You are on page 1of 15

Maro/2011

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Juiz Substituto
Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

Prova Objetiva Seletiva


INSTRUES
- Verifique se este caderno contm 100 questes, numeradas de 1 a 100. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida ao candidato a consulta a qualquer tipo de legislao, smulas e jurisprudncia dos Tribunais, anotaes ou a quaisquer outros materiais. - A durao da prova de 4 horas, para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver o Caderno de Questes e a Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Direito Civil 1. No Direito brasileiro vigora a seguinte regra sobre a repristinao da lei: (A) (B) no se destinando a vigncia temporria, a lei vigorar at que outra a modifique ou revogue. se, antes de entrar em vigor, ocorrer nova publicao da lei, destinada a correo, o prazo para entrar em vigor comear a correr da nova publicao. as correes a texto de lei j em vigor consideram-se lei nova. salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigncia. a lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. 4. Na interpretao do silncio, como manifestao da vontade, correto afirmar que (A) (B) sempre que uma das partes silenciar, quando devesse manifestar, caracteriza-se o consentimento. importa anuncia, quando as circunstncias ou os usos o autorizarem, e no for necessria a declarao de vontade expressa. vigora o adgio quem cala consente, em qualquer circunstncia. o silncio s importar consentimento depois de ratificao expressa. no se admite o silncio como forma de manifestao da vontade, salvo nos casos em que a ratificao tcita prevista em lei.

(C) (D) (E)

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

5.

_________________________________________________________

Consideram-se: I. vlido; II. ineficaz; III. anulvel; IV. nulo, os seguintes negcios jurdicos, respectivamente: (A)

2.

A pessoa jurdica X que tem sede na Capital do Estado e estabelecimento em diversos municpios do interior, em um desses municpios contratou os servios da oficina mecnica Y para manuteno de seus veculos mas no pagou pelos servios prestados. Tendo Y de demandar a devedora no domiclio dela, possvel ajuizar a ao (A) (B) (C) (D) somente na Capital do Estado, porque nela se encontra a sede da devedora. em qualquer comarca, dentro da qual a devedora possua estabelecimento. na comarca a que pertencer o municpio no qual o contrato foi celebrado. apenas na comarca a que pertencer o municpio onde se encontrar o principal estabelecimento da devedora. em qualquer comarca do Estado, de livre escolha do credor, porque o domiclio na Capital estende seus efeitos para todo o limite territorial do Estado.

I. a alienao fiduciria de imvel no Sistema Financeiro Imobilirio (SFI) por instrumento pblico; II. o pacto antenupcial celebrado por instrumento particular se o casamento se lhe seguir; III. o contrato que tenha por objeto herana de pessoa viva; IV. o negcio jurdico celebrado em estado de perigo. I. pacto antenupcial celebrado por instrumento particular se os nubentes no possuirem imveis antes do casamento; II. o contrato que tenha por objeto herana de pessoa viva; III. o negcio jurdico realizado em estado de perigo; IV. a alienao fiduciria de imvel no Sistema de Financiamento Imobilirio (SFI) por instrumento particular. I. o contrato que tenha por objeto herana de pessoa viva, se esta consentir; II. o pacto antenupcial celebrado por instrumento pblico, se no lhe seguir o casamento; III. o negcio jurdico realizado em estado de perigo; IV. a alienao fiduciria de imvel no Sistema de Financiamento Imobilirio (SFI), por instrumento particular. I. a alienao fiduciria de imvel no Sistema de Financiamento Imobilirio (SFI) por instrumento particular; II. o pacto antenupcial celebrado por instrumento pblico, se no lhe seguir o casamento; III. o negcio jurdico realizado em estado de perigo; IV. o contrato que tenha por objeto herana de pessoa viva. I. a alienao fiduciria de imvel no Sistema de Financiamento Imobilirio (SFI) por instrumento pblico; II. o pacto antenupcial celebrado por instrumento particular se o casamento se lhe seguir; III. o contrato que tenha por objeto herana de pessoa viva; IV. o negcio jurdico celebrado em estado de perigo.

(B)

(C)

(E)

_________________________________________________________

3.

Os imveis a seguir mencionados pertencem: Imvel 1 a uma pessoa jurdica de direito privado, mas de que o Estado acionista; Imvel 2 a uma autarquia, onde funciona hospital para atendimento gratuito da populao; Imvel 3 a um loteamento urbano aprovado e registrado, para servir de praa pblica, mas cujo terreno no foi objeto de desapropriao; Imvel 4 ao municpio que o recebeu, por ser a herana vacante, e que permanece sem destinao. Esses imveis so classificados, respectivamente, como bens: (A) (B) particular; pblico de uso especial; pblico de uso comum do povo; pblico dominical. pblico de uso especial; pblico de uso especial; particular por falta de desapropriao; pblico dominical. particular; pblico de uso comum do povo; pblico de uso comum do povo; pblico de uso especial. pblico dominical; pblico de uso especial; particular, por falta de desapropriao mas que se tornar pblico pela usucapio; pblico dominical. particular; pblico de uso especial; particular que s se tornar pblico por desapropriao; pblico dominical. (C) (D) (E) 6. (E) (D)

_________________________________________________________

O pagamento efetuar-se- (A) (B) no domiclio do credor, salvo conveno em contrrio. no local convencionado, mas o pagamento feito reiteradamente em outro local faz presumir renncia do credor relativamente ao previsto no contrato. sempre no domiclio do devedor, salvo, apenas, disposio legal em sentido contrrio. onde melhor atender o interesse do credor, salvo conveno em sentido contrrio. onde for menos oneroso para o devedor, salvo conveno em sentido contrrio.
TJUPE-Juiz Substituto-Prova Objetiva Seletiva

(C) (D)

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 001


7. O motorista Jos, no dia 08 de dezembro de 2005, envolveu-se em acidente de trnsito, do qual resultaram danos em seu veculo e aos ciclistas Pedro e Joo, poca contando 12 (doze) e 16 (dezesseis) anos de idade, respectivamente. No procedimento criminal Jos foi absolvido, transitando em julgado a sentena em 09/06/2006. Jos ajuizou ao indenizatria contra Pedro e Joo, que tm patrimnio prprio, em 17/03/2009. Os rus, em peas distintas, contestaram, alegando que Jos fora culpado no acidente e apresentaram pedido contraposto, na audincia realizada em 12/06/2009, pleiteando indenizao para serem ressarcidos dos prejuzos que tambm sofreram, inclusive mediante compensao se o juiz concluir pela concorrncia de culpas. Foram ouvidas testemunhas e o juiz, de ofcio, reconheceu que as pretenses do autor e dos rus estavam prescritas, porque j decorridos mais de 3 (trs) anos desde o acidente, sendo este o prazo estabelecido no artigo 206, o 3 , V, do Cdigo Civil. A sentena (A) (B) (C) parcialmente correta, porque a prescrio s atingiu as pretenses de Jos e de Joo. correta tanto em relao ao autor como aos rus. incorreta, porque a prescrio no atingiu as pretenses do autor nem dos rus, vista de circunstncias que obstam o curso do prazo prescricional. incorreta, porque o Juiz no pode, de ofcio, reconhecer a prescrio. parcialmente correta, porque a prescrio atingiu a pretenso do autor, mas no atinge o pedido contraposto, porque se caracteriza como exceo. 10. Sobre o contrato de compra e venda analise os itens abaixo:

I. Transfere o domnio da coisa mediante o pagamento de certo preo em dinheiro, independente de tradio.

II. No pode ter por objeto coisa futura. III. anulvel a venda de ascendente a descendente,
salvo se os outros descendentes e o cnjuge do alienante expressamente houverem consentido.

IV. lcita a compra e venda entre cnjuge, com relao a bens excludos da comunho.

V. Na venda ad corpus, presume-se que a referncia


s dimenses foi simplesmente enunciativa, quando a diferena encontrada no exceder de um vigsimo da rea total enunciada. Est correto APENAS o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

I, II e III. I, III e V. II, III e IV. II, IV e V. III, IV e V.

11.

(D) (E)

_________________________________________________________

8.

Sendo a obrigao indivisvel e conjunta ou existindo solidariedade passiva em obrigao divisvel, o credor (A) pode cobrar a dvida toda apenas de cada um dos devedores da obrigao indivisvel, embora seja ela conjunta, mas no pode cobrar a dvida toda apenas de um dos devedores solidrios, se a obrigao deles divisvel. pode cobrar a dvida toda de apenas um dos devedores solidrios, mas no pode cobrar integralmente a dvida de apenas um dos devedores se a obrigao conjunta ainda que indivisvel. pode, em ambos os casos, cobrar a dvida toda de qualquer dos devedores. no pode o credor em nenhum desses dois casos cobrar a dvida toda de apenas um dos devedores. ter de demandar, em ambos os casos, todos os devedores, mas ter direito de receber apenas de um deles.

(B)

Em um naufrgio, comprovadamente ocasionado pelo excesso de peso na embarcao permitido por Pedro, seu condutor, faleceram este e 3 (trs) dos 5 (cinco) passageiros. Joaquim, um dos passageiros sobreviventes, para se salvar retirou o equipamento salva-vida que Pedro utilizava. O outro passageiro sobrevivente Antonio retirou tambm do passageiro Jos o equipamento salva-vida que este utilizava, razo pela qual veio a falecer. O cnjuge de Pedro move contra Joaquim ao de indenizao por dano moral e os filhos menores de Jos movem ao de indenizao por danos morais e materiais contra Antonio. A indenizao (A) devida em ambos os casos, porque, embora o estado de necessidade exclua a ilicitude do ato, no exime o causador do dano de ressarcir os prejuzos. (B) no devida em nenhum dos dois casos, porque o estado de necessidade exclui a ilicitude do ato. (C) devida, por Antonio, aos filhos de Jos, e Antonio pode cobrar do esplio de Pedro o que vier a despender, mas no devida a indenizao ao cnjuge de Pedro. (D)

(C) (D) (E)

devida por Antonio aos filhos de Jos, e Antonio no tem direito de cobrar do esplio de Pedro o que despender, mas no devida a indenizao ao cnjuge de Pedro. (E) devida pela metade em ambos os casos, porque admitida, na responsabilidade civil, a compensao de culpas. _________________________________________________________ 12. O possuidor, objetivando adquirir um imvel pela usucapio extraordinria, para atingir o prazo exigido por lei, (A) pode acrescentar sua posse a dos seus antecessores, facultativamente na sucesso singular, sendo que isto se d, de pleno direito, na sucesso universal. (B) no pode acrescentar sua posse a dos seus antecessores, seja a sucesso a ttulo singular, seja universal. (C) acrescer de pleno direito sua posse apenas a de seus antecessores a ttulo universal, mas em nenhuma hiptese a de seus antecessores a ttulo singular. (D) pode acrescentar sua posse apenas a de seus antecessores a ttulo singular. (E) pode acrescentar sua posse a dos seus antecessores facultativamente na sucesso a ttulo universal e de pleno direito na sucesso a ttulo singular. 3

_________________________________________________________

9.

Indo-se mais adiante, aventa-se a idia de que entre o credor e o devedor necessria a colaborao, um ajudando o outro na execuo do contrato. A tanto, evidentemente, no se pode chegar, dada a contraposio de interesses, mas certo que a conduta, tanto de um como de outro, subordina-se a regras que visam a impedir dificulte uma parte a ao da outra.
(Contratos, p. 43, 26a edio, Forense, 2008, Coordenador: Edvaldo Brito, Atualizadores: Antonio Junqueira de Azevedo e Francisco Paulo de Crescenzo Marino).

Pode-se identificar o texto acima com o seguinte princpio aplicvel aos contratos: (A) (B) (C) (D) (E) da intangibilidade. do consensualismo. da fora obrigatria. da boa-f. da relatividade das obrigaes pactuadas.

TJUPE-Juiz Substituto-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 001


13. O direito prestao de alimentos obedece s seguintes regras: 16. Direito Processual Civil correto afirmar que (A) o princpio da eventualidade concerne aos limites do pedido inicial formulado. a coerncia dos argumentos expostos caracteriza o princpio da congruncia ou adstrio. o princpio isonmico previsto processualmente meramente formal e abstrato, ao contrrio de igual princpio constitucional. o princpio da iniciativa da parte rege o processo civil, no comportando excees. possvel ao juiz, por sua prpria iniciativa, determinar as provas que entender necessrias instruo do processo, indeferindo diligncias inteis ou meramente procrastinatrias.

I. recproco entre pais e filhos e extensivo a todos


os ascendentes, recaindo a obrigao nos mais prximos em grau, uns em falta de outros.

II. Na falta de ascendentes e de descendentes, cabe a


obrigao aos irmos germanos, mas no aos unilaterais, salvo se apenas unilaterais houver.

(B)

(C)

III. Se o parente, que deve alimentos em primeiro lugar, no estiver em condies de suportar totalmente o encargo, sero chamados a concorrer os de grau imediato. (D)

IV. Na falta dos ascendentes, cabe a obrigao aos


descendentes, independentemente da ordem de sucesso. (E)

V. Sendo vrias as pessoas obrigadas a prestar alimentos, todas devem concorrer na proporo dos respectivos recursos, e, intentada ao contra uma delas, podero as demais ser chamadas a integrar a lide. Esto corretas APENAS (A) (B) (C) (D) (E) 14.

_________________________________________________________

17.

Quanto competncia, correto afirmar: (A) Argi-se por meio de exceo a incompetncia absoluta. No pode suscitar conflito a parte que, no processo, ofereceu exceo de incompetncia. Declarada a incompetncia absoluta, sempre se extinguir o processo sem resoluo do mrito. Em razo da matria e da hierarquia, a competncia derrogvel pela conveno das partes. O foro contratual personalssimo, no obrigando os herdeiros e sucessores das partes.

I, II e III. I, III e V. I, IV e V. II, III e IV. III, IV e V.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(D)

Sendo o casamento realizado sob o regime da comunho parcial de bens, entram na comunho aqueles adquiridos na constncia da sociedade conjugal, (A) (B) (C) apenas a ttulo oneroso por ambos os cnjuges. considerados instrumentos de profisso pertencentes a cada um dos cnjuges. pela herana recebida por qualquer dos cnjuges, salvo clusula testamentria impondo incomunicabilidade. por doao a qualquer dos cnjuges. por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou despesa anterior.

(E)

_________________________________________________________

18.

correto afirmar: (A) Verificando o juiz que a petio inicial no preenche os requisitos legais, ou que apresenta defeitos e irregularidades que possam dificultar o julgamento de mrito, dever o juiz indeferi-la de imediato. Sendo a matria controvertida unicamente de direito, se no juzo j houver sido proferida sentena de total procedncia em casos idnticos, poder ser dispensada a citao e proferida sentena que reproduza o teor da anteriormente prolatada. Ordenada a citao do ru, para responder ao pedido inicial, do mandado constar que, no sendo contestada a ao, presumir-se-o aceitos pelo ru, como verdadeiros, os fatos e o direito alegados pelo autor. O pedido deve ser sempre certo ou determinado. Consistindo a obrigao em prestaes peridicas, considerar-se-o elas includas no pedido, independentemente de declarao expressa do autor.

(D) (E)

(B)

_________________________________________________________

15.

Na sucesso legtima (A) (B) os filhos sucedem por cabea e os outros descendentes apenas por estirpe. em falta de descendentes e ascendentes, ser deferida a sucesso por inteiro ao cnjuge sobrevivente, apenas se casado sob o regime da comunho universal ou parcial de bens. sendo chamados a suceder os colaterais, na falta de irmos sucedero os tios e no os havendo os filhos dos irmos. em falta de descendente e ascendente, ser deferida a sucesso por inteiro ao cnjuge sobrevivente, mesmo que casado tiver sido sob o regime da separao obrigatria de bens. na classe dos ascendentes no h excluso por grau, todos sendo aquinhoados em igualdade.

(C)

(D) (E)

(C)

_________________________________________________________

19.

Demandado sozinho para responder pela totalidade da dvida, poder o devedor solidrio utilizar-se do instituto (A) (B) (C) (D) (E) da denunciao da lide. da oposio. do chamamento ao processo. da assistncia litisconsorcial. da nomeao autoria.
TJUPE-Juiz Substituto-Prova Objetiva Seletiva

(D)

(E) 4

Caderno de Prova A01, Tipo 001


20. No tocante s nulidades processuais, INCORRETO afirmar: (A) Sob pena de precluso, a nulidade dos atos processuais deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber parte manifestar-se nos autos, mesmo quando deva o juiz decret-la de ofcio. Em ao na qual haja interesse de incapaz, a no interveno do Ministrio Pblico acarreta a nulidade do processo. Pelo princpio da instrumentalidade das formas, realizado o ato processual de modo diverso ao previsto em lei, sem nulidade estabelecida, o juiz ter tal ato como vlido se alcanar sua finalidade. Ao pronunciar a nulidade, o juiz declarar os atos atingidos, ordenando as providncias necessrias para que sejam repetidos ou retificados. So nulas as citaes e intimaes, quando feitas sem observncia das prescries legais. 24. No tocante liquidao, correto afirmar que (A) (B) de sua deciso caber apelao. quando esta se der por artigos, haver necessidade de alegar e provar fato novo para determinar o valor da condenao. sempre necessria, quando haja condenao em pecnia. defensvel que nela se discuta novamente a lide ou que se modifique a sentena que a julgou. seu requerimento pressupe a formao anterior e necessria de coisa julgada.

(B)

(C) (D) (E)

(C)

_________________________________________________________

(D)

25.

Em relao coisa julgada, correto afirmar: (A) (B) forma-se pela verdade dos fatos, desde que estabelecida como fundamento da sentena. se ocorreu precluso, pode-se discutir no curso do processo as questes j decididas, desde que em Primeira Instncia. uma vez formada, com resoluo de mrito, ter-se-o como deduzidas e repelidas todas as alegaes e defesas, que a parte poderia opor tanto ao acolhimento como rejeio do pedido. a resoluo da questo prejudicial no a forma em nenhum caso. o julgamento da relao jurdica continuativa, da qual sobreveio modificao no estado de fato ou de direito, imutvel pela formao de coisa julgada material.

(E)

_________________________________________________________

21.

Em relao aos recursos no processo civil, (A) (B) a insuficincia no valor do preparo recursal implicar desero imediata. o recorrente pode desistir do recurso, desde que com a anuncia do recorrido ou dos litisconsortes necessrios. o no conhecimento do recurso principal no tem influncia em relao ao recurso adesivo, que nesse ponto torna-se autnomo. com exceo dos embargos de declarao, o prazo para recorrer no processo civil ser sempre de quinze dias. a renncia ao direito de recorrer independe da aceitao da outra parte.

(C)

(D) (E)

(C)

(D)

_________________________________________________________

26.

correto afirmar que (A) caber liminar em ao de despejo, ao trmino do prazo da locao no residencial, se proposta ao em at trinta dias do termo ou do cumprimento de notificao comunicando a inteno da retomada. a sentena proferida na ao de alimentos forma coisa julgada material, por isso possibilitando a reviso do valor fixado. a ao de imisso na posse segue o rito ordinrio e tem natureza possessria. no encontrado o bem alienado fiduciariamente, o credor hipotecrio poder requerer a converso do pedido de busca e apreenso em ao de depsito, que sujeitar o devedor fiduciante priso civil. a obrigao de fazer constante da ao respectiva pode converter-se em perdas e danos por iniciativa e escolha do ru.

(E)

_________________________________________________________

22.

So ttulos executivos extrajudiciais, EXCETO (A) (B) (C) (D) o contrato de abertura de crdito, desde que acompanhado de extrato da conta-corrente. a letra de cmbio, a nota promissria, a duplicata, a debnture e o cheque. o crdito decorrente de foro e laudmio. o crdito, documentalmente comprovado, decorrente de aluguel de imvel, bem como de encargos acessrios, tais como taxas e despesas de condomnio. os contratos garantidos por hipoteca, penhor, anticrese e cauo, bem como os de seguro de vida. 27.

(B)

(C) (D)

(E)

(E)

__________________________________________________________________________________________________________________

23.

Os embargos do devedor (A) (B) (C) (D) referem-se defesa a ser oferecida no cumprimento de sentena. sero oferecidos no prazo de quinze dias, contados da data da citao do devedor. se opostos quando garantido o Juzo, como regra sero recebidos no duplo efeito. sero rejeitados liminarmente quando intempestivos, quando inepta a petio inicial ou quando manifestamente protelatrios. recebidos com efeito suspensivo, no impediro a efetivao dos atos de penhora, avaliao e alienao dos bens.

Ocorrendo a revelia, (A) poder o autor alterar o pedido, ou a causa de pedir, bem como demandar declarao incidente, independentemente de nova citao do ru. poder o ru intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontrar. reputar-se-o verdadeiros, de modo absoluto, os fatos afirmados pelo autor. no poder o ru participar da audincia de instruo e julgamento que venha a ser designada. dever o juiz, necessariamente, julgar o processo antecipadamente, dada a veracidade presumida dos fatos alegados pelo autor. 5

(B) (C) (D) (E)

(E)

TJUPE-Juiz Substituto-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Direito do Consumidor 28. Na hiptese de dano causado ao consumidor por defeito de fabricao de veculo importado, a responsabilidade pela sua reparao (A) (B) (C) (D) (E) 29. depende da existncia de culpa. do comerciante, em primeira inteno. exclusiva do importador do veculo. do fabricante estrangeiro e do importador nacional em carter solidrio. exclusiva do fabricante estrangeiro. 34. (D) (E) 33. A prescrio da pretenso relativa reparao dos danos causados pelo fato do produto ou do servio (A) (B) (C) consuma-se no prazo de noventa dias contados do respectivo fornecimento. consuma-se no prazo de cinco anos contados do conhecimento do dano. consuma-se no prazo de cinco anos contados do momento em que ficar evidenciado o defeito. no ocorre. depende de prvia reclamao formulada pelo consumidor.

__________________________________________________________________________________________________________________

Constatado vcio no funcionamento de produto durvel (geladeira), sessenta dias aps sua aquisio, o consumidor (A) (B) (C) (D) no poder exigir o saneamento do vcio. poder exigir saneamento do vcio, no prazo mximo de trinta dias. poder exigir, imediatamente, a substituio do produto por outro da mesma espcie. poder exigir, imediatamente, a substituio do produto por outro, ainda que de espcie, marca ou modelo diversos. poder exigir, imediatamente, a substituio do produto, a restituio da quantia paga ou o abatimento do preo.

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou servio e pleitear a devoluo dos valores pagos, quando (A) (B) (C) (D) (E) se tratar de produtos durveis. se tratar de produtos industrializados. tiver efetivado o pagamento vista. tiver notificado previamente o respectivo fornecedor. o respectivo contrato tiver sido celebrado fora do estabelecimento fornecedor, especialmente pela internet.

(E)

_________________________________________________________

35.

_________________________________________________________

30.

Na supervenincia de vcio de qualidade do produto, o consumidor poder fazer uso imediato dos seus direitos reparatrios sempre que (A) (B) (C) (D) (E) tiver adquirido o produto mediante pagamento vista. o fornecedor abrir mo do direito e proceder ao saneamento do vcio. o produto, por ser essencial, no comportar saneamento. no tiver decorrido o prazo mximo de trinta dias. no tiver decorrido o prazo mximo de noventa dias.

No fornecimento de servios, a responsabilidade pela reparao dos danos causados aos usurios, depende da demonstrao de culpa dos (A) (B) (C) (D) (E) prestadores de servios em geral. caminhoneiros em autoestrada. profissionais liberais. prepostos de pessoas jurdicas de direito privado. servidores pblicos. Direito da Criana e do Adolescente

_________________________________________________________

36.

Considere as seguintes afirmaes:

I. O Estado assegurar ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, desde que a criana se encontre na idade prpria.

_________________________________________________________

II. Ser oferecido o ensino fundamental pelo Poder


Pblico, cuja omisso ou oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

31.

Dentre os direitos bsicos assegurados pela Teoria Geral do Direito abaixo discriminados NO se aplica s relaes de consumo a regra (A) (B) (C) (D) (E) do pacta sunt servanda. da inverso do nus da prova. da continuidade dos servios essenciais prestados pelo Poder Pblico. da verossimilhana das alegaes do consumidor. da desconsiderao da personalidade jurdica.

III. Os dirigentes de estabelecimento de ensino fundamental comunicaro ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos e os de elevados nveis de repetncia.

IV. O atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia se dar preferencialmente em estabelecimentos tambm especializados fora da rede regular de ensino.

_________________________________________________________

V. No processo educacional respeitar-se-o os valores


culturais, artsticos e histricos prprios do contexto social da criana. Para assegurar o direito educao da criana so corretas as afirmaes (A) (B) (C) (D) (E)

32.

Uma mensagem publicitria considera-se abusiva quando (A) (B) (C) (D) (E) tiver finalidade ideolgica ou poltica. induzir em erro o consumidor. deixar de informar o consumidor sobre dado essencial do produto ou servio. for patrocinada pelo Poder Pblico. desrespeitar valores ambientais.

I, II e III. I, III e V. II, III e IV. II, III e V. III, IV e V.


TJUPE-Juiz Substituto-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 001


37. O direito a proteo vida e sade, permitindo o crescimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso da criana, compreende (A) a prestao de condies adequadas ao aleitamento materno, salvo se a me estiver submetida a medida privativa de liberdade, devendo a criana nesse caso ser encaminhada necessariamente a uma famlia substituta. (B) (C) seu atendimento em qualquer hospital da rede pblica ou particular, s expensas do Estado. o atendimento pr e perinatal da gestante pelo Poder Pblico apenas se no tiver condies de arcar com as despesas em clnicas ou hospitais particulares. o encaminhamento da gestante aos diferentes nveis de atendimento mdico independentemente de qualquer critrio de regionalizao estabelecido pelo Sistema nico de Sade. o encaminhamento da gestante aos diferentes nveis de atendimento segundo critrios mdicos especficos, obedecendo-se aos princpios da regionalizao e hierarquizao do Sistema nico de Sade. Direito Penal 41. Nos chamados crimes de mo prpria, (A) (B) (C) (D) (E) 42. incabvel o concurso de pessoas. admissvel apenas a participao. admissvel a coautoria e a participao material. incabvel a participao moral. admissvel apenas a coautoria.

_________________________________________________________

No tocante s penas privativas de liberdade, (A) possvel a fixao do regime fechado para cumprimento de pena de deteno, se reincidente o condenado e a agravante decorrer da prtica da mesma infrao. inadmissvel a adoo do regime prisional semiaberto ao reincidente condenado a pena igual ou inferior a quatro anos, ainda que favorveis as circunstncias judiciais. a prtica de falta grave no interrompe o prazo para obteno de livramento condicional, segundo posio do Superior Tribunal de Justia. incabvel a determinao de exame criminolgico para anlise de pedido de progresso, mesmo que motivada a deciso, consoante entendimento dos Tribunais Superiores. a gravidade abstrata do delito permite o estabelecimento de regime mais gravoso do que o cabvel em razo da sano imposta, conforme jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia.

(D)

(B)

(E)

(C)

_________________________________________________________

38.

Na colocao da criana ou adolescente em famlia substituta, observar-se- a seguinte regra: (A) a guarda obriga prestao de assistncia material, moral e educacional criana ou adolescente, mas no confere a seu detentor o direito de opor-se aos pais. (B) no ser aceita a nomeao de tutor por testamento, uma vez que se trata de ato privativo do Juiz, ouvido o Ministrio Pblico. tratando-se de maior de 12 (doze) anos de idade, ser necessrio seu consentimento, colhido em audincia. podem adotar os ascendentes e os irmos do adotando, desde que o adotante tenha mais de 21 (vinte e um) anos e seja, pelo menos, 16 (dezesseis) anos mais velho do que o adotando. no se admitem organismos estrangeiros encarregados de intermediar pedidos de habilitao adoo internacional.

(D)

(E)

(C)

_________________________________________________________

43.

A pena de prestao pecuniria (A) (B) (C) (D) (E) sempre incabvel para o condenado reincidente. deve ser fixada em dias-multa. s pode ser estabelecida em favor da vtima ou de seus dependentes. autnoma e, nos crimes culposos, substitui a privativa de liberdade no superior a quatro anos. pode consistir em prestao de outra natureza, se houver aceitao do beneficirio.

(D)

(E)

_________________________________________________________

39.

A medida socioeducativa de internao (A) no pode exceder a 3 (trs) meses no caso de descumprimento reiterado e injustificvel da medida anteriormente imposta. (B) cabvel no caso de reiterao no cometimento de outras infraes, independentemente de sua natureza. no admite a realizao de atividades externas. no permite a suspenso temporria de visitas. deve ser reavaliada, mediante deciso fundamentada, no mximo a cada 3 (trs) meses.

_________________________________________________________

44.

Na aplicao da pena, (A) pode o juiz limitar-se a uma s diminuio se, no caso, concorrerem as causas de diminuio da tentativa e da semi-imputabilidade do agente. possvel a utilizao de inquritos policiais e aes penais em curso para agravar a pena-base, segundo entendimento sumulado do Superior Tribunal de Justia. o aumento pelo crime continuado deve preceder a diminuio pela confisso espontnea. admissvel o reconhecimento de atenuante em razo de circunstncia relevante, posterior ao crime, embora no prevista expressamente em lei. a reincidncia pode ser considerada como circunstncia agravante e, simultaneamente, como circunstncia judicial, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justia. 7

(C) (D) (E)

(B)

_________________________________________________________

40.

No que concerne aos crimes praticados contra a criana e o o adolescente, estabelecidos na Lei n 8.069/90, correto afirmar que (A) no se aplicam as normas da Parte Geral do Cdigo Penal. (B) (C) (D) (E) so tipificadas apenas condutas comissivas. no h previso de delito culposo. so de ao pblica incondicionada. so sempre apenados com recluso.

(C) (D)

(E)

TJUPE-Juiz Substituto-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 001


45. Em matria de extino da punibilidade, possvel assegurar que (A) as causas de aumento ou de diminuio, com exceo do concurso material, do concurso formal e do crime continuado, devem ser computadas no prazo prescricional. as medidas de segurana no se sujeitam prescrio. a reincidncia no interfere na prescrio da pretenso executria. a prescrio admite interrupo, mas no suspenso. admissvel pela prescrio da pretenso punitiva com fundamento em pena hipottica, independentemente da existncia ou sorte do processo penal, segundo smula do Superior Tribunal de Justia. (C) (D) (E) 50. No que concerne aos crimes hediondos e equiparados, correto afirmar que (A) os condenados por crime de tortura, em qualquer modalidade, devero iniciar o cumprimento da pena em regime fechado. a progresso de regime dar-se- aps o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado for primrio, e de 2/3 (dois teros), se reincidente especfico em crime da mesma natureza. o livramento condicional poder ser concedido aps o cumprimento de 3/5 (trs quintos) da pena. entre eles no se inclui o estupro de vulnervel e o homicdio simples. no pode ser classificado como de tal natureza a

(B) (C) (D) (E)

(B)

extorso qualificada pela leso grave. _________________________________________________________ _________________________________________________________ 46. No crime de leso corporal praticado no contexto de vioo lncia domstica (art. 129, 9 , do Cdigo Penal), (A) (B) (C) (D) (E) o sujeito passivo sempre a mulher. necessrio que a vtima conviva com o agente. no incide a agravante de o crime ser cometido contra cnjuge, se a ofendida casada com o autor. a pena aumentada de 1/6 (um sexto) se o crime for cometido contra pessoa portadora de deficincia. no basta que se prevalea o agente de relao de hospitalidade. (C) (D) 51. A suspenso condicional do processo prevista no art. 89 o da Lei n 9.099/95 (A) (B) aplicvel to-somente s infraes de menor potencial ofensivo. cabvel na desclassificao do crime e na procedncia parcial da pretenso punitiva, segundo entendimento sumulado do Superior Tribunal de Justia. exige necessariamente a reparao do dano. cabvel no crime continuado, ainda que a soma da pena mnima da infrao mais grave com o aumento mnimo de um sexto seja superior a um ano, conforme smula do Supremo Tribunal Federal. conduz absolvio se expirado o prazo sem revogao.

_________________________________________________________

47.

De acordo com entendimento sumulado do Superior Tribunal de Justia, o aumento na terceira fase de aplicao da pena no crime de roubo circunstanciado exige fundamentao concreta e no pode decorrer unicamente da indicao (A) (B) (C) (D) (E) da gravidade abstrata do delito. da circunstncia de o acusado responder a outras aes penais. da reincidncia do ru. da consumao ou no do delito. do nmero de majorantes.

(E)

_________________________________________________________

52.

O crime de associao para o trfico (A) (B) exige o concurso de mais de trs pessoas. permite a concesso do livramento condicional aps o cumprimento de 1/3 (um tero) da pena, se primrio o condenado, ou de 1/2 (metade), se reincidente em crime doloso. admite a reduo da pena de 1/6 (um sexto) a 2/3 (dois teros), desde que o agente seja primrio, de bons antecedentes, no se dedique s atividades criminosas nem integre organizao criminosa. admite reduo da pena em caso de semi-imputabilidade do acusado. no se configura no caso de associao para o custeio de trfico por terceiros. Direito Processual Penal

_________________________________________________________

48.

Nos crimes contra a liberdade sexual, NO constitui causa de aumento da pena a circunstncia de (A) (B) (C) (D) (E) resultar gravidez. o agente ser casado. o agente ser empregador da vtima. o crime ser cometido com concurso de duas ou mais pessoas. o agente transmitir doena sexualmente transmissvel de que sabe ser portador.

(C)

(D) (E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

49.

Podem obter autorizao para sada temporria os (A) (B) (C) (D) (E) condenados que cumpram pena em regime semiaberto. presos provisrios e os condenados que cumpram pena em regime fechado ou semiaberto. presos provisrios e os condenados que cumpram pena em regime semiaberto. condenados que cumpram pena em regime fechado ou semiaberto. presos provisrios e os condenados que cumpram pena em regime aberto.

53.

Se o crime for de alada privada, a instaurao de inqurito policial (A) (B) (C) (D) (E) no interrompe o prazo para o oferecimento de queixa. indispensvel para a propositura da ao penal. constitui causa de interrupo da prescrio. suspende o prazo para o oferecimento de queixa. no pode ocorrer de ofcio, admitindo-se, porm, requisio da autoridade judiciria.
TJUPE-Juiz Substituto-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 001


54. No tocante prova, o juiz (A) formar sua convico pela livre apreciao da produzida nos autos, sem qualquer restrio. poder, de ofcio, ordenar a produo antecipada de provas consideradas urgentes e relevantes, mas apenas depois de iniciada a ao penal. formar sua convico pela livre apreciao da produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso em provas cautelares, no repetveis e antecipadas. observar a necessidade, adequao e proporcionalidade da produo antecipada de provas, mesmo antes de iniciada a ao penal. no poder determinar, de ofcio, no curso da instruo, a realizao de diligncias para dirimir dvida sobre ponto relevante. 58. No procedimento sumarssimo da Lei n 9.099/95, que trata das infraes penais de menor potencial ofensivo, (A) no encontrado o acusado para citao pessoal, a competncia no se desloca para o juzo comum. so cabveis embargos de declarao e, quando opostos contra sentena, suspendem o prazo para o recurso. o interrogatrio anterior inquirio das testemunhas. a sentena deve conter relatrio, motivao e parte decisria. a competncia determinada pelo domiclio do autor do fato.
o

(B)

(B)

(C)

(C)

(D) (D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

59.

O Juiz, ao proferir a sentena condenatria, (A) no precisa fundamentar a manuteno de priso cautelar decretada no curso do feito. pode decretar a priso preventiva e condicionar o recebimento de apelao ao recolhimento do acusado priso. no pode obstar o apelo em liberdade com fulcro apenas na reincidncia e m antecedncia do acusado. no pode condicionar o recebimento de apelao ao recolhimento do acusado priso, mas o conhecimento do recurso pelo Tribunal depende da efetivao da segregao cautelar. no pode decretar a priso preventiva se reconhecer a primariedade do acusado.

_________________________________________________________

55.

A citao (A) admissvel por hora certa, estabelecendo a legislao processual penal forma especfica e determinada. do ru preso dispensvel, bastando a requisio. procedida por edital de ru preso em outra unidade da federao nula, segundo entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal. procedida pessoalmente no conduz suspenso do processo se o ru deixar de comparecer a algum ato. (E) (E) inadmissvel por carta precatria. 60. (B)

(B) (C)

(C)

(D)

(D)

__________________________________________________________________________________________________________________

56.

Na resposta acusao, o ru (A) pode arrolar testemunhas e oferecer documentos, mas no arguir prescrio. pode suscitar nulidade e excludente da ilicitude. no pode suscitar a atipicidade do fato, embora possa especificar as provas pretendidas. pode arguir preliminares, mas no causa de extino da punibilidade.

Cabe recurso em sentido estrito contra a deciso que (A) (B) (C) (D) (E) julgar procedente a exceo de suspeio. impronunciar o ru. negar o livramento condicional. decidir sobre unificao de penas. denegar a apelao.

(B) (C)

_________________________________________________________

(D)

Direito Constitucional 61. Considerada a disciplina constitucional e a respectiva regulamentao legal da ao direta de inconstitucionalidade por omisso, INCORRETO afirmar que (A) pode ser proposta pelos legitimados propositura da ao direta de inconstitucionalidade e da ao declaratria de constitucionalidade. no admite desistncia. no admite medida cautelar. cabe agravo da deciso que indeferir a petio inicial. em caso de omisso imputvel a rgo administrativo, as providncias devero ser adotadas no prazo de 30 (trinta) dias, ou em prazo razovel a ser estipulado excepcionalmente pelo Supremo Tribunal Federal, tendo em vista as circunstncias especficas do caso e o interesse pblico envolvido. 9

(E) 57.

no pode suscitar decadncia ou abolitio criminis.

_________________________________________________________

cabvel a absolvio sumria no procedimento do jri quando (A) no houver prova suficiente de ser o acusado o autor ou partcipe do fato. verificada a atipicidade do fato e demonstrada qualquer causa de iseno de pena. no houver prova suficiente da existncia do fato. reconhecida a inimputabilidade do acusado por doena mental, ainda que esta no tenha sido a nica tese defensiva. verificada excludente da ilicitude ou, em certos casos, da culpabilidade.

(B) (C) (D)

(B)

(C) (D)

(E)

(E)

TJUPE-Juiz Substituto-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 001


62. Sobre os direitos e garantias fundamentais na Constituio brasileira de 1988 correto afirmar: (A) inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo por ordem judicial e para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. No caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior pelo uso e eventual dano. A pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva. O mandado de segurana coletivo pode se impetrado por partido poltico com ou sem representao no Congresso Nacional. So gratuitos, para os brasileiros, o registro civil de nascimento e a certido de bito. 65. Segundo a Constituio do Estado de Pernambuco, so leis complementares as que disponham sobre normas gerais referentes s matrias abaixo indicadas, EXCETO (A) (B) (C) (D) (E) organizao do Ministrio Pblico. Procuradoria-Geral do Estado. Defensoria Pblica. aos servidores pblicos do Estado. ao Plano Estadual de Meio Ambiente. Direito Eleitoral 66. Sobre o sistema eleitoral brasileiro, no que se refere representao proporcional, correto afirmar: (A) A deliberao sobre coligao caber Conveno Nacional de cada Partido, quando se tratar de eleio para a Cmara dos Deputados. (B) S podero concorrer distribuio dos lugares os Partidos e coligaes que tiverem obtido quociente eleitoral, inclusive quando do preenchimento dos lugares no preenchidos com a aplicao dos quocientes partidrios, salvo quando nenhum Partido ou coligao alcanar o quociente eleitoral, hiptese em que sero considerados eleitos, at serem preenchidos todos os lugares, os candidatos mais votados. (C) Determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o nmero de votos vlidos apurados (a includos os votos em branco) pelo de lugares a preencher em cada circunscrio eleitoral. Na ocorrncia de vaga, no havendo suplente para preench-la, far-se- eleio, salvo se faltarem menos de doze meses para findar o perodo de mandato. Em caso de empate, haver-se- por eleito o candidato mais jovem.

(B)

_________________________________________________________

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

63.

A Constituio de 1988, no que se refere organizao federativa aplicada aos Municpios, dispe que (A) eleio do Prefeito e do Vice-Prefeito, em se tratando de Municpio com mais de duzentos mil habitantes, aplicam-se as normas relativas s eleies em dois turnos. o pleno ou rgo especial do Tribunal de Justia tem competncia privativa para julgar o Prefeito. compete ao Municpio criar, organizar e suprimir distritos, observado o respectivo plano diretor, independentemente da legislao estadual. compete ao Municpio organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, os servios pblicos de interesse local, includo o de transporte coletivo, que tem carter essencial. a criao de Tribunais, Conselhos ou rgos de Contas Municipais permitida s Constituies estaduais, mas no s leis orgnicas municipais.

(D)

(B) (C)

(E)

_________________________________________________________

(D)

67.

(E)

_________________________________________________________

64.

A disciplina constitucional das imunidades parlamentares e a sua respectiva compreenso jurisprudencial permitem afirmar: (A) A inviolabilidade parlamentar no se estende ao congressista quando, na condio de candidato a qualquer cargo eletivo, vem a ofender, moralmente, a honra de terceira pessoa, inclusive a de outros candidatos, em pronunciamento motivado por finalidade exclusivamente eleitoral, que no guarda qualquer conexo com o exerccio das funes congressuais. Desde a proclamao do resultado das eleies, os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel. Os Deputados e Senadores, desde a proclamao do resultado das eleies, sero submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. A incorporao s Foras Armadas de Deputados e Senadores, embora militares, depender de prvia licena da Casa respectiva, salvo em tempo de guerra. As imunidades de Deputados ou Senadores subsistiro durante o estado de stio, s podendo ser suspensas mediante o voto de trs quintos dos membros da Casa respectiva.

Considere as seguintes afirmaes sobre impugnaes perante as Juntas Eleitorais e assinale a INCORRETA. (A) medida que os votos so apurados, os fiscais e delegados de partido, assim como os candidatos, podem apresentar impugnaes que sero decididas de plano pela Junta. (B) As Juntas decidem por maioria de votos as impugnaes. (C) No admitido recurso contra a apurao quando no tiver havido impugnao perante a Junta, no ato da apurao, contra as nulidades arguidas. (D) Das decises da Junta cabe recurso imediato, interposto verbalmente ou por escrito, que deve ser fundamentado no prazo de vinte e quatro horas para que tenha seguimento. (E) Resolvidas as impugnaes, a Junta passa a apurar os votos. A propaganda (A) de candidatos a cargos eletivos somente permitida aps o registro da respectiva candidatura junto Justia Eleitoral. (B) poltica mediante radiodifuso, televiso, comcios ou reunies pblicas, qualquer que seja, vedada desde setenta e duas horas antes at vinte e quatro horas depois da eleio. (C) de instigao desobedincia coletiva ao cumprimento da lei de ordem pblica permitida. (D) partidria ou eleitoral, em recinto aberto, depende de licena da polcia. (E) partidria que implique oferecimento, promessa ou solicitao de dinheiro, ddiva, rifa, sorteio ou vantagem de qualquer natureza no ser tolerada.
TJUPE-Juiz Substituto-Prova Objetiva Seletiva

_________________________________________________________

68.

(B)

(C)

(D)

(E)

10

Caderno de Prova A01, Tipo 001


69. crime eleitoral apenado com recluso (A) (B) (C) (D) (E) induzir algum a se inscrever eleitor com infrao de qualquer dispositivo do Cdigo Eleitoral. reter ttulo eleitoral contra a vontade do eleitor. promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais. impedir ou embaraar o exerccio do sufrgio. valer-se o servidor pblico da sua autoridade para coagir algum a votar ou no votar em determinado candidato ou partido. (C) (B) 73. Em relao ao protesto de ttulos, correto afirmar: (A) O protesto ser tirado por falta de pagamento, de aceite ou de devoluo, s podendo ser efetuado o protesto por falta de aceite antes do vencimento da obrigao e aps o decurso do prazo legal para o aceite ou a devoluo. Em nenhum caso sero protestados ttulos e outros documentos de dvida em moeda estrangeira, emitidos fora do Brasil. Todos os ttulos sero examinados pelo tabelio de protesto em seus caracteres formais, inclusive quanto ocorrncia de prescrio ou caducidade, s tendo curso se no apresentarem vcios. Quando a intimao do devedor for efetivada excepcionalmente no ltimo dia do prazo ou alm dele, por motivo de fora maior, o protesto ser tirado antecipadamente. O protesto ato personalssimo, devendo sua intimao ocorrer sempre na figura do devedor e defesa a intimao por edital.

_________________________________________________________

70.

NO nula a votao quando (A) (B) (C) (D) (E) a maioria dos eleitores opta pelo voto nulo. efetuada em folhas de votao falsas.

(D)

(E) realizada em dia, hora, ou local diferentes do designado ou encerrada antes das 17 horas. preterida formalidade essencial do sigilo dos sufrgios. feita perante mesa no nomeada pelo juiz eleitoral, ou constituda com ofensa letra da lei. Direito Empresarial 71. No que tange duplicata: (A) o comprador poder deixar de aceit-la por vcios, defeitos e diferenas na qualidade ou na quantidade das mercadorias, exclusivamente. lcito ao comprador resgat-la antes do aceite, mas no antes do vencimento. trata-se de ttulo causal, que por isso no admite reforma ou prorrogao do prazo de vencimento. ttulo protestvel por falta de aceite, de devoluo ou de pagamento, podendo o protesto ser tirado mediante apresentao da duplicata, da triplicata, ou ainda por simples indicaes do portador, na falta de devoluo do ttulo. em nenhum caso poder o sacado reter a duplicata em seu poder at a data do vencimento, devendo comunicar eventuais divergncias apresentante com a devoluo do ttulo. 74.

_________________________________________________________

Deferido o processamento da recuperao judicial, (A) sero suspensas as execues de natureza fiscal, mas no as de natureza trabalhista com penhora efetivada. sero atradas pelo Juzo que o deferiu todas as demandas por quantias ilquidas. suspende-se o curso da prescrio em face do devedor, no se dando, todavia, essa suspenso quando o pedido de recuperao judicial se fizer com base em plano especial apresentado por microempresas ou empresas de pequeno porte, no tocante aos crditos por ele no abrangidos. o Juiz nomear administrador judicial, que no poder, em nenhuma hiptese, ser pessoa jurdica e, preferencialmente, a nomeao recair em advogado ou contador de notria idoneidade e experincia profissional comprovada. ficar o devedor dispensado da apresentao de certides negativas para contratao com o Poder Pblico, mas, no respectivo contrato, dever ser acrescida, aps o nome comercial, a expresso em Recuperao Judicial.

_________________________________________________________

(B) (C)

(B) (C) (D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

75.

Nas sociedades por aes, (A) a cada ao ordinria corresponde um voto nas deliberaes da assembleia geral e o estatuto no poder deixar de conferir s aes preferenciais nenhum dos direitos reconhecidos s aes ordinrias, exceto a excluso do direito de voto. o estatuto fixar o nmero das aes, que sempre tero valor nominal, o qual poder no ser o mesmo para todas as aes. a constituio da companhia se dar mediante a subscrio, por ao menos 7 (sete) pessoas, de todas as aes em que se divide o capital, e, no caso de constituio por subscrio pblica, depender do prvio registro da emisso na Comisso de Valores Mobilirios e ser efetuada necessariamente com a intermediao de instituio financeira. a incorporao de imveis de qualquer valor para formao do capital social exige escritura pblica. o estatuto poder prever vantagens polticas, assegurando a uma ou mais classe de aes preferenciais o direito de eleger, por votao em separado, um ou mais membros dos rgos de administrao. 11

_________________________________________________________

72.

correto afirmar que (A) a lei assegurar tratamento isonmico ao empresrio rural e ao pequeno empresrio, quanto inscrio empresarial e aos efeitos dela decorrentes. o empresrio casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imveis que integrem o patrimnio da empresa ou grav-los de nus real. facultativa a inscrio do empresrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da sede respectiva, antes do incio de sua atividade. quem estiver legalmente impedido de exercer atividade prpria de empresrio, se a exercer, no responder pelas obrigaes que contrair. vedado aos cnjuges contratar sociedade entre si ou com terceiros, qualquer que seja o regime de bens escolhido. (D) (E)

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(E)

TJUPE-Juiz Substituto-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Direito Tributrio 76. Em nosso sistema tributrio, os impostos designados residuais (A) podem ser institudos por lei ordinria federal, desde que no sejam cumulativos e tenham fato gerador e base de clculo inditos. podem ser institudos pela Unio, Estados ou Municpios, desde que no sejam cumulativos e tenham fato gerador e base de clculo inditos. podem ser institudos por lei ordinria federal, desde que tenham fato gerador e base de clculo inditos. so de competncia privativa da Unio e s podem ser institudos mediante lei complementar. so institudos para cobertura das despesas residuais oramentrias. (E) 81. 80. A responsabilidade por infraes, em nosso sistema tributrio, excluda (A) pelo pedido de parcelamento do dbito fiscal, antes da deciso administrativa. pela propositura de ao declaratria de inexistncia de relao jurdica tributria, antes da instaurao de qualquer procedimento administrativo. pela denncia espontnea da infrao apresentada a qualquer tempo. pela denncia espontnea da infrao apresentada no curso do procedimento fiscal, antes da deciso administrativa. pela supervenincia de sucesso tributria.

(B)

(B)

(C)

(C) (D) (E)

(D)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

77.

Para discernir a iseno do diferimento do tributo, basta considerar que (A) (B) a iseno deve observar estritamente o princpio da legalidade. enquanto aquela subjetiva, pois concedida intuitu personae, este objetivo, pois concedido segundo a natureza do produto. enquanto aquela desonera o pagamento do tributo, este implica em adiamento da incidncia. enquanto aquela desonera o pagamento do tributo, este implica em antecipao ou adiamento da incidncia. enquanto aquela somente pode ser concedida mediante lei ordinria, este pode ser institudo atravs de decreto.

Em nosso sistema tributrio, a data da constituio definitiva do crdito tributrio o marco fundamental para contagem do prazo de (A) (B) (C) decadncia. interposio de recurso administrativo. pagamento do crdito tributrio sem juros e correo monetria. prescrio tributria. parcelamento do dbito fiscal.

(C) (D)

(D) (E) 82.

_________________________________________________________

(E)

A regra da anterioridade, que veda cobrar tributos no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, NO se aplica (A) (B) (C) (D) (E) aos impostos de importao e exportao. ao IR. ao ITR. s contribuies sociais. aos impostos estaduais.
o

_________________________________________________________

78.

Em nosso sistema tributrio, a diferena entre o contribuinte e o responsvel tributrio que (A) (B) aquele responde pelos impostos e estes pelas taxas regularmente institudas. este ltimo somente responde nos casos de impossibilidade do cumprimento da obrigao pelo contribuinte. este ltimo sempre uma pessoa fsica. somente o contribuinte pode impugnar a constituio do crdito tributrio, mediante oferecimento de defesa fiscal. enquanto o contribuinte realiza o fato gerador, a responsabilidade deste ltimo deriva exclusivamente da lei.

_________________________________________________________

83.

(C) (D)

O art. 155, 2 , inciso X, letra d, da Constituio Federal, enuncia que o ICMS no incidir sobre prestao de servios de comunicao nas modalidades de radiodifuso e transmisso de imagens. Bem observado, o dispositivo consagra, segundo a melhor doutrina do direito, (A) (B) (C) (D) (E) hiptese de no-incidncia tributria. imunidade tributria. iseno de nvel constitucional. iseno pura e simples. remisso fiscal.

(E)

_________________________________________________________

79.

A importncia paga pelos usurios de nossas rodovias a ttulo de pedgio qualifica-se como (A) (B) (C) (D) (E) preo pblico. tributo. taxa de servio pblico. contribuio de melhoria. preo compulsrio.

_________________________________________________________

84.

Em nosso sistema tributrio, a no-cumulatividade e a essencialidade so atributos exclusivos (A) (B) (C) (D) (E) do ICMS. do IR. dos impostos residuais. do ITR. do IPI.
TJUPE-Juiz Substituto-Prova Objetiva Seletiva

12

Caderno de Prova A01, Tipo 001


85. Direito Ambiental Acatando pedido formulado por uma associao (Organizao No Governamental ONG), em ao civil pblica, o Juiz de Direito da comarca concede liminar impedindo a reforma da fachada do prdio de um clube, construdo h cerca de cem anos, bem este que, apesar de no ter sido tombado pelo rgo estadual do patrimnio histrico e cultural, considerado pela comunidade local como parte de seu patrimnio histrico. O presidente do clube dizendo-se amparado por deciso da diretoria, intimado da ordem judicial, determina a destruio da parte externa do imvel, o que se realiza em poucas horas. Esta conduta, do ponto de vista penal, pode ser considerada (A) (B) (C) atpica, porque inexiste um tipo penal correspondente no Cdigo Penal e na legislao ambiental. infrao penal tipificada no art. 163 do Cdigo Penal, que configura crime de dano. atpica, como crime ambiental previsto na Lei o n 9.605/98, na seo IV do Captulo V, que trata dos Crimes contra o Ordenamento Urbano e o Patrimnio Cultural, porque o imvel no se encontrava tombado pela autoridade administrativa competente. tpica, como crime ambiental previsto na Lei o n 9.605/98, na seo IV do Captulo V, que trata dos Crimes contra o Ordenamento Urbano e o Patrimnio Cultural. crime de resistncia, previsto no art. 329 do Cdigo Penal.
o

88.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA rgo encarregado de (A) reunir em um sistema nico os rgos da administrao ambiental federal, estadual e municipal, promovendo reunies trimestrais entre eles para tornar efetiva a proteo do meio ambiente. gerir o Fundo Nacional do Meio Ambiente e a distribuio de recursos para projetos ambientais. estudar e propor diretrizes de polticas governamentais para o meio ambiente e executar a poltica nacional do meio ambiente, podendo agir administrativa ou judicialmente. estudar e propor diretrizes de polticas governamentais para o meio ambiente e deliberar, no mbito de sua competncias, sobre normas e padres compatveis com a proteo do meio ambiente. expedir Resolues para a manuteno da qualidade do meio ambiente no mbito federal.

(B) (C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

89.

(D)

Os municpios brasileiros, face ao ordenamento constitucional e legal, no que se refere ao licenciamento ambiental, (A) (B) podem emitir licena ambiental exclusivamente nos casos que envolvam o patrimnio histrico local. podem emitir licena ambiental, desde que o empreendimento seja de interesse apenas local e no afete o meio ambiente em nvel regional ou nacional. no podem emitir licena ambiental em hiptese nenhuma. no podem emitir licena ambiental em hiptese nenhuma exceto se receberem, para tanto, delegao expressa do IBAMA. podem emitir licena ambiental, desde que o empreendimento se situe e abranja rea de regio metropolitana reconhecida por lei.

(E) 86.

_________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________

O art. 72 da Lei n 9.605/98 elenca o rol de sanes administrativas cabveis no caso de infrao administrativa ao meio ambiente e prev como a primeira delas (inc. I) a pena de advertncia, sobre a qual correto afirmar: (A) Trata-se de mera admoestao sem consequncia alguma, exceto a de constar nos antecedentes do infrator, podendo, por isso mesmo, ser aplicada independentemente da instaurao do devido processo legal. (B) Trata-se de sano como outra qualquer e que no pressuposto para a aplicao das demais. (C) Trata-se de sano que deve preceder a aplicao das demais e que, por isso mesmo, a primeira a ser prevista. (D) Trata-se de sano que pode ser aplicada de plano, sem necessidade de contraditrio, face ao princpio da verdade sabida. (E) Trata-se de sano que, por suas prprias caractersticas, deve ser aplicada em conjunto com outras previstas nos vrios incisos do referido artigo.

(C) (D)

(E)

_________________________________________________________

90.

As guas subterrneas so bens de domnio (A) (B) (C) (D) (E) da Unio Federal, desde que ultrapassem os limites do territrio estadual. do Municpio onde se situam. do proprietrio do imvel onde se localizam. do rgo ambiental do Estado-membro. do Estado-membro onde se situam.
o

87.

O Ministrio Pblico props ao civil pblica contra proprietrio de indstria clandestina (sociedade de fato), que vinha causando poluio hdrica e sonora na localidade em que estava instalada e tambm contra o proprietrio do imvel arrendado pelo poluidor. Em termos de responsabilidade civil pelo dano ambiental, o proprietrio arrendador (A) (B) no responde civilmente, porque inexiste nexo causal entre sua conduta e o dano ambiental causado. responde civilmente, mas apenas em carter subsidirio, caso o empresrio arrendatrio no possua bens. responde civilmente, todavia nos limites do valor do contrato firmado com o arrendatrio. no responde civilmente, porque no contrato firmado com o arrendatrio existe clusula excluindo-o de responsabilidade por danos ambientais. responde civilmente, em carter solidrio, porque omitiu-se no dever de preservao ambiental da propriedade.

91.

Em razo da prtica de crime previsto na Lei n 9.605/98, as pessoas jurdicas, desde que a infrao tenha sido cometida por deciso de seu representante legal ou contratual ou de seu rgo colegiado, no interesse ou benefcio da sua entidade, podem ser sancionadas com (A) multa, penas restritivas de direitos ou de prestao de servios comunidade, isolada, cumulativa ou alternativamente. multa e obrigao de ressarcir o dano ambiental causado. multa e prestao de servios comunidade. declarao de perda da personalidade jurdica com consequente responsabilidade pessoal dos scios. penas restritivas de direitos, consistentes em suspenso parcial ou total de atividades, interdio temporria de estabelecimento, obra ou atividade ou proibio de contratar com o Poder Pblico, bem como dele obter subsdios, subvenes ou doaes. 13

(B) (C) (D) (E)

(C) (D)

(E)

TJUPE-Juiz Substituto-Prova Objetiva Seletiva

Caderno de Prova A01, Tipo 001


92. Uma associao (Organizao No Governamental ONG) com sede em Petrpolis, RJ, tendo como finalidade a proteo do patrimnio histrico e cultural, criada h mais de 1 ano, inconformada com o tratamento dado pelo rgo de proteo do patrimnio histrico e cultural pernambucano a determinado imvel localizado no Recife, neste Estado, (A) no pode entrar com a ao judicial por ter sede fora do Estado de Pernambuco, porm pode representar ao Ministrio Pblico do Estado de Pernambuco para que o faa. pode ingressar com ao civil pblica na comarca de Petrpolis, RJ, onde se situa sua sede, citando as partes por precatria. pode ingressar com ao civil pblica na comarca do Recife, mesmo tendo sua sede em outro estado, porque tem legtimo interesse para propor a ao e legitimidade processual. no pode propor a ao civil pblica, porque em casos envolvendo patrimnio histrico e cultural apenas o Ministrio Pblico Federal tem legitimidade para prop-la. pode propor a ao civil pblica, desde que o faa em litisconsrcio ativo com o Ministrio Pblico Federal ou Estadual, por expressa disposio legal o existente na Lei n 7.347 de 1985. Direito Administrativo 93. Suponha uma situao em que uma empresa pblica contrate pessoal por processo seletivo, conforme legislao ento vigente, que posteriormente venha a ser entendido por Tribunal de Contas como no suficiente para atender exigncia constitucional de concurso pblico. Suponha ainda que se queira, transcorrido perodo superior a 5 anos, anular as contrataes assim realizadas. Um caso como esse encontra claros precedentes em recente jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, no sentido de se impor a (A) (B) anulao das contrataes, com base no princpio da legalidade estrita. manuteno das contrataes, com base no princpio da proteo confiana, constante expressamente do rol de princpios constitucionais aplicveis Administrao Pblica. revogao das contrataes, mediante juzo de convenincia e oportunidade da Administrao, vez que no caracterizada ilicitude na situao. manuteno das contrataes, com base no princpio da segurana jurdica, implcito no princpio do Estado de Direito. anulao das contrataes, com base no princpio da isonomia, implcito na regra do concurso pblico. 95. Nos termos da Lei vigente no Brasil, um agente pblico que aceite emprego, comisso ou exera atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa fsica ou jurdica que tenha interesse suscetvel de ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico, durante a atividade, est praticando um ato caracterizado como (A) de improbidade administrativa, estando sujeito, por este enquadramento, entre outras, s penas de priso e multa civil. (B) apenas infrao administrativa, estando sujeito, por este enquadramento, entre outras, s penas de advertncia e multa. (C) de improbidade administrativa, estando sujeito, por este enquadramento, entre outras, s penas de perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio e suspenso dos direitos polticos de oito a dez anos. (D) abuso de autoridade, estando sujeito, por este enquadramento, entre outras, s penas de perda do cargo ou emprego pblico e priso civil. apenas infrao administrativa, estando sujeito, por este enquadramento, entre outras, s penas de ressarcimento do dano e suspenso dos direitos polticos de cinco a oito anos.

(B)

(C)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

96.

Consoante jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, nos processos perante o Tribunal de Contas da Unio asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa (A) desde que demanda idntica seja levada, concomitantemente, pelo interessado, apreciao judicial. (B) quando da deciso puder resultar anulao de ato administrativo que beneficie o interessado, sem excees, mas excludas as hipteses de revogao de ato. quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, sem excees. em quaisquer procedimentos.

(C)

(D)

_________________________________________________________

(E)

(C)

97.

(D)

(E)

_________________________________________________________

94.

Conforme o Direito federal vigente, como regra, no h necessidade de motivao de atos administrativos que (A) (B) (C) (D) (E) imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes. promovam a exonerao de servidores ocupantes de cargos em comisso. decidam processos administrativos de concurso ou seleo pblica. dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatrio. decorram de reexame de ofcio.

regra estranha ao tratamento legal da modalidade de licitao dita prego, em termos de normas gerais, a que determina que (A) no curso da sesso, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preos at 20% superiores quela podero fazer novos lances verbais e sucessivos, at a proclamao do vencedor. (B) o prazo fixado para a apresentao das propostas, contado a partir da publicao do aviso, no ser inferior a 8 dias teis. (C) para julgamento e classificao das propostas, ser adotado o critrio de menor preo, observados os prazos mximos para fornecimento, as especificaes tcnicas e parmetros mnimos de desempenho e qualidade definidos no edital. (D) examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caber ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade. (E) encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro proceder abertura do invlucro contendo os documentos de habilitao do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificao do atendimento das condies fixadas no edital.
TJUPE-Juiz Substituto-Prova Objetiva Seletiva

14

Caderno de Prova A01, Tipo 001


98. Interpretando a Constituio Federal em matria processual, o Supremo Tribunal Federal fixou entendimento no sentido de que a falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar (A) (B) (C) (D) (E) no ofende a Constituio. ofende o princpio constitucional da ampla defesa. ofende o princpio constitucional do contraditrio. ofende o princpio constitucional da moralidade. ofende o princpio constitucional da indispensabilidade do advogado administrao da justia.
o

_________________________________________________________

99.

A Medida Provisria n 2.183-56/01 introduziu o seguinte o artigo no Decreto-Lei n 3.365/41: Art. 15-A. No caso de imisso prvia na posse, na desapropriao por necessidade ou utilidade pblica e interesse social, inclusive para fins de reforma agrria, havendo divergncia entre o preo ofertado em juzo e o valor do bem, fixado na sentena, expressos em termos reais, incidiro juros compensatrios de at seis por cento ao ano sobre o valor da diferena eventualmente apurada, a contar da imisso na posse, vedado o clculo de juros compostos. Analisando a constitucionalidade do dispositivo, o Supremo Tribunal Federal decidiu cautelarmente suspender a eficcia da expresso (A) (B) vedado o clculo de juros compostos, vez que nada na Constituio Federal veda esse clculo. inclusive para fins de reforma agrria, vez que no h pagamento de juros compensatrios nessa hiptese. no caso de imisso prvia na posse, vez que instituto incompatvel com a ideia de indenizao justa e prvia. ou utilidade pblica, vez que no cabe imisso prvia na posse no caso de desapropriao por mera utilidade pblica. de at seis por cento ao ano, vez que o entendimento jurisprudencial prevalecente no sentido de serem devidos juros compensatrios taxa de doze por cento ao ano.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

100. Nos termos da Lei federal que dispe sobre normas gerais de concesso de servios pblicos, a encampao, entendida como (A) interveno do poder concedente na concesso, ocupando provisoriamente as instalaes da empresa concessionria, cabvel para garantir a continuidade da prestao do servio. o modo de encerramento do contrato, por motivo de inexecuo por parte da empresa concessionria, depende de apurao das faltas mediante devido processo legal. a retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico, depende de lei autorizativa especfica e prvio pagamento da indenizao. o modo de encerramento do contrato, por motivo de caso fortuito ou de fora maior, depende de autorizao judicial. o desfazimento do contrato devido a ilegalidade no imputvel inteno das partes, enseja o pagamento de indenizao correspondente aos investimentos no amortizados realizados pela empresa concessionria. 15

(B)

(C)

(D)

(E)

TJUPE-Juiz Substituto-Prova Objetiva Seletiva

You might also like