You are on page 1of 35

Foto representando uma viso normal.

As pessoas com Catarata em geral percebem a imagem desta forma.

Glaucoma e Retinose Pigmentar reduzem o campo visual na maioria dos casos.

Doenas como Toxoplasmose Ocular, Degenerao Macular relacionada idade e Stargardt caracterizam-se por uma leso central.

As pessoas com Retinopatias podem enxergar desta forma.

Este quadro visual tpico do Albinismo.

uma entidade sem fins lucrativos que visa desenvolver programas e aes de Responsabilidade Social, atravs do trabalho voluntrio de pessoas ligadas Unimed Lins, atuando como agente de transformao social.
CONSTITUDA EM 17/09/2002 ASSISTIDOS ATUALMENTE:71

Unimeds que possuem AMUs


Estado de So Paulo 34 AMUs

Outros Estados e localidades: 4


Aracaju Sergipe Poos de Caldas Minas Gerais Blumenau Santa Catarina Distrito Federal

A AMUL (Associao da Mulher Unimed de Lins), realiza o atendimento ao deficiente visual total e baixa viso, com a finalidade de fazer com que acontea a incluso social, educacional, profissional e moral a fim de que a sociedade os reconheam como indivduos capazes, sendo respeitados

e valorizados sem qualquer discriminao.

Braille; Atividades de vida diria; Orientao e mobilidade; Informtica: Dosvox; Prticas esportivas (natao), artsticas e de lazer; Aprendizagem de matemtica em mtodo educacional: Sorob; Habilitao e reabilitao de pessoas com deficincia visual; Servio social famlia; Biblioteca acessvel: livros em braille e audiolivros.

Sistema Braille
O Sistema Braille um cdigo universal de leitura ttil e de escrita, usado por pessoas com deficincia visual. Foi desenvolvido em 1825, na Frana, por Louis Braille, um jovem cego que perdeu a viso na infncia, na oficina de seu pai. Foi a partir do sistema de leitura no escuro, para uso militar, de Charles Barbier, que Louis Braille desenvolveu seu sistema.

Mquina Braille

Reglete

Caderno com pauta ampliada

Impressora

REGLETE
Escrita Braille da direita para esquerda.

Vire a folha para a leitura, pois a leitura comeara sempre pela esquerda. Como fazemos normalmente na leitura tinta

Leitura

Os seis pontos permite a formao de 63 combinaes ou smbolos Braille que representam no s as letras do alfabeto, mas tambm os sinais de pontuao, nmeros, matemtica e msica.

Teste do Olhinho
As AMUs fizeram parte da luta para a aprovao da lei que obriga a realizao do Teste do Olhinho (Teste do Reflexo Vermelho) em todos recm-nascidos do municpio de Lins Lei n. 4.896, de 31 de dezembro de 2006 de autoria do vereador Durval Marola e do Estado de So Paulo, sancionada pelo governador Jos Serra em maro de 2007 (Lei n. 12.551/2007).

A pessoa com deficincia visual pode se movimentar: Com ajuda de outra pessoa guia vidente; Usando seu prprio corpo autoproteo; Uso da bengala; Uso de animal co-guia; Uso de tecnologia ajudas eletrnicas.

Use tom de voz normal para falar com a pessoa cega o fato de no ver, no significa que ela no oua bem; Para guiar uma pessoa cega, basta deix-la segurar seu brao e o movimento do seu corpo lhe dar a orientao de que precisa no esquea de perguntar primeiro se ela precisa de ajuda;

Lembre de se anunciar ao entrar no recinto onde haja pessoas cegas, pois isso auxilia a sua identificao; No necessrio modificar o seu vocabulrio para evitar usar a palavra ver e substitu-la por ouvir. Conversando sobre a cegueira com que no v, a palavra cego pode ser usada sem rodeios;

Ao conduzir uma pessoa cega a um ambiente que lhe desconhecido, oriente-a de modo que possa locomover-se sozinha posteriormente. D detalhes sobre o espao e sobre o que esta acontecendo para que a pessoa cega possa se situar.

CRIANA COM BAIXA VISO


Alguns procedimentos so especficos para a criana com baixa viso: intercale as atividades de leitura e escrita com atividades orais; permita que a criana chegue perto da lousa, se for necessrio. Explique aos colegas os motivos pelos quais aquela criana pode se movimentar livremente na sala de aula. Reforce o sentido de cooperao e estimule as crianas a colaborarem com o colega; investigue, com a criana, qual o melhor lugar para ela ficar na sala de aula; quando necessrio, as crianas podem utilizar recursos pticos, para leitura, Neste caso, explicar para todos os alunos para que servem esses recurso; no assuma as responsabilidades da criana com baixa viso, fazendo tudo por ela e evitando que se canse ou se machuque. Ela deve ser responsvel pelas prprias aes. Alm disso, para as crianas com baixa viso importante disponibilizar na sala de aula: apoio adequado para leitura e escrita; cadernos ou papel com pautas ampliadas e escurecidas evitar papel brilhoso para leitura; lpis 6B ou 4B canetas hidrogrficas que permitem maior contraste, Livros com tipos ampliados. Se houver necessidade, faa a adaptao no tamanho da fonte ou no contraste.

BARREIRAS QUE ATRAPALHAM O DEFICIENTE VISUAL


So consideradas barreiras, todos os elementos, partes de edifcios, espao urbano em geral ou quaisquer caractersticas do meio ambiente, que proporcionam obstculos ao acesso ou trnsito de pessoas deficientes em sua locomoo. A seguir mostraremos alguns exemplos dessas barreiras. CALACADAS EM M CONSERVAO Para ns que enxergamos, difcil de desviar dos buracos nas caladas, imaginem para um deficiente visual. RVORES ENORMES Todo mundo sabe como so importantes as rvores em nossa cidade, mas existem casos em que a calada muito estreita e as rvores de porte inadequado dificultam a passagem das pessoas e principalmente do deficiente visual.

LIXEIRAS muitas residncias colocam na calada lixeiras fixas. Para o deficiente visual uma verdadeira

armadilha e muitas vezes causam acidentes. O ideal seriam lixeiras com molas e fixas na parede da residncia. Quando no esto sendo usadas ficam recolhidas. PLACAS DE ANNCIOS Fazer propaganda importante, mas existem alguns estabelecimentos que colocam nas caladas placas de madeira ou ferro com suas mensagens publicitrias. Isso tambm um problema para o deficiente visual. CARROS E MOTOS Todas as pessoas sabem que calada no lugar para estacionar veculo. Existe tanto espao e ainda assim deparamos com pessoas deixando os carros em cima da calada, atrapalhando tanto o pedestre quanto o deficiente visual.

BOCA-DE- LOBO (BUEIROS) Esse talvez seja um dos piores acidentes que um deficiente visual possa sofrer. preciso que as autoridades mandem colocar grades e se possvel as placas de concreto nas bocas-delobo abertas. ALARMES SONOROS Esta uma dica muito legal para os sndicos de edifcios e proprietrios de residncias com portes eletrnicos. Que tal a instalao de um aparelho que emita um rudo sonoro, quando o porto est abrindo ou fechando, assim o deficiente visual pode parar evitando que sofra um acidente. MATERIAL DE CONSTRUO Todo o proprietrio de imvel em construo, ou reforma sabe que areia, pedra e tijolo devem ficar dentro da obra e no sobre a calada. Esses materiais tambm so responsveis por acidentes sofridos pelo deficiente visual.

CURSO BRAILLE PARA MULTIPLICADORES

Ncleo de Atendimento Educacional Especializado de Lins

Promisso

CURSO BRAILLE PARA MULTIPLICADORES

Promisso

Diretoria de Ensino/APAE de Promisso

CURSO BRAILLE PARA MULTIPLICADORES

Unisalesiano

Assoc. Linense para Cegos/Crebim

Doao de material

Encontro em So Paulo

PROJETO CONVERSANDO SOBRE DEFICINCIA E CIDADANIA

ATIVIDADE FSICA

Obrigada! Daniela da Silva Atansio Pedagoga

www.unimedlins.com.br amul@unimedlins.com.br

You might also like