You are on page 1of 2

AULA 1 INTRODUO AO CONCEITO DE DIVERSIDADE

(VDEO-AULA, DOCUMENTRIO: HOMO SAPIENS 1900)

Palavras-chave: Eugenia, degenerao.

* Logotipo da 2 Conferncia Internacional de Eugenia, realizada em 1921, retratando-a como uma

rvore que rene uma variedade de diferentes campos cientficos.


* Traduo dos dizeres da figura: como uma rvore, eugenia tira seus materiais de muitas fontes e os organiza, em seguida, em uma entidade harmoniosa; eugenia a auto-administrao da evoluo humana.

O pensamento cientfico do sculo XX estava fundamentado nas especulaes sobre hereditariedade biolgica. A nsia por civilizao associava a possibilidade de melhora material melhora biolgica, sob o argumento do aperfeioamento racial. EUGENIA: Teve Francis Galton (testes psicolgicos de inteligncia) como precursor, atravs da noo de seleo de genes visando a produo de seres superiores, uma vez que ele afirmava que a inteligncia seria uma caracterstica inata. Este conceito se subdivide em: a) Eugenia positiva; cujo objetivo seria promover a procriao atravs do cruzamento entre os seres superiores; b) Eugenia negativa; cujo objetivo seria evitar a degenerao dos seres humanos pela reproduo e cruzamento entre seres inferiores.

DEGENERAO: Consiste na decadncia biolgico-hereditria dos seres humanos. Segundo os cientistas e intelectuais da poca, haveria somente 2 sadas frente a isto: 1) Voltar no tempo (o que era impossvel); 2) Enfrentar a iminncia dessa catstrofe atravs da biologia; pois era a nica cincia capaz de intervir no processo da natureza. A biologia era o contraponto da noo de degenerao, pois era considerada como a redentora do Ocidente por possibilitar intervenes na natureza. Como a sociedade naquele perodo era considerada como um organismo (corpo), a vida dos seres humanos poderia (e deveria!) ser reformada. As conseqncias disto foram: 1) Cultura do corpo, onde o que se vestia, o que se comia e o modo de viver refletiria uma conscincia biolgica; 2) Movimento eugenista, que tomou quase por completo o meio acadmico tendo como bandeira a higiene racial; 3) Esterilizaes, pois as idias eugnicas se associaram noo de bemestar social. Devido nfase no corpo, a degenerao era temida e o corpo deveria ser algo passvel de cuidados; o que at ento no estava sendo possvel por conta da modernizao que grandes cidades europias estavam experimentando. A fora e a beleza do corpo deveriam ser recuperadas de acordo com o ideal/padro da Grcia antiga. Sendo assim, a personificao do que era bonito e bom, poderia ser alcanado via eugenia, pois o argumento tambm se tornou de beleza racial. Nessa perspectiva, a noo de eugenia se viu associada s idias polticas (capitalismo) pregando que a cincia seria capaz de maximizar a produtividade do pas. Para tanto, o desenvolvimento social requeria crianas saudveis e bem dotadas, pois eram consideradas como um produto de qualidade. Com isto, o amor foi considerado algo de natureza privativa e dissociado da reproduo que, naquele momento servia a outros propsitos: como o desenvolvimento. A miscigenao era considerada nociva e perigosa, assim como as influncias culturais. E assim, a poltica eugenista culminou no extermnio em massa de judeus na Europa.

You might also like