You are on page 1of 146

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa.

PATRCIA LIMA QUINTO

Aula 4 Redes Microsoft e Internet Ol, amigos! Estudando bastante? Agora a hora de investir ao mximo! Rumo vitria! "Dar menos do que o seu melhor sacrificar o dom". Steve Prefontaine Que Deus os abenoe e bons estudos!! Um forte abrao, Profa Patrcia Lima Quinto patricia@pontodosconcursos.com.br Twitter: http://www.twitter.com/pquintao Facebook: http://www.facebook.com/patricia.quintao Roteiro da Aula - Internet e tpicos relacionados. - Redes Microsoft. - Questes de provas comentadas. - Bibliografia. - Consideraes finais. - Lista das questes apresentadas na aula. - Gabarito. Navegao Internet e Tpicos Relacionados A Internet uma WAN, uma rede de redes de computadores de alcance mundial, que interliga milhes de dispositivos espalhados pelo mundo. Estes dispositivos so, em sua maioria, computadores pessoais, estaes de trabalho, servidores, que armazenam e transmitem informaes. Todos estes equipamentos so chamados de hospedeiros (hosts), que se utilizam de protocolos de comunicao para trocar informaes e oferecer servios aos usurios da rede. Continuando, imagine a situao em que os comunicantes no falem a mesma linguagem ou no utilizem os mesmos protocolos. A comunicao poderia no ocorrer. No mundo das redes isto fato: preciso que o emissor e receptor da mensagem utilizem os mesmos protocolos para que a comunicao ocorra.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Neste ponto, podemos perguntar: mas se as redes interligadas podem utilizar tecnologias diferentes, no poderiam existir falhas de comunicao, j que poderiam falar lnguas diferentes? Sim, as redes podem ser criadas com padres de comunicao diferentes. Com o meio fsico disponvel, resta aos computadores estabelecer algumas regras para que suas conversas sejam sempre entendidas. Eles precisam falar a mesma lngua. O que resolveu o problema de comunicao entre elas, inclusive entre os computadores de fabricantes diferentes, foi o protocolo de comunicao. Protocolos Primeiramente, cabe lembrar que um protocolo um regramento para realizar a comunicao. J estamos acostumados a protocolos em nossa vida cotidiana. Quando telefonamos para algum, por exemplo, devemos estabelecer a comunicao iniciando pelo tradicional Al. Geralmente quem recebe a ligao diz o primeiro al, indicando que atendeu e est pronto para iniciar a conversao. Em resposta, quem chamou diz al. Pronto, a comunicao est estabelecida. importante que voc esteja bem familiarizado com os protocolos vistos a seguir, que, disparadamente, so muito cobrados pela banca. So eles: HTTP, HTTPS, SMTP, POP3, IMAP, Telnet, DHCP, FTP, UDP, TCP, IP.

Protocolo: conjunto de regras preestabelecidas que os computadores usam para se comunicarem entre si e, a partir dessa comunicao, produzir algum resultado til, como a navegao em sites, a transmisso de e-mails ou o download de arquivos.

No caso da Internet, o protocolo , na verdade, um conjunto de protocolos chamado de TCP/IP. Este nome vem dos dois principais protocolos deste conjunto: o TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmisso) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Interconexo). Importante! HTTP (HyperText Transfer Protocol Protocolo de Transferncia de Hipertexto): Utilizado para transferir as pginas da Internet entre o servidor Web (aplicao que mantm as pginas disponveis) e o cliente Web (o browser ou navegador, que a aplicao que l tais pginas). Utiliza a porta 80.
www.pontodosconcursos.com.br

Profa. Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

IMAP (Internet Message Access Protocol - Protocolo de Acesso ao Correio da Internet): Permite o acesso s mensagens de correio eletrnico diretamente no servidor de correio. Ao contrrio do POP, pelo IMAP, as mensagens no so trazidas ao computador do usurio, mas permanecem no servidor e de l so apagadas, lidas, movidas, etc. HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure - Protocolo de Transferncia de Hipertexto Seguro): uma variao do protocolo HTTP que utiliza mecanismos de segurana. Ele permite que os dados sejam transmitidos atravs de uma conexo criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente. Diferentemente do HTTP (porta 80), a porta padro usada pelo protocolo HTTPS a porta 443. Geralmente o HTTPS utilizado para evitar que a informao transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros. O endereo dos recursos na Internet que esto sob o protocolo HTTPS inicia-se por 'https://'. Um bom exemplo o uso do HTTPS em sites de compras online. O HyperText Transfer Protocol Secure - HTTPS - uma variao do protocolo HTTP que utiliza mecanismos de segurana.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol - Protocolo de Transferncia Simples de Correio): um protocolo de envio de e-mail apenas. Com ele, no possvel que um usurio descarregue suas mensagens de um servidor. Esse protocolo utiliza a porta 25 do protocolo TCP. POP3 (Post Office Protocol Version 3 - Protocolo de Agncia de Correio Verso 3): usado para o recebimento de mensagens de e-mail. Atravs do POP, um usurio transfere, para seu computador, as mensagens armazenadas em sua caixa postal no servidor. Utiliza a porta 110 do protocolo TCP. IMAP (Internet Message Access Protocol - Protocolo de Acesso ao Correio da Internet): Utilizado em substituio ao protocolo POP para permitir que uma mensagem seja lida, tanto por um WebMail como por um programa cliente de correio eletrnico, como o Microsoft Outlook, Outlook Express, Mozilla Thunderbird, etc., sem que ela seja retirada do servidor de entrada (tambm chamado de servidor de recebimento de mensagens). Telnet (Terminal Emulator - Emulador de Terminal): Permite que uma estao na rede (um micro) realize um acesso interativo (controle remoto) a um servidor como se fosse um terminal deste servidor. Tudo o que for digitado no micro cliente ser recebido e processado pelo servidor, que devolver o resultado ao monitor do terminal. Uma sesso de telnet exige login e senha no computador remoto, ou seja, no s chegar e ir entrando, devemos estar previamente autorizados! Utiliza a porta 23 do protocolo TCP. DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol - Protocolo de Configurao Dinmica de Host): Permite que os dispositivos em uma rede obtenham endereos IP e outras informaes de um servidor DHCP.
www.pontodosconcursos.com.br 3

Profa. Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Este servio automatiza a atribuio de endereos IP, mscaras de subrede, gateway e outros parmetros de rede IP. FTP (File Transfer Protocol - Protocolo de Transferncia de Arquivos): Possibilita a transferncia de arquivos entre dois computadores atravs da Internet. Normalmente, so utilizados programas clientes especiais para o protocolo FTP, mas possvel realizar a transferncia de arquivos por meio da maioria dos softwares do tipo navegador Internet existentes. A transferncia dos arquivos ocorre entre um computador cliente (solicitante da conexo para transferncia) e o computador servidor (aquele que recebe a solicitao de transferncia). O detalhe interessante que o FTP utiliza duas portas de comunicao ao mesmo tempo: a porta 21 para o envio de comandos (controle da conexo) e a porta 20 para o envio dos dados (transmitir os arquivos). Isto, em tese, permite uma conexo mais rpida, j que a transferncia do arquivo pode acontecer sem o constante controle da conexo (feita por outra porta). UDP (User Datagram Protocol - Protocolo de Datagrama de Usurio): Trabalha com datagramas (mensagens com um comprimento mximo pr-fixado e cuja entrega NO garantida). Caso a rede esteja congestionada, um datagrama pode ser perdido e o UDP no informar s aplicaes sobre esta ocorrncia. Outra possibilidade que o congestionamento em uma rota da rede possa fazer com que os pacotes cheguem ao seu destino em uma ordem diferente daquela em que foram enviados. O UDP um protocolo que trabalha SEM estabelecer conexes entre os softwares que esto se comunicando. Para memorizar! O UDP (Protocolo de Datagrama de Usurio) => no confivel e no orientado conexo. TCP (Transmission Control Protocol Protocolo de Controle de Transmisso): um protocolo orientado a conexo. Permite que sejam enviadas mensagens de qualquer tamanho e cuida de quebrar as mensagens em pacotes que possam ser enviados pela rede. Ele tambm cuida de rearrumar os pacotes no destino e de retransmitir qualquer pacote que seja perdido pela rede, de modo que o destino receba a mensagem original, da maneira como foi enviada. Para memorizar! O TCP (Protocolo de Controle de Transmisso) => confivel, orientado conexo e faz controle de fluxo. IP (Internet Protocol): Responsvel pelo endereamento dos dados que so transmitidos pelos computadores. Chamamos de endereo IP o nmero que utilizado por este protocolo para o endereamento. Trata-se de uma especificao que possibilita uma comunicao consistente entre computadores, mesmo que estes sejam de plataformas diferentes ou estejam distantes.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Conforme destaca Infowester (2010), se, por exemplo, dados so enviados de um computador para outro, o primeiro precisa saber o endereo IP do destinatrio e este precisa saber o IP do emissor, caso a comunicao exija uma resposta. Sem o endereo IP, os computadores no conseguem ser localizados em uma rede, e isso se aplica prpria Internet, j que ela funciona como uma "grande rede. Qual a diferena entre IPV4 e IPV6? Um endereo IP (ou somente IP), no padro IPV4, um cdigo formado por quatro nmeros que vo de 0 a 255, separados por pontos, como 200.198.20.62. Pelo fato de os endereos IP usados em redes locais serem semelhantes aos IPs da Internet, usa-se um padro conhecido como IANA (Internet Assigned Numbers Authority) para a distribuio de endereos nestas redes. Assim, determinadas faixas de IP so usadas para redes locais, enquanto que outras so usadas na Internet. Como uma rede local em um prdio no se comunica a uma rede local em outro lugar (a no ser que ambas sejam interconectadas) no h problemas de um mesmo endereo IP ser utilizado nas duas redes. J na internet, isso no pode acontecer. Nela, cada computador precisa de um IP exclusivo (Infowester, 2010). Este nmero no pode se repetir em uma mesma rede. Portanto, na Internet NO h dois computadores com o MESMO endereo IP!! Observao O endereo IP de cada host na mesma rede dever ser exclusivo; pois, caso contrrio, gerar um conflito de rede. A figura seguinte ilustra um exemplo de endereo IP, o 131.108.122.204.

Os octetos, quando representados, so separados por pontos. Veja abaixo dois exemplos de endereo IP: 00001010 . 1 1 0 0 10 0 0 . 00000000. 00000000. 00000001 11111111 .10001110 . 00001010

Na verdade, a forma mais usual de representao do endereo IP em nmeros decimais. Esta notao divide o endereo IP em um conjunto de quatro grupos de 8 bits (octeto) e representa o valor decimal de cada octeto binrio, separando-os por um ponto. Dessa forma, podemos transformar os endereos acima nos endereos seguintes, respectivamente:
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 5

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

10.0.0.1 200.255.142.10 Disso tudo, conclumos que o menor octeto possvel o 00000000, que igual a 0 em decimal, e que o maior octeto possvel 11111111, que igual a 255 em decimal. Ou seja, cada octeto pode ir de 0 a 255. Complementando, um computador pode receber seu endereo IP (e outros parmetros) de duas maneiras: IP esttico (ou fixo): um nmero IP dado permanentemente a um computador, ou seja, seu IP no muda, exceto se tal ao for feita manualmente (pelo administrador da mquina); IP dinmico: quando recebe esses parmetros automaticamente de um servidor apropriado (chamado servidor DHCP) na rede. Esse servidor o responsvel por distribuir endereos IP (dentro de uma margem de endereos previamente configurada) cada vez que um host solicita. Endereos IP podem ser atribudos dinmica ou estaticamente. Esse sistema de endereamento conhecido como IPv4 (IP verso 4) utiliza endereos de 32 bits e os divide em classes de acordo com a necessidade de nmeros IP que uma organizao tenha. A seguir um quadro-resumo sobre o assunto, muito importante. Classe 1 octeto Exemplo de Endereo IP da Classe 100.1.240.28 157.100.5.195 205.35.4.120 Objetivo da Classe

A B C D E

1 a 126 128 a 191 192 a 223 224 a 239 240 a 254

Grandes redes. Mdias redes. Pequenas redes. Multicasting. Reservado para uso futuro.

Uma nova verso de sistema de endereamento IP surge como alternativa ao IPv4. O IPv6 utiliza endereos de 128 bits disponibilizando 2128 endereos possveis. O endereo IP (padro IPv6) possui 128 bits. O endereo IP (padro IPv4) possui 32 bits. Caiu na prova! O formato do pacote IPv6 tem expandida a capacidade de endereamento, em relao ao IPv4, com o aumento do endereo IP de 32 para 128 bits!!
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 6

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Figura. Principais Protocolos da Camada de Aplicao Modelo TCP/IP (Quinto, 2011)


Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 7

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Importante! A Internet opera em um modelo cliente-servidor, em que os hosts podem participar como clientes (solicitando recursos) e/ou servidores (fornecendo recursos). O protocolo da Internet (TCP/IP) fornece as regras para que as aplicaes sejam criadas de acordo com este princpio (cliente/servidor). Os programas trocam informaes entre si, mesmo estando em hosts diferentes. O TCP/IP fornece um canal de comunicao lgico entre as aplicaes por meio das chamadas portas. Isto permite que um determinado computador possa se comunicar com vrios outros utilizando o mesmo endereo IP, bastando indicar uma porta diferente. Por exemplo, o principal servio da Internet, a navegao em documentos hipertexto (WWW), normalmente funciona na porta 80. Os protocolos definem uma porta padro para utilizar nas conexes, mas estas portas podem ser modificadas pelos usurios.

Figura - Alocao de algumas portas (Quinto, 2011) Neste prisma, os equipamentos que realizam a conexo entre o cliente e o servidor funcionam como caixas-pretas, transmitindo a mensagem entre os comunicantes. Vale observar que nem todas as aplicaes da Internet funcionam exclusivamente como cliente ou como servidor. Existem programas que realizam os dois papis, ora clientes, ora servidores. Tecnologias para Acesso Internet Os mtodos mais comuns de conexo Internet so: O acesso discado (dial-up) d-se por intermdio de uma linha telefnica convencional com o uso de um equipamento conhecido como modem (modulador / demodulador), que capaz de converter os sinais digitais do computador para os sinais analgicos da linha telefnica. uma conexo ponto a ponto, em que o modem do usurio realiza uma conexo com o modem da operadora de telefone. A operadora, por sua vez, conecta o computador do usurio rede de acesso.
www.pontodosconcursos.com.br

Profa. Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Algumas desvantagens do dial up: baixa taxa de transmisso (a taxa mxima de transferncia nesse sistema de 56 Kbps 56 Kilobits por segundo, que o limite do modem); linha telefnica fica ocupada durante o acesso, ou seja, enquanto durar a conexo; linha sem qualidade de transmisso, projetada para transmitir voz; etc. Preste ateno! Todas as taxas de velocidade de comunicao so expressas em bps (bits por segundo). Eventualmente alguma questo pode alterar a unidade para bytes, obrigando-nos a fazer alguma converso. Nesse caso, basta dividir a taxa em bits por oito, para obter a taxa em bytes. Caso voc utilize qualquer conexo acima da velocidade padro dos modems para conexes discadas (56 Kbps), tem-se uma conexo Internet em alta velocidade (banda larga). Dentre os principais tipos de acesso banda larga merecem destaque: 1. ADSL (Asymmetrical Digital Subscriber Line - Linha Digital Assimtrica para Assinante): trata-se de uma tecnologia (muito cobrada em concursos!) que permite a transferncia digital de dados em alta velocidade por meio de linhas telefnicas comuns. Esse sistema no deixa o telefone ocupado e, permite, portanto, a transmisso simultnea de voz e dados ( possvel navegar e falar ao telefone ao mesmo tempo!) em alta velocidade. O macete da tecnologia ADSL usar frequncias no utilizadas para a voz na linha telefnica. Assim, o modem do usurio pode ficar conectado ao modem da operadora em tempo integral sem a necessidade de ocupar o canal de voz, nem utilizar pulsos telefnicos. Nessa tecnologia, a velocidade (taxa de transferncia) de download (que envolve o recebimento de dados ou como chamamos: downstream) diferente da velocidade de envio de dados (upload ou upstream). A velocidade de download sempre maior. A transmisso de voz utiliza uma faixa de frequncia, enquanto upload e download utilizam outras faixas de frequncia da linha telefnica. A tecnologia ADSL permite velocidades de 64 Kbps a 8 Mbps, em mdia. 2. ISDN/RDSI - Rede Digital de Servios Integrados Integrated Services Digital Network): utiliza a linha telefnica convencional para trfego de voz e dados ao mesmo tempo. Ela divide o par de fios em dois canais, um para voz e outro para dados. Cada um com 64 Kbps. So duas linhas telefnicas no mesmo fio de antigamente, mas agora oferecendo at 128 Kbps de conexo Internet, via rede dial-up. Nesse caso, o usurio gasta impulsos durante a conexo: a operadora cobrar os pulsos de cada canal em separado, mais a segunda linha. Requer a compra da placa ISDN. Internet a Cabo: este sistema oferecido pelas operadoras de TV por assinatura (TV a cabo, mais precisamente, no as TVs via satlite). Essas empresas aproveitam sua infraestrutura para oferecer conexo Internet de boa qualidade. Tal acesso exige um cable modem e um PC com placa de rede. Um aparelho chamado splitter separa o sinal de TV dos dados da web, e o cable modem permite o acesso de seu PC rede mundial. Uma das

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

vantagens desse tipo de servio que a conexo com a web est permanentemente ativa; basta ligar o computador e sair navegando. Pode ser de dois tipos: unidirecional (os dados chegam em alta velocidade pelo cabo, mas saem pela linha telefnica comum); bidirecional (os dados chegam e saem em alta velocidade, pelo cabo). Em ambos os casos preciso assinar um provedor de banda larga, instalar uma placa de rede e alugar ou comprar um cable modem (modem a cabo). A desvantagem deste tipo de acesso s estar disponvel em localidades que j contam com servios de TV a Cabo. Um exemplo de servio desse tipo o Virtua, fornecido pela empresa NET. Satlite: nesse meio, o custo do servio muito maior que o de ADSL e cabo, o que acaba tornando essa tecnologia restrita a quem no tenha outra opo de conexo. Ainda, cabe destacar que nas conexes via satlite ocorre um atraso (delay) significativo entre o envio e a recepo dos dados, o que influencia diretamente o uso de aplicaes como jogos eletrnicos online (podemos ter levado um gol em um jogo de futebol e ainda nem sabermos disso!). A qualidade da conexo tambm pode ser afetada pelas condies climticas. Normalmente utilizados em locais como zonas rurais, que no dispem de outras formas de conexo, como ADSL ou cabo. Celular: possvel acessar a Internet via rede celular. Antigamente era uma conexo muito lenta e cara. Atualmente, tem crescido bastante e ofertado boas velocidades de conexo, especialmente aps a chegada da tecnologia chamada rede 3G. Rdio: o acesso Internet por rdio uma forma de acessar a rede sem precisar utilizar fios. a famosa rede Wireless. Com equipamentos adequados, como roteador sem fio e access point1, possvel construir uma rede sem fios para acessar a Internet. Transmisso de dados via Rede eltrica (conhecida como PLC - Power Line Communications): j homologada pela Anatel (Agncia Nacional de Telecomunicaes), essa tecnologia permite acesso Internet pela rede eltrica. No caso do PLC utilizada a rede fsica de energia eltrica para transmisso dos sinais, e cada tomada eltrica um ponto de conexo da rede. Importante O Provedor de Servios de Internet Tenha sempre em mente que a Internet uma infraestrutura na qual as aplicaes so disponibilizadas. Para usufruir da rede Internet, os sistemas finais (hosts) devem conectar-se a uma rede fornecida por um Provedor de Servios Internet (conhecido como Internet Service Provider ISP ). Estes provedores locais conectam-se a provedores regionais e estes a provedores nacionais ou internacionais.
1

Access Point (AP): Dispositivo que atua como ponte entre uma rede sem fio e uma rede tradicional. Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 10

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Em suma, uma arquitetura hierrquica, na qual o usurio conecta-se por meio de uma rede de acesso (linha telefnica discada, ADSL, rede corporativa, rede 3G, etc.). Caiu em prova (2011)! Redes de acesso situadas na borda da Internet so conectadas ao restante da rede segundo uma hierarquia de nveis de ISPs (Internet service providers). Os ISPs de nvel 1 esto no nvel mais alto dessa hierarquia. Esto no nvel mais alto da hierarquia os grandes provedores de acesso, conhecidos como ISPs de nvel 1 (Ex.: AT&T), com cobertura nacional/internacional. ISPs de nvel 2, ISPs menores (geralmente regionais): conectam a um ou a mais ISPs de nvel 1, tambm podem se conectar a outros ISPs de nvel 2. O ISP de nvel 2 cliente do provedor de nvel 1. ISPs de nvel 3 e ISPs locais: rede do ltimo salto (acesso), mais prxima dos sistemas finais.

Fonte: Material Professor (Kurose, 2010) Um pacote, ao ser transmitido pela Internet, passa por muitas redes, conforme destaca a figura seguinte:

Fonte: Material Professor (Kurose, 2010) Comutao de Circuitos, de Mensagens e de Pacotes Na Internet, as mensagens encaminhadas de um computador a outro so transmitidas por meio de um caminho (rota) definido pelo protocolo IP. Este caminho passa pelos roteadores ou gateways que armazenam e encaminham as mensagens para outros roteadores at o destino final. uma tcnica conhecida como comutao.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

11

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

A funo de comutao em uma rede de comunicao est relacionada alocao dos recursos da rede (meios de transmisso, repetidores, sistemas intermedirios, etc.) para a transmisso pelos diversos dispositivos conectados. As principais formas de comutao so denominadas: Comutao de circuitos Pressupe um caminho dedicado de comunicao entre duas estaes. Um bom exemplo de comutao por circuito a rede telefnica. preciso estabelecer a comunicao (de modo fsico mesmo) entre os dois pontos comunicantes para, depois, realizar a transmisso da voz. Comutao de mensagens Na comutao de mensagens NO necessrio o estabelecimento de um caminho dedicado entre as estaes. Ao invs disso, se uma estao deseja transmitir uma mensagem, ela adiciona o endereo de destino a essa mensagem que ser ento transmitida pela rede de n em n. Em cada n, a mensagem inteira recebida e o prximo caminho da rota determinado com base no endereo contido na mensagem. Comutao de pacotes semelhante comutao de mensagens, mas a diferena est no fato de que o tamanho da unidade de dados transmitida na comunicao de pacotes limitado (acima do limite, deve-se quebrar em unidades menores pacotes). Os pacotes de uma mesma mensagem podem estar em transmisso simultaneamente pela rede em diferentes enlaces, o que reduz o atraso de transmisso total de uma mensagem. Alm disso, redes com tamanho de pacotes requerem ns de comutao com menor capacidade de armazenamento e os procedimentos de recuperao de erros para pacotes so mais eficientes do que para mensagens. Internet 2 um projeto de rede de computadores de alta velocidade e performance. Sua criao tem um propsito educacional, unindo grandes centros universitrios e de pesquisa ao redor do mundo (o Brasil j faz parte dessa rede). Intranet e Extranet Intranet uma rede restrita que utiliza os protocolos e tecnologias utilizados pela Internet para a troca e o processamento de dados internos. Consequentemente, todos os conceitos da Internet aplicam-se tambm numa intranet, como por exemplo o modelo de comunicao cliente-servidor, em que diversas mquinas se conectam a um servidor que possui uma funcionalidade especfica, como a de armazenamento de pginas web, a de correio eletrnico, a de transferncia de arquivos, etc. A gama de servios disponibilizados em uma
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

Intranet: rede baseada em protocolos TCP/IP, pertencente a uma empresa, acessvel apenas por membros da organizao, empregados ou terceiros com autorizao.

12

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

intranet no rgida, mas normalmente o que se tem a utilizao intensa de navegadores web como principal interface de trabalho. Servios de e-mail tambm so comuns em uma intranet. Extranet: uma intranet que est parcialmente acessvel a pessoas de fora do mundo interno. O servidor real (o computador que serve as pginas web) fica protegido por trs de um equipamento especial. Este equipamento especial (firewall) ajuda a controlar o acesso entre a intranet e a Internet, permitindo o acesso apenas s pessoas que esto devidamente autorizadas. Contm informaes restritas aos parceiros (fornecedores, franquias, distribuidores, etc.) de uma instituio. A interligao de duas intranets de duas empresas para manter a comunicao da cadeia de negcios (entre parceiros de negcios, por exemplo) pode ser considerada uma extranet. Download/Upload O que , para que serve Download o processo de transferir arquivos de um computador remoto (que pode estar prximo ou do outro lado do mundo) para o computador do usurio, atravs da rede. Voc dever informar o local em que os arquivos sero armazenados no seu computador. Importante Cuidado ao baixar arquivos desconhecidos: i. sempre executar o antivrus; ii. nunca executar programas ou arquivos baixados de e-mail de remetentes desconhecidos. O upload justamente o contrrio, pois permite a transferncia de arquivos do seu computador para um computador remoto na rede, utilizando qualquer protocolo de comunicao. HomePage x Site Site (tambm chamado de stio da Web): um conjunto de pginas web, acessveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. HomePage: um termo utilizado para designar a pgina inicial de um site a primeira pgina que exibida quando acessamos o diretrio raiz de um site, como www.pontodosconcursos.com.br. Nesse caso, a pgina inicial definida no servidor web. Homepage: home em ingls significa casa, lar e page, pgina. Na Internet a expresso significa pgina pessoal. A palavra home, isoladamente, significa toda pgina inicial, a pgina principal de qualquer site na Internet.

O termo tambm pode ser utilizado para se referir primeira pgina exibida pelo navegador web quando ele iniciado. Nesse caso, essa uma propriedade configurvel pelo usurio, no cliente web, conforme visto no exemplo seguinte.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

13

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Tela do Mozilla Firefox, obtida ao clicar em

-> Opes -> Opes.

Pginas estticas X pginas dinmicas Chamamos de esttica uma pgina web (arquivo .HTML) cujo contedo NO varia em funo dos dados fornecidos pelo visitante. Ou seja, qualquer pessoa que acesse uma pgina esttica visualiza o mesmo contedo. Para que o contedo de uma pgina esttica mude, um novo arquivo deve ser carregado (upload) para o servidor web. Uma pgina dinmica, por outro lado, sensvel interao com o visitante, como por exemplo, as pginas de transaes bancrias. Quando recebem uma requisio, as pginas dinmicas normalmente consultam dados armazenados em bancos de dados e enviam ao usurio um contedo de acordo com os dados consultados. Assim, uma pgina de uma loja virtual que exibe as promoes da hora, de acordo com o relgio do sistema, sem que tenha sido necessrio alterar a pgina web armazenada no servidor, uma pgina dinmica. Hipertexto e HTML Hipertexto ou hypertext um conceito simples, trata-se de um texto que contm elos (links) com outros textos, chamados hyperlinks ou hiperlinks. Se estamos visualizando um hipertexto na janela de um navegador e clicamos em um hiperlink, somos remetidos a outro contedo, geralmente associado ao anterior. Essa possibilidade sucede-se ao longo de toda a navegao possibilitando que faamos uma leitura no-linear. Existe um tipo de arquivo que sintetiza esse conceito, o HTML. Os arquivos criados em HTML (Hyper Text Markup Language Linguagem de Marcao de Hipertexto) so a base de navegao da Internet. Por isso, todos os navegadores web so capazes de interpretar um arquivo HTML. Navegadores web ou browsers so, portanto, softwares capazes de ler arquivos HTML.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 14

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Domnio x URL Domnio um endereo nico e exclusivo que utilizado para identificar sites na Internet. Uma vez que uma organizao tenha sido designada com um domnio, este ser atribudo somente para ela. Domnios que no esto registrados, no podem ser encontrados na Internet. No Brasil os nomes de domnios so registrados e gerenciados pelo CGI.br Comit Gestor da Internet no Brasil, nos sites http://registro.br, http://www.registro.br, dentre outros. A seguir destacamos alguns exemplos de tipos de domnio: Domnio Contedos .blog Web Logs (Pginas Pessoais) .com Sites comerciais .edu Instituies de Educao .gov Sites de Governo .org Organizaes No Governamentais .wiki Sites de Colaborao As URLs podem conter informaes sobre protocolos e portas, o domnio referente mquina, o caminho dentro dela e o recurso solicitado. Exemplo: http://www.pontodosconcursos.com.br:8080/projetos/index.htm. O que cada parte da URL significa: http:// - protocolo de acesso do recurso; www.pontodosconcursos.com.br nome de domnio da mquina; :8080 porta de acesso alternativa (a porta padro do http a 80); /projetos/ - caminho de diretrios at o recurso; index.htm recurso a ser acessado, que uma pgina HTML. Internet: Servios e Ferramentas Relacionadas O Servio World Wide Web WWW Dentre os servios disponibilizados pela Internet, um dos mais importantes a World Wide Web (tambm chamado de sistema WWW ou simplesmente de Web). Trata-se de um sistema que usa o protocolo HTTP para comunicao, e permite a transferncia de contedo no formato de hipertexto. Observao Para navegar na WWW preciso estar conectado na Internet e possuir um programa capaz de traduzir os comandos existentes nos documentos em HTML para uma forma visual. Estes programas so os Navegadores Internet (Browsers), como o Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome. importante que exista um protocolo para que as pessoas possam desenvolver aplicativos, documentos e outros recursos que sejam entendidos por todos os demais. Podemos, ento, afirmar que a WWW uma aplicao em rede que utiliza o protocolo HTTP para comunicar-se por meio da Internet.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 15

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Mudana de Paradigma Quanto ao Uso da Web O nmero de usurios da Web aumentou consideravelmente em virtude do surgimento de novas tecnologias e ferramentas que utilizam a Internet como ambiente de aplicao, as quais trouxeram consigo novas maneiras de interao, comunicao e troca de informaes entre os usurios, como destacado a seguir. *** Gerao 1.0 da Web (The World Wide Web) - (1990-2000) Caracterizada por exibir pginas com a maioria dos contedos estticos. Nessa fase apenas administradores eram responsveis por inserir o contedo e as informaes que seriam expostas aos usurios - as informaes eram utilizadas de forma unidirecional, dos webmasters para os usurios, e o papel do usurio era de apenas espectador das aes e contedo disponibilizado na Web, no tinha autorizao para reeditar, alterar e to pouco compartilhar informaes (RAVACHE, 2006).

Figura. Diferenas entre Web 1.0 e Web 2.0 *** Gerao 2.0 da Web (Web Social) - (2000- 2010) A Web 2.0 pode ser entendida como sendo um conjunto de tecnologias associadas aos termos: Blog, Wiki, Podcast, RSS, Feeds, Twitter etc. que facilita uma conexo mais social da Web permitindo a seus usurios ter acesso a um conjunto de ferramentas dinmicas que permitem grande interatividade, aproveitando a inteligncia coletiva. Este novo conceito contextualizado numa nova gerao de aplicaes Web, em que tudo est acessvel: as pessoas no mais precisam ter o software instalado em seu computador porque ele est disponvel on-line, facilitando a edio e publicao imediatas. Na Web 2.0, surge um conceito que quase a define, o contedo colaborativo!!!! Guardem isso! O termo Web 2.0 refere-se a uma segunda gerao de servios disponveis na Web que permite a colaborao e o compartilhamento de informaes on-line entre as pessoas.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 16

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

A gerao 2.0 da Web tem repercusses sociais importantes, que enfatizam o trabalho colaborativo, a troca e circulao de informaes, redes de relacionamento, construo social de conhecimento apoiados pela informtica. Com isso, termos como Blog, Wikipdia, Orkut, YouTube, Hi5 ou Del.icio.us, Twitter, Facebook, MSN Messenger so apenas alguns exemplos de ferramentas que fazem parte da variedade de aplicativos disponveis. Conforme Coutinho e Bottentuit Jnior (2007) as aplicaes da Web 2.0 podem ser separadas de acordo com a maneira em que so utilizadas: aplicaes que so executadas diretamente na Internet, ou seja, no necessitam de instalao, e a quantidade de usurios que as acessa influencia na sua eficcia. Como exemplos temos Google Docs, Skype, YouTube, Wikipdia, Orkut; aplicaes que podem funcionar off-line, porm trazem vantagens se forem utilizadas on-line, como no caso o Picasa Fotos, o Google Maps, Mapquest, iTunes.

*** Gerao 3.0 da Web (Web Semntica) (2010-2020) Tem como principal objetivo resolver problemas na recuperao de dados nas pginas disponveis no ambiente WWW (SANTOS, 2005). Segundo BernersLee, a Web Semntica no uma Web separada, mas uma extenso da atual. Nela a informao dada com um significado bem definido, permitindo melhor interao entre os computadores e as pessoas (SANTOS, 2005). Os mecanismos de busca da Web Semntica renem informaes de diferentes bancos de dados, processa tais informaes e produz novos contedos automaticamente, o que garante a associao de elementos que, a princpio, no estariam relacionados (SOUZA; ALVARENGA, 2010). Para que tais buscas sejam realizadas nos padres da Web Semntica necessrio o uso de metadados que, segundo Santos (2005), so a informao estruturada sobre recursos de informao, ou seja, associao de dados a objetos que auxiliam seus atributos. A Web Semntica considerada uma Web colaborativa em tempo real, em que os aplicativos e dispositivos especializados e personalizados interagem por meio da infraestrutura de dados da Internet trocando informaes entre si, automatizando tarefas rotineiras dos usurios, caminhando em paralelo com as ferramentas disponibilizadas e caracterizadas pelos conceitos da Web 2.0. **** Caminhando para a Web 4.0 (WebOS) (2020 -2030) Com as alternativas de navegao cada vez mais rpidas, j pensado o conceito da quarta gerao da Web - Web 4.0 ou WebOS (web operating system) - baseada em sistemas operacionais da Web. A Web 4.0 est ligada a um gigantesco sistema operacional inteligente e dinmico, que ir suportar as interaes dos indivduos, utilizando os dados disponveis, instantneos ou histricos, para propor ou suportar a tomada de deciso, com base em um complexo sistema de inteligncia artificial.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

17

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Voz sobre IP (VoIP) Voice over Internet Protocol (VoIP) a tecnologia que torna possvel a comunicao de voz sobre a rede IP permitindo, assim, a realizao de chamadas telefnicas pela Internet.

Compartilhamento de Arquivos Muitas aplicaes utilizam os recursos de comunicao disponveis na Internet para a troca de arquivos. O que chamamos aqui de compartilhamento de arquivos refere-se ao servio de disponibilizao de arquivos em uma rede P2P (Peer-to-Peer ponto-a-ponto). P2P um tipo de sistema distribudo em que cada computador da rede faz as funes de servidor e de cliente. Assim, ao utilizar este servio para realizar o download de arquivos para nosso computador, estamos, ao mesmo tempo, permitindo que outros computadores copiem os arquivos compartilhados. Exemplos: Napster, eMule, torrent.

Envio de Mensagem Instantnea Trata-se de um servio que possibilita a comunicao em tempo real entre duas ou mais pessoas com base em um texto escrito. O texto transmitido via computadores conectados em uma rede interna privada ou pblica, como a Internet. Tambm possibilita a transferncia de arquivos e comunicao por voz e vdeo. Obs.: Assim como o e-mail, o envio de mensagem instantnea encaminha um registro escrito da comunicao. Entretanto, enquanto o envio de e-mails s vezes demora, as mensagens instantneas so recebidas imediatamente. A forma de comunicao usada pelo envio de mensagem instantnea chama-se comunicao em tempo real.

Grupo de Discusso Trata-se de um servio disponibilizado na Internet que permite aos usurios participantes do grupo discutirem assuntos de interesse em comum. Na Internet, podemos utilizar esses servios pelos ambientes: Grupos.com.br, Yahoo Groups, Meu Grupo, etc. Os grupos criados podem ser utilizados para as mais diversas finalidades, como: discutir assuntos profissionais com colegas de trabalho; como facilitador da comunicao, encurtando a distncia entre as pessoas, etc. Esses grupos podem ser classificados em: Moderados: quando as mensagens passam por um moderador antes de serem enviadas aos membros da lista; No moderados: as mensagens so enviadas automaticamente a todos os membros do grupo;

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

18

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Aberto: nesse caso, qualquer pessoa pode participar, desde que solicite a inscrio por intermdio do envio de um e-mail ao responsvel pelo grupo. Fechado: constitudo caractersticas. Lista de Distribuio O usurio pode assinar uma lista de distribuio, e, nesse caso, os e-mails enviados lista so encaminhados aos assinantes da lista. Frum um sistema que armazena as mensagens em um ambiente centralizado. Aps a criao das contas dos usurios no frum, eles podero entrar e ler as mensagens que sero trocadas no ambiente. Depois, podem responder aquelas que desejarem. possvel realizar uma configurao no ambiente do frum para que as mensagens trocadas na plataforma sejam enviadas aos e-mails dos usurios. Cabe destacar tambm que nos fruns a troca de informaes acontece no tempo de cada usurio, e no em TEMPO REAL (como ocorre no CHAT, bate papo). Acesso Remoto Permite acessar uma mquina a partir de outra via rede, como se o acesso fosse realizado presencialmente. possvel, at, acessar um computador da rede com segurana, por meio de login e senha. VPN (Virtual Private Network Rede Virtual Privada) Uma rede que utiliza uma infraestrutura pblica de telecomunicaes, como a Internet, para fornecer acesso seguro rede de uma organizao. O objetivo de uma VPN consiste em fornecer organizao acesso rede com segurana, mas a um custo menor do que quando so utilizadas linhas de comunicao dedicada. Os dados trafegam em uma rede pblica, porm podem ser criptografados pela VPN formando uma espcie de tnel entre os comunicantes. Mais Aplicaes/Servios Importantes Por fim, cabe mencionar as inmeras aplicaes que facilitam uma conexo mais social da Web (Fique ligado neste assunto, que j at foi cobrado em vrias questes de provas!) permitindo a seus usurios ter acesso a um conjunto de ferramentas dinmicas que permitem grande interatividade, aproveitando a inteligncia coletiva, como: Facebook, Twitter, Orkut, Linkedin, Flickr, Youtube, etc. Sites de Redes Sociais Facebook, lanado em 2004, em que os usurios conectam para compartilhar informaes. por pessoas que atendam determinadas

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

19

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Facebook: http://www.facebook.com/patricia.quintao Linkedin, em que os usurios podem compartilhar informaes profissionais ou de interesses especficos, alm de realizar a busca por profissionais, novas vagas de trabalho, ou at mesmo colaborar profissionalmente em assuntos de seu conhecimento. Sites para compartilhamentos diversos, como Flickr, Youtube, 4shared, SlideShare, eMule, em que as pessoas podem realizar a criao, publicao e compartilhamento de textos, planilhas, apresentaes de slides, fotos, mapas mentais, linhas do tempo e vdeos sobre temas especficos; Ambientes de comunicao, como Skype, Messenger, GoogleTalk, que possibilitam discusso de temas com um grupo de pessoas mais restrito; Redes sociais mveis e aplicaes de microblogging, como Twitter, em que os usurios disponibilizam suas mensagens em tempo real para os interessados etc. O Twitter uma rede social, na qual os usurios publicam e trocam mensagens de at 140 caracteres. As mensagens enviadas no Twitter so chamadas de tweets. O criador pode permitir que seus tweets sejam lidos apenas por usurios selecionados ou pelo pblico em geral. No Twitter os participantes escrevem pequenas mensagens respondendo pergunta: O que voc est fazendo?. Quem se inscreve como seguidor de outro integrante passa a receber os comentrios do seguido pelo celular ou pelo computador. Para efetuar o seu cadastro no Twitter, acesse o site: <http://twitter.com>. As atualizaes so exibidas no perfil do usurio em tempo real e tambm enviadas a outros usurios que tenham assinado para receb-las. Orkut uma comunidade on-line criada para tornar a sua vida social e a de seus amigos mais ativa e estimulante. A rede social do Orkut pode ajud-lo a manter contato com seus amigos atuais por meio de fotos e mensagens, e a conhecer mais pessoas.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

20

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Com o Orkut fcil conhecer pessoas que tenham os mesmos hobbies e interesses que voc, que estejam procurando um relacionamento afetivo ou contatos profissionais. Voc tambm pode criar comunidades on-line ou participar de vrias delas para discutir temas atuais, reencontrar antigos amigos da escola ou at mesmo trocar receitas favoritas. Voc decide com quem quer interagir. Antes de conhecer uma pessoa no Orkut, voc pode ler seu perfil e ver como ela est conectada a voc atravs da rede de amigos. Blogs A palavra blog vem de Web e Log. O blog um dirio na web, um registro na web!! Diferentemente das pginas comerciais, criadas por profissionais especializados em comunicao, os blogs oferecem a qualquer pessoa uma maneira de comunicar suas ideias a um pblico global sem conhecimento tcnico de web design. Existem blogs sobre praticamente qualquer assunto que se possa pensar e, frequentemente, comunidades de pessoas se formam em torno de autores de blogs populares. Blogs, como: Blogger, WeBlogger, BlogSpot, WordPress, so pginas fceis de atualizar e editar, cujas atualizaes (chamadas posts) so organizadas cronologicamente de forma inversa (como um dirio). Os usurios podem criar seus prprios posts (atualizaes) ou interagir com outros usurios, para construo coletiva de projetos que envolvam a divulgao de opinies de grupos ou pessoas; espao de discusses e divulgao de textos e imagens, dentre outros. Estes posts podem ou no pertencer ao mesmo gnero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa. Flog (tambm conhecidos como Fotolog ou Fotoblog) So blogs de fotos, ou seja, sites que permitem que voc coloque fotos na Internet com facilidade e rapidez. Wikis So pginas comunitrias (exemplo: Wikipedia, Pbwiki, Wikilog, TWiki, PHPWiki, etc.), que permitem construo coletiva de documentos e podem ser alteradas por todos os usurios que tm direitos de acesso. o Usadas na internet pblica, essas pginas comunitrias geraram fenmenos como a Wikipdia, que uma enciclopdia on-line escrita por leitores. o Usadas em empresas, Wikis esto se tornando uma maneira fcil de trocar ideias para um grupo de trabalhadores envolvido em um projeto. o O que mais diferencia os Wikis de outros fruns na Web a sua capacidade para mltiplos autores. o Ao contrrio de um blog, por exemplo, que tem um autor principal, uma pgina Wiki pode ter vrios autores e ser editada por vrias pessoas. possvel editar seu prprio texto ou o texto escrito por outros, desde que se tenha as permisses apropriadas!
www.pontodosconcursos.com.br 21

Profa. Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Pode-se dizer que uma pgina Wiki nunca est pronta, est sempre sendo editada, revista e expandida.

Diferentemente das prticas de edio centralizada das pginas da Web, um Wiki um site que permite a edio colaborativa, ou seja, vrios usurios podem criar e editar seu contedo (textos, hiperlinks entre pginas) de modo simplificado, sem a necessidade de um programa de edio de pginas Web, sendo realizado no prprio navegador (CONTE, 2007). Feeds So listas de atualizao de contedo publicadas por determinados Websites que podem ser recebidas por voc diretamente. O servio de feeds permite a distribuio de contedo na Internet. Iremos tratar os feeds como um termo genrico!! Podemos receber atualizaes de contedo atravs de tecnologias como RSS, Atom ou Podcast. Importante Uma das formas de se receber as atualizaes de contedo mais conhecida faz uso do RSS (Really Simple Syndication), em que o usurio cria uma pgina XML com atualizaes de texto e a disponibiliza em um servidor da Web, os usurios com programas agregadores como Internet Explorer 7, Outlook 2007, Mozilla Firefox ou Mozilla Thunderbird se inscrevem em tais pginas e passam a receber os feeds contendo as novidades do site. O Atom uma espcie de feed, tambm baseado em XML como o RSS. RSS e Atom so tecnologias concorrentes, mas RSS se popularizou!! Um podcast uma gravao de udio que pode ser disponibilizada na Web tanto para download quanto para streaming (isto , para reproduo via Web, como no caso das rdios on-line). Assim como as publicaes de texto e imagem, o podcast tambm pode ser assinado via RSS (que so arquivos que utilizam uma tecnologia/linguagem especial que eliminam a necessidade do usurio acessar o website para obter seu contedo).
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 22

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Os feeds incluem links, manchetes, e resumos de novas informaes disponibilizadas no site. O usurio solicita as informaes que deseja, e, aps assinar o feed, sempre que o site for atualizado o usurio receber a informao (as atualizaes lhe sero enviadas automaticamente!!). Computao em Nuvem (Cloud Computing) Atualmente tem-se questionado sobre um novo modelo de computao, no qual as empresas possam estar atualizadas com hardware e software de forma que suas aplicaes estejam disponveis para acesso em qualquer local e atravs dos diversos dispositivos de comunicao. Para atender a estes requisitos, Cloud Computing (Computao em nuvem) est sendo apontada como alternativa, ofertando infraestrutura de software e hardware para hospedar e disponibilizar via acesso remoto s informaes na hora e local em que a empresa necessitar. Acesso remoto: Ingresso, por meio de uma rede, aos dados de um computador fisicamente distante da mquina do usurio. Cloud Computing, computao em nuvem, um conceito criado para definir como os servios de TI (Tecnologia da Informao) iro ser entregues aos clientes. Diariamente v-se a Internet transformada numa plataforma completa de aplicaes, alterando o modo com que as pessoas acessam suas informaes sem necessitar instalar softwares - a nica necessidade ser uma conexo de banda larga com a Internet, transformando o micro do usurio em terminais. A Computao em nuvem surgiu com o objetivo de suprir a necessidade de compartilhar ferramentas computacionais pela interligao dos sistemas. Para isso faz uso da Internet como meio de comunicao. O usurio no fica mais preso a um hardware ou software especfico, ela cria a possibilidade de acesso s informaes em qualquer hora e lugar, atravs da Internet. Para Rydlewski (2009) a nuvem um espao de processamento e armazenamento de dados que no depende de nenhuma mquina especfica para existir. Ela vai mudar a economia e o cotidiano e permitir que qualquer objeto esteja ligado Internet. Segundo Santos e Meneses (2009) computao em nuvem diz respeito ao estudo de um modelo de computao em que produtos e servios residem em grandes servidores virtuais, bem como todo o aparato tecnolgico de infraestrutura e segurana garantindo a sua utilizao. Cloud Storage: termo que designa o armazenamento de dados na nuvem. Segundo destacam os autores, h uma tendncia mundial para este modelo no necessitando de mquinas velozes com um grande potencial de hardware e sim de um simples computador conectado Internet para rodar todos aplicativos.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 23

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Cloud computing: um ambiente de processamento e armazenamento de dados massivo, de alta escalabilidade e alta disponibilidade, acessvel via interfaces Web, instalado em datacenters de ltima gerao espalhados pelo mundo (CAMBIUCCI, 2009).

O Google uma empresa que j utiliza bastante esse conceito, pois j apresenta uma srie de aplicativos que rodam diretamente em seu navegador. Dentre eles, merecem destaque: o Google Docs : permite criao de documentos de texto, planilhas eletrnicas, apresentaes na Web, a partir de um navegador, permitindo que o mesmo documento seja editado por vrios usurios simultaneamente. Nesse ambiente tudo feito e armazenado on line, sem que o usurio utilize a capacidade de armazenamento do seu computador.

Figura. Tela em que o arquivo Servios da Internet est sendo editado via aplicativo Google Docs Gmail: ambiente de Webmail com grande capacidade de armazenamento de mensagens e arquivos, inclui ferramentas de pesquisa que auxilia a busca de informaes, mensagens instantneas, agenda e interoperabilidade com o BlackBerry e com o Outlook. Google Maps: permite navegar para qualquer lugar do mundo digitando uma referncia, bem como possibilita a criao de trajetos para andar de carro pela cidade partindo de um ponto e tendo uma certa localizao como destino. Google Calendar: agenda online que possibilita a organizao de eventos e compromissos com grande facilidade. Integrado com o sistema de email, permite publicao e compartilhamento de agendas com outros usurios.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

24

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Google Sites: permite a edio de pginas Web para intranets e projetos de equipes de forma fcil e gil, no precisando o usurio possuir conhecimento de HTML ou qualquer linguagem de programao Web. Google Vdeos: hospeda e transmite vdeos de modo confivel, evitando que o usurio compartilhe tais arquivos por meio de email, mantendo-os em um ambiente seguro e privado. iGoogle: site que rene os principais servios que o Google j oferece para um acesso fcil e rpido (como se fosse um desktop). Pode-se incorporar nesse ambiente o Google Agenda, o GMail, o Google Notcias, etc., todos ao mesmo tempo, com um resumo de novas atualizaes. Navegando na Internet para Realizao de Pesquisas a. Pesquisar na internet significa utilizar alguns sites de busca. b. Pode-se pesquisar sobre qualquer assunto, desde matrias acadmicas at sites sobre concursos ou sobre culinria. Exemplos de sites de busca: www.google.com.br, www.yahoo.com.br, altavista.com.br, http://www.bing.com/.

O Google , sem a menor sombra de dvidas, um dos servios mais utilizados em toda a Internet. Por trs da simples e simptica aparncia, temos uma poderosa ferramenta para buscas de informaes de todos os tipos. Veja o resultado de uma busca que fiz em meu computador. Os resultados que voc obtiver podem ser diferentes dos meus, pois o sistema Google possui mecanismos de personalizar alguns detalhes dos hbitos de pesquisas de seus usurios e eu uso alguns itens adicionais em meu navegador.

Observou o link (azul) abaixo do boto Pesquisar? a pesquisa avanada. Clicando neste link, uma pgina com vrios campos de configurao da pesquisa mostrada para o usurio.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 25

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Basta preencher os campos que desejar e clicar no boto Pesquisa Google ou, se for uma pesquisa por uma pgina especfica, clicar no boto apropriado. Vamos s dicas para realizao de pesquisas no Google, de forma que voc possa aproveitar melhor todo o poder que ele te oferece em pesquisas!! 1 - Aprimore suas pesquisas Texto da busca feriado viagem Bermuda OR Grcia "Paz e amor" Google ~tutorial O que ser pesquisado As duas palavras. A palavra Bermuda ou a palavra Grcia. A frase exata: Paz e amor. As duas palavras e os sinnimos da segunda (guia, ajuda, manual ...). Voc tambm pode aprimorar suas pesquisas usando operadores (+ e -). Texto da busca salsa dance O que ser pesquisado Mostrar pginas que tenham a palavra salsa, mas no a palavra dance. Observe que o sinal - tem que ficar junto palavra. Procurar pginas que contenham a palavra banana e a palavra abacaxi.

banana + abacaxi

possvel combinar as operaes. Por exemplo, palavra + palavra2 -palavra3. 2 - Pesquise pela frase exata Se voc digitar a frase determinao de um trem, o Google mostrar pginas que tenham as palavras determinao, de, um, trem, mesmo que no esteja nesta ordem. Para procurar a frase exata, digite-a entre aspas: "determinao de um trem".

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

26

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

3 - Obtenha definies de termos possvel usar o Google para obter definies, como em um dicionrio. Para isso, digite define: mais o termo. Por exemplo, suponha que voc queira saber o que IEEE. Ento, no Google, digite: define: ieee. Agora, s ver o significado. Note que, no final da pgina de resultado, o Google pode oferecer links para buscar pela definio do mesmo termo em outros idiomas. 4 - Especifique o tipo de arquivo a ser pesquisado Voc pode instruir o Google a fazer pesquisas apenas em um determinado tipo de arquivo. Para isso, digite filetype: seguido da extenso do arquivo mais o assunto a ser procurado. Por exemplo, suponha que voc queira buscar pela palavra infowester, mas somente em arquivos no formato PDF. No Google, digite ento filetype:pdf infowester. Note que voc pode usar uma infinidade de extenses, como doc (Word), XML, TXT, etc. 5 - Faa pesquisas dentro de um site em especfico Voc quer saber se um determinado site contm o assunto que est pesquisando, mas percebe que o sistema de busca dele ruim ou no funciona corretamente. Ento, instrua o Google a executar buscas apenas naquele site. Para isso, basta digitar no Google o termo de busca mais a palavra site: seguido do endereo do site. Por exemplo, suponha que voc queira saber se o site da Microsoft contm alguma pgina que fale de certificao. No Google, basta digitar: "Certificao site:www.microsoft.com" O resultado vai ser todas as pginas do portal da Microsoft que contm a palavra Certificao. Note que esse recurso no funciona em sites no indexados pelo Google, tampouco em pginas de acesso restrito (acessveis por senha, por exemplo). Programas de Navegao (Browsers Navegadores Web) A principal funo de um navegador (browser) trazer informaes que esto armazenadas em recursos da Internet para o usurio. Browser: Programa utilizado para navegar na Web, tambm chamado de navegador. Exemplo: Mozilla Firefox. Este processo comea com a digitao no local apropriado do navegador de um endereo eletrnico, como por exemplo, http://www.pontodosconcursos.com.br. O prefixo deste endereo (a parte que aparece do incio at o smbolo :) indica como o endereo deve ser interpretado pelo navegador. Comumente, os endereos so iniciados por http:, indicando que o recurso deve ser recuperado por meio do protocolo de transferncia de hipertextos (HyperText Transfer Protocol HTTP). Muitos navegadores suportam outros prefixos como o HTTPS para conexes HTTP seguras; o FTP para o protocolo de transferncia de arquivos. Alm de arquivos em HTML, os navegadores normalmente podem exibir qualquer tipo de contedo que pode fazer parte de uma pgina web. A maioria dos browsers pode exibir imagens, udio, vdeo e arquivos XML (eXtended Markup Language), e muitas vezes tm plug-ins (funes adicionais) para permitir aplicaes Flash e applets Java. As pginas da web tambm oferecem interatividade por meio do Javascript, AJAX e outras tecnologias adicionais.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 27

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Observe, entretanto, tecnologias extras.

que

nem

todos

os

navegadores

suportam

estas

Ok, Patrcia, mas poderia destacar os principais navegadores? **Internet Explorer 7.0 O Internet Explorer (IE), software de propriedade da empresa norte americana Microsoft, o navegador Web mais cobrado em concursos. A figura seguinte destaca as barras principais da janela do IE 7.0. So elas: 1- Barra de ttulos. 2- Barra de menu. 3- Barra de ferramentas botes padro. 4- Barra de ferramentas barra de endereos. 5- Barra de ferramentas links. 6- Barra de status.

2 3 4 5

6
Vamos analisar com mais detalhes esses componentes.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

28

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Barra de ttulos Exibe o ttulo da pgina que se est visitando, bem como os botes tradicionais das janelas do Windows. Barra de ferramentas - botes padro

Boto Voltar Boto Avanar

Faz com que o navegador retorne pgina visitada anteriormente. S fica ativo se a pgina atual no for a primeira pgina que se acessou na sesso de uso. Em outras palavras se acabamos de abrir o navegador, o boto fica inativo. Retorna pgina que estvamos antes de clicar o boto Voltar. S fica ativo aps utilizarmos o boto Voltar. Em uma navegao na qual apenas clicamos nos links, ele permanece sempre inativo.

Observao. As pequenas setas direita dos botes Voltar e Avanar so usadas para voltar ou avanar mais de uma pgina de uma s vez. Alguma vez voc j ficou tentando, sem sucesso, a retornar a uma pgina e no conseguia, porque ela sempre parava na pgina atual? Tente usar a seta de opes do boto Voltar e retorne duas ou mais pginas de uma vez. Interrompe o download da pgina que est sendo carregada. Se no estiver ocorrendo download de nenhum contedo, o boto Parar, apesar de estar ativo, no produz nenhum resultado. O mesmo efeito do acionamento do boto Parar alcanado pressionando-se a tecla ESC. Atualiza o contedo da pgina atual. Dependendo das circunstncias, produz um efeito distinto de se clicar no boto Ir da barra de ferramentas endereo. Tecla de atalho: F5. Carrega a pgina que estiver configurada no IE como pgina inicial. Essa configurao feita em Ferramentas Opes da Internet, Guia Geral.

Boto Parar

Boto Atualizar

Boto Pgina inicial

Abre um painel esquerda conforme a figura seguinte. Boto Pesquisar

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

29

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

As opes disponibilizadas pelo boto Pesquisar so opes de busca de contedo da Internet. As opes abaixo de Pesquisar outros itens fazem com que o painel se transforme no painel de busca do Windows para que se busquem arquivos, computadores etc., no mais na Internet, mas no prprio computador. Abre um painel esquerda conforme a figura seguinte. Boto Favoritos

As mesmas opes so disponibilizadas no menu Favoritos, com a diferena de que no aberto o painel no navegador. Abre um painel esquerda que exibe as ltimas pginas visitadas. Pode-se orden-las: por data, por site, por mais visitados, pela ordem de visita hoje. H tambm, nesse painel, um boto . Ateno, esse boto s realiza a pesquisa no histrico de pginas visitadas pelo navegador. No podemos confundi-lo com as opes de busca disponveis no boto Pesquisar .

Boto Histrico

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

30

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Um clique no boto Correio abre uma lista de opes. Boto Correio A opo Ler email abre o programa de e-mail padro do computador. Nova mensagem abre janela de criao de nova mensagem em branco. Enviar link abre janela de nova mensagem com um link para a pgina atual no corpo da mensagem. Enviar pgina abre janela de nova mensagem com a pgina atual inteira no corpo da mensagem. Imprime diretamente a pgina sem exibir janela de dilogo. Atentem para esse detalhe, pois o efeito diferente do alcanado ao acessarmos o menu Arquivo Imprimir ou ao pressionarmos as teclas CTRL + P. Nesses casos, antes de imprimir o documento, o IE exibe uma janela de dilogo de impresso.

Boto Imprimir

Um clique sobre esse boto abre diretamente o programa padro para edio de pginas web. Ao clicarmos sobre a seta de opes direita do boto, aberta uma lista com opes de Boto Editar outros editores para a pgina, conforme a figura seguinte:

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

31

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Abre o Msn Messenger. Boto Messenger Barra de Menu Disponibiliza os atalhos para os comandos de menu do navegador. Veremos agora, os menus do IE, com os itens mais importantes. Menu Arquivo

Arquivo Novo Janela (CTRL + N): abre uma nova janela do navegador no mesmo endereo da pgina atual. Arquivo URL. Abrir (CTRL + O): abre janela de dilogo para a incluso de um

Arquivo Salvar e Arquivo Salvar como: apenas o Salvar como fica ativo. Pode-se salvar como texto, como pgina HTML simples, como arquivo da web (arquivo .mht, arquivo que s pode ser aberto no IE) ou como pgina da web completa. Esse ltimo formato salva, alm do HTML, uma pasta com os contedos de mdia, como imagens, folhas de estilo etc. Como um arquivo HTML, pode ser aberto por outros navegadores, sem problema. Arquivo Enviar: permite enviar toda a pgina atual ou enviar somente um link para a pgina atual utilizando o programa de correio eletrnico padro do micro. Permite ainda criar um atalho (que apontar para a pgina atual) na rea de trabalho.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

32

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Menu Editar

Os clssicos recortar (CTRL + X), copiar (CTRL + C) e colar (CTRL + V) no ficam sempre ativos, dependem que algum texto esteja selecionado ou que algum formulrio esteja sendo preenchido, por exemplo. Atentem para o fato de que Selecionar tudo no IE usa as teclas de atalho CTRL + A em referncia a ALL, diferentemente do atalho no pacote Office da Microsoft, em que a mesma ao conseguida com CTRL + T, em referncia a TUDO. A mesma ateno para o atalho de localizar no IE, CTRL+F, em aluso a FIND. No Office pressionamos CTRL+L, em aluso a LOCALIZAR. O comando Localizar (nesta pgina) (CTRL + F), procura por textos na pgina atual. No confundir com a pesquisa no histrico do navegador ou com a busca na Internet. Menu Exibir

Exibir Barra de ferramentas: oculta ou exibe uma das vrias barras de ferramentas do navegador. O mesmo menu conseguido clicando-se com o boto direito do mouse em qualquer parte da barra de ferramentas. Exibir Barra do Explorer: abre uma das opes listadas no painel esquerda do navegador. O item Discutir s exibido quando o MS Office est instalado. Oferece recursos de colaborao on-line do MS Office.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

33

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Exibir

Ir para

Os itens disponibilizados em Ir Para reproduzem os botes de navegao da barra de ferramentas padro. O comando Voltar, alm de ser acessado por ALT + seta para a esquerda, tambm pode ser acessado teclando-se BACKSPACE. Exibir Relatrio de privacidade: exibe relatrio de acordo com as opes selecionadas na guia privacidade das opes de Internet. Exibir Tela inteira: pode-se exibir o navegador em tela inteira clicando nesse item de menu ou pressionando a tecla F11. Para sair do modo de tela inteira, basta pressionar novamente F11 ou clicar no boto de Restaurar janela. Menu Favoritos

Menu Ferramentas

Importante! Os itens mais importantes do menu Ferramentas so o Bloqueador de Pop-ups e o Opes da Internet. O primeiro porque fruto
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 34

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

de uma atualizao de segurana do IE. O segundo porque concentra todas as configuraes do navegador. O item Sincronizar utilizado para baixar contedo de pginas nas quais se optou por tornar o seu contedo disponvel off-line (Isso feito a partir do menu Favoritos). Como esto em menus diferentes, ateno redobrada. Ao acessar o menu Ferramentas Opes da Internet o sistema exibir a seguinte janela, que j caiu inmeras vezes em prova, na qual podemos checar diversas configuraes do IE!! Na guia Geral encontramos opes de configurao da pgina inicial do navegador, gerenciamento dos arquivos temporrios, histrico e cookies. Para memorizar! Importante A propsito, cookies so pequenos arquivos de texto armazenados em nosso computador e gerenciados pelos navegadores. Eles tm a funo de enviar informaes aos servidores web dos diversos sites que visitamos para que saibam quem somos, quando foi nossa ltima visita quele site etc.

Na guia segurana encontramos opes de configurao de segurana baseadas em perfis pr-definidos. H a possibilidade de se incluir sites confiveis e sites no-confiveis. Podemos ainda informar perfis distintos para navegao na Internet em uma intranet local. A guia de privacidade permite que configuremos os tipos de cookies que devem ser aceitos e os que devem ser bloqueados. Tambm nessa guia est o bloqueador de Pop-up, cuja funo impedir a abertura automtica de novas janelas do navegador quando simplesmente visitamos um determinado site, prtica muito utilizada para o marketing na web. A guia contedo permite que se controle os sites que podem ou no ser visitados a partir do navegador, gerencia eventuais certificados digitais do usurio e gerencia tambm as configuraes de preenchimento automtico de formulrios e senhas na internet.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

35

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

A guia conexes permite a configurao de diversos tipos de conexo Internet, bem como estabelece qual o comportamento do navegador caso no haja conexo disponvel. A guia programas permite que configuremos os programas padro para vrias aes como ler e-mail, editar o arquivo HTML, etc. Alm disso, gerencia os complementos instalados no navegador, como o caso de barras de ferramentas de terceiros (google, msn, Yahoo, etc). Finalmente, na guia Avanadas encontramos uma srie de configuraes, logicamente, avanadas do navegador. No costumam ser objeto de prova. **Internet Explorer 8 A seguir destacamos os principais elementos da interface do Internet Explorer 8 - verso que vem sendo cada vez mais cobrada, aproveitem!! Lembramos que a verso 9 tambm j est disponvel para uso e ser estudada. Verifique a figura a seguir. Nela podemos observar os principais componentes do Internet Explorer (IE) 8.0.
Barra de ttulo Barra de navegao Barra de Comandos

Aba ou Guia Barra de menu

Barra de status

rea de visualizao

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

36

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Barra de Comandos

A barra de Comandos possui as seguintes ferramentas: Clique nesse boto para exibir sua home page (ou home pages). Clique na seta para exibir um menu de comandos para adicionar ou alterar home pages. Essa configurao feita em Ferramentas -> Opes da Internet, guia Geral. Quando esse boto estiver ativo, clique nele para se inscrever no primeiro Web Slice ou feed RSS da pgina. Clique na seta para exibir uma lista de todos os feeds Web da pgina. Clique nesse boto para abrir a caixa de entrada de seu programa de e-mail padro. Clique no boto para imprimir a pgina atual usando as configuraes de impresso padro. Clique na seta para exibir um menu de comandos para imprimir e visualizar pginas Web. Esse menu contm comandos para trabalhar com a aparncia de contedo de pgina Web e gerenci-la. Esse menu contm comandos para gerenciar seu histrico, sua privacidade e sua segurana ao navegar na Internet.

Boto e menu Home (Alt + M)

Boto e lista Feeds

Boto Ler e-mail

Boto e menu imprimir

Menu Pgina

Menu Segurana

Menu Ferramentas

Esse menu contm comandos para gerenciar sua sesso de navegao e a maioria dos recursos do Internet Explorer.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

37

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Barra Favoritos

A barra favoritos contm as seguintes ferramentas: Clique nesse boto para abrir a Central de Favoritos. Nesse painel voc pode salvar e organizar links para sites e pginas Web na guia Favoritos e salvar e organizar feeds RSS na guia Feeds. Voc tambm pode ver seu histrico de navegao na guia Histrico. Clique nesse boto para criar um link para a pgina atual na barra Favoritos.

Boto Favoritos

Boto Adicionar Barra de Favoritos

Navegao InPrivate IMPORTANTE!

Permite que voc navegue na Web sem deixar vestgios no Internet Explorer. Isso ajuda a impedir que as outras pessoas que usam seu computador vejam quais sites voc visitou e o que voc procurou na Web. Para iniciar a Navegao InPrivate, acesse a pgina Nova Guia ou clique no boto Segurana.

Quando voc inicia a Navegao InPrivate, o Internet Explorer abre uma nova janela do navegador. A proteo oferecida pela Navegao InPrivate s ter efeito enquanto voc estiver usando a janela. Pode-se abrir quantas guias desejar nessa janela e todas elas estaro protegidas pela Navegao InPrivate. Entretanto, se voc abrir outra janela do navegador ela no estar protegida pela Navegao InPrivate. Para finalizar a sesso da Navegao InPrivate, feche a janela do navegador.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 38

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Quando voc navegar usando a Navegao InPrivate, o Internet Explorer armazenar algumas informaes, como cookies e arquivos de Internet temporrios, de forma que as pginas da Web visitadas funcionem corretamente. Entretanto, no final da sua sesso da Navegao InPrivate, essas informaes so descartadas.

Modo de Exibio de Compatibilidade

Sites da Web desenvolvidos para verses anteriores do Internet Explorer podem no ser exibidos corretamente na verso atual. Em geral, voc pode aprimorar a aparncia dos sites no Internet Explorer usando o Modo de Exibio de Compatibilidade. Quando esse modo ativado, a pgina da Web que est sendo exibida, assim como qualquer outra pgina da Web no domnio do site, ser exibida como se voc estivesse usando uma verso mais recente do Internet Explorer. Se o Internet Explorer perceber uma pgina da Web que no compatvel, voc ver o boto do Modo de Exibio de Compatibilidade endereos. boto na barra de

Para ativar ou desativar o Modo de Exibio de Compatibilidade, clique no Modo de Exibio de Compatibilidade ou siga estas etapas: Ferramentas e em Modo de Exibio de 1. Abra o Internet Explorer. 2. Clique no boto Compatibilidade.

Barra de Menu

Disponibiliza os atalhos para os comandos de menu do navegador. Veremos agora, os menus do Internet Explorer, com breves observaes de alguns itens mais importantes. **Menu Arquivo Arquivo Nova Janela (CTRL + N): abre uma nova janela do navegador no mesmo endereo da pgina atual. Arquivo Abrir (CTRL + O): abre janela de dilogo para a incluso de um URL. Arquivo Salvar e Arquivo Salvar como: apenas o Salvar como fica ativo. Pode-se salvar como texto, como pgina HTML simples, como arquivo da web (arquivo .mht, arquivo que s pode ser aberto no IE) ou como pgina da web completa. Esse ltimo formato salva, alm do HTML, uma pasta com os contedos de mdia, como imagens, folhas de estilo etc. Como um
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 39

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

arquivo HTML, pode ser aberto por outros navegadores, sem problema. Arquivo Enviar: permite enviar toda a pgina atual ou enviar somente um link para a pgina atual utilizando o programa de correio eletrnico padro do micro. Permite ainda criar um atalho (que apontar para a pgina atual) na rea de trabalho.

**Menu Editar Os clssicos recortar (CTRL + X), copiar (CTRL + C) e colar (CTRL + V) no ficam sempre ativos, dependem que algum texto esteja selecionado ou que algum formulrio esteja sendo preenchido, por exemplo. Atentem para o fato de que Selecionar tudo no IE usa as teclas de atalho CTRL + A em referncia a ALL, diferentemente do atalho no pacote Office da Microsoft, em que a mesma ao conseguida com CTRL + T, em referncia a TUDO. A mesma ateno para o atalho de localizar no IE, CTRL+F, em aluso a FIND. No Office pressionamos CTRL+L, em aluso a LOCALIZAR. O comando Localizar (nesta pgina) (CTRL + F), procura por textos na pgina atual. No confundir com a pesquisa no histrico do navegador ou com a busca na Internet.

**Menu Exibir Exibir Barras de ferramentas: oculta ou exibe uma das vrias barras de ferramentas do navegador. O mesmo menu conseguido clicando-se com o boto direito do mouse em qualquer parte da barra de ferramentas. Exibir Barras do Explorer: abre uma das opes listadas no painel esquerda do navegador. Exibir Ir Para

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

40

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Os itens disponibilizados em Ir Para reproduzem os botes de navegao da barra de ferramentas padro. O comando Voltar, alm de ser acessado por ALT + seta para a esquerda, tambm pode ser acessado teclando-se BACKSPACE. Exibir Poltica de Privacidade da Pgina da Web: exibe relatrio de acordo com as opes selecionadas na guia privacidade das opes de Internet.

Exibir Tela inteira: pode-se exibir o navegador em tela inteira clicando nesse item de menu ou pressionando a tecla F11. Para sair do modo de tela inteira, basta pressionar novamente F11 ou clicar no boto de Restaurar janela. **Menu Favoritos

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

41

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

**Menu Ferramentas Importante! Os itens mais importantes do menu Ferramentas so o Bloqueador de Pop-ups e o Opes da Internet. O primeiro porque fruto de uma atualizao de segurana do IE. O segundo porque concentra todas as configuraes do navegador. Pop-ups Importante!

O pop-up um recurso utilizado pelos stios que mostra uma nova pgina sobre a pgina atual. um recurso geralmente utilizado para marketing e que incomoda bastante. Assim, os navegadores implementaram mecanismos de bloqueio a estas pginas. No caso do Internet Explorer, a opo para bloqueio de pop-ups encontra-se tambm no menu Ferramentas, opo Bloqueador de Pop-ups. Neste navegador, ao selecionar estes menus so apresentados dois outras opes de menu: Habilitar Bloqueador de Pop-ups e Configuraes do Bloqueador de Pop-ups. Clicando na primeira opo, o bloqueador fica ativo e a segunda opo tambm. Agora possvel modificar as opes do bloqueador. Alm disso, quando o bloqueio est ativo, a opo Habilitar... modificada para Desabilitar.... O mesmo menu pode ser acessado via boto Ferramentas, localizado na barra de comandos do Internet Explorer. Ao acessar o menu Ferramentas Opes da Internet o sistema exibir a seguinte janela, que j caiu inmeras vezes em prova, na qual podemos checar diversas configuraes do IE!! IMPORTANTE!

Na guia Geral encontramos opes de configurao da pgina inicial do navegador, gerenciamento dos arquivos temporrios, histrico e cookies. Na guia segurana encontramos opes de configurao de segurana baseadas em perfis pr-definidos. H a possibilidade de se incluir sites
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 42

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

confiveis e sites no-confiveis. Podemos ainda informar perfis distintos para navegao na Internet em uma intranet local. A guia privacidade permite que configuremos os tipos de cookies que devem ser aceitos e os que devem ser bloqueados. Tambm nessa guia est o bloqueador de Pop-up, cuja funo impedir a abertura automtica de novas janelas do navegador quando simplesmente visitamos um determinado site, prtica muito utilizada para o marketing na web. A guia contedo permite que se controle os sites que podem ou no ser visitados a partir do navegador, gerencia eventuais certificados digitais do usurio e gerencia tambm as configuraes de preenchimento automtico de formulrios e senhas na internet. A guia conexes permite a configurao de diversos tipos de conexo Internet, bem como estabelece qual o comportamento do navegador caso no haja conexo disponvel. A guia programas permite que configuremos os programas padro para vrias aes como ler e-mail, editar o arquivo HTML, etc. Alm disso, gerencia os complementos instalados no navegador, como o caso de barras de ferramentas de terceiros (google, msn, Yahoo, etc). Finalmente, na guia Avanadas encontramos uma srie de configuraes, logicamente, avanadas do navegador. No costumam ser objeto de prova. **Menu Ajuda

**Internet Explorer 9 Acaba de ser lanada a nova verso do Internet Explorer 9, e a seguir destacamos algumas observaes importantes dessa verso. Fonte: Microsoft (2011)/Manual do Internet Explorer (IE) 9.0. Utiliza os novos controles do navegador Ao abrir o IE 9 cabe observar o seu design simplificado, ilustrado a seguir.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

43

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Figura. Internet Explorer 9.0 A maioria das funes da barra de comandos, como Imprimir ou Zoom, podem . Ao selecion-lo ir ser encontradas ao clicar no boto Ferramentas aparecer a tela seguinte:

Os seus favoritos e os feeds so exibidos ao clicar no boto Favoritos conforme visto a seguir.

Podem-se exibir as Barras de Favoritos, Comandos, Status e Menus clicando com o boto direito do mouse no boto Ferramentas e selecionando-as em um menu.

Pesquisar na Barra de endereos Nessa nova verso possvel fazer buscas diretamente na Barra de endereos.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 44

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Se inserir o endereo de um site, voc ir diretamente a um site da web. Se inserir um termo de pesquisa ou um endereo incompleto, aparecer uma pesquisa, usando o mecanismo de pesquisa selecionado.

Na tela anterior digitei as palavras-chave livro + fcc + quinto e o sistema j exibiu o resultado da pesquisa ao teclar o enter. Observe o resultado na tela seguinte:

Clique na barra de endereos para selecionar o mecanismo de pesquisa a partir dos cones listados ou para adicionar novos mecanismos. Usar o Gerenciador de Download Mantm uma lista dos arquivos baixados por voc e o notifica quando um arquivo pode ser um malware (software mal-intencionado). Tambm permite que voc pause e reinicie um download, alm de lhe mostrar onde encontrar os arquivos baixados em seu computador.

Trabalhar com guias Voc pode abrir uma guia clicando no boto Nova Guia direita da guia aberta mais recentemente. Use a navegao com guias para abrir vrias pginas da Web em uma nica janela.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 45

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Proteger suas informaes durante a navegao Para proteger a segurana e a privacidade de suas informaes durante a navegao, o IE 9 trouxe a Proteo contra Rastreamento e a Filtragem ActiveX: IMPORTANTE o Use a Proteo contra Rastreamento para limitar a comunicao do navegador com determinados sites definidos por uma Lista de Proteo contra Rastreamento a fim de ajudar a manter suas informaes confidenciais. Qualquer pessoa pode criar uma Lista de Proteo contra Rastreamento, e ela ficar disponvel online. o ActiveX uma tecnologia que os desenvolvedores da Web usam para criar contedos interativos em seus sites, mas ela tambm pode oferecer riscos segurana. Voc pode usar o IE 9 para bloquear os controles ActiveX de todos os sites e, em seguida, reativ-los apenas para os sites em que voc confiar.

Figura obtida a partir de Ferramentas

Gerenciar Complementos.

**Mozilla Firefox Com recursos bastante interessantes e uma vasta gama de recursos adicionais tem conquistado o mercado, especialmente dos defensores do software livre. O Firefox um navegador baseado na filosofia open source. Diz-se que um software open source quando o seu cdigo fonte pblico, no proprietrio.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

46

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Figura. Tela Principal do Mozilla Firefox Barra de Navegao

Essa barra composta pelos seguintes recursos: Retorna pgina anteriormente visualizada. Boto Pgina anterior Exibe a pgina seguinte em relao pgina que estiver aberta. Boto Prxima pgina Recarregar (atualizar) a pgina que estiver aberta. Boto Atualizar a pgina Interrompe a abertura de uma nova pgina. Boto Parar Exibe a pgina inicial. Boto Pgina inicial Depois de digitar o endereo da pgina, pressione a tecla Enter do teclado ou clique em Ir . Procura Google - este um recurso interessante do Firefox, que serve de atalho para um dos mais populares sites de pesquisa da Internet, o Google. Assim no caso de necessidade de se
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

47

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

procurar um assunto na Internet, s digitar o texto a procurado e pressionar a tecla ENTER. Pesquisa Integrada Pesquisar na Web ficou fcil com o campo de pesquisa integrado, localizado direita do campo de endereos. Use o mecanismo de pesquisa de sua preferncia digitando diretamente no campo. A largura do campo ajustvel para que voc possa aument-lo se precisar de mais espao.

As opes de menu do Mozilla Firefox so exibidas a seguir. Menu Arquivo Nova janela: abre uma nova janela do navegador da Internet. Nova aba: abre vrias pginas dentro da mesma janela. Abrir endereo...: automaticamente o cursor se posiciona na barra do browser, selecionando o endereo. Abrir arquivo...: abre um arquivo (HTML, imagem, etc), pelo Mozilla Firefox. Fechar janela: fecha a janela que estiver em aberto no Mozilla Firefox. Fechar aba: fecha a aba que estiver em aberto no Mozilla Firefox.

Salvar como...: salva a pgina como um documento HTML. Enviar endereo: envia um endereo da Internet atravs de um e-mail.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

48

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Configurar pgina...: configura a pgina para impresso, redefinindo a posio (retrato ou paisagem), margens, etc.

Clique em OK para salvar a nova configurao. Visualizar impresso: exibe uma pr-visualizao da pgina. Imprimir... : imprime a pgina da Internet. Importar: permite a importao dos favoritos, histricos, opes e senhas que foram anteriormente utilizados no perfil do usurio.

Modo Offline: trabalha de forma Offline, em estar vinculado Internet. Sair: sai do programa Mozilla Firefox. Menu Editar Desfazer, Refazer: permite desfazer ou refazer uma ltima ao (Este item s fica ativo depois da realizao de uma ao). Recortar, Copiar, Colar: o item Recortar possibilita recortar uma rea selecionada do texto e a transfere para a rea de transferncia do MSWindows. O item Copiar copia o trecho selecionado para a rea de transferncia do MS-Windows e o item Colar possibilita colar o contedo da rea de transferncia. Selecionar tudo: faz uma seleo do texto de toda a pgina.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 49

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Menu Exibir Barras de ferramentas: possibilita exibir/ocultar uma ou mais das barras de ferramentas do Firefox. Barra de status: habilita/desabilita a visualizao da barra de status da pgina em exibio. Painel: abre um painel com as pginas favoritas (que so mais utilizadas) e com um histrico do que foi utilizado. Parar (Esc): interrompe a abertura de uma nova pgina. Recarregar: recarrega a pgina padro do Firefox. Zoom: exibe o texto da pgina de trs formas: aumentado, diminuir e normal. Estilos da pgina: exibe a pgina de duas formas: sem nenhum estilo e com estilos base.

Nenhum Estilo

Estilos Base

Codificao: possibilita identificar e exibir, automaticamente, pginas com caracteres de outros alfabetos (tais como o chins, japons, hebraico, russo, etc.).
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 50

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Cdigo-fonte: exibe o cdigo fonte (programao) da pgina que estiver aberta. Tela inteira: exibe a pgina em tela inteira. Menu Histrico

Voltar: volta para uma pgina anteriormente aberta. Avanar: avana para uma pgina anteriormente aberta. Pgina inicial: exibe a pgina inicial do Mozilla Firefox. Exibir todo o histrico: exibe o histrico de pginas abertas.

Reabrir aba: este recurso permite recuperar uma aba que foi fechada.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

51

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Menu Favoritos

Adicionar pgina (ctrl + D): os favoritos (marcadores) so atalhos criados para facilitar a navegao, indo diretamente a uma pgina pr-determinada. Para criar um favorito para a pgina, abra a pgina e depois clique em Favoritos->Adicionar pgina. Adicionar todas as abas... (CTRL + SHIFT + D): para adicionar uma aba, abra mais de uma aba para exibio, e depois clique em Favoritos Adicionar todas as abas. Ser aberta esta tela:

No campo Nome digite o nome da aba adicionada. No campo Criar em selecione a pasta dos favoritos que deseja adicionar a aba. Depois clique em OK. Organizar favoritos...: organiza os favoritos includos no Mozilla Firefox. Favoritos: exibe a pasta da barra de favoritos. Favoritos recentes: exibe os ltimos sites marcados como favoritos que foram visualizados. Tags recentes: exibe os ltimos sites definidos como marcadores que foram visualizados. Menu Ferramentas

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

52

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Pesquisar na web (ctrl + k): abre automaticamente a pgina de procura do Mozilla Firefox. Downloads (ctrl + J): possibilita ao usurio visualizar os downloads feitos dos arquivos. Durante o processo de download tambm aparece esta mesma tela e enquanto acontece o download ele mostra a porcentagem de concluso. Complementos: permite ao usurio personalizar o browser, para que ele se encaixe nas suas necessidades. Extenses so pequenos add-ons que adicionam novas funcionalidades para o Mozilla Firefox. Eles podem adicionar botes nas barras e at novos atributos ao navegador.

Iniciar navegao privativa: este recurso faz uma navegao sem o registro das informaes sobre a utilizao de sites e gravao de logs. Ser aberta esta tela:

Depois clique em Iniciar navegao privativa. Ser aberta esta tela:

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

53

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Limpar histrico recente: permite escolher a forma como dever ser feita a limpeza do histrico do Firefox (perodo e tipo de limpeza).

Para fazer a limpeza clique em Limpar agora. Opes As configuraes e personalizaes so realizadas no Mozilla Firefox atravs da opo Ferramentas Opes...

Figura obtida ao clicar em Ferramentas

Opes, no Mozilla Firefox

Vejamos a seguir algumas telas de configurao obtidas desse menu: Guia Principal Este item possibilita configurar a abertura do Mozilla Firefox. O usurio pode configurar a pgina inicial, as fontes e cores, idiomas, browser padro e conexo. No campo Endereo copie o endereo da pgina padro de exibio. No campo Downloads configure a forma como dever ser feito o download do arquivo. No campo Padres do sistema configure para verificar se o Firefox o navegador padro do computador.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

54

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Guia Abas Possibilita definir a configurao de abas do browser.

Guia Contedo O usurio pode fazer a configuraes das janelas pop-up, de imagem, java, javascript, as cores, a fonte padro a ser utilizada, o tamanho dessa fonte e o idioma preferencial para as pginas. Para bloquear pop-ups, no caso do Firefox, basta acessar o menu Ferramentas, item opes. Na caixa de dilogo apresentada (veja figura a seguir) o usurio deve marcar a opo Bloquear janelas popup. Se desejar, pode escolher sites que no sero afetados por esta regra clicando no boto Excees.

Guia Aplicativos Lista os programas instalados e o relacionamento destes programas com os arquivos.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

55

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Guia Privacidade Guarda as informaes sobre as pginas visitadas dos usurios e atravs dos botes podemos limpar as listas de histrico, dados de formulrios, nomes de usurios e senhas, downloads, cookies e cache. Esse item deve ser usado somente por usurios experientes.

Guia Segurana Este recurso exibe os recursos de segurana do Firefox, tais como configurao para evitar aberturas de sites com fraudes, configurao de senhas, alertas na navegao, etc. Guia Avanado Este recurso exibe as configuraes avanadas do Mozilla Firefox. Na aba Geral possvel fazer os ajustes de acessibilidade, navegao, e configurao de idiomas.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

56

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Na aba rede possvel fazer a configurao da conexo de acesso Internet e de armazenamento off line. Para fazer os ajustes na configurao do Mozilla Firefox clique no boto Configurar. Na aba de Atualizaes pode ser configurada a automatizao para a atualizao automtica do Firefox e dos seus complementos.

Na aba Criptografia podero ser configurados os recursos de protocolos e de certificados do Firefox. **Google Chrome Navegador lanado em 2008 pelo Google. Com o Google Chrome, voc pode chegar a qualquer lugar da web usando a barra de endereo na parte superior da janela. Ao acessar pela primeira vez o Google Chrome voc dever selecionar o mecanismo de busca que ir utilizar, conforme ilustrado na tela a seguir. Para navegar em websites ou realizar uma pesquisa, comece digitando a URL desejada na barra de endereo.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

57

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Aparecero sugestes com base no seu histrico de navegao, em sites populares e em pesquisas populares. O que so favoritos? Os favoritos permitem que voc visite as suas pginas da web prediletas com apenas um clique. Quando voc cria um favorito para uma pgina, um boto colocado na barra de favoritos na parte superior da janela do seu navegador. Clique no boto para abrir instantaneamente a pgina na janela do seu navegador. Para salvar pginas da web ou adicion-las aos favoritos: Para salvar a pgina da web na qual voc se encontra, clique no cone de estrela realado na barra de endereo. No balo de favoritos que exibido, selecione a pasta na qual voc deseja arquivar o favorito.

Por padro, o favorito colocado na sua pasta de favoritos usada mais recentemente. Voc pode usar o menu Pasta para escolher outro local.

Abrir a web em guias

Guias flexveis ajudam a gerenciar o modo como voc navega por websites. Para abrir a pgina "Nova guia", clique no cone use o atalho do teclado Ctrl+T). ao lado da ltima guia (ou

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

58

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Figura. Pgina Nova Guia A pgina "Nova guia" foi desenvolvida para lev-lo ao site que deseja visitar com a maior velocidade possvel. Sempre que voc abrir uma nova guia, a pgina "Nova guia" aparecer, pr-carregada com os seguintes itens:

Sites mais visitados Instantneos (ou miniaturas) dos sites mais visitados so exibidos na parte superior. Basta clicar em uma miniatura para visitar o site.

Janelas e guias recentemente fechadas Clique em um link na barra "Recentemente fechadas" na parte inferior da pgina para restaurar uma guia ou janela fechada. Voc pode clicar em qualquer guia e arrast-la para reorden-la ou ainda destac-la em sua prpria janela e coloc-la na janela anterior novamente.

Fazer download de arquivos Ao clicar em um link para iniciar um download, monitore o andamento do download na parte inferior da janela do Google Chrome. Quando o download estiver concludo, clique no boto do arquivo para abri-lo ou na seta ao lado desse boto para gerenciar o arquivo. Para ver todos os downloads, clique no link Mostrar todos os downloads. Voc tambm pode visualizar seus downloads clicando no menu Ferramentas e selecionando Downloads (ou usando o atalho do teclado Ctrl+J).

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

59

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Configuraes de privacidade e segurana: deteco de phishing e malware O que phishing e malware? Um ataque de phishing acontece quando algum se passa por outra pessoa para persuadir voc a compartilhar informaes pessoais ou sigilosas, especialmente usando um site da web falso. Um malware um software instalado na sua mquina, normalmente sem o seu conhecimento, com o objetivo de danificar o computador ou de potencialmente roubar informaes do seu computador. A deteco de phishing e malware ativada por padro. Quando ativada, o Google Chrome avisa se detectar que o site que voc est tentando visitar suspeito de conter phishing ou malware. Para ativar a deteco de phishing e malware: 1. Clique no cone de chave inglesa navegador . 2. Selecione Opes. 3. Clique na guia Configuraes "Privacidade". avanadas e localize a seo na barra de ferramentas do

4. Marque a caixa de seleo Ativar proteo contra phishing e malware. 5. Clique em Fechar quando terminar. Navegar na web sem salvar informaes Quando voc quiser navegar na web de modo "secreto", possvel fazer isso sem deixar registros no histrico de pesquisas ou armazenar cookies.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 60

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Cookies: arquivos criados por sites que voc visitou para armazenar informaes de navegao, como preferncias do site ou informaes de perfil. Por padro, o Google Chrome salva todos os cookies no seu computador. Clique no menu Ferramentas e selecione Nova janela annima.

Voc ainda pode acessar as suas configuraes e os seus favoritos salvos e tambm pode continuar navegando normalmente em uma janela separada. Gerenciar o seu histrico de navegao Clique no menu Ferramentas e selecione Histrico para pesquisar e navegar por websites j visitados (ou use o atalho do teclado Ctrl+H).

Segurana do Website Se o Google Chrome detectar que o website que voc est tentando acessar transmitir dados com segurana usando o SSL, voc ver o seguinte: A cor de fundo da barra de endereo ficar dourada. O "https" no URL ser exibido em verde para os websites com conexes seguras SSL estabelecidas. Um cone de cadeado barra de endereo. aparecer no final da

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

61

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Se uma conexo segura SSL no puder ser estabelecida, voc ver um cone de alerta ao final da barra de endereo, entre outros possveis avisos do navegador. Voc pode clicar no cone para abrir a caixa de dilogo "Informaes de segurana" e obter mais informaes. Atalhos de janelas e guias Ctrl+N Ctrl+T Ctrl+Shift+N Alt+F4 Alt+Home Abre uma nova janela Abre uma nova guia Abre uma nova janela no modo annimo Fecha a janela atual Abre a sua pgina inicial

Atalhos de recursos do Google Chrome Abre o "Gerenciador de tarefas".

Shift+Esc

F1 Ctrl+H Ctrl+J

Abre a Central de Ajuda em uma nova guia (nosso favorito). Abre a pgina "Histrico". Abre a pgina "Downloads".

Alguns atalhos de pginas da Web Ctrl+P Ctrl+S F5 Esc Ctrl+D Ctrl+F5 ou S hift+F5 F11 Imprime a sua pgina atual. Salva a sua pgina atual. Recarrega a pgina atual Pra de carregar a pgina Adiciona a pgina da web atual aos favoritos Recarrega a pgina atual, ignorando o contedo armazenado em cache. Abre a sua pgina no modo de tela cheia. Pressione F11 novamente para sair desse modo.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

62

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

**Safari o navegador do mundo Apple. Por isso, pouco conhecido entre os usurios dos sistemas PC (Windows, Linux e outros). Segundo o fabricante (Apple), um navegador elegante, desde a sua concepo. De fato, a nfase do Safari no est no navegador, mas sim na navegao. A moldura do navegador bem pequena, a barra de rolagem s aparece quando preciso e possvel abandonar quase toda a interface do navegador para dar nfase s pginas visitadas. No entrarei em detalhes pois em concursos s vi o nome do browser sendo explorado! Introduo s Redes Microsoft O que uma rede de computadores, seno um grupo de computadores conectados entre si? Uma rede de computadores a conexo de dois ou mais computadores para permitir o compartilhamento de recursos e troca de informaes entre as mquinas. A seguir temos algumas definies obtidas da literatura especializada sobre esse assunto: Um conjunto de computadores autnomos interconectados por uma nica tecnologia. Dois computadores esto interconectados quando podem trocar informaes (Tanenbaum, 2003). Sistema computadorizado que usa equipamentos de comunicao para conectar dois ou mais computadores e seus recursos. (Capron e Johnson, 2004). Uma rede de computadores liga dois ou mais computadores de forma a possibilitar a troca de dados e o compartilhamento de recursos (Meyer et al., 2000). Existem vrios sistemas operacionais que podem ser instalados nas mquinas de uma rede, como Linux, Unix, Microsoft Windows 2003 Server, Windows XP, Windows 7, Windows Vista, etc. Benefcios da Rede Conectar os computadores em redes fornece benefcios nas seguintes reas: compartilhamento de informaes, compartilhamento de hardware e software e suporte administrativo. Esses benefcios ajudam a aumentar a produtividade. Compartilhamento e troca de informaes entre usurios distantes A capacidade de compartilhar informaes e dados rapidamente e com baixo custo um dos benefcios conhecidos da tecnologia de rede. Mensagens de email e agendamento com base em rede so algumas das atividades para as quais muitas organizaes utilizam redes atualmente.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 63

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Compartilhamento de hardware e software Antes do aparecimento das redes, os usurios de computadores precisavam de impressoras e outros perifricos prprios, o que gera altos custos em uma grande organizao. A revoluo das redes reduziu esses custos drasticamente tornando possvel que vrios usurios compartilhassem hardware e software simultaneamente. Administrao e suporte centralizados Os computadores em rede tambm simplificam as tarefas de administrao e de suporte. De um local nico, o administrador da rede pode executar tarefas administrativas em qualquer computador que estiver na rede. Alm disso, a equipe tcnica pode oferecer um suporte mais eficiente a uma verso de um sistema operacional ou aplicativo do que ter que controlar vrias configuraes e sistemas especficos e individuais. Classificao das Redes Quanto Extenso (Por Escala ou Abrangncia) Geralmente, as redes de computadores recebem uma classificao quanto abrangncia da rede. Redes pessoais ou PAN (Personal Area Network) Trata-se de uma rede pessoal - formada por ns (dispositivos conectados rede, como computadores, telefones e PDAs) muito prximos uns dos outros e prximos a uma pessoa. O termo PAN bem novo, surgiu em funo das novas tecnologias sem fio, como o bluetooth, que permitem a ligao de vrios equipamentos que estejam separados por poucos metros.

Figura. Exemplo de uma Rede PAN Redes locais ou LAN (Local Area Network) So redes privadas restritas a um edifcio, uma sala ou campus com at alguns poucos quilmetros de extenso. Apesar de a distncia entre os equipamentos no ser rgida, ela define as caractersticas que distinguem uma LAN de redes mais extensas, como tamanho, tecnologia de transmisso e topologia. Devido ao tamanho reduzido, as LANs possuem baixo tempo de atraso (retardo). Alm disso, o pior tempo de transmisso em uma LAN previamente conhecido.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

64

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

LANs tradicionais conectam-se a velocidades de 10 a 1000 Mbps. LANs mais modernas podem alcanar taxas de 10Gbps. Essas taxas indicam a velocidade mxima com a qual os dados transitam na rede. o WLAN (Wireless LAN): as WLANs, ou Lans sem fios consolidaram-se como uma boa opo de rede local. Tais mquinas podem ser usadas em qualquer lugar dentro de um prdio que possua uma Wireless LAN implementada. Boa quando existe necessidade de mobilidade dos pontos da rede e/ou existam dificuldades de implementao de cabeamento.

Redes Metropolitanas ou MAN (Metropolitan Area Network) As MANs so redes que abrangem uma cidade. Normalmente so compostas por agrupamentos de LANs, ou seja, h varias redes menores interligadas, como ilustrado a seguir:

Figura Trs filiais se conectando atravs de uma MAN Redes Remotas, Extensas, Geograficamente Distribudas ou WAN (Wide Area Network) Esses termos so equivalentes e se referem a redes que abrangem uma grande rea geogrfica, como um pas ou um continente. Devido grande extenso, possuem taxa de transmisso menor, maior retardo e maior ndice de erros de transmisso. A Internet uma WAN, uma rede de redes de computadores de alcance mundial, que interliga milhes de dispositivos espalhados pelo mundo. Estes dispositivos so, em sua maioria, computadores pessoais, estaes de trabalho, servidores, que armazenam e transmitem informaes. Comparadas s redes de longa distncia, as redes locais se caracterizam por taxas de erros mais baixas e taxas de transmisso mais altas. Compartilhamento de Pastas e Arquivos
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 65

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

O que compartilhar? Compartilhar o ato de liberar o acesso a um determinado recurso (como drives de disquete, drives de CD-ROM, impressoras, pastas e mesmo uma unidade de disco inteira) para os usurios de outros computadores na mesma rede. Em outras palavras, deixar que outras pessoas acessem sua pasta. Por exemplo, voc deve manter um grande nmero de msicas e fotos em seu computador. Se voc quiser acessar esses arquivos usando outro computador, voc pode compartilh-los, para que consiga visualiz-los nele. Tenha em mente que voc sempre pode controlar quem tem acesso a suas pastas e arquivos, deixando-os disponveis apenas para uns, e no para outros. Voc tambm pode fornecer diferentes tipos de permisses. Por exemplo, voc pode permitir que algumas pessoas apenas visualizem os arquivos e outras possam alter-los. possvel compartilhar arquivos e pastas de vrias maneiras diferentes. A maneira mais comum de compartilhar arquivos do Windows compartilh-los diretamente do seu computador ou de um servidor de arquivos da rede. Voc pode usar pastas compartilhadas para fornecer aos usurios acesso a pastas e arquivos atravs da rede. Usar pastas de aplicaes compartilhadas centraliza a administrao permitindo a instalao e manuteno de aplicaes em um servidor ao invs de instal-las em cada uma das estaes clientes. Compartilhar pastas de dados fornece uma localizao central para os usurios obterem acesso a arquivos comuns e torna mais fcil a realizao de backups desses dados. Para compartilhar uma pasta no ambiente Windows, voc precisa ser membro de um dos grupos que tm direito a compartilhamento de pastas no tipo de computador onde elas residem. Compartilhando uma Pasta Quando uma pasta compartilhada voc fornece um nome de compartilhamento, um comentrio para descrever a pasta e seu contedo, limita o nmero de usurios que tm acesso simultneo pasta e atribui as permisses. A mesma pasta pode ser compartilhada vrias vezes (cada vez com um nome de compartilhamento diferente). Isso o permite consolidar vrias pastas em uma nica mantendo os nomes de compartilhamento antigos apontando para a mesma pasta consolidada.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 66

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Por exemplo, para criar uma pasta compartilhada, no Windows Explorer do Windows 2000, clique com o boto direito sobre a pasta e ento selecione a opo Compartilhamento. Na guia de Compartilhamento, configure as opes descritas na tabela listada a seguir: Opo Descrio Compartilhar esta pasta Clique para compartilhar a pasta. Nome compartilhamento do Entre com o nome que os usurios remotos iro usar para conexo com a pasta compartilhada. O nome default o prprio nome da pasta. Esta opo obrigatria. Entre um comentrio opcional que descreva o contedo da pasta compartilhada. Ele aparece quando da navegao pelo Meus locais de rede (antigo Ambiente de Rede). Entre com o nmero de usurios que podem conectar concorrentemente com a pasta compartilhada. Opo no obrigatria. Clique para configurar as permisses da pasta compartilhada que so aplicadas somente quando ela acessada pela rede. Essa opo no necessria. Por default, o grupo Todos tem Controle Total. Permisses de pasta compartilhada Aos usurios podem ser atribudas ou negadas permisses a pastas compartilhadas. As permisses de compartilhamento somente so aplicadas quando os usurios acessam as pastas compartilhadas via rede. Pode-se atribuir permisses de compartilhamento a usurios, grupos e computadores.

Comentrio

Limite de usurios

Permisses

As permisses de compartilhamento aplicam-se somente s pastas que so compartilhadas e no a arquivos individuais. A tabela seguinte descreve as permisses de compartilhamento:
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 67

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Permisso Leitura Alterao

Permite os usurios a Exibir nomes de pastas, nomes de arquivos, contedo de arquivos e atributos; executar arquivos de aplicaes. Criar pastas; adicionar arquivos a pastas; alterar dados nos arquivos; adicionar dados aos arquivos; alterar os atributos de arquivo; deletar arquivos e pastas; e executar aes permitidas pela permisso de Leitura.

Controle total Alterar permisses; apropriar-se de arquivos; e executar aes permitidas pelas permisses de Leitura e Alterao. Por default, o grupo Todos tem essa permisso. As permisses so cumulativas, ou seja, a permisso efetiva de um usurio em uma pasta compartilhada a combinao das permisses atribudas conta do usurio e das permisses atribudas aos grupos dos quais ele membro. Por exemplo, se um usurio tem permisso de Leitura para uma pasta e membro de um grupo que possui permisso de Alterao para a mesma pasta, ento o usurio possui ambas as permisses (ter a permisso de Alterao, pois ela engloba a permisso de Leitura). Pode-se tambm negar explicitamente as permisses de compartilhamento. Negar permisses sobrepe qualquer outra permisso atribuda a uma conta de usurio ou grupo. Se voc negar uma permisso de compartilhamento para um usurio, ele no ter aquela permisso, mesmo se um grupo do qual ele membro tiver aquela permisso atribuda. Se voc simplesmente no atribuir uma certa permisso a um usurio e um grupo do qual ele membro tiver essa permisso atribuda, ento o usurio ter a permisso. A est a diferena entre negar uma permisso e no atribu-la. Conectando a Pastas Compartilhadas Existem diversas maneiras para acessar um recurso (disco rgido, pasta, etc.) compartilhado na rede. A seguir listamos as principais: Usando Meus Locais de Rede ou Ambiente de Rede Ao clicar sobre o cone Ambiente de Rede ou Meus Locais de Rede, que est na rea de trabalho, surgir uma janela mostrando todos os micros da rede que esto compartilhando algo, e basta clicar sobre cada um para acessar os compartilhamentos.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

68

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Usando o comando Executar A segunda maneira ainda mais rpida do que a primeira. Se, por exemplo, voc quer acessar a pasta de documentos do micro 1, que est compartilhada como documentos, basta acessar o menu Iniciar -> Executar... e digitar o comando ilustrado na tela seguinte.

Menu Iniciar -> Executar Quando voc usa o Executar para conectar-se com um recurso de rede, uma letra de unidade no necessria, o que permite um nmero ilimitado de conexes, uma vez que no h restries de letras disponveis. Para conectar um recurso (compartilhamento) atravs do Executar faa o seguinte: -Clique Iniciar e ento Executar. -Na janela Executar, entre com o caminho do recurso desejado e ento clique OK. Quando voc termina de digitar o nome do servidor na janela Executar, uma lista de compartilhamentos daquele servidor aparece. Basta, ento, selecionar a desejada. A sintaxe da linha de comandos \\nome_do_micro\nome_do_compartilhamento, como em \\micro1\documentos. Isso abrir uma janela mostrando todo o contedo da pasta compartilhada. Outras exemplos de sintaxes para esse comando so: \\micro1 : para mostrar todos os compartilhamentos do micro indicado (no exemplo dado, o nome da mquina micro1); \\micro1\documentos\maria : mostra o contedo da pasta maria, localizada dentro do compartilhamento documentos, que est no micro1.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

69

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Usando o Mapear Unidade de Rede A terceira maneira mapear uma unidade de rede por meio do Windows Explorer. Uma unidade de rede um compartilhamento que usado com se fosse uma unidade de disco local, recebendo uma letra e aparecendo no Windows Explorer junto com as unidades de disco local. Mapear uma pasta ou disco compartilhado torna o acesso mais fcil e rpido pasta. Mapeie uma unidade de rede se voc precisa de uma letra de unidade e um cone associado com um compartilhamento especfico. Isso torna mais fcil a referncia de um arquivo em uma pasta compartilhada. Por exemplo, ao invs de apontar para \\Servidor\Nome_do_compartilhamento\Arquivo voc poderia apontar para Unidade:\Arquivo. Para mapear uma unidade de rede, abra o Windows Explorer, clique em Ferramentas e, em seguida, em Mapear unidade de Rede. Na janela que surgir, voc dever digitar o endereo de rede do recurso compartilhado, como em \\micro1\CD-ROM . Uma unidade compartilhada tambm pode ser acessada por meio dos aplicativos, usando os comandos de abrir arquivo, salvar arquivo, inserir arquivo, etc. Outra forma de mapear uma unidade de rede: -Clique com o boto direito do mouse em Meus locais de rede e selecione Mapear unidade de rede. -No assistente de mapeamento, selecione a letra da unidade que deseja usar. -Entre com o caminho do recurso (Ex.: \\servidor\compartilhamento) desejado ou clique em procurar para achar o recurso desejado. Para ter acesso a um compartilhamento que voc prev acessar frequentemente, selecione Reconectar-se durante o logon para conectar-se automaticamente sempre quando voc se logar. Compartilhamentos Administrativos de Pastas O Windows 2000, por exemplo, automaticamente compartilha pastas que o habilita a executar tarefas administrativas. Esses compartilhamentos tm um sinal de dlar ($) no fim de seu nome. Por default, membros do grupo Administradores tm a permisso Controle Total para os compartilhamentos administrativos. Voc no pode alterar as permisses de um compartilhamento administrativo. A tabela seguinte descreve o propsito dos compartilhamentos administrativos que o Windows 2000 fornece automaticamente: Compartilhamento C$, D$, E$, etc. Propsito Estes compartilhamentos so usados para conexo remota s razes de cada partio designada pela unidades em referncia (C:, D:, E:, etc.).
www.pontodosconcursos.com.br 70

Profa. Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Admin$

a pasta raiz de sistema, que por default C:\Winnt. Os administradores podem obter acesso a este compartilhamento sem terem que saber aonde o sistema operacional foi instalado. Fornece acesso aos arquivos dos drivers de impresso para computadores clientes.

Print$

Voc pode criar compartilhamentos ocultos simplesmente colocando um dlar ($) ao fim do nome do compartilhamento. Assim, somente os usurios que souberem o nome do compartilhamento que tero acesso a ele (desde que tenham permisso para tanto, obviamente). Compartilhamentos ocultos criados pelos usurios no so considerados compartilhamentos administrativos. Outras Maneiras de Compartilhar Arquivos Microsoft (2011) destaca que existem vrias outras maneiras de compartilhar arquivos, que no exigem pastas especficas. Voc tambm pode compartilhar arquivos usando:

Mdia removvel. Voc pode copiar os arquivos para qualquer tipo de mdia removvel, incluindo discos rgidos portteis, CDs, DVDs e cartes de memria flash. Em seguida, basta inserir ou encaixar essa mdia em outro computador e copiar os arquivos para ele, ou entregar a mdia para a pessoa com a qual deseja compartilhar os arquivos e permitir que ela mesma os copie. E-mail. Se voc tem apenas um ou dois arquivos para compartilhar e eles no so muito grandes, mais simples us-los como um anexo a uma mensagem de e-mail. Um programa de compartilhamento de arquivos compatvel com o Windows. Existem vrios programas disponveis, criados para ajudar as pessoas a compartilhar arquivos. A Web. H diversos sites dedicados ao compartilhamento de fotos e outros tipos de arquivos. Mensagens instantneas. A maioria dos programas de troca de mensagens instantneas permite compartilhar arquivos com as pessoas com as quais voc est conversando online. Uma rede de computador a computador (ad hoc). Se voc deseja compartilhar arquivos entre dois computadores que ainda no esto na mesma rede mas esto na mesma sala, pode criar uma rede de computador a computador, tambm denominada rede ad hoc. Uma rede ad hoc uma conexo temporria entre os computadores e dispositivos usados para uma finalidade especfica como compartilhar documentos durante uma reunio.

Acesso Remoto a um Computador no Windows XP

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

71

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Observe a guia Remoto ilustrada a seguir, que configura um recurso novo introduzido no Windows XP, que o acesso remoto. Com ele um computador pode ser controlado distncia, por outro computador.

Modelo OSI O modelo OSI a base para quase todos os protocolos de dados atuais. Fornece uma lista extensiva de funes e servios que podem ocorrer em cada camada do modelo. Caiu na prova! O modelo de referncia OSI/ISO organizado em camadas que proveem servios entre si. Nesse modelo, uma camada supre servios camada imediatamente superior. O Modelo OSI consiste em sete camadas, com cada uma representando um conjunto de regras especficas.

Para que voc memorize os nomes das camadas do modelo OSI, aqui vai uma dica: lembre-se da palavra FERTSAA , com as iniciais de cada camada, que so: F->Fsica, E->Enlace, R->Rede, T->Transporte, S->Sesso, A->Apresentao, A->Aplicao (este smbolo para lembr-lo de que a camada de aplicao est mais prxima do usurio final). Fcil, no mesmo? Ok, Patrcia, mas ser que poderiam destacar as principais caractersticas de cada camada do Modelo OSI? Quadro. Modelo OSI de sete camadas Importante Camada Nome Observaes 7 Aplicao Camada de nvel mais alto, fornece servios ao USURIO ! Essa , portanto, a camada mais prxima do usurio final. Contm os protocolos
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 72

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

e funes que as aplicaes dos usurios necessitam para executar tarefas de comunicaes (enviar e-mail, acessar pginas, transferir arquivos, entre outras). Apresentao a tradutora da rede, sendo responsvel por determinar o formato utilizado para transmitir dados entre os computadores da rede. Se necessrio, pode realizar converso de um tipo de representao de dados para um formato comum. Um exemplo seria a compresso de dados ou criptografia. Sesso Estabelece, gerencia e termina sesses (momentos ininterruptos de transao) entre a mquina de origem e a de destino. Transporte Camada intermediria, faz a ligao entre as camadas do nvel de aplicao (5, 6 e 7) com as do nvel fsico (1, 2 e 3). Responsvel pela comunicao fim-a-fim, ou seja, controlam a sada das informaes (na origem) e a chegada delas (no destino). Rede Serve para indicar a rota que o pacote vai seguir da origem ao destino (decide como rotear pacotes entre os ns conectados por meio de uma rede). A determinao da rota que os pacotes vo seguir para atingir o destino baseada em fatores como condies de trfego da rede e prioridades. A camada de rede tambm fornece um mecanismo de endereamento uniforme de forma que duas redes possam ser interconectadas. Converte o endereo lgico em endereo fsico para que os pacotes possam chegar corretamente ao destino. Enlace Essa camada organiza os sinais brutos (zeros e (vnculo) de uns) transferidos pela rede em unidades lgicas dados chamadas quadros (frames), identifica suas origens e destinos (endereos MAC) e corrige possveis erros ocorridos durante a transmisso pelos meios fsicos. O endereo MAC (endereo fsico de 48
www.pontodosconcursos.com.br 73

Profa. Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

bits, que gravado na memria ROM dos dispositivos de rede) interpretado por equipamentos nessa camada. 1 Fsica Responsvel pela transmisso das informaes em sua forma bruta: sinais eltricos ou luminosos (ou seja, essa camada transmite os sinais ou bits entre as estaes). a camada mais baixa do modelo OSI (mais prxima da transmisso dos sinais). Trata das especificaes de hardware e demais dispositivos de rede, incluindo cabos, conectores fsicos, hubs, etc. e transmite fluxo de bits desestruturados por um meio. Para a prova, importante que voc memorize os nomes das camadas do Modelo OSI, bem como o papel de cada uma delas no contexto do modelo. Equipamentos de Interconexo de Redes imprescindvel que voc entenda os componentes bsicos que compem a construo de uma rede, bem como a tarefa que cada um executa. So eles: Placa de Rede (Adaptador de Rede ou Interface de Rede) As placas de rede (NIC - Network Interface Card) constituem a interface fsica entre o computador e o cabo da rede e so instalados em um slot de expanso em cada computador e servidor da rede. Permite que os hosts (servidores, estaes de trabalho) se conectem rede e, por isso, considerada um componente chave. Equipamento existente em todos os computadores ligados na rede, possui um endereo prprio, que lhe dado quando fabricada. Esse endereo chamado Endereo MAC, mas pode ser citado como endereo fsico (No possvel modific-lo, ele vem armazenado numa memria ROM na placa de rede). No h duas placas de rede com o mesmo endereo MAC ( como se fosse um Chassi da placa de rede).

Placa de rede Ethernet com conectores RJ-45 e BNC Os notebooks/laptops esto tornando-se cada vez mais populares, da mesma forma que os computadores Pockets PCs e outros dispositivos pequenos de computao. As informaes descritas na seo anterior tambm se aplicam aos laptops. A principal diferena que os componentes em um laptop so menores - os slots de expanso tornam-se slots PCMCIA. As placas de rede, os modems, os

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

74

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

discos rgidos e outros dispositivos teis, geralmente do tamanho de um carto de crdito, podem ser inseridos nos slots PCMCIA, como indicado na figura.

Carto PCMCIA para notebooks

A tabela seguinte destaca resumidamente os principais utilizados para a interconexo de redes. Vamos l!! Equipamento Repeater (Repetidor) Funo principal

equipamentos

Equipamento cuja funo realizar a amplificao2 ou a regenerao3 dos sinais de uma rede (via cabo ou wi-fi), quando se alcana a distncia mxima efetiva do meio de transmisso e o sinal j sofre uma atenuao (enfraquecimento) muito grande. O repetidor NO desempenha qualquer funo no fluxo de dados e pertence Camada 1 (chamada de Camada Fsica) do modelo OSI.

Figura 1. Repetidor Hub Equipamento concentrador de conexes (guarde isso!) que permite a ligao fsica de cabos provenientes de vrios micros. Recebe sinais eltricos de um computador e os transmite a TODAS as portas por difuso (os sinais sero enviados a todas as demais mquinas broadcast). Adequado para redes pequenas e/ou domsticas. um equipamento da Camada 1 (Camada Fsica) do modelo OSI.

Figura 2. Hub

2 3

Amplifica todas as ondas eletromagnticas de entrada, inclusive os rudos indesejveis.

Retira os dados do sinal de transmisso. Em seguida, constri e retransmite o sinal no outro segmento de mdia. O novo sinal uma duplicata exata do sinal original, reforado pela sua fora original.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

75

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Switch

Tambm chamado de comutador, um dispositivo que externamente semelhante ao hub, mas internamente possui a capacidade de chaveamento ou comutao (switching), ou seja, consegue enviar um pacote (ou quadro, se preferir) apenas ao destinatrio correspondente. Nota: o switch PODE usar broadcast (s usa quando precisa!). Opera na Camada de Enlace (Camada 2) do modelo OSI.

Bridge (Ponte)

A ponte um repetidor inteligente, pois faz controle de fluxo de dados. Ela analisa os pacotes recebidos e verifica qual o seu destino. Se o destino for o trecho atual da rede, ela no replica o pacote nos demais trechos, diminuindo a coliso e aumentando a segurana. Com a ponte possvel segmentar uma rede em "reas" diferentes, com o objetivo de reduzir trfego. Essas reas so chamadas domnios de coliso. Tambm, a ponte capaz de traduzir os sinais entre duas tecnologias de redes locais diferentes. Ela interliga segmentos de rede de arquiteturas diferentes e permite que eles se comuniquem normalmente (ex.: pode ser instalada ENTRE um segmento de rede Ethernet e um segmento Token Ring). Opera na Camada de Enlace (Camada 2) do modelo OSI.

Access point (Ponto de acesso)

o equipamento central para onde todos os sinais de uma rede Wi-Fi do tipo infraestrutura sero mandados. O Access Point, por sua vez, retransmitir os sinais para a rede, criando uma espcie de rea de cobertura para os computadores. um equipamento da Camada 2 (Camada de Enlace) do modelo OSI.

Figura 3. Ponto de acesso ao centro


Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 76

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Router (Roteador)

Equipamento responsvel pelo encaminhamento e roteamento de pacotes de comunicao em uma rede ou entre redes. Tipicamente, uma instituio, ao se conectar Internet, dever adquirir um roteador para conectar sua LAN (Local Area Network Rede de rea Local) ao ponto da Internet. O roteador um equipamento mais "inteligente" do que o switch, pois, alm de poder desempenhar a mesma funo deste, tambm tem a capacidade de escolher a melhor rota que determinado pacote de dados deve seguir para chegar a seu destino. Na Internet, os roteadores trocam entre si tabelas de roteamento e informaes sobre distncia, permitindo a escolha do melhor caminho entre a origem e o destino da conexo. um equipamento da Camada 3 (Camada de Rede) do modelo OSI.

Gateway

Dispositivo usado para interconectar duas redes totalmente distintas. Geralmente utilizado para conectar WANs a LANs. Atua nas camadas mais altas do modelo OSI (da Camada de Transporte at a Camada de Aplicao).

Transmisso de Dados Quando falamos em transmisso, estamos falando do envio de sinais de um ponto a outro. Sinais podem ser analgicos, como os sinais de rdio e TV, ou digitais, como os de computadores. Sinais digitais, que so os que nos interessam, so transmitidos por sinais eltricos que assumem valores de tenso positivos ou negativos, representando os nossos velhos conhecidos 0 e 1. Vejamos algumas caractersticas de transmisso de dados. **Formas de utilizao do meio fsico: Quanto s formas de utilizao da ligao, temos a seguinte classificao: - Simplex A transmisso ocorre somente em um sentido, ou seja, somente do transmissor para o receptor. Exemplo: televiso ou rdio.
Transmissor Receptor

Figura- Comunicao simplex


Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 77

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

- Half Duplex A transmisso ocorre em dois sentidos, mas no simultaneamente. O melhor exemplo dessa situao so rdios do tipo walk-talkie. Dois rdios desses podem se comunicar entre si, enviando e recebendo sinais, mas somente um de cada vez.

Trans/Rec

Trans/Rec

Figura - Comunicao half-duplex - Full Duplex A transmisso ocorre em dois sentidos simultaneamente. Exemplo: redes telefnicas.
Trans/Rec Trans/Rec

Figura - Comunicao full-duplex Meios Fsicos de Transmisso Meios responsveis pelo transporte dos sinais que representam os dados em uma rede. Eles transportam um fluxo bruto de bits de uma mquina para outra. Cada meio tem suas caractersticas de performance, custo, retardo e facilidade de instalao e manuteno. **Meios de transmisso guiados Os meios de transmisso guiados abrangem os cabos e fios. Cabo Coaxial No passado esse era o tipo de cabo mais utilizado. Atualmente, por causa de suas desvantagens, est cada vez mais caindo em desuso, sendo, portanto, s recomendado para redes pequenas. Entre essas desvantagens est o problema de mau contato nos conectores utilizados, a difcil manipulao do cabo (como ele rgido, dificulta a instalao em ambientes comerciais, por exemplo, pass-lo atravs de condutes) e o problema da topologia. A topologia mais utilizada com esse cabo a topologia linear (tambm chamada topologia em barramento) que faz com que a rede inteira saia do ar caso haja o rompimento ou mau contato de algum trecho do cabeamento da rede. Como a rede inteira cai, fica difcil determinar o ponto exato onde est o problema, muito embora existam no mercado instrumentos digitais prprios para a deteco desse tipo de problema.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 78

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Cabo Coaxial Fino (10Base2)

Esse o tipo de cabo coaxial mais utilizado. chamado "fino" porque sua bitola menor que o cabo coaxial grosso, que veremos a seguir. tambm chamado "Thin Ethernet" ou 10Base2. Nesta nomenclatura, "10" significa taxa de transferncia de 10 Mbps e "2" a extenso mxima de cada segmento da rede, neste caso 200 m (na verdade o tamanho real menor, 185 m).

Cabo coaxial fino Cabo Coaxial Grosso (10Base5)

Cabo coaxial grosso

Esse tipo de cabo coaxial pouco utilizado. tambm chamado "Thick Ethernet" ou 10Base5. Analogamente ao 10Base2, 10Base5 significa 10 Mbps de taxa de transferncia e que cada segmento da rede pode ter at 500 metros de comprimento. Par Tranado o tipo de cabo mais utilizado atualmente. Existem basicamente dois tipos de cabo par tranado: sem blindagem (UTP, Unshielded Twisted Pair) e com blindagem (STP, Shielded Twisted Pair). A diferena bvia a existncia de uma malha (blindagem) no cabo com blindagem, que ajuda a diminuir a interferncia eletromagntica (EMI) e/ou interferncia de freqncia de rdio (RFI) e, com isso, aumentar a taxa de transferncia obtida na prtica.

Par Tranado sem Blindagem (UTP) Importante Par tranado

Par Tranado com Blindagem (STP)

formado por pares de fios que se entrelaam por toda a extenso do cabo minimizando interferncias externas ou do sinal de um dos fios para o outro. Utiliza conector RJ-11(telefone) ou RJ-45(computador). Distncia limite de 100 metros. Padro de velocidade 10/100BaseT.
www.pontodosconcursos.com.br 79

Profa. Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

A tabela seguinte ilustra a velocidade dos adaptadores de rede, com relao aos principais padres de arquitetura (Importante). Padro de Arquitetura Ethernet Fast Ethernet Gigabit Ethernet Velocidade do (Placa) de Rede 10 Mbps 100 Mbps 1000 Mbps Adaptador

Normalmente, existem conectores apropriados para cada tipo de cabo. No caso dos cabos de par tranado, o conector utilizado chamado de RJ-45.

Conector RJ-45 O RJ-45 similar ao conector de linha telefnica, s que maior, com mais contatos. A propsito, o conector de linha telefnica se chama RJ-11. O RJ-45 o conector apropriado para conectar um cabo de par tranado a placas e outros equipamentos de rede. Cabo Ethernet Par Tranado Direto x Cruzado Ao utilizar cabo par tranado para sistemas Ethernet (10 Base-T ou 100 Base-TX, por exemplo), voc pode ter que utilizar um Cabo Direto (Straight-Pinning) ou um Cabo Cruzado (Cross-over). O Cabo Direto utilizado toda vez que voc fizer a ligao de um computador para um Hub ou Switch. Neste caso voc deve utilizar um cabo conectorizado pino a pino nas duas pontas, obedecendo a codificao de cores 568A ou 568B, conforme a escolhida por voc (todas as conexes devero seguir o mesmo padro). O Cabo Cruzado (cross-over) utilizado toda vez que voc fizer a interligao Hub-Switch, Hub-Hub ou Switch-Switch (deve haver apenas um cabo cruzado entre os equipamentos). (Importante)

Nota: A nica exceo na conexo direta de dois micros usando uma configurao chamada cross-over, utilizada para montar uma rede com apenas esses dois micros. (Importante) Guardem isso!! Fibras pticas Meio de transmisso de dados que utilizam sinais de luz codificados em vez da eletricidade. Por essa razo, imune a interferncias eletromagnticas, o que lhe confere alto desempenho, mas o custo de
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 80

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

instalao e manuteno caro. As fibras pticas tm baixa atenuao do sinal e ndice de refrao baixo relativamente ao meio em que se encontrem! **Meios no guiados Transmisso sem fio Os meios de transmisso de dados no guiados so os que envolvem o chamado espectro eletromagntico, permitindo o trfego de dados sem fios. Observe que os meios no guiados so os meios de transmisso sem fio, em que h a propagao de ondas eletromagnticas atravs do espao. Assim, nestes meios de transmisso a previsibilidade muito MENOR, j que no temos controle do meio de transmisso. Redes sem fio (Wireless) A transmisso em uma rede no padro IEEE 802.11 feita atravs de ondas eletromagnticas, que se propagam pelo ar e podem cobrir reas na casa das centenas de metros. Os principais padres da famlia IEEE 802.11 (Wi-Fi) so: Padro 802.11b 802.11g Frequncia 2,4 GHz 2,4 GHz (compatvel com 802.11b) 802.11a 5 GHz 54 Mbps Pouco usado no Brasil. Devido diferena de frequncia, equipamentos desse padro no conseguem se comunicar com os outros padres citados. Padro recente e que est fazendo grande sucesso. Velocidade 11 Mbps 54 Mbps Observao O padro mais antigo Atualmente, o mais usado.

802.11n

Utiliza tecnologia MIMO (multiple in/multiple out), frequncias de 2,4 GHz e 5 GHz (compatvel portanto com 802.11b e 802.11g e teoricamente com 802.11a)

300 Mbps

Fique ligado, j caiu em prova!! A taxa mxima de transmisso de dados no padro IEEE 802.11b de 11 Mbps, e o acesso ao meio do tipo CSMA/CA.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 81

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Cisco (2010) destaca que no CSMA/CA (Collision Avoidance - Preveno de Coliso) o dispositivo examina o meio para verificar a presena de sinal de dados. Se estiver livre, o dispositivo envia uma notificao atravs do meio com sua inteno de us-lo. O dispositivo ento envia os dados. Esse mtodo usado pelas tecnologias de rede sem fio 802.11. Complementando, no CSMA/CD (Collision Detection - Deteco de Coliso) o dispositivo monitora o meio para verificar a presena de sinal de dados. Se um sinal de dados est ausente, indicando que o meio est livre, o dispositivo transmite os dados. Se so detectados sinais que mostram que um outro dispositivo estava transmitindo ao mesmo tempo, todos os dispositivos param de enviar e tentam novamente mais tarde (CISCO, 2010). O padro 802.11 possui dois modos de operao, que so: Ad-hoc: nesse caso, temos uma comunicao ponto-a-ponto, e cada dispositivo de rede pode se comunicar diretamente com o outro, sem a necessidade de uma estao base. Infraestrutura: os dispositivos se comunicam utilizando o conceito de clulas. As clulas formam um conjunto de dispositivos controlados por uma estao base (ou ponto de acesso Access Point).

Figura. Modo de operao Infraestrutura Projetando o Layout - Topologia da Rede

Modo Ad-Hoc

A forma com que os cabos so conectados - a que genericamente chamamos topologia da rede - influenciar em diversos pontos considerados crticos, como flexibilidade, velocidade e segurana. A topologia refere-se ao layout, forma como as mquinas/cabos estaro dispostos na rede e como as informaes iro trafegar nesse ambiente.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

82

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Caiu na prova! Topologia de Rede em Barramento Na topologia de rede em barramento (tambm chamada de topologia em barra ou linear), os computadores esto dispostos fisicamente de maneira que existe um meio de comunicao central por onde todos os dados da rede de computadores passam (todas as estaes compartilham um mesmo cabo). Este meio chamado de barra ou bus, sendo que todos os computadores esto ligados apenas a ele. Ento, essa topologia utiliza cabo coaxial, que dever possuir um terminador resistivo de 50 ohms em cada ponta, conforme ilustra a figura seguinte. O tamanho mximo do trecho da rede est limitado ao limite do cabo, 185 metros no caso do cabo coaxial fino. Este limite, entretanto, pode ser aumentado atravs de um perifrico chamado repetidor, que na verdade um amplificador de sinais.

Figura -Topologia Linear Para pequenas redes em escritrios ou mesmo em casa, a topologia linear usando cabo coaxial pode ser utilizada (se bem que, hoje em dia, no to comum encontrar mais esse tipo de rede!). Dentre as principais caractersticas da rede barramento cita-se: A rede funciona por difuso (broadcast), ou seja, uma mensagem enviada por um computador acaba, eletricamente, chegando a todos os computadores da rede. A mensagem em si descartada por todos os computadores, com exceo daquele que possui o endereo idntico ao endereo existente na mensagem. simples entender isso: quando um computador quer falar com outro qualquer, ele envia um sinal eltrico para o fio central da rede. Esse sinal eltrico (que , na verdade, a comunicao a ser efetuada, sentido por todas as placas de rede dos computadores). Ou seja, como o caminho central um fio, ele ir transmitir a eletricidade a todos os que estiverem em contato com ele. Baixo custo de implantao e manuteno, devido equipamentos necessrios (basicamente placas de rede e cabos). aos

Mesmo se uma das estaes falhar, a rede continua funcionando normalmente, pois os computadores (na verdade, as placas de rede, ou interfaces de rede) se comportam de forma passiva, ou seja, o sinal eltrico APENAS RECEBIDO pela placa em cada computador, e NO retransmitido por esta.
www.pontodosconcursos.com.br 83

Profa. Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Essa tambm fcil de entender: como as placas de rede dos computadores ligados na rede barra funcionam recebendo as mensagens mas no retransmitindo-as, essas placas de rede podem at estar sem funcionar, mas a rede continuar funcionando (demais placas de rede). Se as placas de rede funcionassem retransmitindo, seriam sempre necessrias! Ou seja, a falha de uma delas seria a morte para a rede, que delas necessitaria sempre por causa das retransmisses! Quanto mais computadores estiverem ligados rede, pior ser o desempenho (velocidade) da mesma (devido grande quantidade de colises). Como todas as estaes compartilham um mesmo cabo, somente uma transao pode ser efetuada por vez, isto , no h como mais de um micro transmitir dados por vez. Quando mais de uma estao tenta utilizar o cabo, h uma coliso de dados. Quando isto ocorre, a placa de rede espera um perodo aleatrio de tempo at tentar transmitir o dado novamente. Caso ocorra uma nova coliso a placa de rede espera mais um pouco, at conseguir um espao de tempo para conseguir transmitir o seu pacote de dados para a estao receptora. Sobrecarga de trfego. Quanto mais estaes forem conectadas ao cabo, mais lenta ser a rede, j que haver um maior nmero de colises (lembre-se que sempre em que h uma coliso o micro tem de esperar at conseguir que o cabo esteja livre para uso), o que pode levar diminuio ou inviabilizao da continuidade da comunicao. Outro grande problema na utilizao da topologia linear a instabilidade. Os terminadores resistivos so conectados s extremidades do cabo e so indispensveis. Caso o cabo se desconecte em algum ponto (qualquer que seja ele), a rede "sai do ar", pois o cabo perder a sua correta impedncia (no haver mais contato com o terminador resistivo), impedindo que comunicaes sejam efetuadas - em outras palavras, a rede pra de funcionar. Como o cabo coaxial vtima de problemas constantes de mau-contato, a rede pode deixar de funcionar sem mais nem menos, principalmente em ambientes de trabalho tumultuados. Voltamos a enfatizar: basta que um dos conectores do cabo se solte para que todos os micros deixem de se comunicar com a rede. E, por fim, outro srio problema em relao a esse tipo de rede a segurana. Na transmisso de um pacote de dados - por exemplo, um pacote de dados do servidor de arquivos para uma determinada estao de trabalho -, todas as estaes recebem esse pacote. No pacote, alm dos dados, h um campo de identificao de endereo, contendo o nmero de n4 de destino. Desta forma, somente a placa de rede da estao de destino captura o pacote de dados do cabo, pois est a ela endereada.

Nmero de n (node number) um valor gravado na placa de rede de fbrica ( o nmero de srie da placa). Teoricamente no existe no mundo duas placas de rede com o mesmo nmero de n.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

84

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Se na rede voc tiver duas placas com o mesmo nmero de n, as duas captaro os pacotes destinados quele nmero de n. impossvel voc em uma rede ter mais de uma placa com o mesmo nmero de n, a no ser que uma placa tenha esse nmero alterado propositalmente por algum hacker com a inteno de ler pacotes de dados alheios. Apesar desse tipo de "pirataria" ser rara, j que demanda de um extremo conhecimento tcnico, no impossvel de acontecer. Portanto, em redes onde segurana seja uma meta importante, a topologia linear no deve ser utilizada. Topologia em Anel Na topologia em anel, as estaes de trabalho formam um lao fechado (todos os computadores so ligados um ao outro diretamente ligao ponto a ponto), conforme ilustra a figura seguinte. Os dados circulam no anel, passando de mquina em mquina, at retornar sua origem. Todos os computadores esto ligados apenas a este anel (ring).

Figura - Topologia em Anel Essa forma de ligao de computadores em rede NO muito comum. As redes Anel so normalmente implementaes lgicas, no fsicas, ou seja: no comum encontrar essas redes organizadas REALMENTE em anel, mas na sua maioria apenas funcionando assim (ou seja, comum as redes serem, por exemplo, fisicamente estrela e logicamente anel os micros ACHAM que esto em anel). O padro mais conhecido de topologia em anel o Token Ring (IEEE 802.5) da IBM. No caso do Token Ring, um pacote (token) fica circulando no anel, pegando dados das mquinas e distribuindo para o destino. Somente um dado pode ser transmitido por vez neste pacote. Pelo fato de cada computador ter igual acesso a uma ficha (token), nenhum computador pode monopolizar a rede. Quanto topologia em anel, as principais caractersticas que podemos apontar so: Se um dos computadores falhar, toda a rede estar sujeita a falhar porque as placas de rede (interfaces de rede) dos computadores funcionam como repetidores, ou seja, elas tm a funo de receber o sinal eltrico e retransmiti-lo aos demais (possuem um comportamento ATIVO).
www.pontodosconcursos.com.br 85

Profa. Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Em outras palavras, quando uma estao (micro) recebe uma mensagem, ele verifica se ela (a mensagem) direcionada para ele (o micro), se sim, a mensagem ser assimilada (copiada para dentro do micro). Depois disso (sendo assimilada ou no) a mensagem retransmitida para continuar circulando no Anel. A mensagem enviada por um dos computadores atravessa o anel todo, ou seja, quando um emissor envia um sinal, esse sinal passa por todos os computadores at o destinatrio, que o copia e depois o reenvia, para que atravesse o restante do anel, em direo ao emissor. Apresenta um desempenho estvel (velocidade constante), mesmo quando a quantidade de computadores ligados rede grande. As redes Anel, podem, teoricamente, permitir o trfego de dados nas duas direes, mas normalmente so unidirecionais.

Caiu na prova! Topologia em Estrela Esta a topologia mais recomendada atualmente. Nela, todas as estaes so conectadas a um perifrico concentrador (hub ou switch), como ilustra a figura seguinte. Se uma rede est funcionando realmente como estrela, dois ou mais computadores podem transmitir seus sinais ao mesmo tempo (o que no acontece nas redes barra e anel).

Figura - Topologia em Estrela As principais caractersticas a respeito da topologia em estrela que devemos conhecer so: Admite trabalhar em difuso, embora esse no seja seu modo cotidiano de trabalho. Ou seja, mesmo que na maioria das vezes no atue desta forma, as redes em estrela podem enviar sinais a todas as estaes (envio por broadcast - ou por difuso). Todas as mensagens passam pelo N Central (Ncleo da rede). Uma falha numa estao (Micro) NO afeta a rede, pois as interfaces de rede tambm funcionam de forma PASSIVA. Ao contrrio da topologia linear onde a rede inteira parava quando um trecho do cabo se rompia, na topologia em estrela apenas a estao conectada pelo cabo pra. Uma falha no n central faz a rede parar de funcionar, o que, por sinal, tambm bastante bvio! O funcionamento da topologia em
www.pontodosconcursos.com.br 86

Profa. Patrcia Lima Quinto

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

estrela depende do perifrico concentrador utilizado. Se o hub/switch central falhar, pra toda a rede. Facilidade na implantao e manuteno: fcil ampliar, melhorar, instalar e detectar defeitos em uma rede fisicamente em estrela. Neste caso, temos a grande vantagem de podermos aumentar o tamanho da rede sem a necessidade de par-la. Na topologia linear, quando queremos aumentar o tamanho do cabo necessariamente devemos parar a rede, j que este procedimento envolve a remoo do terminador resistivo. A topologia em estrela a mais fcil de todas as topologias para diagnosticar problemas de rede. Custa mais fazer a interconexo de cabos numa rede ligada em estrela, pois todos os cabos de rede tm de ser puxados para um ponto central, requisitando mais cabos do que outras topologias de rede.

As redes fisicamente ligadas em estrela utilizam cabos de par tranado, conectores RJ-45 (ou fibras pticas) e Hubs ou Switches no centro da rede. H muitas tecnologias de redes de computadores que usam conexo fsica em estrela, embora funcionem como barra ou anel. A grande maioria das redes atuais, mesmo as que funcionam de outras maneiras (Anel ou Barramento) so implementadas fisicamente em estrela, o que torna os processos de manuteno e expanso muito mais simplificados. Topologia Fsica x Topologia Lgica As redes de computadores podem ser divididas em duas partes principais: parte fsica e lgica. A topologia fsica indica a organizao e disposio espacial do hardware da rede, organizao essa conhecida como topologia fsica. A topologia lgica abrange as regras que permitem aos componentes de hardware trabalharem adequadamente quando interligados; a topologia lgica. Nem sempre h uma coincidncia das topologias fsicas e lgicas num equipamento. Como exemplo, vamos a uma rede em estrela, cujo elemento concentrador pode ser um hub ou switch: No caso da utilizao de um hub, a topologia fisicamente ser em estrela, porm logicamente ela continua sendo uma rede de topologia barramento (linear). o O hub um perifrico que repete para todas as suas portas os pacotes que chegam, assim como ocorre na topologia linear. Em outras palavras, se a estao 1 enviar um pacote de dados para a estao 2, todas as demais estaes recebem esse mesmo pacote. Portanto, continua havendo problemas de coliso e disputa para ver qual estao utilizar o meio fsico.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 87

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

J no caso da utilizao de um switch, a rede ser tanto fisicamente quanto logicamente em estrela. o Este perifrico tem a capacidade de analisar o cabealho de endereamento dos pacotes de dados, enviando os dados diretamente ao destino, sem replic-lo desnecessariamente para todas as suas portas. o Desta forma, se a estao 1 enviar um pacote de dados para a estao 2, somente esta recebe o pacote de dados. Isso faz com que a rede torne-se mais segura e muito mais rpida, pois praticamente elimina problemas de coliso. Alm disso, duas ou mais transmisses podem ser efetuadas simultaneamente, desde que tenham origem e destinos diferentes, o que no possvel quando utilizamos topologia linear ou topologia em estrela com hub.

Como as Redes Enviam Dados Ressalta-se ainda que na rede no h a circulao de bytes isolados e sim de pacotes ou datagramas (nome tcnico dado a um conjunto de bytes que trafega numa rede).

Rumo s questes!!

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

88

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Lista de Questes Apresentadas na Aula 1. (FGV/SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas/2010) O twitter definido como uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usurios o envio e a leitura de atualizaes pessoais de outros contatos utilizando a web e outros meios especficos em dispositivos portteis. As alternativas a seguir apresentam algumas caractersticas dessa tecnologia, exceo de uma. Assinale-a. a) Pode ser chamado de como o "SMS da Internet". b) Possibilita seguir pessoas entrando na pgina deles e clicando em "follow". c) Utiliza textos de at 140 caracteres conhecidos como "tweets". d) Emula o funcionamento do software "Outlook Express". e) Usa @usuariodapessoa no comeo da mensagem para envi-la especificamente a uma pessoa. Comentrios Twitter uma rede social baseada em mensagens instantneas, de at 140 letras (contando inclusive os espaos) conhecidos como "tweets". O Twitter permite que voc coloque mensagens extremamente curtas, as quais so exibidas no perfil do usurio em tempo real e tambm enviadas para todos seus seguidores. As mensagens podem ser enviadas atravs da prpria Web, por SMS e por softwares especficos instalados em dispositivos portteis. Mas ele NO emula o funcionamento do Outlook Express, que um cliente de correio eletrnico! Gabarito: letra D. 2. (FGV/CAERN - Agente Administrativo/2010) Ao visitar uma pgina do site da Caern Internet usando o Internet Explorer ou o Mozilla Firefox, s NO possvel ao usurio a) enviar o link por e-mail. b) aumentar o tamanho da fonte. c) envi-la por e-mail. d) salvar como texto. e) alterar o cdigo-fonte. Comentrios Os navegadores no permitem aos usurios alterar o cdigo-fonte (cdigo original da pgina) da pgina que est em visualizao. permitido enviar o link da pgina (endereo) ou a prpria pgina por e-mail, aumentar ou diminuir o tamanho da fonte do navegador, salvar o contedo da pgina no formato texto, entre outras operaes. Gabarito: letra E.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

89

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

3. (FGV/CAERN - Agente Administrativo/2010) Observe a imagem abaixo, obtida com o navegador Internet Explorer:

Caso o usurio deseje encontrar a logomarca da Caern, o caminho mais rpido seria clicar em a) Mapas. b) Mostrar opes.... c) Orkut. d) mais. e) Imagens. Comentrios No topo da pgina encontramos algumas opes da ferramenta Google para modificar a pesquisa ou saltar para outras aplicaes. Web Imagens Videos Mapas ... So links para modificar a pesquisa, com base no texto presente na caixa de pesquisar. Para pesquisar uma imagem, basta clicar na opo de mesmo nome! Gabarito: letra E. 4. (FGV - 2010 - CAERN - Agente Administrativo) No Internet Explorer, em sua configurao padro, para exibir uma pgina em tela cheia, o usurio deve apertar a tecla a) F8. b) F10. c) F12. d) F11. e) F9.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

90

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios O Internet Explorer possui muitos atalhos de teclado. No caso desta questo, a tecla F11 mostra a pgina em tela cheia. Vejamos mais algumas. Para fazer isso Exibir a Ajuda Alternar entre os modos de exibio tela inteira e normal da janela do navegador Ir para a home page Mover-se para o incio de um documento Mover-se para o fim de um documento Localizar nesta pgina Atualizar a pgina da Web atual Parar o download de uma pgina Gabarito: letra D. Pressione F1 F11 Alt+Home Home End Ctrl+F F5 Esc

5. (FGV - 2010 - CAERN - Administrador) Observe a figura a seguir, que mostra uma tela do Internet Explorer exibindo o site de busca Google.

Ao se digitar no campo de pesquisa a expresso CONCURSOS PBLICOS e clicar no boto ESTOU COM SORTE , destacado na figura, o resultado produzido ser o seguinte: a) sero listadas apenas as pginas da Web de bancas de concursos pblicos encontradas pelo Google para a sua pesquisa. b) sero listadas apenas as pginas da Web que falam alguma coisa do concurso que voc est fazendo encontradas pelo Google para a sua pesquisa. c) sero listadas todas as pginas da Web no mundo que falam sobre concursos pblicos encontradas pelo Google para a sua pesquisa. d) voc automaticamente conduzido primeira pgina da Web encontrada pelo Google para a sua pesquisa. e) ser listada apenas a primeira pgina da Web encontrada pelo Google para a sua pesquisa.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 91

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios O boto ESTOU COM SORTE leva o internauta para a primeira pgina encontrada pelo Google para a pesquisa realizada. Ao invs de mostrar a lista de pginas que atenderam aos critrios de pesquisa, o Google automaticamente retorna a pgina que seria exibida com primeira da lista de resultados da pesquisa. Gabarito: letra D. 6. (FGV - 2010 - CAERN - Administrador) O Internet Explorer um aplicativo da Microsoft que permite ao usurio navegar pela Internet. Este tipo de programa chamado de navegador ou browser. A janela do Internet Explorer tem o seguinte aspecto:

Com base nessa figura e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir: I. A tecla F5 reinicia o download de uma pgina, atualizando o seu contedo. II. O comando Parar, localizado no Menu Editar, interrompe o download da pgina. III. Ao pressionarmos as teclas CTRL+D, a pgina visitada automaticamente adicionada lista de favoritos. IV. Atravs de "Opes da Internet", no Menu Ferramentas possvel limpar o histrico e definir o nmero mximo de dias que cada endereo dever ficar armazenado. Assinale a) se apenas a afirmativa I estiver correta. b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 92

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios I. Sim, a tecla F5 atualiza a pgina, ou seja, reinicia o download da pgina. II. No existe o tal comando no menu Editar. Para interromper o download, basta teclar ESC ou clicar no boto com um X na barra de endereos III. No adicionada automaticamente. A caixa Adicionar um Favorito apresentada. IV. Sim. O menu ferramentas contm a opo Opes da Internet que permite por meio de outras opes realizar as operaes citadas Itens certos: I e IV. Gabarito: letra D. 7. (ISAE/2011/PM-AM/Cabo Auxiliar de Enfermagem/Q18) Avalie as assertivas a seguir, referentes ao uso de navegadores e endereos da Web: I Internet Explorer e Firefox so exemplos de programas navegadores que podem ser utilizados para acessar contedo na Internet; II Dado o seguinte endereo de um stio na Internet: http://www.nome.org, podemos afirmar que a parte deste endereo que define o protocolo utilizado o www; III Os cookies so links para pginas que foram recentemente visitadas pelo usurio; O nmero de assertivas corretas igual a: (A) 0; (B) 1; (C) 2; (D) 3. Comentrios I. Alm do Internet Explorer e Firefox (Mozilla) podemos citar como navegadores o Safari (Apple) e o Chrome (Google). Item correto. II. A parte do endereo que indica o protocolo usado vai do incio at a segunda barra. No caso da questo o http://, sendo HTTP o protocolo a ser utilizado. Item errado. III. O termo cookies utilizado para designar um grupo de dados trocados entre o servidor de pginas e o navegador web do usurio. O servidor armazena um arquivo no computador do cliente e pode recuper-lo quando necessrio. Este arquivo pode conter dados sobre o usurio e a navegao. Item errado. Gabarito: letra B. 8. (FGV - 2010 - BADESC - Engenheiro) Um usurio da Internet est navegando por meio do browser Mozilla Firefox 3.6 e tem a possibilidade de usar cones ou atalhos de teclado nessa atividade.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 93

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Assinale a alternativa que indique o atalho de teclado e seu significado correto. a) Ctrl + C / mostrar cdigo-fonte em nova janela. b) Ctrl + F / adicionar pgina a favoritos. c) Ctrl + E / exibir pgina em tela inteira. d) Ctrl + S / localizar string na pgina. e) Ctrl + T / abrir nova aba. Comentrios a) Ctrl + C: errado. copia os itens selecionados para a rea de transferncia. b) Ctrl + F: errado. Localiza palavras na pgina. c) Ctrl + E: errado. Esta tecla no est definida do Firefox. d) Ctrl + S: errado. Salva a pgina atual. e) Ctrl + T: correto. Este atalho abre uma nova aba. Gabarito: letra E. 9. (FGV/2009/SEFAZ-RJ/Fiscal de Rendas/Q.74) Para acesso aos recursos da Internet, os browsers possibilitam o uso de endereos de sites na forma de mnemnicos, como, por exemplo, no portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro http://www.governo.rj.gov.br/, deixando para o sistema automatizado a tarefa de realizar as necessrias converses para os correspondentes endereos IPs. Esse recurso conhecido pela sigla: (A) ARP. (B) DNS. (C) ISP. (D) NAT. (E) NFS. Comentrios Item A. ARP um protocolo da arquitetura TCP/IP utilizado quando se sabe o endereo lgico (IP) e se deseja saber o endereo fsico (MAC). Item errado. Item B. A internet possui uma infinidade de sites e, para acess-los, necessrio digitar um endereo no campo correspondente do seu navegador, por exemplo, www.pontodosconcursos.com.br. DNS a sigla para Domain Name System (Sistema de Resoluo de Nomes). Trata-se de um recurso usado em redes TCP/IP (o protocolo utilizado na internet e na grande maioria das redes) que permite acessar computadores sem que o usurio ou sem que o prprio computador tenha conhecimento de seu endereo IP. Cada site da internet acessvel por um endereo IP. O problema que existem tantos que praticamente impossvel decorar o IP de cada um. Imagine que ao invs de digitar www.pontodosconcursos.com.br para acessar este site, voc tivesse que informar ao navegador o endereo 200.178.124.25. Imagine ento que voc tivesse que fazer o mesmo para cada site que voc visita, como Google,
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 94

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

UOL, Yahoo, etc. Como fcil perceber, ia ser trabalhoso acessar cada um desses sites atravs do endereo IP, pois alm de decor-los, seria necessrio consultar uma relao de IPs toda vez que quisesse acessar um site novo. Para lidar com esse problema que o DNS usado. ele que permite o uso de nomes (tambm chamados de domnios) ao invs dos IPs no acesso aos sites. Basicamente, na Internet, o DNS um conjunto de grandes bancos de dados distribudos em servidores de todo o mundo que indicam qual IP associado a um nome (ou seja, um endereo do tipo www.nomedosite.com). Item certo. Item C. ISP significa Internet Service Provider, ou provedor de servios para a Internet. Item errado. Item D. NAT (network address translation) um protocolo que faz a traduo dos endereos IP e portas TCP da rede local para a Internet. O NAT surgiu como uma alternativa real para a soluo do problema de falta de endereos IPv4 na Internet. Para navegar na Internet um computador precisa de um IP vlido. Se cada computador de uma rede interna tivesse um IP vlido para Internet no teramos endereos IPv4 suficientes para suprir toda a demanda de mquinas atualmente na Internet. A criao do NAT veio como alternativa para solucionar o problema, ou at mesmo fornecer uma forma paliativa at a implementao do IPv6. Os endereos IP so divididos em classes como mostra o quadro abaixo: Classe Endereos A 1.0.0.0 at 126.0.0.0 B 128.0.0.0 at 191.255.0.0 C 192.0.0.0 at 223.255.255.254 D 224.0.0.0 at 239.255.255.255 E 240.0.0.0 at 247.255.255.254 Dos mais de 4 bilhes de endereos IP disponveis, trs faixas so reservadas para redes privadas. Estas faixas no podem ser roteadas para fora da rede privada, ou seja, no podem se comunicar diretamente com a Internet. Dentro das classes A, B e C foram reservadas redes, definidas pela RFC 1918 que so conhecidas como endereos de rede privados, apresentadas abaixo: Endereo Faixa de IP 10.0.0.0/8 (10.0.0.0 - 10.255.255.255) 172.16.0.0/12 (172.16.0.0 - 172.31.255.255) 192.168.0.0/16 (192.168.0.0 192.168.255.255)

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

95

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

O papel do NAT traduzir os endereos privados que no so vlidos na Internet, para um endereo vlido, ou seja, que possa navegar na internet. Mas como isso possvel? - Como 5 computadores (com endereos privados diferentes: 192.168.0.20; 192.168.0.21; 192.168.0.22; 192.168.0.23; 192.168.0.24) de uma empresa, conseguem navegar na Internet? Simples, quando um computador da rede interna tenta navegar na Internet, o NAT substitui o endereo interno do computador, por um endereo vlido na Internet - Mas se todos os computadores resolverem conectar internet? O NAT ir traduzir todos os endereos no vlidos por um endereo vlido. - Como assim? Como possvel todos navegarem na Internet com o mesmo endereo? Alm do endereo de IP vlido para Internet tambm associada uma porta de comunicao para cada computador cliente. Por exemplo, o computador 192.168.0.20 tenta acessar a Internet. O NAT substitui o endereo 192.168.0.20 por um endereo vlido na Internet, como: 189.107.79.139 Mas alm do nmero IP tambm associada uma porta, como por exemplo: 189.107.79.139:6555. O NAT mantm uma tabela interna na qual fica registrado que a comunicao atravs da porta X est relacionada com o computador cliente Y. Por exemplo, a tabela do NAT, poderia ter o seguinte contedo: 189.107.79.139:6555 -> 192.168.0.20 189.107.79.139:6556 -> 192.168.0.21 189.107.79.139:6557 -> 192.168.0.22 189.107.79.139:6558 -> 192.168.0.23 189.107.79.139:6559 -> 192.168.0.24 Nota-se que todos os endereos da rede interna so traduzidos para o mesmo endereo externo, porm com um nmero diferente de porta para cada cliente da rede interna. Item E. NFS uma forma de organizao tpica de arquivos para o Unix. Item errado. Gabarito: letra B. 10. (FCC/2006/TRE-SP/Tcnico afirmativas: Administrativo) Considere as

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

96

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

I. O acesso Internet feito atravs da conexo de um computador a um provedor de acesso, ou seja, uma empresa que prov acesso Internet aos seus clientes atravs da manuteno de uma infra-estrutura tecnolgica, tanto de hardware quanto de software (linhas telefnicas, computadores, roteadores, pginas, e-mail e outros). II. World Wide Web ou "WWW" uma rede mundial de computadores que fornece informaes para quem se conecta Internet, atravs de um navegador (browser), que descarrega essas informaes (chamadas "documentos" ou "pginas") de servidores de internet (ou "sites") para a tela do computador do usurio. III. Intranet uma rede corporativa que se utiliza da mesma tecnologia e infra-estrutura de comunicao de dados da Internet, mas restrita a um mesmo espao fsico de uma empresa. Em relao Internet e Intranet, correto o consta APENAS em (A) I. (B) III. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III. Comentrios Item I. Item certo, e cabe destacar algumas formas de conexo Internet, como: acesso discado, conexes de banda larga (ADSL - Asymmetric Digital Subscriber Line ou Linha Digital do Assinante Assimtrica, Internet via Cabo, Rdio, Satlite, etc), acesso via telefonia celular, acesso empresarial. Item II. Rede de computadores interligados com a finalidade de apresentar informaes em forma de pginas multimdia. Sistema de informaes em pginas de hipertexto. Item certo. Item III. A intranet pode ser definida como uma miniatura da Internet dentro da empresa, ou seja, uma rede corporativa interna, baseada nos protocolos e servios da Internet, de acesso restrito dos funcionrios. Ou seja, uma intranet disponibiliza servios tpicos da internet, mas em uma rede restrita, no-pblica, e utiliza o protocolo TCP/IP. Uma intranet no necessita acessar a rede internet para funcionar!! Alis, uma intranet pode ser feita utilizando-se apenas dois computadores ligados unicamente entre si. A intranet fica restrita ao mbito da empresa, mas no ao mesmo espao fsico da mesma!! Item errado. Gabarito: letra C.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

97

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

11. (FGV/2009/SEFAZ-RJ/Fiscal de Rendas/Q.75) Dentre os recursos atualmente disponveis no mbito da tecnologia da informao, a Extranet constitui um termo associado s facilidades de comunicao na busca do aumento da produtividade. Nesse sentido, a Extranet definida como: (A) uma parte da Intranet que fica disponvel troca de informaes com os funcionrios de uma organizao, mas inibe todo tipo de acesso ao ambiente externo por meio do firewall. (B) uma sub-rede sob sistema operacional Windows XP ou Linux que implementa recursos de VPN na sua segurana, mas libera acesso por meio do firewall. (C) uma parte da Intranet que fica disponvel na Internet para interao com clientes e fornecedores de uma organizao, mas com acesso autorizado, controlado e restrito. (D) uma sub-rede que disponibiliza uma maior quantidade de microcomputadores com acesso Internet por meio da utilizao do mecanismo NAT, mas restringe a intercomunicao com usurios indesejados organizao. (E) uma parte da Intranet que disponibiliza a comunicao com fornecedores e determinados clientes de uma organizao, mas inibe todo tipo de acesso ao ambiente interno por meio do firewall. Comentrios Quando a necessidade de comunicao dentro e fora da empresa torna-se constante, um sistema que agiliza a troca de informao entre funcionrios, fornecedores e clientes fundamental para alavancar as perspectivas da empresa. A intranet em uma empresa a responsvel por garantir a comunicao interna e a coerncia das informaes, com velocidade e total segurana dentro da empresa, sem o risco de violao por "pessoas no autorizadas". Uma extranet garante a comunicao entre a empresa e o "mundo exterior". Esta comunicao segura acontece em tempo real, e pode contar com tipos de acesso diferenciados como, por exemplo, para: fornecedores, funcionrios, ou vendedores (que passam a maior parte do tempo fora da empresa). Estas informaes so interligadas aos sistemas internos da empresa (ERP, CRM, etc.), para garantir que todas estejam sempre atualizadas. Gabarito: letra C. 12. (FGV/2008/SEFAZ-RJ/Fiscal de Rendas) As redes modernas se tornaram indispensveis na maioria das arquiteturas de Tecnologia da Informao (TI), por permitirem alta conectividade e viabilizarem uma

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

98

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

ampla disseminao de informao. A respeito das redes de computadores, assinale a alternativa correta. (A) A Web um sistema com padres aceitos em algumas regies geogrficas com a finalidade especfica de armazenar informaes. (B) A extranet um exemplo de rede privada a uma nica organizao. (C) Uma rede remota (WAN) uma rede de curta distncia, que cobre uma rea geogrfica restrita. (D) Uma extranet uma rede virtual que permite que qualquer usurio externo se conecte Intranet principal da empresa. (E) Uma rede local (LAN) conecta computadores e outros dispositivos de processamento de informaes dentro de uma rea fsica limitada, como um escritrio. Comentrios Item A. A web no s aceita em determinadas regies geogrficas, o seu padro definido para todos aqueles que acessam a rede mundial de computadores. Sua finalidade vai alm de armazenamento de dados. Item errado. Item B. Um ambiente de extranet um conjunto de Intranets interligadas atravs da Internet. uma rede de negcios que une empresas parceiras por meio de suas Intranets, utilizando os padres abertos da Internet. O item est errado pois no envolve uma nica organizao e sim o objetivo ligar os interesses de organizaes com parceiros de negcios. Item errado. Item C. Uma WAN (Wide Area Network) - Rede de longa distncia, ou tambm conhecida como Rede geograficamente distribuda, uma rede de computadores que abrange uma grande rea geogrfica e no uma rea de restrita de curta distncia. Item errado. Item D. errado falar que qualquer usurio externo pode se conectar a uma extranet da empresa. A extranet deve restringir os acessos aos parceiros definidos durante a implementao. Item errado. Item E. Uma LAN (local area network) ou rede de rea local uma rede pequena, geralmente implementada num raio menor que 10 Km onde os dispositivos de processamento de informao esto localizados dentro de uma rea fsica limitada. Item certo. Gabarito: letra E.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

99

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

13. (FGV/2008/SEFAZ-RJ/Fiscal de Rendas/Q. 72) Sobre o valor das redes de telecomunicaes, analise as afirmativas a seguir: I. A Internet pode auxiliar uma organizao a desenvolver novos produtos, fidelizar clientes, reduzir custos e ampliar receitas. II. As aplicaes de uma Intranet podem ser compartilhadas com clientes, fornecedores e parceiros, mas isso no pode ser feito com segurana. III. Recursos e aplicaes de sistemas de informao no podem ser integrados Intranet de uma organizao. Assinale: (A) se nenhuma afirmativa for correta. (B) se somente a afirmativa I for correta. (C) se somente a afirmativa II for correta. (D) se somente a afirmativa III for correta. (E) se todas as afirmativas forem corretas. Comentrios Item I. Item certo. Para explicar a afirmativa vamos dividi-la em vrias frases: A Internet pode auxiliar uma organizao a desenvolver: novos produtos: A informao o bem mais valioso de uma organizao. Aquela que melhor utiliz-la estar pronta para realizar ajuste em suas estratgias. Atravs deste pensamento, a adoo da Internet como meio de comunicao com os clientes formou um novo cenrio para troca de informaes e mudanas de estratgias dentro das empresas. Os novos produtos podem ser fonte de pesquisas, sendo trabalhadas com a opinio dos clientes. A empresa consegue atrair um pblico maior e interagir com seus clientes para adoo de novos padres de produtos. fidelizar clientes: Algumas empresas migraram totalmente seus negcios para o ambiente virtual da Internet, reduzindo seus intermedirios e concentrando foras na fidelizao de clientes e agilidade na distribuio, como a empresa Dell. reduzir custos e ampliar receitas: As pginas na Web podem funcionar sete vezes por semana, vinte e quatro horas ao dia e trezentos e sessenta e cinco dias ao ano. Uma loja virtual por exemplo pode trabalhar durante todo esse perodo e ainda ter clientes de vrios cantos do mundo. Item II. Item errado. Existem dois erros na afirmativa. Primeiro que o conceito de intranet est ligado comunicao interna de uma empresa e no ao compartilhamento com clientes, fornecedores e parceiros. Estas ltimas caractersticas so encontradas no conceito de Extranet. Extranet o nome
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 100

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

dado a um conjunto de Intranets interligadas atravs da Internet para compartilhar informaes com clientes, fornecedores e parceiros como mostra a figura a seguir.

Para ter segurana no trfego das informaes necessria a implementao e administrao de firewall, podem ser utilizados certificados digitais ou meios semelhantes de autenticao de usurio, encriptao de mensagens, ou tambm uso de redes privadas virtuais (VPNs). O quadro a seguir apresenta a diferena entre a Internet, intranet e extranet: Acesso Internet Pblico Restrito a funcionrios da empresa Usurios Qualquer usurio Informao Pulverizada, pblica e usualmente superficial

Intranet

Usurios da rede Privada/Compartilhada interna dentro da empresa Compartilhada entre determinadas empresas

Restrito a clientes, Redes conectadas Extranet parceiros e/ou ou autorizadas fornecedores Fonte: http://www.dape.net/

Item III. Item errado. Recursos e aplicaes de sistemas de informao podem ser integrados Intranet de uma organizao, sendo o principal objetivo da intranet: utilizar os recursos computacionais para compartilhar informao dentro da empresa de forma objetiva e rpida. Gabarito: letra B.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 101

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

14. (FGV/2006/SEFAZ-MS/Fiscal de Rendas/Q. 58) Para acesso aos sites da Web, o navegador Internet Explorer emprega dois protocolos de comunicao que atuam nas camadas de aplicao e de transporte da arquitetura TCP/IP. Esses protocolos so conhecidos, respectivamente, por: (A) SMTP e IP. (B) HTTP e IP. (C) SMTP e TCP. (D) HTTP e TCP. (E) SMTP e UDP. Comentrios SMTP (Simple mail transfer protocol) Protocolo de correio eletrnico usado para o envio de mensagens. O SMTP um protocolo da camada de aplicao e trabalha na porta 25 da pilha TCP/IP. HTTP - (HyperText Transfer Protocol) - Protocolo de aplicao responsvel pelo tratamento de pedidos e respostas entre cliente e servidor (envio de imagens, textos, udios e vdeos), utiliza a porta 80 da pilha TCP/IP. O HTTP atua na camada de aplicao tanto no modelo OSI de 7 camadas como no modelo TCP/IP de 4 camadas. TCP (Transfer Control Protocol) Protocolo de controle de transferncia de informaes. Atua na camada de transporte, tanto no modelo OSI de 7 camadas como no modelo TCP/IP de 4 camadas. O TCP particiona os dados a serem enviados em pacotes (de aproximadamente 1500 bytes), coloca em um cabealho que identifica a seqncia de pacotes e um checksum (baseado na quantidade de dados de cada pacote) que serve para verificao de erros. Assim, o TCP desmonta os dados de origem (computador que est enviando), gera os pacotes, e volta a montar (remontar) no destino (computador que est recebendo). O TCP um protocolo orientado a conexo, que garante a entrega de pacotes no destino, a seqencialidade e integridade. UDP (User Datagram Protocol) Protocolo de troca de mensagens sem conexo e no confivel, pois no garante as entregas dos datagramas (pacotes), a ordem de entrega e nem a eliminao de duplicados. Esta confiabilidade s garantida pelo TCP. O UDP geralmente usado em aplicaes de tempo real como um vdeo conferncia. Nessas situaes, a baixa sobrecarga do UDP (no faz as verificaes que so feitas pelo TCP) o torna mais adequado do que o TCP. O UDP um protocolo da camada de transporte. IP - Protocolo no orientado a conexo da camada de rede.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 102

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Protocolos Internet (TCP/IP)

Gabarito: letra D. 15. (FGV/2006/SEFAZ-MS/ TCNICO DE TI/Q. 58) Um usurio gerou a partir de uma imagem, por meio de um scanner, um arquivo que ser inserido em um cdigo HTML referente a uma pgina a ser hospedada em um site na Internet. Esse arquivo ter, na formao de seu nome, uma das extenses: (A) .zip ou .rtf. (B) .rtf ou .jpg. (C) .jpg ou .gif. (D) .gif ou .pdf. (E) .pdf ou .zip. Comentrios Para resoluo da questo importante entender o que uma extenso de arquivo que nada mais que o tipo de arquivo em questo. Atravs da extenso possvel determinar em qual aplicativo o arquivo foi criado. Abaixo destacamos alguns exemplos de extenses de arquivos: .zip -> extenso para arquivos compactados, ou seja, arquivos que esto comprimidos, com o objetivo de reduzir o tamanho dos arquivos. Um arquivo .ZIP pode conter um ou mais arquivos individuais, compactados conjuntamente como se fossem um nico arquivo. Podem ser gerados a partir de programas compactadores como winrar. .rtf -> uma extenso de documento de texto. O editor de textos wordpad um exemplo de editor de texto que cria e l arquivos .rtf .jpg -> extenso de arquivos de imagens e fotos, muito usada na Internet. As imagens podem ser criadas a partir de aplicativos como Paint, ou a partir de dispositivos como scanner, mquinas fotogrficas digitais, etc.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 103

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

.gif -> uma extenso de arquivo de imagem grfica muito utilizada na Internet devido sua capacidade de compresso, ou seja, gera imagens de tamanho bem reduzido o que facilita sua aplicao em pginas web. .pdf -> extenso para documentos da Adobe, que tem a funo de preservar o formato de apresentao de um arquivo. A questo trata de um arquivo gerado por meio de um scanner para ser adicionado na web ento a resposta s pode ser a letra c: .jpg ou .gif que so extenses para arquivos de imagens. Gabarito: letra C. 16. (FGV/2006/SEFAZ-MS/ TCNICO DE TI/Q. 60) Observe as figuras I e II que mostram, respectivamente, as janelas pop-up e Opes da Internet, que podem ser visualizadas no browser Internet Explorer.

Para se definir um endereo eletrnico referente a um site que seja mostrado na tela do microcomputador, toda vez que o browser seja acionado, insere-se o endereo no espao Pgina inicial, indicado na janela da figura II. Essa janela mostrada na tela do microcomputador quando se escolhe Opes da Internet na janela pop-up, da figura I. A janela pop-up surge na tela quando se pressiona no menu "Arquivo/Editar/Exibir/Favoritos/Ferramentas/Ajuda" a seguinte opo:
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 104

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

(A) Exibir. (B) Editar. (C) Arquivo. (D) Favoritos. (E) Ferramentas. Comentrios No menu Ferramentas tm-se diversas opes como Opes da Internet... que possui configuraes do navegador como mostra a figura abaixo.

Gabarito: letra E. 17. (FGV/2006/SEFAZ-MS/ TCNICO DE TI/Q. 61) Um usurio do Internet Explorer est acessando o site da Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e pressionou simultaneamente as teclas <Ctrl> e P. O acionamento desse atalho de teclado far com que seja apresentada na tela uma caixa de dilogo para: (A) editar contedo da tela com Word. (B) pesquisar uma string no texto. (C) atualizar o contedo de tela. (D) adicionar o site a favoritos. (E) imprimir a pgina corrente. Comentrios CTRL+P o atalho utilizado para imprimir uma pgina web corrente no Internet Explorer como mostra a figura a seguir:

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

105

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Gabarito: letra E. 18. (FGV/2006/SEFAZ-MS/ TCNICO DE TI/Q. 63) Observe a figura abaixo, que se refere ao acesso realizado pelo browser Internet Explorer 6 BR por um usurio ao site da Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Esse usurio armazenou o endereo eletrnico do site em Favoritos.

No dia seguinte, precisando acessar o site novamente, ele deseja usar o endereo j armazenado. Para isso, deve escolher o site da Governo do Estado de Mato Grosso do Sul na janela que se abre, quando se pressiona o cone correspondente a Favoritos, mostrado na seguinte alternativa: a. b. c. d.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 106

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

e. Comentrios Item A. Pesquisar: facilita o processo de pesquisa de sites j acessados pelo usurio. Item errado. Item B. Messenger: permite acesso ao mensageiro instantneo. Item errado. Item C. Favoritos: um atalho para que sejam adicionados os sites mais utilizados pelo usurio, assim o mesmo no precisaria digitar o site toda vez que quisesse acesslos. Item certo. Item D: Atualizar: serve para atualizar as informaes da pgina, ou seja, atualiza as informaes que foram postadas recentemente, caso o usurio esteja h muito tempo na pgina. Item errado. Item E. Pgina Inicial: facilita o processo de voltar a pgina inicial configurada em seu navegador. Item errado. Gabarito: letra C. 19. (FGV/2006/POTIGS/AUXILIAR DE ESCRITRIO) Observe a figura a seguir a respeito do Internet Explorer:

Correlacione as colunas: 1 ( ) barra de endereos 2 ( ) barra de status 3 ( ) barra de rolagem 4 ( ) barra de menus 5 ( ) barra de botes padro A sequncia correta dos nmeros entre parnteses, de cima para baixo, : (A) 1, 2, 3, 4, 5
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 107

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

(B) 5, 1, 3, 2, 4 (C) 1, 4, 5, 2, 3 (D) 2, 4, 5, 1, 3 (E) 5, 4, 3, 2, 1 Comentrios Definimos a seguir os termos utilizados na questo: barra de endereos: local onde introduzida a URL da pgina desejada; barra de status: mostra o estado da pgina que est sendo visitada: se ela foi concluda, se contm erros, etc.; barra de rolagem: utilizada para rolar a pgina quando esta maior que a janela da tela; barra de menus: Contm vrias listagens de comandos do Internet Explorer barra de botes padro: Contm os comandos mais utilizados no Internet Explorer Atravs da correlao dos nmeros fica claro que a resposta letra E. Gabarito: letra E. 20. (FGV/2004/BESC/ASS. ADMINISTRATIVO) Avalie as afirmaes abaixo, a respeito do Internet Explorer 6: I. Histrico uma lista de sites ou pginas visitadas recentemente pelo usurio; II. impedir o armazenamento de cookies no seu computador, pode afetar o correto funcionamento de algumas pginas na internet, apesar de aumentar a sua privacidade; III. a barra de endereos deve ser preenchida com a URL da pgina que se deseja visitar. Esto corretas, SOMENTE: (A) I (B) I e II (C) I e III (D) II e III (E) I, II e III Comentrios Item I. Item certo. No IE6 (Internet Explorer 6) possvel armazenar as pginas web visitadas recentemente atravs do Histrico como mostra a figura.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

108

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

possvel tambm exibir os sites por data, site, mais visitados ou pela ordem da visita como mostra a figura seguinte.

Item II. Neste ponto, vale um complemento para vocs!! Os cookies so pequenos arquivos de texto, criados por um site para armazenar informaes no computador que o acessou, como quais pginas o usurio teve acesso, preferncias do site, armazenar informaes do usurio (ex.: nome, e-mail, endereo, telefone), detalhes da compra, etc. Em Opes da Internet na aba Privacidade possvel configurar o nvel de privacidade e com isso a manipulao de cookies pelo navegador como mostra a figura seguinte. possvel ainda configurar a manipulao de cookies manualmente.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

109

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Ao impedir armazenamento de cookies na mquina teremos maior privacidade, porm tal fato poder afetar a navegao, ao bloquear algumas funcionalidades do site. Item certo. Item III. A barra de endereos serve para colocar a URL da pgina que se deseja visitar. Item certo. Gabarito: letra E. 21. (FGV/2008/SEFAZ-RJ/FISCAL DE RENDAS) Uma rede de microcomputadores opera com base no padro Ethernet IEEE-802.3 e utiliza o protocolo CSMA/CD. No momento em que uma coliso detectada, as mquinas que esto transmitindo executam o seguinte procedimento: (A) aceleram o ritmo de transmisso. (B) param imediatamente de transmitir. (C) passam a transmitir em modo half-duplex. (D) retransmitem os frames que provocaram a coliso. (E) enviam pacotes de sincronismo para as demais mquinas.

Comentrios CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection). Maiores detalhes a seguir: O primeiro passo na transmisso de dados em uma rede Ethernet consiste em verificar se o cabo est livre. Isso feito pela placa de rede

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

110

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

e da o nome Carrier Sense (deteco de portadora). A transmisso s ser iniciada caso o cabo esteja livre. o CS (Escutar a Rede): os computadores que quiserem transmitir verificam se a rede est livre, se sim, transmitem, se no, esperam a rede liberar (pode ocorrer de vrios deles estarem esperando); O protocolo CSMA/CD no gera nenhum tipo de prioridade (da o nome Multiple Access, acesso mltiplo). o MA (Mltiplo Acesso): vrios computadores podem tentar acesso ao meio (cabos) simultaneamente, mas se isso acontecer causar uma coliso. Uma coliso uma espcie de exploso eltrica que acontece no meio fsico e sentida por todas as placas de rede (interfaces). o CD (Detectar Colises): quando ocorre uma coliso, todas as placas de rede sentem isso e param de transmitir, esperam um perodo de tempo aleatrio, e tentam a retransmisso.

Lembrete: numa rede de tecnologia Ethernet, vrios computadores podem acessar o meio (ou seja, tentar transmitir) como vrios alunos levantando a mo para perguntar algo ao professor porm, segundo esse exemplo, somente UMA ESTAO vai conseguir transmitir seus pacotes efetivamente na rede ETHERNET! Gabarito: letra B. 22. (FCC/2008/Polcia Civil de So Paulo/Investigador) Um endereo IP (Internet Protocol) formado por um conjunto de a)04 octetos b)08 octetos c)16 octetos d)32 octetos e)64 octetos Comentrios Em uma rede TCP/IP, cada placa de rede existente, em cada computador, identificada por um nmero, chamado endereo IP. Esse endereo IP consiste em conjuntos de 8 bits, chamados por isso de octetos. O padro mais utilizado atualmente o IPV4, onde trabalharemos com 4 conjuntos de 8 bits (4 octetos). O endereo IP (padro IPV4) possui 32 bits. Os octetos, quando representados, so separados por pontos. Veja abaixo dois exemplos de endereo IP:
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 111

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

00001010 . 00000000.00000000. 00000001 1 1 0 0 10 0 0 . 1 1 1 1 1 1 1 1 . 1 0 0 0 1 1 1 0 . 0 0 0 0 1 0 1 0 Na verdade, a forma mais usual de representao do endereo IP em nmeros decimais. Esta notao divide o endereo IP em quatro grupos de 8 bits (octeto) e representa o valor decimal de cada octeto binrio, separando-os por um ponto. Dessa forma, podemos transformar os endereos acima nos endereos seguintes, respectivamente: 10.0.0.1 200.255.142.10 Disso tudo, conclumos que o menor octeto possvel o 00000000, que igual a 0 em decimal, e que o maior octeto possvel 11111111, que igual a 255 em decimal. Ou seja, cada octeto pode ir de 0 a 255. Complementando, um computador pode receber seu endereo IP (e outros parmetros) de duas maneiras: Fixo: quando configurado manualmente para isso (por seu administrador); Dinmico: quando recebe esses parmetros automaticamente de um servidor apropriado (chamado servidor DHCP). A figura seguinte ilustra um exemplo de endereo IP, o 131.108.122.204.

Gabarito: letra A. 23. (FCC/2008/TCE-SP) A Internet uma rede mundial de telecomunicaes que conecta milhes de computadores em todo o mundo. Nesse sentido, considere: I. Nela, as redes podem operar estando ou no conectadas com outras redes e a operao no dependente de nenhuma entidade de controle centralizado.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

112

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

II. Qualquer computador conectado Internet pode se comunicar gratuitamente com outro tambm conectado Internet e usufruir os servios por ela prestado, tais como e-mail, Web, VoIP e transmisso de contedos de udio. III. A comunicao entre as redes locais e a Internet utiliza o protocolo NAT (Network Address Translation), que trata da traduo de endereos IPs no roteveis em um (ou mais) endereo rotevel. Est correto o que consta em: a) I, II e III; b) I e II, apenas; c) I e III, apenas; d) II e III, apenas; e) III, apenas. Comentrios Item I. A Internet pode ser definida como um conjunto de redes, em escala mundial, que permite a comunicao entre milhes de usurios. No existe controle centralizado da Internet. Item certo. Item II. Os computadores conectados Internet podem usufruir de uma grande gama de servios, como: troca de arquivos e de mensagens eletrnicas (e-mails), navegao em pginas, transmisso de contedos de udio, VoIP, Twitter, Wikis, etc. Item certo. Item III. NAT (Network Address Translation Traduo de Endereos de Rede) faz a traduo dos endereos IPs e portas TCPs da rede local para a Internet. O NAT surgiu como uma alternativa real para a soluo do problema de falta de endereos IPv4 na Internet. Para navegar na Internet um computador precisa de um IP vlido. Se cada computador de uma rede interna tivesse um IP vlido para Internet, no teramos endereos IPv4 suficientes para suprir toda a demanda de mquinas conectadas atualmente Internet. A criao do NAT veio como alternativa para solucionar o problema, ou at mesmo fornecer uma forma paliativa at a implementao do IPv6. Os endereos IPs so divididos em classes como mostra o quadro a seguir: Classe A B C D E Endereos 1.0.0.0 at 126.0.0.0 128.0.0.0 at 191.255.0.0 192.0.0.0 at 223.255.255.254 224.0.0.0 at 239.255.255.255 240.0.0.0 at 247.255.255.254

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

113

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Dos mais de 4 bilhes de endereos IPs disponveis, trs faixas so reservadas para redes privadas. Essas faixas no podem ser roteadas para fora da rede privada, ou seja, no podem se comunicar diretamente com a Internet. Dentro das classes A, B e C foram reservadas redes, definidas pela RFC 1918, que so conhecidas como endereos de rede privados, apresentadas a seguir: Endereo Faixa de IP 10.0.0.0/8 (10.0.0.0 10.255.255.255) 172.16.0.0/12 (172.16.0.0 172.31.255.255) 192.168.0.0/16 (192.168.0.0 192.168.255.255) O papel do NAT consiste em traduzir os endereos privados que no so vlidos na Internet para um endereo vlido, ou seja, que possa navegar na Internet. Contudo, como isso possvel? Como cinco computadores (com endereos privados diferentes: 192.168.0.10; 192.168.0.11; 192.168.0.12; 192.168.0.13; 192.168.0.14) de uma empresa conseguem navegar na Internet? Simples, quando um computador da rede interna tenta navegar na Internet, o NAT substitui o endereo interno do computador por um endereo vlido na Internet. Entretanto, e se todos os computadores forem conectados Internet? O NAT vai traduzir todos os endereos no vlidos por um endereo vlido. Como assim? Como possvel todos navegarem na Internet com o mesmo endereo? Alm do endereo de IP vlido para Internet tambm associada uma porta de comunicao para cada computador-cliente. Por exemplo, o computador 192.168.0.10 tenta acessar a Internet. O NAT substitui o endereo 192.168.0.10 por um endereo vlido na Internet, como: 189.107.79.139. No entanto, alm do nmero IP, tambm associada ao computador uma porta, como, por exemplo: 189.107.79.139:6555. O NAT mantm uma tabela interna onde fica registrado que a comunicao por meio da porta X est relacionada com o computador-cliente Y. Por exemplo, a tabela do NAT poderia ter o seguinte contedo: 189.107.79.139:6555 -> 192.168.0.10 189.107.79.139:6556 -> 192.168.0.11 189.107.79.139:6557 -> 192.168.0.12 189.107.79.139:6558 -> 192.168.0.13 189.107.79.139:6559 -> 192.168.0.14 Nota-se que todos os endereos da rede interna so traduzidos para o mesmo endereo externo, porm com um nmero diferente de porta para cada cliente da rede interna. Resumindo, o NAT tornou possvel que diversos computadores com endereos IPs no roteveis ou invlidos na Internet pudessem a ela se conectar por
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 114

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

intermdio de uma traduo desses endereos para um endereo vlido. Usando o NAT, voc pode compartilhar a conexo entre os diversos micros da rede local, permitindo que todos compartilhem o link de acesso Internet. Esse processo de traduo feito em tempo real, sem adicionar um volume considervel de latncia na conexo nem reduzir a velocidade desta, de forma que ele se tornou largamente utilizado. Item certo. Como esto certos os itens I, II e III, a resposta est na alternativa A. Gabarito: letra A. 24. (FCC/2007/CADEP) Um endereo IP, na verso 4, ser de classe A, se contiver no primeiro octeto qualquer valor decimal no intervalo de a)0 a 255 b)0 a 127 c)1 a 256 d)1 a 128 e)1 a 126 Comentrios Classe de Endereos A B C D E Gabarito: letra E. 25. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q41) As redes Ethernet IEEE.802.3 e Fast Ethernet so implementadas utilizando placas de comunicao que fornecem o endereo de 48 bits, semelhantes a FF-20-D3E8-9C-AB, utilizado no encaminhamento dos frames de dados, no processo da transmisso e recepo das mensagens. Esse endereo conhecido como endereo: (A) IP ou fsico. (B) IP ou lgico. (C) MAC ou fsico. (D) MAC ou lgico. (E) MAC ou booleano.

Faixa do 1 Octeto (decimal) 1 a 126 128 a 191 192 a 223 224 a 239 240 a 254

Objetivo

Exemplo

Grandes redes. Mdias redes. Pequenas redes. Multicasting. Reservado para uso futuro.

100.1.240.28 157.100.5.195 205.35.4.120

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

115

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Um endereo MAC Ethernet um valor binrio de 48 bits (6 bytes) expresso como 12 dgitos hexadecimais. Por exemplo: FF-20-D3-E8-9C-AB Nesse caso, os trs primeiros bytes (que esto representados pelos hexadecimais FF-20-D3) so destinados identificao do fabricante e o trs ltimos bytes (E8-9C-AB) referem-se a um valor exclusivo (cdigo do fornecedor ou nmero de srie) que fornecido pelo fabricante da placa de rede. Em linhas gerais, o MAC (Media Access Control) um endereo fsico que identifica a placa de rede. Cada placa de rede tem um endereo MAC nico, ou seja, no existem duas placas de rede com endereos MAC iguais. Gabarito: letra C. 26. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q42) Numa rede que utiliza o protocolo TCP/IP, existem algumas convenes para a atribuio dos endereos IP. Assim, 127.0.0.0 representa um endereo de: (A) multicast. (B) loopback. (C) broadcast. (D) acesso ao firewall. (E) roteamento padro. Comentrios Em uma rede IPv4, os hosts podem se comunicar atravs de um desses trs modos: Unicast => o processo de envio de um pacote de um host para um host individual. a transmisso de um pacote de dados simples, ponto-a-ponto, ou seja o envio de trfego de rede a um ponto de extremidade; Broadcast => o processo de envio de um pacote de um host para todos os hosts numa rede; Multicast => o processo de envio de um pacote de um host para um grupo de hosts selecionados. A transmisso multicast projetada para preservar a largura de banda da rede IPv4. Ela reduz o trfego permitindo que um host envie um nico pacote para um conjunto de hosts selecionados. Para alcanar mltiplos hosts de destino usando a comunicao unicast, um host de origem teria que enviar um pacote individual endereado para cada host de destino. Com o multicast, o host origem pode enviar um nico pacote que pode atingir milhares de hosts de destino. Alguns exemplos de transmisso multicast so: distribuio de vdeo e udio;
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 116

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

troca de informaes de roteamento por protocolos de roteamento; distribuio de software; feeds de notcias. Esses trs tipos de comunicao (unicast, broadcast, multicast) so usados para fins diferentes nas redes de dados. Em todos os trs casos, o endereo IPv4 do host de origem colocado no cabealho do pacote como sendo o endereo origem. Item a. Multicast, conforme visto, a transmisso de um pacote de dados para mltiplos destinos simultaneamente. O transmissor envia os pacotes de dados somente uma vez, ficando a cargo dos receptores captarem esta transmisso e reproduzi-la. Item errado. Item b. Loopback o endereo d prpria mquina, ou seja, refere-se localizao do sistema que est sendo utilizado. Trata-se de um endereo especial que os hosts usam para direcionar o trfego para si mesmos. Embora apenas um nico endereo 127.0.0.1 seja usado, os endereos no intervalo de 127.0.0.0 a 127.255.255.255 so reservados. Quaisquer endereos dentro desse intervalo executar o loopback dentro do host local. Nenhum endereo dentro desse intervalo deve aparecer em qualquer rede. atribudo o IP 127.0.0.1, por exemplo, no IPv4, para a interface de loopback. Sua finalidade permitir testes de aplicaes, comunicando com a prpria mquina e testar a interface da placa de rede. Item certo. Item c. Broadcast a transmisso de um pacote de dados para todos os pontos de uma rede. Item errado. Item d. Firewall uma barreira de proteo, que controla o trfego de dados entre um computador e a Internet, ou entre redes com necessidades de segurana distintas. Sua finalidade, portanto, dividir e controlar o acesso entre redes de computadores. Item errado. Item e. Rotear um pacote significa direcionar um pacote de dados a outra rede de computadores. Essa funo desempenhada por um equipamento chamado de roteador (router) que analisa os pacotes de dados pelo endereo de destino da mquina e escolhe a melhor rota para encaminh-los. Item errado. Gabarito: letra B. 27. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q43) A arquitetura Open Systems Interconnection OSI da ISO constitui uma referncia para o funcionamento das redes de computadores. No contexto desse modelo, a camada que se refere s especificaes de hardware denominada:
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 117

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

(A) rede. (B) fsica. (C) enlace. (D) aplicao. (E) transporte. Comentrios Item a. Na camada de rede (Camada 3) esto os equipamentos e protocolos responsveis por rotear os quadros (frames) entre a origem e destino. Item errado. Item b. A camada fsica (Camada 1) descreve os meios de transmisso e os equipamentos fsicos usados na transmisso dos sinais brutos (eltricos, luminosos, etc). Item certo. Item c. Na camada de enlace (Camada 2) so descritos os equipamentos e protocolos que podem tratar os dados brutos. Nessa camada os dados so organizados em quadros (frames), e ela permite o controle de fluxo, envio livre de erros e o reconhecimento dos dados recebidos de uma outra estao. Item errado. Item d. A camada de aplicao (Camada 7) faz interface entre a aplicao e o usurio. Nessa camada so descritos os protocolos que realizam as tarefas a que temos acesso, como e-mail, navegao web, bate-papo, transferncia de arquivos. Item errado. Item e. A camada de transporte (Camada 4) trata da comunicao entre origem e destino. Como ser a logstica da entrega dos pacotes. Item errado. Gabarito: letra B. 28. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q44) Para funcionamento normal, os servios e protocolos da camada de aplicao utilizam os protocolos TCP e UDP da camada de transporte. Nessa atividade, empregam portas conhecidas e identificadas por um nmero padronizado. Nesse sentido, as portas 23 e 160 so empregadas, respectivamente, pelos servio e protocolo da camada de aplicao: (A) DNS e SNMP. (B) DNS e SMTP. (C) TELNET e HTTP. (D) TELNET e SNMP. (E) TELNET e SMTP.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

118

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios DNS um protocolo utilizado para resoluo de nomes computadores e utiliza a porta 53. SNMP um protocolo de gerenciamento de redes. Utiliza porta TELNET um protocolo cliente-servidor usado para permitir entre computadores ligados numa rede. Utiliza a porta 23. HTTP um protocolo de comunicao de dados que permite a documentos de hipertexto por meio da rede. Utiliza a porta 80. Gabarito: letra D.

em redes de 161. a comunicao transmisso de

29. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q45) Para acessar a Internet, cada computador da rede deve ter o protocolo TCP/IP corretamente instalado e configurado, necessitando de um endereo IP vlido na Internet. Na realidade, no h endereos IP v4 suficientes. Para solucionar o problema, foi criada uma alternativa at que o IP v6 esteja em uso na maioria dos sistemas da Internet. Nessa alternativa, os computadores da rede interna utilizam os chamados endereos privados, que na prtica no so vlidos na Internet, ou seja, os pacotes que tenham, como origem ou como destino, um endereo na faixa dos endereos privados sero descartados pelos roteadores. As faixas de endereos privados so definidas na RFC 1597 e para as classes A, B e C so respectivamente, de 10.0.0.0 a 10.255.255.255, de 172.16.0.0 a 172.31.255.255 e de 192.168.0.0 a 192.168.255.255. Esse mecanismo conhecido pela sigla: (A) DHCP. (B) WINS. (C) SLIP. (D) DNS. (E) NAT. Comentrios Item A. O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), ou protocolo de Configurao Dinmica de Host um protocolo que fornece automaticamente os endereos IP aos computadores de uma rede. Item errado. Item b. WINS (Windows Internet Name Services) um servio de resoluo de nomes. A mquina cliente registra o seu nome NetBios (interface de programa que foi desenvolvida para permitir a comunicao entre mquinas) e o respectivo endereo IP. Com isso o WINS vai criando uma base de nomes NetBios e os respectivos endereos IP, podendo fornecer o servio de resoluo de nomes NetBios na rede. Item errado. Item c. SLIP (Serial Line Internet Protocol) o protocolo de comunicao serial para a Internet. Item errado.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 119

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Item d. DNS (Domain Name System) o servio utilizado para realizar a traduo dos nomes de domnios em endereos IP. Item errado. Item e. NAT (Network Address Translation) um servio que transforma um endereo invlido de uma mquina para um vlido na Internet. Item certo. Gabarito: letra E. 30. (FGV/2009/SEFAZ-RJ/Fiscal de rendas/Q.76) A Internet constitui o melhor exemplo de uma WAN operando por meio de uma infraestrutura baseada no emprego de endereos IPs para o roteamento dos pacotes de informaes. Por definio na RFC 1918, alguns endereos IP so reservados e no-roteveis externamente, sendo somente usados para redes internas, significando que nenhum computador conectado em rede local e usando qualquer uma das classes desses endereos reservados conseguir acessar a internet. A exceo ocorre se os microcomputadores estiverem em rede e usando NAT (RFC 1631 Network Address Translation). Para Intranets privadas, o Internet Assigned Numbers Authority (IANA) reservou a faixa de endereos de 10.0.0.0 a 10.255.255.255 para a classe A e a de 172.16.0.0 a 172.16.255.255 para a classe B. Assinale a alternativa que apresente a faixa de endereos reservada para a classe C. (A) de 128.192.0.0 a 128.192.255.255 (B) de 128.146.0.0 a 128.146.255.255 (C) de 184.191.0.0 a 184.191.255.255 (D) de 192.168.0.0 a 192.168.255.255 (E) de 198.162.0.0 a 198.162.255.255 Comentrios Embora a maioria dos endereos de host IPv4 sejam endereos pblicos designados para uso em redes que so acessveis pela Internet, h intervalos de endereos que so usados em redes que precisam acesso limitado ou nenhum acesso Internet. Esses endereos so chamados de endereos privados. Os intervalos de endereos privados so: de 10.0.0.0 a 10.255.255.255 (10.0.0.0 /8) de 172.16.0.0 a 172.31.255.255 (172.16.0.0 /12) de 192.168.0.0 a 192.168.255.255 (192.168.0.0 /16) Os intervalos de endereos de espao privado so reservados para uso em redes privadas. O uso desses endereos no precisa ser exclusivo entre redes externas. Hosts que no precisam de acesso Internet em geral podem fazer uso irrestrito de endereos privados. Contudo, as redes internas ainda devem
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 120

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

projetar esquemas de endereo para assegurar que os hosts em redes privadas usem endereos IP que so nicos dentro do seu ambiente de rede. A resposta correta a letra D de 192.168.0.0 a 192.168.255.255, porque so endereos privados reservados. Gabarito: letra D. 31. (FGV/2009/Ministrio da Educao/Processo Seletivo Simplificado/Administrador de Dados/Q28) As redes de microcomputadores implementadas para apoiar as atividades de negcio das empresas utilizam os padres Ethernet e Fast Ethernet, empregando hub e switch como equipamentos e cabo de par tranado UTP, alm de conectores padronizados internacionalmente. Nesse caso, por padronizao, os conectores utilizados na implementao dessas redes, so conhecidos pela sigla: (A) BNC. (B) USB. (C) RJ-45. (D) RJ-11. (E) RG-58. Comentrios Para criar uma LAN, precisamos selecionar os dispositivos apropriados para conectar o dispositivo final rede. Os dois dispositivos utilizados mais comuns so os hubs e os switches. **Hub Um hub recebe um sinal, e o envia para todas as portas. O uso de hubs cria um barramento lgico. Isso significa que a LAN utiliza meio fsico de multiacesso. As portas usam uma abordagem de largura de banda compartilhada e frequentemente reduzem o desempenho da LAN em razo de colises e recuperaes. Embora seja possvel interconectar mltiplos hubs, eles permanecem em um domnio de coliso simples ou nico. Os hubs so menos caros que os switches. Tipicamente, um hub escolhido como dispositivo intermedirio dentro de uma LAN muito pequena, em uma LAN que requer uma baixa taxa de transferncia ou quando a verba limitada. **Switch Um switch recebe um quadro e regenera cada bit do quadro para a porta de destino apropriada. Este dispositivo utilizado para segmentar uma rede em mltiplos domnios de coliso. Diferente do hub, o switch reduz as colises na
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 121

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

LAN. Cada porta do switch cria um domnio de coliso separado. Isso cria uma topologia lgica ponto-a-ponto para os dispositivos em cada porta. Um switch tambm oferece uma largura de banda dedicada em cada porta, o que pode aumentar o desempenho da LAN. Um switch de uma LAN tambm pode ser usado para interconectar segmentos de rede de diferentes velocidades. Em geral, so escolhidos switches para conectar dispositivos a uma LAN. Embora o switch seja mais caro que o hub, seu desempenho e confiabilidade superiores compensam o seu custo. Existem diversos switches disponveis, com uma variedade de caractersticas que permitem a conexo de mltiplos computadores em uma tpica configurao empresarial de LAN. Facilidade de Instalao A facilidade de instalao do cabo varia de acordo com os tipos de cabo e a arquitetura do edifcio. O acesso aos andares ou telhados, o tamanho fsico e propriedades do cabo, influenciam na facilidade com que um cabo pode ser instalado em diversos edifcios. Geralmente, os cabos so instalados nos eletrodutos dos edifcios. Conforme mostrado na figura, um eletroduto um invlucro ou tubo que envolve e protege o cabo. O eletroduto tambm mantm o cabo em ordem e facilita a sua passagem. O cabo UTP relativamente leve e flexvel e possui um dimetro pequeno, o que permite que ele caiba em espaos pequenos. Os conectores e tomadas RJ45 so relativamente fceis de instalar e so um padro para todos os dispositivos Ethernet. Gabarito: letra C. 32. (FGV/2009/Ministrio da Educao/Processo Seletivo Simplificado/Administrador de Dados/Q28) Os usurios de microcomputadores e notebooks ora enviam informaes para a Internet, como no caso do envio de arquivos para hospedagem em sites via FTP, ora baixam arquivos de atualizao ou mesmo filmes em formato FLV de sites especficos como o Youtube. Essas atividades caracterizam modalidades de processamento denominadas, respectivamente: (A) upsize e downsize. (B) upload e download. (C) pageup e pagedown. (D) overflow e underflow. (E) half duplex e full duplex. Comentrios Download o processo de transferir arquivos de um computador remoto (que pode estar prximo ou do outro lado do mundo) para o computador do usurio, atravs da rede.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 122

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Voc dever informar o local onde os arquivos sero armazenados no seu computador. Cuidado ao baixar arquivos desconhecidos: i. sempre executar o antivrus; ii. nunca executar programas ou arquivos baixados de e-mail de remetentes desconhecidos. O upload justamente o contrrio, pois permite a transferncia de arquivos do seu computador para um computador remoto na rede, utilizando qualquer protocolo de comunicaes. Gabarito: letra B. 33. (FGV/2008/Fiscal de Rendas SEFAZ-RJ) Cada vez mais a tecnologia wireless tem se tornado popular e sido mais utilizada em suporte transmisso de dados. Um dos padres tem as seguintes caractersticas: funciona na frequncia de 2,4 GHz; oferece uma velocidade de 54 Mbps; baseia-se na compatibilidade com os dispositivos 802.11b; emprega autenticao WEP esttica j aceitando outros tipos de autenticao como WPA (Wireless Protect Access) com criptografia dinmica (mtodo de criptografia TKIP e AES); apresenta os mesmos inconvenientes do padro 802.11b, que so as incompatibilidades com dispositivos de diferentes fabricantes e a alta interferncia tanto na transmisso como na recepo de sinais, porque funcionam a 2,4 GHz equivalentes aos telefones mveis; apresenta como vantagens o baixo preo dos seus dispositivos, a largura de banda gratuita bem como a disponibilidade gratuita em todo o mundo; tem sido bastante utilizado na comunicao com notebooks em redes sem fio em curtas distncias.

Esse padro conhecido como: (A) IEEE-802.11n. (B) IEEE-802.11a. (C) IEEE-802.11g. (D) IEEE-802.11j. (E) IEEE-802.11h. Comentrios A transmisso em uma rede no padro IEEE 802.11 feita atravs de ondas eletromagnticas, que se propagam pelo ar e podem cobrir reas na casa das centenas de metros.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 123

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Principais padres da famlia IEEE 802.11 (Wi-Fi): Padro Frequncia Velocidade Observao 802.11b 2,4 GHz 11 Mbps O padro mais antigo 802.11g 2,4 GHz (compatvel com 802.11b) 5 GHz 54 Mbps Atualmente, o mais usado.

802.11a

54 Mbps

Pouco usado no Brasil. Devido diferena de frequncia, equipamentos desse padro no conseguem se comunicar com os outros padres citados.

Utiliza tecnologia MIMO (multiple in/multiple out), frequncias de 2,4 GHz e 5 GHz (compatvel portanto com 802.11b e 802.11g e teoricamente com 802.11a) Gabarito: letra C.

802.11n

300 Mbps

Padro recente e que est fazendo grande sucesso.

34. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) Ao compartilhar pastas e impressoras entre computadores, evitando que pessoas no autorizadas possam acessar os arquivos pela Internet, pode-se montar a rede usando um firewall, baseado em hardware, por meio do dispositivo denominado: a) hub; b) switch; c) roteador; d) repetidor; e) cross-over.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

124

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Itens A, B e D. Hub, switch e repetidor no tm a capacidade de analisar o trfego no nvel de um firewall. Itens errados. Item C. O firewall um dos principais dispositivos de segurana, utilizado para atuar entre redes com necessidades de segurana distintas. Ele realiza a filtragem dos pacotes e, ento, bloqueia as transmisses no permitidas. Seu objetivo permitir somente a transmisso e a recepo de dados autorizados. Quando instalado em um hardware, ou seja, em uma mquina prpria para esse fim na rede, instalado no roteador, que o nico equipamento capaz de manter essa funo. Item certo. Item E. Por ltimo, a questo menciona o cross-over, que no se trata de um equipamento, e sim de um tipo de combinao de fios utilizada em cabeamentos. Um cabo de par tranado, com seus devidos conectores acoplados, tem uma forma correta de disposio dos fios, na qual, para cada fio, uma extremidade do cabo corresponde outra extremidade na mesma posio. Um cabo cross-over um cabo de par tranado que tem alguns de seus fios trocados em um dos conectores. Isso feito para que possamos ligar diretamente dois computadores, j que os cabos normais so utilizados para ligar o computador a outros equipamentos como hubs e switches. Gabarito: letra C. Guarde isso! Para ligar um computador a um hub ou switch, utilizamos um cabo normal. Para ligar diretamente dois computadores, temos que utilizar um cabo cross-over. 35. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q46) Para auxiliar o gerenciamento de TCP/IP, existem trs tipos de utilitrios TCP/IP. O primeiro, de conectividade, para uso quando se deseja interagir com recursos e us-los em uma srie de hosts Microsoft e que no sejam Microsoft, como sistemas UNIX; o segundo, de diagnstico, para detectar e resolver problemas de rede e o terceiro, um software de servidor TCP/IP que fornece servios de impresso e publicao para clientes Microsoft Windows que usam TCP/IP. O tipo e a funo do utilitrio PING so, respectivamente: (A) de diagnstico / exibe informaes sobre a sesso do protocolo TCP/IP. (B) de conectividade / verifica configuraes e testa a conectividade IP. (C) de diagnstico / verifica configuraes e testa a conectividade IP. (D) de conectividade / executa processos em computadores remotos. (E) de diagnstico / executa processos em computadores remotos.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

125

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Comentrios Ping um comando que usa o protocolo ICMP para testar a conectividade entre equipamentos em uma rede. Com certeza, o ping o comando mais utilizado no teste de redes. Com ele, poderemos saber se um pacote est chegando no seu destino ou no. Basta utilizar um nome ou endereo IP do host de destino para teste. Exemplo: Descobrir o endereo IP de um colega e realizar um ping para a mquina. Caso voc venha a ter problemas de comunicao, todas as pilhas TCP/IP, independente de qual sistema operacional, trazem o utilitrio ping para testar a conectividade entre dois hosts TCP/IP. Gabarito: letra C. 36. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q47) Um utilitrio TCP/IP permite rastrear a rota que um pacote segue at um destino e determina o caminho adotado at um destino, enviando mensagens de solicitao de eco do protocolo de mensagens de controle da Internet (ICMP) ou ICMPv6 para o destino, com valores cada vez maiores do campo Tempo de vida (TTL). O caminho exibido a lista de interfaces prximas dos roteadores no caminho entre um host de origem e um destino. A interface prxima a interface do roteador que est mais perto do host de envio no caminho. Esse utilitrio conhecido como: (A) netsh (B) route (C) netstat (D) ipconfig (E) traceroute Comentrios Item a. netsh um utilitrio de linha de comando e de script para componentes de rede de computadores locais ou remotos. Pode ser utilizada por um administrador para configurar e monitorar computadores com o Windows em um prompt de comando. Fonte: Microsoft TechNet Item b. O comando route manipula as tabelas de roteamento de rede. Item c. Netstat um comando que exibe estatsticas de protocolo e as conexes de rede TCP/IP atuais. Este comando fornece dados sobre a rede (Exibe estatsticas de protocolo e conexes de rede TCP/IP atuais). Item d. O comando ipconfig utilizado, em estaes Windows, para verificar as configuraes de rede, como: endereo de IP, mscara de sub-rede e gateway padro.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

126

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Item e. Traceroute um comando utilizado para determinar o caminho percorrido por um pacote de dados a um determinado computador. Mostra a rota que os pacotes percorrem entre o host origem e o host destino. No Windows esse comando chama-se tracert. Exemplos: tracert 10.40.55.12 Gabarito: letra E. Comandos em Redes TCP/IP que podem ser utilizados em ambientes Windows A seguir comentamos mais alguns comandos de rede, muito teis para testes e administrao do sistema. ipconfig O comando ipconfig mostra as configuraes de todos os nossos adaptadores de rede, no Windows Vista, Windows XP Professional, Windows NT, Windows 98, etc.

Arp Alm do endereo IP que atribumos a cada adaptador de rede, este j vem de fbrica com outro tipo de endereo fixo chamado endereo MAC (constitudo de 6 nmeros hexadecimais, entre 00h e FFh, separados por dois pontos. Exemplos: 08-00-5A-5C-55-55

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

127

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Os 3 primeiros nmeros identificam o fabricante e os 3 ltimos a placa de rede. Por exemplo: 08:00:5A representa a IBM. No mundo inteiro no existem duas placas de rede com o mesmo endereo MAC. O comando arp a mostra o endereo MAC das ltimas mquinas que se conectaram no nosso host. Isso nos permite controlar quem est estabelecendo comunicao conosco (inclusive clandestinamente). ______________________________ C:\WINDOWS>arp -a Interface: 192.168.171.45 on Interface 0x2000003 Endereo Internet Endereo fsico Tipo 192.168.171.30 00-40-f4-62-17-11 dinmico 37. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q48) Na implementao de uma rede de computadores, um dos fatores que influencia o desempenho o meio de transmisso utilizado. Nesse contexto, a fibra ptica tem sido bastante utilizada considerando suas inmeras vantagens, sendo a principal delas: (A) a baixa isolao eltrica; (B) a imunidade interferncia eletromagntica; (C) a elevada robustez da fibra nua a esforos de trao; (D) a facilidade de implementao em ligaes multiponto; (E) a alta banda passante na faixa de 10 GBps no tipo multimodo. Comentrios As fibras pticas possuem diversas vantagens como: perdas de transmisso baixa; capacidade para transportar grandes quantidades de informao; pequeno tamanho e peso; imunidade a interferncias eletromagnticas; isolao eltrica; segurana do sinal; matria-prima abundante. Gabarito: letra B. 38. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q52) Dentre as tecnologias de alta velocidade para redes de computadores, por padro, na ATM empregado a comutao de: (A) Byte. (B) Clula. (C) Pacote. (D) Circuito. (E) Mensagem. Comentrios

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

128

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

ATM (Asynchronous Transfer Mode) uma tecnologia de comunicao de dados de alta velocidade usada para interligar redes locais, metropolitanas e de longa distncia para aplicaes de dados, voz, udio, e vdeo. O ATM baseado na transmisso de pequenos pacotes de tamanho fixo e estrutura definida denominados clulas. Estas clulas so transmitidas atravs de conexes de circuitos virtuais estabelecidos, sendo sua entrega e comutao feitas pela rede baseado na informao de seu cabealho. Suporta alta carga de trfego podendo sem empregado em diferentes tipos de servios. Gabarito: letra B. 39. (FCC/2006/TRT-4. Regio/Analista Judicirio) No Windows XP: a) totalmente possvel compartilhar uma pasta com os usurios de um nico computador ou at mesmo de uma rede; b) no possvel a ativao do compartilhamento de impressoras por meio do Assistente de configurao de rede; c) no permitido o compartilhamento de pastas, mas sim a rplica de arquivos em cada computador da rede; d) somente possvel habilitar aos usurios de uma rede a consulta aos arquivos de uma pasta compartilhada; e) totalmente possvel compartilhar uma pasta com os usurios de um mesmo computador, mas no com os de uma rede. Comentrios Item A. No sistema operacional Windows, possvel compartilhar uma pasta entre os usurios de um nico computador e entre usurios de uma rede. Item certo. Item B. O compartilhamento de impressoras possvel de ser feito por meio da opo mencionada neste item. Item errado. Item C. O compartilhamento de pastas totalmente permitido! Item errado. Item D. Pode-se liberar at mesmo o acesso completo aos arquivos de uma pasta compartilhada, com direito realizao de modificaes no arquivo tambm. Item errado. Item E. A pasta pode ser compartilhada com os usurios de uma rede. Item errado. Gabarito: letra A. Consideraes Finais Chegamos ao final de nossa quarta aula do curso. No deixem de postar as dvidas em nosso frum. timos estudos, fiquem com DEUS e at a nossa prxima aula.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 129

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Profa Patrcia Lima Quinto|27/01/2012 Bibliografia QUINTO, PATRCIA LIMA. Notas de aula, 2011. QUINTO, PATRCIA LIMA. Informtica-FCC-Questes Comentadas e Organizadas por Assunto, Ed. Gen/Mtodo, 2. Edio, 2012. Novo! Manuais do Microsoft Office.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

130

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Lista de Questes Comentadas 1. (FGV/SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas/2010) O twitter definido como uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usurios o envio e a leitura de atualizaes pessoais de outros contatos utilizando a web e outros meios especficos em dispositivos portteis. As alternativas a seguir apresentam algumas caractersticas dessa tecnologia, exceo de uma. Assinale-a. a) Pode ser chamado de como o "SMS da Internet". b) Possibilita seguir pessoas entrando na pgina deles e clicando em "follow". c) Utiliza textos de at 140 caracteres conhecidos como "tweets". d) Emula o funcionamento do software "Outlook Express". e) Usa @usuariodapessoa no comeo da mensagem para envi-la especificamente a uma pessoa. 2. (FGV/CAERN - Agente Administrativo/2010) Ao visitar uma pgina do site da Caern Internet usando o Internet Explorer ou o Mozilla Firefox, s NO possvel ao usurio a) enviar o link por e-mail. b) aumentar o tamanho da fonte. c) envi-la por e-mail. d) salvar como texto. e) alterar o cdigo-fonte. 3. (FGV/CAERN - Agente Administrativo/2010) Observe a imagem abaixo, obtida com o navegador Internet Explorer:

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

131

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Caso o usurio deseje encontrar a logomarca da Caern, o caminho mais rpido seria clicar em a) Mapas. b) Mostrar opes.... c) Orkut. d) mais. e) Imagens. 4. (FGV - 2010 - CAERN - Agente Administrativo) No Internet Explorer, em sua configurao padro, para exibir uma pgina em tela cheia, o usurio deve apertar a tecla a) F8. b) F10. c) F12. d) F11. e) F9. 5. (FGV - 2010 - CAERN - Administrador) Observe a figura a seguir, que mostra uma tela do Internet Explorer exibindo o site de busca Google.

Ao se digitar no campo de pesquisa a expresso CONCURSOS PBLICOS e clicar no boto ESTOU COM SORTE , destacado na figura, o resultado produzido ser o seguinte: a) sero listadas apenas as pginas da Web de bancas de concursos pblicos encontradas pelo Google para a sua pesquisa. b) sero listadas apenas as pginas da Web que falam alguma coisa do concurso que voc est fazendo encontradas pelo Google para a sua pesquisa. c) sero listadas todas as pginas da Web no mundo que falam sobre concursos pblicos encontradas pelo Google para a sua pesquisa.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

132

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

d) voc automaticamente conduzido primeira pgina da Web encontrada pelo Google para a sua pesquisa. e) ser listada apenas a primeira pgina da Web encontrada pelo Google para a sua pesquisa. 6. (FGV - 2010 - CAERN - Administrador) O Internet Explorer um aplicativo da Microsoft que permite ao usurio navegar pela Internet. Este tipo de programa chamado de navegador ou browser. A janela do Internet Explorer tem o seguinte aspecto:

Com base nessa figura e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir: I. A tecla F5 reinicia o download de uma pgina, atualizando o seu contedo. II. O comando Parar, localizado no Menu Editar, interrompe o download da pgina. III. Ao pressionarmos as teclas CTRL+D, a pgina visitada automaticamente adicionada lista de favoritos. IV. Atravs de "Opes da Internet", no Menu Ferramentas possvel limpar o histrico e definir o nmero mximo de dias que cada endereo dever ficar armazenado. Assinale a) se apenas a afirmativa I estiver correta. b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas. 7. (ISAE/2011/PM-AM/Cabo Auxiliar de Enfermagem/Q18) Avalie as assertivas a seguir, referentes ao uso de navegadores e endereos da Web:
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br

133

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

I Internet Explorer e Firefox so exemplos de programas navegadores que podem ser utilizados para acessar contedo na Internet; II Dado o seguinte endereo de um stio na Internet: http://www.nome.org, podemos afirmar que a parte deste endereo que define o protocolo utilizado o www; III Os cookies so links para pginas que foram recentemente visitadas pelo usurio; O nmero de assertivas corretas igual a: (A) 0; (B) 1; (C) 2; (D) 3. 8. (FGV - 2010 - BADESC - Engenheiro) Um usurio da Internet est navegando por meio do browser Mozilla Firefox 3.6 e tem a possibilidade de usar cones ou atalhos de teclado nessa atividade. Assinale a alternativa que indique o atalho de teclado e seu significado correto. a) Ctrl + C / mostrar cdigo-fonte em nova janela. b) Ctrl + F / adicionar pgina a favoritos. c) Ctrl + E / exibir pgina em tela inteira. d) Ctrl + S / localizar string na pgina. e) Ctrl + T / abrir nova aba. 9. (FGV/2009/SEFAZ-RJ/Fiscal de Rendas/Q.74) Para acesso aos recursos da Internet, os browsers possibilitam o uso de endereos de sites na forma de mnemnicos, como, por exemplo, no portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro http://www.governo.rj.gov.br/, deixando para o sistema automatizado a tarefa de realizar as necessrias converses para os correspondentes endereos IPs. Esse recurso conhecido pela sigla: (A) ARP. (B) DNS. (C) ISP. (D) NAT. (E) NFS. 10. (FCC/2006/TRE-SP/Tcnico Administrativo) Considere as afirmativas: I. O acesso Internet feito atravs da conexo de um computador a um provedor de acesso, ou seja, uma empresa que prov acesso Internet aos seus clientes atravs da manuteno de uma infra-estrutura tecnolgica,
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 134

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

tanto de hardware quanto de software (linhas telefnicas, computadores, roteadores, pginas, e-mail e outros). II. World Wide Web ou "WWW" uma rede mundial de computadores que fornece informaes para quem se conecta Internet, atravs de um navegador (browser), que descarrega essas informaes (chamadas "documentos" ou "pginas") de servidores de internet (ou "sites") para a tela do computador do usurio. III. Intranet uma rede corporativa que se utiliza da mesma tecnologia e infra-estrutura de comunicao de dados da Internet, mas restrita a um mesmo espao fsico de uma empresa. Em relao Internet e Intranet, correto o consta APENAS em (A) I. (B) III. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III. 11. (FGV/2009/SEFAZ-RJ/Fiscal de Rendas/Q.75) Dentre os recursos atualmente disponveis no mbito da tecnologia da informao, a Extranet constitui um termo associado s facilidades de comunicao na busca do aumento da produtividade. Nesse sentido, a Extranet definida como: (A) uma parte da Intranet que fica disponvel troca de informaes com os funcionrios de uma organizao, mas inibe todo tipo de acesso ao ambiente externo por meio do firewall. (B) uma sub-rede sob sistema operacional Windows XP ou Linux que implementa recursos de VPN na sua segurana, mas libera acesso por meio do firewall. (C) uma parte da Intranet que fica disponvel na Internet para interao com clientes e fornecedores de uma organizao, mas com acesso autorizado, controlado e restrito. (D) uma sub-rede que disponibiliza uma maior quantidade de microcomputadores com acesso Internet por meio da utilizao do mecanismo NAT, mas restringe a intercomunicao com usurios indesejados organizao. (E) uma parte da Intranet que disponibiliza a comunicao com fornecedores e determinados clientes de uma organizao, mas inibe todo tipo de acesso ao ambiente interno por meio do firewall. 12. (FGV/2008/SEFAZ-RJ/Fiscal de Rendas) As redes modernas se tornaram indispensveis na maioria das arquiteturas de Tecnologia da Informao (TI), por permitirem alta conectividade e viabilizarem uma
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 135

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

ampla disseminao de informao. A respeito das redes de computadores, assinale a alternativa correta. (A) A Web um sistema com padres aceitos em algumas regies geogrficas com a finalidade especfica de armazenar informaes. (B) A extranet um exemplo de rede privada a uma nica organizao. (C) Uma rede remota (WAN) uma rede de curta distncia, que cobre uma rea geogrfica restrita. (D) Uma extranet uma rede virtual que permite que qualquer usurio externo se conecte Intranet principal da empresa. (E) Uma rede local (LAN) conecta computadores e outros dispositivos de processamento de informaes dentro de uma rea fsica limitada, como um escritrio. 13. (FGV/2008/SEFAZ-RJ/Fiscal de Rendas/Q. 72) Sobre o valor das redes de telecomunicaes, analise as afirmativas a seguir: I. A Internet pode auxiliar uma organizao a desenvolver novos produtos, fidelizar clientes, reduzir custos e ampliar receitas. II. As aplicaes de uma Intranet podem ser compartilhadas com clientes, fornecedores e parceiros, mas isso no pode ser feito com segurana. III. Recursos e aplicaes de sistemas de informao no podem ser integrados Intranet de uma organizao. Assinale: (A) se nenhuma afirmativa for correta. (B) se somente a afirmativa I for correta. (C) se somente a afirmativa II for correta. (D) se somente a afirmativa III for correta. (E) se todas as afirmativas forem corretas. 14. (FGV/2006/SEFAZ-MS/Fiscal de Rendas/Q. 58) Para acesso aos sites da Web, o navegador Internet Explorer emprega dois protocolos de comunicao que atuam nas camadas de aplicao e de transporte da arquitetura TCP/IP. Esses protocolos so conhecidos, respectivamente, por: (A) SMTP e IP. (B) HTTP e IP. (C) SMTP e TCP. (D) HTTP e TCP. (E) SMTP e UDP. 15. (FGV/2006/SEFAZ-MS/ TCNICO DE TI/Q. 58) Um usurio gerou a partir de uma imagem, por meio de um scanner, um arquivo que ser inserido em um cdigo HTML referente a uma pgina a ser hospedada em

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

136

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

um site na Internet. Esse arquivo ter, na formao de seu nome, uma das extenses: (A) .zip ou .rtf. (B) .rtf ou .jpg. (C) .jpg ou .gif. (D) .gif ou .pdf. (E) .pdf ou .zip. 16. (FGV/2006/SEFAZ-MS/ TCNICO DE TI/Q. 60) Observe as figuras I e II que mostram, respectivamente, as janelas pop-up e Opes da Internet, que podem ser visualizadas no browser Internet Explorer.

Para se definir um endereo eletrnico referente a um site que seja mostrado na tela do microcomputador, toda vez que o browser seja acionado, insere-se o endereo no espao Pgina inicial, indicado na janela da figura II. Essa janela mostrada na tela do microcomputador quando se escolhe Opes da Internet na janela pop-up, da figura I. A janela pop-up surge na tela quando se pressiona no menu "Arquivo/Editar/Exibir/Favoritos/Ferramentas/Ajuda" a seguinte opo: (A) Exibir. (B) Editar. (C) Arquivo. (D) Favoritos.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 137

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

(E) Ferramentas. 17. (FGV/2006/SEFAZ-MS/ TCNICO DE TI/Q. 61) Um usurio do Internet Explorer est acessando o site da Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e pressionou simultaneamente as teclas <Ctrl> e P. O acionamento desse atalho de teclado far com que seja apresentada na tela uma caixa de dilogo para: (A) editar contedo da tela com Word. (B) pesquisar uma string no texto. (C) atualizar o contedo de tela. (D) adicionar o site a favoritos. (E) imprimir a pgina corrente. 18. (FGV/2006/SEFAZ-MS/ TCNICO DE TI/Q. 63) Observe a figura abaixo, que se refere ao acesso realizado pelo browser Internet Explorer 6 BR por um usurio ao site da Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Esse usurio armazenou o endereo eletrnico do site em Favoritos.

No dia seguinte, precisando acessar o site novamente, ele deseja usar o endereo j armazenado. Para isso, deve escolher o site da Governo do Estado de Mato Grosso do Sul na janela que se abre, quando se pressiona o cone correspondente a Favoritos, mostrado na seguinte alternativa: a. b.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 138

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

c. d. e. 19. (FGV/2006/POTIGS/AUXILIAR DE ESCRITRIO) Observe a figura a seguir a respeito do Internet Explorer:

Correlacione as colunas: 1 ( ) barra de endereos 2 ( ) barra de status 3 ( ) barra de rolagem 4 ( ) barra de menus 5 ( ) barra de botes padro A sequncia correta dos nmeros entre parnteses, de cima para baixo, : (A) 1, 2, 3, 4, 5 (B) 5, 1, 3, 2, 4 (C) 1, 4, 5, 2, 3 (D) 2, 4, 5, 1, 3 (E) 5, 4, 3, 2, 1 20. (FGV/2004/BESC/ASS. ADMINISTRATIVO) Avalie as afirmaes abaixo, a respeito do Internet Explorer 6: I. Histrico uma lista de sites ou pginas visitadas recentemente pelo usurio; II. impedir o armazenamento de cookies no seu computador, pode afetar o correto funcionamento de algumas pginas na internet, apesar de aumentar a sua privacidade;
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 139

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

III. a barra de endereos deve ser preenchida com a URL da pgina que se deseja visitar. Esto corretas, SOMENTE: (A) I (B) I e II (C) I e III (D) II e III (E) I, II e III 21. (FGV/2008/SEFAZ-RJ/FISCAL DE RENDAS) Uma rede de microcomputadores opera com base no padro Ethernet IEEE-802.3 e utiliza o protocolo CSMA/CD. No momento em que uma coliso detectada, as mquinas que esto transmitindo executam o seguinte procedimento: (A) aceleram o ritmo de transmisso. (B) param imediatamente de transmitir. (C) passam a transmitir em modo half-duplex. (D) retransmitem os frames que provocaram a coliso. (E) enviam pacotes de sincronismo para as demais mquinas. 22. (FCC/2008/Polcia Civil de So Paulo/Investigador) Um endereo IP (Internet Protocol) formado por um conjunto de a)04 octetos b)08 octetos c)16 octetos d)32 octetos e)64 octetos 23. (FCC/2008/TCE-SP) A Internet uma rede mundial de telecomunicaes que conecta milhes de computadores em todo o mundo. Nesse sentido, considere: I. Nela, as redes podem operar estando ou no conectadas com outras redes e a operao no dependente de nenhuma entidade de controle centralizado. II. Qualquer computador conectado Internet pode se comunicar gratuitamente com outro tambm conectado Internet e usufruir os servios por ela prestado, tais como e-mail, Web, VoIP e transmisso de contedos de udio. III. A comunicao entre as redes locais e a Internet utiliza o protocolo NAT (Network Address Translation), que trata da traduo de endereos IPs no roteveis em um (ou mais) endereo rotevel. Est correto o que consta em: a) I, II e III;
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 140

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

b) I e II, apenas; c) I e III, apenas; d) II e III, apenas; e) III, apenas. 24. (FCC/2007/CADEP) Um endereo IP, na verso 4, ser de classe A, se contiver no primeiro octeto qualquer valor decimal no intervalo de a)0 a 255 b)0 a 127 c)1 a 256 d)1 a 128 e)1 a 126 25. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q41) As redes Ethernet IEEE.802.3 e Fast Ethernet so implementadas utilizando placas de comunicao que fornecem o endereo de 48 bits, semelhantes a FF-20-D3E8-9C-AB, utilizado no encaminhamento dos frames de dados, no processo da transmisso e recepo das mensagens. Esse endereo conhecido como endereo: (A) IP ou fsico. (B) IP ou lgico. (C) MAC ou fsico. (D) MAC ou lgico. (E) MAC ou booleano. 26. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q42) Numa rede que utiliza o protocolo TCP/IP, existem algumas convenes para a atribuio dos endereos IP. Assim, 127.0.0.0 representa um endereo de: (A) multicast. (B) loopback. (C) broadcast. (D) acesso ao firewall. (E) roteamento padro. 27. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q43) A arquitetura Open Systems Interconnection OSI da ISO constitui uma referncia para o funcionamento das redes de computadores. No contexto desse modelo, a camada que se refere s especificaes de hardware denominada: (A) rede. (B) fsica. (C) enlace. (D) aplicao.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 141

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

(E) transporte. 28. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q44) Para funcionamento normal, os servios e protocolos da camada de aplicao utilizam os protocolos TCP e UDP da camada de transporte. Nessa atividade, empregam portas conhecidas e identificadas por um nmero padronizado. Nesse sentido, as portas 23 e 160 so empregadas, respectivamente, pelos servio e protocolo da camada de aplicao: (A) DNS e SNMP. (B) DNS e SMTP. (C) TELNET e HTTP. (D) TELNET e SNMP. (E) TELNET e SMTP. 29. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q45) Para acessar a Internet, cada computador da rede deve ter o protocolo TCP/IP corretamente instalado e configurado, necessitando de um endereo IP vlido na Internet. Na realidade, no h endereos IP v4 suficientes. Para solucionar o problema, foi criada uma alternativa at que o IP v6 esteja em uso na maioria dos sistemas da Internet. Nessa alternativa, os computadores da rede interna utilizam os chamados endereos privados, que na prtica no so vlidos na Internet, ou seja, os pacotes que tenham, como origem ou como destino, um endereo na faixa dos endereos privados sero descartados pelos roteadores. As faixas de endereos privados so definidas na RFC 1597 e para as classes A, B e C so respectivamente, de 10.0.0.0 a 10.255.255.255, de 172.16.0.0 a 172.31.255.255 e de 192.168.0.0 a 192.168.255.255. Esse mecanismo conhecido pela sigla: (A) DHCP. (B) WINS. (C) SLIP. (D) DNS. (E) NAT. 30. (FGV/2009/SEFAZ-RJ/Fiscal de rendas/Q.76) A Internet constitui o melhor exemplo de uma WAN operando por meio de uma infraestrutura baseada no emprego de endereos IPs para o roteamento dos pacotes de informaes. Por definio na RFC 1918, alguns endereos IP so reservados e no-roteveis externamente, sendo somente usados para redes internas, significando que nenhum computador conectado em rede local e usando qualquer uma das classes desses endereos reservados conseguir acessar a internet. A exceo ocorre se os microcomputadores
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 142

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

estiverem em rede e usando NAT (RFC 1631 Network Address Translation). Para Intranets privadas, o Internet Assigned Numbers Authority (IANA) reservou a faixa de endereos de 10.0.0.0 a 10.255.255.255 para a classe A e a de 172.16.0.0 a 172.16.255.255 para a classe B. Assinale a alternativa que apresente a faixa de endereos reservada para a classe C. (A) de 128.192.0.0 a 128.192.255.255 (B) de 128.146.0.0 a 128.146.255.255 (C) de 184.191.0.0 a 184.191.255.255 (D) de 192.168.0.0 a 192.168.255.255 (E) de 198.162.0.0 a 198.162.255.255 31. (FGV/2009/Ministrio da Educao/Processo Seletivo Simplificado/Administrador de Dados/Q28) As redes de microcomputadores implementadas para apoiar as atividades de negcio das empresas utilizam os padres Ethernet e Fast Ethernet, empregando hub e switch como equipamentos e cabo de par tranado UTP, alm de conectores padronizados internacionalmente. Nesse caso, por padronizao, os conectores utilizados na implementao dessas redes, so conhecidos pela sigla: (A) BNC. (B) USB. (C) RJ-45. (D) RJ-11. (E) RG-58. 32. (FGV/2009/Ministrio da Educao/Processo Seletivo Simplificado/Administrador de Dados/Q28) Os usurios de microcomputadores e notebooks ora enviam informaes para a Internet, como no caso do envio de arquivos para hospedagem em sites via FTP, ora baixam arquivos de atualizao ou mesmo filmes em formato FLV de sites especficos como o Youtube. Essas atividades caracterizam modalidades de processamento denominadas, respectivamente: (A) upsize e downsize. (B) upload e download. (C) pageup e pagedown. (D) overflow e underflow. (E) half duplex e full duplex.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

143

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

33. (FGV/2008/Fiscal de Rendas SEFAZ-RJ) Cada vez mais a tecnologia wireless tem se tornado popular e sido mais utilizada em suporte transmisso de dados. Um dos padres tem as seguintes caractersticas: funciona na frequncia de 2,4 GHz; oferece uma velocidade de 54 Mbps; baseia-se na compatibilidade com os dispositivos 802.11b; emprega autenticao WEP esttica j aceitando outros tipos de autenticao como WPA (Wireless Protect Access) com criptografia dinmica (mtodo de criptografia TKIP e AES); apresenta os mesmos inconvenientes do padro 802.11b, que so as incompatibilidades com dispositivos de diferentes fabricantes e a alta interferncia tanto na transmisso como na recepo de sinais, porque funcionam a 2,4 GHz equivalentes aos telefones mveis; apresenta como vantagens o baixo preo dos seus dispositivos, a largura de banda gratuita bem como a disponibilidade gratuita em todo o mundo; tem sido bastante utilizado na comunicao com notebooks em redes sem fio em curtas distncias.

Esse padro conhecido como: (A) IEEE-802.11n. (B) IEEE-802.11a. (C) IEEE-802.11g. (D) IEEE-802.11j. (E) IEEE-802.11h. 34. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio) Ao compartilhar pastas e impressoras entre computadores, evitando que pessoas no autorizadas possam acessar os arquivos pela Internet, pode-se montar a rede usando um firewall, baseado em hardware, por meio do dispositivo denominado: a) hub; b) switch; c) roteador; d) repetidor; e) cross-over. 35. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q46) Para auxiliar o gerenciamento de TCP/IP, existem trs tipos de utilitrios TCP/IP. O primeiro, de conectividade, para uso quando se deseja interagir com recursos e us-los em uma srie de hosts Microsoft e que no sejam
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 144

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

Microsoft, como sistemas UNIX; o segundo, de diagnstico, para detectar e resolver problemas de rede e o terceiro, um software de servidor TCP/IP que fornece servios de impresso e publicao para clientes Microsoft Windows que usam TCP/IP. O tipo e a funo do utilitrio PING so, respectivamente: (A) de diagnstico / exibe informaes sobre a sesso do protocolo TCP/IP. (B) de conectividade / verifica configuraes e testa a conectividade IP. (C) de diagnstico / verifica configuraes e testa a conectividade IP. (D) de conectividade / executa processos em computadores remotos. (E) de diagnstico / executa processos em computadores remotos. 36. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q47) Um utilitrio TCP/IP permite rastrear a rota que um pacote segue at um destino e determina o caminho adotado at um destino, enviando mensagens de solicitao de eco do protocolo de mensagens de controle da Internet (ICMP) ou ICMPv6 para o destino, com valores cada vez maiores do campo Tempo de vida (TTL). O caminho exibido a lista de interfaces prximas dos roteadores no caminho entre um host de origem e um destino. A interface prxima a interface do roteador que est mais perto do host de envio no caminho. Esse utilitrio conhecido como: (A) netsh (B) route (C) netstat (D) ipconfig (E) traceroute 37. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q48) Na implementao de uma rede de computadores, um dos fatores que influencia o desempenho o meio de transmisso utilizado. Nesse contexto, a fibra ptica tem sido bastante utilizada considerando suas inmeras vantagens, sendo a principal delas: (A) a baixa isolao eltrica; (B) a imunidade interferncia eletromagntica; (C) a elevada robustez da fibra nua a esforos de trao; (D) a facilidade de implementao em ligaes multiponto; (E) a alta banda passante na faixa de 10 GBps no tipo multimodo. 38. (FGV/2009/PSS/Gerente de Segurana/Q52) Dentre as tecnologias de alta velocidade para redes de computadores, por padro, na ATM empregado a comutao de: (A) Byte. (B) Clula. (C) Pacote. (D) Circuito. (E) Mensagem.
Profa. Patrcia Lima Quinto www.pontodosconcursos.com.br 145

NOES DE INFORMTICA (TEORIA E EXERCCIOS) P/ SENADO FEDERAL PROFa. PATRCIA LIMA QUINTO

39. (FCC/2006/TRT-4. Regio/Analista Judicirio) No Windows XP: a) totalmente possvel compartilhar uma pasta com os usurios de um nico computador ou at mesmo de uma rede; b) no possvel a ativao do compartilhamento de impressoras por meio do Assistente de configurao de rede; c) no permitido o compartilhamento de pastas, mas sim a rplica de arquivos em cada computador da rede; d) somente possvel habilitar aos usurios de uma rede a consulta aos arquivos de uma pasta compartilhada; e) totalmente possvel compartilhar uma pasta com os usurios de um mesmo computador, mas no com os de uma rede.

Gabarito 1. Letra D. 2. Letra E. 3. Letra E. 4. Letra D. 5. Letra D. 6. Letra D. 7. Letra B. 8. Letra E 9. Letra B. 10. Letra C. 11. Letra C. 12. Letra E. 13. Letra B. 14. Letra D. 15. Letra C. 16. Letra E. 17. Letra E. 18. Letra C. 19. Letra E. 20. Letra E. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. Letra Letra Letra Letra Letra Letra Letra Letra Letra Letra Letra Letra Letra Letra Letra Letra Letra Letra Letra B. A. A. E. C. B. B. D. E. D. C. B. C. C. C. E. B. C. A.

Profa. Patrcia Lima Quinto

www.pontodosconcursos.com.br

146

You might also like