You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL FISIOLOGIA HUMANA E BIOFSICA ROTEIRO DE AULA FISIOLOGIA DO SISTEMA CIRCULATRIO

Prof M.

Evdia de Sousa

Consideraes Gerais Funes: levar material nutritivo e oxignio s clulas; transportar produtos residuais do metabolismo celular at pontos de eliminao; transportar substncias qumicas especiais - hormnios sangue: possui clulas de defesa orgnica. Sistema fechado: Corao- bomba contrtil-propulsora, vasos sangneos e sangue. Morfologia Interna: Cavidades / cmaras cardacas 2 trios 2 ventrculos Diviso interna: septos trio-ventriculares dir. e esq. stios trio-ventriculares dir. e esq. septo inter-atrial septo inter-ventricular Valvas cardacas: Valva atrioventricular direita (tricspide) Valva atrioventricular esquerda (mitral) Valva do tronco pulmonar (pulmonar) Valva da artria aorta (artica) Vasos da Base cardaca: trio direito: (chegam) veia cava superior e veia cava inferior trio esquerdo: (chegam) veias pulmonares Ventrculo direito: (sai) tronco pulmonar: artria pulmonar direita e artria pulmonar esquerda (valva pulmonar) Ventrculo esquerdo: (sai) artria aorta (valva artica) Tipos de circulao: Circulao Pulmonar: pequena circulao ventrculo direito - pulmes - trio esquerdo. (Circulao corao - pulmo - corao) Circulao Sistmica: grande circulao ventrculo esquerdo - artrias - capilares - veias - trio direito. (Circulao corao - tecidos - corao)

Sistema de conduo do corao: N SINOATRIAL ( marca-passo) N ATRIOVENTRICULAR FEIXE ATRIOVENTRICULAR FIBRAS DE PURKINJE No sinoatrial = parede do trio direito, prximo entrada das veias cava, controla a freqncia dos batimentos (marcapasso). No Atrioventricular = na unio do trio com ventrculo. Fibras muito delgadas e conduzem com muita lentido. RETARDO - contrao atrial uma frao de segundo antes dos ventrculos fluxo de sangue para os ventrculos. Fibras de Purkinje = Contrao rpida (5x mais que fibra cardaca). Condutora do impulso cardaco, na direo do nodo AV para todo o ventrculo. Exemplos de funcionamento anormal do sistema de conduo do corao - Bloqueio atrioventricular - Fibrilao ventricular Eletrocardiograma Mede a capacidade do corao de transmisso do impulso cardaco o registro extracelular das variaes do potencial eltrico do msculo cardaco em atividade. Impulso eltrico passa pelo corao corrente eltrica gerada pelo potencial de ao do m. cardaco difunde-se pelos lquidos que banham o corao, e frao bem pequena dessa corrente propaga-se pela superfcie cardaca. Eletrodos colocados na pele da reg. cardaca, em lados opostos do corao registro dos potenciais eltricos gerados pela corrente 5 eletrodos: um em cada punho, um em cada tornozelo e um mvel na superfcie torcica em 6 posies diferentes Ondas do Eletrocardiograma: P: desvio sofrido pela voltagem produzida pela passagem do impulso cardaco pelos trios. Q, R e S: desvios sofridos pela voltagem produzida pela passagem do impulso cardaco pelos ventrculos. T: desvio sofrido pelo retorno do potencial de membrana das fibras musculares ventriculares a seu valor normal de repouso, ao final da contrao. Bulhas cardacas: LUB- fechamento das valvas AV quando os ventrculos contraem. DUB- fechamento das valvas artica e pulmonar ao trmino da contrao Estenose valvar Insuficincia valvar Insuficincia mitral Insuficincia artica

Edema pulmonar na doena valvar cardaca Pulsos arteriais:

CLULAS SANGUNEAS, HEMOGLOBINA e RESISTNCIA INFECO

O sangue: O sangue um tipo muito especializado de tecido conectivo. Se compe de elementos figurados (hemcias, glbulos brancos e plaquetas) e uma substncia intercelular lquida, o plasma. O sangue um lquido ligeiramente pegajoso ou viscoso, devido aos eritrcitos e s protenas do plasma. Circula pelos vasos sangneos levando oxignio e nutrientes a todas as clulas do corpo. Plasma: um lquido amarelado composto de eletrlitos, protenas e gua. Sua funo principal transportar os elementos formados por todo o organismo para que realizem suas funes. O plasma a parte lquida do sangue, o sangue sem clulas. Est composto em sua maior parte de gua, na qual esto dispostas pequenas quantidades de muitas substncias. O soro a parte lquida do sangue que permanece depois da coagulao. 500 cls sanguneas- 1 glbulo branco PLAQUETAS: fragmentos de megacaricito da medula sseaCoagulao do sangue GLBULO VERMELHO- 34% de hemoglobina Hemoglobina: Principal constituinte: FERRO 2/3 de todo o ferro do corpo- HEMOGLOBINA Transferrina Ferritina Hemcias: Substncias para sua formao: FERRO VIT B12 C. FLICO outras Vitaminas Principal funo: transportar hemoglobina - OXIGNIO dos pulmes aos tecidos N mdio: 5 milhes / mm3 sangue Fatores q modificam o n: altitude, exerccio O eritrcito ou hemcia o nico Verdadeiro elemento figurado do sangue, porque o nico que realiza suas funces enquanto se encontra nos vasos ntegros. Na realidade, uma clula que se encontra na ltima fase de seu ciclo vital.

Os eritrcitos constituem ao redor de 45% do volume sanguneo total; esta porcentagem de volume se chama hematcrito. O processo de formao de eritrcitos se chama eritropoiese. A vida mdia de um eritrcito no sangue circulante de 120 dias. Um adulto normal tem aproximadamente 5 milhes de eritrocitos por mm3. A quantidade de eritrcitos na mulher ligeiramente menor, de 4 a 4.5 milhes por mm3 . A funo primordial dos eritrcitos transportar oxignio ao passar pelos capilares pulmonares. O oxignio se combina com a hemoglobina e transportado para as clulas corporais. Devido a uma maior quantidade de oxignio, o sangue arterial possui uma colorao vermelho intenso, enquanto que o sangue venoso tem colorao vermelho escuro. Anemia: deficincia de ferro deficincia de vit B12 ou outras vit perda de sangue patologias da medula ssea formao anormal de clulas Vitaminas necessrias formao dos glbulos vermelhos: - vitamina B12 - cido flico Glbulos Brancos: - granulcitos:neutrfilos, eosinfilos, basfilos - agranulcitos: moncitos, linfcitos Leuccitos: o Existem 5 tipos de glbulos brancos ou leuccitos, que so: neutrfilos, eosinfilos, basfilos, linfcitos e moncitos. Os trs primeiros tipos tm afinidade por certos corantes; por isso estas clulas se chamam granulcitos. o Os linfcitos e moncitos no so granulados, embora seu citoplasma possa conter alguns grnulos finos no especficos. o Os linfcitos so produzidos nos linfonodos, no bao, nas amgdalas e nas membranas mucosas do aparelho digestivo, genito-urinrio e respiratrio. O nmero normal de glbulos brancos no sangue em adulto varia de 5.000 a 10.000 por mm3 de sangue. o Os polimorfonucleares constituem parte muito importante das defesas corporais contra infeces. So as primeiras clulas a chegar no local da infeco nos casos de inflamao aguda. o A sua capacidade de abandonar rapidamente os capilares at os tecidos, se chama diapedese. As clulas manifestam movimento amebide; e as clulas se movem. Enquanto esto nos tecidos, capturam e destroem bactrias, processo chamado fagocitoses. o Leucocitose significa aumento alm do normal do nmero de leuccitos no sangue circulante. Plaquetas: o Desempenham um papel principal na coagulaco sangunea, na qual tem funes mecnicas e qumicas.

o o o o o o o o o o

As plaquetas so pequenos pedaos de citoplasma que se desprendem de clulas gigantes da medula ssea essas cls se chamam Megacaricitos. O nmero normal de plaquetas de 250.000 a 500.000 por mm3 de sangue. Na hemostasia participam 3 mecanismos, que so: aglomerao de plaquetas, constrico de vasos sanguneos, e quando um vaso lesionado, desencadeia-se o proceso hemosttico. A formao do cogulo ocorre em 3 fases e em cada uma delas se produz uma substncia qumica especfica. Na primeira fase a interao de vrios fatores da coagulao que se encontram no sangue e nos lquidos tissulares fora do vaso rompido, leva formao de uma substncia chamada TROMBOPLASTINA Na segunda fase a PROTROMBINA se transforma en TROMBINA A terceira fase a transformao do FIBRINOGNIO em FIBRINA na presena de trombina. Um trombo um cogulo anormal que se desenvolve no vaso sanguneo intacto. Se o trombo se desprende de sua insero, flui pelos vasos sanguneos e passa a se chamar mbolo. O mbolo chega a um vaso cujo dimetro demasiadamente pequeno para permitir sua passagem; o mbolo ento obstrui o vaso e impede o fluxo do sangue. Causas da produo anormal de cogulos: revestimento rugoso do vaso sanguneo devido a traumatismos ou processos patolgicos, e transtornos que tornam notavelmente mais lenta la circulao. TIPOS SANGUNEOS: Todo sangue humano pertenece a um dos quatro tipos bsicos hereditrios seguintes: A, B, AB, ou O. Essa classificao se baseia na presena ou ausncia de 2 antgenos dos glbulos vermelhos, A e B. O sangue do tipo A tem anticorpos contra o sangue do tipo B, mas no os tem contra os antgenos do tipo A. O sangue do tipo AB tem antgenos A e B, e portanto, no ter anticorpos A nem B. Os indivduos com sangue do tipo O no tm nenhum dos antgenos, mas possuem anticorpos contra ambos. O antgeno O muito frgil, e no se produzem anticorpos contra ele no plasma.

ATENO: este material no dever servir como fonte nica para estudo, devendo ser complementado com o contedo do livro: FISIOLOGIA HUMANA (Guyton)
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA . GUYTON, A. C. Fisiologia Humana. Editora Guanabara Koogan S.A. 6 edio, Rio de Janeiro, 1988 . GUYTON, A. C.; JOHN, E.H. Fundamentos de Guyton: Tratado de Fisiologia Mdica.10 Ed. Editora Guanabara Koogan S.A, Rio de Janeiro . TORTORA, G.J.; GRABOWSKI, S.R. Editora Artmed, 6 edio. CORPO HUMANO: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia

. HANSEN, J.T.; KOEPPEN, B.M. Atlas de Fisiologia Humana de Netter. Editora Artmed . AYRES, M. Fisiologia Bsica. Editora Guanabara Koogan

You might also like