You are on page 1of 11

1 ENGRENAGENS

A engrenagem um elemento mecnico composto de rodas dentadas que se ligam a um eixo, o qual imprimem movimentos. As engrenagens operam aos pares, os dentes de uma encaixando nos espaos entre os dentes de outra. Se os dentes de um par de engrenagens se dispem em crculo, a razo entre as velocidades angulares e os torques do eixo ser constante. Para transmitir movimento uniforme e contnuo, as superfcies de contato da engrenagem devem ser cuidadosamente moldadas, de acordo com um perfil especfico. Se a roda menor do par (o pinho) est no eixo motor, o trem de engrenagem atua de maneira a reduzir a velocidade e aumentar o torque; se a roda maior est no eixo motor, o trem atua como um acelerador da velocidade e redutor do torque.

1.1 CLASSIFICAO GERAL

As engrenagens no s apresentam tamanhos variados, mas tambm se diferenciam em formato e tipo de transmisso de movimento. Dessa forma, podemos classificar as engrenagens empregadas normalmente dentro dos seguintes tipos:

Engrenagens cilndricas de dentes retos

As engrenagens cilndricas de dentes retos so empregadas em larga escala na transmisso de movimento entre eixos paralelos. So as de mais fcil estudo, fabricao e controle. Possuem alto rendimento da ordem de 9899% porm so ruidosas em velocidades elevadas. Transmitem aos eixos de

trabalho somente cargas radiais e por isso necessitam de mancais para esforos apenas radiais. As engrenagens cilndricas de dentes retos internos so empregadas quando o espao disponvel restrito ou quando no se quer expor os dentes da engrenagem, facilitando com isso sua proteo. Neste caso a rotao dos dois eixos do par de rodas tem o mesmo sentido de rotao.

Engrenagens cilndricas de dentes helicoidais

Nas Engrenagens cilndricas de dentes helicoidais os dentes so dispostos transversalmente em forma de hlice em relao ao eixo. usada em transmisso fixa de rotaes elevadas, por ser silenciosa devido a seus dentes estarem em componente axial de fora que deve ser compensada por mancal ou rolamento. Serve para transmisso de eixos paralelos entre si e tambm para eixos que formam um ngulo qualquer entre si (normalmente 60 ou 90).

Engrenagens cnicas de dentes retos

As engrenagens cnicas de dentes retos so empregadas na transmisso de movimento entre eixos concorrentes, porm no devem ser empregadas em velocidades elevadas.

Engrenagens cnicas de dentes curvos

As engrenagens cnicas de dentes curvos so empregadas na transmisso de movimento entre eixos concorrentes podendo ser empregadas em velocidades bem mais elevadas que os outros tipo.

1.2 PERFIL EVOLVENTE

Circunferncia de base

A curva mais utilizada para o perfil de dentes de engrenagens a evolvente de um crculo. Essa curva o caminho traado por um ponto em uma linha a medida que a linha gira sem escorregamento na circunferncia de um crculo. Tambm pode ser definido como o caminho traado pelo fim de uma corda que originalmente envolve um crculo quando a corda desenrolada do crculo. O crculo cuja evolvente gerada chamado de circunferncia de base.

Reta geratriz

Reta geratriz a reta que rola sobre a circunferncia de base e contm o ponto geratriz da evolvente

ngulo de incidncia

ngulo de incidncia o ngulo formado pelo raio vetor e o raio da circunferncia de base que contm o ponto de tangncia da reta geratriz com a circunferncia de base.

1.3 CINEMTICA DO ENGRENAMENTO

Lei fundamental do engrenamento;

A lei fundamental do engrenamento determina as velocidades angulares de um par de engrenagens tm uma relao constante, uma vez, que os dentes promovem movimento sem escorregamento. Desta forma, um par de engrenagens engrazadas rolam seus crculos primitivos, em um ponto comum e tangente, uns sobre os outros, de modo que sua velocidade tangencial (Vt) e foras tangenciais (Ft) sejam idnticas. Uma condio para que a lei fundamental do engrenamento ser verdadeira que o perfil do dente das duas engrenagens deve ser conjugado ao outro. Uma maneira de conjugar as engrenagens usando o chamado evolvental para lhes dar forma.

Perfis conjugados

Para obter a esperada relao de velocidades, de dois pares de dentes, a linha normal de seus perfis deve passar atravs do correspondente ponto primitivo, que definido pela razo de velocidade. Os dois perfis que satisfazem esse requerimento so chamados de perfis conjugados.

Engrenamento de duas evolventes

A evolvente possui algumas propriedades que a tornam extremamente importante para a indstria de engrenagens: se duas engrenagens engatadas possuem dentes com o perfil evolvente, elas formam um sistema de engrenagens evolventes. Suas taxas de rotao relativas so constantes enquanto os dentes esto engrenados, e o contato ocorre sempre ao longo de um segmento de reta. Com dentes de outras formas as velocidades de rotao e as foras transmitidas so intermitentes, disto resultando vibraes, ruidos e desgaste excessivo. Por esta razo aproximadamente todas as engrenagens atualmente produzidas possuem dentes com a forma evolvente.

1.4 A RODA DENTADA

Roda dentada cilndrica de dentes retos

Os dentes so dispostos paralelamente entre si em relao ao eixo. o tipo mais comum de engrenagem e o de mais baixo custo. usada em transmisso que requer mudana de posio das engrenagem em servio, pois fcil de engatar. mais empregada na transmisso de baixa rotao do que na de alta rotao, por causa do rudo que produz. So muito utilizadas em equipamentos como mquina de lavar roupa e relgio de corda, porm este tipo de engrenagem no utilizada em carros tendo em vista que a cada vez que os dentes se encaixam h uma coliso entre eles. Isto faz com que elas sejam muito barulhentas. Para minimizar este barulho e a tenso entre as engrenagens, costuma-se usar a Engrenagem helicoidal.

Roda dentada cilndrica de dentes helicoidais

Possuem dentes inclinados em relao ao eixo de rotao da engrenagem. Podem transmitir rotao entre eixos paralelos e eixos concorrentes (dentes hipoidais). Podem ser utilizadas nas mesmas aplicaes das Roda dentada cilndrica de dentes retos. Neste caso so mais silenciosas. A inclinao dos dentes induz o aparecimento de foras axiais.

2 TRENS DE ENGRENAGENS

Um trem de engrenagens um acoplamento de duas ou mais engrenagens. Um par de engrenagens a forma mais simples de se conjugar

engrenagens e freqentemente utilizada a reduo mxima de 10:1. Trens de engrenagens podem ser simples, compostos e planetrias.

2.1 RELAES DE TRANSMISSO

Chama-se de relao de transmisso de um trem de engrenagem ou de outro mecanismo qualquer destinado a transmitir um movimento de rotao, relao entre a velocidade de rotao do ltimo eixo conduzido e a do primeiro eixo condutor . A relaao de transmisso de um trem de ingrenagem de eixo fixos igual ao produto dos nmeros de dentes das rodas condutoras dividido pelo produto dos nmeros de dentes das rodas conduzidas.

2.2 DETERMINAO DE UM TREM DE ENGRENAGENS PARA UMA DADA RELAO DE TRANSMISSO

Trem simples:

O sinal (-) indica apenas que o movimento considerado inverso do da roda motora. Concluses:

- A relao de transmisso total, i, de um trem de engrenagens simples igual ao produto das relaes de transmisso parciais. - A relao de transmisso de um trem simples independente do n de dentes das rodas intermdias. Por tal estas rodas chamam-se parasitas. Objectivos da introduo das rodas parasitas - Aumentar o entre-eixo - Inverter o sentido do movimento de sada

Concluses - A relao de transmisso total, i, de um trem composto igual ao produto das relaes de transmisso parciais. - A relao de transmisso de um trem composto dependente do n de dentes das rodas intermdias.

MTODOS PARA ANLISE CINEMTICA DE UM TREM EPICICLOIDAL

- Mtodo da tabulao (ou das rotaes) (fornece mais informao que o mtodo da frmula) - Fixar todas as rodas ao brao e rod-lo sua velocidade absoluta. Tabular na primeira linha as velocidades que resultam para todas as ligaes. - Fixar apenas o brao e rodar uma das rodas cuja velocidade absoluta seja conhecida, duma velocidade, tal que a sua soma algbrica com o valor da fase anterior seja igual sua velocidade absoluta. Tabular na segunda linha as velocidades que resultam para as restantes ligaes. - Somar algebricamente as velocidades da linha 1 com as da linha 2 e tabelar na linha 3. os valores da linha correspondem s velocidades absolutas de todas as ligaes.

(Nota: Em vez de se trabalhar com velocidades tambm se pode trabalha com nmeros de voltas) - Mtodo da frmula (ou de Willis) (mais cmodo e directo) - A base deste mtodo a frmula, devida a Willis, que expressa a chamada relao de engrenamento i, que a relao entre as velocidades relativas ao porta satlites, de duas rodas dum trem, de velocidades absolutas conhecidas. - No confunfir i com i, pois i a razo entre as velocidades absolutas de duas rodas.

2.3 TRANSMISSO AUTOMOTIVA.

3 BALANCEAMENTO

3.1 ANLISE DAS VIBRAES FORADAS

Na anlise de vibrao forada, particularmente as vibraes produzidas por dentes de engrenagens, imperfeies de contato ou aes dinmicas associadas, produzem freqncias de contato altas, que so harmnicos da freqncia fundamental ou freqncia modulada, a partir da fundamental ou seus harmnicos. Freqncia de Engrenamento.

3.2 DESBALANCEAMENTO ESTTICO - FORAS AGENTES E REAES NOS MANCAIS

O desbalanceamento esttico existe quando o eixo de massa no coincide com o eixo giratrio e paralelo a ele. Isto tambm e conhecido como desbalanceamento em um plano.

3.3 BALANCEAMENTO ESTTICO

Se o rotor se apoia sobre mancais sem atrito, ou uma base lisa e nivelada, agir sobre a massa M desequilibrante um momento esttico Mr, que far com que o rotor gire at que esta venha para a vertical, Para balancearmos tal rotor, basta que faamos com que o CG volte a coincidir com o eixo de rotao. Para tal, colocaremos uma massa corretiva M a uma distncia r do centro e a 180 do desbalanceamento original tal que: Mr = Mr

3.4 DESBALANCEAMENTO DINMICO - FORAS AGENTES E REAES NOS MANCAIS

O desbalanceamento dinmico e definido como aquela condio onde o eixo de massa no coincide com o eixo giratrio, no e paralelo a ele e no o intersecta. Esta condio tambm e conhecida como desbalanceamento em dois planos, e uma combinao dos desbalanceamentos esttico e dinmico.

3.5 BALANCEAMENTO DINMICO E PLANOS DE CORREO.

O desequilbrio dinmico existe, porque o rotor tem mais de um plano de desequilbrio. De um modogeral, discos finos (onde a espessura 20 vezesmenor que o dimetro) tais como rebolos, discos de serra, polias de um gorne, so considerados como rotores de um s plano de desequilbrio. Os rotores com mais de um plano de desequilbrio s giram isentos de vibraes, se balanceados dinamicamente. O balanceamento dinmico conseguido com a colocao de massas apropriadas em dois ou mais planos de correo.

You might also like