You are on page 1of 3

30/07/12

Como fazer uma pesquisa escolar? festadosaber4serie.blogspot.com.br Readability

festadosaber4serie.blogspot.com.br

ORIGINAL PAGE

Como fazer uma pesquisa escolar?


b y PROFESSORA I SA BEL MA RQUES DE A MORI M MA Y 1 4 , 2 0 0 8
Pesquisa Escolar

A palav ra pesquisa tem sido utilizada para descrev er um a ativ idade de leitura e um trabalho de reunio de m aterial que dev e conter v rias opinies sobre um determ inado assunto. O term o significa m ais que isso. Vem do latim perquirese: exprim e a ativ idade cujo objetiv o buscar, indagar, descobrir e assim ilar a v erdade. Pdua (1 9 9 7 ) torna saliente que: Tom ada num sentido am plo, pesquisa toda ativ idade v oltada para a soluo de problem as; com o ativ idade de busca, indagao, inv estigao; inquirio da realidade a ativ idade que v ai nos perm itir, no m bito da cincia, elaborar um conhecim ento, ou um conjunto de conhecim entos, que nos auxilie na com preenso desta realidade e nos oriente em nossas aes. A pesquisa lev a os indiv duos busca da criativ idade, com eando por definir o que procurar, selecionar os dados coletados e com binar esse dados para chegar explicao que se busca. A v oc, caro aluno, faz-se necessria a interpretao das inform aes disponv eis e no apenas fazer um trabalho de cpia, alm de ser ilegal no este o objetiv o da pesquisa.

Com o um a pesquisa dev e ser elaborada? Quais os tpicos que no podem faltar? Onde procurar? Com o organizar?

Antes de tudo, im portante deixar claro que, cabem ao professor algum as tarefas, tais com o: definir o roteiro ou os tpicos que dev ero constar na pesquisa; passar aos seus alunos as fontes onde o tem a da pesquisa poder ser encontrado; os objetiv os que se pretende alcanar com tal pesquisa e o acom panham ento peridico do andam ento do trabalho. Aos pais cabe o fornecim ento ou o acesso s fontes indicadas pelo professor ou outras e algum a orientao sobre a organizao ou execuo da pesquisa, principalm ente se for de grupo, data, local, etc. Muitas v ezes, necessria a interferncia dos pais para um a m elhor div iso dos trabalhos. Rena todo o m aterial de su por t e (liv ros, rev istas, artigos, textos confiv eis da internet, etc.), leia todos os dados pesquisados , fazendo anotaes seguindo o pr-roteiro do professor e depois s elaborar seu prprio texto. A idia no sim plesm ente copiar o m aterial, m as escrev er com suas palav ras o que entendeu dos textos analisados. Parece difcil? Pois saiba que redigir um texto sobre um assunto que era quase desconhecido pode ser fascinante. S assim v oc v ai perceber quanta coisa aprendeu em to pouco tem po! T odo t r a b a l h o de pesq u i sa dev er t er q u a t r o i t en s i n di spen s v ei s e os a n ex os c om o opc i on a l : In t r odu o, Desen v ol v i m en t o, C on c l u s o, Bi b l i og r a fi a e A n ex os ( opc i on a l ) . claro que estam os falando de um a pesquisa escolar que seja realizada ou proposta para alunos de 9 a 1 4 anos aproxim adam ente, ou seja, da 3 a. a 8a. srie. 1 - In t r odu o: Na Introduo dev e-se apresentar a idia geral do trabalho: o que se pretende abordar, quais sero
www.readability.com/articles/icxmhlrp 1/3

30/07/12

Como fazer uma pesquisa escolar? festadosaber4serie.blogspot.com.br Readability

as partes principais, com o ser a organizao, quais os objetiv os. 2 - Desen v ol v i m en t o: O desenv olv im ento a parte nuclear do trabalho, da m uitos autores denom in-lo corpo do trabalho. a parte m ais extensa da redao, pois dev er conter a descrio e anlise do assunto alm da argum entao pertinente, ou seja, a v alidade das idias descritas. Muita ateno agora. Esse o m om ento m ais im portante de um a pesquisa. Em linguagem pessoal e com unicativ a, ordene suas anotaes de m aneira lgica, seguindo o roteiro . A partir do roteiro, tente alinhav ar todas as anotaes feitas anteriorm ente, reescrev endo-as com suas palav ras e encaixando-as nos itens que v oc se prope a desenv olv er. Lem bre-se: em um trabalho bem -feito, os textos so bem encadeados e os contedos, relacionados. No perca tem po escrev endo coisas que esto alm do que foi proposto aquilo que cham am os "fugir do tem a". Depois de tudo escrito, faa um balano do m aterial, v erificando se a redao final est com preensv el e bem encadeada, se v oc j escrev eu tudo o que sabe e acha im portante sobre o tem a ou se ainda falta algum a coisa. Se m encionar frases ou trechos de algum liv ro, no se esquea de faz-lo entre aspas, indicando a fonte (nom e do autor, ttulo do liv ro, nm ero da edio, editora, local, data da publicao, v olum e e nm ero da pgina).

3 - C on c l u s o: A concluso no adm ite nenhum a idia, nenhum fato ou argum ento nov o, pois a sntese interpretativ a do desenv olv im ento. Por ser sntese ou resum o, dev e ser brev e, exata, concisa. 4 - Bi b l i og r a fi a : A bibliografia fundam ental e no pode faltar em nenhum trabalho de pesquisa. A bibliografia dev e incluir os dados sobre todo o m aterial que v oc utilizou para desenv olv er a pesquisa, incluindo endereos dos sites consultados na internet. Ela dev e ter os seguintes dados, seguindo a ordem em que sero citados: autor, ttulo da obra, edio, local da publicao, editora e ano da publicao. Ao todo, norm alm ente, so 3 itens na bibliografia. -Liv ros: com ece citando o ttulo da obra, siga com o nom e do autor ou autores, identifique a editora que a publicou e a data de publicao. EXEMPLOS: 1 . CARNEIRO LEO, Em m anuel. Aprendendo a pensar. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1 9 89 . 2 6 8p. -Artigos de rev istas e jornais: escrev a os ttulos dos artigos (com o os captulos dos liv ros), os nom es das publicaes, nm eros das edies e as datas de publicao. EXEMPLO: FREITAS, Juarez. Dilogo com o pensam ento jurdico de Norberto Bobbio. Ventas, Porto Alegre, v . 3 6 , n. 1 4 1 , p. 6 3 -7 8, m ar/m ai. 1 9 9 1 . Pginas da Internet -Em prim eiro escrev er o ttulo da pgina e aps a palav ra "em " o endereo com pleto em letras destacadas.

5 - A n ex os: Os anexos so as partes ilustrativ as da pesquisa: figuras, reportagens de jornais ou rev istas, grficos,m apas e outros. A t en o c a r o est u da n t e:

Or g a n i ze-se: Ob ser v e a da t a de en t r eg a e or g a n i ze seu t em po. V oc t er t em po de sob r a pa r a seu l a zer , desde q u e or g a n i ze seu t em po. Reser v e a l g u m a s h or a s por sem a n a pa r a o t r a b a l h o. Pel o m en os u m a h or a por di a pa r a t r a b a l h os em q u e t er a pen a s q u e en t r eg a r u m r el a t r i o; pa r a pr oj et os q u e en v ol v a m a m on t a g em de ex per i m en t os e dem on st r a es, r eser v e pel o m en os u m di a n a sem a n a em possa t r a b a l h a r pel o m en os t r s h or a s. Esse t em po sa g r a do e n o pode ser per di do c om di st r a es. S e o t r a b a l h o em g r u po, podem di v i di r a l g u m a s t a r efa s. Ma s sej a m r espon s v ei s pel a s t a r efa s q u e
www.readability.com/articles/icxmhlrp 2/3

30/07/12

Como fazer uma pesquisa escolar? festadosaber4serie.blogspot.com.br Readability

l h e c a b e e c ob r e dos dem a i s pa r a q u e fa a m a pa r t e del es. N o dei x e q u e u m a l u n o pr eg u i oso se a pr ov ei t e de seu esfor o - se el e n o a j u da , c om b i n e c om os dem a i s pa r a a v i sa r a o pr ofessor .

Ma t er i a l el a b or a do pel a pr ofessor a Isa b el Ma r q u es de A m or i m

Or i g i n a l URL: http://festadosaber4 serie.blogspot.com .br/2 008/05/com o-fazer-um a-pesquisa-escolar.htm l

www.readability.com/articles/icxmhlrp

3/3

You might also like