You are on page 1of 5

Design, fatores e mtodos

por Janaina Ramos (jana@limonadamoda.com.br) 16. Ago. 2011

Desde a implantao da primeira escola de design no Brasil, a ESDI na dcada de 60, o conceito sobre o que realmente design e sobre a profisso de designer vem sendo sistematicamente distorcido e erronamente compreendido. A cada dia surgem novos termos que se associam palavra design e novas segmentaes na profisso que nem sempre esto de acordo com a essncia da profisso de designer. Como se no bastasse as distores na nomenclatura e no conceito, existe ainda uma linha tnue entre trs tipos distintos em que o design tm sido compreendido. Niemeyer (2000, p. 15) cita que:
(...) na primeira o design visto como atividade artstica, em que valorizado no profissional o seu compromisso como artfice, com a fruio do uso. Na segunda, entende-se o design como um invento, um planejamento em que o designer tem compromisso prioritrio com a produtividade do processo de fabricao e com a atualizao tecnolgica. Finalmente, na terceira aparece o design como coordenao, onde o designer tem a funo de integrar os aportes de diferentes especialistas, desde a especificao da matria prima, passando pela produo utilizao e destino final do produto. Neste caso a interdisciplinaridade a tnica. (...) estes conceitos tanto se sucederam como coexistiram, criando uma tenso entre as diferentes tendncias simultneas.

Para compreender estes trs estgios, se faz tambm necessrio entender o conceito, as atribuies e o papel do designer na sociedade de produo e consumo. Sobre o design, Bonsiepe (1997, p.16) argumenta que Design se refere a um tipo especial de ao inovadora, que cuida das preocupaes de uma comunidade de usurios. Design sem componente inovador obviamente, uma contradio. Esta inovao citada por Bonsiepe, muitas vezes compreendida somente como um fator esttico, que segundo ele vem associado ideia de caro, complicado, de curta durao e individualmente rebuscado, com promessa do glamour instntaneo. (1997, p.07) Segundo Niemeyer (2000, p. 27):
A palavra design permaneceu sem uma denotao especfica no Brasil, no particularizando a profisso ou seu conceito. No momento h

o emprego do termo design em reas onde no h um trabalho conceitual e de projeto. A conotao mais presente da palavra um trabalho formal, epidrmico e voltado para o projeto de produto para consumo conspcuo1. No raro notarmos o uso indiscriminado da palavra designer para qualquer profissional que faa algum tipo de interferncia formal ou grfica. Em publicidade de um salo de cabelereiros, por exemplo, o profissional referido como hair designer, o que no cabvel nem mesmo na lngua inglesa.

Estas distores de termos preocupam muito na medida que ainda no h uma definio, pelo menos em termos de Brasil, nas corretas atribuies e regulamentao na profisso. H uma inteno de regulamentao, desde 1989, mas que at hoje, no passou de projeto. Sobre esta regulamentao, as atribuies do designer, suas competncias e o conceito de projeto, Niemeyer cita que:
No projeto de Lei n 3.515, de 1989, apresentado pelo deputado Maurlio de Ferreira Lima, constava que a profisso de designer caracterizada pelo desempenho de atividades especializadas de carter tcnico-cientfico, criativo e artstico, visando a concepo e ao desenvolvimento de projetos e mensagens visuais. Em design, projeto o meio em que o profissional, equacionando, de forma sistmica, dados de natureza ergonmica, tecnolgica, econmica, social, cultural e esttica, responde concreta e racionalmente s necessidades humanas. Os projetos elaborados por designers so aptos seriao ou industrializao que estabelea relao de uso ou de percepo, de modo atender necessidades materiais ou de informao visual.

Seguindo o raciocnio mencionado acima, verifica-se que para um projeto ser ou conter design, precisa estar apoiado sobre um trip de formao, compreendido pelos fatores humanos, os fatores tecnolgicos e os mtodos de projeto. A figura abaixo ilustra este trip:

Srio, grave, respeitvel

Figura 1 - Trip do design

A base do trip de atuao do designer formado pelos fatores humanos e tecnologias. Os fatores humanos compreendem o entendimento das interaes entre seres humanos e outros elementos de um projeto, aplicando teorias, princpios, dados e mtodos a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral do sistema. Nao e possivel projetar algo para o ser humano utilizar no seu trabalho sem levar em consideracao os aspectos humanos durante essa atividade e seus diversos planos de interacao. A tecnologia refere-se s ferramentas necessrias execuo do projeto de design. Entre elas, podemos citar o computador e suas interfaces de interao, que devem ser projetadas visando a usabilidade e a experincia do usurio. A metodologia projetual em design compreende os mtodos de criao, o repertrio de referncias do designer, suas crenas e ideologias. Existem muitas maneiras de se chegar a uma soluo para um problema de design, uma das mais utilizadas pelos designers a metodologia de projeto proposta por Bruno Munari e que pode ser analisada na figura 2 abaixo:

Figura 2 - Metodologia Projetual Bruno Munari

Este processo objetiva recuperar princpios da comunicao e a partir das relaes estabelecidas com o design busca encontrar respostas para os pontos discutidos na construo das formas de representao, que devem adequar a mensagem aos fatores humanos para absorver os estmulos externos e lidar com o ambiente em que vive.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

SCHNEIDER, Henrique Nou. Fatores Humanos em Sistemas Computacionais: Conceitos, Principios e Desafios. Sergipe, UFS, 2008. Disponivel em: <dcce.ufs.br/ images/8/8a/IHC-Curso_IHC.pdf> Acesso em: 16 ago. 2011, 10:30:30
NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil Origens e Instalao. 3. ed. So Paulo: 2AB, 2000.132p. BONSIEPE, Gui. Design do Material ao Digital. 1. ed. Florianpolis: FIESC/IEL, 1997.192p.

METODOLOGIA PROJETUAL EM DESIGN. Disponivel webcultura.com.br/web/?p=405> Acesso em: 16 ago. 2011.

em:

<http://

FATORES HUMANOS. Disponivel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ergonomia> Acesso em: 16 ago. 2011. RIBEIRO, S. M. de Souza; PANIZZA, Janaina. A comunicao visual: entre a ordem e a intuio - algumas questes metodolgicas. So Paulo, USP, 2004. Disponivel em: <http://www.alaic.net/VII_congreso/gt/gt_13/GT13-P14.html> Acesso em: 16 ago. 2011, 10:30:30

You might also like