You are on page 1of 3

MOLDESROBERTOMARQUES.com.

br
na sua medida
IMPORTANTE: Moldes de Roupas Roberto Marques - Todos os direitos reservados. proibido qualquer tipo de reproduo comercial sem autorizao escrita da Moldes de Roupas Roberto Marques Ltda.

Aprenda Costurar
Curso para principiante. Para quem nunca Costurou.
ATENO: nos grficos, as cores e as propores so meramente ilustrativas. Voc dever usar os aviamentos (linhas, fios, botes etc.) de acordo com o seu modelo .Nota: nossas explicaes so dirigidas a pessoas que esto comeando a costurar. Por esse motivo, optamos por usar explicaes bsicas, mais simples.

PESO DESTE ARQUIVO: 41 KB. NS DE FOLHAS DE PAPEL NO TAMANHO A4: 1 fo. lha

informaes bsicas sobre costura, temos certeza que, aos poucos, voc descobrir que costurar muito fcil. Para ficar na moda, basta seguir direitinho os passos fundamentais deste manual. Pequenas dicas sero publicadas, periodicamente, na nossa revista, para atender a nova leitora. Pense grande: est na moda e eu posso fazer! PREPARE-SE PARA TRABALHAR (aprenda a costurar) Procure fazer o seu canto de costura num ponto de sua casa que seja bem arejado e com bastante luz. Use uma cadeira bem confortvel, a melhor que voc puder ter. O conforto e essencial.

Primeiro, leia o texto todo observando as figuras. Quando achar que estar tendo um entendimento do texto, v lendo por parte e fazendo a montagem. No tendo prtica, treine antes num retalho de tecido, depois, sim faa no modelo verdadeiro.

Sente na cadeira num a posio correta. No dobre os ombros nem o corpo, Procure trabalhar com a pernas juntas e em ngulo de 45 a cho. Costurar exige pacincia, no corra com o trabalho, nada adiantar. Trabalhe com calma e carinho. Os resultados sero melhores.

Procure fazer coisas do seu agrado. Ao sentarse para costura procure esquecer de tudo, nada de preocupaes. Planeje o seu trabalho, antes de comear. Verifique se dispem de tudo que e necessrio para confeccionar o seu modelo.

O MATERIAL O primeiro passo para aprender a costurar querer como tudo na vida e, quando se deseja algo, h que se correr atrs. O segundo passo ter acesso a uma mquina de costura e ao material necessrio para uma costura perfeita. Inicialmente, compre apenas o material indispensvel. Depois, quando tiver mais prtica, compre o restante. Da relao abaixo, para comear a treinar, voc precisar dos itens 1, 2 e 3 (as tesouras especficas para corte de tecido e de linha podem ser adquiridas mais tarde).

Voc necessitar, tambm, de rgua e lpis. 1. Mquina de costura obtenha uma mquina de qualidade. Ela ser o seu instrumento de trabalho por anos. Vale a pena o investimento. Pesquise bem, informe-se com quem j costura h mais tempo sobre a qualidade das mquinas. No tenha pressa em comprar essa que ser a sua companheira. 2. Agulha para mquina existem agulhas de vrias espessuras, uma para cada tipo de tecido (consulte o manual da sua mquina).

3. Tesoura uma tesoura grande para cortar tecido (pode ser comprada posteriormente), uma tesoura pequena para cortar linhas e outra para cortar papel. A fim de preservar o fio do corte das tesouras, nunca corte papel com tesouras prprias para tecido ou linha. 4. Linha para mquina vendida em retrs ou cones. As cores mais importantes so branco e preto. Outras cores devem ser compradas de acordo com o tecido a ser costurado. Para cada tipo de tecido, deve ser usado um tipo de linha.

CONTINUA...

Linha mista (de algodo e polister) uma linha fina e resistente, confere bom acabamento. Utilizada para costurar tecidos leves, mdios e pesados de composio natural (algodo, linho), mista ou sinttica. Linha 100% polister apresenta boa elasticidade no ponto e ideal para tecidos leves ou mdios de composio natural, mista, sinttica e com elastano. Linha para pesponto linha 100% polister, empregada em costuras de enfeites (pespontos). 5. Fita mtrica 6. Agulha de costura mo 7. Linha de costura mo tambm pode ser utilizada na costura mquina. AS LIES Para comear no domnio do uso da mquina, todas as lies devem ser executadas em papel e sem o uso de linha. Comece a costurar bem devagar. Porm, logo na primeira lio, voc deve trabalhar com a mquina na sua velocidade normal. Costure exatamente sobre as linhas traadas no papel e sempre do incio ao final da linha. Nunca antes ou depois desses dois pontos. Passe para a lio seguinte somente quando tiver completo domnio de tudo o que foi ensinado. Trace as linhas com lpis ou caneta, ambos de ponta fina. Depois da ltima lio, troque o papel pelo tecido. Escolha um dos nossos moldes (comece pelos mais fceis) e se torne, aos poucos, uma costureira. Acredite, voc pode!

8. Dedal 9. Rgua e esquadro 10. Giz de alfaiate no mercado, existe um lpis de giz, que facilita o trabalho. As cores utilizadas devem ser o branco e o azul. Use o giz com cuidado, sempre no lado avesso do tecido. Mantenhao com a ponta fina para que o trao no fique muito espesso. Afine a ponta com um estilete ou mesmo com a tesoura de cortar papel. Nota: existe, tambm, uma caneta que a tinta saia logo em seguida, garante o fabricante. Mas no custa fazer sempre um teste num cantinho do tecido que ser usado.

11. Lpis, caneta 12. Carretilha 13. Carbono 14. Ferro de engomar 15. Tbua de passar 16. Tecido para passar evite o uso do ferro diretamente sobre os tecidos, pois pode provocar brilho desnecessrio. Para isso, utilize sempre tecidos de algodo ou linho, nunca sintticos. No mercado, j existe uma sapatilha para ser colocada sob o ferro, a qual bastante til e prtica. 17. Manequim deve ser o ltimo material a ser comprado. conveniente nas pr-provas (para visualizar o caimento da manga, por exemplo), mas pode ser adquirido mais tarde.

1 lio

2 lio

Trace linhas paralelas no papel, com distncia de 1 cm entre uma e outra.

Trace linhas em formas de tringulo. Costure sobre uma das linhas e interrompa a costura com a agulha encaixada bem no canto do papel (seta 1). Levante a sapatilha da mquina e tora o papel, colocando-o na posio para prosseguir a costura sobre a linha seguinte. Abaixe a sapatilha e costure at o prximo canto. Trabalhe esse canto da mesma forma que o anterior.

CONTINUA...

3 lio

5 lio

Costurando as peas

Trace algumas linhas curvas. 4 lio

Trace uma espiral. Comece a treinar a costura na parte mais larga, indo at a mais parte estreita. Para finalizar, volte pela parte mais estreita e v at a mais larga. Pronto, agora voc j domina completamente o uso da mquina de costura. Mas ainda h muito o que aprender.

Costure o ombro, do decote at as cavas e do final das cavas at a barra. Nas calas, faa as costuras laterais, partindo das bordas superiores na direo das bainhas. No gancho, costure da ponta do gancho at a cintura. Roupas com cortes enviesados as costuras feitas no vis do tecido so muito difceis de serem executadas. Apesar de j dominar o uso da mquina, aconselhvel ler um pouco mais a respeito, pois a dificuldade no est apenas na costura, o corte e a finalizao da pea, ou mesmo o uso do ferro de passar, requerem cuidados especiais. Leia bastante sobre o assunto, pesquise e pergunte. Estaremos sempre prontos para ajud-la. Boa sorte!

A l g u m a s importantes

d i c a s

Costurando pences Para dar acabamento perfeito nos bicos das pences, marque as laterais pelo avesso.

Esta lio se divide em outras lies. Trace crculos. , utilizando um prato, desenhe um crculo grande sobre o papel. Depois de dominar essa etapa, trace um crculo menor, com o auxlio de um pires de xcara de ch. Finalize esta lio traando outros crculos, desta vez, com um pires de xcara de caf.

Dobre a pence, lado direito sobre lado direito, de maneira que as marcaes laterais coincidam (setas 3). Alinhave as pences pelas marcaes laterais da pence. Comece o alinhavo partindo do bico da pence, indo at a lateral. Costure sobre as marcaes laterais da pence, da seguinte maneira: faa os primeiros pontos antes que a agulha seja introduzida no tecido (seta 1). Costure, pelo menos 1 cm, bem prximo dobra do tecido como uma nervura (seta 2). Arremate o final da costura dando ns com fiapos da linha (setas 1 e 3).

FIM

You might also like