You are on page 1of 4

AO MAGNFICO REITOR DA UESPI PROF.

CARLOS ALBERTO PEREIRA DA SILVA

Assunto: Ttulo de Doutor Honoris Causa ao Prof. Domenico de Masi

Por ocasio da prxima vinda do Prof. Domenico de Masi ao Brasil, ele vir pela primeira vez em Teresina a convite do professor signatrio (MSc. Gabriele Sapio) do Curso de Direito da Universidade Estadual do Piau UESPI, sendo a sua visita estabelecida para os dias 12 e 13 de maio 2012. Em virtude dessa visita sero realizadas diversas atividades a serem reunidas num evento (3 Painel Jurdico), organizado por professores e estudantes do Curso de Direito e Turismo, no Auditrio Central da UESPI.

Tendo-se em vista a grande relevncia revestida pelo Prof. Domenico de Masi nos meios acadmico e intelectual internacional, alm do relevantssimo valor intelectual, cientfico e humano representado pela pessoa do grande acadmico italiano, o qual um renomado socilogo catedrtico de Sociologia do Trabalho na prestigiosa Facolt di Scienze Sociali da Universit degli Studi di Roma La Sapienza, em Roma, na Itlia.

La Sapienza uma das maiores e mais antigas Universidades pblicas europeias, tendo sido fundada em 1303 e contando atualmente com quase 150 mil estudantes. O prprio termo que a designa (sapienza, sabedoria em italiano) denota o seu compromisso institucional com o aperfeioamento do conhecimento acadmico.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAU UESPI CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS CCSA CAMPUS POETA TORQUATO NETO TERSINA CURSO: BACHARELADO EM DIREITO

Domenico de Mais autor das mundialmente clebres obras O cio Criativo e A Emoo a Regra, alm de criador da Revista NEXT com o intuito de realizar relatrios sobre a evoluo e as perspectivas futuras do mercado de trabalho do sculo XXI, mantendo constante intercmbio com as maiores Universidades do mundo, dentre as quais HARVARD e PRINCETON, nos Estados Unidos da Amrica.

Suas obras tm contribudo intensamente para rediscutir os paradigmas da modernidade, em que o poder se concentrava nos detentores dos meios de produo, os grandes capitalistas; na sociedade ps-industrial, por sua vez, o conhecimento e o trabalho criativo alam o ponto fulcral, substituindo cada vez mais o trabalho mecnico. O cio criativo une o trabalho com o estudo (conhecimento) e o lazer (jogo e diverso). Esta seria a nica forma de produzir idias geniais. Para isso necessrio libertar-se da idia tradicional de trabalho como obrigao ou dever e oportunizar uma mistura de atividades, onde o trabalho se confunde com o tempo livre, o estudo e o jogo.

De acordo com o Estatuto da Universidade Estadual do Piau, Ttulo VIII (Das Dignidades Universitrias), art. 84:

O Ttulo de Doutor Honoris Causa poder ser concedido a personalidades que tenham contribudo, de modo notvel, para o progresso das cincias, letras ou artes e que tenham beneficiado em forma excepcional a humanidade, ao pas, ou prestado relevantes servios Universidade. (grifo nosso)

Assim,

percebe-se

nitidamente

preenchimento

dos

requisitos

estatutrios, vez que o Prof. Domenico de Masi mundialmente celebrado como um dos maiores intelectuais da atualidade, tendo remodelado a relao

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAU UESPI CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS CCSA CAMPUS POETA TORQUATO NETO TERSINA CURSO: BACHARELADO EM DIREITO

entre tempo e trabalho e a necessidade de uma formao acadmica transdisciplinar, conglobando diversas reas do conhecimento e abandonando a diretriz positivista de isolamento cognoscente.

Por conseguinte, o objetivo de sua visita o de explorar ao mximo as notveis possibilidades e perspectivas futuras de cooperao que sero abertas a Teresina e UESPI, por meio da elaborao de um memorandum de entendimento para estabelecer uma futura cooperao acadmica e cientfica entre a UESPI e a Universit LA SAPIENZA. Essa futura iniciativa de cooperao entre as duas instituies de ensino superior ser justamente precedida desse primeiro encontro que ser o comeo de um proveitoso e amplo programa de cooperao abrangente entre as duas instituies a ser concretizado num futuro prximo.

Essa cooperao acadmica entre a UESPI e a Universit LA SAPIENZA se assentar basicamente na assinatura de convnios para a o oferecimento de bolsas de estudo e de pesquisa tanto a nvel de graduao como de ps-graduao e tanto para estudantes como para professores de ambas as instituies envolvidas. Sendo que essa futura cooperao dar-se- orientada pelo vis da interdisciplinariedade, ou seja, no se limitar ao curso de Direito, mas envolver tambm o Curso de Turismo e outros cursos mais intimamente relacionados doutrina e teoria do Prof. Domenico de Masi.

Finalmente, a concesso do ttulo de Doutor Honoris Causa plenamente justificada por ocasio do citado evento relativo visita do Prof. De Masi no dia 12 de maio de 2012 e de todas as extraordinrias vantagens futuras dele decorrentes, vez que, com isso, a UESPI poder se encaminhar com sucesso para a concretizao de um extremamente benfico programa de cooperao acadmica e cientfica com a prestigiosa Universit LA SAPIENZA.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAU UESPI CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS CCSA CAMPUS POETA TORQUATO NETO TERSINA CURSO: BACHARELADO EM DIREITO

Teresina, 07 de maio de 2012.

GABRIELE SAPIO Mestre em Direito UFC. Professor efetivo do Curso de Direito da UESPI Campus Torquato Neto. Organizador do 3 Painel Jurdico.

You might also like