You are on page 1of 10

SECRETARIA DE SEGURANA PBLICA CORPO DE BOMBEIRO MILITAR COMANDO DE ENSINO BOMBEIRO MILITAR ACADEMIA BOMBEIRO MILITAR

ESTADO DE GOIS

COMBATE A INCNDIO FLORESTAL

GOINIA - 2012

APOSTILA DE COMBATE A INCNDIO FLORESTAL: COMBATE A INCNDIO EM VEGETAO

OBJETIVOS

Definir os conceitos bsicos de incndios em vegetao; Aprender as formas de preveno de incndio em vegetao; Aprender as formas de combate ao incndio em vegetao; Identificar situaes de risco durante o combate a incndio em vegetao.

INTRODUO Diante da problemtica dos inmeros incndios florestais no Estado de Gois e em todo o Brasil registrados nos ltimos anos, necessrio se faz orientar as equipes de combate a incndio na ao efetiva de combate, estabelecer e propor medidas preventivas para reduzir esse tipo de ocorrncia, por meio das aes operacionais e educativas.

1.

CONCEITUAO BSICA Conceitos de Incndio Florestal:

Entende-se como Incndio Florestal, toda destruio total ou parcial da vegetao, em reas florestais, ocasionada pelo fogo, sem o controle do homem ou qualquer que seja sua origem. Proteo Florestal: o conjunto de medidas que visam preservao das espcies vegetais. Partes do Incndio Para melhor compreenso e estudo, o incndio em matas dividido em partes. So elas: o permetro: a borda do fogo. o comprimento total das margens da rea queimando ou queimada. O permetro est sempre mudando, at a extino do fogo. o cabea: a parte do incndio que se propaga com maior rapidez. A cabea caminha no sentido do vento. onde o fogo queima com maior intensidade. Control-la e prevenir a formao de uma nova cabea , geralmente, a questo-chave para o controle do fogo. o dedo: faixa longa e estreita que se propaga rapidamente a partir do foco principal. Quando no controlado, d origem a uma nova cabea. o costas ou retaguarda: parte do incndio que se situa em posio oposta cabea. Queima com pouca intensidade. Pode se propagar contra o vento ou em declives. o flancos: as duas laterais do fogo que separam a cabea da retaguarda. A partir dos flancos, formam-se os dedos. Se houver mudana no vento, os flancos podem se transformar em uma nova cabea. o focos secundrios: provocados por fagulhas que o vento leva alm da cabea ou por materiais incandescentes que rolam em declives. Devem ser extintos rapidamente para no se transformarem em novas cabeas e crescerem em tamanho. o bolsa: rea no queimada do permetro. Normalmente espao no queimado entre os dedos. o ilha: pequena rea, no queimada, dentro do permetro.

Partes de um incndio florestal Causas dos incndios florestais: Podemos classificar as causas dos incndios florestais, sobre dois aspectos distintos: a) Quanto a natureza da causa, o incndio florestal pode ser de: natureza qumica - so os incndios que tm origem em uma reao qumica qualquer; natureza fsica - so os incndios que tm origem por meio de um efeito fsico qualquer; natureza biolgica - so os incndios que tm origem em reaes provocadas por bactrias, fermentaes, etc. b) Quanto natureza do agente, o incndio florestal pode ser: agente humano - so os incndios cuja origem foi provocada pelo ser humano, de forma dolosa ouacidentalmente. Ex.: ponta de cigarro acesa; agente natural - so os incndios cuja origem foi provocada pelos elementos da natureza, sem interferncia da vontade ou erro humano. Tipos de vegetao:

Existem vrios tipos de vegetao, bem como diferentes combinaes entre si, conforme segue: campo ou campo limpo - a forma ou apenas um andar de cobertura vegetal, onde raramente ocorrem formas arbustivas ou arbreas; campo sujo ou campo cerrado - a formao de Campos Limpos, entremeados de arbustos esparsos e raras formas arbreas, onde a rea de vegetao rasteira sempre dominante; cerrado - constitudo por dois nveis, o primeiro de vegetao rasteira e o segundo de arbustos e formas arbreas que raramente ultrapassam 06 (seis) metros de altura; cerrado - constitudo por trs nveis, sendo os dois primeiros iguais aos dois do Cerrado e um terceiro formado de rvores que podem atingir de 18 a 20 metros de altura; floresta - constituda por rvores de grande porte em uma rea relativamente extensa e, dependendo de sua origem, podemos ser natural ou artificial

Comportamento do Fogo:

O comportamento do fogo depende das caractersticas da rea respectiva, representada pelos fatores: topografia, condies atmosfricas e tipos de vegetao. H de se observar que para acontecer um incndio florestal trs fatores devem ocorrer simultaneamente, o que pode ser chamado de tringulo do incndio florestal: Topografia, Clima e Combustvel, onde temos os seguintes aspectos: a) Topografia Declividade - altitude Forma do terreno Tipo de terreno b) Clima (condies atmosfricas) Temperatura; horrios crticos: das 12 s 16 h - Umidade relativa do ar: crtica - abaixo de 20% Presso atmosfrica; quanto menor, mais facilita a expanso dos gases. Direo e velocidade do vento. c) Combustvel (vegetao) Leve e pesado Umidade interna da vegetao; Fase de pr-aquecimento; o calor elimina o vapor dgua e continua aquecendo o combustvel at a temperatura mxima imediatamente anterior ao ponto de ignio (260 a 400C); Fase da destilao ou combusto dos gases (1250C); Fase da incandescncia ou do consumo do carvo. Se for feita uma correta avaliao desses fatores, possvel prognosticar o que pode suceder quando se desenvolve um incndio. Fatores da propagao do incndio florestal:

a) Condies atmosfricas: As condies climticas e de tempo interferem diretamente na propagao do incndio florestal, entre vrios fatores citamos: vento - quanto maior for a velocidade do vento, maior ser a propagao do fogo, pois alm do vento trazer uma quantidade maior de oxignio, ele leva o calor ao combustvel frente;

Direo do vento

umidade relativa do ar essas variaes podem ser notadas na diferena entre a propagao diurna e a noturna, onde durante o dia, o ar seco retira umidade da vegetao, aumentando a velocidade do incndio e noite, o ar mido cede umidade, tornando a propagao mais lenta; temperatura - a temperatura do ar influi diretamente na temperatura do combustvel, e, portanto, quanto mais alta for, mais fcil ser a propagao do fogo. Esse fator influi tambm no movimento de correntes de ar que facilitam a oxigenao do fogo. A temperatura elevada causa tambm maior cansao nos integrantes das guarnies de combate ao fogo. b) Topografia: Tendo em vista o fato de que o ar quente tende a subir, quando se tem um incndio em um aclive, o ar quente vai aquecendo os combustveis que esto num plano mais alto, fazendo com que seja aumentada sobremaneira velocidade de propagao do fogo. tambm importante saber que normalmente o vento sopra no aclive durante o dia, e no declive durante a noite. Alm do fato de que declives muito acentuados podem fazer com que combustveis inflamados possam rolar e propagar o fogo.

Declividade do terreno

Classificao dos Incndios Florestais:

A classificao dos Incndios Florestais pode ser feita sob vrios aspectos e, portanto, ter-se- uma infinidade de classes dependendo de qual desses aspectos seriam observados. a) Classificao quanto proporo: incndio pequeno - um princpio de incndio onde um nico homem tem condies de extingulo; incndio mdio aquele onde necessitamos de uma guarnio de combate a incndio florestal para extingui-lo; incndio grande aquele onde uma s guarnio no tem condies de extingui-lo, necessitando para isso, de apoio de efetivo e de veculos, tratores, mquinas, podendo inclusive utilizar avies adaptados para esse fim.

b) Classificao quanto ao tipo e propagao: incndio de solo ou incndio subterrneo e turfa - aquele que ocorre junto ao solo, queimando restos vegetais, turfas, folhas secas, galhos e gramneas, que formam o "piso" do terreno; incndio superficial ou incndio rasteiro - aquele que o fogo queima vegetao baixa, como capim, arbustos e pequenas rvores; incndio de copa / areo - aquele que atinge e se propaga nas copas das rvores, tornando-se os mais difceis de serem combatidos; incndio total - aquele que ocorre concomitantemente entre as trs classificaes anteriores (incndio solo e subterrneo, incndio superficial/rasteiro e incndio de copa e areo);

Incndio total

Aceiros:

Os aceiros so reas raspadas, onde retirada toda a vegetao, ficando o terreno sem combustvel (vegetao) e, portanto sem condies de incio ou de propagao de fogo, pois proporciona uma separao de reas de vegetao. Este tpico a respeito de aceiro feito nesta parte introdutria, pois interessa tanto Preveno quanto ao combate ao incndio florestal. Os aceiros podem ser classificados em trs tipos: aceiros preventivos: aquele realizado antes e durante as operaes de preveno de fogo em mato. Por meio de ferramentas ou tratores, raspa-se uma rea da vegetao de forma que fique uma rea de isolamento entre as vegetaes, evitando a passagem do fogo. As distncias variam de acordo com a altura da vegetao que se quer separar, normalmente, se obedece a proporo de quatro vezes a altura da vegetao; aceiros emergenciais: aquele realizado durante uma operao de combate a incndio florestal. Neste tipo de aceiro, as distncias de separao vo variar de acordo com o maquinrio ou ferramentas disponveis, buscando sempre a proporo de 4:1, conforme o aceiro preventivo;

aceiros de segurana: aquele realizado aps a ocorrncia de uma queimada, evitando a reignio.

2.

PREVENO DE INCNDIO EM VEGETAO

o conjunto de medidas e aes realizadas e tendentes a evitar o surgimento do incndio, detectar e informar sua posio, facilitando as aes de combate e salvamento e diminuindo as condies de propagao. Neste conceito destacamos alguns aspectos importantes, que so: aes educativas, preparo de aceiros preventivos, montagem de sistema preventivo de vigilncia, preparao do pessoal de combate, disponibilizao dos materiais para aes de deteco e combate ao incndio. Meios preventivos:

So todos os recursos disponveis para que se tenha a maior segurana possvel na preservao da flora contra o fogo. Podendo ser: a) campanhas educativas - aquelas que visam conscientizar a populao do perigo que representam os incndios florestais, bem como dos procedimentos que devem ser tomados para evit-los e ainda as tcnicas adequadas para combat-lo o mais rpido possvel; b) aceiros para isolamento de reas de risco, evitando a propagao do fogo; c) vigilncia florestal - um dos mais importantes meios preventivos, pois por intermdio dele pode ser detectado com rapidez o incio do incndio, bem como ser observado os seus agentes causadores; d) retardantes qumicos - so substncias qumicas que tem a propriedade de dificultar tanto o surgimento do incndio como a sua propagao e agem atravs de uma pelcula qumica sobre a vegetao; e) cortinas de segurana - as espcies vegetais apresentam reaes diferentes ao do fogo. Basicamente essa cortina a plantao de certas espcies mais resistentes ao do fogo, retardando sua propagao, para proteo de outras espcies que queimam com muita facilidade. Ex: plantar eucalipto em um reflorestamento de Pinus. Principais medidas para evitar as causas de incndios: apagar as pontas de cigarros e coloc-las no cinzeiro; fumar somente em reas seguras; fazer acampamentos em locais apropriados; no acumular lixo em lugares imprprios; fazer queima de lixo em rea limpa aceirada; quebrar o palito de fsforo antes de jog-lo; tomar cuidado com qualquer fogo; ao deixar um acampamento, apague o fogo totalmente com gua ou terra; lembrar-se sempre que o homem o principal causador de incndios florestais; construir aceiros de segurana em rea de risco elevado; capinar os terrenos, fazendo o corte preventivo e remoo do mato, impedindo as queimadas.

3.

COMBATE A INCNDIO EM VEGETAO

O Combate a incndios florestais o conjunto de medidas tomadas no sentido de eliminar o incndio florestal, por intermdio de sua completa extino ou de se impedir sua propagao. Mtodos de combate:

a) Mtodo direto: aquele pelo qual permite a aproximao suficiente do pessoal ao fogo para o combate direto s chamas, onde so usados os seguintes materiais: gua (por meio de AB, AT, mochilas dgua, bomba costal, etc), terra (utilizando ps ou enxadas) ou ainda por meio de abafadores, galhos de rvores, sacos molhados etc. um mtodo que tem bom efeito em vegetao rasteira.

Ataque direto b) Mtodo indireto: aplicado em incndios de grande proporo, quando a intensidade do fogo muito grande e no h possibilidade de aproximao, podendo ser aplicado de duas maneiras: atravs de abertura de aceiros - o fogo eliminado ao atingir o aceiro, que impedem a sua propagao; fogo de encontro (fogo contra fogo) - o mtodo indireto pelo qual colocado fogo controlado, a partir de um aceiro natural ou construdo, no sentido contrrio propagao do fogo e em direo frente principal.

Ataque indireto

c) Mtodo paralelo: quando o calor desenvolvido pelo fogo permite certa aproximao, mas no o suficiente para o ataque direto, usa-se esse mtodo, que consiste em: fazer rapidamente um pequeno aceiro de 0,30 m a 1, 00 m de largura, paralelo linha do fogo. Ao chegar ao aceiro, o fogo diminuir a intensidade e poder ser atacado diretamente; fazer a construo de uma linha fria com o uso de gua por meio de viaturas ou bombas costais de forma a criar-se um obstculo mido frente do fogo e, havendo possibilidade, envolvendo o seu permetro, para ser atacado diretamente. d) Mtodo areo: efetuado em reas ou locais de difcil acesso pelo pessoal de combate aos incndios. Este mtodo usado em incndios de copa ou incndios areos de grande intensidade, utilizando-se avies e helicpteros adaptados ou construdos especialmente para debelar esses incndios.

Ataque areo 4. SEGURANA DURANTE O COMBATE

aproveite as barreiras naturais (estradas, crregos, estrada de ferro, caminhos de terra batida) para utiliz-los como aceiro, evitando perda de tempo e desgaste fsico; mantenha sua ferramenta afiada e em perfeito estado de conservao; mantenha-se vigilante contra rvores que possam cair, animais peonhentos, pedras que possam rolar; ao caminhar na mata, transporte ferramenta na mo, abaixo da linha de cintura; ao utilizar ferramentas de corte em vegetao, tome cuidados com lascas nos olhos e com os companheiros; moto serras, enxadas e outras ferramentas de corte que tenham cabo comprido, transporte com a parte do corte para frente se estiver descendo e vice-versa; no encoste ou sente, nem deite, frente, atrs ou debaixo de um trator, mesmo parado ou estacionado; cuidado ao deslocar na frente ou atrs de um trator trabalhando. No se utilize do trator para transporte de pessoas;

toda ordem e plano deve ser exarada pelo comandante operacional da operao que deve ter o bom senso de comando e ouvir as opinies e colaboraes dos representantes de outros rgos envolvidos na operao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS DA POLCIA MILITAR DO ESTADO DE SO PAULO CCB/PMESP. Manual de Fundamentos do Corpo de Bombeiros. So Paulo. 2006.

COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS DA POLCIA MILITAR DO ESTADO DE SO PAULO CCB/PMESP. Manual Tcnico de Bombeiros. 1 Edio. So Paulo. 2006.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. Manual Bsico de Combate a Incndio. Braslia. 2006.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CBMERJ. Manual Bsico de Bombeiro Militar. Rio de Janeiro. 2005.

You might also like