You are on page 1of 2

O Esporte Adaptado

A realidade de grande parte dos portadores de necessidades educativas especiais no Brasil e no mundo revela poucas oportunidades para engajamento em atividades esportivas, seja com objetivo de movimentar-se, jogar ou praticar um esporte ou atividade fsica regular. A prtica de atividade fsica e/ou esportiva por portadores de algum tipo de deficincia, sendo esta visual, auditiva, mental ou fsica, pode proporcionar dentre todos os benefcios da prtica regular de atividade fsica que so mundialmente conhecidos, a oportunidade de testar seus limites e potencialidades, prevenir as enfermidades secundrias sua deficincia e promover a integrao social do indivduo. As atividades fsicas, esportivas ou de lazer propostas aos portadores de deficincias fsicas como os portadores de seqelas de poliomielite, lesados medulares, lesados cerebrais, amputados, dentre outros, possui valores teraputicos evidenciado benefcios tanto na esfera fsica quanto psquica. Quanto ao fsico, pode-se ressaltar ganhos de agilidade no manejo da cadeira de rodas, de equilbrio dinmico ou esttico, de fora muscular, de coordenao, coordenao motora, dissociao de cinturas, de resistncia fsica; enfim, o favorecimento de sua readaptao ou adaptao fsica global (Lianza, 1985; Rosadas, 1989 e Souza, 1994). Na esfera psquica, podemos observar ganhos variados, como a melhora da auto-estima, integrao social, reduo da agressividade, dentre outros benefcios ( Alencar, 1986; Souza, 1994; Give it a go, 2001). A prtica de atividades fsicas pelos portadores de deficincia proporcionar e poder: Melhoria e desenvolvimento de auto-estima, autovalorizao e auto-imagem; O estmulo independncia e autonomia; A socializao com outros grupos; A experincia com suas possibilidades, potencialidades e limitaes; A vivncia de situaes de sucesso e superao de situaes de frustrao; A melhoria das condies organo-funcional (aparelhos circulatrio, respiratrio, digestivo, reprodutor e excretor); Melhoria na fora e resistncia muscular global; Ganho de velocidade; Aprimoramento da coordenao motora global e ritmo;

Melhora no equilbrio esttico e dinmico; A possibilidade de acesso prtica do esporte como lazer, reabilitao e competio; Preveno de deficincias secundrias; Promover e encorajar o movimento; Motivao para atividades futuras; Manuteno e promoo da sade e condio fsica Desenvolvimento de habilidades motoras e funcionais para melhor realizao das atividades de vida diria Desenvolvimento da capacidade de resoluo de problemas.

Com tantos benefcios conhea agora algumas modalidades que podero ser praticadas por voc ou sugeridas para algum que conhea: Modalidades Esportivas As modalidades esportivas para os portadores de deficincias fsicas so baseadas na classificao funcional e atualmente apresentam uma grande variedade de opes. As modalidades olmpicas so o arco e flecha, atletismo, basquetebol, bocha, ciclismo, equitao, futebol, halterofilismo, iatismo, natao, rugby, tnis de campo, tnis de mesa, tiro e voleibol ( ABRADECAR, 2002). Apresentaremos algumas das modalidades esportivas, as mais conhecidas, que podem ser praticadas pelos deficientes fsic os, sendo: Arco e flecha: Esta modalidade esportiva pode ser praticada por atletas andantes como amputados ou por atletas usurios de cadeiras de rodas como os lesados medulares. Todas as deficincias fsicas podem participar desta modalidade esportivas, respeitando estas duas categorias, em p e sentado. A participao em competies e o sistema de resultados so semelhantes modalidade convencional olmpica. Atletismo: As provas de atletismo podem ser disputadas por atletas com qualquer tipo de deficincia em categorias masculina e feminina, pois os atletas so divididos por classes de acordo com o seu grau de deficincia, que competem entre si nas provas de pistas, campo, pentatlo e maratona. Esta uma modalidade esportiva que sofre freqentes modificaes, visando possibilitar melhores condies tcnicas para o desenvolvimento desta modalidade. Basquetebol sobre rodas: jogado por lesados medulares, amputados, e atletas com poliomielite de ambos os sexos. As regras utilizadas so similares do basquetebol convencional, sofrendo apenas algumas pequenas adaptaes.

Bocha: Esta modalidade esportiva foi adaptada para paralisados cerebrais severos. O objetivo do consiste em lanar as bolas o mais perto possvel da bola branca. Ciclismo: Neste esporte participam atletas paralisados cerebrais, cegos com guias e amputados nas categorias masculina e feminina, individual ou por equipe. Pequenas alteraes foram realizadas nas regras do ciclismo convencional, melhorando a segurana e a classificao dos atletas de acordo com sua deficincia, possibilitando adaptaes nas bicicletas. Os atletas participam de provas de estrada, veldromo e contrarelgio. Equitao: Os deficientes fsicos participam deste esporte apenas na categoria de habilidades. Para esto necessrio analisar os possveis deficientes que podem participar. Esgrima: Este esporte praticado por atletas usurios de cadeira de rodas como os lesados medulares, amputados e paralisados cerebrais em categorias masculina ou feminina. Estes atletas participam das modalidades de espada, sabre e florete, sendo provas individuais ou por equipes. Para participao em eventos competitivos todos os atletas so presos ao solo, possuindo os movimentos livres para tocar o corpo do adversrio. Futebol: Nesta modalidade esportiva, sendo que o atleta portador de paralisia cerebral compete na modalidade de campo e o atleta amputado compete na modalidade de quadra. Alteraes nas regras como o nmero de jogadores, largura do gol e da marca do pnalti esto presente. Halterofilismo: Esta modalidade esportiva aberta a todos os atletas portadores de deficincia fsica do sexo masculino e feminino. A diviso de acordo com o peso corporal em 10 categorias. Iatismo: Todos os atletas deficientes podem participar, as modificaes so realizadas apenas no equipamento e na tripulao, no havendo alteraes nas regras da competio. Lawn Bowls: um esporte similar a Bocha, sendo este aberto participao de todas os portadores de deficientes fsicas. Natao: As regras so as mesmas da natao convencional com adaptaes quanto as largadas, viradas e chegadas. As provas so variados e os estilos abrangem os estilos oficiais. As competies so realizadas entre atletas da mesma classe. Podem participar desta modalidade esportiva portadores de

qualquer deficincia, sendo agrupados os portadores de deficincia visual e os demais. Racquetball: Este esporte pode ser praticado por atletas paralisados cerebral, possui caractersticas similares ao tnis de mesa. Rugby em cadeira de rodas: Esta modalidade foi adaptada para lesados medulares com leses altas tetraplgicos - que realizam um jogo com bola de voleibol com objetivo de marcar pontos ao fazer com que a bola ultrapasse uma determinada linha no fundo da quadra. Tnis de campo: Esporte realizado em cadeiras de rodas, independente do tipo de deficincia fsica que o atleta possua nas categorias masculina e feminina. As regras sofrem apenas uma adaptao em relao ao tnis de campo convencional, sendo esta que a bola pode quicar duas vezes, a primeiro pingo dever ser dentro da quadra. As categorias so: masculino e feminino, individual e em duplas. Tnis de mesa: Deficientes fsicos como o lesado cerebral, lesado medular, amputados ou portador de qualquer tipo de deficincia fsica pode-se participar desta modalidade esportiva, onde as provas so realizadas em p ou sentado. As provas podem ser realizadas em duplas e individuais, sendo a classificao de acordo com o nvel de deficincia. As regras sofrem poucas modificaes, em relao ao tnis de mesa convencional. Tiro ao alvo: Esporte aberto a atletas com qualquer tipo de deficincia fsica do sexo masculino ou feminino, nas categorias sentado e em p. As equipes podem possuir atletas de ambos os sexos e diferentes tipos de deficincia fsica. As provas podem ser realizadas utilizando pistola ou carabina. Voleibol: Poder ser praticado por atletas Lesados medulares que participaram da modalidade de voleibol sentado e os amputados, que participaro desta modalidade em p. Comentario final A participao de portadores de deficincia fsica em eventos competitivos no Brasil e no mundo vem sendo ampliada. Por serem um elemento mpar no processo de reabilitao, as atividades fsicas e esportivas, competitivas ou no devem ser orientadas e estimuladas, visando assim possibilitar ao portador de deficincia fsica, mesmo durante seu programa de reabilitao alcanas os benefcios que estas atividades podem oferecer, visando uma melhor qualidade de vida.

You might also like