You are on page 1of 22

Infraestrutura de VMware 3 para Leigos

Introduo
s mainframes, computadores, redes e a Internet transformaram drasticamente a indstria da computao. A virtualizao baseada na plataforma x86 outro reformulador do setor, mas exatamente do que se trata? Seu computador independente compreende o hardware e softwares. Voc tem uma CPU, memria e recursos em disco. Um nico sistema operacional gerencia seus recursos de hardware e controla o acesso a eles. Os aplicativos, como corrio eletrnico e processadores de texto, baseiam-se no sistema operacional. Para acessar o hardware, seus aplicativos solicitam que o sistema operacional desempenhe aes no hardware em seu nome. Digamos que voc queira salvar um arquivo do Word, como este captulo: voc clica no boto Salvar e o processador de texto informa ao sistema operacional: Por favor, grave estes dados no disco rgido e avise assim que terminar. O sistema operacional extrai os dados e solicita s unidades de hardware no disco a gravao dos dados na unidade do disco. As unidades gravam os dados e informam o trmino do processo ao sistema operacional. Em seguida, o sistema operacional comunica ao processador de texto que os dados foram gravados no disco. De repente, aps alguns segundos de tenso, felizmente voc observa que seu documento foi salvo sem erros. medida que voc continua escrevendo, seu computador tem muito pouco a fazer. Na verdade, ele est apenas esperando que voc digite o prximo caractere. Para entender a espera, voc precisa compreender o conceito de Hertz (Hz). Um Hz um ciclo de algo a cada segundo. O segundo ponteiro em um relgio desloca-se na velocidade de um tique por segundo. Cada movimento um ciclo completo, portanto o segundo ponteiro opera na velocidade de um ciclo por segundo ou 1 Hz. Da mesma forma, voc digita um determinado nmero de bits por segundo (bps). Digamos que voc digite devagar como eu e consiga digitar apenas dois caracteres por segundo. Eu no sei quantas palavras por minuto isso significa, mas sei que digito devagar! Como cada caractere tem 8 bits, sua velocidade de entrada dos dados 16 bits por segundo (8 bits por caractere 2 caracteres). Em outras palavras, a velocidade da sua digitao 16 Hz. Provavelmente, seu computador seja executado na velocidade de pelo menos um bilho (1.000.000.000) Hz. Se voc digitar to devagar quanto eu, estar usando somente 0,0000016% dos recursos de processamento do seu computador (16 1.000.000.000). Em outras

2
palavras, o computador est gastando a maior parte do seu tempo esperando voc. Ento, enquanto voc no consegue de digitar um bilho de bits por segundo, seu computador estar aguardando ansiosamente pelo prximo caractere. Na verdade, a maioria dos computadores roda a baixas taxas de utilizao porque as melhores prticas muitas vezes determinam o uso de uma nica mquina para uma nica funo. Contudo, medida que as mquinas ficaram mais rpidas, as taxas de utilizao do hardware de mquinas com apenas uma finalidade diminuram. Entretanto, a prtica de usar mquinas com apenas uma finalidade continua, j que ela limita os efeitos das falhas e as interrupes em um nico aplicativo. Na realidade, um programa que apresenta um comportamento indesejado no pode interferir em outro aplicativo porque esto em mquinas diferentes. Nesse caso, uma mquina a combinao do hardware e dos softwares que desempenham uma tarefa para voc. Ento onde vou parar com tudo isso? A virtualizao simplesmente separa o hardware do software. Uma mquina virtual a combinao dos aplicativos e do sistema operacional. A mquina virtual enganada a pensar que ela possui seu prprio hardware. No entanto, o hardware realmente compartilhado com vrias outras mquinas virtuais. Quando uma mquina virtual no estiver realizando nenhuma funo, outra mquina virtual poder usar o primeiro compartilhamento da mquina do hardware. A CPU, a memria e os recursos em disco so divididos entre as muitas mquinas virtuais. Isso oferece uma taxa de utilizao muito melhor para o hardware dispendioso do servidor enquanto ainda isola os aplicativos por mquina virtual. Voc pode ler mais a respeito de forma detalhada no Captulo 1. Mas por enquanto, saiba apenas que usar a virtualizao permite que voc separe seus aplicativos por mquina virtual sem subutilizar seu hardware. Quando estiverem implementadas adequadamente, voc poder executar diversas mquinas virtuais em um hardware. Isso se traduz em economias no hardware e nos contratos de manuteno do mesmo, assim como no custo do espao da sala do servidor e na eletricidade necessria para o funcionamento do hardware e o resfriamento dos sistemas na sala do servidor. Outras economias so obtidas por meio do gerenciamento simplificado. Utilizar a virtualizao extremamente econmico.

Sobre Este Livro


Este livro uma introduo integral e completa Infraestrutura para WMware 3. Ele lhe fornece todas as informaes necessrias para projetar e instalar uma infraestrutura virtual. O VMware Infrastructure 3 For Dummies explica os componentes da Infraestrutura para WMware 3. Alm disso, os conceitos de planejamento, design, instalao e configurao do seu primeiro ambiente VI3 so abordados. A utilizao de VI3 requer que voc compreenda muitas informaes, o que no difcil quando elas so desdobradas em suas partes mais bsicas.

________________________________________________ Introduo
Os cientistas da computao utilizam bastante o termo primitivo e no para descrever uma cultura no industrial. Eles usam primitivo para descrever a unidade de base mais simples utilizada para criar itens mais complexos. Por exemplo: As linguagens de programao usam estruturas de dados primitivas para descrever os tipos de dados integrados, como os inteiros. Os designers de CPU usam primitivo para descrever uma nica instruo do processador, como adicionar. O VI3 formado por milhares de primitivos de fcil compreenso combinados em grupos. Esses grupos so mesclados e correspondidos para criar um sistema de certa forma complexo. Para ajud-lo a entender esse conceito, o livro aborda Os componentes do VI3 As funes dos componentes do VI3 Planejamento de uma Infraestrutura virtual Instalao e configurao de uma Infraestrutura virtual altamente tolerante a falhas Gerenciamento da sua Infraestrutura virtual Realizao de back-up e soluo de problemas na sua Infraestrutura virtual Ao esclarecer os primitivos do VI3, como os primitivos so agrupados na funcionalidade e como toda essa funcionalidade combinada em um sistema complexo, esse livro explica o VI3 de uma maneira amistosa e facilmente compreensvel. Provavelmente voc leu outros livros Para Leigos e tenho orgulho de persistir na verdadeira tradio Para Leigos. Na verdade, h anos minha esposa refere-se a mim como leigo. Esse livro finalmente comprova isso!

Convenes Utilizadas Neste Livro


O VI3 aborda uma enorme quantidade de informaes. Nenhuma delas extremamente complexa, mas o grande volume de informaes pode dar a impresso de que se tornar um conhecer do VI3 seja um pouco assustador. Como cada conceito complexo formado atravs da vinculao de muitos conceitos mais simples ou primitivos (consulte a seo anterior) tento apresentar os conceitos na forma de conversao tpica dos livros Para Leigos e passo do completo e geral para o simples e especfico. Eis aqui algumas maneiras por meio das quais fao o desdobramento:

4
Listas com marcadores, eu destaco em negrito todo conceito que seja seguido por uma definio. Se uma lista for apenas informaes gerais que no requerem outras definies, usado texto comum. As principais etapas das listas numeradas aparecem em negrito enquanto as explicaes das etapas so exibidas em texto comum. Os caminhos de comandos, endereos na Web, cdigos e mensagens na tela so apresentados em monofonte.

O Que Voc No Deve Ler


Este livro destina-se a trs pblicos diferentes com necessidades de informao distintas: Os hfsfouft!op!udojdpt que desejam obter uma viso geral simples da virtualizao no precisam ler todo o livro. A Introduo at o Captulo 2 sero suficientes para uma viso geral. Recomendo a reviso do Captulo 12 visando a uma compreenso da tolerncia ao erro e o Captulo 20 um bom captulo a ser lido para entender as ferramentas virtuais. Um hfsfouf!udojdp que no esteja implementando uma infraestrutura virtual, mas queira compreender como ela funciona deve ler o livro todo, mas poder pular as listas e as informaes marcadas com um cone de Aspecto Tcnico. Um eftjhofs!ef!tjtufnbt!pv!vn!sftqpotwfm pela implementao deve ler o livro todo. Desculpe, implementadores, mas vocs tm de ler a maior parte. Tentarei fazer com que seja conciso e o mais indolor possvel.

Hipteses Tolas
Em benefcio do tempo e do espao, formulei vrias hipteses sobre voc, o leitor: Listas com marcadores, eu destaco em negrito todo conceito Voc domina a utilizao de um computador pessoal e passou a instalar e administrar servidores. Voc detm uma compreenso conceitual dos conceitos de redes e das redes das reas de armazenamento (SANs - storage area networks). (Para uma pequena reviso, confira o livro Storage Area Networks For Dummies, 2 edio, de Christopher Poelker, Wiley.) Voc prefere usar uma interface GUI linha de comando, o que bom porque o VI3 pensa da mesma forma!

________________________________________________ Introduo
Para saber mais sobre esses tpicos, recomendo encontrar outros livros Para Leigos como seu guia. Especificamente, procure Virtualizao Para Leigos, Redes Para Leigos, Windows Server 2003 Para Leigos e, talvez, um dos livros Para Leigos sobre o Linux.

Como Este Livro Est Organizado


O VMware Infrastructure 3 For Dummies est dividido em seis partes. Cada parte baseia-se nas informaes abordadas na seo anterior. Se voc no tem experincia em VI3, o melhor a fazer ler esse livro na sequncia. Caso j possua uma compreenso bastante slida sobre o assunto, sinta-se vontade para saltar para qualquer captulo que desejar. Eis o que voc pode encontrar em cada parte.

Parte I: Preparando, Configurando e Comeando com o VMware Infrastructure 3


A Parte I fornece as informaes necessrias para compreender o que o VMware Infrastructure 3 e o que voc precisa fazer antes de iniciar a virtualizao das suas mquinas fsicas.

Parte II: Configurando os Hosts ESX


A essncia de uma Infraestrutura virtual o host ESX. Os hosts ESX so a base do seu compartimento virtual. Essa parte aborda a anatomia e a instalao dos hosts ESX.

Parte III: Conectando o Ambiente Fsico ao seu Ambiente Virtual


Os hosts ESX no podem estar presentes em um vcuo. Conect-los s redes de armazenamento e de dados uma etapa necessria em qualquer sistema virtual. As redes e o armazenamento externo so abordados nesse trecho do livro. claro que a diverso no para por aqui. Depois que as redes e o armazenamento estiverem configurados, voc precisar licenciar e gerenciar seus servidores. Uma das melhores formas de faz-lo usando o VMware VirtualCenter. Nesse ponto, voc ter em mos tudo o que precisa para comear a criar e a gerenciar facilmente mquinas virtuais robustas.

6
Parte IV: Tolerncia a Erros e Data Centers
Para sistemas de produo, a tolerncia a erros uma necessidade. Isso fato principalmente quando voc realiza uma virtualizao, j que uma nica falha pode interromper vrias mquinas. Essa parte descreve o VirtualCenter, a criao e o gerenciamento de mquinas virtuais, e a transformao de tudo em tolerante a falhas com a tecnologia de cluster.

Parte V: Atuando Como, Desempenhando o Papel do Administrador Virtual


A Parte V investiga as funes administrativas das infraestruturas virtuais. A segurana, a utilizao e o monitoramento de recursos, back-ups e soluo de problemas so abordados nessa parte.

Parte VI: A Parte dos Dez


Esta parte tradicional dos livros Para Leigos dedica os ltimos captulos localizao de mais informaes sobre o VI3, outros produtos VMware e o mundo das mquinas virtuais.

cones Utilizados Neste Livro


Todos os livros Para Leigos tm um conjunto de cones teis e explicativos. Eis aqui os que utilizo nesse livro. Este cone destaca informaes que podem facilitar em muito sua vida. Por exemplo, a verso 3.5 do VMware Infrastructure 3 foi lanada durante a elaborao desse livro e eu uso esse cone para chamar sua ateno para esses aspectos novos ou diferentes da verso 3.0.x.
BR

E-SE

LE M

Eo cone Lembre-se remete a um dado ou questo da qual provavelmente precisar.

C UI

DA

DO!

Este cone destaca condies potencialmente adversas. Preste muita ateno quando visualizar esse cone, pois o perigo est prximo.

________________________________________________ Introduo
EQU
TCNI IPE

Ao visualizar esse cone, voc estar prestes a se aprofundar nos detalhes tcnicos de algo. E, embora compreender os detalhes seja importante, voc poder ignorar essas sees se j tiver absorvido informaes suficientes para atingir sua meta.

MU N

R EA L DO

Aonde Ir a Partir Daqui


Se voc j estiver familiarizado com o VI3, poder se dirigir a qualquer seo do livro que chame sua ateno. Entretanto, se voc no estiver familiarizado com o VI3, dever ler o livro do incio ao fim. Dito isto, durante a leitura desse livro, lembre-se: os sistemas de computao e os softwares sempre esto passando por mudanas aceleradas, o que significa que alguns itens nesse livro podero ficar datados rapidamente. Sempre revise o site da VMware ou um dos outros sites mencionados no Captulo 18 para se certificar de que voc esteja ciente das ltimas informaes.

CA

Ao visualizar esse cone, voc saber que haver uma histria em seguida. Essas histrias ilustram pontos no texto e realmente aconteceram comigo ou com um dos meus amigos. melhor do que aprender algo da forma mais difcil!

Parte II Parte

Preparando, Congurando, Comeando o VMware... Comeando com o VMware Infrastructure 3


A 5 Onda
Por Rich Tennant

No estou dizendo que acredito em qualquer coisa. O que sei que desde que ele est ali, nosso servidor est funcionando 50% mais rpido.

Nesta parte...

sta parte introduz a virtualizao, usando a Infraestrutura de VMware 3. O Captulo 1 aborda as muitas ferramentas da Infraestrutura 3 e vantagens de usar o principal produto do VMware. O Captulo 2 apresenta os conceitos de planejamento de capacidade e as ferramentas para que voc possa planejar adequadamente o hardware necessrio para implementar seu esforo de virtualizao. Essa parte conclui o Captulo 3, fornecendo uma reviso das diferentes opes de armazenamento a serem selecionadas.

Captulo 1

Explorando o VMware Infrastructure 3... ... como Sua Infrastructure 3 como Sua Soluo Virtual
Neste Captulo
Como funciona a virtualizao Benefcios da virtualizao Partes do VMware Infrastructure 3 Planejando sua virtualizao

Mware Infrastructure 3 (VI3) uma plataforma robusta, repleta de recursos, tolerante a falhas e altamente confivel para a virtualizao. Na verdade, a VMware criou a virtualizao baseada em x86. (Agora que o extra do meu sistema, est na hora de explorar as possibilidades de poupar tempo e dinheiro com seu projeto de virtualizao.) A maioria dos computadores x86 no utiliza a capacidade total do seu hardware porque, na verdade, o design real do sistema determina o uso de um nico servidor para uma nica finalidade. Conforme menciono na Introduo do livro, a virtualizao simplesmente usa truques para separar os programas e sistemas operacionais do hardware no qual eles so executados. Dessa forma, muitas mquinas virtuais utilizam um hardware comum e o hardware usado de uma maneira muito melhor. Nesse captulo, sero abordados as mquinas virtuais, os hosts ESX, os benefcios da virtualizao e o VI3. Alm disso, a ltima seo descreve as principais etapas na implementao da Infraestrutura virtual.

O Que Voc Deve Saber Sobre Mquinas Virtuais


Tornar o maior nmero possvel de mquinas fsicas em virtuais o objetivo da virtualizao. Quanto mais voc virtualiza (converte mquinas fsicas em virtuais), mais benefcios ir observar e perceber o quanto uma plataforma VMware Infrastructure 3 confivel e estvel. Sendo ctico por

12
natureza, fui cauteloso a princpio, mas rapidamente comecei a confiar no VMware Infrastructure 3 quanto mais trabalhava com ele.

Mquinas virtuais: os burros de carga no fsicos


Para todos os efeitos, as mquinas virtuais so exatamente como as mquinas fsicas. possvel autenticar-se nelas; e elas possuem BIOS, discos rgidos, memria, CPUs, sistemas operacionais e aplicativos. Na verdade, se voc conectar-se remotamente a uma mquina, nunca saber se ela virtual, a menos que algum te diga. As mquinas virtuais funcionam e comportam-se como as mquinas fsicas. At as prprias mquinas no sabem que so virtuais!

Prs e contras das mquinas virtuais


Alm de todos os benefcios gerais da virtualizao (abordados na seo Usufruindo do VMware Infrastructure 3, posteriormente nesse captulo), eis as principais vantagens para a utilizao das mquinas virtuais: Fmbt!qpefn!tfs!sfjojdjbmj{bebt!nvjup!nbjt!sqjep!rvf!bt! nrvjobt!gtjdbt/ Consegui reinicializar um servidor em 15 segundos! Fmbt!tp!nvjup!nbjt!tjnqmft!ep!rvf!pt!dpssftqpoefouft! gtjdpt/ Por exemplo, no h controladores em conjunto a serem configurados nas mquinas virtuais. Fmbt!tp!gdfjt!ef!sfbmj{bs!cbdl.vq!f!sftubvsbs/ Toda a mquina armazenada em uma srie de arquivos. Infelizmente, tambm h desvantagens. No entanto, voc pode minimiz-las com facilidade: P!tvqpsuf!qpef!tfs!vnb!sfb!pctdvsb/!Alguns fornecedores de software podero lhe dizer: O software est em uma mquina virtual. No oferecemos suporte para isso. Pague pelo suporte do VMware e esteja ciente de que seus prprios sistemas operacionais mitigaro esse risco. B!! pmvp!ef!qspcmfnbt!qpef!tfs!vn!qpvdp!dpnqmjdbeb. t As pessoas que solucionam um problema em uma mquina virtual podero deduzir, de modo incorreto, que o problema foi causado porque a mquina virtual. medida que voc aprimorar suas habilidades quanto soluo de problemas, esse risco ser minimizado.
R EA L DO

Uma consultora me disse que o problema mais provvel relacionado a um relatrio ser exibido lentamente e s dificuldades com a conexo se devia ao fato do servidor ser virtual. Tive de provar a ela que era o relatrio no a mquina virtual antes que pudssemos solucionar o problema.

MU N

_______________ Captulo 1: Explorando o VMware Infrastructure 3...


Bt!gbmibt!jofsfouft!qpefn!tfs!usbotgfsjebt. As falhas no design de uma Infraestrutura virtual podem afetar todas as mquinas virtuais. Isso, por sua vez, afetar todos os usurios daquelas mquinas. Observe onde voc realiza trocas e projete seu sistema com uma ampla capacidade para evitar esse risco. Bmhvot!bqmjdbujwpt!qpefn!tfs!qsfpdvqbouft!qbsb! tjodspojtnpt/ Por exemplo, tenho um aplicativo que atrapalha o sincronismo da mquina virtual. Voc pode compensar esse aspecto sincronizando o tempo da mquina virtual com o host ESX. (Um host ESX um servidor no qual as mquinas virtuais so executadas. Ele fornece acesso a todos os recursos de hardware que as mquinas virtuais compartilham.) Em seguida, sincronize o host ESX com o time-source da rede.

13

Multiprocessamento simtrico e por que voc se importa


Normalmente, as mquinas fsicas usam mltiplos processadores. Na realidade, voc teria dificuldades em encontrar um servidor que no vem com pelo menos um processador dual-core. Cada ncleo tratado como uma CPU separada, portanto uma mquina que utiliza uma nica est usufruindo do multiprocessamento simtrico (SMP - symmetrical multiprocessing). No mundo fsico, vrias CPUs podem auxiliar bastante na velocidade do processamento. Contudo, as coisas so um pouco diferentes no mundo virtual. Seu host ESX provavelmente ter mltiplos processadores com mltiplos ncleos. Sempre que sua mquina virtual precisar da CPU, o VMkernel (abordado na prxima seo) poder enviar o trabalho para qualquer CPU no host ESX. Portanto, sua mquina virtual com apenas uma CPU obtm vantagens semelhantes ao SMP sem nem saber disso.
LE M
BR

E-SE

Se voc tiver uma licena para SMP, poder atribuir mltiplos processadores a uma mquina virtual. Porm, s porque voc pode fazer algo no significa que deve faz-lo. Mquinas com CPU duplas e virtuais obrigam a programao em conjunto dos processadores fsicos. Com a programao em conjunto, se um processador fsico for programado, um segundo tambm ser. Isso pode extinguir os recursos das outras mquinas virtuais. Alm disso, se o Processo 1 na CPU1 virtual estiver aguardando h muito tempo pelo Processo 2 na CPU2 virtual para ser finalizado, ambos os processos podero ser eliminados da programao (encerrar sua parte designada do tempo da CPU e perder o processador at sua prxima vez) antes do trmino. Isso pode contradizer os benefcios de usar mltiplas CPUs. As melhores prticas determinam a adio de mltiplas CPUs a uma mquina virtual somente se voc puder comprovar um aumento no desempenho. Isso ocorre porque mltiplas CPUs virtuais tm alguns efeitos colaterais negativos:

14
C UI

DA

DO!

Dpnqspnfujnfoup!op!eftfnqfoip!qpufodjbm; Se voc atribuir mltiplas CPUs a uma mquina virtual, remover parte da flexibilidade de programao disponvel para o VMkernel. Essa troca poder (sem garantias) oferecer a algumas mquinas um aumento no desempenho, mas em detrimento da perda de desempenho de outras mquinas virtuais. Se voc realmente precisar que uma mquina receba um aumento no desempenho, talvez queira tentar utilizar uma reunio de recursos, em vez do SMP. Os pools de recursos so abordados no Captulo 14. Jnqfejs!b!gsbhnfoubp!ep!qspdfttbeps; Se tiver dois processadores single-core ou dois processadores dual-core, voc poder criar um cenrio de fragmentao do processador usando o SMP. Caso voc crie uma mquina virtual com duas CPUs, poder ocorrer a inanio do processador. Digamos que uma mquina virtual com apenas uma CPU esteja sendo executada em um processador e que a mquina com duas CPUs tenha dois threads ativos prontos para funcionar. Ambos os threads precisam ser programados em conjunto, mas uma CPU fsica est sendo usada, portanto nenhum thread ser programado. Enquanto isso, somente uma CPU fsica est sendo utilizada e a outra est aguardando: no est desempenhando nenhuma funo. Ativar o hyperthreading (fazer com que um nico processador seja exibido como dois processadores para um sistema operacional ciente da presena do SMP para que a CPU seja executada com mais eficincia) permite que uma CPU single-core atue como duas CPUs fsicas para uma mquina virtual. Essa ativao minimiza o problema de fragmentao do processador em sistemas que tm mais de um processador.

Compreendendo o Papel que o VMkernel desempenha


Embora cada uma de suas mquinas virtuais considere que possui seu prprio hardware dedicado, elas, na verdade, compartilham um conjunto comum de hardware. O mgico que cria essa iluso o VMkernel executado em cada host ESX. A forma mais simples de pensar no VMkernel como um agendador de tarefas: ele programa as mquinas virtuais para acessar os recursos. O VMkernel inclusive programa o terminal de gerenciamento utilizado para configurar e operar os hosts ESX. O modelo de virtualizao do VMkernel est mostrado na Figura 1-1. Conforme mostrado na Figura 1-1, h trs camadas no modelo de virtualizao do VMkernel: Dbnbeb!eb!Nrvjob!Wjsuvbm;!Aqui, todos os sistemas ! operacionais e aplicativos so harmoniosamente organizados em mquinas virtuais separadas. Cada mquina virtual considera que uma mquina fsica com seu prprio hardware, mas este no o caso. O ESX engana todas as mquinas virtuais. Dbnbeb!ep!! TY; O VMkernel o chefe desta camada. O kernel F programa o hardware para as mquinas virtuais, assim como a interface de gerenciamento. O VMkernel um mentiroso. Ele diz s mquinas virtuais que so entidades fsicas e tm acesso ao seu prprio hardware.

_______________ Captulo 1: Explorando o VMware Infrastructure 3...


Dbnbeb!ept!Sfdvstpt!Dpnqbsujmibept; Esta camada formada por todos os subsistemas do hardware. Ela inclui as redes fsicas e da rea de armazenamento.

15

Figura 1-1: o modelo de virtualizao do VMkernel.

VMware Infrastructure 3
Utilizar o pacote de produtos do VMware Infrastructure permite que voc virtualize servidores, armazenamento e redes. Alm disso, o pacote oferece formas para adicionar uma tolerncia a falhas extrema, assim como um gerenciamento centralizado, balanceamento de carga e back-up centralizado. A VMware sempre disponibiliza vrias maneiras diferentes para a aquisio de seus produtos. Abaixo esto as opes para a verso 3.5 (as ofertas para a verso 3.0 eram totalmente diferentes): Tjohmf!FTY; Voc pode adquirir o ESX simples a ser instalado em um disco rgido ou o ESXi, que tem o sistema operacional em um chip, em vez de um disco rgido. WNxbsf!Jogsbtusvduvsf!Gpvoebujpo; Trata-se do ESX com menos acessrios e te oferece atualizaes automatizadas, um Agente do VirtualCenter e o Gerenciador de Atualizaes.

16
WNxbsf!Jogsbtusvduvsf!Tuboebse; Trata-se do ESX com mais acessrios e oferece todos os recursos contidos no nvel Foundation, alm de uma Alta Disponibilidade. Isso permite que voc crie fundamentalmente um cluster ativo/passivo e seria o nvel mnimo de tolerncia a falhas aceitvel para os sistemas de produo. WNxbsf!Jogsbtusvduvsf!Foufsqsjtf; Todas as opes disponveis Se quiser todas as funes, ento essa para voc. Este pacote fornece todos os recursos possveis para habilitar a tolerncia a falhas ativa/ativa e o balanceamento dinmico de cargas entre servidores. Se voc estiver virtualizando datacenters, desejar o pacote Enterprise.

Usufruindo do VMware Infrastructure 3


A virtualizao simplesmente facilita a vida de um ponto de vista tcnico e administrativo. Felizmente, ela tambm facilita a vida sob uma perspectiva econmica, portanto todos podem concordar que virtualizao algo positivo. Antes de optar pela virtualizao, considere algumas de suas muitas vantagens: Nfmipsft!ubybt!ef!vujmj{bp!ep!ibsexbsf; Isso se traduz em precisar menos do hardware para realizar a mesma quantidade de trabalho. Dvtupt!sfev{jept!ef!nbovufop!ep!ibsexbsf;!Voc precisa ! de menos servidores fsicos, o que significa menos contratos de manuteno a serem pagos. Dvtupt!sfev{jept!dpn!! fgsjhfsbp; Menos calor gerado, s portanto necessrio menos refrigerao. Dvtupt!sfev{ept!dpn!! ofshjb; H menos servidores fsicos, f portanto sua conta de luz diminui. O VMware uma tecnologia bastante ecolgica. Dvtupt!sfev{jept!dpn!ftqbp; A sala do servidor pode ser muito menor, o que faz com que sobre espao para os escritrios. Sejamos realistas: so as pessoas no escritrio que geram receita na sua empresa. A sala do servidor uma despesa que voc pode ajudar a diminuir. Nbjps!ufnqp!ef!! yfdvp!eb!jogsbftusvuvsb!fn!dpnqbsbp! f bpt!! jtufnbt!VQT; Se voc virtualizar todos os servidores t fsicos e manter o mesmo sistema UPS, pense em quanto mais de tempo ele poder ser executado durante uma queda de energia principalmente se voc estiver concentrando vinte ou trinta mquinas virtuais em uma mquina fsica. Jotubmbp-!qsfqbsbp!nbjt!sqjep!ep!tfswjeps; Voc pode implementar um novo servidor em menos de 15 minutos. E no precisa especificar o hardware e esperar a entrega. Na verdade, a implementao de um servidor a partir de um modelo to fcil quanto clicar com o boto direito do mouse e responder algumas perguntas simples. Hfsfodjbnfoup!tjnqmjgjdbep; Todos os servidores virtuais usam os mesmos drivers e os servidores so apenas um conjunto de arquivos em um disco rgido. Se voc estiver instalando um programa ou adicionando um hardware virtual a um servidor, todos os servidores sero gerenciados por meio do mesmo cliente.

_______________ Captulo 1: Explorando o VMware Infrastructure 3...


MU N

17

R EA L DO

Adicionei um hardware a um servidor virtual em Nova Jersey remotamente de uma praia em Sarasota. Bacana! Cbdl.vq!gdjm!f!sfdvqfsbp!sqjeb; Repetindo, seus servidores so apenas um punhado de arquivos. B!dbqbdjebef!ef!dpohfmbs!p!tfswjeps!op!ufnqp!qps!nfjp!ef! dbquvsbt!jotubouofbt;!Voc pode tirar uma captura instantnea antes de aplicar um Service Pack. Se tiver problemas aps a atualizao, voc poder voltar no tempo para o ponto antes da aplicao do pacote de servios, em vez de reestruturar o servidor e recuperar os dados. Reparar uma atualizao falha demora apenas alguns minutos ao invs de horas. Nfmipsjb!eb!rvbmjebef!ef!wjeb;!Todo o tempo e esforo poupados tornam sua vida em TI muito melhor! Todo o dinheiro que voc economizou tambm deixa a gerncia extremamente feliz. Todos se beneficiam da virtualizao. Aps ler essa lista de benefcios, provavelmente voc ir pensar que utilizar a virtualizao pode evitar muitas dores de cabea relacionadas a TI e voc est certo! Chegou a hora de conhecer os componentes do VI3.

C UI

DA

DO!

Depois que voc comear a virtualizar mquinas, isso pode se tornar em um vcio muito grande. Voc pode at ter um mpeto incontrolvel de criar muito mais mquinas virtuais do que realmente precisa. Voc deve resistir a esse mpeto! Na verdade, isso se chama acmulo de mquinas virtuais. Embora no ocupe tanto espao quanto o acmulo de servidores fsicos, pode ser prejudicial do ponto de vista da eficincia, dos recursos e do gerenciamento. Como regra geral, crie uma mquina virtual somente se tiver criado uma mquina fsica para atingir sua meta no passado.

Montando o quebra-cabeas do VMware Infrastructure 3


Muitas peas compem o VI3 e cada uma delas tem uma finalidade especfica para ajudar a criar um todo perfeito. Embora voc possa comprar diferentes partes separadamente, adquiri-las como um pacote custa menos. Se voc estiver virtualizando sua Infraestrutura, desejar o pacote completo dos produtos. Eis uma lista do que est includo no VI3Enterprise Suite: WNxbsf!FTY; Compreende o sistema operacional integrado no hardware do servidor que permite a criao de mquinas virtuais e compartilha os recursos de hardware entre eles. Os servidores fsicos so chamados de hosts. As mquinas virtuais executam sistemas operacionais convidados. Uma nova verso ESXi tambm est disponvel. Essa verso pr-instalada pode ser configurada por pessoas que no sejam especialistas tcnicos atravs de menus durante a inicializao. Essa verso compatvel com tudo com que o ESX for, mas no possui um Service Console e ela foi projetada para a implementao e o gerenciamento remoto. E eu mencionei que ela executada em um chip? No necessrio que haja nenhum disco rgido no servidor ESXi

18
WNxbsf!Wjsuvbm!TNQ; O Virtual SMP (symmetric multiprocessing) permite que uma mquina virtual use at quatro processadores fsicos simultaneamente. Para usufruir das mltiplas CPUs virtuais, o sistema operacional e o aplicativo tm de ser compatveis com o SMP. No entanto, o VMware muito bom no agendamento de recursos e voc deve usar mltiplos processadores virtuais somente se puder comprovar um aumento no desempenho. WNxbsf!WNGT; O Virtual Machine File System (Sistema de Arquivos da Mquina Virtual) um sistema de arquivos que permite que mltiplos hosts ESX acessem o mesmo armazenamento de dados simultaneamente. Isso permite que qualquer host seja executado em qualquer mquina virtual e fornece a capacidade de alternar entre hosts dinamicamente usando o VMotion. WNxbsf!WNpujpo;!O VMotion o recurso que realmente desloca as mquinas em funcionamento de um host para outro sem perda de conectividade. Na verso 3.0.x, se voc desativar uma mquina virtual, tambm poder alterar o local onde seus arquivos esto armazenados. WNxbsf!Tupsbhf!WNpujpo; Apesar do VMotion permitir que voc desloque a mquina virtual de um ESX para outro visando a melhor utilizao dos recursos do hardware, a Storage VMotion possibilita que voc transfira os arquivos da mquina virtual de um armazenamento para outro para melhor usar os recursos do armazenamento. A mquina virtual permanece no mesmo host ESX enquanto seus arquivos so movidos para um novo local. Mais uma vez, isso pode ser feito durante o funcionamento de uma mquina virtual. WNxbsf!! jtusjcvufe!Sftpvsdf!Tdifevmfs!)EST*; O uso do DRS E monitora seus recursos e determina qual host o melhor para ser executado em uma mquina virtual. Ele fornece um amplo balanceamento de cargas do sistema. O DRS utiliza o VMotion para remover as mquinas virtuais dos hosts que possuem cargas pesadas e nos hosts que tm mais recursos disponveis. WNxbsf!Ijhi!Bwbjmbcjmjuz!)IB*; Este recurso de alta disponibilidade poder reiniciar as mquinas virtuais em um novo host se o host no qual estavam sendo executadas falhar. WNxbsf!! potpmjebufe!Cbdlvq!)WDC*; Uma forma centralizada D de fazer back-up das mquinas virtuais por meio de um servidor proxy de back-up. WNxbsf!! qebuf!Nbobhfs; Este recurso foi elaborado para V gerenciar patches para seus hosts ESX, assim como para os sistemas operacionais convidados que esto sendo executados neles. Ejtusjcvufe!! pxfs!Nbobhfnfou!)! QN*; O DPM tenta consolidar Q E mquinas virtuais no menor nmero possvel de hosts em um cluster de forma que os hosts restantes possam ser desativados e economizar energia. Os hosts sero ativados de maneira automtica mais uma vez se forem necessrios posteriormente. WNxbsf!WjsuvbmDfoufs;!O VirtualCenter ( ) uma estrutura de planejamento centralizado que permite a criao de clusters tolerantes a falhas (os clusters so abordados no Captulo 12). Ele controla HA, DRS e VMotion referentes a um cluster completo. Alm disso, o VirtualCenter fornece um local

_______________ Captulo 1: Explorando o VMware Infrastructure 3...


C UI

19

DA

DO!

Voc precisa do VirtualCenter para usufruir do nivelamento de cargas e de tolerncia a falhas. O VirtualCenter um produto adquirido separadamente e no est includo no VI3.

H outros dois produtos teis que no esto dentro do mbito do VI3, mas talvez voc tambm os queira. WNxbsf!Dpowfsufs; Voc usar esse produto vrias vezes. Com ele, voc pode converter com facilidade mquinas Windows fsicas em mquinas virtuais. Alm disso, se voc usar o Virtual Consolidated Backup para fazer back-up das imagens das mquinas virtuais, poder restaurar essas imagens usando o VMware Converter. Esse tambm o produto a ser utilizado para fazer a converso entre diversos formatos de mquina virtual do VMware e de produtos de terceiros. As duas verses do VMware Converter so Starter Edition: Use esta verso livre para converter mquinas fsicas em mquinas virtuais em um ESX a partir da prpria mquina fsica enquanto ela estiver em funcionamento. Ela tambm permite que voc converta mquinas fsicas em outros formatos de VMware remotamente. Enterprise Edition: Use esta verso para converter mquinas fsicas em mquinas virtuais remotamente e execute mltiplas converses simultaneamente. Voc tambm pode programar migraes caso queira execut-las fora do horrio do expediente. Outro benefcio migrar uma mquina que esteja desconectada, o que permite a criao de um CD de inicializao para cold-clone. A interface da linha de comando (CLI - command line interface) cold-clone pode ser usada para converter mquinas SUSE e Red Hat Linux. Dbqbdjuz!Qmboofs; Este produto destina-se a consultores para a reunio rpida de dados abrangentes sobre a Infraestrutura de TI. Trata-se de um servio de aplicativo hospedado que rene dados sem a utilizao de agentes e foi projetado para coletar todas as informaes necessrias visando ao design correto do seu ambiente virtual.

Planejando Sua Soluo VMware


Aps optar pela virtualizao, h quatro etapas distintas para colocar seu plano em prtica. Voc comea definindo os requisitos de capacidade e calculando seu retorno de investimento (ROI). Em seguida, chega o momento de projetar e construir sua Infraestrutura virtual. Ento, depois de virtualizar as mquinas fsicas, proteja seu trabalho rduo e investimento.

20
Etapa 1: Planejamento da capacidade e retorno de investimento
Comece determinando quanta capacidade voc precisa hoje, assim como o crescimento que prev. As necessidades atuais, claro, determinam qual hardware voc tem de comprar para dar os primeiros passos. Suas necessidades relacionadas ao crescimento previsto definem quanto voc economizar deixando de comprar servidores fsicos. Mesmo sem considerar as economias na eletricidade, resfriamento e espao, normalmente voc poder identificar um retorno de investimento nas economias geradas com a no aquisio de futuros servidores e seus contratos de manuteno de hardware associados. Por exemplo, eu projetei meu sistema com uma proporo mnima de virtual para fsico de 15:1. medida que precisar de mais capacidade, poderei adicionar uma nica mquina fsica e estruturar pelo menos mais 15 servidores virtuais. Pense um pouco nos clculos por trs disso: voc pode gastar US$12 mil US$ 15 mil em cada servidor 15 vezes ou apenas uma. Alm disso, voc pode gastar entre US$ 500 a US$ 1 mil por ano em contratos de manuteno 15 vezes ou uma vez. Digamos que voc ir implementar 15 servidores (US$ 12 mil cada por um servidor fsico) em um ano; considere tambm que cada servidor custa US$ 500 por ano por um contrato de manuteno. E digamos que o tempo de vida til esperado seja cinco anos. Observe as trs opes a seguir: Plano Infraestrutura fsica Despesas Hardware: US$ 12 mil 15 Manuteno: US$ 500 15 5 Total dos Custos US$ 180 mil US$ 37.500 US$ 217.500 US$ 12 mil US$ 2.500 US$ 14.500 Elaborando uma Infraestrutura virtual com dois ns desde o princpio Hardware do servidor tolerante a falhas N+1: US$ 12 mil 2 Hardware SAN Manuteno: US$ 500 3 5 Ao utilizar N+1, voc ter uma capacidade suficiente em excesso para absorver falhas de um nico sistema sem gerar uma interrupo. US$ 24 mil US$ 120 mil US$ 7.500 US$ 151.500

Adicionando a uma Infraestrutura virtual existente

Hardware: US$ 12 mil Manuteno: $500 5

_______________ Captulo 1: Explorando o VMware Infrastructure 3...


Nesses cenrios, independentemente do fato de voc estar implementando uma nova Infraestrutura virtual ou expandindo uma j existente, vale a pena virtualizar apenas por causa do hardware e da manuteno. E isso sem considerar o gerenciamento facilitado, economias de espao ou economias eltricas por no ter de resfriar e carregar tantos servidores fsicos. No Captulo 2, menciono o planejamento da capacidade de forma detalhada.

21

Etapa 2: Projetando e construindo sua Infraestrutura virtual


Aps conhecer o hardware que necessita e ser capaz de mostrar que ele compensa por si s, voc precisar projetar sua Infraestrutura virtual. Isso pode incluir o seguinte: O design do seu ESX, VC e VCB O design da sua rede virtual Sua estratgia de back-up Possivelmente o design da sua rede da rea de armazenamento (SAN - storage area network) Possivelmente o design da sua rede IP Possivelmente o design do seu domnio Windows Se voc planejar antecipadamente com cuidado e projetar bem sua Infraestrutura, constru-la ser moleza. A construo consiste na conexo do hardware e na instalao do software. Essa parte fcil!

Etapa 3: Virtualizando suas mquinas fsicas


Converter seus servidores Windows fsicos em mquinas virtuais simples: basta usar o VMware Converter Starter ou a edio Enterprise. Converter as mquinas Linux d um pouco mais de trabalho: voc precisa comprar a edio Enterprise, compor um disco de inicializao e converter por meio da CLI. No momento, essa converso compatvel apenas de forma experimental. Converter as mquinas Linux sem a edio VMware Converter Enterprise requer a composio da imagem de um disco, aplicao dessa imagem do disco a um disco da mquina virtual, inicializao em um CD de recuperao e modificao dos arquivos de configurao para substituir os drivers SCSI por drivers Buslogic. H muitas formas diferentes de converter o Linux em uma mquina virtual. Tente digitar P2V Linux ou Convertendo Linux em uma mquina virtual no Google para ver o que as outras pessoas fizeram.

22
Etapa 4: Novas formas de proteger seus dados
Se fizer back-up da sua mquina fsica, voc desejar continuar fazendo back-ups depois que ela se tornar virtual. Tenho boas notcias: o mtodo usado para fazer back-up das suas mquinas fsicas funcionar exatamente da mesma maneira depois que voc virtualiz-las. No entanto, agora voc tem uma nova opo de back-up que utiliza capturas instantneas da mquina virtual. As capturas instantneas tiram uma foto da sua mquina em um determinado momento. Quaisquer alteraes feitas em uma mquina ou nos seus dados depois desse ponto podem ser aplicadas ou descartadas. A escolha sua. Isso gera muitas possibilidades para evitar dores de cabea com a TI. Voc pode fazer back-up de uma imagem da sua mquina para gravar visando rpida restaurao com o uso de capturas instantneas. deste modo que o VMware Consolidated Backup funciona. possvel usar o VMware Converter para restaurar as mquinas cujo back-up foi realizado utilizando capturas instantneas. Ele funciona realmente bem e acelera bastante a recuperao de desastres. Alm disso, as capturas instantneas podem ser usadas para testar um upgrade de forma segura e simples sem correr o risco de destruir sua mquina. Basta selecionar uma captura instantnea e, em seguida, aplicar sua atualizao. Se funcionar, aplique a captura instantnea. Do contrrio, descarte-a.
DA

DO!

C UI

claro que voc tambm pode ter problemas com as capturas instantneas:

Se sua mquina virtual for um servidor do banco de dados, desative o banco de dados antes de desempenhar qualquer ao com as capturas instantneas para impedir que o banco de dados seja corrompido. As capturas instantneas podem ser usadas na sua estratgia de back-up, mas elas no a substituem. No acumule mltiplas capturas instantneas por um perodo longo. Elas so projetadas para serem usadas temporariamente. Esse aspecto abordado com mais detalhes no Captulo 16.

You might also like