You are on page 1of 19

31/07/2011

Sntese da vida profissional Prof. Ivan Arenque Passos Ivan Arenque Passos, casado, 40 anos, Bacharel em Administrao em Comrcio Exterior UNIP/SP, MBA marketing FGV/ES, Administrao Estratgica University Central Florida EUA, Mestrando Administrao Estratgica. Membro do Programa de Administrao de Varejo da Fundao Instituto de Administrao (FIA- USP) Coordenador Ps-Marketing (FESV) Coordenador Acadmico (GBS- IBMEC) Consultor (MKTPASSOS) Esteve trabalhando nas seguintes empresas:

Prof. Ivan Passos www.mktpassos.com


Prof. Ivan Passos = www.mktpassos.com mktpassos@gmail.com 1

Consultoria e treinamento em Adm. E Marketing MKTPASSOS Se especializou nas reas: Gesto da Qualidade Total, Marketing Varejo, Produto, Servios, Pessoal, Social e Cultural e Administrao.
Prof. Ivan Passos mktpassos@gmail.com www.mktpassos.com

Ementa
Compreendendo a Cadeia de Suprimentos. Fatores chave e obstculos da Cadeia de Suprimentos. Fundamentos da Cadeia de Suprimentos. As atividades logsticas: princpios, funcionalidades e papis das atividades logsticas na Cadeia de Suprimentos. Tecnologia da Informao. Transportes, Estocagem, Armazenagem e Embalagem. OBJETIVO GERAL Compreender o objetivo de uma Cadeia de Suprimentos e explicar o impacto das decises de uma Cadeia de Suprimentos no sucesso de uma empresa, ensinando aos alunos as diferentes metodologias e filosofias utilizadas pelas empresas para gerir a sua cadeia de suprimentos de forma eficiente e eficaz.

CONTEDO: Unidade 1 Compreendendo a Cadeia de Suprimentos O que uma cadeia de suprimentos. Fases de deciso. Viso dos processos. A importncia dos fluxos. Exemplos de cadeias de suprimentos. Unidade 2 - Fatores Chave e Obstculos da Cadeia de Suprimentos Fatores-chave da cadeia de suprimentos. Organizao dos fatores-chave. Estoques, transportes, instalaes e informaes. Alinhamento estratgico. Unidade 3 - Fundamentos da Cadeia de Suprimentos Nvel de Servios ao Cliente. Marketing focado no cliente. A Logstica na empresa. A Logstica como diferencial competitivo. Definio de servios ao cliente. Servios bsicos e de valor agregado. Atendimento do Pedido Perfeito. A viso do custo total. Unidade 4 As Atividades Logsticas Princpios, funcionalidade e papis das atividades logsticas na Cadeia de Suprimentos: Tecnologia da Informao, Transportes, Estoques, Armazenagem e Embalagem.

31/07/2011

Unidade 1 Compreendendo a Cadeia de Suprimentos - O que uma cadeia de suprimentos. - Fases de deciso. - Viso dos processos. - A importncia dos fluxos. - Exemplos de cadeias de suprimentos. Unidade 1 Compreendendo a Cadeia de Suprimentos - O que uma cadeia de suprimentos.

Logstica A logstica tida, atualmente, como uma funo organizacional em desenvolvimento. A logstica vem sendo discutida e explorada a no mais que 50 anos. No Brasil, seu destaque deu-se com a estabilizao da economia, com o plano real, e a abertura do comrcio internacional. Em poca de inflao, possuir estoque era negcio. Algumas pessoas acreditam que a logstica algo novo e que surgiu recentemente, porm desde antes de Cristo a logstica j era utilizada nas grandes guerras que fizeram parte da nossa histria. A logstica tambm no surgiu durante as guerras mundiais.
Prof. Ivan Passos = www.mktpassos.com mktpassos@gmail.com 7

Logstica Vertentes histricas para explicar as origens e evoluo da logstica - Uma ligada histria, encontrada no livro a Arte da Guerra de Sun-Tzu - Outra ligada achados arqueolgicos, como a construo das pirmides do Egito A logstica sempre existiu, sendo que sua contribuio deu-se de forma lenta at os anos de 1940. A logstica desenvolveu-se inicialmente na rea militar A primeira vez que se utilizou a palavra logstica na histria da guerra foi no tratado do Baro de Jomini, intitulado Precis del Lrt de l Guerre de 1836, em que logstica referia-se a ao responsvel pela preparao e sustentao das campanhas militares. Jomini criou o termo Logistique , do ingls logitics. A palavra logstica deriva da palavra francesa LOGER que significa habitar, alojar.
Prof. Ivan Passos = www.mktpassos.com mktpassos@gmail.com 8

31/07/2011

Logstica Logstica Segundo Thorpe, a estratgia e a ttica proporcionam o esquema da conduo das operaes militares, enquanto a logstica proporciona os meios". Seu aperfeioamento deu-se a partir de outros estudiosos, como o Almirante da Marinha dos EUA, Henry Eccles, em 1945, que assentou as bases conceituais da logstica. considerado o pai da logstica moderna. Denominaes diversas aplicadas logstica ao longo de sua histria: Distribuio, engenharia de distribuio, logstica empresarial, logstica de marketing, logstica de distribuio, administrao logstica de materiais, logstica, sistema de resposta rpida, administrao da cadeia de suprimentos, logstica industrial. A denominao validada pelo Council of Supply Chain Management Professional a expresso Administrao da Logstica. Independente da expresso, todos se referiam gesto do fluxo de bens de um ponto de origem a um ponto de consumo. Objetivos centrais da logstica - Questes espaciais= (onde alocar produtos) Prof. Ivan Passos www.mktpassos.com mktpassos@gmail.com - Questes temporais (quando disponibilizar os produtos)

Prof. Ivan Passos = www.mktpassos.com mktpassos@gmail.com

10

Logstica Sintomas de um sistema logstico ineficiente: - Tempo excessivo para completar um pedido - Inconvenincias geradas por pedidos incompletos - Grande quantidade de erros nos processamentos de pedidos - Alto nvel de perda de materiais (avarias, obsolescncia, sinistro)

Logstica A Logstica um recurso estratgico na obteno e sustentao de vantagens competitivas por: - Condicionar melhor nvel de servio - Reduo dos custos logsticos - Melhoria na rentabilidade A logstica causa impactos relevantes na: - Competitividade - Na agregao de valor ao cliente - Na agregao de valor aos acionistas

Prof. Ivan Passos = www.mktpassos.com mktpassos@gmail.com

11

Prof. Ivan Passos = www.mktpassos.com mktpassos@gmail.com

12

31/07/2011

Evoluo histrica da logstica Mas o que logstica? Perodo At anos 40 Anos 40 at anos 60 Viso organizacio nal Do campo ao mercado Especializao Integrao interna nfase Economia agrria Desempenhos funcionais Integrao das funes Busca por eficincia Integrao da logstica Log.como dif. Comp. Foco Foco Logstico Industrial Volume de produo Custo Servio Lucratividade Qualidade Tempo Transporte Inventrio Distribuio Produo Compra/ produo/ vendas Processo gerencial Flexibilidade / agilidade 14

Para entender logstica preciso recorrer a sua evoluo histrica, pelas mudanas de nfases.

Anos 60 at anos 70

Anos 70 at anos Foco no cliente 80 Anos 80 at anos 90 Anos 90 at final sculo XX Foco no mercado
Supply Chain Management

Prof. Ivan Passos = www.mktpassos.com mktpassos@gmail.com

13

Perodo atual

Log.como Tempo e S. C. M.Prof. Ivan Passos = www.mktpassos.com dif.comp. espao mktpassos@gmail.com

Logstica Funo responsvel pela movimentao e armazenagem de materiais, desde os pontos de suprimentos, passando pela operao, at a disponibilizao e entrega de bens e servios aos clientes. (Ballou, 1993)

Unidade 1 Compreendendo a Cadeia de Suprimentos -Fases de deciso. -

Logstica o processo de planejamento, implementao e controle do fluxo e armazenagem eficiente e econmico de matrias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como, as informaes a eles relativa, desde o ponto de origem at o ponto de consumo, com o propsito de atender as exigncias dos clientes. Prof. Ivan Passos = www.mktpassos.com 15 mktpassos@gmail.com (CLM, 1995)

31/07/2011

Formulao da Logstica Estratgica


Objetivos:
1. 2. 3.

Logstica Estratgica

Reduo de Custos; Reduo de Capital; Melhorias no Servio. uma boa estratgia logstica provm de criatividade, principalmente. o medo de ousar j fechou mais empresas do que a ousadia.(...)

Supply Chain Management

Supply Chain Management


O que uma Cadeia de Suprimentos?

Engloba todos os estgios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. As atividades da cadeia de suprimento iniciam-se com o pedido de um cliente e terminam quando um cliente satisfeito paga pela compra.

31/07/2011

Supply Chain Management

Apresentao

O termo cadeia de suprimento representa produtos ou suprimentos que se deslocam ao longo da seguinte cadeia: Fornecedores Fabricantes Distribuidores Lojistas Clientes Os fluxos de informaes, monetrio e de produtos ocorrem em ambos os sentidos.

P&G ou outro fabricante

CD do Wal- Mart ou terceiro

Loja do Wal-Mart

Cliente quer detergente e vai ate o Wal-Mart

Fabricante de plstico

Embalagens da Tenneco

Indstria Qumica

Indstria Qumica

Fabricante de papel

Indstria madeireira

Objetivos da Cadeia de Suprimentos

Fases de Deciso na Cadeia

Maximizar o valor global gerado, ou seja, a diferena entre o valor do produto final para o cliente e o esforo realizado pela cadeia de suprimento para atender ao seu pedido. A lucratividade da cadeia de suprimento o lucro total a ser dividido pelos estgios da cadeia.

O gerenciamento da cadeia de suprimento bem sucedido exige diversas decises relacionadas ao fluxo de informaes, de produtos e monetrio. Estas decises se encaixam em 3 categorias: 1) Estratgia ou projeto da cadeia de suprimento; 2) Planejamento da cadeia de suprimento; 3) Operao da cadeia de suprimento.

31/07/2011

Fases de Deciso na Cadeia


1) Estratgia ou projeto da cadeia de suprimento
Deciso de como estruturar a cadeia de suprimento; Determinao da configurao da cadeia que processos cada estgio dever desempenhar; Decises estratgicas que incluem local, capacidade de produo e das instalaes para armazenagem, produtos a serem fabricados ou estocados, meios de transporte, tipo do sistema de informao adotado.

Fases de Deciso na Cadeia 2) Planejamento da cadeia de suprimento


A configurao da cadeia de suprimento fixa; Estabelecimento de restries dentro das quais cada planejamento deve ser realizado; Previso de demanda para o ano seguinte em diferentes mercados; Inclui decises sobre quais mercados sero supridos, a construo dos estoques, a terceirizao da fabricao, as polticas de reabastecimento e estocagem.

Fases de Deciso na Cadeia 3) Operao da cadeia de suprimento


Curto prazo (semanal ou dirio); A configurao da cadeia de suprimento considerada fixa e as polticas de planejamento como j definidas; Implementar as polticas operacionais da melhor maneira possvel; Explorar a reduo da incerteza da demanda e otimizar o desempenho dentro das restries estabelecidas pela configurao e pelas polticas de planejamento.

31/07/2011

Viso de Processo na Cadeia


Unidade 1 Compreendendo a Cadeia de Suprimentos -Viso dos processos. -

Seqncia de processos e fluxo que acontecem dentro e entre diferentes estgios da cadeia. Viso Cclica: interface entre dois estgios sucessivos de uma cadeia de suprimentos; Viso push/pull : processos acionados em resposta aos pedidos dos clientes ou em antecipao aos pedidos.

Viso Cclica
cliente varejista Ciclo de reabastecimento; distribuidor Ciclo de fabricao; fabricante Ciclo de suprimentos. fornecedor

Viso Cclica Ciclo de Pedido do Cliente


Interface entre o cliente e o varejista; Inclui todos os processos diretamente envolvidos no recebimento e no atendimento ao pedido do cliente. Chegada do cliente; Emisso do pedido do cliente; Atendimento ao pedido do cliente; Recebimento do pedido pelo cliente.

Ciclo de pedido do cliente;

31/07/2011

Viso Cclica Ciclo de Reabastecimento


Interface entre o varejista e o distribuidor; Inclui todos os processos ligados ao reabastecimento dos estoques do varejista. Acionamento do pedido do varejista; Emisso do pedido do varejista; Atendimento do pedido do varejista; Recebimento do pedido pelo varejista.

Viso Cclica Ciclo de Fabricao


Interface entre o distribuidor e o fabricante (ou varejista e fabricante); Inclui todos os processos envolvidos no reabastecimento dos estoques do distribuidor (ou varejista). Chegada do pedido do distribuidor, varejista ou cliente; Programao para a produo; Fabricao e transporte; Recebimento pelo distribuidor, pelo varejista ou cliente.

Viso Cclica Ciclo de Suprimentos


Interface entre o fabricante e o fornecedor; Inclui todos os processos necessrios para garantir que os materiais estejam disponveis e a fabricao ocorra sem atrasos; O fabricante faz pedidos de componentes aos fornecedores que possam reabastecer seus estoques; Enquanto os pedidos entre varejistas e distribuidores so acionados com incerteza em relao demanda do cliente, os pedidos de componentes podem ser determinados com preciso, uma vez que o fabricante j decidiu qual ser sua programao de produo.

Viso Cclica

Uma viso cclica da cadeia de suprimento define claramente os processos envolvidos e os responsveis por cada processo. Esta viso muito til ao considerarmos decises operacionais, porque especifica os papis e as responsabilidades de cada membro da cadeia de suprimento e o resultado esperado em cada processo.

31/07/2011

Viso Push / Pull


Pull: a execuo iniciada em resposta aos pedidos dos clientes Demanda conhecida Processo reativo, pois reagem demanda do cliente. Push: executados em antecipao aos pedidos dos clientes Demanda no conhecida, deve ser prevista Processo especulativo, pois respondem a uma especulao (previso) e no a uma demanda real.

Viso Push / Pull


Processo push/pull da L.L. Bean

Viso Push / Pull


Processo push/pull da Dell

Viso Push / Pull

A Dell tem menos estgios e mais processos pull.

Isto exerce um impacto significativo no desempenho da cadeia de suprimento.

10

31/07/2011

Viso Push / Pull A Importncia dos Fluxos


Existe uma estreita ligao entre o projeto e o gerenciamento dos fluxos da cadeia de suprimento (produtos, informao e caixa) e o sucesso dela. As decises da cadeia de suprimento exercem uma influncia crucial no sucesso ou no fracasso da empresa. Dell Quaker

Os 3 Pilares da Logstica

LOGSTICA
Transporte Gesto de estoques
Processamento

de pedidos

A Logstica Empresarial

Fluxo Logstico = INTEGRAO

Material Informativo Financeiro

11

31/07/2011

Fluxo Logstico
Unidade 1 Compreendendo a Cadeia de Suprimentos - A importncia dos fluxos. - Exemplos de cadeias de suprimentos.

Dell: Sucesso
Desde 1993 vem registrando crescimento nos lucros de mais de 65% ao ano; Atribuiu grande parte do seu sucesso ao modo como administra os fluxos dentro da cadeia; Modelo bsico: venda direta aos clientes; Possui apenas fornecedores; 3 estgios: cliente, fabricante e

Dell: Sucesso
Desenvolve melhores previses devido proximidade com seus clientes e o conhecimento de suas necessidades; Constante esforo para atender ao cliente em tempo real, seja por telefone ou internet; Alto giro de estoque (chips com idade aproximada de 10 dias); Sofisticada troca de informaes (dados em tempo real);

12

31/07/2011

Dell: Sucesso

Quaker: Falhas
um exemplo de como falhas no projeto e no gerenciamento dos fluxos da cadeia levam ao fracasso financeiro. A Quaker (dona da Gatorade) comprou a Snapple (bebidas naturais); Pretendia explorar as sinergias entre os dois sistemas de distribuio para obter rendimentos, mas foi incapaz de solucionar diversos problemas que a distanciavam dessas sinergias;

Produo concentrada em 5 plos de fabricao: Austin (Texas), Brasil, China, Irlanda e Malsia; Estoques reduzidos ajudam a garantir que eventuais efeitos no atinjam uma grande quantidade de produtos; Falhas consertadas em tempo real.

Quaker: Falhas

Requisitos Logsticos

Passados 2 anos a Quaker no conseguiu obter sinergia entre os dois sistemas de distribuio; Na tentativa de fundir 2 sistemas de distribuio distintos, a Quaker no ajudou nenhum dos dois e pode ainda t-los lesado; Aps 28 meses,a Quaker vendeu a Snapple por quase 20% do que havia pago.

prazos previamente definidos (e cumpridos); preos transparentes para o cliente; satisfao plena do cliente (nvel de servio); integrao efetiva entre partes da mesma empresa; integrao efetiva com fornecedores e clientes (supply chain); busca da otimizao global (reduo global dos custos) incluindo estoque, transporte, avarias, perdas, etc.

13

31/07/2011

Qualidade em Logstica

Importncia Logstica Atual

quantidade correta dos produtos corretos; livre de danos; no tempo anteriormente acordado; no local anteriormente acordado; pedido isento de erros; pedido processado corretamente; informao repassada corretamente ao cliente; sem erros na fatura e/ou cobrana.

globalizao crescente da economia; diversificao da produo; ciclo de vida reduzido dos produtos; maior competio entre as empresas; presso pela reduo de custos: Lucro = Preo - Custos; ou Custo = Preo Lucro. locais de produo diferentes dos locais de consumo: distancias crescentes; satisfao dos clientes.

Dupla Perspectiva do Negcio

Dupla Perspectiva do Negcio

14

31/07/2011

EXEMPLOS DE PROCESSOS LOGSTICOS NA REA DE DISTRIBUIO

Prof. Ms.Douglas Fernandes

57

Prof. Ms.Douglas Fernandes

58

59 Prof. Ms.Douglas Fernandes

Prof. Ms.Douglas Fernandes

60

15

31/07/2011

Prof. Ms.Douglas Fernandes

61

Prof. Ms.Douglas Fernandes

62

Prof. Ms.Douglas Fernandes

63

Prof. Ms.Douglas Fernandes

64

16

31/07/2011

Vista de uma rea de picking automatizada

Prof. Ms.Douglas Fernandes

65 Prof. Ms.Douglas Fernandes

66

VISTA DE UMA REA DE EXPEDIO

Armazm vertical estrutura porta paletes capacidade para 24.500 paletes

67 Prof. Ms.Douglas Fernandes Prof. Ms.Douglas Fernandes

68

17

31/07/2011

Estrutura automatizada para transporte de paletes da rea de armazenagem para linha de produo eletromonovias

69 Prof. Ms.Douglas Fernandes

Prof. Ms.Douglas Fernandes

70

Prof. Ms.Douglas Fernandes

71

Prof. Ms.Douglas Fernandes

72

18

31/07/2011

PERSPECTIVAS DO BSC Balanced Scorecard


FINANAS (perspectiva dos acionistas)

MERCADO (perspectiva da demanda)

DIMENSES DO BALANCED SCORECARD

PROCESSOS INTERNOS (perspectiva da oferta)

INOVAO (perspectiva do aprendizado)

Prof. Ms.Douglas Fernandes

73

Prof. Ms.Douglas Fernandes

74

Perspectivas do BSC voltados a Logstica


PESPECTIVA Financeira INDICADORES GENRICOS DA LOGSTICA capital de giro (R$) receita lquida realizada (R$) custo logstico total (%) ndice de atendimento (Nvel de servio)% pedido perfeito participao no mercado pontualidade nvel de satisfao (n reclamaes) acuracidade de saldos (%) produtividade (resultados/recursos) cobertura mdia global (dias) lead-time de reposio pontualidade dos fornecedores (%) acuracidade dos documentos recebidos (%) acuracidade dos documentos gerados (%) habililades e competncias profissionais n de melhorias implementadas satisfao dos colaboradores faturamento gerado por novos produtos (%)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARNOLD, J. R. Tony. Administrao de materiais: uma introduo. So Paulo: Atlas, 2009. BAILY, Peter J. H. et al. Compras: Princpios e administrao. So Paulo: Atlas, 2010. CHRISTOPHER, Martin. Logstica e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratgias para a reduo de custos e melhorias dos servios. So Paulo: Pioneira, 2002. CHRISTOPHER, Martin. Logstica e gerenciamento da cadeia de suprimentos: criando redes que agregam valor. Traduo Mauro de Campos Silva. So Paulo: Thomson Learning, 2007 DIAS, Marco Aurlio Pereira. Administrao de materiais: uma abordagem logstica. So Paulo: Atlas, 2010

Mercadolgica

Processos Internos

BIBLIOGRAFIA BSICA BOWERSOX, Donald J., Closs, David J. Logstica Empresarial - O Processo de Integrao da Cadeia de Suprimentos. Editora Atlas. So Paulo. 2004 CHOPRA, Sunil. Meindl. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Estratgia, Planejamento e Operao. Pearson Prentice Hall. So Paulo. 2010 HONG, Yuh Ching. Gesto de estoques na cadeia de logstica integrada: supply chain. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2001.

Inovao

Prof. Ms.Douglas Fernandes

75

19

You might also like