You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE ADMINISTRAO

WENDSON VALE PEIXOTO 0722216

LICITAES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

So Lus 2012

WENDSON VALE PEIXOTO 0722216

LICITAES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

So Lus 2012

SUMRIO
1. 2. 3. INTRODUO........................................................................................................... 4 CONCLUSO ............................................................................................................ 6 REFERNCIA BIBLIOGRFICA ............................................................................... 8

1. INTRODUO A grande demanda globalizante vivida nos ltimos anos tem exigido do Estado uma posio cada vez mais diligente quanto o assunto gastos pblicos, notadamente na aquisio de bens e servios de terceiros. Com esse fim, o Estado criou mecanismos que possibilitaram ao gestor o desprendimento mais eficiente do dinheiro pblico, atravs do instituto das licitaes. Vista como um procedimento preliminar de natureza administrativa, realizada toda vez que a Administrao Pblica deseja adquirir bens e servios, realizar obras, fazer alienaes e locaes, coloca-se como uma medida preliminar ao contrato, seno, condio para sua assinatura. Sua finalidade primaz selecionar a proposta de contratao mais vantajosa para a Administrao Pblica conforme os parmetros fixados no instrumento convocatrio de licitao, ou seja, no edital. Por esse motivo a licitao alm de possibilitar uma igualdade de oportunidades entre aqueles que desejam contratar com a Administrao, tambm permite que seja feita a melhor escolha dentre o universo de fornecedores, possibilitando a realizao da melhor contratao possvel por a Administrao Pblica, evitando-se assim apadrinhamentos, favorecimentos e perseguies.

2. CONCLUSO Diante disso, pode-se concluir que, por meio da licitao, todos os princpios expressos na constituio atinentes Administrao Pblica, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, sero concretizados. Por isso, faz-se necessrio que o procedimento licitatrio esteja sempre vinculado lei, em obedincia ao princpio da legalidade. Seguindo-a, haver um tratamento igualitrio entre os licitantes, de forma que todos os que se interessar em participar do procedimento possam faz-lo. Assim podemos perceber que a Administrao Pblica, em todas as esferas de governo, no possui liberdade quando deseja contratar, pois deve sempre pautar seus atos pela estrita observncia das disposies normativas e visando o interesse pblico. Nesse sentido que reside importncia da licitao para a administrao pblica, pois se posiciona como mecanismo de controle dos recursos pblicos, evitando-se desvios de finalidade por parte dos administradores, combatendo a corrupo, a fuga do dinheiro pblico e proporcionando que as verbas pblicas sejam bem destinadas, sempre visando o interesse comum.

3. REFERNCIA BIBLIOGRFICA http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=4072. Acessado em 5 de julho de 2012 s 10h38mim.

You might also like