You are on page 1of 10

TEORIA DO DESIGN Curso de Tecnologia em Design de Interiores Dom Bosco 2009.

AULA 12: BAUHAUS: PRTICAS DO DESIGN


12.1 A ESCOLA BAUHAUS E O DESIGN DE INTERIORES
Alice Gomes; Camila V.D.L.; Ludmila Nunes; Raquel Rocha - Design de Interiores. Disponvel em: artemodernafavufg.blogspot.com/.../escola-bauhaus-e-o-design-de-interiores.html

A Escola Bauhaus surgiu em meio a um perodo conturbado da histria da humanidade. Na Europa vivia-se a Revoluo Industrial, que trazia consigo inmeras conseqncias devastadoras, tanto nas condies de vida das pessoas, com a criao de grandes centros urbanos e reestruturaes sociais, quanto nos produtos manufaturados e racionalizados. Desde 1850 os ingleses j vinham tentando modificar os conceitos de formao dos artesos e as escolas de arte. Dessa maneira, alm da rea industrial, a Inglaterra garantia o primeiro lugar tambm na rea artesanal. Com esse conhecimento industrial mundial, era natural que os pases vizinhos, inclusive a Alemanha, almejassem alcanar o mesmo poderio que tinha a indstria txtil inglesa. Em 1896 o governo alemo mandou um homem, Hermann Muthesius, como um espio de gostos, para uma misso de seis anos na Inglaterra, com o objetivo de estudar as razes do grande sucesso ingls. Aps esse perodo de espionagem, Muthesius voltou Alemanha com novidades e recomendaes. Aconselhou a criao de oficinas de artes e ofcios para a contratao de diversos artistas modernos para dar aulas. Nos anos seguintes, o modelo ingls foi copiado e por toda a Alemanha havia a criao de pequenas oficinas privadas que fabricavam utenslios domsticos mobilirios, artefatos txteis e objetos de metal. Em 1907, Hermann Muthesius fundou a Deutscher Werbund (associao de Artes e Ofcios DWB), que se tornou a associao artstica e econmica mais importante e de maior sucesso antes da Primeira Guerra Mundial. Em 1912 Walter Adolf Gropius tambm entrou para a associao Werkbund.

Prof arquiteta Solange Irene Smolarek Dias - doutoranda

TEORIA DO DESIGN Curso de Tecnologia em Design de Interiores Dom Bosco 2009.2

Em 1919, o governo alemo aprovou o pedido de Gropius para dirigir as duas escolas preexistentes em Weimar (a Escola Superior de Belas-Artes e a Escola de Artes e Ofcios), sob um nico nome. Foi dessa fuso que se originou a Bauhaus (que significa Casa Estatal de Construo). A sede era em um edifcio construdo em 1905 por Henry Van de Velde. "Criemos uma nova guilda de artesos, sem as distines de classe que erguem uma barreira de arrogncia entre o artista e o arteso", declara o arquiteto germnico Walter Adolf Gropius quando inaugura a Bauhaus. A nova escola de artes aplicadas e arquitetura traz na origem um trao destacado de seu perfil: a tentativa de articulao entre arte e artesanato.

Gropius tinha f na teoria da obra de arte total na qual o design se torna a sntese de todas as artes e ofcios, sob a gide da arquitetura. Tinha-se a concepo quase religiosa do design como uma fora redentora por si mesma; um elemento de estmulo radical no contexto de uma nao moral e economicamente derrotada pela Primeira Guerra Mundial. O design, afirmava Gropius, poderia reestruturar uma sociedade alem melhor, mais coesa e, afinal, democrtica.

A Bauhaus foi a mais importante escola de desenho industrial, arte e arquitetura do sculo XX. O design constituiu importante rea moderna do conhecimento e da aplicao tecnolgica do homem, a qual teve um desenvolvimento cultural e educacional muito significativo nessa escola, que tinha como lema a construo do futuro. Esse lema tentava combinar todas as artes num
Prof arquiteta Solange Irene Smolarek Dias - doutoranda

TEORIA DO DESIGN Curso de Tecnologia em Design de Interiores Dom Bosco 2009.2

s ideal, exigindo um novo tipo de artista entre as especializaes acadmicas, para o qual a Bauhaus iria oferecer uma educao adequada.

Para alcanar esse marco, Gropius viu a necessidade de desenvolver novos mtodos de ensinamentos e concluiu que as bases para as vrias artes ainda deveriam ser achadas. A escola tinha basicamente trs objetivos, que no se alteraram ao longo de seu perodo de existncia, mesmo quando a direo da escola mudava significante e rapidamente. O primeiro deles era tirar cada uma das artes do isolamento em que se encontrava a fim de motivar os artesos a trabalharem em cooperativa, combinando todas as suas habilidade e tcnicas. O segundo era elevar o status das peas artesanais (cadeiras, candeeiros, bules de ch, talheres etc.) ao mesmo nvel das belas-artes, como a pintura, a escultura etc. E o terceiro objetivo era manter contato com as indstrias, numa tentativa de conseguir a independncia do governo por intermdio da venda dos seus projetos.

Prof arquiteta Solange Irene Smolarek Dias - doutoranda

TEORIA DO DESIGN Curso de Tecnologia em Design de Interiores Dom Bosco 2009.2

A escola possua alguns ateliers ligados ao design de mobilirio e de acessrios. Dentre eles destacam-se: Atelier de Tecelagem - Este foi constitudo genericamente pelas alunas da Bauhaus, dada a impossibilidade ou dificuldade de seguimento nos outros ateliers. Inicialmente preparada para ser uma das muitas tcnicas txteis a aprender, a tecelagem s foi aprendida custa da experimentao, ou como formao especializada adquirida fora da Bauhaus. Neste atelier reflete-se o ensino dos cursos preliminares lecionados por Kandinsky e Moholy-Nagy.

Atelier de Metal - O atelier de metal esteve sob a direo artstica de Itten at 1922 e produziu sobretudo artigos quotidianos com formas geomtricas bsicas, apresentando um modelado orgnico com influncias de Jugendstil. Em 1923, Moholy-Nagy substitui Itten quando esta apresenta a sua demisso, alterando rapidamente a metodologia anterior. Moholy-Nagy apoiava o uso de novos materiais como o vidro ou plexiglass que comprava indstria, encorajava os estudantes a produzirem combinaes de metais originais e a utilizarem os pouco comuns.

Prof arquiteta Solange Irene Smolarek Dias - doutoranda

TEORIA DO DESIGN Curso de Tecnologia em Design de Interiores Dom Bosco 2009.2

Atelier de Mobilirio ou Carpintaria - Em 1921, este atelier surge na escola, com o seu diretor a chefi-lo no papel de mestre de forma. Gropius j tinha desenhado mobilirio para os seus projetos de arquitetura. Neste atelier de assinalar que cedo se sentiu a necessidade premente de que os seus produtos fossem estandardizados. Assim, numa fase de construtiva da escola e ainda sentindo as influencias dos movimentos artsticos contemporneos, surgem os produtos de Marcel Breuer.

A Bauhaus combatia a arte pela arte, estimulava a livre criao com a finalidade de ressaltar a personalidade do homem e unia a arte tecnologia para atender s demandas da sociedade industrial e da produo em massa, ao contrrio do que era feito antes da criao da escola: reproduo das artes clssicas. A filosofia da escola ficou to impregnada nos alunos que no tardou muito para o estilo de seus produtos funcionais, econmicos e sem ornamentos inteis inspirar prottipos que saam de suas oficinas para a execuo em srie na indstria.

Prof arquiteta Solange Irene Smolarek Dias - doutoranda

TEORIA DO DESIGN Curso de Tecnologia em Design de Interiores Dom Bosco 2009.2

Ao iniciar a Bauhaus, Gropius apoiou-se principalmente em trs mestres: o pintor americano Lyonel Feininger, o escultor e gravador alemo Gerhard Maecks e o pintor suo Johannes Itten. Depois, juntaram-se a eles alguns artistas como Oskar Schlemmer, o suo Paul Klee, o russo Wassili Kandinski, Lszl Moholy-Nagy e Ludwig Mies Van der Rohe.

Os alunos eram encorajados a se libertarem dos preconceitos em relao ao belo, e estimulados a buscar novas solues do design. A meta era formar designers que tivessem conhecimento exato do material e dos processos de trabalho estivessem em condies de influir na produo industrial da poca, e isso se tornou recproco, pois a qualidade tcnica e artstica foi reconhecida igualmente pelo produtor e consumidor. O aluno aprendia, fazendo.

Simultaneamente s prticas de oficina, o aluno estudava geometria, desenho, teoria das cores, composio e materiais. Ensinava-se a determinar a forma do objeto primeiramente pela sua funo e, em seguida, pelas convenincias da produo mecnica. Percebe-se nesse momento uma relao com o atual conceito de ergonomia, ou seja: a preocupao em evitar e resolver problemas causados pela tecnologia da vida moderna para o ser humano. Isso significa o desenvolvimento de objetos e
Prof arquiteta Solange Irene Smolarek Dias - doutoranda

TEORIA DO DESIGN Curso de Tecnologia em Design de Interiores Dom Bosco 2009.2

construes projetados expressivamente para a produo industrial. O objetivo seria eliminar as desvantagens da mquina, sem prejudicar nenhuma de suas vantagens reais. Procurava-se criar padres de qualidade e no apenas novidades momentneas ou transitrias. Na verdade, os objetos eram desprovidos de detalhes e valorizados por sua configurao geomtrica geral. O desenho era racional, com paleta de cores que prioriza o azul, o vermelho e o amarelo, o geomtrico e o assimtrico substituindo o ornamento. No mobilirio, isso se materializa nas linhas puras da cadeira Wassily, de 1925: o desenho est a servio do conforto, o aspecto do mvel de leveza. A ligao mais efetiva entre arte e indstria coincide com a mudana da escola para Dessau, em 1925. No complexo de edifcios projetados por Gropius so delineadas as abordagens caractersticas da Bauhaus: as pesquisas formais e as tendncias construtivistas realizadas com o mximo de economia na utilizao do solo e na construo; a ateno s caractersticas especficas dos diferentes materiais como madeira, vidro, metal e outros; a idia de que a forma artstica deriva de um mtodo, ou problema, previamente definido o que leva correspondncia entre forma e funo; o recurso das novas tecnologias. Data desse perodo o desenvolvimento de uma srie de objetos - mobilirio, tapearia, luminria etc. -, produzidos em larga escala, como as cadeiras e mesas de ao tubular criadas por Marcel Breuer (1902 - 1981) e Ludwig Mies van der Rohe (1886 - 1969) e produzidas pela Standard Mbel de Berlim e pela Thonet.

O ano de 1928 marca a sada de Gropius da direo e sua substituio pelo arquiteto suo Hannes Meyer, o que sinaliza uma nfase mais social em relao ao design, traduzida na criao de um mobilirio de madeira - mais barato, simples e desmontvel - e de grande variedade de papis de parede. Diante das presses do nazismo sobre Meyer, em 1930 a escola passa a ser dirigida pelo arquiteto Mies van der Rohe.

Prof arquiteta Solange Irene Smolarek Dias - doutoranda

TEORIA DO DESIGN Curso de Tecnologia em Design de Interiores Dom Bosco 2009.2

Em 1932, os nazistas tomaram o poder em Dessau, forando a escola a mudar-se de Berlim, para uma fbrica de telefones abandonada, sob o nome de Instituto Superior de Pesquisa Tcnica. Porm, seis meses mais tarde, em julho de 1933, a Gestapo ocupou a escola e obrigou seu fechamento definitivo. Os nazistas alegavam que a Bauhaus estimulava as caractersticas no-germnicas.

Hoje em dia, a Bauhaus alem continua a abrir janelas por toda a Europa e no Novo Mundo. Embora nos 14 anos a escola tenha se desdobrado de uma doutrina fortemente influenciada pelo expressionismo tardo-romntico para o racionalismo radical, a Bauhaus representou historicamente o incio da consolidao dos princpios funcionalistas do design grfico enquanto disciplina, por intermdio de sua ao pedaggica.

Prof arquiteta Solange Irene Smolarek Dias - doutoranda

TEORIA DO DESIGN Curso de Tecnologia em Design de Interiores Dom Bosco 2009.2

Desde que a escola tentou combinar a arte com a engenharia e o artesanato, a inovao fluiu atravs da Bauhaus numa mistura de mltiplos avanos, afetando os mais bsicos aspectos da vida. Os efeitos da Bauhaus encontram-se em quase tudo a nossa volta: na moblia, na arquitetura, no teatro e nos projetos at mesmo dos arranha-cus. A escola trabalhou tambm com candeeiros, cadeiras e outros objetos manufaturados.

A mudana que o design vem sofrendo atualmente com o crescente desenvolvimento tecnolgico semelhante ao tipo de transformao que ele sofreu no perodo da Escola de Bauhaus. A crescente industrializao gera conseqncias devastadoras nas condies de vida das pessoas e nos produtos manufaturados dos artfices e dos operrios, havendo o risco de a evoluo transformar a globalizao em uma forma de acelerar a destruio do prprio homem, no aspecto
Prof arquiteta Solange Irene Smolarek Dias - doutoranda

TEORIA DO DESIGN Curso de Tecnologia em Design de Interiores Dom Bosco 2009.2

10

ecolgico ou mesmo sociocultural. Na poca no houve preocupao com os efeitos catastrficos que a indstria poluente causa ao meio ambiente.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

MACHADO, O.G.,DELMONEGO,L.C. A importncia da escola Bauhaus na formao do designer. Revista Univille, dezembro de 2004, v. 9, n. 2. CARMEL-ARTHUR,Judith, Bauhaus. So Paulo: Cosac & Naify Edies, 2001. WOLFE, Tom, Da Bauhaus ao nosso caos. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1991. < http://bauhaus.raprod.com.br/bauhaus.html>. Acesso em: 22 jun 2009, 20:30. . Acesso em: 22 jun 2009, 22:10.

Prof arquiteta Solange Irene Smolarek Dias - doutoranda

You might also like