You are on page 1of 149

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

O TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO E SUA COMPOSIO

TST

TRT

JUZES DO TRABALHO

Regimento Interno do TST


O Regimento Interno do TST era anteriormente previsto pela Resoluo Administrativa n. 908/2002, Resoluo esta que foi revogada e no vigora mais no ordenamento jurdico. Atualmente, vigora como Regimento Interno do TST a Resoluo Administrativa n.1295/2008, com as alteraes trazidas pelos Atos Regimentais n. 1/2011, 2/2011 e 3/2012 e Emendas Regimentais n. 1/2011, 2/2011 e 3/2012, ratificando as alteraes no mbito trabalhista trazidas pela Emenda Constitucional n. 45 de 2004.

Regimento Interno do TST


Artigo 1 do Regimento Interno do TST - O Tribunal Superior do Trabalho, rgo de cpula da Justia do Trabalho, com sede na Capital da Repblica, tem jurisdio em todo o territrio nacional. Artigo 2 do Regimento Interno do TST - A bandeira do Tribunal, instituda pela Portaria n. 291, de 16 de outubro de 1981, publicada no DJ de 3 de novembro de 1981, simboliza a Justia do Trabalho como rgo do Poder Judicirio, sua jurisdio e a importncia social do exerccio jurisdicional. Apesar de sediado no Distrito Federal, a jurisdio do Tribunal Superior do Trabalho abrange todo territrio nacional, tendo em vista ser em regra o rgo de ltima instncia da Justia do Trabalho.

Regimento Interno do TST


Artigo 111 da Constituio Federal - So rgos da Justia do Trabalho: I - o Tribunal Superior do Trabalho; II - os Tribunais Regionais do Trabalho; III - Juizes do Trabalho. Artigo 111-A da Constituio Federal - O Tribunal Superior do Trabalho compor-se- de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: I - um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exerccio, observado o disposto no art. 94; II - os demais dentre juzes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo prprio Tribunal Superior. 1 - A lei dispor sobre a competncia do Tribunal Superior do Trabalho. 2 - Funcionaro junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I - a Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funes, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoo na carreira; II - o Conselho Superior da Justia do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a superviso administrativa, oramentria, financeira e patrimonial da Justia do Trabalho de primeiro e segundo graus, como rgo central do sistema, cujas decises tero efeito vinculante.

Regimento Interno do TST


Artigo 3 do Regimento Interno do TST - O Tribunal compe-se de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pelo Senado Federal. Artigo 4 do Regimento Interno do TST - Para preenchimento de vaga de Ministro, destinada aos Juzes da carreira da Magistratura do Trabalho, o Presidente do Tribunal convocar o Pleno para, pelo voto secreto e em escrutnios sucessivos, escolher, dentre os Juzes da carreira, integrantes dos Tribunais Regionais do Trabalho, os nomes para a formao da lista trplice a ser encaminhada ao Presidente da Repblica. 1 - Na hiptese de haver mais de uma vaga a ser preenchida, a lista conter o nmero de Magistrados igual ao das vagas mais dois. 2 - Na votao para escolha dos nomes dos Juzes que integraro a lista, sero observados os seguintes critrios: I os nomes sero escolhidos em voto secreto e em escrutnios sucessivos, para o primeiro, o segundo, o terceiro, e, eventualmente, o quarto nome integrante da lista, e, assim, sucessivamente, sendo escolhido em cada escrutnio aquele que obtiver votos da maioria absoluta; II a maioria absoluta necessria para a escolha do nome metade mais um do nmero de Ministros que compem a Corte no momento da votao; III no alcanada, no primeiro escrutnio, a maioria absoluta, proceder-se- a nova votao, na qual concorrero os dois Juzes mais votados; a) na hiptese de empate, ser realizada nova votao. Persistindo o empate, adotar-se-o como critrios de desempate, sucessivamente, o tempo de investidura dos Juzes no Tribunal Regional e o tempo de investidura na Magistratura do Trabalho; b) se houver empate entre dois Juzes que tenham obtido, individualmente, nmero de votos inferior ao alcanado por outro Juiz, far-se-, primeiramente, a votao para o desempate, e, a seguir, para a escolha do nome que integrar a lista; e IV - escolhido um nome, fica excludo dos escrutnios subsequentes Juiz da mesma Regio.

Regimento Interno do TST


Artigo 5 do Regimento Interno do TST - O Presidente do Tribunal, ocorrendo vaga destinada a membro do Ministrio Pblico do Trabalho e a advogado militante, dar imediata cincia Procuradoria-Geral do Trabalho e ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, respectivamente, para formao e encaminhamento de lista sxtupla ao Tribunal, que escolher, dentre os nomes que a compem, os que integraro a lista trplice a ser encaminhada ao Presidente da Repblica.

Artigo 6 da CLT - O Tribunal Pleno, para o preenchimento das vagas aludidas no artigo anterior, pelo voto secreto da maioria absoluta de seus membros, escolher, em escrutnios secretos e sucessivos, os nomes que integraro a lista trplice a ser encaminhada ao Presidente da Repblica. 1 - Na hiptese de haver mais de uma vaga a ser preenchida por membro do Ministrio Pblico ou por advogado, ser formada uma lista trplice para cada uma das listas sxtuplas encaminhadas. 2 - Se para as vagas o Tribunal receber lista nica dos indicados a mais de uma vaga, formar uma s lista com o nmero de candidatos igual ao das vagas mais dois. 3 - Aplica-se, no que couber, votao para escolha dos integrantes da lista trplice, o estabelecido nos incisos do 2. do art. 4..

FIM

EXERCCIOS

Exerccios
1. Assinale a assertiva que apresenta uma afirmao INCORRETA. (Regimento Interno do TST Professor Jnatas Rodrigues 2012). (A) O Regimento Interno vigente do TST, aprovado pela Resoluo Administrativa n. 1295/2008, ratificou as alteraes trazidas pela Emenda Constitucional n. 45 de 2004. (B) O Tribunal Regional do Trabalho, rgo de cpula da Justia do Trabalho, com sede na Capital da Repblica, tem jurisdio em todo o territrio nacional. (C) So rgos da Justia do Trabalho, o Tribunal Superior do Trabalho, os Tribunais Regionais do Trabalho e os Juizes do Trabalho. (D) A Resoluo Administrativa n. 908/2002, apesar de apresentar alguns pontos semelhantes ao atual Regimento Interno do TST, foi revogada mediante a entrada em vigor da Resoluo Administrativa n. 1295/2008.

Exerccios
2. Acerca da composio do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a alternativa CORRETA. (Regimento Interno do TST Professor Jnatas Rodrigues 2012). (A) O Tribunal Superior do Trabalho compor-se- de dezessete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Congresso Nacional. (B) O Tribunal Superior do Trabalho compor-se- de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal. (C) O Tribunal Superior do Trabalho compor-se- de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta anos, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Congresso Nacional. (D) O Tribunal Superior do Trabalho compor-se- de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal. (E) O Tribunal Superior do Trabalho compor-se- de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Congresso Nacional.

Exerccios
3. Para preenchimento de vaga de Ministro, destinada aos Juzes da carreira da Magistratura do Trabalho, o Presidente do Tribunal convocar o Pleno para: (Regimento Interno do TST Professor Jnatas Rodrigues 2012). (A) pelo voto secreto e em escrutnios sucessivos, escolher, dentre os Juzes da carreira, integrantes dos Tribunais Regionais do Trabalho, os nomes para a formao da lista trplice a ser encaminhada ao Senado Federal. (B) pelo voto secreto e em escrutnios sucessivos, escolher, dentre os Juzes da carreira, integrantes dos Tribunais Regionais do Trabalho, os nomes para a formao de lista nica a ser encaminhada ao Presidente da Repblica. (C) pelo voto secreto e em escrutnios sucessivos, escolher, dentre os Juzes da carreira, integrantes dos Tribunais Regionais do Trabalho, os nomes para a formao da lista trplice a ser encaminhada ao Presidente da Repblica. (D) pelo voto secreto, dentre os Juzes da carreira, integrantes dos Tribunais Regionais do Trabalho, os nomes para a formao da lista trplice a ser encaminhada ao Congresso Nacional. (E) pelo voto secreto e em escrutnios sucessivos, escolher, dentre os Juzes da carreira, integrantes dos Tribunais Regionais do Trabalho, os nomes para a formao da lista trplice a ser encaminhada ao Presidente do Tribunal Superior do Trabalho.

Exerccios Gabarito
1B 2D 3C

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

OS MINISTROS

Regimento Interno do TST


Artigo 111 da Constituio Federal - So rgos da Justia do Trabalho: I - o Tribunal Superior do Trabalho; II - os Tribunais Regionais do Trabalho; III - Juizes do Trabalho. Artigo 111-A da Constituio Federal - O Tribunal Superior do Trabalho compor-se- de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: I - um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exerccio, observado o disposto no art. 94; II - os demais dentre juzes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo prprio Tribunal Superior. 1 - A lei dispor sobre a competncia do Tribunal Superior do Trabalho. 2 - Funcionaro junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I - a Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funes, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoo na carreira; II - o Conselho Superior da Justia do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a superviso administrativa, oramentria, financeira e patrimonial da Justia do Trabalho de primeiro e segundo graus, como rgo central do sistema, cujas decises tero efeito vinculante.

Regimento Interno do TST


Artigo 7 do Regimento Interno do TST - No ato da posse, o Ministro obrigar-se-, por compromisso formal em sesso solene do Tribunal Pleno, ou perante o Presidente, a bem cumprir os deveres do cargo, de conformidade com a Constituio e as Leis da Repblica, sendo lavrado pelo Secretrio do Tribunal Pleno um termo, em livro especial, assinado pelo Ministro Presidente e pelo empossado. Pargrafo nico - Somente ser dada posse ao Ministro que haja comprovado: I - ser brasileiro; II - contar mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade; e III - satisfazer aos demais requisitos legais. Artigo 8 do Regimento Interno do TST - No perodo correspondente s frias coletivas ou ao recesso judicirio, o Presidente do Tribunal poder dar posse ao Ministro nomeado, devendo o ato ser ratificado pelo Pleno. Artigo 9 do Regimento Interno do TST - A antiguidade dos Ministros, para efeitos legais e regimentais, regulada: I - pela posse; II - pela nomeao; III - pelo tempo de investidura na Magistratura da Justia do Trabalho; IV - pelo tempo de servio pblico federal; e V - pela idade, quando houver empate pelos demais critrios. Artigo 10 do Regimento Interno do TST - Os Ministros do Tribunal recebero o tratamento de Excelncia e usaro nas sesses as vestes correspondentes ao modelo aprovado. Pargrafo nico - Aps a concesso da aposentadoria, os Ministros conservaro o ttulo e as honras correspondentes ao cargo, salvo no exerccio de atividade profissional.

Regimento Interno do TST


Artigo 12 do Regimento Interno do TST - O Presidente, o Vice-Presidente e o Corregedor-Geral da Justia do Trabalho, se a necessidade do servio judicirio lhes exigir a contnua presena no Tribunal, podero acumular frias para fruio oportuna, facultado o fracionamento dos perodos. Pargrafo nico - A acumulao de frias somente ocorrer mediante prvia autorizao do rgo Especial e dever ser registrada nos assentamentos funcionais do Ministro, para que lhe seja reconhecido o direito de posterior fruio. Artigo 13 do Regimento Interno do TST - A licena requerida pelo Ministro com a indicao do prazo e do dia do incio. 1 - Salvo contra-indicao mdica, o Ministro licenciado poder proferir decises em processos de que, antes da licena, haja pedido vista, ou que tenham recebido o seu visto como Relator ou Revisor. 2 - O Ministro licenciado pode reassumir o cargo, entendendo-se que desistiu do restante do prazo, mediante prvia comunicao formal ao Presidente do Tribunal. 3 - Se a licena for para tratamento da prpria sade, o Ministro somente poder reassumir o cargo, antes do trmino do prazo, se no houver contra-indicao mdica.

Artigo 14 do Regimento Interno do TST - A critrio do rgo Especial, poder ser concedido afastamento ao Ministro, sem prejuzo de seus direitos, vencimentos e vantagens para: I - frequncia a cursos ou seminrios de aperfeioamento e estudos, pelo prazo mximo de dois anos; II - realizao de misso ou servios relevantes administrao da justia.

Regimento Interno do TST


Artigo 15 do Regimento Interno do TST - Nas ausncias ou impedimentos eventuais ou temporrios, a substituio no Tribunal far-se- da seguinte maneira: I - o Presidente do Tribunal, pelo Vice-Presidente, seguindo-se, na ausncia de ambos, o Corregedor-Geral da Justia do Trabalho e os Ministros, em ordem decrescente de antiguidade; II o Vice-Presidente, pelo Presidente, ou, na ausncia desse, pelo Corregedor-Geral da Justia do Trabalho, e, em seqncia, pelos Ministros, em ordem decrescente de antiguidade; III - o Corregedor-Geral da Justia do Trabalho, pelo Vice-Presidente, ou, na ausncia desse, pelo Presidente, e, em seqncia, pelos Ministros, em ordem decrescente de antiguidade; IV - o Presidente da Turma, pelo Ministro mais antigo presente na sesso; V - o Presidente da Comisso, pelo mais antigo dentre os seus membros; e VI - qualquer dos membros das Comisses, pelo respectivo suplente. Artigo 17 do Regimento Interno do TST - Nas ausncias temporrias, por perodo superior a trinta dias, e, nos afastamentos definitivos, os Ministros sero substitudos por Juzes de Tribunal Regional do Trabalho, escolhidos pelo rgo Especial, mediante escrutnio secreto e pelo voto da maioria absoluta dos seus membros. Pargrafo nico - O Juiz convocado atuar exclusivamente em Turma da Corte. Artigo 18 do Regimento Interno do TST - O Presidente do Tribunal poder, em caso de urgncia, e quando invivel a imediata reunio do rgo Especial, ad referendum deste, convocar Juiz de Tribunal Regional do Trabalho, para a substituio de Ministro afastado. Artigo 19 do Regimento Interno do TST - Na sesso do rgo Especial que decidir a convocao, os Ministros devero ter cpias das nominatas dos Juzes que compem os Tribunais Regionais do Trabalho, para orientar-se na escolha.

Regimento Interno do TST


Artigo 20 do Regimento Interno do TST- Durante o perodo de frias, o Presidente do Tribunal, ou o seu substituto, poder convocar, com antecedncia de quarenta e oito horas, sesso extraordinria para julgamento de aes de dissdio coletivo, mandado de segurana e ao declaratria alusiva a greve e que requeiram apreciao urgente.

FIM

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

DA APOSENTADORIA

Regimento Interno do TST


Os Ministros do Tribunal Superior do Trabalho so escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal. Aps cumprido o tempo de exerccio de suas funes, o Ministro passar a estar disponvel para as condies de aposentadoria.

Regimento Interno do TST


Artigo 21 do Regimento Interno do TST - O processo administrativo de aposentadoria compulsria de Ministro da Corte dever ser iniciado trinta dias antes que esse complete os setenta anos, para que a publicao possa se dar na data da jubilao. Artigo 22 do Regimento Interno do TST - Na aposentadoria por invalidez, o processo respectivo ter incio: I - a requerimento do Ministro; II - por ato de ofcio do Presidente do Tribunal; e III - em cumprimento a deliberao do Tribunal. Pargrafo nico - Em se tratando de incapacidade mental, o Presidente do Tribunal nomear curador ao paciente, sem prejuzo da defesa que esse queira apresentar, pessoalmente ou por procurador constitudo. Artigo 23 do Regimento Interno do TST - O paciente, na hiptese do pargrafo nico do artigo anterior, dever ser afastado imediatamente do exerccio do cargo, at deciso final, devendo ficar concludo o processo no prazo de sessenta dias, justificadas as faltas do Ministro no referido perodo. Artigo 24 do Regimento Interno do TST - A recusa do paciente a submeter-se percia mdica permitir o julgamento baseado em quaisquer outras provas.

Regimento Interno do TST


Artigo 25 do Regimento Interno do TST - O Ministro que, por dois anos consecutivos, afastar-se, ao todo, por seis meses ou mais, para tratamento de sade, ao requerer nova licena para igual fim, dentro de dois anos, dever submeter-se a exame por junta mdica para verificao de invalidez, na Coordenadoria de Sade do Tribunal. Artigo 27 do Regimento Interno do TST - Concluindo o rgo Especial pela incapacidade do Magistrado, o Presidente do Tribunal comunicar imediatamente a deciso ao Poder Executivo, para os devidos fins.
Artigo 28 do Regimento Interno do TST - O Tribunal Pleno poder determinar, por motivo de interesse pblico, em escrutnio secreto e pelo voto da maioria absoluta dos seus membros, a disponibilidade ou a aposentadoria de Ministro do Tribunal, assegurada a ampla defesa. Pargrafo nico. Aplicam-se ao processo de disponibilidade ou aposentadoria, no que couber, as normas e os procedimentos previstos na Lei Complementar n. 35/79, relativos perda do cargo.

FIM

EXERCCIOS

Exerccios
1. Acerca dos Ministros do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a alternativa CORRETA. (Regimento Interno do TST Professor Jnatas Rodrigues 2012). (A) O processo administrativo de aposentadoria compulsria de Ministro da Corte dever ser iniciado trinta dias antes que esse complete os sessenta e cinco anos, para que a publicao possa se dar na data da jubilao. (B) O Ministro que, por dois anos consecutivos, afastar-se, ao todo, por seis meses ou mais, para tratamento de sade, ao requerer nova licena para igual fim, dentro de um ano, dever submeter-se a exame por junta mdica para verificao de invalidez, na Coordenadoria de Sade do Tribunal. (C) O processo administrativo de aposentadoria compulsria de Ministro da Corte dever ser iniciado trinta dias antes que esse complete os setenta anos, para que a publicao possa se dar na data da jubilao. (D) Concluindo o Tribunal Pleno pela incapacidade do Magistrado, o Presidente do Tribunal comunicar imediatamente a deciso ao Poder Legislativo, para os devidos fins.

Exerccios Gabarito
1C

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

DOS CARGOS DE DIREO

Regimento Interno do TST


O Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho, alm de fundamentar o funcionamento do rgo em relao aos Ministros que nele atuam, estipula ainda o funcionamento interno do Tribunal, sua estrutura no que tange s funes de direo do Tribunal.

Regimento Interno do TST


A direo do Tribunal Superior do Trabalho composta por sua Presidncia, Vice-Presidncia e a Corregedoria-Geral da Justia do Trabalho. Porm, para o preenchimento desses cargos necessrio o atendimento de alguns requisitos, e ainda sim, a Resoluo Administrativa n. 1.295/2008 determina as demais condies para ocupao e durao nesses cargos.

Regimento Interno do TST


Artigo 29 do Regimento Interno do TST - A Presidncia, a Vice-Presidncia e a Corregedoria-Geral da Justia do Trabalho so cargos de direo do Tribunal, preenchidos mediante eleio, em que concorrem os Ministros mais antigos da Corte, em nmero correspondente ao dos cargos de direo, proibida a reeleio. Artigo 30 do Regimento Interno do TST - O Presidente, o Vice-Presidente e o Corregedor-Geral da Justia do Trabalho sero eleitos por dois anos, mediante escrutnio secreto e pelo voto da maioria absoluta, em sesso extraordinria do Tribunal Pleno, a realizar-se nos sessenta dias antecedentes ao trmino dos mandatos anteriores, e tomaro posse em sesso solene, na data marcada pelo Tribunal Pleno. 1 - Se a vacncia do cargo de Presidente ocorrer antes do trmino do respectivo mandato, a eleio ser para todos os cargos e realizada nos trinta dias seguintes (ao da vacncia), e os eleitos tomaro posse em sesso solene na data marcada pelo Tribunal Pleno. Nessa hiptese, caber ao Vice-Presidente a regncia provisria do Tribunal e a convocao da sesso extraordinria a que se referem o caput e este pargrafo. 2 - Os remanescentes mandatos dos demais exercentes de cargos de direo extinguir-se-o na data da posse dos novos eleitos. Artigo 31 do Regimento Interno do TST - Na impossibilidade da posse de qualquer dos eleitos na data estabelecida, por fato superveniente eleio, observar-se- o seguinte: I - se a impossibilidade for de carter temporrio, dar-se- posse, na data marcada, aos demais eleitos, e, ao remanescente, em data oportuna; e II - se a impossibilidade for de natureza definitiva e do eleito Presidente, proceder-se- nova eleio para todos os cargos de direo; se do Vice-Presidente, a eleio ser para esse cargo e para o de Corregedor-Geral da Justia do Trabalho; se do eleito para a Corregedoria, a eleio ser somente para Corregedor-Geral.

Regimento Interno do TST


Artigo 32 do Regimento Interno do TST - O Ministro impossibilitado de comparecer sesso de eleio poder enviar carta ao Presidente do Tribunal, na qual anexar o seu voto em invlucro parte, fechado e rubricado, para que, no momento prprio, seja depositado na urna juntamente com o dos Ministros presentes. Pargrafo nico - A eleio do Presidente precede do Vice-Presidente, e, a desse, do Corregedor-Geral da Justia do Trabalho. Artigo 33 do Regimento Interno do TST - O Ministro que houver exercido quaisquer cargos de direo por quatro anos, ou o de Presidente, no mais figurar entre os elegveis, at que se esgotem todos os nomes na ordem de antiguidade, observado o disposto nos arts. 94 e 102, caput e pargrafo nico, da Lei Orgnica da Magistratura Nacional (Lei Complementar n. 35/1979).

FIM

EXERCCIOS

Exerccios
1. Acerca da direo do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a alternativa CORRETA. (Regimento Interno do TST Professor Jnatas Rodrigues 2012). (A) A Presidncia e a Vice-Presidncia so cargos de direo do Tribunal, preenchidos mediante eleio, em que concorrem os Ministros mais antigos da Corte, em nmero correspondente ao dos cargos de direo, proibida a reeleio. (B) A Presidncia, a Vice-Presidncia e a Corregedoria-Geral da Justia do Trabalho so cargos de direo do Tribunal, preenchidos mediante eleio, em que concorrem os Ministros da Corte, em nmero correspondente ao dos cargos de direo, proibida a reeleio. (C) A Presidncia, a Vice-Presidncia e a Corregedoria-Geral da Justia do Trabalho so cargos de direo do Tribunal, preenchidos mediante eleio, em que concorrem os Ministros mais antigos da Corte, em nmero correspondente ao dos cargos de direo, proibida mais de uma reeleio. (D) A Presidncia, a Vice-Presidncia e a Corregedoria-Geral da Justia do Trabalho so cargos de direo do Tribunal, preenchidos mediante eleio, em que concorrem os Ministros mais antigos da Corte, em nmero correspondente ao dos cargos de direo, proibida a reeleio.

Exerccios
2. Acerca da direo do Tribunal Superior do Trabalho: (Regimento Interno do TST
Professor Jnatas Rodrigues 2012). (A) O Presidente, o Vice-Presidente e o Corregedor-Geral da Justia do Trabalho sero eleitos por dois anos, mediante escrutnio secreto e pelo voto da maioria relativa, em sesso extraordinria do Tribunal Pleno. (B) O Presidente, o Vice-Presidente e o Corregedor-Geral da Justia do Trabalho sero eleitos por dois anos, mediante escrutnio secreto e pelo voto da maioria absoluta, em sesso extraordinria do Tribunal Pleno. (C) O Presidente, o Vice-Presidente e o Corregedor-Geral da Justia do Trabalho sero eleitos por dois anos, mediante escrutnio secreto e pelo voto da maioria absoluta, em sesso extraordinria do rgo Especial. (D) O Presidente, o Vice-Presidente e o Corregedor-Geral da Justia do Trabalho sero eleitos por dois anos, permitida uma reeleio, mediante escrutnio secreto e pelo voto da maioria absoluta, em sesso extraordinria do Tribunal Pleno.

Exerccios Gabarito
1D 2B

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

DAS ATRIBUIES DO PRESIDENTE

Das atribuies do Presidente


O Presidente do Tribunal Superior do Trabalho exerce o cargo com a colaborao do Vice-Presidente. O Presidente delegar quais sero as funes desempenhadas pelo Vice-Presidente, e ainda sim, este desempenhar as funes de presidncia quando aquele estiver em frias ausncias ou impedimentos eventuais.

O Presidente ser eleito por dois anos, mediante escrutnio secreto e pelo voto da maioria absoluta, em sesso extraordinria do Tribunal Pleno, a realizar-se nos sessenta dias antecedentes ao trmino dos mandatos anteriores, e tomaro posse em sesso solene, na data marcada pelo Tribunal Pleno.

Das atribuies do Presidente


Artigo 34 do Regimento Interno do TST O Presidente do Tribunal exercer o cargo com a colaborao do Vice-Presidente, que desempenhar as atribuies a ele delegadas e aquelas previstas nos casos de substituio em razo de frias, ausncias e impedimentos eventuais.

Das atribuies do Presidente


Artigo 35 do Regimento Interno do TST Compete ao Presidente: I - representar o Tribunal perante os Poderes Pblicos e demais autoridades, incumbindo-lhe, no exerccio da representao, observar fielmente as diretrizes estabelecidas pelo rgo Especial; II - corresponder-se, em nome do Tribunal, com quaisquer autoridades, observada a hierarquia de funes; III - encaminhar ao Presidente da Repblica as listas para preenchimento de vaga de Ministro do Tribunal; IV - enviar ao Congresso Nacional, aps aprovao pelo rgo Especial, projetos de lei de interesse da Justia do Trabalho em matria de sua competncia constitucional; V - submeter ao Tribunal de Contas da Unio, na forma da lei, a tomada de contas do Tribunal Superior do Trabalho; VI - solicitar aos rgos fazendrios a liberao do numerrio correspondente s dotaes oramentrias;

Das atribuies do Presidente


Artigo 35 do Regimento Interno do TST Compete ao Presidente: VIII - apresentar ao rgo Especial, anualmente, na segunda quinzena do ms seguinte ao trmino de cada ano de seu mandato, a resenha dos trabalhos realizados no ano anterior e, at 30 de junho, o Relatrio Geral da Justia do Trabalho; XI - praticar, ad referendum do Tribunal Pleno ou do rgo Especial, os atos reputados urgentes; XIV - instaurar inqurito quando caracterizado infrao de lei penal na sede ou nas dependncias do Tribunal; XV - comunicar ao rgo competente do Ministrio Pblico a ocorrncia de desobedincia a ordem emanada do Tribunal ou de seus Ministros, encaminhando os elementos de que dispuser para a propositura de ao penal; XVII - dar posse aos Ministros do Tribunal; XVIII - dar posse ao Diretor-Geral da Secretaria do Tribunal Superior do Trabalho e ao Secretrio-Geral da Presidncia e designar seus respectivos substitutos;

Das atribuies do Presidente


Artigo 35 do Regimento Interno do TST Compete ao Presidente: XIX - nomear os servidores para os cargos em comisso e designar os servidores para o exerccio de funes comissionadas nos Gabinetes de Ministro; XXII - movimentar os recursos oramentrios e financeiros disposio do Tribunal, autorizar despesas e expedir ordens de pagamento, observadas as normas legais especficas; XXIII - autorizar e homologar as licitaes e ratificar as contrataes por dispensa ou inexigibilidade de licitao de valor superior ao limite estipulado para o convite; XXV - determinar a distribuio dos processos, segundo as regras regimentais e resolues administrativas, aos Ministros do Tribunal, e dirimir as controvrsias referentes distribuio; XXVI - despachar as desistncias dos recursos e das aes, quando se referirem a processo pendente de distribuio na Corte, bem como os demais incidentes processuais suscitados;

Das atribuies do Presidente


Artigo 35 do Regimento Interno do TST Compete ao Presidente: XXVII - designar as sesses ordinrias e extraordinrias do Tribunal Pleno, do rgo Especial e das Sees Especializadas, podendo convocar, durante as frias coletivas, com antecedncia de quarenta e oito horas, sesses extraordinrias para julgamento de aes de dissdio coletivo, mandado de segurana e ao declaratria alusiva a greve ou a situao de relevante interesse pblico que requeiram apreciao urgente; XXVIII - dirigir os trabalhos do Tribunal e presidir as sesses do Tribunal Pleno, do rgo Especial e das Sees Especializadas; XXIX - decidir os efeitos suspensivos, os pedidos de suspenso de segurana e de suspenso de deciso proferida em ao cautelar inominada e em tutela antecipada, assim como despachar os documentos e os expedientes que lhe sejam submetidos, inclusive as cartas previstas em lei; XXX - decidir, durante as frias e feriados, os pedidos de liminar em mandado de segurana, em ao cautelar e sobre outras medidas que reclamem urgncia; XXXI - delegar ao Vice-Presidente, ao Corregedor-Geral da Justia do Trabalho ou a Ministros da Corte atribuies as quais esteja impossibilitado de cumprir ou que a convenincia administrativa recomende a delegao;

Das atribuies do Presidente


Artigo 35 do Regimento Interno do TST Compete ao Presidente: XXXII - delegar ao Secretrio-Geral da Presidncia, ao Diretor-Geral da Secretaria, ao Secretrio do Tribunal Pleno e ao Secretrio Judicirio, respeitado o disposto no inciso anterior, atribuies para a prtica de atos judicirios e administrativos, quando a convenincia administrativa recomendar; XXXIV - nomear, promover, demitir, exonerar e conceder aposentadoria a servidores do Tribunal, bem como penso aos beneficirios de Ministro ou servidor; e XXXV - decidir sobre cesso de servidores do Tribunal, observado o disposto em ato normativo do rgo Especial, bem como sobre requisies de servidores de outros rgos. XXXVI - excepcionalmente, convocar audincia pblica, de ofcio ou a requerimento de cada uma das Sees Especializadas ou de suas Subsees, pela maioria de seus integrantes, para ouvir o depoimento de pessoas com experincia e autoridade em determinada matria, sempre que entender necessrio o esclarecimento de questes ou circunstncias de fato, subjacentes a dissdio de grande repercusso social ou econmica, pendente de julgamento no mbito do Tribunal. (Includo pelo Ato Regimental n 1/2011). XXXVII - decidir, de forma irrecorrvel, sobre a manifestao de terceiros, subscrita por procurador habilitado, em audincias pblicas. (Includo pelo Ato Regimental n 1/2011).

FIM

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

DAS ATRIBUIES DO VICEPRESIDENTE

Das atribuies do VicePresidente


O Presidente do Tribunal Superior do Trabalho exerce o cargo com a colaborao do Vice-Presidente. O Presidente delegar quais sero as funes desempenhadas pelo Vice-Presidente, e ainda sim, este desempenhar as funes de presidncia quando aquele estiver em frias ausncias ou impedimentos eventuais. importante destacar que a atuao do Vice-Presidente do Tribunal mais restrita, sendo em grande parte condicionada delegao do Presidente do Tribunal Superior do Trabalho.

Das atribuies do VicePresidente


Artigo 36 do Regimento Interno do TST Compete ao Vice-Presidente: I - substituir o Presidente e o Corregedor-Geral da Justia do Trabalho nas frias, ausncias e impedimentos; II - cumprir as delegaes do Presidente; IV - designar e presidir audincias de conciliao e instruo de dissdio coletivo de competncia originria do Tribunal; V - exercer o juzo de admissibilidade dos recursos extraordinrios; VI - examinar os incidentes surgidos aps a interposio de recurso extraordinrio; e ; VII - apreciar ao cautelar incidental a recurso extraordinrio.
Artigo 37 do Regimento Interno do TST - O Vice-Presidente participa das sesses dos rgos judicantes do Tribunal, exceto de Turma, no concorrendo distribuio de processos.

FIM

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

DA CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIA DO TRABALHO E DA POLCIA DO TRIBUNAL

Da Corregedoria-Geral da Justia do Trabalho


A Corregedoria-Geral da Justia do Trabalho possui Regimento Interno prprio, que regulamentado pela Resoluo Administrativa n. 1.455/2011, sendo inclusive a competncia do Corregedor-Geral definida por seu regimento interno.
Apesar de possuir Regimento Interno prprio, a CorregedoriaGeral da Justia do Trabalho rgo do Tribunal Superior do Trabalho incumbido da fiscalizao, disciplina e orientao da administrao da Justia do Trabalho sobre os Tribunais Regionais do Trabalho, seus Juzes e Servios Judicirios, conforme preceitua o artigo 1 da referida resoluo administrativa.

Da Corregedoria-Geral da Justia do Trabalho


Artigo 39 do Regimento Interno do TST A competncia do Corregedor-Geral da Justia do Trabalho ser definida no Regimento Interno da CorregedoriaGeral da Justia do Trabalho. Artigo 40 do Regimento Interno do TST - Das decises proferidas pelo Corregedor-Geral da Justia do Trabalho caber agravo regimental para o rgo Especial, incumbindo-lhe determinar sua incluso em pauta. Artigo 41 do Regimento Interno do TST - O Corregedor-Geral da Justia do Trabalho apresentar ao rgo Especial, na ltima sesso do ms seguinte ao do trmino de cada ano de sua gesto, relatrio circunstanciado das atividades da Corregedoria-Geral durante o ano findo.

Da Polcia do Tribunal
Artigo 42 do Regimento Interno do TST O Presidente, no exerccio das atribuies referentes Polcia do Tribunal, determinar as providncias atinentes ao resguardo da disciplina, da ordem e da integridade universal da Corte, na sede ou nas dependncias. Pargrafo nico - No desempenho dessa atribuio, o Presidente poder implantar sistema informatizado de controle de acesso s dependncias do Tribunal, e requisitar, quando necessrio, o auxlio de outras autoridades. Artigo 43 do Regimento Interno do TST - Ocorrendo infrao de lei penal na sede, ou nas dependncias do Tribunal, o Presidente instaurar inqurito, podendo delegar essa atribuio a Ministro da Corte. Pargrafo nico - Nos demais casos, o Presidente poder proceder na forma desse artigo, ou requisitar a instaurao de inqurito autoridade competente. Artigo 44 do Regimento Interno do TST - A polcia das sesses e das audincias compete ao seu Presidente.

Da Polcia do Tribunal
Artigo 45 do Regimento Interno do TST Na hiptese de desobedincia a ordem emanada do Tribunal ou de seus Ministros, no exerccio da funo, ou desacato ao Tribunal ou a seus Ministros, o Presidente comunicar o fato ao rgo competente do Ministrio Pblico, provendo-o dos elementos de que dispuser para a propositura da ao penal.

Artigo 46 do Regimento Interno do TST - A Ordem do Mrito Judicirio do Trabalho, administrada por seu respectivo Conselho, regida por regulamento prprio, aprovado pelo rgo Especial, no qual definida a sua organizao, administrao e composio.

FIM

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

DAS COMISSES PARTE 1

Das comisses
Quanto s comisses, a Resoluo Administrativa n. 1295/2008 trouxe algumas alteraes em relao ao antigo Regimento Interno do TST, a Resoluo Administrativa n. 908/2002. Anteriormente, os ministros que faziam parte das comisses eram designados pelo Tribunal Pleno, e atualmente, estes so eleitos pelo rgo Especial.
Ainda sim, atualmente os ministros ocupantes de cargos de direo do Tribunal no podem fazer parte de comisses permanentes, bem como o Diretor e o Vice-Diretor da ENAMAT Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho.

Das comisses
As comisses podem ser de duas espcies: permanentes ou temporrias. As comisses permanentes esto sempre em atividade durante todo o perodo anual, sendo estas a Comisso de Regimento Interno, Comisso de Jurisprudncia e Precedentes Normativos e Comisso de Documentao. As comisses temporrias podero ser institudas pelo rgo Especial, e sero extintas quando atenderem o fim a que se destinavam.

Das comisses
Artigo 47 do Regimento Interno do TST As comisses permanentes colaboram no desempenho dos encargos do Tribunal e so compostas por Ministros eleitos pelo rgo Especial na primeira sesso subsequente posse dos membros da direo. 1 - No integram comisses permanentes os Ministros exercentes dos cargos de direo do Tribunal, o Diretor e o Vice-Diretor da Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho ENAMAT. 2 - A Presidncia das comisses permanentes caber ao Ministro mais antigo que as compuser. 3 - Observado o disposto no 1 deste artigo, cada Ministro poder ser eleito membro titular da mesma comisso permanente para um nico perodo, admitida sua reeleio para o mandato imediatamente seguinte. Artigo 48 do Regimento Interno do TST - Para atender a finalidades especficas, podero ser institudas pelo rgo Especial comisses temporrias, que sero extintas quando cumprido o fim a que se destinavam.

Das comisses
Artigo 49 do Regimento Interno do TST So comisses permanentes: I - Comisso de Regimento Interno; II - Comisso de Jurisprudncia e de Precedentes Normativos; III - Comisso de Documentao.
Artigo 50 do Regimento Interno do TST - As comisses, permanentes ou temporrias, podero: I - sugerir ao Presidente do Tribunal normas de servio relativas matria de sua competncia; e II - manter entendimento com outras autoridades ou instituies, relativamente a assuntos de sua competncia, mediante delegao do Presidente do Tribunal.

FIM

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

DAS COMISSES PARTE 2

Das comisses
As comisses podem ser de duas espcies: permanentes ou temporrias. As comisses permanentes esto sempre em atividade durante todo o perodo anual, sendo estas a Comisso de Regimento Interno, Comisso de Jurisprudncia e Precedentes Normativos e Comisso de Documentao.

Das comisses
Artigo 51 do Regimento Interno do TST A Comisso de Regimento formada por trs Ministros titulares e um suplente, designados pelo rgo Especial, recaindo a escolha, preferencialmente, sobre os membros mais antigos da Corte, excludos os exercentes de cargo de direo e aqueles mencionados no 1. do art. 47. Artigo 52 do Regimento Interno do TST - Comisso de Regimento Interno cabe: I - zelar pela atualizao do Regimento, propondo emendas ao texto em vigor, e emitir parecer sobre as emendas de iniciativa dos membros da Corte; e II - opinar em processo administrativo que envolva matria regimental, por solicitao do Presidente do Tribunal, do Tribunal Pleno ou do rgo Especial.

Das comisses
Artigo 53 do Regimento Interno do TST A Comisso de Jurisprudncia e de Precedentes Normativos constituise de trs Ministros titulares e um suplente, designados pelo rgo Especial, excludos os titulares que integram outras comisses permanentes, os membros da direo e aqueles mencionados no 1 do art. 47. Artigo 54 do Regimento Interno do TST - Comisso de Jurisprudncia e de Precedentes Normativos cabe: I - zelar pela expanso, atualizao e publicao da Jurisprudncia do Tribunal; II - supervisionar o servio de sistematizao da jurisprudncia do Tribunal, determinando medidas atinentes seleo e ao registro dos temas para fim de pesquisa, bem como administrar a base de dados informatizada de jurisprudncia, sugerindo ao Presidente as medidas necessrias ao seu aperfeioamento; III - propor edio, reviso ou cancelamento de Smulas, de Precedentes Normativos e de Orientaes Jurisprudenciais; IV - inserir as Orientaes Jurisprudenciais das Sees do Tribunal que retratem a jurisprudncia pacificada da Corte, indicando os precedentes que a espelham; e V - manter a seleo dos repertrios idneos de divulgao dos julgados da Justia do Trabalho. Artigo 55 do Regimento Interno do TST - A Comisso de Jurisprudncia e de Precedentes Normativos realizar reunio quinzenal ordinria, e extraordinria, quando necessrio, para deliberar sobre propostas de edio, reviso ou revogao de Smulas, de Precedentes ou de Orientaes Jurisprudenciais, e dar parecer nos Incidentes de Uniformizao.

Das comisses
Artigo 56 do Regimento Interno do TST A Comisso de Documentao constituda de trs Ministros titulares e um suplente, designados pelo rgo Especial, excludos os titulares das demais comisses, os membros da direo do Tribunal e aqueles mencionados no 1 do art. 47. Artigo 57 do Regimento Interno do TST - Comisso de Documentao cabe: I - publicar a Revista do Tribunal, destinada divulgao de trabalhos doutrinrios e jurisprudenciais e ao registro de atos pblicos de interesse da Justia do Trabalho; II - supervisionar a administrao da biblioteca do Tribunal, sugerindo ao Presidente as medidas necessrias ao seu aperfeioamento, bem como opinar sobre a aquisio de livros; III - propor a poltica de gesto documental do Tribunal, opinando sobre a manuteno do acervo, modernizao e automatizao da Coordenadoria de Gesto Documental; IV - propor alteraes na Tabela de Temporalidade e no Plano de Classificao; V - manifestar-se, anualmente, sobre o Termo de Eliminao dos processos judiciais, encaminhado pela Coordenadoria de Gesto Documental, determinando a sua publicao na Imprensa Oficial, caso aprovado; VI - acompanhar os procedimentos de eliminao dos documentos constantes do Termo aludido no inciso V deste artigo; VII - manter, na biblioteca, servio de documentao para recolher elementos que sirvam de subsdio histria do Tribunal e da Justia do Trabalho, com pastas individuais, contendo dados biogrficos e bibliogrficos dos Ministros; VIII - orientar a biblioteca na divulgao, para os Ministros e seus Gabinetes, do acervo bibliogrfico, e na atualizao legislativa e jurisprudencial de interesse da Justia do Trabalho; IX - efetivar o registro e o controle dos repositrios autorizados publicao da jurisprudncia da Corte, previstos no pargrafo nico do art. 174; X - supervisionar a documentao contida na internet e providenciar a renovao dos contedos do stio do Tribunal; e XI - selecionar os acrdos a serem encaminhados para publicao nas revistas do Tribunal e demais peridicos autorizados.

FIM

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

ORGANIZAO DO TRIBUNAL

Organizao do Tribunal
Anteriormente Resoluo Administrativa n. 1.295/2008, a organizao do Tribunal Superior do Trabalho era realizada da seguinte forma: Seo Administrativa, Sees e Subsees Especializadas e Turmas. Diante do atual Regimento Interno do TST, a Resoluo Administrativa n. 908/2002 foi revogada, e juntamente com esta, foi alterada a diviso do Tribunal.

Organizao do Tribunal
Atualmente, o Tribunal Superior do Trabalho dividido em:

- rgo Especial; - Sees e Subsees Especializadas; - Turmas. Ainda sim, cabe ressaltar que alm desses j destacados, tambm rgo do Tribunal o Tribunal Pleno.

Organizao do Tribunal
Artigo 58 do Regimento Interno do TST O Tribunal funciona em sua plenitude ou dividido em rgo Especial, Sees e Subsees Especializadas e Turmas. Artigo 52 do Regimento Interno do TST - So rgos do Tribunal Superior do Trabalho: I - Tribunal Pleno; II rgo Especial; III - Seo Especializada em Dissdios Coletivos; IV - Seo Especializada em Dissdios Individuais, dividida em duas subsees; e V Turmas; Pargrafo nico - So rgos que funcionam junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I - Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho ENAMAT; e II Conselho Superior da Justia do Trabalho CSJT.

Organizao do Tribunal
Artigo 60 do Regimento Interno do TST Para a composio dos rgos judicantes do Tribunal, respeitados os critrios de antiguidade e os estabelecidos neste captulo, os Ministros podero escolher a Seo Especializada e a Turma que desejarem integrar, podendo exercer o direito de permuta, salvo os Presidentes de Turma, que, para faz-lo, devero previamente renunciar Presidncia do Colegiado. Pargrafo nico - Cada Ministro compor apenas uma Seo Especializada.

Artigo 61 do Regimento Interno do TST - O Ministro empossado integrar os rgos do Tribunal onde se deu a vaga ou ocupar aquela resultante da transferncia de Ministro, autorizada pelo art. 60.

FIM

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

RGOS DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO

rgos do Tribunal
O captulo I do Ttulo III do atual Regimento Interno do TST, a Resoluo Administrativa n. 1295/2008, capitula quais so atualmente, os rgos que compe o Tribunal Superior do Trabalho.

Segundo o Regimento Interno do TST, so rgos do Tribunal Superior do Trabalho, o Tribunal Pleno; o rgo Especial; a Seo Especializada em Dissdios Coletivos; a Seo Especializada em Dissdios Individuais, divididas em duas subsees; e as turmas.
Importante destacar, que o nico rgo que possui em sua composio a integralidade dos Ministros do Tribunal o Tribunal Pleno.

rgos do Tribunal
Artigo 62 do Regimento Interno do TST O Tribunal Pleno constitudo pelos Ministros da Corte. 1 - Para o funcionamento do Tribunal Pleno exigida a presena de, no mnimo, quatorze Ministros, sendo necessrio maioria absoluta quando a deliberao tratar de: I - escolha dos nomes que integraro a lista destinada ao preenchimento de vaga de Ministro do Tribunal, observado o disposto no art. 4., 2., II; II aprovao de Emenda Regimental; III eleio dos Ministros para os cargos de direo do Tribunal; IV aprovao, reviso ou cancelamento de Smula ou de Precedente Normativo; e V declarao de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder pblico. 2 - Ser tomada por dois teros dos votos dos Ministros do rgo Especial a deliberao preliminar referente existncia de relevante interesse pblico que fundamenta a proposta de edio de Smula, dispensadas as exigncias regimentais, nos termos previstos neste Regimento.

rgos do Tribunal
Artigo 63 do Regimento Interno do TST Integram o rgo Especial o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal, o Corregedor-Geral da Justia do Trabalho, os sete Ministros mais antigos, incluindo os membros da direo, e sete Ministros eleitos pelo Tribunal Pleno. Os Ministros integrantes do rgo Especial comporo tambm outras Sees do Tribunal. Pargrafo nico - O quorum para funcionamento do rgo Especial de oito Ministros, sendo necessrio maioria absoluta quando a deliberao tratar de disponibilidade ou aposentadoria de Magistrado.

rgos do Tribunal
Artigo 64 do Regimento Interno do TST - Integram a Seo Especializada em Dissdios Coletivos o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal, o Corregedor-Geral da Justia do Trabalho e mais seis Ministros. Pargrafo nico - O quorum para o funcionamento da Seo Especializada em Dissdios Coletivos de cinco Ministros.

Artigo 65 do Regimento Interno do TST - A Seo Especializada em Dissdios Individuais composta de vinte e um Ministros, sendo: o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal, o Corregedor-Geral da Justia do Trabalho e mais dezoito Ministros, e funciona em composio plena ou dividida em duas subsees para julgamento dos processos de sua competncia. 1 - O quorum exigido para o funcionamento da Seo de Dissdios Individuais plena de onze Ministros, mas as deliberaes s podero ocorrer pelo voto da maioria absoluta dos integrantes da Seo. 2 - Integram a Subseo I Especializada em Dissdios Individuais quatorze Ministros: o Presidente e o VicePresidente do Tribunal, o Corregedor-Geral da Justia do Trabalho e mais onze Ministros, preferencialmente os Presidentes de Turma, sendo exigida a presena de, no mnimo, oito Ministros para o seu funcionamento. 3 - Haver pelo menos um e no mximo dois integrantes de cada Turma na composio da Subseo I Especializada em Dissdios Individuais. 4 - Integram a Subseo II da Seo Especializada em Dissdios Individuais o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal, o Corregedor-Geral da Justia do Trabalho e mais sete Ministros, sendo exigida a presena de, no mnimo, seis Ministros para o seu funcionamento.

rgos do Tribunal
Artigo 66 do Regimento Interno do TST - As Turmas so constitudas, cada uma, por trs Ministros, sendo presididas de acordo com os critrios estabelecidos pelos artigos 79 e 80 deste Regimento. (Redao dada pela Emenda Regimental n 1/2011) Pargrafo nico - Para os julgamentos nas Turmas necessria a presena de trs Magistrados.

FIM

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

DA COMPETNCIA DOS RGOS DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO

Da Competncia
O captulo II do Ttulo III do atual Regimento Interno do TST, a Resoluo Administrativa n. 1295/2008, trata acerca da competncia dos rgos que compe o Tribunal Superior do Trabalho. Segundo o Regimento Interno do TST, so rgos do Tribunal Superior do Trabalho, o Tribunal Pleno; o rgo Especial; a Seo Especializada em Dissdios Coletivos; a Seo Especializada em Dissdios Individuais, divididas em duas subsees; e as turmas.

Da Competncia
Artigo 67 do Regimento Interno do TST Compete ao Tribunal Superior do Trabalho processar, conciliar e julgar, na forma da lei, em grau originrio ou recursal ordinrio ou extraordinrio, as demandas individuais e os dissdios coletivos que excedam a jurisdio dos Tribunais Regionais, os conflitos de direito sindical, assim como outras controvrsias decorrentes de relao de trabalho, e os litgios relativos ao cumprimento de suas prprias decises, de laudos arbitrais e de convenes e acordos coletivos.

Da Competncia
Artigo 68 do Regimento Interno do TST Compete ao Tribunal Pleno: I - eleger, por escrutnio secreto, o Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, o CorregedorGeral da Justia do Trabalho, os sete Ministros para integrar o rgo Especial, o Diretor, o Vice-Diretor e os membros do Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho ENAMAT, os Ministros membros do Conselho Superior da Justia do Trabalho CSJT e respectivos suplentes e os membros do Conselho Nacional de Justia; II dar posse aos membros eleitos para os cargos de direo do Tribunal Superior do Trabalho, aos Ministros nomeados para o Tribunal, aos membros da direo e do Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho ENAMAT; III escolher os integrantes das listas para preenchimento das vagas de Ministro do Tribunal; IV deliberar sobre prorrogao do prazo para a posse no cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e o incio do exerccio; V determinar a disponibilidade ou a aposentadoria de Ministro do Tribunal; VI opinar sobre propostas de alteraes da legislao trabalhista, inclusive processual, quando entender que deve manifestar-se oficialmente; VII aprovar, modificar ou revogar, em carter de urgncia e com preferncia na pauta, Smula da Jurisprudncia predominante em Dissdios Individuais e os Precedentes Normativos da Seo Especializada em Dissdios Coletivos; VIII julgar os Incidentes de Uniformizao de Jurisprudncia; IX decidir sobre a declarao de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico, quando aprovada a argio pelas Sees Especializadas ou Turmas; e X aprovar e emendar o Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho.

Da Competncia
Artigo 69 do Regimento Interno do TST - Compete ao rgo Especial: I em matria judiciria: a) (Revogada pelo Ato Regimental n 2/2011) b) julgar mandado de segurana impetrado contra atos do Presidente ou de qualquer Ministro do Tribunal, ressalvada a competncia das Sees Especializadas; c) julgar os recursos interpostos contra decises dos Tribunais Regionais do Trabalho em mandado de segurana de interesse de Juzes e servidores da Justia do Trabalho; d) julgar os recursos interpostos contra deciso em matria de concurso para a Magistratura do Trabalho; e) julgar os recursos ordinrios em agravos regimentais interpostos contra decises proferidas em reclamaes correicionais ou em pedidos de providncias que envolvam impugnaes de clculos de precatrios; f) julgar os recursos ordinrios interpostos contra agravo regimental e mandado de segurana em que tenha sido apreciado despacho de Presidente de Tribunal Regional em precatrio; g) julgar os agravos regimentais interpostos contra decises proferidas pelo Corregedor-Geral da Justia do Trabalho; e h) deliberar sobre as demais matrias jurisdicionais no includas na competncia dos outros rgos do Tribunal.

Da Competncia
Artigo 69 do Regimento Interno do TST - Compete ao rgo Especial: II em matria administrativa: a) proceder abertura e ao encerramento do semestre judicirio; b) eleger os membros do Conselho da Ordem do Mrito Judicirio do Trabalho e os das Comisses previstas neste Regimento, com observncia, neste ltimo caso, do disposto nos 1 e 3 de seu artigo 47; (Redao dada pela Emenda Regimental n 1/2011) c) aprovar e emendar o Regulamento Geral da Secretaria do Tribunal Superior do Trabalho, o Regimento da Corregedoria-Geral da Justia do Trabalho, o Regulamento da Ordem do Mrito Judicirio do Trabalho, os Estatutos da Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho ENAMAT e o Regimento Interno do Conselho Superior da Justia do Trabalho CSJT; d) propor ao Poder Legislativo, aps a deliberao do Conselho Superior da Justia do Trabalho, a criao, extino ou modificao de Tribunais Regionais do Trabalho e Varas do Trabalho, assim como a alterao de jurisdio e de sede destes; e) propor ao Poder Legislativo a criao, extino e transformao de cargos e funes pblicas e a fixao dos respectivos vencimentos ou gratificaes; f) escolher, mediante escrutnio secreto e pelo voto da maioria absoluta dos seus membros, Juzes de Tribunal Regional do Trabalho para substituir temporariamente Ministro do Tribunal Superior do Trabalho; g) aprovar a lista dos admitidos na Ordem do Mrito Judicirio do Trabalho; h) aprovar a lotao das funes comissionadas do Quadro de Pessoal do Tribunal;

Da Competncia
Artigo 69 do Regimento Interno do TST - Compete ao rgo Especial: II em matria administrativa: i) conceder licena, frias e outros afastamentos aos membros do Tribunal; j) fixar e rever as dirias e as ajudas de custo do Presidente, dos Ministros e servidores do Tribunal; l) designar as comisses temporrias para exame e elaborao de estudo sobre matria relevante, respeitada a competncia das comisses permanentes; m) aprovar as instrues de concurso para provimento dos cargos de Juiz do Trabalho Substituto; n) aprovar as instrues dos concursos para provimento dos cargos do Quadro de Pessoal do Tribunal e homologar seu resultado final; o) nomear, promover e demitir servidores do Quadro de Pessoal do Tribunal; p) julgar os recursos de decises ou atos do Presidente do Tribunal em matria administrativa; q) julgar os recursos interpostos contra decises dos Tribunais Regionais do Trabalho em processo administrativo disciplinar envolvendo magistrado, estritamente para controle da legalidade; e r) examinar as matrias encaminhadas pelo Conselho Superior da Justia do Trabalho.

Da Competncia
Artigo 70 do Regimento Interno do TST - Seo Especializada em Dissdios Coletivos compete: : I originariamente: a) julgar os dissdios coletivos de natureza econmica e jurdica, de sua competncia, ou rever suas prprias sentenas normativas, nos casos previstos em lei; b) homologar as conciliaes firmadas nos dissdios coletivos; c) julgar as aes anulatrias de acordos e convenes coletivas; d) julgar as aes rescisrias propostas contra suas sentenas normativas; e) julgar os agravos regimentais contra despachos ou decises no definitivas, proferidos pelo Presidente do Tribunal, ou por qualquer dos Ministros integrantes da Seo Especializada em Dissdios Coletivos; f) julgar os conflitos de competncia entre Tribunais Regionais do Trabalho em processos de dissdio coletivo; g) processar e julgar as medidas cautelares incidentais nos processos de dissdio coletivo; e h) processar e julgar as aes em matria de greve, quando o conflito exceder a jurisdio de Tribunal Regional do Trabalho. II - em ltima instncia, julgar: a) os recursos ordinrios interpostos contra as decises proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho em dissdios coletivos de natureza econmica ou jurdica; b) os recursos ordinrios interpostos contra decises proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho em aes rescisrias e mandados de segurana pertinentes a dissdios coletivos e em aes anulatrias de acordos e convenes coletivas; (Redao dada pela Emenda Regimental n 1/2011) c) os embargos infringentes interpostos contra deciso no unnime proferida em processo de dissdio coletivo de sua competncia originria, salvo se a deciso embargada estiver em consonncia com precedente normativo do Tribunal Superior do Trabalho, ou com Smula de sua jurisprudncia predominante; e d) os agravos de instrumento interpostos contra despacho denegatrio de recurso ordinrio nos processos de sua competncia.

Artigo 71 do Regimento Interno do TST - Seo Especializada em Dissdios Individuais, em composio plena ou dividida em duas Subsees, compete: I em composio plena, julgar, em carter de urgncia e com preferncia na pauta, os processos nos quais tenha sido estabelecida, na votao, divergncia entre as Subsees I e II da Seo Especializada em Dissdios Individuais, quanto aplicao de dispositivo de lei federal ou da Constituio da Repblica. II Subseo I: a) julgar os embargos interpostos contra decises divergentes das Turmas, ou destas que divirjam de deciso da Seo de Dissdios Individuais, de Orientao Jurisprudencial ou de Smula; e b) julgar os agravos e os agravos regimentais interpostos contra despacho exarado em processos de sua competncia. III - Subseo II: a) originariamente: 1. julgar as aes rescisrias propostas contra suas decises, as da Subseo I e as das Turmas do Tribunal; 2. julgar os mandados de segurana contra os atos praticados pelo Presidente do Tribunal, ou por qualquer dos Ministros integrantes da Seo Especializada em Dissdios Individuais, nos processos de sua competncia; 3. julgar as aes cautelares; e 4. julgar os habeas corpus. b) em nica instncia: 1. julgar os agravos e os agravos regimentais interpostos contra despacho exarado em processos de sua competncia; e 2. julgar os conflitos de competncia entre Tribunais Regionais e os que envolvam Juzes de Direito investidos da jurisdio trabalhista e Varas do Trabalho em processos de dissdios individuais. c) em ltima instncia: 1. julgar os recursos ordinrios interpostos contra decises dos Tribunais Regionais em processos de dissdio individual de sua competncia originria; e 2. julgar os agravos de instrumento interpostos contra despacho denegatrio de recurso ordinrio em processos de sua competncia.

Da Competncia
Artigo 72 do Regimento Interno do TST - Compete a cada uma das Turmas julgar: I - os recursos de revista interpostos contra deciso dos Tribunais Regionais do Trabalho, nos casos previstos em lei; II - os agravos de instrumento dos despachos de Presidente de Tribunal Regional que denegarem seguimento a recurso de revista; III - os agravos e os agravos regimentais interpostos contra despacho exarado em processos de sua competncia; e IV os recursos ordinrios em ao cautelar, quando a competncia para julgamento do recurso do processo principal for atribuda Turma.

Da competncia
Artigo 76 do Regimento Interno do TST - Ao rgo Especial, s Sees Especializadas e s Turmas cabe, ainda, nos processos de sua competncia: I julgar: a) os embargos de declarao interpostos contra suas decises; b) as aes cautelares incidentais e preparatrias e as demais argies; c) os incidentes que lhes forem submetidos; e d) a restaurao de autos perdidos, em se tratando de processo de sua competncia. II - homologar as desistncias dos recursos, decidir sobre pedido de desistncia de ao quanto aos processos includos em pauta para julgamento, e homologar os acordos em processos de competncia originria do Tribunal; e III - representar autoridade competente, quando, em autos ou documentos de que conhecer, houver indcio de crime de ao pblica.
Artigo 77 do Regimento Interno do TST - A proclamao do resultado da votao ser suspensa: I pelas Sees Especializadas e pelas Turmas, para remessa do processo ao Tribunal Pleno, quando se verificar que a maioria respectiva se inclina pelo acolhimento da argio de inconstitucionalidade de norma em matria que ainda no tenha sido decidida pelo Tribunal Pleno ou pelo Supremo Tribunal Federal; II pelas Sees Especializadas, quando convier o pronunciamento do Tribunal Pleno, em razo da relevncia da questo jurdica, do interesse pblico ou da necessidade de prevenir divergncia de julgados.

FIM

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

DA ENAMAT E DO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIA DO TRABALHO

Da ENAMAT
A Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT) foi instituda pelo Tribunal Superior do Trabalho como rgo autnomo, por meio da Resoluo Administrativa n. 1.140 do Tribunal Pleno, de 1 de junho de 2006, atendendo ao disposto pela Emenda Constitucional n. 45/2004. A ENAMAT tem como objetivo promover a seleo, a formao e o aperfeioamento dos magistrados do trabalho, que necessitam de qualificao profissional especfica e atualizao contnua, dada a relevncia da funo estatal que exercem. A Resoluo Administrativa n. 1.158/2006, aprovou o Estatuto da Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho, a ENAMAT Artigo 111-A da Constituio Federal - O Tribunal Superior do Trabalho compor-se- de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: 2 - Funcionaro junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I - a Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funes, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoo na carreira.

Da ENAMAT
Artigo 1 do Estatuto da ENAMAT - A Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT) funciona junto ao Tribunal Superior do Trabalho e tem por finalidade promover a seleo, a formao e o aperfeioamento dos Magistrados do Trabalho. Artigo 73 do Regimento Interno do TST A Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho ENAMAT rgo que funciona junto ao Tribunal Superior do Trabalho, com autonomia administrativa, cabendo-lhe, dentre outras funes, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoo na carreira, na forma dos seus estatutos.

Artigo 74 do Regimento Interno do TST O Diretor, o Vice-Diretor e os membros do Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados do Trabalho ENAMAT sero eleitos pelo Tribunal Pleno, em escrutnio secreto, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo. Pargrafo nico - Os membros eleitos para os cargos de direo da Escola e os do Conselho Consultivo tomaro posse perante o Tribunal Pleno.

Do Conselho Superior da Justia do Trabalho


O Conselho Superior da Justia do Trabalho (CSJT) exerce a superviso administrativa, oramentria, financeira e patrimonial da Justia do Trabalho de primeiro e segundo graus. As decises do CSJT tm efeito vinculante.
O CSJT integrado pelo Presidente e Vice-Presidente do Tribunal Superior do Trabalho e pelo Corregedor-Geral da Justia do Trabalho, membros natos. Tambm compem o Conselho trs ministros eleitos pelo Pleno do Tribunal Superior do Trabalho e cinco presidentes de Tribunais Regionais do Trabalho, cada um deles representando uma das cinco Regies geogrficas do Pas (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte).

Artigo 111-A da Constituio Federal - O Tribunal Superior do Trabalho compor-se- de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: 2 - Funcionaro junto ao Tribunal Superior do Trabalho: II - o Conselho Superior da Justia do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a superviso administrativa, oramentria, financeira e patrimonial da Justia do Trabalho de primeiro e segundo graus, como rgo central do sistema, cujas decises tero efeito vinculante.

Do Conselho Superior da Justia do Trabalho


A Resoluo Administrativa n. 1.407 de 2010 o atual Regimento Interno do Conselho Superior da Justia do Trabalho, e nela esta disciplinado toda matria acerca do referido Conselho. Artigo 75 do Regimento Interno do TST - O Conselho Superior da Justia do Trabalho rgo que funciona junto ao Tribunal Superior do Trabalho, com autonomia administrativa, cabendo-lhe exercer a superviso administrativa, oramentria, financeira e patrimonial da Justia do Trabalho, de primeiro e segundo graus, como rgo central do sistema.

FIM

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

DA PRESIDNCIA DAS SESSES E DAS TURMAS

Da Presidncia das Sesses


O Regimento do Interno do TST em seu artigo 78, trata acerca da presidncia dos rgos do Tribunal Superior Trabalho, exceto as Turmas, que tem sua presidncia disciplinada nos artigos seguintes da Resoluo Administrativa n. 1295/2008. O antigo Regimento Interno do TST, a Resoluo Administrativa n. 908/2002, inclua no rol de rgos do TST a Seo Administrativa, porm, com o advento do atual Regimento Interno do TST, tal rgo foi extinto, tendo sido criado o rgo Especial, j estudado anteriormente. Em regra, a Presidncia do Tribunal Pleno, do rgo Especial, bem como das Sees Especializadas, exercida pelo Ministro Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, podendo ser esse substitudo em determinadas hipteses, sucessivamente pelo demais componentes dos cargos de direo, quais so o Vice-Presidente do Tribunal e o Corregedor-Geral da Justia do Trabalho, e ainda sim, pelo Ministro mais antigo presente sesso.

Da Presidncia das Sesses


Artigo 78 do Regimento Interno do TST - O Ministro Presidente do Tribunal presidir o Tribunal Pleno, o rgo Especial e as Sees Especializadas, podendo ser substitudo, sucessivamente, pelo Vice-Presidente, pelo Corregedor-Geral da Justia do Trabalho, ou pelo Ministro mais antigo presente sesso.

Da Presidncia das Turmas


A presidncia das Turmas, cuja competncia j fora abordada em artigos anteriores, ser exercida pelo Ministro mais antigo que a compe, sendo utilizado para fins de gesto da presidncia, o mesmo critrio adotado para os cargos de direo do Tribunal Superior do Trabalho. Porm, uma peculiaridade pertinente presidncia das Turmas no que tange rotatividade da presidncia da Turma. Tal rotatividade se dar de tal forma at que todos tenham exercido a presidncia da Turma, sendo respeitado a ordem decrescente de antiguidade. A escolha do presidente se dar na primeira sesso ordinria da Turma. Em caso de vacncia do cargo, este ser ocupado pelo Ministro mais antigo do Colegiado.

Da Presidncia das Turmas


Artigo 79 do Regimento Interno do TST O Presidente da Turma ser o mais antigo dentre os Ministros que a compem, por um perodo de dois anos, vedada a reconduo, at que todos os seus integrantes hajam exercido a Presidncia, observada a ordem decrescente de antiguidade. (Redao dada pela Emenda Regimental n 1/2011) Pargrafo nico - facultado aos demais Ministros recusarem a Presidncia, desde que o faam antes da proclamao de sua escolha. (Redao dada pela Emenda Regimental n 1/2011) Artigo 80 do Regimento Interno do TST - Na hiptese de vacncia do cargo de Presidente de Turma, assumir o Ministro mais antigo do respectivo Colegiado. 1 - Nas ausncias eventuais ou afastamentos temporrios, o Presidente da Turma ser substitudo pelo Ministro mais antigo do Colegiado. 2- A escolha do Presidente da Turma, observado o critrio estabelecido no artigo 79 deste Regimento, dar-se- na primeira sesso ordinria da Turma que se suceder posse da nova direo do tribunal, ressalvada a situao prevista no pargrafo seguinte. (Includo pelo Ato Regimental n 1/2011) 3- Se a Presidncia da Turma vagar por outro motivo, a escolha do Presidente dar-se- na sesso ordinria imediatamente posterior ocorrncia da vaga, hiptese em que ele exercer, por inteiro, o mandato de dois anos a contar da data de sua investidura. (Includo pelo Ato Regimental n 1/2011) 4- Considera-se empossado o sucessor, em qualquer das situaes a que se referem os 2 e 3 deste artigo, na mesma data de sua escolha para a Presidncia da Turma. (Includo pelo Ato Regimental n 1/2011)

Da Presidncia das Turmas


O Presidente da Turma possui atribuies que lhe so pertinente durante o exerccio do cargo em destaque. Cabe ressaltar que as atribuies pertinentes ao Presidente das Turmas tambm sero de responsabilidade daqueles que estiverem no exerccio do cargo durante a vacncia da presidncia. Artigo 81 do Regimento Interno do TST - Compete ao Presidente de Turma: I - indicar o Coordenador da Turma para nomeao pelo Presidente do Tribunal; II - convocar sesses ordinrias e extraordinrias; III - dirigir os trabalhos e presidir as sesses da Turma, propor e submeter as questes, apurar os votos e proclamar as decises; IV - manter a ordem nas sesses, podendo mandar retirar os que as perturbarem e os que faltarem com o devido respeito e prender os desobedientes, fazendo lavrar o respectivo auto; V - despachar os expedientes da Turma que excederem competncia dos Relatores, inclusive os pedidos manifestados aps a publicao dos acrdos; VI - supervisionar os servios da Coordenadoria; VII - encaminhar ao Presidente do Tribunal, no final de cada ms, relatrio circunstanciado das atividades da Turma; e VIII - convocar, mediante prvio entendimento, Ministro de outra Turma para compor o quorum.

FIM

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

DOS SERVIOS ADMINISTRATIVOS SECRETARIA DO TRIBUNAL

Dos servios administrativos


No Tribunal Superior do Trabalho, alm dos Ministros que desempenham suas funes previstas no Regimento Interno do TST, os servidores da mesma forma tem suas funes atribudas pela Resoluo Administrativa n. 1295/2008. A Secretaria do Tribunal dirigida pelo Diretor-Geral, que nomeado em comisso pelo Presidente. As atribuies do Diretor-Geral, dos Secretrios, Coordenadores, bem como das Unidades Administrativas constaro no Regulamento Geral da Secretaria do TST, previsto na Resoluo Administrativa n. 1306/2008. A jornada de trabalho semanal dos servidores corresponde a 35 horas. O horrio de expediente no Tribunal Superior do Trabalho ser estabelecido por Resoluo Administrativa, aprovada pelo rgo Especial.

Dos servios administrativos


Artigo 284 do Regimento Interno do TST - A Secretaria do Tribunal dirigida pelo Diretor-Geral, bacharel em Direito, nomeado em comisso pelo Presidente, incumbindo-lhe a direo dos servios judicirios e administrativos do Tribunal. Artigo 285 do Regimento Interno do TST - A organizao da Secretaria do Tribunal, seu funcionamento e as atribuies do Diretor-Geral, dos Secretrios e dos Coordenadores, bem como das Unidades Administrativas, constaro do Regulamento Geral. Artigo 286 do Regimento Interno do TST - No poder ser nomeado para cargo em comisso ou designado para funo gratificada, cnjuge, companheiro ou parente, at o terceiro grau, inclusive, de qualquer dos Ministros do Tribunal, em atividade, salvo se servidor ocupante de cargo de provimento efetivo das carreiras judicirias, caso em que a vedao restrita nomeao ou designao para servir junto ao Ministro determinante da incompatibilidade. Artigo 287 do Regimento Interno do TST - Ressalvada a existncia de regulao legal especial, aplica-se no Tribunal o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio.

Dos servios administrativos


Artigo 288 do Regimento Interno do TST - O horrio de expediente no Tribunal Superior do Trabalho ser estabelecido por Resoluo Administrativa, aprovada pelo rgo Especial, por iniciativa do seu Presidente. Artigo 289 do Regimento Interno do TST - Os servidores do Tribunal cumpriro 35 (trinta e cinco) horas de trabalho semanal, com controle de freqncia e horrio, de conformidade com as escalas estabelecidas, observado o intervalo entre os turnos de trabalho. 1 - Os servidores ocupantes de cargo em comisso e submetidos ao regime de integral dedicao ao servio esto excepcionados da regra desse artigo, podendo ser convocados sempre que houver interesse da Administrao. 2 - Os agentes de segurana dos Ministros permanecem disposio, estando sujeitos a controle de freqncia. Artigo 290 do Regimento Interno do TST - Durante as frias dos Ministros e no perodo de recesso, ficam suspensas as atividades judicantes do Tribunal, prosseguindo, no entanto, os servios administrativos e judicirios nas Secretarias e nos Gabinetes, devendo a escala de frias dos servidores ser organizada de modo a atender ao respectivo funcionamento. Pargrafo nico - Os servidores devem gozar frias no mesmo perodo dos Ministros, sempre que possvel.

FIM

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

DOS SERVIOS ADMINISTRATIVOS GABINETE DO PRESIDENTE E DOS MINISTROS

Dos servios administrativos


No Tribunal Superior do Trabalho, alm dos Ministros que desempenham suas funes previstas no Regimento Interno do TST, os servidores da mesma forma tem suas funes atribudas pela Resoluo Administrativa n. 1295/2008. O gabinete do presidente chefiado pelo Secretrio-Geral da Presidncia, sendo este nomeado em comisso, e tendo a finalidade do exerccio de funoes de direo bem como para assessoramento jurdico. As atribuies do Secretrio-Geral constaro no Regulamento Geral da Secretaria do TST, previsto na Resoluo Administrativa n. 1306/2008.

Dos servios administrativos


Artigo 291 do Regimento Interno do TST - O Gabinete do Presidente ser chefiado pelo Secretrio-Geral da Presidncia, bacharel em Direito, nomeado em comisso, para o exerccio das funes de direo e assessoramento jurdico. Pargrafo nico - As atribuies do Secretrio-Geral, dos Secretrios, do Chefe de Gabinete, dos Assessores e das assessorias diretamente subordinadas ao Gabinete da Presidncia constam do Regulamento Geral.

Dos servios administrativos


Em relao ao gabinete dos ministros, este comandado por um Chefe de Gabinete da Presidncia, sendo ainda composto por assessores nomeados em comisso, bem como de auxiliares da confiana do Ministro, podendo serem estes inclusive comissionados. As atribuies do Chefe de Gabinete e dos assessores constaro no Regulamento Geral da Secretaria do TST, previsto na Resoluo Administrativa n. 1306/2008. Quanto ao horrio dos servidores que compe o gabinete dos Ministros, este ser determinado pelo Ministro, devendo ser respeitada a durao legal e as peculiaridades do servio. O fato destes servidores terem seu horrio determinados pelo Ministro responsvel pelo gabinete, no os exime do controle de horrio e frequncia caracterstico a todos os servidores do Tribunal Superior do Trabalho. A exceo nesse caso, comporta tambm a regra.

Dos servios administrativos


Artigo 292 do Regimento Interno do TST - Compem os Gabinetes dos Ministros: I - um Chefe de Gabinete, bacharel em direito; II - assessores, bacharis em Direito, nomeados em comisso, nos termos da lei e deste Regimento; e III - auxiliares da confiana do Ministro, que podero exercer funo comissionada, observada a lotao numrica, fixada em Resoluo Administrativa aprovada pelo rgo Especial. Pargrafo nico - As atribuies do Chefe de Gabinete dos Ministros e dos assessores constam do Regulamento Geral. Artigo 293 do Regimento Interno do TST - O horrio do pessoal do Gabinete, observadas a durao legal e as peculiaridades do servio, ser determinado pelo Ministro, bem como a fruio das frias, atendida a exigncia do controle de freqncia e horrio, comum a todos os servidores da Corte.

FIM

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

DAS DISPOSIES FINAIS DO REGIMENTO INTERNO DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO

Das Disposies Finais


O Tribunal Pleno do Tribunal Superior do Trabalho no exerccio de suas atribuies, pratica atos de natureza regimental. Porm, cabe destacar que tais atos de natureza regimental se dividem em duas subespcies, as quais so: Ato Regimental O Ato Regimental suprime ou acrescenta dispositivo ao Regimento do Tribunal Superior do Trabalho. Atualmente temos em vigor os Atos Regimentais n. 1/2011, 2/2011 e 3/2012. Por exemplo: o Ato Regimental acrescentou os incisos XXXVI e XXXVII ao art. 35, o 3 ao art. 47, os 2, 3 e 4 ao art. 80 e o inciso III ao art. 133 do RITST. Acrescenta os arts. 189-A e 306-A ao RITST. Revoga o inciso III do art. 36 e os 11 e 12 do art. 131 do RITST. Emenda Regimental A Emenda Regimental introduz modificaes ao texto vigente no Regimento Interno. Os textos no so acrescidos ou suprimidos, apenas sofrem modificaes mediante tais emendas. Atualmente temos em vigor as Emendas Regimentais n. 1/2011, n. 2/2012 e n. 3/2012. Por exemplo: a Emenda Regimental n. 1/2011 alterou a redao dos artigos 47, caput e 1; 66; 69, II, b, 70, II, b; 79, caput e pargrafo nico; 131, 9 e 10; 135, 136, inciso VII; 171, incisos I e II, e 173, pargrafo nico, do Regimento Interno do

Das Disposies Finais


Artigo 294 do Regimento Interno do TST - Os atos de competncia do Tribunal Pleno, de natureza regimental, obedecem seguinte nomenclatura: I Emenda Regimental, que introduz modificaes no texto; e II Ato Regimental, que suprime e/ou acrescenta dispositivo. Artigo 295 do Regimento Interno do TST - Os atos mencionados no artigo sero numerados em sries prprias, seguida e ininterruptamente.

Das disposies finais


Em outra escala, o prprio Tribunal Superior do Trabalho pratica atos de competncia prpria deste, sendo estes divididos em Resoluo Administrativa e Resoluo.

Resoluo Administrativa No campo das resolues administrativas enquadram-se as regulamentaes sobre pessoal (Magistrados e servidores), organizao e administrao dos rgos da Justia do Trabalho, funcionamento e atribuies das unidades do Tribunal e de seus servidores.
Resoluo No que tange resoluo, essas so as deliberaes referentes aprovao de Instruo Normativa, Smulas e Precedentes Normativos.

Disposies Finais
Artigo 296 do Regimento Interno do TST - Os atos de competncia do Tribunal, normativos ou individuais, obedecem seguinte nomenclatura: I - Resoluo Administrativa; e II - Resoluo. Artigo 297 do Regimento Interno do TST Na classe de Resoluo Administrativa, enquadram-se as regulamentaes sobre pessoal (Magistrados e servidores), organizao e administrao dos rgos da Justia do Trabalho, funcionamento e atribuies das unidades do Tribunal e de seus servidores, e, na classe de Resoluo, as deliberaes referentes aprovao de Instruo Normativa, Smulas e Precedentes Normativos. Artigo 298 do Regimento Interno do TST - As Resolues Administrativas e as Resolues sero numeradas em sries prprias, de acordo com a matria disciplinada, seguida e ininterruptamente, independentemente do ano de sua edio.

FIM

Regimento Interno do TST

Professor Jnatas Rodrigues

DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS

Das Disposies Finais e Transitrias


Finalizando o Regimento Interno do TST, a Resoluo Administrativa n. 1.295/2008 traz consideraes pertinentes a questes processuais bem como quanto a organizao administrativa do Tribunal Superior do Trabalho. Importante destacar ainda, que o presente Regimento ratifica a revogao do antigo Regimento Interno do TST, a Resoluo Administrativa n. 908/2002, bem como os atos regimentas e emendas regimentais presentes ao antigo regimento.

Das Disposies Finais e Transitrias


Artigo 299 do Regimento Interno do TST - Compete ao rgo Especial apreciar os feitos que ficaram com julgamento suspenso na extinta Seo Administrativa, nos termos deste Regimento. Artigo 300 do Regimento Interno do TST - Quando o agravo de instrumento tramitar nos autos principais em que haja recurso de revista da outra parte, o processo ser autuado como agravo de instrumento em recurso de revista e recurso de revista - AIRR e RR e receber um nico nmero. Artigo 301 do Regimento Interno do TST - Quando o agravo de instrumento for processado nos autos principais, nos quais se encontra sobrestado julgamento de recurso de revista da outra parte, na autuao do processo ser considerado o nmero originrio do recurso de revista sobrestado e observada a classe de agravo de instrumento em recurso de revista e recurso de revista (AIRR e RR). Pargrafo nico - O processo ser distribudo ao Relator do recurso de revista sobrestado. Se o Relator no se encontrar em exerccio no rgo prevento, haver a redistribuio no mbito do Colegiado a um dos seus integrantes.

Disposies Finais e Transitrias


Artigo 302 do Regimento Interno do TST Em quaisquer situaes previstas nos arts. 300 e 301, se no for conhecido ou provido o agravo de instrumento, ser de imediato julgado o recurso de revista, com lavratura de um nico acrdo.

Artigo 303 do Regimento Interno do TST - A Subseo I Especializada em Dissdios Individuais julgar desde logo a matria objeto do recurso de revista no conhecido pela Turma, caso conclua, no julgamento do recurso de embargos interposto em data anterior vigncia da Lei n. 11.496/2007, que aquele recurso estava corretamente fundamentado em violao de dispositivo de lei federal ou da Constituio da Repblica.
Artigo 304 do Regimento Interno do TST - Fazem parte integrante deste Regimento, no que lhes for aplicvel, as normas de lei complementar alusiva Magistratura Nacional, as estabelecidas pela Consolidao das Leis do Trabalho e legislao complementar e, subsidiariamente, as do Direito Processual Civil, salvo se incompatveis com o Direito Processual do Trabalho.

Disposies Finais e Transitrias


Artigo 305 do Regimento Interno do TST O Regulamento Geral da Secretaria do Tribunal constitui parte integrante deste Regimento, bem como as Resolues, Instrues Normativas, Resolues Administrativas e Emendas Regimentais. Artigo 306 do Regimento Interno do TST - Revoga-se o Regimento Interno publicado em 27 de novembro de 2002, aprovado pela Resoluo Administrativa n. 908/2002, e todas as demais disposies regimentais. Artigo 306-A do Regimento Interno do TST - A escolha do Presidente de cada Turma, de acordo com os critrios estabelecidos nos artigos 66 e 79 deste Regimento, na redao que lhe foi dada pela Emenda Regimental n 1/2011, de 24 de maio de 2011, dar-se- na Sesso imediatamente subsequente posse da nova direo do Tribunal ou, se for o caso, nos termos do 3 do artigo 80 do Regimento, considerando-se empossado o sucessor, em qualquer dos casos, segundo o estabelecido no 4 do mesmo dispositivo regimental. Artigo 307 do Regimento Interno do TST - Este Regimento entrar em vigor na data de sua publicao.

FIM

You might also like