You are on page 1of 4

E-FLIO B 14 a 21/05/2012 Dinis dos Santos Luis Estudante n 1102238 - Turma 01 Psicopedagogia de Grupos 11035

E-FLIO B 1 A aprendizagem cooperativa e a entreajuda adotadas pelo Movimento da Escola Moderna, veio trazer grandes vantagens no que respeita incluso e aproveitamento de alunos menos capacitados ou com problemas de aprendizagem. O fato de cada elemento do grupo s poder atingir os seus objetivos, se os restantes elementos tambm o tiverem atingido, revela-se no modelo cooperativo como um mecanismo de facilitao social, em oposio ao modelo competitivo, que produz a excluso dos elementos mais fracos e menos capacitados. Niza (1998) diz-nos que, os projetos de conhecimento e de interveno so concebidos e desenvolvidos democraticamente, em trabalho contratualizado de cooperao. Isto significa que o aluno comea bem cedo a aprender na escola as regras da vida em sociedade e democracia. A dinmica do trabalho de projeto coloca o aluno numa posio central em relao ao processo de aprendizagem. o aluno quem escolhe o tema ou temas que gostaria de ver respondidos ou sobre os quais sente mais curiosidade em ser esclarecido. Ele o construtor do seu prprio conhecimento e essa construo acaba por ser o resultado da interao entre todos os intervenientes na sala de aula e no processo educativo. Ele portanto um sujeito ativo em todo o processo, e no apenas um objeto de ensinamento, como acontecia no sistema tradicional de modelo competitivo das antigas escolas portuguesas. Existe alternncia de poder entre o docente e o aluno, que se reflete na construo do saber em detrimento da sua simples transmisso. O aluno tem autonomia para decidir o que quer e como quer aprender e existe mais igualdade democrtica no acesso ao saber. A interao comunicativa entre todos os membros do grupo de trabalho, d um enorme contributo na promoo do desenvolvimento psicolgico das crianas. 2 O principal e maior princpio que se deduz do texto Amrico Peas, Uma cultura para o trabalho de projecto, diz respeito preocupao social do autor em relao aos problemas que todos enfrentamos nos dias de hoje: As injustias, os conflitos sociais, os desvarios financeiros, os riscos ambientais, a violncia generalizada, o crescimento do nmero de pobres e do nmero de excludos, a prpria crise da cultura, entre muitos outros factores, levam as

sociedades a questionar a educao e a interpelar a escola A preocupao do autor para com os problemas sociais tambm est evidente quando se refere a ajudar e compreender o mundo e o outro a fim de melhor se compreender. Dentro do mesmo sentido o autor refere-se ainda lgica do projeto comprometido com a vida e o mundo, significando que o projeto deve refletir genuinamente os problemas sociais que os alunos e suas famlias enfrentam, que deve ter como origem a turma, tendo como objetivo a sua discusso pela mesma e como fonte inspiradora da escola, emancipar, promover e provocar. Nunca devem ser projetos impostos por terceiros, que no passem de simples objetos de retrica, de poder, de manipulao sobre os outros ou mesmo pseudoprojectos e sim, serem sempre projetos transparentes e com implicao social para o progresso de todos, e que no visem a satisfao de interesses mais ou menos mesquinhos. Tratase de incutir ou desenvolver nos alunos, a conscincia social do que deve ser a verdadeira democracia, visto que o projeto deve emanar da turma e ser discutido e investigado por ela, a fim de promover a consciencializao dos alunos, para os problemas da vida e da sociedade em que todos vivemos e para as formas possveis de os resolver. 3 A fim de satisfazer o pedido que me foi dirigido, na qualidade de dinamizador cultural de um Centro de Tempos Livres de Jovens de risco, inicio o meu trabalho com a elaborao de um Mapa de registo de projetos, para o registo de cada projeto que venha a ser escolhido e aprovado pela turma para vir a ser objeto de estudo. Elaboro tambm um Mapa de Projeto de Estudo, que deve incluir de forma bem definida a seguinte informao para cada projeto: 1) O que queremos saber 2) O que j sabemos 3) Quem faz 4) Como vamos fazer 5) Como vamos apresentar turma 6) Data da apresentao ou comunicao turma

Fase 1) Identificao dos problemas ou temas para os projetos. Aps ter elaborado o meu plano de trabalho, comearei por solicitar turma que escreva num Mapa de Registo o que cada um Gostaria de Saber, ou seja, qual o tema ou temas que cada aluno em concreto gostaria de ver explorado e explicado. Temas de resposta simples que no

justificam um projeto e cuja resposta pode ser dada de imediato pela turma ou pelo professor, sero eliminados aps os seus autores terem sido esclarecidos. Os restantes temas que necessitam de investigao, sero registados num Mapa de Projetos, a que posteriormente sero adicionados os nomes dos alunos que vo constituir os diferentes grupos de trabalho. De seguida deve ser feito o diagnstico dos pr-adquiridos, ou seja, saber o que cada aluno j sabe sobre cada tema. O resultado desta auscultao aos alunos dever ser apreciado e discutido pela turma, a fim de ficar decidido o que realmente precisa ser investigado. Segue-se a constituio dos Grupos de Trabalho, que devero incluir no mximo 3 ou 4 alunos por grupo e que dever ser feita tendo em considerao os interesses de cada aluno por cada tema e, tambm, dada a diversidade tnica e etria existente, a necessidade de formar grupos heterogneos. Esses alunos iro ficar responsveis pelo desenvolvimento de cada projeto. Aps a constituio dos grupos de trabalho, dever ser feito o levantamento e registo das fontes de informao e documentao necessrias para a concretizao do estudo: documentos existentes na sala de aula, entrevistas e inquritos feitos no exterior, documentos a consultar em casa, etc. Deve ser feita tambm a previso do tempo necessrio para a realizao de cada projeto, a distribuio das tarefas e a previso da data para a comunicao a toda a turma dos resultados obtidos com o estudo e sua avaliao.

Fase 2) Execuo do Projeto. Esta uma fase em que os diferentes grupos devem trabalhar de forma autnoma e ir preparando a comunicao dos resultados obtidos a toda a turma. O meu papel nesta fase como dinamizador cultural, limita-se a ajudar os alunos, ir fazendo o ponto da situao, esclarecendo, dando sugestes para possveis pistas a explorar e, eventualmente, ir tentando evitar algum conflito que possa surgir entre os diferentes grupos de trabalho, dado o elevado potencial de conflito, que crianas de risco usualmente carregam consigo. Durante a execuo do projeto, poder haver necessidade de recorrer a trabalho de exterior. Entrevistas aos pais ou a outras pessoas da comunidade, associaes de carter cientfico, etc. so entidades a que os alunos podem ter que pedir ajuda para conseguirem realizar os seus trabalhos.

Fase 3) Comunicao dos Resultados Turma.

Esta a fase em que os alunos aps terem completado toda a investigao e anlise do material recolhido, se dirigem turma a fim de comunicar os resultados obtidos. Para essa comunicao darei aos alunos a possibilidade de recorrerem a painis, lbuns, mesas redondas, exposies guiadas, etc. Segue-se o debate sobre cada projeto entre a toda a classe bem como uma breve sntese que farei na minha qualidade de formador. Eventualmente podem ficar pontos por esclarecer que dem origem a futuros projetos ou a mais questes da parte dos alunos.

Fase 4) Avaliao. Aps ter sido feita a comunicao turma segue-se uma reflexo geral da parte da classe e uma apreciao da minha parte, dando a minha opinio sobre cada projeto. Cada grupo de trabalho ao apresentar o seu projeto, dever distribuir pelos restantes colegas da turma, uma ficha ou questionrio de avaliao. Aps recolha das fichas de avaliao, deve ser analisado o eventual surgimento de dvidas, ou questes sobre um ou outro ponto, que no ficou bem esclarecido, dando assim uma classificao positiva ou negativa, em relao a todo o projeto e forma como foi melhor ou pior concretizado.

Bibliografia: Grave-Resendes, L & Soares, J. (2002), Diferenciao Pedaggica. Lisboa: Universidade Aberta. Peas, A. (1999). Uma Cultura para o Trabalho de Projecto. In. Escola Moderna, n 6, 5 srie. (Disponvel na Plataforma) Grave-Resendes, L. (2004). Mediao entre pares. In. Conselho Nacional de Educao. Educao e Direitos Humanos. (Disponvel na plataforma).

FIM

You might also like