You are on page 1of 11

So muito poucos os autores que do definio de seita satnica, principalmente por que tais grupos apresentam uma diversidade

de estilos. Devemos ser justos ao precisar que muitos autores partem da conotao de satanismo para logo tentar definir, a partir e caractersticas determinadas, as seitas satnicas. Alguns autores apontam como seitas satnicas a todo esse "conjunto de cincias, semicincias, feitiarias, ocultismo e prticas tenebrosas, que tm como centro a suposio de que o demnio um ser poderoso ao que se deve render culto, porque ele pode nos dar bem-estar, riqueza e sade". Outros apontam que o perigo que para muitos jovens o grupo satnico aparece como libertador, antes de tudo libertador da moral, das convenes sociais e dos cdigos repressivos. Nos grupos, a prticas de desordens sexuais e de ritos repugnantes (esquartejar animais, beber seu sangue, etc.) produz uma libertao das proibies aprendidas na infncia. Qui a definio mais exata seja que a seita satnica um grupo minoritrio de pessoas reunidas premeditadamente com o objetivo de adorar ao demnio, como um ser com poderes sobrenaturais capazes de intervir no mundo. Seus integrantes costumam ser principalmente pessoas com transtornos psicol gicos e uma profunda rejeio frente a todas as instituies sociais estabelecidas, famlia, igreja, estado, etc. As reunies destas seitas se caracterizam pela realizao de ritos que no so mais que pardias do rito cristo, preferentemente do Catlico ou do Ortodoxo. Estes eventos tm significados ou utilidade de iniciao, dignidade, provas, rogativas ou festivos. Tambm as seitas so para muitos a evaso perfeita da responsabilidade pessoal ante determinadas aes. Como elementos comuns podemos apontar que estejam conformadas por poucos membros, a intolerncia, a oposio nas esferas social-poltica e religiosa. Como caractersticas privativas delas podemos mencionar a adorao em culto a satans, " a inverso da ordem sagrada ortodoxa", ensinamento esotrico, "a trindade demonaca (a Besta, o Anti-Cristo, o Falso Profeta)" e a alterao de oraes e credos cristos. Quais so as seitas? Em primeiro lugar da classificao indicamos as "Seitas Luciferinas" que acreditam que Lcifer foi tratado injustamente pelo cristianismo, j que ele o smbolo do conhecimento e a sabedoria sendo portanto a verdadeira luz, buscam o poder, o dinheiro e as influncias. Uma de suas principais caractersticas o segredo de suas atividades. Seu rito central a missa negra ou vermelha e costumam ter uma forma anarquista de ver a vida. Em segundo lugar esto as seitas Satanistas conformadas por indivduos de nvel intelectual mdio-alto, normalmente profissionais ou empregados de mandos meio conhecedores de diferentes matrias esotricas sendo "seu forte" tudo o que tenha relao com a astrologia e a magia.

Apresentam uma estratificao particular baseada no nvel de "dignidade" ou compromisso de seus membros. No costumam ser confrontantes, no se reconhecem a si mesmos como integrantes de uma seita, mas de uma religio que foi incompreendida e perseguida pelos cristos. Pertencem a este nvel de classificao seitas como "A Igreja de Sat", "O Templo de Set", entre outras. Em terceiro lugar da classificao indicamos aos "Adoradores de Set" ou "Amigos de Lcifer" que podem, e de fato tm sido , vistos como as mais perigosas. So constantemente relacionados com seqestros, abusos sexuais, induo a suicdios e inclusive a homicdios. So caractersticas delas mostras de "fidelidade e dignidade" como o seqestro de cadveres, beber sangue, a exposio sexual e atos to aberrantes como a necrofagia e a necrofilia. Mais uma vez devemos enfatizar ao apontar que esta classificao pode ser considerada como vlida mas sob nenhuma perspectivas como absoluta j que em algumas seitas satnicas se do ou podem chegar a dar-se, a mistura de caractersticas de um ou outro grupo e inclusive a gerar em seu interior uma nova variante. Sua Existncia Para falar das causas da existncia das seitas satnicas, devemos partir, que desde sempre o homem se sentiu fascinado pelo misterioso, maravilhado pelo sobrenatural, inclinado magia por meio da qual espera encontrar respostas a seus questionamentos ou a satisfao de suas carncias. Igualmente podemos apontar que, se as seitas satnicas existem, deve-se em grande parte ao mal uso que o homem tem feito de sua liberdade, a que tem encaminhado na busca de experincias mgicas que em curto prazo se transformam em experincias daninhas que o conduzem ao afastamento de Deus, dos homens, da Igreja e, consequentemente, da realidade. Como estas e outras possveis causas podem "somar e seguir", entretanto optamos por nos referirmos tambm, no somente a aquelas causas de ndole existencial individual, mas tambm a aquelas do mbito social; para isso consideramos tratar de cinco fatores chaves para o surgimento e proliferao destes grupos. Os fatores s o o poltico, desemprego, violncia urbana, marginalidade e desagregao familiar, esta escolha no deve conduzir nem reduzir nosso pensamento exclusivamente a esses fatores posto que sem dvida existem muitos outros possveis elementos ou fatores causadores de que estes grupos sejam uma realidade. Perfil psicolgico O perfil psicolgico dos membros de uma seita costuma ser geralmente os mesmos como so a total rebeldia, a morbidez e as experincias extremas. Um lar relativista e principalmente anti-religioso so o 'caldo de cultivo' para que os valores e a promoo pessoal v decaindo, chegando inclusive a no ter importncia nada mais que o viver o momento.

Isto tem conduzido concepo de que tudo relativo, que a vida um passar com um sentido puramente transitrio. O que antes era 'as diverses de fim de semana' passou a ser um sistema de vida onde deve-se viver a maior quantidade de emoes no menor prazo possvel, porque a vida pode se acabar em qualquer instante. Entretanto, esta posio exterior, a que muitas vezes no responde interior. Interiormente o indivduo pede um respaldo, uma ajuda ou uma companhia, esteja presente um forte dficit emocional, o sem sentido da vida que os rodeia no mais que o produto da ausncia das pessoas que so parte importante de suas vidas daqueles que os protegem frente aos acontecimentos adversos. Suas personalidades enormemente inseguras os faz estar espera de algo que os confirme, j no importa em qu, mas que o faa. Sentem que os calos normais h no so suficientes pelo que necessrio descobrir algum tipo de poder superior que consiga 'despertar esta sociedade tonteada por si mesma e afogada em seu prprio ser', So freqentes nestas pessoas a depresso, o consumo de lcool e drogas, elementos que levam a um estado de esquizofrenia ou parania. necessrio assinalar que o perigo destas patologias tornar-se evidentes somente em um estado avanado, pois sua deteco no fcil primeira vista. De igual modo os sintomas prprios delas podem passas despercebidos chegando a ser considerado, muito comum entre as pessoas, o sujeito como um indivduo norma e em seus seguidores como um 'iluminado'. O que diz a Igreja A resposta da Igreja Catlica , em relao ao demnio, suas aes e suas manifestaes tem sido atravs da histria da humanidade muito enftica. Dentro da atitude da Igreja Catlica frente ao satanismo se fazem necessrias e imprescindveis o reconhecimento da existncia do fenmeno. No se pode continuar pensando que no se d o fenmeno em nossas sociedades ou comunidades: existem grupos organizados, inclusive com estruturas de carter internacional, ou grupos que tm influncia deles. Tambm tem que existir um conhecimento do fenmeno. Deve haver algum que o estude e possa dar informaes convenientes e srias aos agentes pastorais, assim como aos membros das comunidades. Esse conhecimentos no pode ser uma simples informao, mas que deva concluir em uma tomada de posio desde a f; isso levar em quem realiza a investigao, como em quem se serve dela, uma profisso de f na ao pascal da Igreja. Tambm requerem-se duas coisas: a primeira que a informao que se oferea s pessoas v tambm acompanhada da postura da Igreja e de ensinamentos doutrinais muitos claros e seguros; em segundo lugar, que quem faz a investigao tenha maturidade espiritual, humana e psquica necessria, para evitar fracassos ou problemas subseqentes.

Com uma conscincia missionria e com sentido de compromisso evangelizador, a Igreja tem que ir ao encontro dos mais frgeis, para oferecer-lhes a fortaleza da graa de Deus e a claridade da luz de Cristo. Isto exigem no somente acudir a eles, mas tambm acompanh-los com sentido pastoral e de maneira contnua. Assim mesmo implicar, com s imaginao pastoral, dar-lhes novos caminhos (os da palavra de Deus) e esperana de crescimento, convidando-os a que sua deciso seja tambm clara por partes deles e assim se arrisquem a seguir Jesus. Uma das aes que a Igreja dever fortalecer nos prximos tempos a de aprofundar na catequese das crianas, adolescentes e jovens. Catequese contnua, catequese profunda: um convite a assumir a prpria responsabilidade da f. Catequese capilar para que penetre em todos e em todo o ser humano: que o faa vibrar com a palavra de Deus e o conduza a uma opo fundamental por Cristo. Uma pastoral juvenil adequada e que responda aos desafios do momento. Uma profunda ao evangelizadora que far dos jovens melhores e mais seguros seguidores de Cristo, lhes permitir conhecer os inimigos que tm a seu redor e tomar posturas frente a eles desde uma opo de f. Deve-se anunciar a tempo e a destempo, valendo-se de todos os meios de que dispomos. Assim anunciaremos a fora salvadora do Cordeiro vencedor do demnio. Nosso tempo A cultura atual se v marcada por fatos que lamentavelmente a afastam da esfera das crenas. J, tanto nossa sociedade, como nossa cultura, no tm a religio por centro unificador, mas seu centro localiza-se no homem e no que este pode conseguir por si mesmo, exercitando unicamente sua razo. Este e outros motivos tem ajudado proliferao das seitas, posto que o indivduo sente a necessidade de algo que responda seus questionamentos mais profundos; assim como produto desta busca que aparecem novos movimentos religiosos ou pseudoreligioes. So caractersticos deste momento movimentos espirituais -esotricos tais como o da Nova Era. um fato inegvel destes tempos a subjetividade e o relativismo que envolvem decises humanas, mas ao mesmo tempo o desejo desta humanidade de transformar a realidade social e individual, respondendo questes que o inquietam, despertando questionamentos; em sntese buscando a melhor maneira de adequar a posio de homens de f situao cultural reinante, a qual tem como grande influncia o avano das cincias e da tcnica. Cada acontecimentos desta cultura 'moderna' pode conduzir a passos gigantescos total ruptura entre f-cincia, entretanto, hoje contemplamos o como tornam-se cada vez mais presente facilidades para o dilogo entre a cultura e a Igreja. Existe a tomada de conscincia desta necessidade; falta qui a adequao aos novos tempos, no somente da Igreja, mas tambm do homem como indivduo imerso em uma sociedade que dia a dia tem menos tempo para a reflexo e a busca do princpio primeiro e fundamental de nossa humanidade.

Falar de satans no fcil mesmo quando o encontramos presente no instante de nossa criao; assim como em nossa cultura, para alguns moderna para outros ps moderna, enfrentamos a indiferena, o medo ou a negao da existncia deste ser criado e cado. A Igreja desde sempre reconheceu e afirmou a existncia de satans como criatura de Deus; isto, entretanto, tem sido objeto de controvrsias no interior dela. Foram muitos os telogos que trabalharam sobre o demnio, mas ainda sim, no podemos afirmar certamente se todos e cada um deles reconhecem e afirmam a existncia de satans com criatura. A seguinte lista uma sntese das principais seitas que funcionam na Amrica Latina. importante que os pais com os filhos adolescentes conheam a origem e as caractersticas de alguns grupos totalitrios. No so os nicos. Lembremos que na regio funcionam grupos sectrios sumamente destrutivos e outros simplesmente que margeiam o mundo do sectrio, o que chamamos grupos de risco.

Ananda Marga Ananda Marga (Caminho da Felicidade Perfeita) um grupo de origem hindu fundado em 1955 por Prabhat Ranjan Sarkar, conhecido por seus seguidores como Baba (deus). A doutrina est baseada no tantrismo e o yoga. Seu doutrinamento se realiza em sesses de meditao e lies de filosofia hindu. O grupo se apresenta no Ocidente como espiritual e pacifico, mas sua histria na ndia controversa. Na dcada de sessenta organiza motins e atentados polticos e em 1970 o governo decide proibi-los e deter a Baba, responsabilizado por vrios assassinatos. Em junho de 1975, Indira Gandhi decreta a total expulso da organizao. Ananda Marga e mas de mil e quinhentos membros so encarcerados. Um ano depois um grupo de seguidores como protesto porque seu lder est preso se suicidam ao bonzo em praas pblicas.

Bhagwan Rajneesh (Osho) Rajneesh Chandra Mohan nasceu na ndia em 1931. Fundou seu primeiro ashram em 1969 teve seu momento de auge at o fim da dcada de setenta e princpios dos oitenta quando instalou a sede principal nos Estados Unidos. Sua doutrina se baseia no yoga tntrico e foi conhecido como o 'guru do sexo'. Os adeptos so captados atravs de cursos teraputicos ou de meditao e hoje tiveram um ressurgimento atravs de terapias vinculadas Nova Era. Nas terapias de grupo so utilizadas tcnicas de hipervintilao, msica e gritos que levam ruptura emocional do adepto. Em 1983, o governo dos Estados Unidos comeou a investigar as denncias de padres e ex-adeptos, detendo-o e expulsando do pas. Os fiscais norte-americanos encontraram no ashram, que tinha estabelecido no estado de Oregon, que o guru, apstolo da paz e

do amor, possua seu prprio exrcito particular. Rajneesh faleceu na ndia em 1990.

Igreja da Cienciologia A Igreja da Cienciologia, tambm conhecida como Diantica, est considerada pelos investigadores como um dos grupos mais destrutivos do mundo sectrio. Seu fundador foi o norte-americano Ronald Hubbard um ex-oficial da marinha e escritor de fico cientfica. Diantica se apresenta como "uma cincia exata do pensamento que funciona sempre, invariavelmente, e no s vezes como as curas pela f ou as terapias tradicionais. Diantica a nica Rota de Sade para a humanidade". Os adeptos so captados quando lhes oferecido cursos e testes gratuitos. Nas sesses, chamadas 'audies' so ajudados a superar suas falhas espirituais que os levaram ao sofrimento. A maioria dos adeptos termina dependendo psicologicamente do grupo e entregando seu dinheiro. Este grupo foi denunciado por vrios governos europeus e nos Estados Unidos o FBI desmascarou suas atividades.

Escolas do quarto caminho As escolas do Quarto Caminho, ou agrupamentos de denominao similar, se baseiam nos ensinamentos de um mestre esotrico de origem russa chamado George Gurdjieff e seu discpulo Ouspensky. Gurdjieff expressa a idia de que os seres humanos, com raras excees, vivem em um estado anlogo ao do sonho. Para superar este estado sonolento deve-se despertar acordando-se de si mesmo. Para isso utiliza diversos exerccios (superesforo, training psicolgico, movimentos rtmicos, danas rituais, tarefas que o mestre ordena). Por sua parte Ouspensky expressava que a nica sada que o homem tinha era atravs das Escolas e os ensinamentos do mestre e nessa evoluo o discpulo podia se elevar e tomar conscincia at chagar a N7 , a escala mais alta para um homem.

Grupos espiritas A origem deste movimento remonta-se ao lar das irms Fox, que em 1848 expressaram que se comunicavam com os espritos dos mortos. Mas a grande figura que dar transcendncia a esta corrente foi Allan Kardec, que publicou importantes livros como O livro dos Espritos e o Evangelho segundo o Espiritismo. A doutrina expressa que a pessoa consta de trs elementos: o corpo material, a alma ou

se imaterial e um cordo que une aos dois e que pode ser visto nas sesses espiritas atravs dos mdiuns.

Grupos gnsticos Os gnsticos perseguem a libertao da conscincia, como o instrumento que nos permite investigar a realidade dos mundos superiores. Este movimento nasceu no sculo II de nossa era e produziu o primeiro confronto importante dentro da doutrina crist. Os gnsticos afirmam que Jesus Cristo ensinou duas doutrinas: uma para o mundo comum e outra para os discpulos. Foram expulsos da Igreja, logo aps um encarniado debate. O gnosticismo contemporneo nasce na Colmbia quando Samuel Aun Weor, funda o Movimento Cristo Gnstico Universal em 1950. Este lder expressava em um de seus livros que: "A Igreja gnstica a Igreja invisvel de Jesus Cristo. Para ver esta Igreja h que se viajar em corpo astral e somente nosso movimento pode ensinar esse segredo". O estudo dentro do gnosticismo dura aproximadamente quatro anos e neles ensinado filosofia, arte, religio e cincia, tudo deste uma ptica esotrica.

Hare Krishna O hindu Abhay Charan De, mais conhecido como Bhaktivedanta Swami Prabhupada fundou a Sociedade Internacional para a Conscincia de Krishna em 1965. A Doutrina est baseada na filosofia advaita e os preceitos do guru. Sua norma central baseia-se em cantar um mantra: hare krishna, hare krishna, krishna, krishna, hare, hare, hare rama, hare rama, rama, rama, hare, hare, um mnimo de 1728 vezes por dia, e praticar os quatro princpios regulativos (no comer carne, peixe ou ovos; no praticar sexo ilcito; no tomar intoxicantes; e no praticar jogos de azar nem especulao mental, isso , no raciocinar). Os adeptos vivem em estruturas fechadas e devem obedecer cegamente ao guru. Aps a morte de Prabhupada em 1978 a seita comeou a declinar e se caracterizou por rupturas e escndalos produzidos por seus novos lderes. Tanto nos Estados Unidos como na Europa foram denunciados por suas tcnicas de reforma de pensamentos e por trfico de jias e drogas.

Maonaria Sugere que Deus, o Grande Arquiteto, fundou a Franco-maonaria, e que esta teve por patres a Ado, os Patriarcas, os reis e filsofos de outrora. Inclusive Jesus Cristo includo na lista como Grande Mestre da Igreja Crist. Os maons esto obrigados unicamente observncia da "lei moral" resumida praticamente nos princpios de "honra e honestidade" nos que " todos os homens esto de acordo". Esta "religio universal da Humanidade" que gradualmente elimina as

acidentais divises da humanidade devida a opinies particulares "ou religiosas" , e aos "preconceitos" nacionais e sociais, deve ser o vnculo de unio entre os homens na sociedade Manica, concebida como o modelo de associao humana em geral.

Meditao transcendental O guru Maharishi fundou o grupo em 1958 e segundo seus prprios escritos no uma religio mas que uma tcnica que serve para melhorar o estilo de vida atravs de recitar um mantra durante 20 minutos na manh e posteriormente na tarde. O momento de maior auge da MT deu-se em meados dos anos sessenta quando o popular grupo britnico "The Beatles" foram fotografados com o guru. Em pouco tempo, eles foram desiludidos de suas charlatanices e mentiras.

Misso da luz divina O guru Maharaj Ji comeou sua fama desde muito pequeno. Aos 13 anos e com apoio de sua famlia viajou ao Ocidente. Sua doutrina ensina a reencarnao e a prtica de trs exerccios para aproximar-se ao conhecimento do divino: a viso da luz divina, a escuta da msica celestial, e a degustao do nctar divino. O grupo que teve seu auge nos anos setenta comea a declinar em meados dos oitenta quando seu lder se casa com uma loura aeromoa e frente a oposio de sua me, este a expulsa do grupo. famoso por viver na opulncia e a grande quantidade e Rolls Royce que possui.

Igreja Universal do Reino de Deus A Igreja Universal do Reino de Deus foi fundada por Edir Macedo no Brasil em 1977. Antes de autoproclamar-se "bispo" Macedo trabalhou como caixeiro da loteria do estado do Rio de Janeiro. A igreja universal similar a outros evanglicos pentecostais. Por exemplo acreditam na deidade de Jesus Cristo, a Trindade, a ressurreio corporal de Jesus Cristo e a salvao pela graa atravs da f. A doutrina central do "bispo" Macedo a luta contra os demnios e a teologia da prosperidade. A Igreja Universal pratica a libertao de demnios nos fiis. Em todos os seus templos se ora pela libertao de espritos.

Mormons A Igreja de Jesus Cristo dos Santos do ltimos Dias, mais conhecidos como mormons, foi criada em 1823 por Joseph Smith nos Estados Unidos. Segundo Smith, um dia lhe apareceu um anjo chamado Moroni que lhe revelou a verdadeira histria de Deus. O livro do Mormon resume sua principal doutrina, a qual bastante confusa. Desde um princpio os mormons tiveram problemas com a sociedade por aceita a

poligamia e considerar a raa negra como inferior. Para evitar as perseguies trasladaram-se a um deserto na zona oeste dos Estados Unidos, o que hoje se conhece como o estado de Utah. Durante os anos setenta foram acusados de trabalhar para a CIA em todo o mundo e de ter participado na derrocada de Salvador Allende no Chile e do general Torrijas no Panam.

Meninos de Deus Os Meninos de Deus nascem em 1969 nos Estado Unidos. Seu fundador foi um pastor evanglico chamado David Berg. A doutrina do grupo baseia-se na Bblia e a particular interpretao de seu lder, tambm conhecido como Moiss David ou Padre Mo. Odeiam o sistema, so apocalpticos e do grande importncia ao sexo, como presente de Deus. Em 1972 comearam a ter problemas com a justia norte-americana e posteriormente tiveram que passar clandestinidade na maioria dos pases ocidentais pelas denncias de corrupo de menores e de prostituio.

Nova Era As idias e os objetivos da Nova Era recolhem elementos das religies orientais, o espiritismo, as terapias alternativas, a psicologia trans-pessoal, a ecologia profunda, a astrologia, o gnosticismo e outras correntes. Os mistura e os comercializa de mil formas, proclamando o incio de uma nova poca para a humanidade. Mas, no fundo, no parece ser mais que outra tentativa intil do homem de se salvar fazendo promessas que no pode cumprir e atribuindo-se poderes que no possui.

Sai Baba Sai Baba nasceu em Puttaparthi, um pequeno povoado da ndia, em 1920. A histria oficial relata que aos 13 anos anunciou que "no era humano, era a reencarnao de um santo maometano, chamado Sai Baba de Shirdi". O crescimento deste grupo deve-se em parte linguagem light, no agressiva como outros grupos hindus. Sai Baba diz: "Todas as religies so minhas. Vocs no tm necessidade de mudar de uma religio outra, sigam adiante com seus prprios modos e suas prticas de adorao e quando assim o fizerem se aproximaro mais e mais a mim. A religio de Sai Baba a essncia de toda f e toda religio, incluindo aquelas como o islamismo , o cristianismo e o judasmo".

Seitas satnicas

So poucos autores que do uma definio de seita satnica, principalmente porque tais grupos apresentam uma diversidade de estilos. Qui a definio mais exata seja que a seita satnica um grupo minoritrio de pessoas reunidas premeditadamente com o objetivos de adorar o demnio, como um ser com poderes sobrenaturais capazes de intervir no mundo. Seus integrantes costumam ser principalmente pessoas com transtornos psicolgicos e uma profunda rejeio todas as instituies sociais estabelecidas: famlia, igreja, estado, etc.

Seitas ufonistas Nos ltimos anos um fato novo ronda o mundo sectrio. A apario de dezenas de grupos, alguns muito pequenos e outros claramente organizados, que a partir do fenmeno ufolgico se estruturaram como seitas. Estes grupos em maior ou menor medida, afirmam que Jesus um extraterrestre que vive confortavelmente em uma nave espacial, orbitando pela terra. Entre outros grupos de maior atividade encontramos a Fundao Cosmobiofsica de Investigadores (FICI) de Pedro Romaniuk; o grupo alfa de Francisco Checchi, a Fundao para o Encontro Csmico (FUPEC) que presidida por Dante Franch; o comando Ashtar, fraternidade Csmica que seguem ao italiano Eugnio Siragusa e Misso Rama do peruano Sixto Paz Wells. Siloismo Seu fundador o argentino Mrio Rodrigues Cobo, mais conhecido como Silo. O grupo comea a funcionar nos anos sessenta e atravs de sua histria foi mudando de nome: Poder Jovem, A Comunidade, Partido Humanista, Partido Verde e desde 1988 como O Movimento. A base terica do siloismo consiste em praticar vrias tcnicas de autolibertao que levam a 'reconciliar o passado, presente e futuro' de cada pessoa. O adepto dever realizar 'experincias guiadas' com um instrutor que consiste em exerccios de meditao que lhe permite reconciliar-se com o passado. Outra das experincias de meditao encontrar-se com o 'guia interno' que deve ser construdo e encontrado pelo prprio adepto. O 'guia' deve ter trs requisitos: "sabedoria, bondade e fora"; no um ser 'fsico' e sua presena 's sentida' e para ser invocado deve ser chamado com uma 'grande fora emotiva'. O siloismo expandiu-se por vrios pases latino americanos e europeus.

Testemunhas de Jeov Charles Russell funda o grupo em 1872, ao romper com a Igreja Adventista. No princpio chamavam-se A Torre de Vigia e posteriormente Aurora do Milnio, adotando

em 1931 o nome de Testemunhas de Jeov. A doutrina dos Testemunhas apocalptica; anunciaram o fim d mundo em 1914, 1925, 1976 e 1984. No acreditam na divindade de Jesus e rejeitam a imortalidade da alma. Desde seu nascimento tiveram problemas em diversos pases por negarem-se a aceitar deveres cvicos e sociais, assim como em no aceitarem as transfuses de sangue. Mantm-se isolados da sociedade e para isso possuem uma extensa lista de proibies para os adeptos.

You might also like