You are on page 1of 18

Prefeitura Municipal de Campinas

CONCURSO PBLICO EDITAL N 008/2012 95080 AGENTE ADMINISTRATIVO

Nome do Candidato

Nmero de Inscrio
LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO

INSTRUES GERAIS
0 receber do fiscal: O candidato

Um Caderno de Questes contendo 50 (cinquenta) questes objetivas de mltipla escolha. Uma Folha de Respostas personalizada para a Prova Objetiva. 0 Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no Caderno de Questes, se a numerao das questes e a paginao esto corretas e se no h falhas, manchas ou borres. Se algum desses problemas for detectado, solicite ao fiscal outro caderno completo. No sero aceitas reclamaes posteriores. 0 das Provas ter a durao de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para preenchimento da Folha de Respostas da A totalidade Prova Objetiva. 0 O candidato poder se retirar da sala de prova aps transcorridas 2 (duas) horas do efetivo incio da prova, entregando o Caderno de Questes e a Folha de Respostas ao fiscal, a qual ser o nico documento vlido para a correo. 0 de Questes ser disponibilizado para consulta no site da Cetro Concursos, juntamente com a divulgao do gabarito, O Caderno a partir do dia 31 de julho de 2012. 0 permitidas consultas a quaisquer materiais, uso de telefone celular ou outros aparelhos eletrnicos. No sero 0 necessria a utilizao do sanitrio, o candidato dever solicitar permisso ao fiscal de sala, que designar um fiscal Caso seja volante para acompanh-lo no deslocamento, devendo manter-se em silncio durante o percurso, podendo, antes da entrada no sanitrio e depois da utilizao deste, ser submetido a revista com detector de metais. Na situao descrita, se for detectado que o candidato estiver portando qualquer tipo de equipamento eletrnico, ser eliminado automaticamente do concurso. 0 Aps o trmino da prova, ao sair da sala de prova, o candidato dever retirar-se imediatamente do local de realizao das provas, no podendo permanecer nas suas dependncias, bem como no poder utilizar os sanitrios.

ATENO
0 seus dados esto corretos na Folha de Respostas. Verifique se 0 Respostas NO pode ser dobrada, amassada, rasurada, manchada ou conter qualquer registro fora dos locais A Folha de 0 alternativa que julgar correta para cada questo na Folha de Respostas, usando caneta esferogrfica de tinta preta ou Assinale a

destinados s respostas.

azul. Para cada questo, existe apenas 1 (uma) resposta certa no sero computadas questes no assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras. 0 O modo correto de assinalar a alternativa cobrindo, completamente, o espao a ela correspondente, conforme modelo abaixo:
0 Todas as questes devero ser respondidas.

OS TEXTOS E AS QUESTES FORAM REDIGIDOS CONFORME O NOVO ACORDO ORTOGRFICO DA LNGUA PORTUGUESA, MAS ESTE NO SER COBRADO NO CONTEDO.

07/2012
Espao reservado para anotao das respostas

CONCURSOS PBLICOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS CONCURSO PBLICO EDITAL 008/2012


95080 AGENTE ADMINISTRATIVO
CONCURSOS PBLICOS

Nome:__________________________________________________________

Inscrio:_______________________

O Caderno de Questes e o gabarito sero disponibilizados no site da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br) a partir do dia 31 de julho de 2012.

PORTUGUS

Leia o texto abaixo para responder s questes de 1 a 3. Quem dorme at tarde no vagabundo, diz cincia Segundo neurologistas, o que essas pessoas tm distrbio do sono atrasado

Pessoas com o gene da vespertilidade tm predisposio para acordar tarde.

Alvo de crticas de familiares e amigos, quem gosta de ficar na cama at a hora do almoo pode ter um motivo cientfico para a vagabundagem: o distrbio do sono atrasado. O assunto foi um dos temas abordados no 6 Congresso Brasileiro do Crebro, Comportamento e Emoes, que aconteceu recentemente em Gramado. O organismo humano tem um ciclo dirio, de modo que os nveis hormonais e a temperatura do corpo se alteram ao longo do dia e da noite. Depois do almoo, por exemplo, o corpo trabalha para fazer a digesto e, consequentemente, a temperatura sobe, o que pode causar sonolncia. Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e comeamos a produzir hormnios de crescimento. Se dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos tambm um hormnio especfico chamado melatonina, responsvel por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo. Pessoas vespertinas, que tm o hbito de ir para a cama durante a madrugada e dormir at o meio-dia, por exemplo, s iro comear a produzir seus hormnios por volta das 5 da manh. Isso far com que tenham dificuldade de ir para a cama mais cedo no outro dia e, consequentemente, de acordar mais cedo. um hbito que s tende a piorar, porque a pessoa vai procurar fazer suas atividades durante o final da tarde e noite, quando tem mais energia. O pesquisador Luciano Ribeiro Jr., da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp), especialista em sono, explica que esse distrbio pode ser gentico: Pessoas com o gene da vespertilidade tm predisposio para serem vespertinas. claro que fator social e educao tambm podem favorecer. Mas no se sabe ainda at que ponto o comportamento social pode influenciar o problema. A questo, na verdade, que o vespertino no se encaixa na rotina que consideramos normal e acaba prejudicado em muitos aspectos. O problema surge na infncia. A criana prefere estudar durante a tarde e no consegue praticar muitas atividades de manh. Na adolescncia, a doena acentuada, uma vez que os jovens tendem a sair noite e dormir at tarde com mais frequncia. A caracterstica vira um problema quando persiste na fase adulta. O vespertino aquele que j saiu da adolescncia. Pessoas acima de 20 anos de idade que no conseguem se acostumar ao ritmo de vida que a maioria est acostumada, diz Luciano. Segundo ele, cerca de 5% da populao sofre de transtorno da fase atrasada do sono em diferentes graus e apenas uma pequena parcela acaba se adaptando rotina contempornea. O pesquisador conta tambm que, alm do preconceito sofrido pelos pais, professores e, mais tarde, pelos colegas de trabalho, o vespertino sofre de problemas psiquitricos com maior frequncia: depresso, bipolaridade, hiperatividade, dficit de ateno so os mais comuns. Alm disso, a privao do sono profundo,
Prefeitura Municipal de Campinas 95080 Agente Administrativo 1

quando sonhamos, faz com que a pessoa tenha maior suscetibilidade a vrios problemas de sade: no sistema nervoso, endcrino, renal, cardiovascular, imunolgico, digestrio, alm do comportamento sexual. O tratamento no envolve apenas remdios indutores do sono, como se fosse uma insnia comum. necessria uma terapia comportamental complexa, numa tentativa de mudar o hbito, procurando antecipar o horrio do sono. Envolve estmulo de luz, atividades fsicas durante a manh e, principalmente, um trabalho de reeducao. E as pessoas que tm o hbito de acordar s 4 ou 5 horas da manh? O lado oposto do vespertino o que a gente chama de avano de fase. S que esse no tem o problema maior no sentido social. Ele est mais adaptado aos ritmos sociais e profissionais. Os meus pacientes deste tipo tm orgulho, j ouvi mais de uma vez eles dizendo Deus ajuda quem cedo madruga., diz o neurologista.

Bruna Bernacchio. Revista Galileu. Adaptado.

1.

De acordo com o texto, correto afirmar que (A) todas as pessoas vespertinas tm o hbito de ir para a cama durante a madrugada e dormir at o meio-dia, o que faz com que tenham dificuldade de ir para a cama mais cedo no outro dia. (B) por no se encaixar na rotina considerada normal, o vespertino acaba prejudicando outras pessoas. (C) ao se privar do sono profundo, o vespertino tem mais chance de apresentar problemas endcrinos, cardiovasculares, renais, entre outros. (D) o vespertino necessariamente sofre de problemas psiquitricos, sendo depresso, bipolaridade, hiperatividade e dficit de ateno os mais comuns.

Leia o trecho abaixo para responder questo 2. Se dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos tambm um hormnio especfico chamado melatonina, responsvel por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo. 2. O trecho acima pode ser substitudo sem prejuzo semntico pelo(s) seguinte(s) trecho(s): I. quando dormirmos noite, no escuro, produzimos tambm, um hormnio especfico chamado melatonina, responsvel por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo. II. se dormirmos enquanto noite, no escuro, produzimos tambm um hormnio prprio chamado melatonina, responsvel pelo comando do ciclo do sono e fazendo com que este seja mais profundo e de maior qualidade. III. ao dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos, tambm, um hormnio especfico chamado melatonina, que responsvel por comandar o ciclo do sono e fazer com que este tenha melhor qualidade e seja mais profundo.

correto o que se apresenta em (A) (B) (C) (D) I, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III.
Prefeitura Municipal de Campinas 95080 Agente Administrativo 2

3.

De acordo com o trecho: O lado oposto do vespertino o que a gente chama de avano de fase., assinale a alternativa cujo termo destacado equivale sintaticamente a O lado oposto do vespertino. (A) Depois do almoo, por exemplo, o corpo trabalha para fazer a digesto [...]. (B) Pessoas vespertinas, que tm o hbito de ir para a cama durante a madrugada e dormir at o meiodia, por exemplo, s iro comear a produzir seus hormnios por volta das 5 da manh. (C) Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e comeamos a produzir hormnios de crescimento. (D) A caracterstica vira um problema quando persiste na fase adulta.

4.

De acordo com o contexto, assinale a alternativa correta em relao ortografia. (A) (B) (C) (D) Faltou ao trabalho, pois estava com desinteria. Carlos reiterou o fato de no poder ser feita a avaliao esta semana. O perfume das flores impreguinou, em pouco tempo, os cmodos da casa. Aja o que houver, ningum sair daqui antes de finalizar suas tarefas.

5.

Assinale a alternativa correta em relao pontuao. (A) (B) (C) (D) A vida no a que a gente viveu: e sim a que a gente recorda e como recorda para cont-la. A vida no , a que a gente viveu e, sim, a que a gente recorda; e como recorda para cont-la. A vida no a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para cont-la. A vida, no a que a gente viveu e sim a que a gente recorda e, como, recorda para cont-la.

Leia o trecho abaixo para responder questo 6. Mesmo que tivesse pesquisado sobre o assunto, no seria poupado de refazer o trabalho. 6. Assinale a alternativa em que o termo destacado apresenta o mesmo tempo verbal do termo em destaque no trecho acima. (A) (B) (C) (D) Espero que tenha ido ao teatro mesmo sem companhia. Quando houver concludo o mestrado, viajar para a Europa. As palestras tinham recebido mais participantes do que o esperado. Se houvessem estudado, teriam conquistado um timo resultado.

7.

Assinale a alternativa em que a ocorrncia da crase est incorreta. (A) (B) (C) (D) Estava disposto voltar para seu trabalho, assim que sua sade melhorasse. esquerda, esto em exposio os novos equipamentos de pesquisa. Foram quela biblioteca em busca de novas informaes. proporo que os dias passavam, ficava ainda mais ansioso para rever seus amigos.

Prefeitura Municipal de Campinas 95080 Agente Administrativo 3

8.

Leia as oraes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. 1. 2. 3. 4. (A) (B) (C) (D) Estava com os ps in__ados de tanto andar. Os primeiros abor__enes possuam armamento limitado, muitos feitos de madeira e pedra, que os auxiliavam a conseguir alimento. No conseguia mais pensar, estava com en__aqueca. No conseguia __ntitular o novo texto. x/ j/ ch/ e ch/ g/ x/ i ch/ j/ x/ i x/ g/ x/ e

9.

De acordo com a norma-padro da Lngua Portuguesa e em relao s concordncias verbal e nominal, assinale a alternativa incorreta. (A) (B) (C) (D) O que nos preocupava eram as atitudes daquele rapaz. Os ponteiros do relgio marcavam meio-dia e meia. Haja vista os argumentos apresentados, os suspeitos devem ser soltos. Deveriam haver muitas pessoas interessadas na vaga.

10. De acordo com a norma-padro da Lngua Portuguesa e em relao concordncia nominal, assinale a alternativa correta. (A) (B) (C) (D) proibido a entrada de pessoas com animais neste recinto. Aps descer do brinquedo, Maria ficou meia tonta. Seguem anexas as duplicatas. Ela mesmo resolveu o problema.

11. Sobre o memorando, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) a modalidade de comunicao entre unidades administrativas de um mesmo rgo, que podem estar hierarquicamente em mesmo nvel ou em nveis diferentes. ( ) Trata-se de uma forma de comunicao eminentemente interna. ( ) Pode ter carter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposio de projetos, ideias, diretrizes etc. a serem adotados por determinado setor do servio pblico. (A) (B) (C) (D) V/ F/ V F/ F/ F F/ V/ V V/ V/ V

Prefeitura Municipal de Campinas 95080 Agente Administrativo 4

12. Sobre as partes do documento no padro ofcio, analise as assertivas abaixo. I. Destinatrio: o nome e o cargo da pessoa a quem dirigida a comunicao. No caso do ofcio, deve ser includo tambm o endereo. II. Deve conter a assinatura do autor da comunicao e identificao do signatrio. III. Deve conter local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento esquerda.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, II e III.

13. O pronome de tratamento Vossa Excelncia deve ser utilizado para, entre outras, as seguintes autoridades, exceto (A) (B) (C) (D) Presidente da Repblica. Vice-Presidente da Repblica. Ministros de Estado. Reitores de universidade.

14. Assinale a alternativa que apresenta erro na pontuao. (A) (B) (C) (D) Jos, Maria e Joo, filhos de Joaquim, viajam todos os dias para estudar. Por favor, voc sabe onde fica esta rua? Muitas das pessoas que chegaram atrasadas, ficaram sem convite. Quando seu pai chegar, vou contar a ele o ocorrido.

15. Assinale a alternativa correta em relao ortografia. (A) (B) (C) (D) Os trajes mulumanos so muito bonitos. A largatixa correu e sumiu no vo da parede. Embreagou-se e depois dormiu. Era um exmio corredor.

Prefeitura Municipal de Campinas 95080 Agente Administrativo 5

MATEMTICA/RACIOCNIO LGICO Observe as informaes abaixo para responder s questes 16 e 17. As informaes abaixo mostram os resultados dos testes realizados com dois modelos de carros 1.0, 16 vlvulas.

Consumo Em estrada Autonomia aproximada em estrada

Carro X 13,4km/ l 603km

Carro Z 13,9km/ l 695km

16. Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. No tanque de combustvel do carro Z cabem ____ litros __________ do que no tanque do carro X. (A) (B) (C) (D) 5/ a mais 10/ a menos 5/ a menos 10/ a mais

17. Assinale a alternativa que apresenta o carro mais rpido para acelerar de 0 a 100km/h e a diferena em segundos. (A) (B) (C) (D) Carro X/ 1,4 segundos. Carro Z/ 1,4 segundos. Carro X/ 1,6 segundos. Carro Z/ 1,6 segundos.

Prefeitura Municipal de Campinas 95080 Agente Administrativo 6

Observe as informaes abaixo para responder s questes 18, 19 e 20. Uma famlia fez uma viagem de carro de Campinas (SP) a Taguatinga (DF), seguindo o roteiro mostrado na figura.

Em relao viagem, considere as seguintes circunstncias. I. A famlia saiu s 5h da manh de Campinas com o tanque cheio de combustvel. O carro utilizado possua um tanque de combustvel com capacidade para 48 litros e, em mdia, o rendimento do carro foi de 15 quilmetros por litro.

II.

III. As trs paradas realizadas para alimentao foram feitas nas cidades indicadas com um (*) e cada uma teve durao de 40 minutos. IV. Eles chegaram Santa Rita do Passa Quatro s 7 horas. A famlia gastou 4,5 horas para percorrer a segunda etapa da viagem, 2,5 horas para percorrer a terceira etapa e 3 horas para percorrer a ltima etapa. 18. A distncia de Campinas a Taguatinga de, aproximadamente, (A) (B) (C) (D) 806km. 896km. 906km. 996km.

19. Sabendo que eles completaram o tanque de combustvel em Uberlndia e que o preo do combustvel era de R$2,49, assinale a alternativa que apresenta o valor aproximado que foi pago ao posto. (A) (B) (C) (D) R$75,00. R$79,00. R$80,00. R$83,00.

Prefeitura Municipal de Campinas 95080 Agente Administrativo 7

20. A famlia chegou em Taguatinga s (A) (B) (C) (D) 14 horas. 17 horas. 19 horas. 22 horas.

21. Se um caminho cuja carga mxima de 6,5 toneladas transportasse 37 caixas de 189kg cada uma, ento a carga excedente seria igual a (A) (B) (C) (D) 493kg. 491kg. 483kg. 481kg.

Leia o texto e observe a tabela abaixo para responder s questes 22 e 23. Numa loja de eletrodomsticos, cada vendedor recebe R$225,00 por semana e mais uma comisso de R$32,00 por refrigerador que vender. A tabela abaixo mostra quantos refrigeradores dois vendedores desta loja venderam durante o ms de junho de 2012. Junho/2012 1 semana 2 semana 3 semana 4 semana Vendedor 1 4 3 8 5 Vendedor 2 6 2 7 8

22. Sobre a comisso do ms de junho, correto afirmar que (A) o vendedor 2 recebeu R$64,00 a mais do que o vendedor 1. (B) o vendedor 1 recebeu R$96,00 a menos do que o vendedor 2. (C) se o vendedor 1 tivesse vendido mais 4 refrigeradores, teria recebido a mesma comisso do vendedor 2. (D) o vendedor 2 recebeu R$900,00 de comisso.

23. Do salrio mensal descontado um total de R$123,42. Logo, o vendedor 1 e o vendedor 2 receberam, respectivamente, no ms de junho, (A) (B) (C) (D) R$1.416,58 e R$1.512,58. R$1.317,58 e R$1.413,58. R$1.316,58 e R$1.412,58. R$1.417,58 e R$1.513,58.

Prefeitura Municipal de Campinas 95080 Agente Administrativo 8

24. Ftima bebe 3 copos de gua a cada 45 minutos a partir do momento que acorda. Ela acorda todos os dias s 7h e vai dormir s 22h. Sabendo que cada copo de gua tem 75m l , em 15 dias, ela ter bebido (A) (B) (C) (D) 14,500 litros. 23,625 litros. 67,500 litros. 70,875 litros.

25. Certa empresa daria um aumento de 4% a seus funcionrios, mas devido interveno do sindicato, os funcionrios conseguiram mais 140% de aumento sobre o percentual original de 4%. Portanto, o percentual de reajuste conseguido foi de (A) (B) (C) (D) 5,4%. 6,2%. 9,6%. 12,8%.

26. Ao ser questionado sobre o nmero de primos e primas, Lucas disse: Dos 16 primos que possuo, apenas 6,25% so homens. Logo, o nmero de mulheres (A) (B) (C) (D) 12. 13. 14. 15.

27. No esquema abaixo, observe que h certa relao entre as duas primeiras palavras. RAPOSA TIGRE :: LOBO ? A mesma relao deve existir entre a terceira palavra e a quarta palavra que est faltando. Logo, a quarta palavra (A) (B) (C) (D) CAVALO. ONA. SERPENTE. ARARA.

28. Sandra estuda tanto quanto Vera e menos do que Maria. Aline estuda tanto quanto Maria. Logo, (A) (B) (C) (D) Aline estuda menos do que Vera. Maria estuda menos do que Sandra. Maria estuda menos do que Vera. Aline estuda mais do que Sandra.

Prefeitura Municipal de Campinas 95080 Agente Administrativo 9

29. Foram entrevistadas 100 pessoas acerca de seus hbitos alimentares. O resultado da pesquisa revelou que 43 pessoas consomem massas e carne vermelha. 77 consomem massa e 66 consomem carne vermelha. Uma pessoa que respondeu a essa pesquisa foi sorteada ao acaso. Sendo assim, a probabilidade de ela consumir exclusivamente carne vermelha de (A) (B) (C) (D) 23%. 34%. 38%. 61%.

30. Considere a sequncia de retngulos com os respectivos nmeros e letras (alfabeto de 23 letras) que obedecem a uma lei de formao.

Assinale a alternativa que apresenta o prximo retngulo.

(A)

(B)

(C)

(D)

Prefeitura Municipal de Campinas 95080 Agente Administrativo 10

INFORMTICA 31. Geraldo criou uma planilha no Microsoft Excel 2007 com os seguintes dados:

Agora, ele precisa criar uma frmula, na clula A6, que faa a seguinte operao: calcule a soma dos valores digitados nas clulas acima (A1 at A5) e desconte, dessa soma, o maior valor entre aqueles que foram utilizados na soma. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta a frmula que deveria ser utilizada, lembrando que, no futuro, Geraldo pode alterar os valores contidos nas clulas e a frmula deve continuar funcionando. (A) (B) (C) (D) = SOMA(A1:A5) MXIMO(A1:A5) = SOMA(A1:A5 MXIMO(A1:A5) = MXIMO(A1:A5) SOMA(A1:A5) = SOMA (A1:A5) (MXIMO(A1) + MXIMO(A2) + MXIMO(A3) + MXIMO(A4) + MXIMO(A5))

32. Marlia vai elaborar uma carta utilizando o Microsoft Word 2007, e gostaria que os pargrafos tivessem a aparncia do exemplo abaixo, com um espao de 1cm no incio do texto do pargrafo.

Assinale a alternativa que apresenta como Marlia poderia aplicar esse formato aos pargrafos de sua carta. (A) (B) (C) (D) Deve-se aplicar, no pargrafo, um valor de 1cm para o recuo, Esquerda. Deve-se inserir um caractere especial de Espao de pargrafo. Deve-se aplicar, no pargrafo, um recuo do tipo Primeira Linha de 1cm. Deve-se aplicar, no pargrafo, o efeito de Capitulao.

Prefeitura Municipal de Campinas 95080 Agente Administrativo 11

33. Maurcio est navegando pela Internet e encontra um site muito interessante. Nesse site, ele encontra links com diversas outras pginas, que tambm so do seu interesse. Assinale a alternativa que apresenta como Maurcio poderia acessar alguns desses links, sem deixar de lado esse primeiro site encontrado, levando em considerao que o navegador Microsoft Internet Explorer 9 est sendo usado. (A) Escolhendo a opo Mltiplas pginas no menu Opes do navegador. (B) Clicando com o boto direito do mouse sobre a pgina aberta e escolhendo a opo Exibir Lado a Lado no menu que surgir. (C) Abrindo essas pginas como novas guias no navegador. (D) No possvel fazer isso, pois somente possvel acessar uma pgina de cada vez, j que, para abrir outra pgina, preciso fechar a pgina anteriormente acessada.

34. Joaquim est comeando a criar uma apresentao utilizando o Microsoft PowerPoint 2007. Ele comeou com um slide vazio, em branco, e inseriu um retngulo com um texto no slide. Agora, Joaquim gostaria de centralizar automaticamente, tanto na horizontal quanto na vertical, esse retngulo no slide com um nico comando. Assinale a alternativa que apresenta como isso pode ser feito. (A) Clicar no retngulo e escolher a opo Centralizar na guia Formatar. (B) Clicar com o boto direito do mouse sobre o retngulo e escolher a opo Centralizar no Slide no menu que surgir. (C) Clicar no retngulo e escolher a opo Centralizar Imagem na guia Exibio. (D) No existe opo para centralizar automaticamente uma imagem no slide nos dois sentidos.

35. Em relao aos navegadores de Internet, analise as assertivas abaixo. I. A maioria dos navegadores atuais permite bloquear pop-ups, que so janelas extras que aparecem sobre a janela do navegador. II. Cookies so pequenos arquivos criados nos computadores quando estes acessam determinados sites da web. Esses arquivos armazenam dados sobre os hbitos dos usurios do site e podem ser lidos pelo site em acessos posteriores do navegador. III. Os navegadores permitem que o usurio confira se o link que aparece na pgina web vai direcion-lo realmente para o endereo indicado. Para isso, eles apresentam o endereo do link quando o mouse passado sobre ele.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) I, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, II e III.

Prefeitura Municipal de Campinas 95080 Agente Administrativo 12

36. Olvia acabou de comprar um computador com o sistema operacional Microsoft Windows 7 instalado. Ela deseja saber quais so os programas que j esto instalados no seu computador. Assinale a alternativa que apresenta como Olvia pode obter esta informao. (A) Clicando em Iniciar e observando todos os programas instalados no computador. (B) Clicando em Iniciar, escolhendo a opo Todos os programas e observando os programas instalados no computador. (C) Clicando em Iniciar, escolhendo a opo Programas instalados e observando os programas instalados no computador. (D) Clicando em Iniciar, digitando, no campo Pesquisar programas e arquivos, o termo todos os arquivos e observando a lista de programas apresentados pela pesquisa.

37. Flvio precisa classificar os dados em uma planilha do Microsoft Excel 2007. Os dados a serem classificados so os seguintes:

Flvio selecionou todas as clulas contendo os dados, de A1 at A5, e clicou no boto Classificar de A a Z na guia Dados ( ). Aps essa operao realizada por Flvio, assinale a alternativa que apresenta o resultado final dos contedos das clulas. (A) (B) (C) (D) A1 = 2/ A2 = 3/ A3 = 7/ A4 = C/ A5 = H A1 = H/ A2 = C/ A3 = 7/ A4 = 3/ A5 = 2 A1 = C/ A2 = H/ A3 = 2/ A4 = 3/ A5 = 7 A1 = 7/ A2 = 3/ A3 = 2/ A4 = H/ A5 = C

38. Rodolfo recebeu uma mensagem de correio eletrnico e precisa encaminh-la para seu diretor. Entretanto, ele no gostaria que o contedo da mensagem recebida fosse apresentado, diretamente, junto com o texto da mensagem de encaminhamento. Assinale a alternativa que apresenta como Rodolfo pode fazer isso. (A) (B) (C) (D) Copiando todo o contedo da mensagem recebida e colando na mensagem que vai ser encaminhada. Utilizando a opo de encaminhar a mensagem como anexo. Colocando o endereo do novo destinatrio como sendo oculto. Encaminhando normalmente a mensagem para o novo destinatrio, uma vez que o texto da mensagem encaminhada nunca exibido diretamente.

Prefeitura Municipal de Campinas 95080 Agente Administrativo 13

39. nio inseriu uma foto em um slide de uma apresentao do Microsoft PowerPoint 2007, entretanto, essa foto apresenta a imagem de dois prdios e ele gostaria de apresentar somente o prdio que se encontra esquerda da foto. Para isso, nio dever (A) clicar sobre a imagem com o boto direito do mouse e escolher a opo Dividir Imagem. Ento, excluir a imagem da direita. (B) selecionar a imagem e utilizar a opo Escolher metade esquerda do grupo Tamanho da guia Formatar. (C) selecionar a imagem e clicar, arrastando com o mouse a ala de redimensionamento, da direita para a esquerda. (D) selecionar a imagem e, em seguida, a opo Cortar do grupo Tamanho da guia Formatar. Depois disso, clicar, arrastando com o mouse a ala de redimensionamento da direita para a esquerda, ocultando a parte que no interessa da imagem. 40. O Microsoft Word 2007 est indicando que existe excesso de espaos entre duas palavras, por meio de uma linha ondulada verde sob o espao. Contudo, o usurio deseja colocar exatamente dois espaos entre elas. Desta forma, possvel saber a quantidade exata de espaos que existe entre essas duas palavras (A) clicando no boto Mostrar Tudo ( palavras. ) e contando os asteriscos que representam os espaos entre as

(B) clicando no boto Mostrar Tudo ( ) e contando os pontos que representam os espaos entre as palavras. (C) selecionando a opo Contar Palavras da guia Reviso e observar, na janela resultante dessa operao, os dados sobre os espaos entre palavras. (D) clicando com o boto direito do mouse sobre a indicao de excesso de espaos (linha ondulada verde) e escolhendo a opo Quantidade de espaos no menu resultante.

CONHECIMENTOS GERAIS 41. De acordo com Noes de Direito Penal Dos crimes contra a Administrao Pblica, artigo 321, patrocinar, direta ou indiretamente, o interesse privativo perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio, ter como penalidade (A) (B) (C) (D) deteno, de 1 (um) a 4 (quatro) anos. recluso, de 2 (dois) a 3 (trs) meses. recluso, de 1 (um) a 3 (trs) meses, e multa. deteno, de 1 (um) a 3 (trs) meses, ou multa.

42. Segundo a Lei Orgnica do Municpio de Campinas, artigo 131, assinale a alternativa correta. (A) Os cargos em comisso e as funes de confiana sero exercidos, preferencialmente, por servidores ocupantes de cargo de carreira tcnica ou profissional, nos casos e condies previstos na lei. (B) Servidores, mesmo sob a pena de demisso, podero ser diretores ou integrar conselho de empresa fornecedora, ou que realize qualquer modalidade de contrato com o Municpio. (C) A lei reservar percentual de cargos para as pessoas portadoras de deficincia, mas no poder definir os critrios de sua admisso. (D) Os cargos e funes pblicas so acessveis a todos os brasileiros, independentemente dos requisitos estabelecidos em lei.
Prefeitura Municipal de Campinas 95080 Agente Administrativo 14

43. Sobre a Constituio Federal de 1988, em relao aos Direitos e Garantias Fundamentais, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem. ( ) livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena. ( ) A lei excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. ( ) So assegurados, nos termos da lei, o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores e aos intrpretes, exceto s respectivas representaes sindicais e associativas. (A) (B) (C) (D) V/ V/ F/ V F/ F/ V/ F V/ V/ F/ F F/ V/ F/ V

44. Sobre o que dispe a Constituio Federal de 1988, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios I. estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencion-los, embaraar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relaes de dependncia ou aliana, ressalvada, na forma da lei, a colaborao de interesse pblico. II. recusar f aos documentos pblicos. III. criar distines entre brasileiros ou preferncias entre si. correto o que est contido em (A) (B) (C) (D) I, II e III. II e III, apenas. III, apenas. I e II, apenas.

45. Em dezembro de 2011, a Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS) elaborou uma nova resoluo a fim de ser aplicada nas empresas de planos de sade. Sobre esta resoluo, assinale a alternativa correta. (A) As empresas de sade tero de agendar consultas mdicas de especialistas, como cardiologista, em at 14 dias teis. (B) Para consultas bsicas (pediatria, clnica mdica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrcia), o prazo para agendamento de 10 dias corridos. (C) Mesmo em casos de urgncia e emergncia, a consulta ser agendada em at 7 dias teis. (D) As empresas de sade tero de trocar seus equipamentos obsoletos por outros modernos no prazo de 3 meses.

Prefeitura Municipal de Campinas 95080 Agente Administrativo 15

46. Durante a Rio+20, foram discutidos variados assuntos, nos quais a sustentabilidade foi o foco principal. Sobre os problemas ambientais apontados na Eco92 e as questes discutidas na Rio+20, analise as assertivas abaixo. I. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a taxa anual de desmatamento na Amaznia Legal em 1992 foi mais que o dobro da registrada em 2011. II. A Eco92 estimulou o aumento do nmero de organizaes sem fins lucrativos voltadas para o meio ambiente e proteo dos animais no Brasil, tendo o IBGE registrado que, entre 1991 e 2005, 2.215 entidades desse tipo surgiram no Pas. III. Durante a Eco92, assuntos como chuvas cidas, o aumento do buraco na camada de oznio e a extino de espcies nativas terrestres constituam as grandes e principais preocupaes, as quais se mantiveram at os dias atuais e ainda so as mais discutidas durante as conferncias sobre sustentabilidade. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) I, II e III. II e III, apenas. III, apenas. I e II, apenas.

47. Os servidores pblicos devem agir conforme um conjunto de regras de conduta tiradas da disciplina interior na Administrao. Pela natureza de sua funo, pressupe-se que o agente administrativo, como ser humano dotado da capacidade de atuar, deve, necessariamente, distinguir o Bem do Mal, o honesto do desonesto, baseando suas decises nesse discernimento. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta o princpio administrativo que traduz o dever do servidor de agir com probidade, respeitando a tica inerente sua posio. (A) (B) (C) (D) Legalidade. Impessoalidade. Moralidade. Eficincia.

48. A respeito da tica na publicidade dos atos administrativos, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter _______, informativo ou de _______ social, dela no podendo constar _______, smbolos ou imagens que caracterizem _______ de autoridades ou servidores pblicos. (A) (B) (C) (D) cogente/ disciplina/ privao/ absteno de ato educativo/ disciplina/ nomes/ promoo pessoal cogente/ orientao/ privao/ absteno de ato educativo/ orientao/ nomes/ promoo pessoal

Prefeitura Municipal de Campinas 95080 Agente Administrativo 16

49. A respeito do Processo Administrativo Disciplinar, assinale a alternativa correta. (A) A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico pode promover a sua apurao a qualquer tempo, mediante sindicncia ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. (B) As denncias sobre irregularidades sero objeto de apurao, desde que contenham a identificao e o endereo do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade. (C) Da sindicncia poder resultar arquivamento do processo, ou aplicao de penalidade de advertncia, ou suspenso de at 2 (dois) anos, e ter prazo de no mximo 5 (cinco) dias sem prorrogao. (D) Sempre que o ilcito praticado pelo servidor pblico ensejar a imposio de penalidade de advertncia simples ser obrigatria a instaurao de processo disciplinar.

50. O funcionrio pblico que se apropriar de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio, sofrer, na forma da lei, punio de (A) (B) (C) (D) restrio do direito de frequentar reparties pblicas. priso administrativa. recluso, podendo chegar a doze anos, mais multa. censura escrita.

Prefeitura Municipal de Campinas 95080 Agente Administrativo 17

You might also like