You are on page 1of 7

Ciclo Energias Subtis

Na histria da humanidade, a ideia de uma energia que impregna toda a natureza, e a existncia de um campo de energia universal foi sustentada por muitos msticos e cientistas. Em vrias tradies, as bioenergias humanas designam-se por diferentes nomes chi, ki, prana, orgone, fora dica, mana, ressonncia homeoptica, etc, que de acordo com essas perspectivas, se movem no corpo etrico ou urico, o corpo subtil. O termo Energia Subtil de origem recente, e refere-se s energias que se movem atravs dos nossos corpos e psiques no s podendo permitir aceder a estados nicos de transcendncia, como produzir comportamentos psicofisiolgicos quantificveis, incluindo fenmenos neuroendcrinos. Investigaes realizadas no ltimo sculo para medir estas energias concluram que alguns dos seus componentes so electrostticos, magnticos, electromagnticos, snicos, trmicos e visuais. Para alm disso foi observada a existncia de energias no relacionadas com os campos fsicos j conhecidos que respondem ao foco humano intencional e associadas a alteraes electrofisiolgicas no corpo fsico. Vrios mtodos teraputicos prevalentes hoje em dia parecem facilitar o fluxo destas energias atravs do denso corpo fsico. Apesar de ser difcil medi-las com a tecnologia de dispomos no presente, os seus efeitos podem ser directamente sentidos pelo prprio e testemunhados por um observador. A

Asas e Razes convida-lo a participar no Primeiro Ciclo de Energias Subtis, em que se articula o conhecimento tradicional sobre energias subtis e processos de healing, com conhecimentos actuais.
Este pretende promover o uso de energias subtis tanto no contexto teraputico como no mbito do desenvolvimento pessoal. Sero realizados cinco Workshops:

Toques Subtis e Calatonia A Farmcia nas suas Mos Energias Subtis e Cristais Terapia Energtica Energia da Dana

Os interessados podem inscrever-se no ciclo completo ou num ou mais Workshops. Os mtodos de trabalho incluem apresentao terica, demonstraes aos participantes, prtica individual, em pares e pequenos grupos; meditao e visualizao. Superviso, partilha e dinmica de grupo.
Asas e Razes, Terapia e Formao Lda. Rua das Flores, 57 2. 4050-265 Porto www.asaseraizes.pt asas@asaseraizes.pt Tel/Fax (+351) 222 059 584 skype: asaseraizes Membro da European Association for Body-Psychotherapy www.eabp.org

WORKSHOP 1
Toques Subtis e Calatonia Com Anita Ribeiro e Maria Georgina Gonalves
Os Toques Subtis foram desenvolvidos pelo mdico Peth Sndor durante a Segunda Guerra Mundial. um trabalho corporal extremamente delicado, organizado em sequncias de toques sobre a pele, em vrios pontos do corpo. Este mtodo usado para relaxamento, conscincia corporal, e em psicoterapia aliado teoria de Jung. Os Toques Subtis mobilizam o mundo interno trazendo memrias, sensaes, sentimentos, imagens, e actuam a nveis transpessoais. Objectivos Proporcionar uma introduo prtica e conceptual ao mtodo dos Toques Subtis e Calatonia . Vivenciar os efeitos dos Toques Subtis. Apresentar uma viso geral da relao do Toque Subtil com a teoria de Jung. Entender o conceito do Terceiro Ponto. Contedos As modalidades bsicas e introdutrias sobre Toques Subtis ao longo da Coluna Vertebral, Calatonia bsica (ps e cabea), a Descompresso Fraccionada e o seu complemento, a Compresso Fraccionada, Vibrao, Som, Sopro e Energia Subtil. Apresentao dos fundamentos especficos da tcnica, nomeadamente o histrico e a origem do mtodo. A unidade psique e corpo na metodologia de Sndor e a perspectiva de Jung em relao aos chakras.

Bibliografia
Suzana Delmanto. 1997.Toques Sutis - Uma experincia de vida com o trabalho de Peth Sndor. Summus. Marilena A. Dreyfuss 2006. Calatonia e Religiosidade Uma Abordagem Junguiana. Tese de mestrado. Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, Departamento de Psicologia Clnica. Rosa Farah 1985 Integrao Psicofsica - O Trabalho Corporal e a Psicologia de Jung". Companhia Ilimitada. C. G. Jung 1996. The Psychology of Kundalini Yoga. Princeton University Press. Paulo Machado Filho 1994. Gestos de Cura e Seus Simbolismos. Tese de mestrado. Universidade de So Paulo. Peth Sndor 1982. Tcnicas de Relaxamento. Editora Vetor. Orientadoras

Anita Ribeiro, psicoterapeuta, membro da United States Association of Body Psychotherapy e do Centro de Integrao e Desenvolvimento de So Paulo. Utiliza o mtodo Toques Subtis e Calatonia em psicoterapia h 23 anos, em indivduos e famlias. Trabalha com sonhos na perspectiva simblica junguiana. Maria Georgina Gonalves, psicloga e psicoterapeuta de orientao junguiana ligada s tcnicas corporais. Emprega os Toques Subtis que aprendeu como aluna de Petho Sndor. Desde de 1996 professora do curso O Corpo na Psicologia na Universidade Catlica de So Paulo e responsvel pelo Aprimoramento Clnico institucional na mesma universidade nos ltimos sete anos. Coordena grupos de estudos sobre os smbolos do inconsciente colectivo.
Carga horria 20h Data, Horrio e Local 18, 19 e 20 de Abril de 2008 (Sexta-feira e Sbado) das 10 s 19 h (Domingo at s 18 h). Lisboa.

WORKSHOP 2
A farmcia nas suas mos Com Ebba Boyesen

Em muitas culturas esto descritas formas de trabalhar de uma forma directa e intencional sobre o campo etrico atravs das mos. Este trabalho uma ddiva natural que pode ser cultivada., e encontra-se sempre nossa disposio, podendo ser usado quando necessrio. Neste workshop sero focados meios simples e efectivos para dirigir energias de cura atravs das suas mos. Objectivos Aprender a activar e dirigir a energia da cura atravs das mos. Conhecer meios simples de reduzir desconforto e dor atravs do uso das mos. Aprender a limpeza e fecho de feridas abertas ou queimaduras ao nvel etrico. Contedos Tcnicas de dirigir energias de cura directamente no corpo fsico e nos nveis etrico por imposio de mos, sobretudo traumas ps-operatrios, reduo de edemas, alvio da dor associada a queimaduras e feridas. Indicaes e contra-indicaes. Tcnicas de Meditao nos Chakras e Meditao na Linha Medial para orientar a energia para a base do corpo. Trabalho com imagens e cura pelo som em situao de stress emocional e/ou energtico. Uso das mos e cristais para selar o campo etrico. Bibliografia
Barbara A. Brennan 1990. Mos de Luz: um Guia de Cura atravs do Campo de Energia Humana. PensamentoCultrix. Charles W. Leadbeather, C W. 1927. The Chakras. Theosophical Publishing House, (TPH reprint, 1979). Charles W. Leadbeather Auxiliares Invisveis. Pensamento. Sir George Trevelyan (1991). Exploration into God. Gateway Books. Sir George Trevelyan (1977). The Active Eye in Architecture. Wrekin Trust.

Orientadora Ebba Boyesen, nascida na Noruega em 1944. Estudos em Arte e na rea Social. Cofundadora da Psicologia Biodinmica no Reino Unido e directora da European School for Biodynamic Psychology na Alemanha. Pratica regularmente yoga e interessa-se pelas reas esotricas.

Carga horria 20h Data, Horrio e Local 30 e 31 de Maio e 1 de Junho de 2008 (Sexta-feira e Sbado) das 10 s 19 h (Domingo at s 18 h). Lisboa.

WORKSHOP 3
Energias Subtis e Cristais Com Shirley ODonoghue
Ao longo do tempo e atravs de muitas culturas, os cristais tem sido um meio privilegiado para aceder ao trabalho com energias subtis. A Cristaloterapia uma terapia complementar no invasiva que actua atravs do fluxo de energias subtis entre os cristais e a pessoa. Estes reequilibram o corpo subtil, trabalhando ao nvel de corpo, mente e esprito podendo proporcionar um relaxamento profundo. Tambm este trabalho permite a abertura das percepes da pessoa possibilitando novas perspectivas para responder s questes pessoais e situaes que surgem na vida. Objectivos Compreender o mbito da Cristaloterapia e o significado do healing atravs dos cristais. Perceber os cuidados bsicos a ter com cristais e a sua utilizao. Conhecer mtodos de escolha de cristais referindo as suas indicaes e contra-indicaes. Treino do uso do pndulo e das mos como instrumento de pesquisa. Conhecer as bases do trabalho com cristais incidindo directamente sobre sistemas de energias subtis. Contedos Utilizao de cristais em terapia. Sero discutidos a importncia e mtodos para a sua limpeza, carregamento (charging), programao e sintonizao com cristais. Os sistemas de energias subtis, nomeadamente aura, chakras, posicionamento e correspondncias com os meridianos. Utilizao de tcnicas de proteco e limpeza da aura. Procedimentos que devem ser seguidos cada vez que se trabalha com cristais. Bibliografia
Judy Hall. 2005. A Bblia dos Cristais. Dinalivro. Katrina Raphaell. 1987. A Cura pelos Cristais. Pensamento. Katrina Raphaell. 1998. As Propriedades Curativas dos Cristais e das Pedras Preciosas. Diversos. Michael Gienger. 1998. Crystal Power, Crystal Healing The Complete Handbook. Blandford. Shirley ODonoghue. 2003. Working with Crystals. Capall Bann Publishing. Shirley ODonoghue. 2002. Working with Natural Energy Capall Bann Publishing Shirley ODonoghue. 2007. Live Better Crystal Therapy. Duncan Baird Publishers. Shirley ODonoghue 2007. Working With Vibrational Energies. (no Prelo). Petr Korbel e Milan Novk. 1996. Enciclopdia de minerais. Livros e Livros. Sue Lilly e Simon Lilly. 2004. A Energia Curativa dos Cristais. Editorial Estampa. Vrios autores. 2003. Gemas, Cristais e Minerais. Edies 70.

Orientadora

Shirley ODonoghue Lucis College Cristaloterapeuta (Reino Unido), co-fundadora da (www.lucisgroup.com), escola em terapias complementares, Membro da Affiliation of Crystal Healing Organizations (ACHO, www.crystal-healing.org), formadora do Curso de formao profissional em Cristaloterapia no Reino Unido h mais de 10 anos, autora de diversos livros (ver bibliografia). Paralelamente tambm formadora em Terapia pela Cor e Massagem Indiana cabea.

Carga horria 20h Data, Horrio e Local 27, 28 e 29 de Junho de 2008, Sexta-feira e Sbado das 10 s 19 h, Domingo at s 18 h. Quiron, Lisboa.

Workshop 4
Terapia Energtica Com Heike Buhl e Jrgen Fischer
Na dcada de 1930 o psiquiatra Wilhelm Reich referiu-se existncia de uma energia universal que designou orgone, tendo descrito a relao entre bloqueios no fluxo de orgone no corpo humano e diversas doenas fsicas e estados emocionais. A partir destes trabalhos foram desenvolvidas tcnicas energticas de interveno, High Charge Energy, que permitem resolver bloqueios e intensificar o fluxo de energia vital no corpo, aumentando o potencial de auto-cura. Objectivos Compreender as bases da terapia energtica e o funcionamento do sistema nervoso autnomo nessa perspectiva. Observar, ouvir e sentir energia orgone no interior do corpo. Conhecer os trs tipos bsicos de energia presentes no ser humano e distrbios a eles associados. Aprender mtodos para trabalhar com bloqueios energticos e intensificar o fluxo de energia vital. Utilizar aparelhos de orgone em terapia. Produzir uma almofada de orgone por cada participante. Contedos Introduo aos trabalhos e investigaes de Reich. O funcionamento do sistema nervoso autnomo e mtodos para o tratamento de distrbios fsicos e emocionais. Teoria sobre as trs estruturas energticas, as reaces fsicas e emocionais e a tendncia para o desenvolvimento de doenas especficas (enxaqueca, asma, hipertenso, ). Noes bsicas da medicina orgone com aparelhos: o acumulador e o cobertor de orgone. Mtodos de meditao e induo de transe. Apresentao do Inner Energy Circle e prtica de Spontaneous Movements da medicina taoista. Bibliografia
Heike S. Buhl 2000. Lebensenergie-Medizin. Ulrich Leutner Verlag. Heiko Lassek 2006. Orgontherapie. Ulrich Leutner Verlag. Heike Buhl, Jrgen Fischer. 2007. ENERGIE! Heilung und Selbstheilung mit Lebensenergie. Orgon in der medizinischen Praxisund zu Hause. Ulrich Leutner Verlag

Orientadores

Heike Buhl, mdica especializada em terapia reichiana e medicina energtica (Wilhem-Reich-Institut Berlin). Tem experincia extensiva no tratamento de doenas somticas e psicossomticas combinando o conhecimento mdico com as descobertas de Reich. co-editora do Journal Emotion , membro do Center for Orgone Therapy e presidente da Wilhelm-Reich-Society. Jrgen Fischer produz aparelhos energticos na tradio de Wilhelm Reich desde 1978. Pretende ampliar o trabalho mdico e de investigao da orgonomia pela dimenso espiritual, nomeadamente mtodos de meditao e transe.

Carga horria 20h Data, Horrio e Local 19, 20 e 21 de Setembro de 2008 (Sexta-feira 10h a Domingo 18h), Quinta da Cerca, Tbua (Viseu).

WORKSHOP 5
A Energia que Dana A dimenso sensvel e criativa do movimento com Jos Abreu
Um mergulho autntico na matria que somos Devolve-nos a alma e tambm a essncia.
(Jean Yves-Leloup)

A arte de Praticar Presena ao prprio corpo e suas diferentes dimenses, escutar os seus impulsos e anseios. A arte de se deixar tocar pela dimenso sensvel e criativa do movimento, em que a Energia que Dana tem a ltima palavra a dizer... Estabelecer novas conexes entre formas de habitar e sentir o corpo e os gestos e posturas da Alma libertando o potencial criativo: o movimento o melhor antdoto contra o medo que paralisa. Objectivos Experimentar a energia gerada pelo corpo em movimento pela dana espontnea, meditao centrada no corpo. Criar uma relao de maior e mais sensvel intimidade consigo mesmos. Experimentar devolver vida e sensorialidade s reas do corpo que foram silenciadas ou reprimidas pelos condicionamentos familiares e culturais. Aprender sequncias de movimentos que integram e harmonizam a respirao, o som e gestos codificados que permitem activar as energias subtis e os movimentos espontneos internos adormecidos. Contedos Relao da pessoa com a dimenso sensorial do movimento, integrando a respirao e o som. Prticas de centramento e de enraizamento inspiradas em modelos da Terapia Psico-Corporal, como a Biossntese e a Bioenergtica. Prticas oriundas da tradio Sufi, dana meditativa, o dhikr , que possibilitam afinar o corao e o corpo com o Sopro da Vida. Propostas que convidam explorao da criatividade e da improvisao, contribuindo para a libertao da espontaneidade nas dinmicas de grupo. Bibliografia
Hazrat Inayat Khan. 2002. O Corao do Sufismo. Cultrix Editora. Roberto Crema. 2002. Antigos e Novos Terapeutas Abordagem Transdisciplinar em Terapia. Editora Vozes. Osho. 1995. O Caminho do Amor Discursos sobre as Canes de Kabir. Madras Editora. Cludio Naranjo. 2005. Entre meditao e Psicoterapia. Editora Vozes.

Orientador Jos Abreu, terapeuta psico-corporal formado em Biossntese, licenciado pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Foi professor de Expresso dramtica, Expresso e Criatividade na Escola Superior de Educao de Viseu e actor nos grupos "Teatro del Canto", "Officina dei Desideri" e "La Folia" (Turim/Itlia), "O Bando", "Almacave" (Portugal). Actualmente orienta grupos de Terapia Psico-Corporal, A Arte da Meditao, Voz Prpria e Ressonncia Corporal, em Portugal e Itlia.

Carga horria 16 horas Data, Horrio e Local 17, 18 e 19 de Outubro de 2008. Sexta-feira das 21h30m s 23h30m. Sbado das 10h s 20 h e Domingo das 10h s 18 h. Lisboa

Inscrio no Ciclo Energia Subtil

Preenchimento de ficha de inscrio de preferncia at 26 de Maro de 2008. Preos Ciclo completo: a pronto pagamento: 1100 ou em oito cheques pr-datados de 143 de 1 de Abril at 1 de Novembro de 2008 (= 1144 ), IVA includo. Para o workshop 4 contar com estadia: penso completa, dormida em caravana 98 a pagar na data do workshop; upgrade para quarto disponvel a preo superior. Tel. da Quinta da Cerca: 235.464.236. Participao por workshop: 250 por workshop com excepo do workshop 5 (190 ), IVA includo. Para o workshop 4 contar com estadia: penso completa, dormida em caravana: 98 a pagar na data do workshop; upgrade para quarto disponvel a preo superior. Tel. da Quinta da Cerca: 235464236. Coordenao Ana Delaunay Caperta, Cristaloterapeuta, Membro da Affiliation of Crystal Healing Organizations (ACHO, www.crystal-healing.org). Finalista da Formao em Terapia Gestalt. Professora Universitria em Biologia e Investigadora em Epigentica (Lisboa). Formadora (IEFP). Contacto: anadelaunaycaperta@clix.pt Pintura da primeira pgina: www.alexgrey.com

You might also like