You are on page 1of 10

WATCHMAN NEE

Editora

Atos 3:21

"O qual (Jesus Cristo) convm que o cu contenha at aos tempos da restaurao de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princpio." (Atos 3:21).

A Editora Restaurao uma entidade sem fins lucrativos criada com o propsito de bem utilizar os recursos de comunicao disponveis para publicar todo tipo de material que seja til restaurao e edificao da Igreja de Jesus Cristo. O sustento espiritual e material desta entidade depende exclusivamente das oraes e doaes feitas pelos santos que forem tocados pelo Senhor para contriburem com este ministrio. O material publicado pela Editora Restaurao isento de reserva de direitos autorais estando, portanto, desde j liberado para a reedio e reproduo por qualquer pessoa que deseje participar deste trabalho. Agradecemos a Deus por nos confiar este importante ministrio, que certamente contribuir com a preparao da Noiva para a vinda do Rei e Senhor Jesus Cristo.

O TEMPO DA CRUZ

O Editor.

www.editorarestauracao.com.br

ESTA MENSAGEM APROPRIADA PARA TODO


CRISTO QUE DESEJA COMPREENDER MAIS PROFUNDAMENTE A OBRA ETERNA DA CRUZ

Traduzido do artigo: The Time of The Cross Autor: Watchaman Nee Publicado pela primeira vez na revista O Cristo Volume 1, Nmero 3 de janeiro de 1926

A EDITORA RESTAURAO publica a revista quadrimestral

O VENCEDOR

1a Edio Curitiba Junho 2009

Esta revista a verso na lngua portuguesa da The Overcomer publicada na Inglaterra desde 1909 e fundada pela Sra. Jessie Penn-Lewis.

Este livreto de distribuio gratuita. Liberada a reproduo parcial ou integral.

Sua distribuio gratuita a toda pessoa interessada em seguir o caminho do crescimento na graa e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo.

Correspondncias devem ser envidas para: EDITORA RESTAURAO CAIXA POSTAL 1945 CEP 80-011-970 CURITBA PARAN BRASIL editor@editorarestauracao.com.br

Os pedidos de assinatura podem ser feitos pelo endereo da Editora Restaurao ou pela internet ovencedor@editorarestauracao.com.br

RUDE CRUZ

PREFCIO DO EDITOR

George Bennard (1873-1958)

Rude cruz se erigiu! Dela o dia fugiu, Em sinal de vergonha e de dor! Mas eu amo essa cruz, sobre a qual meu Jesus Deu a vida por mim, pecador.

Sim, eu amo a mensagem da cruz; At morrer eu a vou proclamar. Levarei eu tambm minha cruz, At por uma coroa trocar.

Desde a glria dos Cus, o Cordeiro de Deus Ao Calvrio humilhante baixou; E essa cruz tem pra mim atrativos sem fim, Pois Jesus nela me resgatou.

Nessa cruz padeceu, desprezado, morreu Meu Jesus para dar-me o perdo. Eu me alegro na cruz, dela vem graa e luz Para minha santificao.

Eu aqui, com Jesus, a vergonha da cruz Quero sempre levar e sofrer; Ele vem me buscar, e com Ele, no lar, Uma parte na glria hei de ter.

H muito tempo que venho notando uma desconsiderao dos cristos de uma maneira geral, por aquilo que fundamental para uma vida crist normal, a saber, a cruz de Cristo. Parece que a modernidade trouxe com ela a banalizao do que aconteceu h muito tempo, fazendo com que fatos fundamentais da humanidade sejam considerados ultrapassados e, em alguns casos, como se no tivessem nenhum significado to importante assim. Esse o caso da cruz que o Senhor Jesus tomou sem merecer, em favor de todos os homens. A cruz , na maioria das vezes, apenas um objeto decorativo pendurado na parede das casas, escritrios ou no pescoo das pessoas. E isso mais por motivos supersticiosos do que por crena. Na verdade, esse costume de fabricar cruz e us-la por superstio um costume pago que tem suas origens muito antes da prpria crucificao de Cristo. Nos rituais satnicos, a cruz um smbolo de vitria porque nela o Filho de Deus foi brutalmente assassinado. E isso agrada as trevas e faz afronta a Deus. Todo cristo que tem discernimento da cruz fsica e visvel, jamais a utiliza porque ele sabe que a cruz traz tristes lembranas ao Pai que viu Seu Filho ser pregado nela. A cruz que ns cristos precisamos experimentar no esta que fsica e visvel, mas a cruz que eterna. Aquela que no est limitada ao tempo ou espao. aquela que sempre atual e presente na vida do cristo normal. O apstolo Paulo foi, por assim dizer, o primeiro cristo a experimentar isso. Ele fala em vria de suas epstolas sobre a experimentao da cruz. Ele diz, por exemplo, em Glatas: Estou crucificado com Cristo. Essa deve ser a verdadeira experincia crist. Ele diz tambm na primeira carta aos Corntios: Levando sempre por toda parte o morrer de Cristo. Ele nunca fala da cruz e da crucificao como algo do passado, mas algo do presente, algo atual e sempre novo. O irmo Watchman Nee, em sua experincia crist, provou de perto a cruz do Senhor. Ele teve uma revelao profunda e uma experimentao intensa da cruz de Cristo. Foi por isso que sempre falava dela e sempre buscava estimular os irmos a t-la presente em sua vida diria. Em quase todas as pregaes do irmo Nee, ele fazia meno cruz de Cristo. Isso porque em sua jornada de pregador do evangelho, pode 1

16

observar que a maior fraqueza do povo de Deus estava na falta de uma experincia profunda com a cruz de Cristo. Em minha experincia pessoal, com a permisso dos irmos, quero testemunhar que a cruz foi um marco importantssimo. Somente comecei a ter alguma compreenso da obra de Cristo, depois que consegui ver algo da Sua cruz. No que tenha visto muito ou tudo, mas um pequeno vislumbre da cruz foi o suficiente para causar uma grande transformao em minha vida. Aconselho a leitura e estudo do contedo desse livreto, em esprito e em orao diante do Senhor e de Sua Palavra. O poder que est contido na obra que o Senhor Jesus Cristo fez por ns est escondido na cruz do Calvrio. Tudo o que Deus tem para ns hoje e ter eternamente est em Cristo e na operao da Sua cruz em ns. Que o Esprito Santo nos encaminhe para a plenitude da operao da cruz do Senhor Jesus em ns, hoje e sempre. Amm

holocausto ser queimando at a alvorada! Na era presente, o mrito da redeno do Senhor est rogando continuamente por ns! De noite, os israelitas podem ainda estar no acampamento murmurando, mas o holocausto no altar continuamente intercede por eles! Deveramos perceber que do mesmo modo o sangue est intercedendo por ns. Uma vez que aceitamos a cruz, ela fala por ns sempre! Esta a salvao eterna. No futuro, quando vemos a cruz no cu, ela no se tornar velha por causa das eras. Por essa razo, a salvao que recebemos no se tornar em um mero monumento por causa do tempo. A eternidade no ser uma vida montona e inspida. A eternidade pode ser longa, mas ela no tirar a glria da cruz. Na eternidade, veremos Deus revelando a glria da cruz a ns ponto por ponto. Senhor, nos ensine a atualidade eterna da cruz! Por que razo os hostes celestiais glorificam ao Senhor? Digno o Cordeiro que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e fora, e honra, e glria e aes de graa (Ap 5:12). Naquele dia, tambm louvaremos ao Senhor para sempre por causa da Sua cruz. A cruz o assunto da Bblia na Terra hoje. Ela ser o motivo do louvor na glria no futuro. Irmos, quo atual a cruz! A cruz no conhece o que o tempo. A cruz no conhece o que a velhice. Possamos ns ser constantemente movidos por ela! Ah, possamos ns ser desperdiados na cruz todos os dias de nossa vida! Ah, possa a cruz no perder seu poder sobre ns nem um dia! Ah, possamos ns permitir que a cruz faa uma obra profunda em ns todos os dias! Possa o Pai abrir nossos olhos para vermos o mistrio escondido na cruz de Seu Filho. Mas longe esteja de mim gloriar-me a no ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo (Gl. 6:14).

15

A ETERNIDADE DA CRUZ
Sempre que consideramos a cruz, ela causa admirao em ns! Sempre que nos lembramos da redeno do Senhor Jesus, nosso corao cheio tanto com tristeza como com alegria. Para ns a cruz do Senhor no s uma cruz de madeira, mas um smbolo de Sua obra remissria completa e da salvao completa consumada por esta obra remissria. Quando a princpio recebi o Senhor, freqentemente perguntava como os homens no Antigo Testamento, que vieram antes do tempo da crucificao do Senhor, podeiam ser salvos. Naquela ocasio era um beb no Senhor e estava bastante perplexo com esta pergunta. Em anos recentes, no vi muito do poder renovador da cruz manifestado nos crentes. Parece para eles que a morte do Senhor algo que aconteceu h muito tempo, mais de dezenove sculos atrs. Como tal, ela parece no ter qualquer fora. Agradeo ao Pai por ter recentemente mostrado a mim a eternidade da cruz. Devido aos dois conceitos acima mencionados, considero necessrios que os santos de Deus estejam familiarizados com o ensino da eternidade da cruz. Se percebermos que a cruz ainda extremamente atual, quanto seremos toucados por ela!

O agradam ou causam a Ele tristeza? porque falta para ns a eterna revelao atual da cruz diante de ns menosprezamos o amor do Senhor. Se a cruz na qual o Senhor morreu por ns sempre atual, nossa crucificao com Ele vai tambm se tornar imutvel. Se ns temos uma revelao atual da cruz dia aps dia, adicionaremos a ns mesmos muitas experincias atuais de f em nossa morte juntamente com Ele. porque no vemos uma cruz diria que temos muitas experincias de pecado ressurgindo em ns. Se ns vemos a atualidade eterna da cruz e sua imutvel natureza, nossa morte para o pecado tambm ser imutvel. Muitos filhos de Deus caem porque no percebem que a morte da cruz no apenas algo que aconteceu de uma vez por todas, mas algo que est conosco continuamente o tempo todo. Sabemos que muitas vezes ns camos inconscientemente. Agradecemos a Deus o Pai, que no nos rejeita por causa disso. A Bblia diz que o sangue de Jesus Seu Filho nos purifica de todo pecado (1 Jo 1:7). Ele no nos limpa s uma vez. O sangue de Seu Filho ainda est nos purificando continuamente. A palavra purifica no original tem um sentido de uma ao contnua. Essa a obra perptua da cruz. Quo maravilhoso que Deus tenha preparado para ns tal salvao! Se tropeamos acidentalmente, e vamos a Ele e confessamos nossos pecados, Ele nos perdoar, e o sangue de Seu Filho nos purificar de todo pecado. Que atualidade eterna h na cruz!

SALVAO ETERNA

A MORTE DO SENHOR EM RELAO A VELHA E A NOVA ALIANA


Podemos ler primeiro Hebreus 9:15-17: E por isso mediador de uma nova aliana, para que, intervindo a morte para remisso das transgresses cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herana eterna. Pois onde h testamento [a mesma palavra que aliana no original], necessrio que intervenha a morte do testador. Porque um testamento [aliana] no tem fora seno pela morte, visto que nunca tem valor enquanto o testador vive.. Esses poucos versos nos mostram a relao entre a morte de Cristo na cruz e a velha e a nova aliana. Sob a velha aliana, os homens pecavam da mesma forma como o fazem agora. J que havia o pecado, havia a necessidade do Salvador. Se 3

Se percebermos isso, irromperemos em altos louvores a Deus o Pai. Infelizmente, muitas pessoas no sabem que so salvas para sempre. No somos apenas salvos ou salvos para sempre. Se uma vez aceitamos verdadeiramente o sacrifcio do Senhor pelo pecado, e se uma vez verdadeiramente confiamos no mrito de Sua cruz, Sua cruz ir para sempre falar a nosso favor. Esta a lei do holocausto: o holocausto ser queimado sobre o altar toda a noite at pela manh, e o fogo do altar arder nele (Lv 6:9). O holocausto um tipo de Cristo, e o altar um tipo da cruz. A noite um tipo da presente era crist. a mesma noite como a de Romanos 13:12. Desde que o Sol d justia (o Senhor Jesus) partiu deste mundo, este mundo se tornou a noite. Ele permanecer a noite at que venha de novo. O 14

uma pena que tenhamos perdido a inspirao da cruz do Senhor Jesus. A crucificao do Senhor Jesus deveria ser amplamente retratada diante dos nossos olhos o tempo todo (Gl 3:1). Nunca devemos considerar a cruz do Senhor como um mero monumento histrico. O livro de Glatas uma epstola sobre a cruz. Quando a cruz foi amplamente retratada diante dos glatas, quo livres eles eram! Quando eles tentaram receber o Esprito Santo por guardarem a lei ou serem aperfeioados pela obra da carne, perderam a atualidade da cruz. Algum pode descrever a condio espiritual de um santo apenas pela sua atitude em relao a cruz. Se ele considera a cruz como algo velho, mostra que est separado da fonte de sua fora.

um homem pecou e no recebeu o perdo de Deus, ele ter que carregar seu prprio julgamento do pecado. Deus no pode perdoar o pecado do homem simplesmente por Sua misericrdia. Ao fazer assim poria a Si mesmo em injustia. Por essa razo, na forma de Deus redimir Ele estabeleceu o caminho da substituio. Sob a velha aliana, Ele usou muitos sacrifcios e ofertas para fazer expiao pelos pecados do homem. Desde ento muitos animais morreram como representantes do homem, para que o homem recebesse o justo perdo de Deus. A palavra expiao em Hebrico significa cobertura. Sob a velha aliana, a expiao era apenas uma cobertura dos pecados do homem com o sangue dos animais, porque a Bblia diz claramente: Porque impossvel que o sangue de touros e de bodes tire pecados (Hb 10:4). Por essa razo, na plenitude dos tempos Deus enviou Seu Filho ao mundo para morrer pelos homens. Atravs de Sua oferta nica de Si mesmo, a salvao eterna pela redeno foi consumada. Os pecados que no eram removidos pelo sangue de touros e cabras no Antigo Testamento so agora removidos por Sua morte, pois Ele o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29). A morte de Cristo assinalou uma grande mudana na histria. Sua morte dividiu a era do Antigo Testamento da era do Novo Testamento. Antes de sua morte, houve a era do Antigo Testamento; depois de Sua morte, a era do Novo Testamento. As leituras da Escritura acima mencionadas cobrem esse ponto. Estes trs versos falam dos dois tipos de relacionamentos que a morte do Senhor tem com a velha e nova aliana. Hebreus 9:15 mostra como Ele o Mediador. Os versos 16 e 17 mostram como Ele se tornou Aquele que fez o testamento. Vimos que cada um na primeira aliana era um pecador. Embora oferecessem animais a Deus como expiao pelos seus pecados, seus pecados eram apenas cobertos; esses pecados no eram removidos. Naquela ocasio Deus perdoou os pecados deles porque atravs do sangue dos muitos sacrifcios viu a distncia o sangue de Seu Filho e sua eficcia. Contudo, a menos que o Senhor Jesus fosse morto, Deus ainda no poderia colocar um fim no problema do pecado na primeira aliana. O pecado precisa ser removido. Quando Cristo morreu, o pecado sob a primeira aliana foi removido. Podemos ver a relao entre a morte do Senhor e a primeira aliana por outro ngulo. Toda aliana tem suas condies. A velha aliana tambm teve suas demandas. Quando o homem veio a faltar com estes requisitos, ele pecou. O castigo do pecado a morte. por isso

A CRUZ E A ESPIRITUALIDADE

Quais so os benefcios de conhecer a atualidade da cruz? Os benefcios so inumerveis. Sabemos que qualquer coisa nova facilmente toca os homens. Se algo aconteceu h muito tempo, no tem o poder de mexer com os homens. Se tivermos a cruz do Senhor amplamente retratada diante de ns todos os dias, o quanto seremos movidos por ela! Jos de Arimatia nos tempos antigos s quis ser discpulo de Cristo em segredo. Nicodemos somente se atreveu a ir ver o Senhor de noite. Mas quando ambos viram a crucificao do Senhor, foram grandemente movidos. Como resultado, eles arriscaram ofender a multido e pediram pelo corpo do Senhor para o sepultamento. A cruz pode fazer dos homens mais medrosos os mais corajosos. Quando contemplaram Jesus na cruz e a forma com que sofreu e foi desprezado pelos homens, o amor da cruz os inspirou e os moveu. Deste modo, se temos a morte de Cristo diante de ns o tempo todo, seremos movidos do mesmo modo que eles foram. A cruz ento se tornar a nossa fora. Permaneceremos no pecado para que a graa abunde? (Rm 6:1). Deveramos estar capacitados para responder a esta pergunta. Se verdadeiramente vemos a cruz do Senhor o tempo todo, se verdadeiramente vemos como Ele sofreu ali, se vemos as feridas em Suas mos e ps e a coroa de espinhos em Sua cabea, se vemos como o Seu amor e o Seu sangue foram misturados, e se vemos os Seus sofrimentos e tristeza, seremos profundamente movidos, e no cessarmos de fazer coisas que no 13

eterna garante a salvao eterna. A crucificao do Cordeiro se torna nosso memorial eterno. Deus jamais podem se esquecer disso. Os anjos jamais podem se esquecer disso, e aqueles ascendidos e salvos jamais pode se esquecer a redeno da cruz. Quem receber esta salvao eterna? A cruz o nico lugar inabalvel. Todos aqueles que pecaram devem vir.

O MEMORIAL DA CRUZ

Deus mesmo conhece o valor eterno da cruz de Seu Filho. Ele manifestou a todos a atualidade eterna da cruz de Seu Filho. Agora Ele deseja alcanar os redimidos para que eles possam tambm conhecer esse fato. A compreenso da atualidade eterna da cruz traz fora. A compreenso da atualidade eterna da cruz traz amor. A compreenso da atualidade eterna da cruz traz vitria. A compreenso da atualidade eterna da cruz traz longanimidade. Se realmente conhecemos a atualidade da cruz, que inspirao receberemos dela! Que motivao vamos obter dela! Se a cruz no velha em nosso corao, ns seguramente teremos uma comunho ntima com nosso Senhor. Se um crente se esqueceu da cruz, isso significa que esqueceu o Senhor. O Senhor pretende que a Sua cruz seja sempre atual em nosso esprito e em nossa mente. por isso que Ele nos disse: Fazei isso, todas as vezes que beberdes, em memria de Mim (1 Co 11:25). As palavras todas as vezes implicam em freqentemente. A razo de o Senhor estabelecer a Sua ceia para que os Seus santos se lembrem Dele sempre em Sua morte. Ele previu que muitos considerariam a Sua cruz obsoleta. Foi por isso que Ele encarregou Seus discpulos de sempre se lembrarem de Sua morte na ceia do Senhor. Ele sabia que os negcios desse mundo, as distraes, e as tentaes viriam e iriam secretamente roubar de ns a atualidade da cruz. por isso que Ele nos encarregou de tomar a ceia freqentemente e nos lembrar Dele. Quo atual foi a cruz para ns quando a princpio cremos! Mas depois de muitos dias, a cruz parece ter se tornada nebulosa. Quando a princpio percebemos a vitria da cruz, quo atual ela foi para ns! Mas pela freqente meno da sua glria, a cruz parece ter se tornado comum. Contudo, o Senhor no quer nos ver perder a atualidade da cruz. Ele deseja que nos lembremos da cruz freqentemente e sempre tenhamos a morte do Senhor diante de ns. 12 5

que o Senhor Jesus teve que morrer como representante daqueles da primeira aliana e os redimir de seus pecados. Ele cumpriu todos os requerimentos da primeira aliana, a terminou, e iniciou a nova aliana. Atravs de Sua morte Ele redimiu o homem dos pecados cometidos na primeira aliana e se tornou o Mediador da nova aliana. Ser o Mediador da nova aliana est baseado em Sua redeno pelos pecados daqueles da primeira aliana. Originalmente, o homem recebeu a promessa da herana eterna. Contudo, devido ao seu pecado, homem foi impedido de herd-la. Agora o Senhor Jesus morreu. O homem foi redimido do pecado, e os chamados esto qualificados para receber a herana eterna. Conseqentemente, o Senhor Jesus se tornou o Mediador atravs da morte na cruz. Por um lado, Ele colocou um fim nos pecados da velha aliana. Por outro, Ele trouxe a bno da nova aliana. Todos esses assuntos esto relacionados ao fato Dele ser o Mediador. Logo devemos consider-Lo como Aquele que fez o testamento. A palavra testamento aliana na linguagem original. Na discusso acima, tivemos a lei do testamento. Todos aqueles que transgrediram a lei morreram. Cristo morreu a fim de nos redimir do pecado. Depois disso ento podemos considerar o testamento da aliana. Um testamento significa um acerto feito por um testador para a passagem de suas posses ao seu herdeiro na morte do testador. O Senhor Jesus o Testador, Aquele que fez o testamento. Todas as bnos desta era e das prximas pertencem a Ele. J que Ele foi quem quis tomar os pecados daqueles da primeira aliana, tambm quem quer passar adiante tudo o que est prometido nesta aliana (testamento). Para redimir o homem de seus pecados, Ele teve que morrer. Para que o homem herde o testamento, Ele tambm teve que morrer. Se um homem est vivo, o testamento que ele faz no ter efeito. Ele deve morrer antes que o herdeiro possa receber a herana. Aqui vemos a relao profunda entre a morte de Cristo e a velha e a nova aliana. Em resumo, sem a Sua morte no haveria a velha e a nova aliana. Sem a Sua morte, o Antigo Testamento no estaria completo, pois o requisito da sua lei no teria sido cumprido. Sem a Sua morte no haveria o Novo Testamento, porque no haveria forma da bno do seu testamento ser passada adiante para os chamados. Mas o Senhor morreu. Ele terminou a primeira aliana e decretou a segunda aliana. De fato, o Novo Testamento foi decretado pelo Seu sangue.

COMO OS HOMENS ERAM SALVOS NO ANTIGO TESTAMENTO?

Se o sangue de touros e cabras no era capaz de remover o pecado, como ns mencionamos antes, como ento aqueles do Antigo Testamento eram salvos? Pela cruz. O homem pecou. Por isso, somente um homem poderia realizar a redeno do pecado. Embora os animais fossem inocentes, e embora fossem sem mancha, no poderiam redimir o homem dos seus pecados. Porque ento Deus promete em Levtico 17 que o sangue das criaturas era capaz de redimir algum do pecado? Deve haver algum significado muito profundo aqui. As coisas da lei so uma sombra das coisas que viriam, mas o corpo de Cristo (Cl 2:17). Por isso, todos os sacrifcios e as oferendas no Antigo Testamento se referem a Cristo. Embora Cristo ainda no tivesse morrido no tempo da primeira aliana, Deus pretendia que todos os sacrifcios oferecidos naquele tempo fossem um tipo de Cristo. A morte deles era considerada como a morte de Cristo. Atravs do sangue de muitos animais, Deus via o sangue de Seu Filho amado. Atravs de muitos touros e cabras, Ele via o Cordeiro de Deus. Atravs dos muitos sacrifcios, Ele via a morte substitutiva de Cristo. Quando Ele aceitava aquelas oferendas, era como se Ele aceitasse o mrito da morte de Seu Filho. Por causa disso, o homem era redimido de seus pecados. Ele considerava os inocentes touros e cabras como Seu Filho querido. Por isso, Ele pde perdoar os pecadores baseado nos sacrifcios que eles ofereciam. Todas as vezes que as ofertas eram sacrificadas, elas falavam do sacrifcio vindouro do Filho de Deus como a oferta pelo pecado no Glgota e da Sua consumao da obra eterna de salvao. Porque o Senhor um homem, Ele capaz de redimir o homem do pecado. Porque Ele Deus, Ele est capacitado para redimir todos os homens, do passado e do presente, dos seus pecados. Aqueles que ofereciam os sacrifcios no Antigo Testamento, conscientemente ou inconscientemente, acreditavam num Salvador crucificado que viria. Todos seus sacrifcios eram para volt-los ao Salvador que viria. Embora o Senhor Jesus ainda no tivesse nascido naquele tempo, a f no olhava para o que podia ser visto. Antes, olhava para o que no podia ser visto. A f via um Salvador vicrio ao longe e confiava Nele. Quando chegou a hora, o Filho de Deus veio e morreu pelos homens. O que era apenas uma questo de f ento se tornou um fato. 11

pecados do corrente ano. Se Deus no considerasse o sacrifcio remissrio do Senhor como eternamente atual, teramos perecido h muito tempo. Graas ao Senhor que a cruz eternamente atual diante do Senhor. O Senhor considera a crucificao como algo recentemente consumado. Este caminho tambm vivo. Essa palavra tambm pode ser traduzida como vivo para sempre. Esse caminho um caminho que recm oferecido. tambm um caminho que vivo para sempre. Cristo morreu e ressuscitou; Ele consumou a salvao para ns e nos conduziu a Deus. Deveramos saber que Cristo ressuscitou e que a Sua ressurreio permanece at hoje. Deveramos saber tambm que Cristo morreu e que a Sua morte substitutiva continua at hoje. Os maiores eventos na vida terrena de Cristo foram a Sua morte e ressurreio. Ambos no so passados, eventos obsoletos. Hoje ainda so atuais. J que temos tal Salvador atual e remidor, devemos receb-Lo e ir a Deus atravs Dele para receber o perdo e a beno. Em Apocalipse 5 est registrado quando Joo viu ao Senhor Jesus Cristo no cu. Ele disse: Vi no meio do trono e das quatro criaturas viventes, e no meio dos ancies, um Cordeiro em p como havendo [recm] sido morto (verso 6, de acordo com o original). Este um quadro do futuro. Quando Joo viu o Senhor no Cu, foi muitos anos depois do Glgota. Contudo o Senhor era como Algum que havia sido morto. As palavras havendo sido morto podem tambm ser traduzidas como havendo sido recentemente morto. No cu no tempo da introduo da eternidade, o Senhor ainda ser Aquele que recm morto! Ah, a atualidade eterna da cruz! Verdadeiramente a cruz passa por todas as eras e permanece atual! Se a cruz ser atual no cu naquele dia, como podemos consider-la como sendo velha hoje? No futuro quando a glria celestial irromper, a glria da cruz se comprovar imarcescvel! Quando os remidos de Deus ascenderem ao cu, ainda acharo a redeno da cruz to atual quanto antes! Um ponto merece nossa ateno. No Antigo Testamento Cristo duas vezes chamado de o Cordeiro (Is 53:7; Jr 11:19). Nos evangelhos e em Atos mencionado como o Cordeiro trs vezes (Jo 1:29, 36; At 8:32). Nas Epstolas mencionado como o Cordeiro uma vez (1 Pe 1:19). Contudo, em Apocalipse mencionado como o Cordeiro vinte e oito vezes! A glria da cruz do Senhor exceder em brilho por todas as eras! Deus propositalmente chama o Seu Filho de Cordeiro neste livro da eternidade. O Cordeiro aqui visto como havendo sido recm morto. A ferida ainda est ali! A ferida

entravam no santo dos santos tinham que passar pelo vu. A glria de Deus era manifestada dentro do santo dos santos. Nenhuma pessoa comum podia entrar no santo dos santos. Somente o sumo sacerdote podia entrar ali uma vez por ano. Antes de entrar ali, tinha que oferecer primeiro sacrifcios e fazer expiao por ele mesmo e pelas pessoas e tinha que entrar com o sangue de touros e cabras. Para ns agora, entramos no santo dos santos pelo sangue do Senhor Jesus. Isso significa a cruz. Antigamente o sumo sacerdote entrava no santo dos santos somente uma vez por ano. Agora, pela cruz do Senhor Jesus ns podemos entrar no santo dos santos a qualquer hora. Qual o significado de entrar no santo dos santos? Significa que podemos ir a Deus para confessar nossos pecados, ter comunho com Ele, e estar em Sua presena. Aqueles que entravam no santo dos santos tinham que passar pelo vu. O vu significa o corpo do Senhor Jesus. Quando Ele foi crucificado, o vu do templo foi rasgado ao meio de alto a baixo. Se o vu no tivesse sido rasgado, os homens no poderiam passar por ele. Se o Senhor Jesus no tivesse morrido e no tivesse partido o Seu corpo, os homens no poderiam passar por Ele e no poderiam entrar no santo dos santos. No tempo presente, vamos a Deus atravs da morte do Senhor Jesus. Isso tambm significa a cruz. Nossa Bblia nos diz que esse caminho atravs do vu foi aberto para ns pelo Senhor Jesus. Na verdade, Ele voluntariamente abriu mo de Sua vida para nos redimir. Precisamos prestar ateno no fato de que esse caminho novo e vivo. A palavra novo na linguagem original se refere a algo recm oferecido ou recm sacrificado. Aqui vemos a atualidade eterna da cruz! O sumo sacerdote no podia confiar nas ofertas ou sacrifcios dos anos anteriores. Tinha que haver ofertas recentes e sacrifcios recentes. Ele somente ousava entrar e estava capacitado para entrar no santo dos santos pelo sangue destes animais. Que tal ns agora? Vamos a Deus pelo sangue do Senhor e atravs do Seu corpo. Todas as vezes que vamos para diante de Deus, no temos que oferecer novos sacrifcios. Nosso Sacrifcio sempre atual! A cruz do Senhor Jesus no se torna velha com os anos. Sua atualidade a mesma hoje e sempre, como foi na ocasio de crucificao. Sempre que vamos para diante de Deus, podemos sentir a atualidade da cruz do Senhor. Nos tempos antigos, a menos que o sumo sacerdote tivesse sangue novo de sacrifcios recm oferecidos, poderia morrer diante do Senhor. Os sacrifcios dos anos anteriores no podiam remi-lo de seus

COMO OS HOMENS ERAM SALVOS NO NOVO TESTAMENTO?


Sabemos que estamos no tempo do Novo Testamento. Como somos salvos neste tempo? Cristo morreu e a salvao est consumada. Se crermos no Senhor Jesus, o que significa que pela f O recebermos como Salvador, seremos salvos. Alguns tm tempos difceis at entenderem como Cristo pde morrer por eles antes de terem at nascido. Realmente isso apresenta um problema para os sentimentos fsico. Contudo para a f, essa uma verdade gloriosa. Primeiro, precisamos perceber que o tempo no pode restringem a Deus. Para ns mortais, umas poucas dcadas so um longo tempo. Mas nosso Deus um Deus eterno. Para Ele, at mesmo mil anos no representam muito. Embora o tempo possa nos restringir, no pode restringir a Ele. Por isso, ainda que acreditemos num Senhor que morreu uma vez por ns h muitos anos atrs, somos salvos. A Bblia diz que o Senhor Jesus ofereceu a Si mesmo uma vez e consumou a obra de redeno (Hb 7:27). Ele Deus. por isso que Ele pode transcender o tempo para redimir aqueles que existiram a milhares de anos antes Dele assim como aqueles a milhares de anos depois Dele. Ele no apenas pode redimir aqueles a milhares de anos depois Dele; se, infelizmente, o mundo prosseguir por milhes de anos mais, Sua redeno mesmo assim ser efetiva. Uma vez que Ele terminou a Sua obra, ela foi consumada para sempre. Se um pecador deseja ser salvo agora, o Senhor no precisa morrer por ele de novo. Este algum precisa somente aceitar o mrito da oferta nica do Senhor, e ser salvo. Nossa f no est restringida pelo tempo. A f pode conduzir algum para a realidade da eternidade. Como os homens do Antigo Testamento olhavam para um Salvador que viria e eram salvos, do mesmo modo ns olhamos para um Salvador no passado e somos salvos. O fato de que a questo est no passado no significa que tenha passado. Antes, significa que est feito. Os homens do Antigo Testamento olharam adiante. Ns no presente tempo olhamos para trs. A f fez com que aqueles do Antigo Testamento aceitassem um Salvador que viria. No far a nossa f com que aceitemos um Salvador no passado? Ao lermos Hebreu 9:12-15 seria muito significativo se ligssemos os trs eternos destes versos. O que o Senhor realizou foi uma redeno 7

10

eterna. Por isso, sempre que os homens crem Nele, recebem essa redeno. Devemos perceber que o valor da cruz no foi determinado pelo homem. Antes, foi determinado por Deus. Deus considera a redeno da cruz como eterna. Portanto, ns pecadores que no temos justia em ns mesmos devemos reconhecer a palavra de Deus como a verdade e devemos agir em conformidade com a Sua palavra e crer na cruz de Seu Filho e ser salvo.

O TEMPO DA CRUZ

criao. Desde a eternidade passada, a cruz tem estado no corao de Deus. Quando consideramos o quanto na eternidade passada Deus sabia que estava para criar o homem e que o homem se tornaria cado, percebemos quanto o Seu corao, humanamente falando, deve ter sido afligido por isso. Porque Ele amou tanto os homens, que ordenou antes da fundao do mundo que Cristo morreria em nosso favor (1 Pe 1:20). Embora Cristo tenha aparecido somente uma vez nos ltimos tempos pelos nossos pecados, por causa do Seu amor pelos deste mundo Ele foi afligido e sofreu desde a fundao do mundo, como se j fosse crucificado mil vezes! Que pena que tantas pessoas ainda agora esto afligindo a Ele, como se O crucificassem novamente. Quando percebemos Seu amor, no podemos deixar de nos maravilhar e nos colocar em temor diante Dele! Esse o corao de Deus! Se percebermos isso, no iremos amar a Deus ainda mais? Por isso, humanamente falando, aqueles do Antigo Testamento creram numa cruz que viria, enquanto que aqueles do Novo Testamento crem numa cruz que j veio. Na verdade, no existe distino de tempo e poca. A cruz do Antigo Testamento algo presente, e a cruz do Novo Testamento tambm algo presente. Possa o Senhor abrir nossos olhos para vermos que a cruz eterna.

Este o ponto mais crucial. Embora a Bblia diga que o Senhor Jesus ofereceu uma vez o sacrifcio pelos pecados, ela aponta que havendo oferecido um sacrifcio pelos pecados, [Ele] est assentado para sempre... (Hb 10:12). A palavra um significa que o sacrifcio do Senhor pelos pecados foi perfeito; Ele precisou redimir o homem dos pecados apenas uma vez. Contudo, esse sacrifcio pelos pecados para sempre. um sacrifcio eterno pelos pecados! Isso significa que no apenas o efeito desse sacrifcio pelos pecados eterno, mas que o sacrifcio em si mesmo eterno. Embora Cristo tenha ressuscitado e viva para sempre, como se a Sua cruz continuasse a existir! Possamos ns perceber a eternidade da cruz! No um evento passado de dezenove sculos atrs. Ele permanece atual ainda hoje. Apocalipse 13:8 diz: O Cordeiro que foi morto desde a fundao do mundo. O nosso Senhor o Cordeiro que foi morto desde a fundao do mundo at agora e para sempre. Para Ele, a cruz no meramente um evento de um certo tempo, numa certa data de um certo ms de um certo ano. Antes, algo que existiu desde a fundao do mundo at agora. Quando Ele criou o homem, Ele j anteviu o preo da redeno vindoura. Ele criou o homem com a Sua fora. Do mesmo modo Ele redimiu o homem com o Seu sangue. como se Ele fosse crucificado desde o princpio quando criou homem. Por milhares de anos Ele sofreu o prolongado sofrimento da cruz. Aquela morte no Glgota meramente significou o pesar que o Esprito de Deus tinha agentado por um longo tempo. Que graa isso! Que maravilha isso! No temos palavras para expressar o significado desse verso. Antes de o Senhor Jesus deixar o cu, e enquanto ainda estava na glria, Ele j sabia do sofrimento da cruz. Ele o sabia durante os milhares de anos antes de vir. Ele sabia disso no tempo da 8

A ATUALIDADE ETERNA DA CRUZ


Aqueles do Antigo Testamento j morreram. Devemos, portanto, prestar ateno somente naqueles do tempo presente. Muitas pessoas empurram a cruz de volta para dezenove sculos atrs e a consideram como velha, antiquada, e obsoleta. Embora seja verdade que a histria do mundo considere o Glgota de Cristo como um evento histrico, na experincia espiritual dos crentes a cruz de Cristo ainda um evento atual. No velho, antiquado, ou obsoleto. Podemos considerar uns poucos versos. Hebreus 10:19 e 20 dizem: Tendo pois irmos, ousadia para entrar no santurio pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho, que Ele nos consagrou, pelo vu, isto , pela Sua carne. A fim de compreender esses dois versos, temos que entender as coisas mencionadas no Antigo Testamento. Nos tempos antigos, o tabernculo era dividido em duas partes. A primeira parte era chamada de lugar santo, e a outra parte era chamada de santo dos santos. As duas partes eram divididas por um vu. Aqueles que 9

You might also like