You are on page 1of 6

AS DOZE CHAVES DE BASLIO VALENTIM

(Primeira Chave) Antes de comear gostaramos de vos dizer que as figuras mais conhecidas das Doze Chaves foram publicadas no livro Les Douze Clefs de la Philosophie, Les ditions de Minuit Paris, 1956, traduzido e comentado por Eugne Canseliet. Estas gravuras seriam gravadas em cobre e so mais recentes porque existem outras muito mais antigas gravadas em madeira "woocuts" provavelmente da edio de 1602. Baslio Valentim tal como Filaleto, um dos alquimistas mais controversos e a sua obra descrita nas Doze Chaves a mais difcil de interpretar. Tem-se especulado muito sobre a sua interpretao no s sob o ponto de vista alqumico operativo mas tambm sobre o seu significado simblico. "Cada cabea sua sentena". Isto aplica-se perfeitamente interpretao do simbolismo alqumico. Estudamos anos a fio estas figuras baseando-nos inclusivamente no Dictionaire de A.J. Pernety, Arch Milano, 1980 e Thories et Symboles des Alchimistes de Albert Poisson, ditions Traditionnelles, Paris, 1981, bem como os respectivos textos sem nunca conseguirmos sair do labirinto. Porqu? Porque depois de um estudo exaustivo, verificmos que o texto das figuras, na nossa opinio, no est em concordncia com a representao pictrica. Passaram-se os anos e por mais que tentssemos apercebermo-nos do seu significado simblico transpondo-o para a operativa amos sempre a dar sempre a um beco sem sada . Por isso, para vos poder transmitir a nossa opinio sobre a sua interpretao nada melhor que descrever a parte essencial do texto da Primeira Chave.

Na gravura da primeira chave v-se um Rei e uma Rainha, de p tendo o Rei na mo esquerda um ceptro e a Rainha segurando tambm, na sua mo esquerda um ramo com trs flores. Do lado do Rei, em baixo, est um Lobo saltando por cima de um cadinho colocado num forno com fogo vivo. Ao lado da Rainha, v-se Saturno representado por um velho barbudo com perna de pau empunhando uma gadanha. Por baixo de Saturno v-se um forno aceso, com uma Copela e um grande boto metlico. O comentrio Primeira Figura feito por Eugne Canseliet o seguinte: O Rei e a Rainha da Obra, isto , o ouro e a prata filosficos, espagiricamente designados pelo lobo e o grande boto metlico sobre a copela. Este e o cadinho no meio das chamas, indicam claramente a via seca, na qual representa um grande papel o fogo secreto... No nos surpreendeu o comentrio do Sr. Canseliet porque ns conhecemos bem qual foi a via que este grande Mestre e erudito da nossa Arte praticou e descreveu no seu livro L'Alchimie Expliquem Sur Ses Textes Classiques, A Paris Cheia Jean-Jacques Pauvert, Paris, 1972 H uma tendncia muito especial (isto inerente ao ser humano) de um alquimista tentar sempre adaptar a descrio de qualquer obra quela que conhece e praticou. Vimos a tendncia do Sr. Simn H. de fazer uma comparao da sua obra com a de Filaleto embora elas, na nossa opinio, sejam completamente distintas. Tambm o Sr.Canseliet enveredou pelo mesmo caminho e no s. Se ns tomssemos letra a explicao do Sr. Canseliet seguiramos o mesmo caminho. Mas, a realidade bem diferente embora a representao pictrica nos mostre, em parte, que o nosso Sujeito mineral da via seca esteja bem presente na figura, saltando por cima dum cadinho no meio das chamas. Aqueles que conhecem bem a via seca como ns conhecemos, podero ver que falta na figura o Aclito metlico que permitiria a Separao. Nem Saturno ou a Rainha o permitiria a no ser na composio do amlgama na via de Filaleto. Foi precisamente por esse motivo que ns rejeitmos a interpretao pela via seca. Albert Poisson no seu livro Teoria e Smbolos dos Alquimistas, pgina 87 diz: O ouro e a prata purificados constituem a matria afastada da pedra. O Enxofre extrado do ouro, o Mercrio da prata, sendo a matria prxima.

Reportando-nos, agora, ao texto da Primeira Chave nas suas partes mais essenciais: Sabe meu amigo que todas as coisas imperfeitas so imprprias para a nossa obra, porque a sua lepra no pode produzir nada de bom, ora o bom impedido pelo impuro. Todas as mercadorias venda, extradas das minas valem cada uma o seu preo, mas logo que sejam falsificadas tornam-se imprprias. Elas so, com efeito, alteradas sob um falso brilho e no so mais, como anteriormente, convenientes ao nosso trabalho. Tal como o mdico, por meio dos seus medicamentos, purga e limpa o interior do corpo, donde tira a sujidade, da mesma maneira os nossos corpos devem ser lavados e purgados de toda a sua impureza a fim de que, da nossa gerao, a purificao seja alcanada. Os nossos mestres procuraram um corpo puro, sem mcula, que no fosse alterado por nenhuma mancha ou mistura. Com efeito, a adio de coisas estranhas a lepra dos nossos metais. Que o diadema do Rei seja de ouro puro e que a casta noiva lhe seja unida no matrimnio. Assim, pois, se vais trabalhar com os nossos corpos, toma o lobo cinzento muito vido que, pelo exame do seu nome, est sujeito ao belicoso Marte, mas, pela sua raa de nascena, filho do velho Saturno, e que, nos vales e nas montanhas do mundo, presa da fome mais violenta. Deita-lhe o corpo do Rei, a fim de que dele receba o seu sustento e, logo que tenha devorado o Rei, faz um fogo forte e deita-lhe o lobo para o consumir inteiramente ento, o Rei ser libertado. Quando isso se fizer trs vezes, o Leo triunfar do Lobo e no encontrar mais nada que comer nele. E, assim, o nosso corpo ficar pronto para o comeo da nossa Obra. Sabe, ainda, que s esta via a directa e verdadeira para purgar os nossos corpos. Porque o Leo purifica-se pelo sangue do Lobo e a tintura do seu sangue junta-se admiravelmente tintura do Leo, visto que o sangue dos dois so mutuamente unidos por uma certa afinidade de parentesco. Mas, meu amigo, prev diligentemente, de forma que a fonte da vida seja encontrada pura e clara. Nenhuma gua estranha deve ser misturada... O Rei percorre seis cidades do firmamento celeste e fixa a sua residncia na stima, porque o palcio do Rei, no seu lugar, ornamentado de tapearia de ouro.

No entanto, se percebeste o que te disse, ento, por meio desta chave franqueaste o obstculo do ferrolho. Porque, se, verdadeiramente, no percebeste ainda a luz das minhas palavras, no h culos de vidro que te adiantem, nem olhos naturais que te ajudem, para que encontres no fim o que te faltou no princpio... Tendo em conta o que diz Canseliet e Albert Poisson e ainda em face das imagens da figura, tudo nos levaria a concluir que o Rei representa o ouro que ser purificado pelo Lobo e, a Rainha, a prata, purificada por Saturno na Copela, como se pode ver pelo boto metlico. Este processo de purificao dos dois metais nobres era muito usual naquela poca. Esta era uma possvel interpretao que, primeira vista, nos pareceu a mais adequada, e, durante muito tempo a aceitmos embora com reserva. Mas se lerdes com ateno o texto da chave, vereis que o Mestre no faz nenhuma referncia purificao da Rainha. Ele refere-se, apenas, purificao do Rei, e da a nossa dvida. Nunca aceitmos de bom grado os comentrios feitos pelo tradutor e comentador Sr. Canseliet, autor de vrios livros sobre a nossa Arte, que muito respeitamos pela sua erudio, porque no se ajustam ao texto como j dissemos e achmos muito estranho que ele no fizesse esse reparo. Mais tarde, adquirimos um dos ltimos livros publicados de Baslio Valentim, Le Dernier Testament, Retz, Paris, 1977. Como o ttulo indica, provavelmente, este ter sido um dos ltimos, seno o ltimo livro do Mestre e talvez por isso, um dos mais generosos e abertos. No referido livro, confirmmos a nossa dvida porque o Mestre descreve em linguagem clara algumas das chaves do seu livro As Doze Chaves da Filosofia que, no original, como vimos, esto descritas em linguagem simblica. Vejamos, ento, o que nos diz o Mestre no ltimo Testamento sobre a Primeira Chave, na pgina 215: A Primeira Chave ensina-te a procurar, se quiseres, a tua semente num ser ou substncia metlica que o ouro... A purificao do ouro faz-se de forma que seja batido, bem delgado e muito fino, depois, vazado e passado trs vezes pelo antimnio, que em seguida, o Rei passado atravs do antimnio, assentado e pousado no fundo, seja refundido antes de ser soprado a fogo muito forte e, depois, purificado por Saturno.

Ento, encontrars o ouro mais esplndido, mais belo e mais altamente brilhante que se possa desejar, semelhante ao claro resplendor do Sol e de muito agradvel aspecto... O texto bem claro e no deixa sequer lugar a dvidas. S o Rei, (ouro) e apenas o Rei, purificado pelo antimnio ou Lobo cinzento (o lobo saltando por cima do cadinho) e, depois, passado pela Copela por meio de Saturno (o velho com uma perna de pau empunhando uma gadanha), tendo debaixo uma Copela com um boto metlico de ouro purificado como mostra a figura. Como diz o texto da chave, Saturno a stima cidade no firmamento celeste (stimo planeta alqumico). O Lobo, representa simbolicamente o antimnio e Saturno o chumbo. Os antigos mestres, quando se referiam ao antimnio queriam indicar o respectivo mineral, ou seja, a estibina ou sulfureto natural de antimnio. Para distinguirem o mineral do metal designavam este ltimo por rgulo de antimnio. Vejamos, agora, como era purgado o ouro pelos artistas do sculo XVII, tal como est descrito no Trait De La Chymie de Christophle Glaser, boticrio ordinrio do Rei de Frana, em 1667, pgina 84: A purificao do ouro pelo antimnio. A melhor purificao do ouro aquela que se faz pelo antimnio; o chumbo s destri os metais imperfeitos e deixa a prata com o ouro; o cimento deixa frequentemente o ouro impuro e ainda lhe come uma pequena poro; o inquarto nem sempre prova da pureza do ouro...poder-se- assegurar que o ouro que passa pelo antimnio perfeitamente purgado e libertado de toda a impureza, porque no h ouro que possa resistir a este lobo devorador. Tomai, pois, uma ona de ouro, tal como os ourives o empregam, colocai-o num cadinho entre carves ardentes, num fogo a vento, e, logo que fique rubro, deitai, pouco a pouco quatro onas de bom antimnio em p, o qual se fundir imediatamente e devorar ao mesmo tempo o ouro, o que, de outra forma, de difcil fuso, por causa da sua composio muito perfeita. Agora que est tudo fundido como gua e que a matria deita chispas, um sinal de que a aco do antimnio destruiu as impurezas do ouro e, por isso, necessrio deix-lo ainda um pouco no fogo e, depois, vaz-lo prontamente num corneto de ao que tenha sido previamente aquecido e untado com um pouco de leo. Logo que a matria seja vazada dentro, preciso ao mesmo tempo bater com uma tenaz no corneto, para fazer descer ao fundo o rgulo.

Depois da matria arrefecer, preciso separar o rgulo das escrias, pes-lo em seguida e coloc-lo num cadinho para fundi-lo, deitando, pouco a pouco, o dobro do seu peso de salitre; tapar o cadinho com a tampa, de forma que o carvo no possa entrar e, dando um fogo forte, o salitre consumir todo o antimnio que ainda restar. O ouro fica fundido no fundo, muito belo e puro. Vazar-se- num corneto ou deixar-se- arrefecer no cadinho, o qual ser necessrio partir, depois, para separar o ouro dos sais. Parece-nos que no preciso ser muito entendido em metalurgia para compreender esta operao da purificao do Rei ou ouro pelo antimnio, e, por isso, dispensa qualquer comentrio. Para finalizar o comentrio Primeira Chave, vamos, ento, resumir: A purificao do ouro (Rei), faz-se num cadinho de barro refractrio, num forno a gs, por meio do sulfureto de antimnio natural (estibina) em p, que os antigos alquimistas denominavam Lobo cinzento esfaimado (porque devora todos os metais), fundindo-o com o ouro. Depois de fundido, vaza-se num corneto de ao previamente untado com leo. Separa-se o rgulo solar das escrias e deita-se, depois de triturado, num cadinho com o dobro do seu peso de salitre. Faz-se um fogo muito forte e funde-se o rgulo com o salitre, para que este consuma o que resta do antimnio. Por fim, purifica-se o ouro numa Copela, por meio de Saturno (chumbo). Resta na copela um boto de ouro muito puro. Cabe ento perguntar: qual o papel da Rainha nesta Chave se o Mestre diz que apenas o Rei e s o Rei (ouro) purificado pelo antimnio e depois passado pela Copela? Por incrvel que parea nenhum. Ento porqu a sua presena na figura? A explicao que demos do texto, foi feita deliberadamente em linguagem clara. Em alquimia no usual faz-lo mas se o Mestre o fez caridosamente no ltimo Testamento, por que razo no o faramos tambm? Na figura a cores da Segunda Chave, alm da representao simblica, podereis ver a correspondncia com as matrias reais. Na descrio da Terceira Chave vos diremos porque o simbolismo das imagens no correspondem ao texto.

You might also like