You are on page 1of 12

NORBERTO BOBBIO: teoria poltica e direitos humanos Norberto Bobbio: theory politics and human rights

Samuel Antonio Merbach de Oliveira


Doutorando em Filosofia pela PUC So Paulo. Doutorando em Direito Internacional pela Universidade Autnoma de Assuno. So Paulo - SP. e-mail: samuelmerbach@bol.com.br

Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a proposta de Bobbio de unir os aspectos positivos do liberalismo e do socialismo, no projeto denominado socialismo-liberal, que conjuga as duas correntes do pensamento poltico ocidental com a democracia, estabelecendo, na mesma estrutura, trs caractersticas da cidadania: as liberdades civis, as garantias polticas e os direitos humanos. Palavras-chave: Democracia; Cidadania; Regras do Jogo; Tolerncia; Direitos Humanos.

Abstract
The purpose of this article is to analyze Bobbios proposal to unite the positive aspects of liberalism and socialism in the project designated liberal socialism, which combines the two schools of western political thought with democracy, thus establishing three characteristics of citizenship within the same structure: civil liberties, political guarantees and human rights. Keywords:Democracy; Citizenship; Game Rules; Tolerance; Human Rights.
Rev. Filos., v. 19, n. 25, p. 361-372, jul./dez. 2007

362

Samuel Antonio Merbach de Oliveira

Introduo
Em 9 de janeiro de 2004 faleceu um dos maiores filsofos polticos contemporneos, o italiano Norberto Bobbio. Bobbio foi senador vitalcio da Itlia, nasceu em Turim, onde estudou direito e filosofia, foi professor universitrio e jornalista. conhecido como filsofo que se aplicou ao estudo dos direitos humanos, da filosofia e da poltica. Assim, o propsito deste artigo examinar a teoria de Bobbio em relao s questes centrais da democracia, da liberdade, da igualdade, da repblica e dos direitos humanos, que foram os elementos bsicos de sua atividade intelectual e poltica. Dessa maneira, Bobbio contribuiu para aproximar as pessoas pelo debate, colaborando, assim, para o exerccio da cidadania e o avano dos direitos humanos nas democracias ocidentais. Por isso, Norberto Bobbio considerado um dos maiores filsofos contemporneos.

Direitos humanos
De fato, o estudo dos direitos humanos conduz, necessariamente, anlise de sua relao com o prprio homem, seu destinatrio. Dessa maneira, no plano histrico, busca-se a justificao dos valores naquilo que representam ao homem, que lhe possibilitem o desenvolvimento da personalidade, da convivncia pacfica e da solidariedade social. No tocante definio de direitos humanos, constata-se que isso vem sendo feito de modo vago e insatisfatrio, ainda mais quando se busca um fundamento absoluto, nico. Nesse sentido, cabe considerar as seguintes definies de Bobbio: 1. tautolgicas estabelecem que direitos do homem so os que cabem ao homem enquanto homem. No indicam qualquer elemento que os caracterize; 2. formais desprovidas de contedo e meramente portadoras do estatuto proposto para esses direitos. Assim, direitos do homem so aqueles que pertencem, ou deveriam pertencer, a todos os homens, ou dos quais nenhum homem pode ser despojado; 3. teleolgicas embora tragam alguma meno ao contedo, pecam pela introduo de termos avaliativos, ao sabor da
Rev. Filos., v. 19, n. 25, p. 361-372, jul./dez. 2007

Norberto Bobbio: teoria poltica e direitos humanos

363

ideologia do intrprete, como direitos do homem so aqueles cujo reconhecimento condio necessria para o aperfeioamento da pessoa humana, ou para o desenvolvimento da civilizao etc. (BOBBIO, 1992, p. 17). Assim, como sabemos, devemos analisar que a dignidade do ser humano enquanto membro vivente de uma sociedade est situada num contexto poltico atualmente marcado por grandes injustias sociais, profundas diferenas socioeconmicas e pelas no menos trgicas disparidades de distribuio de renda. Para que um ser humano tenha direitos e possa exerc-los, indispensvel que seja reconhecido e tratado como pessoa, o que vale para todos os seres humanos. Reconhecer e tratar algum como pessoa respeitar sua vida, mas exige que tambm seja respeitada a dignidade, prpria de todos os seres humanos. Nenhum homem deve ser humilhado ou agredido por outro, ningum deve ser obrigado a viver em situao de que se envergonhe perante os demais, ou que os outros considerem indigna ou imoral. No entanto, na realidade, enfrentamos srios problemas acerca dos direitos sociais, evidenciando que um dos princpios fundamentais, a Dignidade da Pessoa Humana, no foi efetivamente concretizado. Com efeito, no possvel enxergar a categoria de cidado naquele que no dispe da prpria dignidade, de uma vida digna. Assim, existe uma grande distncia, um paradoxo entre o que est escrito nas Declaraes e o que h de concreto, pois no basta apenas estar inserido nos textos internacionais e na maioria das constituies dos pases ocidentais, sendo fundamental a ao do Estado, para realiz-los. Nesse contexto, temos as diversas declaraes de direitos do homem, como a Declarao Americana (1776), a Declarao Francesa (1789) e a Declarao da ONU (1948), que influenciaram o surgimento das protees jurdicas dos direitos fundamentais em diversos pases. De fato, o fenmeno da positivao das declaraes de direitos que expe o carter inovador e revolucionrio da condio humana. Essas declaraes despontavam como alternativa para garantir a estabilidade na tutela dos direitos tidos como essenciais condio humana. Esse processo evolutivo ainda ocorre, pois medida que a humanidade avana, outros direitos devem ser garantidos e outras tantas violaes desses direitos precisam ser coibidas. O reconhecimento e a proteo dos direitos fundamentais do homem no mundo alcanaram seu estgio atual de forma lenta e gradual, passando por vrias fases. Nesse contexto, ressalta Bobbio (1992, p. 5):

Rev. Filos., v. 19, n. 25, p. 361-372, jul./dez. 2007

364

Samuel Antonio Merbach de Oliveira

Do ponto de vista terico, sempre defendi - e continuo a defender, fortalecido por novos argumentos - que os direitos do homem, por mais fundamentais que sejam, so direitos histricos, ou seja, nascidos em certas circunstncias, caracterizadas por lutas em defesa de novas liberdades contra velhos poderes, e nascidos de modo gradual, no todos de uma vez e nem de uma vez por todas.

Estas etapas da evoluo desses direitos so chamadas de geraes, pois foram construdas em diferentes momentos histricos. Para Bobbio, a Declarao Universal dos Direitos do Homem representa uma sntese do passado e uma inspirao para o futuro. O reconhecimento e a proteo dos direitos do homem devem estar presentes nas principais constituies democrticas modernas. Por conseguinte, na concepo bobbiana, os direitos humanos se afirmaram historicamente em quatro geraes: 1 Gerao: Direitos Individuais pressupem a igualdade formal perante a lei e consideram o sujeito abstratamente; 2 Gerao: Direitos Coletivos os direitos sociais, nos quais o sujeito de direito visto no contexto social, ou seja, analisado em uma situao concreta; 3 Gerao: Direitos dos Povos ou os Direitos de Solidariedade: os direitos transindividuais, tambm chamados direitos coletivos e difusos, e que basicamente compreendem os direitos do consumidor e os relacionados questo ecolgica; 4 Gerao: Direitos de Manipulao Gentica relacionados biotecnologia e bioengenharia, tratam de questes sobre a vida e a morte e requerem uma discusso tica prvia (BOBBIO, 1992). Como sabemos, o respeito aos direitos humanos somente possvel nos pases democrticos. Assim, os direitos humanos e a democracia so elementos fundamentais para o sucesso do regime socialista-liberal defendido por Bobbio.

Liberalismo
O termo liberalismo tornou-se conhecido aps a Revoluo Francesa, em 1789. O liberalismo uma doutrina do Estado limitado tanto com respeito aos seus poderes quanto s suas funes. O primeiro o Estado de direito e o segundo o Estado mnimo. Contudo, possvel que um Estado de direito no seja mnimo, como tambm um Estado mnimo que no seja um Estado de direito. O Estado de direito se ope ao Estado absoluto; o Estado mnimo se contrape ao Estado mximo.
Rev. Filos., v. 19, n. 25, p. 361-372, jul./dez. 2007

Norberto Bobbio: teoria poltica e direitos humanos

365

Por Estado de direito entende-se geralmente um Estado em que os poderes pblicos so regulados por normas gerais e devem ser exercidos no mbito das leis que os regulam. Trata-se da doutrina da superioridade do governo das leis sobre o governo dos homens. O Estado de direito significa no s subordinao dos poderes pblicos s leis, mas tambm subordinao das leis ao limite material do reconhecimento de alguns direitos fundamentais considerados constitucionalmente e, portanto, inviolveis. Integram o Estado de direito os mecanismos constitucionais que impedem o exerccio arbitrrio e ilegtimo do poder, bem como o abuso do poder. Os mais importantes desses mecanismos so:
1) o controle do Poder Executivo pelo Legislativo; 2) o eventual controle do parlamento no exerccio do Poder Legislativo ordinrio por parte de uma corte jurisdicional, a quem se pede a averiguao da constitucionalidade das leis; 3) uma relativa autonomia do governo local em todas as suas formas e graus, com respeito ao governo central; 4, uma magistratura independente do poder poltico. (BOBBIO, 1994, p. 19).

Os mecanismos constitucionais que caracterizam o Estado de direito tm o objetivo de defender o indivduo dos abusos do poder. Para os liberais, a liberdade individual garantida, mais do que pelos mecanismos constitucionais, tambm pelo fato de que ao Estado so reconhecidas tarefas limitadas manuteno da ordem pblica interna e internacional. Pode-se dizer que a limitao das tarefas do Estado constitui condio sine qua non do controle dos poderes coercitivos do Estado. O Estado mnimo mais controlvel do que o Estado mximo. Uma vez defendida a liberdade no sentido predominante da doutrina liberal como liberdade em relao ao Estado, a formao do Estado liberal pode ser identificada como o progressivo alargamento da esfera de liberdade individual diante dos poderes pblicos. Mas mesmo o objetivo liberal de construir um Estado limitado pode ser compreendido de duas formas distintas: o sentido liberal de limitao dos seus poderes (Estado de direito) ou o sentido liberista de limitao das suas funes (Estado mnimo). Trata-se da identificao do liberalismo com a defesa das foras de mercado. Em sentido contrrio, temos o termo liberista serve para designar os adeptos do liberalismo econmico ao passo que liberalismo refere-se ao universo do liberalismo poltico (BOBBIO, 1994, p. 39-87).
Rev. Filos., v. 19, n. 25, p. 361-372, jul./dez. 2007

366

Samuel Antonio Merbach de Oliveira

Liberalismo e democracia
O incio das democracias liberais se evidenciou nas revolues burguesas que entre os sculos XVIII e XIX ocorreram nos Estadas Unidos e na Europa. Fatos importantes como A Guerra de Independncia estado-unidense (1776), a Revoluo Francesa (1789) e as diversas revolues europias de 1848 que destruram o absolutismo, legado do feudalismo. Na vanguarda desses acontecimentos estava a nova classe social emergente, a burguesia, que derrotou as monarquias de direito divino, consolidando a liberdade econmica, reduzindo o poder da Igreja (separao entre Igreja e Estado) e instituindo as noes de cidado e de representao poltica: noes de homem, de voto. O termo liberalismo ganhou destaque aps a Revoluo Francesa, em 1789. Em sua origem, o liberalismo no se confunde com a democracia. De fato, nem todos os Estados originariamente liberais tornaram-se democrticos. Entretanto, os Estados democrticos existentes foram originariamente liberais. Assim, liberalismo e democracia no so interdependentes: um Estado liberal no necessariamente democrtico e um governo democrtico se transforma necessariamente num Estado liberal. Isso porque, enquanto o ideal do primeiro limitar o poder, o do segundo distribuir o poder. Liberalismo e democracia tratam de assuntos divergentes: o liberalismo questo das funes do governo e limitao de seus poderes; a democracia ao problema de quem deve governar e com quais procedimentos. O liberalismo exige que todo poder seja submetido a limites, inclusive o da maioria. A democracia, ao contrrio, chega a considerar a opinio da maioria o nico limite aos poderes do governo. uma teoria dos limites do poder do Estado. Tais limites valem para quem quer que detenha o poder poltico, inclusive para um regime democrtico em que todos os cidados tm o direito de participar, mesmo que indiretamente, da tomada das grandes decises, e cuja regra a regra da maioria. Na formulao hoje mais corrente, o liberalismo a doutrina do Estado mnimo. Ao contrrio dos anarquistas, para quem o Estado um mal absoluto e deve, pois, ser eliminado, para o liberal o Estado sempre um mal, mas necessrio, devendo, portanto, existir, mas dentro dos limites mais restritos. Nesse contexto, Bobbio defende o liberalismo democrtico, contra a viso instrumental de democracia dos liberistas. Com o avano do socialismo no mundo, o liberalismo acabou se concentrando na luta pela economia de
Rev. Filos., v. 19, n. 25, p. 361-372, jul./dez. 2007

Norberto Bobbio: teoria poltica e direitos humanos

367

mercado e pela liberdade econmica. Com isso, de doutrina do Estado de Direito, o liberalismo se transformou em doutrina do Estado mnimo. Nesse contexto, Bobbio entende: a) que hoje o mtodo democrtico seja necessrio para a salvaguarda dos direitos fundamentais da pessoa, que esto na base do Estado liberal; b) que a salvaguarda desses direitos seja necessria para o correto funcionamento do mtodo democrtico (BOBBIO, 1994, p. 43).

Socialismo: a doutrina marxista


De fato, para o marxismo, apenas num sistema econmico comunista possvel se ter uma sociedade democrtica. Entende a democracia como o governo do povo, uma vez que se fundamenta na realizao do interesse do povo e, portanto, na sua verdadeira vontade. A doutrina marxista entende que a democracia como a melhor forma de governo, mas isso s possvel sob o socialismo, visto como o melhor sistema econmico, que se desenvolve a partir de uma interpretao econmica da sociedade, segundo a qual os fenmenos polticos, como o Estado e o Direito, so apenas uma superestrutura posta acima da realidade econmica, formada pelas relaes de produo. a primazia do econmico sobre o poltico. De fato, na sociedade capitalista, a minoria burguesa detm a posse dos meios de produo, sendo, por isso, o grupo economicamente dominante, o que contradiz veementemente a democracia enquanto governo para a maioria. Dessa maneira, apenas quando a maioria se tornar o grupo economicamente dominante, o que conforme a tese marxista s ser possvel por meio da socializao dos meios de produo, que teremos realmente a democracia.

Bobbio e os comunistas italianos


De fato, Bobbio, alm de terico poltico, tambm teve importante participao poltica na Itlia. Sua militncia teve como premissas fundamentais: a defesa da liberdade, do socialismo, da tolerncia e da democracia Em dezembro de 1943, militava no clandestino Partido da Ao (que recolhia a herana de Piero Gobetti e Carlo Rosselli) contra o fascismo e pela libertao da Itlia, entendia que esta no era uma luta de classes e sim uma revoluo democrtica, tendo nessa poca um dilogo permanente com os
Rev. Filos., v. 19, n. 25, p. 361-372, jul./dez. 2007

368

Samuel Antonio Merbach de Oliveira

comunistas do PCI (hoje Partido Democrtico da Esquerda), em que os via no adversrios, mas interlocutores e reconhece o valor de suas idias. Dessa maneira, como representante do socialismo-liberal, o Partido da Ao era totalmente contrrio ao fascismo que fora antiliberal na poltica e anti-socialista na economia. Na luta contra o fascismo, Bobbio dialogou com seus adversrios comunistas italianos acerca dos temas da liberdade, da democracia, para resistir contra a ofensiva da direita reacionria (REGO, 2001). Para Bobbio, os comunistas no so inimigos que devem ser combatidos, mas sim devemos consider-los como interlocutores em um dilogo acerca das razes da esquerda. Com efeito, na obra Poltica e Cultura, Bobbio dialoga de maneira serena e civilizada com os comunistas italianos acerca da defesa dos direitos humanos, em particular os direitos da liberdade. A discusso comeou com Ranuccio Bianchi Bandelli, seguiu com Galvano della Volpe e finalizou com a interveno de Palmiro Togliati. Esse dilogo um exemplo de tolerncia, levando em considerao a importncia da funo moderadora e mediadora de dogmatismos opostos (BOBBIO, 1955). Bobbio debateu com os discpulos de Gramsci temas como: o projeto de democracia indicado pelos comunistas como alternativa democracia representativa dos liberais; e a compatibilidade, ou no, da proposta de transformao socialista com a continuidade da democracia, entendida como um conjunto de regras que regulam o jogo poltico. Bobbio no foi marxista e nem antimarxista. Considerava a obra de Marx como um clssico que devia ser lido e relido para se averiguar o que permanece da sua obra. Norberto Bobbio, levantando sempre o problema central da relao entre socialismo e democracia, critica o suposto desprezo dos comunistas italianos pela democracia liberal em prol da idia de ditadura do proletariado. Embora tenha algumas idias contrrias ao marxismo, entende que no seria possvel, sem o marxismo, entender a histria sob a tica dos oprimidos, ganhando assim uma nova perspectiva do mundo sem a qual no nos teramos salvado. Bobbio tambm foi o pioneiro na anlise da sociedade civil nos Cadernos do Crcere, com um excelente texto que desencadeou diversas discusses que ajudaram na compreenso das categorias Estado/sociedade, sociedade civil/sociedade poltica, quando considerou a originalidade de Gramsci, evidenciando a importncia do seu pensamento, sobretudo acerca da sociedade civil (BOBBIO, 1999).
Rev. Filos., v. 19, n. 25, p. 361-372, jul./dez. 2007

Norberto Bobbio: teoria poltica e direitos humanos

369

Bobbio entendeu que o marxismo tratava de teorias importantes, buscando sempre examin-las. Afirmou a grandiosa colaborao do legado do marxismo, como filosofia poltica irrenuncivel para o desenvolvimento da civilizao.

Socialismo e democracia
Bobbio definiu-se como socialista-liberal, uma tradio muito particular na Itlia. Entretanto, sua ideologia poltica jamais o impediu de reconhecer a importncia do marxismo. Bobbio tambm observa outra caracterstica diferenciadora, a diviso entre moderados e extremistas: a posio ante a idia de liberdade, a apreciao do mtodo democrtico. Do cruzamento destas variveis, resultaram quatro possibilidades de doutrinas e movimentos polticos, a saber: a) na extrema-esquerda, os igualitrios autoritrios, descendentes do jacobinismo e do bolchevismo e adeptos do socialismo real; b) na centro-esquerda, os igualitrios libertrios, encontrados nos vrios partidos social-democratas e social-liberais e defensores do Welfare State; c) na centro-direita, os libertrios inigualitrios, filiados aos partidos conservadores e liberal-conservadores e favorveis onda neoliberal; d) na extrema-direita, os autoritrios inigualitrios, originrios do nazismo e do fascismo e simpatizantes das suas novas aparies (BOBBIO, 2001, p. 134-135). Como sabemos, Bobbio um socialista-liberal defendendo a segunda opo poltica a libertria igualitria ou moderada de esquerda, onde sintetiza o seu objetivo socialista-liberal com dois elementos inseparveis: igualdade e liberdade. Defende os princpios liberais nas questes polticas e os socialistas nas questes sociais, sendo que o ideal socialista mais amplo do que o ideal do liberalismo, porque, ao obter mais igualdade, se estar conseguindo tambm mais liberdade. Para Bobbio, a democracia uma forma de governo onde todos so livres porque so iguais. A priori, a relao entre liberalismo e socialismo foi muito difcil. A divergncia ocorre no fato da defesa ilimitada da propriedade privada. O socialismo descreve que a propriedade privada a principal responsvel pela desigualdade entre os homens. Entretanto, a relao entre socialismo e democracia sempre foi possvel. O processo de democratizao produziria ou favorecia o advento de uma sociedade socialista, baseada na transformao da propriedade privada e
Rev. Filos., v. 19, n. 25, p. 361-372, jul./dez. 2007

370

Samuel Antonio Merbach de Oliveira

na coletivizao dos meios de produo. O advento da sociedade socialista reforaria e ampliaria a participao poltica e, portanto, tornaria possvel a plena realizao da democracia, entre cujos compromissos se situam a distribuio igualitria do poder econmico e do poder poltico. Esta unio entre socialismo e democracia, no entender de Bobbio, possvel. Isso no quer dizer que a relao entre ambos sempre foi pacfica. Sob certos aspectos, foi polmica. Diante de tal possibilidade, criaram-se as expresses socialismo liberal e liberalismo social.

O socialismo-liberal de Norberto Bobbio


De fato, a teoria acerca do socialismo-liberal remonta a Stuart Mill e possui importantes expoentes na Itlia, como Rosselli e, mais recentemente, Norberto Bobbio. Tais pensadores, sem renunciar a uma concepo individualista da sociedade, cujo ncleo fundamental a liberdade, afirmam a indissolubilidade da relao entre liberdade e igualdade. A emergncia e a difuso da doutrina e de movimentos socialistas e a aliana desses movimentos com os partidos democrticos reabriram o contraste histrico entre liberalismo e democracia, exatamente quando parecia ter havido uma conciliao histrica definitiva entre liberalismo e democracia. Precisamente na reao contra o avano do socialismo, com seu planejamento econmico e a coletivizao dos meios de produo, a doutrina liberal foi cada vez mais se concentrando na defesa da economia de mercado e da livre iniciativa econmica, identificando-se como a doutrina econmica chamada liberismo, na Itlia. A Itlia tem sido a precursora dos socialistas-liberais. Entre as razes para isso, destaca-se o fascismo, cuja ascenso teve o condo de aliar liberais e socialistas na luta contra o inimigo comum, a ponto at de mescllos, como foi o caso do Partito dAzione o partido dos socialistas liberais, que tinha por escopo realizar a sntese entre liberalismo e socialismo. Mesmo sem entrar em detalhes, ilustrativo mencionar a Revoluo Liberal de Piero Gobetti, intelectual que defendia o livre comrcio, ao mesmo tempo em que admirava Lenin e colaborava com Gramsci; o Movimento Liberal Socialista, formado em 1937 por Guido Calogero e Aldo Capitini; o Socialismo Liberal, de Carlos Rosselli, que desejava mesclar os princpios liberais no socialismo.

Rev. Filos., v. 19, n. 25, p. 361-372, jul./dez. 2007

Norberto Bobbio: teoria poltica e direitos humanos

371

Na Itlia, Rosseli esforou-se para construir a teoria de um socialismo-liberal, mas seu primeiro grande idealizador foi um filsofo oriundo de uma corrente no marxista, onde Stuart Mill exerce um papel muito importante. O socialismo-liberal apresenta-se como uma alternativa ao marxismo, do qual critica, filosoficamente, o determinismo e o materialismo, ou seja, a negligncia das foras morais que movem a histria, economicamente, o coletivismo global, politicamente, e o Estado materialista e coletivista. Em contrapartida, o socialismo-liberal tambm uma alternativa ao capitalismo liberal, que com o desenvolvimento da sociedade industrial serviu para oprimir e escravizar os trabalhadores, como tambm ao neoliberalismo, entendido, hoje, como uma doutrina econmica conseqente, da qual o liberalismo poltico apenas um modo de realizao, nem sempre necessrio; ou, em outros termos, uma defesa intransigente da liberdade econmica, da qual a liberdade poltica apenas um corolrio. Para os socialistas-liberais, o socialismo originou-se do desenvolvimento histrico do liberalismo no processo de emancipao da humanidade, que objetivava, sobretudo, a liberdade. Aps a emancipao poltica, que obra da Revoluo Francesa, seria necessria a emancipao econmica. Entretanto, a emancipao econmica no foi possvel de ser realizada. possvel se chegar ao socialismo-liberal pelo mtodo liberal que aberto, que s levar ao socialismo se a classe trabalhadora assim desejar. Nesse contexto, o sufrgio universal o meio para se alcanar o poder poltico. a aplicao do princpio de liberdade, o direito de participar do poder poltico, mas, tambm, ao mesmo tempo, uma aplicao do princpio da igualdade como acesso igual aos direitos polticos. Por fim, para Bobbio, o socialismo um ideal a ser alcanado com a luta poltica permanente, mas sem identific-lo com a coletivizao dos bens de produo e muito menos com o emprego da violncia para alcanar tal ideal.

Consideraes finais
O desenvolvimento dos direitos humanos nas ltimas dcadas representou uma importante expresso na transformao do pensamento jurdico em um nmero crescente de pases. Nesse contexto, na filosofia bobbiana, direitos humanos e democracia so elementos necessrios do mesmo movimento histrico: sem direitos do homem reconhecidos e protegidos, no h democracia; sem democracia, no existem as condies mnimas para o desenvolvimento do socialismo-liberal.
Rev. Filos., v. 19, n. 25, p. 361-372, jul./dez. 2007

372

Samuel Antonio Merbach de Oliveira

Dessa forma, os direitos humanos, a democracia e o socialismo-liberal tm sido objeto de veemente debate jurdico. Embora no se possa dizer que se trata de uma novidade, pode-se afirmar, todavia, que um tema de visvel atualidade. Assim, como conseqncia do desenvolvimento histrico dos direitos humanos, temos a democratizao da sociedade bem como a ampliao da democracia na sociedade por meio do socialismo-liberal, que, aps a Segunda Guerra, tornou-se uma corrente influente na vida intelectual e poltica italiana. Para Bobbio, o homem, como indivduo, deve ser livre; como ser social, deve estar com os demais indivduos em relao de igualdade. Liberdade e igualdade so os valores que servem como fundamento ao socialismo-liberal. A igualdade democrtica, na liberdade liberal, aquela perante a lei e os direitos. Diferentemente do binmio, democracia e socialismo, onde democracia ser vista como igualdade social, no binmio democracia e liberalismo, democracia ter como sinnimo a expresso sufrgio universal. Dessa maneira, para o xito do socialismo-liberal, o liberalismo e a democracia so, ao mesmo tempo, fins em si prprios e meios efetivos para o socialismo-liberal alcanar seu triunfo final. Por fim, o socialismo liberal de Bobbio objetiva encontrar um terceiro caminho entre o bloco comunista e o mundo capitalista. Tal caminho teria de combinar teses marxistas e teses liberais.

Referncias
BOBBIO, Norberto. Poltica e cultura. Torino: Giulio Einaudi, 1955. ______. A era dos direitos. 11. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992. ______. Liberalismo e democracia. 6. ed. So Paulo: Brasiliense, 1994. ______. As ideologias e o poder em crise. 4. ed. Braslia: UNB, 1999. ______. Direita e esquerda: razes e significados de uma distino poltica. 2. ed. rev. e ampl. So Paulo: UNESP, 2001. REGO, Walquiria Domingues Leo. Em busca do socialismo democrtico. So Paulo: UNICAMP, 2001.
Recebido em: 27/06/2007 Received in: 06/27/2007 Aprovado em: 16/08/2007 Approved in: 08/16/2007
Rev. Filos., v. 19, n. 25, p. 361-372, jul./dez. 2007

You might also like