You are on page 1of 30

Msculos Cabea , Face e Pescoo

Prof. Polyana Carmencita


polyanacfalmeida@gmail.com

Os msculos da cabea compreendem os msculos extrnsecos do bulbo do olho, os msculos dos ossculos da audio, os msculos da face, msculos da mastigao, msculos da lngua e msculos do palato mole.

Enfoque da aula msculos da face, da mastigao e do pescoo.

Msculos da Face ou da Expresso Facial


Esto no tecido subcutneo (logo abaixo da pele) da parte anterior e posterior do couro cabeludo, da face e do pescoo.
Camada muscular delgada; As fibras de um msculo se entrelaam com as do msculo vizinhos.

Funo: Movimentam a pele e modificam as expresses faciais para transmitir o humor.

Todos os msculos da face so inervados pelos ramos do Nervo Facial (NC VII).

M. Occiptofrontal
Assobiar, sugar e beijar

Expresso de Tristeza

Risada

Sorriso Forado

M. Epicrnico ( M.Occipitofrontal eTemporoparietal) Msculo Occiptofrontal


Ventre Frontal Ao:traciona para trs o couro cabeludo,eleva os superclios,e enrugando a pele da fronte. Ventre Occipital Ao:traciona para trs o couro cabeludo,eleva os superclios,e enrugando a pele da fronte.

M. Temporoparietal
Ao: Movimenta o couro cabeludo e traciona a pele das tempras para trs. Ao conjunta desse dois msculos M.Occipitofrontal e Temporoparietal enrugar a fronte e ampliar os olhos (expresso de surpresa e espanto)

Msculo Prcero = Traciona o ngulo medial dos superclios para baixo (abaixa), produzindo pregas transversais sobre a ponte do nariz. Msculo Orbicular do Olho (Parte Orbicular e Palpebral) Fecha as plpebras e mov. Os superclios Msculo Abaixador do Superclio - Depresso do superclio

Msculo Corrugador do Superclio -Traciona a sobrancelha para baixo e medialmente, produzindo rugas verticais na fronte.( Msculos da expresso de ateno, raiva) Msculo Nasal- Movimenta a asa do nariz , Alarga as narinas (parte alar deste msculo), Estreita a abertura do nariz = narinas (parte transversa desse msculo). Msculo abaixador do septo nasal Abaixa o septo nasal Msculo Levantador do ngulo da Boca Eleva o ngulo da boca

Msculo Risrio Alarga a rima da boca, cria a covinha do sorriso (riso forado)

Msculo Abaixador do Lbio Inferior -Traciona o lbio inferior para baixo e lateralmente

Msculo Abaixador do ngulo da Boca - Traciona o ngulo da boca para baixo e lateralmente (Expresso de Tristeza)
Msculo Orbicular da Boca Fecha e protrai os lbios (msculo do beijo, assobio, suco) Msculo Bucinador Estica os lbios, provoca aumento da presso interna da cavidade da boca (soprar, assobiar) Msculo Levantador do Lbio Superior eleva o lbio superior, eleva o ngulo da boca e aprofunda o sulco nasolabial. (Expresso de Menosprezo) Msculo Levantador do Lbio Superior e da Asa do Nariz- Eleva o lbio superior, dilata a narina

Msculo Mentual Eleva e protrai o lbio inferior Msculo Transverso do Mento Movimenta a pele do mento

Msculo Zigomtico Menor - Traciona o lbio superior para cima e aprofunda o sulco nasolabial. Msculo Zigomtico Maior - Traciona o ng. da boca para cima e para o lado ( um dos principais msculos do sorriso - risada) Observao: No ato de sorrir os msculos: levantador do lbio superior, levantador do ngulo da boca, zigomtico menor e risrio tambm se contraem juntamente com o m. zigomtico maior ( msculo do Riso). Msculo Auricular Anterior Traciona a orelha para cima e para frente Msculo Auricular Superior Eleva a orelha Msculo Auricular Posterior - Traciona a orelha para cima e trs

OBSERVAO
O m. Platisma, considerado um msculo superficial do pescoo, mas tambm, desempenha funes na expresso facial, como a expresso de repugnncia, desprezo.

Msculo Abaixador do Superclio

Msculos da Mastigao

M. Temporal Ao: elevao e retrao da mandbula M. Masster Ao: elevao e protrao da mandbula M. Pterigideo medial Ao: elevao da mandbula e movimenta lateralmente M. Pterigideo lateral Ao: protra a mandbula

e retrao da mandbula e protrao da mandbula

Atuam nos principais movimentos da articulao Temporomandibular.

Todos so inervados pelos ramos do Nervo Trigmeo (raiz motora do nervo mandibular NC V3).

M. Pterigideo Medial

Msculos do Pescoo
Msculos Superficiais do Pescoo:

-M. Platisma;
- M. Esternocleidomastideo; - M.Trapzio (Parte descendente- detalhes deste msculo sero estudados na unidade de Anatomia Muscular do Dorso );

Msculos Profundos do Pescoo :


Msculos Pr-Vertebrais: - Longo do pescoo, - Longo da cabea, -Reto anterior da cabea, -Reto lateral da cabea Msculos (Paravertebrais)- M. Escalenos: Escaleno anterior, - Escaleno mdio, - Escaleno posterior Suboccipitais reto posterior maior da cabea, reto posterior menor da cabea, oblquo superior da cabea, oblquo inferior da cabea; .

REGIO ANTERIOR DO PESCOO

Supra-hiideos m. digstrico, m. estilo-hiideo, m. milo-hiideo,m. genio-hiideo; Infra-hiideos m. esterno-hiideo, m. omo-hiideo, m. esternotireideo, m.tireo-hiideo.

Msculos do Pescoo

, roda a cabea para o lado oposto.

M . Platisma Ao

Abaixa e enruga a pele da parte inferior da face e a boca, tensiona a pele do pescoo, ajuda no abaixamento forado da mandbula. Origem: Pele da parte inferior do pescoo e da parte superior e lateral do trax; Insero: Mandbula. Inervao N. Facial ( Ramo Cervical).

M. Esternocleidomastideo M. Esternocleidomastideo Ao: Roda a cabea para o lado oposto, flexiona o pescoo. Origem Esterno e Clavcula; Insero processo mastideo do osso temporal. Inervao N. Acessrio.

Msculo

Origem e Insero Origem: C3-C6 (Tubrculos Anteriores dos Processos Transversos)

Ao

Inervao

Escaleno Anterior

Insero: 1 Costela (Tubrculo do Escaleno Anterior)

Inclinao homolateral da coluna cervical, flete o pescoo. Elevao as costelas superiores (durante a inspirao forada - Ao inspiratria). Inclinao homolateral da coluna cervical, flete o pescoo. Elevao as costelas superiores (durante a inspirao forada - Ao inspiratria). Inclinao homolateral da coluna cervical, flete o pescoo. Elevao as costelas superiores (durante a inspirao forada - Ao inspiratria).

Ramos diretos dos plexos cervical e braquial (C3 C8)

Escaleno Mdio

Origem: C1-C2 / C3-C7 (Processos Transversos) Insero: 1 Costela (posterior ao sulco da art. Subclvia)

Ramos diretos dos plexos cervical e braquial (C3 C8)

Escaleno Posterior

Origem: C5-C7 (Tubrculos Posteriores dos Processos Transversos) Insero: Face externa da 2 Costela

Ramos diretos dos plexos cervical e braquial (C3 C8)

Msculo Suboccipitais

Referencial Bibliogrfico
VAN DE GRAAFF. Anatomia Humana. 6 ed. Barueri, SP: Manole, 2003. DNGELO; FATTINI. Anatomia Humana Sistmica e Segmentar. 3 ed. So Paulo: Atheneu, 2007. GILROY, Anne M.; MacPHERSON, Brian R.; ROSS, Lawrence M. Atlas de Anatomia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. Sobotta. Atlas de Anatomia:quadro de msculos, articulaes e nervos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

TIMA SEMANA!!

You might also like