You are on page 1of 3

Como fazer uma pilha Uma pilha, em termos simples, um ctodo (a ponta positiva), um nodo (a ponta negativa) e um eletrlito

o (a parte do meio). H muitas combinaes diferentes no mercado. A eletricidade o movimento dos eltrons, partculas minsculas com carga negativa. O nodo costuma ser feito de alguma substncia capaz de ceder eltrons com facilidade, como o zinco, que cede dois eltrons a cada tomo. O ctodo costuma ser feito de alguma substncia que aceite eltrons com facilidade, como o cobre. O eletrlito l dentro pode ser um lquido, um gel ou uma pasta. O importante que contenha ons com carga positiva e negativa que possam fluir quando o nodo e o ctodo forem ativados. Quando o fsico italiano Alessandro Volta fez a primeira pilha, usou cobre no ctodo, zinco no nodo e u eletrlito de papel mata-borro com gua do mar. O seu nome nos deu a palavra "volt", como na bateria de 12 volts dos carros. Se voc pensar na eletricidade como se fosse um cano d'gua, o volt mediria a velocidade da gua, mas tambm preciso um buraco grande por onde fluir, que medido em "amperes". Pode-se ter voltagem suficiente para deixar o cabelo em p mas, sem amperager ela s vai provocar uma fagulhinha. No entanto, a eletricidade domstica, no Brasil, tem 110 ou 220 volts e amperagem suficiente para matar uma pessoa. VOC VAI PRECISAR DE: Dez moedas de cinco centavos - as de cobre. Papel de alumnio de cozinha. Papel mata-borro. Dois pedaos de fio de cobre (tirados de qualquer fio eltrico). Vinagre. Sal. Tigela. Um LED, diodo emissor de luz (voc o encontra em lojas de ferragem e de modelismo). Fita-crepe. A moeda de cobre ser o ctodo, o papel de alumnio, o nodo. Corte o papel alumnio e o papel mata-borro em crculos, para empilh-los uns sobre os outros. O papel mata-borro ser encharcado de vinagre, e tambm servir para impedir que os metais se toquem; assim, corte os crculos de mata-borro um pouco maiores do que o papel de alumnio e as moedas.

1- Na tigela, misture o vinagre com um pouco de sal. O vinagre cido actico e todos os cidos podem ser usados como eletrlitos. Na bateria dos carros, usa-se cido sulfrico mas no se deve brincar com um produto to forte. Ele corri a roupa e queima a pele, ao contrrio do vinagre, que voc tambm pe na salada. O sal de cozinha cloreto de sdio, combinao de um on positivo com outro negativo (Na+ e Cl-). No eletrlito, vo se separar e aumentar a sua potncia. 2. Embeba os crculos de mata-borro no eletrlito cheio de ons. 3. Com fita-crepe, prenda uma ponta de fio na parte de baixo de um disco de papel de alumnio. Este o terminal negativo. Agora, faa a pilha na seguinte seqncia: papel de mata-borro, moeda, papel de alumnio, mata-borro, moeda. Cada combinao uma pilha minscula, porm para acender um LED voc vai precisar de vrias. Uma bateria de carro costuma ter seis delas, mas com "clulas" de superfcie muito maior. Como regra geral, quanto maior a pilha, mais potncia ela tem. (A potncia medida em watts= ampres x volts).Todos os ons positivos iro para um terminal e todos os ons negativos para o outro. De fato, voc est carregando a sua pilha. 4. Depois de fazer a pilha, prenda o outro fio na moeda de cima com a fita-crepe. Este ser o terminal positivo. Agora voc pode acender um LED, como na figura abaixo, ou, se tiver pilhas de moedas em quantidade suficiente, at uma lmpada pequena.

Talvez ainda inventem pilhas de nova gerao, mas se voc entender a pilha que acabo de ensinar a fazer, ir entender

qualquer tipo de pilha ou bateria existente hoje, seja de nquelcdmio, ltio, seja a bateria recarregvel do celular ou aquelas que a gente usa em brinquedos.

You might also like