You are on page 1of 2

SALMO 70 (ERALDO) NA SUA AFLIO DAVI SUPLICA A DEUS QUE SE APRESSE EM LIVR-LO (ARC) PETIO POR AUXLIO DIVINO

O (ARA) Aparece como parte do Salmo 40.13-17 v. 1 Apressa-te, Deus, em me livrar; Senhor, apressa-te em socorrer-me. 1. Havia da parte de Davi, urgncia no socorro divino. Talvez o salmista j tivesse pedido
socorro outras vezes, mas no estava percebendo a providncia divina. Ou at mesmo, o perigo j estava porta, e somente o socorro divino o livraria. 2. No mesmo verso so usados dois nomes que identificam a pessoa a quem ele recorre: 1) Elohim, que Deus, Aquele que poderoso; 2) Yehvh (Jeov), o eterno e infinito esprito. Aquele que foi, que e que sempre ser. O auto-existente. Em nossas bblias, a palavra Senhor, quando empregada, significa soberano, governo, regente, etc. A primeira traduo na linguagem de hoje (BLH), trazia Deus Eterno. 3. Ns tambm s dependemos do Deus Eterno para nos livrar. Por isso, cantamos: Quem pode livrar como o Snhor? v. 2 Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram tirar-me a vida; tornem atrs e confundam-se os que me desejam o mal.

1. Davi sofria a angstia de estar sendo ameaado: procuram tirar-me a vida. No foram
poucos os inimigos de Davi: Saul, os reis das naes vizinhas, e seu filho Absalo. A verdade que ele vivia em sobressaltado pela possibilidade de ser morto. 2. Ele no pede a morte aos inimigos, mas que eles sejam envergonhados e confundidos. A NTLH diz: Que sejam completamente derrotados e humilhados aqueles que me querem matar!. 3. Tambm no queremos o mal dos nossos inimigos, mas no queremos que triunfem sobre ns. v. 3 Sejam cobertos de vergonha os que dizem: Ah! Ah! (Bem-feito! Bem-feito! ARA) 1. Os que zombavam de Davi, deveriam ser cobertos de vergonha. Ou seja, eles que passariam a ser motivo de zombaria. Os possveis vencedores voltariam para casa, vencidos (Os filisteus com a morte de Golias). 2. No sei se veremos os que querem o nosso mal, envergonhados ainda nesta vida; mas certo, que o mpio no prevalecer no juzo (Sl 1.5). Se o rico viu Lzaro, quando estavam no Hades, Lzaro tambm o viu. Naquele instante ele ficou muito decepcionado (envergonhado) por no fez nada para minorar o sofrimento de Lzaro. v. 4 Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvao digam continuamente: engrandecido seja Deus.

1. Como o salmista esperava a interveno de Deus, ele faz uma espcie de orao de gratido
por antecipao. Os que esperam pelo Senhor no so confundidos, porque Dele vem a salvao. 2. Se de Deus vem a salvao, por que no cantarmos: Seja engrandecido, Deus da minha vida, Tu s o Deus da minha salvao....

v. 5 Eu, porm, estou aflito e necessitado; apressa-te em me valer, Deus. Tu s o meu amparo e o meu libertador; Senhor, no te detenhas. 1. Davi continuava confiante; do Senhor viria o seu amparo e libertao. 2. Davi continuou pedindo pressa ao Senhor. 3. Existem situaes que Deus nos atende urgencialmente, outras no. Aquelas situaes adversas (aflies), que podem nos dar maturidade, pode ser, que Deus espere mais um pouco. Pode ser!

Pr. Eli da Rocha Silva IBJH 02/07/2008

You might also like