CONCLUSO DEPOIS DE TUDO


Como uma mdia de massa e entretenimento que, naturalmente, vai refletir os valores, crenas e preconceitos sociais, equivocado dizer que esse problema com a representao feminina nos jogos e o tratamento para mulheres reais sejam uma exclusividade que vive de casos isolados. E embora nada garanta que esta indstria poder ser o estopim para uma quebra significativa de esteretipos, ao mesmo tempo ela tem o potencial para, aos poucos, mudar a mentalidade dos consumidores e, principalmente, incluir as mulheres tanto como um pblico de respeito quanto como desenvolvedoras. Alm da prpria colaborao na comunidade gamer para conscientizao e mudana interna de paradigmas, claro.

You might also like