You are on page 1of 8

EMENTA Direito e linguagem. Semiologia Jurdica. Especificidades da Hermenutica e argumentao jurdica: questes metodolgicas.

Contexto de configurao das teorias da argumentao jurdica. Argumentao jurdica e neoconstitucionalismo. Correo formal e correo material dos argumentos. Tipos de silogismo. Lgica e argumentao jurdica. Teorias da argumentao jurdica: vertentes tericas.

OBJETIVO Fornecer ao discente a capacidade de reconhecimento argumentativo com o objetivo da compreenso da realidade jurdica ao tecer significados da leitura da cincia com o escopo de permiti-lo mapear, autonomamente, a complexa rede que compe o seu objeto de estudo.

COMPETNCIA Permitir ao discente, a partir da argumentao jurdica, o mapeamento autnomo dos significados da realidade jurdica.

HABILIDADES Reconhecimento da especfica manifestao dialogal, argumentativa e discursiva do Direito. Apreenso de tecnologias de persuaso. Leitura, compreenso e elaborao de textos, atos e documentos jurdicos ou normativos, com a devida utilizao das normas tcnicojurdicas; Interpretao e aplicao do Direito; Pesquisa e utilizao da legislao, da jurisprudncia, da doutrina e de outras fontes do Direito; Correta utilizao da terminologia jurdica ou da Cincia do Direito. Utilizao de raciocnio jurdico, de argumentao, de persuaso e de reflexo crtica;

Julgamento e tomada de decises; Domnio de tecnologias e mtodos para permanente compreenso e aplicao do Direito.

CONTEDO PROGRAMTICO

Primeira Etapa Apresentao do plano de ensino da disciplina; Exposio da metodologia de ensino da disciplina; Explicao do sistema de avaliao; Da justificativa da disciplina e relao com as demais disciplinas do mesmo perodo do curso; Localizao, conceito e importncia da disciplina na estrutura do curso; Objetivos pedaggicos do semestre letivo e resultados a serem alcanados; Competncias e habilidades a serem desenvolvidas no semestre letivo.

Segunda Etapa Pressupostos Teorticos do Fenmeno Jurdico: Teoria Pura do Direito; Teoria da Norma; Teoria do Ordenamento; Neoconstitucionalismo.

Terceira Etapa Conceito de Discurso: a Teoria Aristotlica do Discurso: Potica e Retrica.

Quarta Etapa Conceito de Discurso: a Teoria Aristotlica do Discurso: Dialtica e Analtica.

Quinta Etapa A Teoria Aristotlica do Discurso aplicado ao Direito.

Sexta Etapa Prticas hermenuticas: a interpretao no Direito.

Stima etapa A Lgica Proposicional: do silogismo ao argumento. Proposies (concluso). intermedirias (argumentao) e Proposio Final

Oitava Etapa Reviso e preparao para a semana de Provas Bimestrais.

Nona Etapa Semana de Provas Bimestrais.

Dcima Etapa Discusso do resultado das avaliaes. Feed-back contextualizado da disciplina.

Dcima Primeira Etapa Estudos de Casos: anlises de decises judiciais.

Dcima Segunda Etapa Estudos de Casos: anlises de decises judiciais.

Dcima Terceira Etapa Estudos de Casos: anlises de decises judiciais.

Dcima Quarta Etapa Fatores de persuaso e convencimento. Atividades prticas da Dialtica Erstica de Arthur Schopenhauer.

Dcima Quinta Etapa O Caso dos Denunciantes Invejosos. Preparao para apresentao de trabalho (retrica).

Dcima Sexta Etapa Apresentao dos trabalhos. (forma escrita).

Dcima Stima Etapa Estudo do Caso dos Denunciantes Invejosos. Reduo eidtica (analtica).

Dcima Oitava Etapa Reviso e preparao para a semana de Provas Bimestrais.

Dcima Nona Etapa

Semana de Provas Bimestrais.

Vigsima Etapa Provas de Segunda Chamada.

METODOLOGIA

Aulas expositivas, interativas e participativas. Estudo de casos. Seminrios. Maiutica e contextualizao. A estratgia pedaggica a participao direta e consciente do educando para a formao de autonomia intelectual. Tticas fenomenolgicas e maiuticas sero comumente utilizadas.

AVALIAO Duas provas bimestrais: (95%). Avaliao de participao em sala de aula: (05%). Trabalho e/ou provas em sala de aula podero compor at 50% da nota final.

Operacionalizao da Avaliao: Provas bimestrais: dissertativas. Eventualmente, a critrio do docente, poder haver consulta em material manuscrito pelo discente. Trabalhos: escritos e/ou com apresentao oral. Participao em sala de aula: interesse, motivao, comportamento e pertinncia das intervenes. Critrios de correo: relevncia argumentativa significativa com o contedo ministrado. e adequao

BIBLIOGRAFIA BSICA

CARVALHO, Olavo de. Aristteles: os quatro discursos. Disponvel em: <http://www.olavodecarvalho.org/livros/4discursos.htm>

DALLA-ROSA, Luiz Verglio. Uma Teoria do Discurso Constitucional. So Paulo: Landy, 2002. (Na Biblioteca Campo Real: 341.2 D144t)

SCHOPENHAUER, Arthur. Como Vencer Um Debate Sem Precisar Ter Razo. Em 38 estratagemas (Dialtica Erstica). Rio de Janeiro: Topbooks, 1997. (Na Biblioteca Campo Real: 193 S373c) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALEXY, Robert. Teoria da Argumentao Jurdica. A teoria do discurso racional como teoria da justificao jurdica. So Paulo: Landy, 2001. (Na Biblioteca Campo Real: 340.13 A374t)

ATIENZA, Manuel. As Razes do Direito. Teorias da argumentao jurdica. 3 ed. So Paulo: Landy, 2003. (Na Biblioteca Campo Real: 340.13 A872t)

CARNEIRO, Maria Francisca. Teoria e Prtica da Argumentao Jurdica: lgica e retrica. Curitiba: Juru, 1999. (Na Biblioteca Campo Real: 340.13 C289t)

PERELMAN, Cham. Tratado de Argumentao: a nova retrica. 2 ed. So Paulo: Martin Fontes, 2005. (Na Biblioteca Campo Real: 340.13 P414t)

RODRGUEZ, Victor Gabriel. Argumentao Jurdica. Tcnicas de persuaso e lgica informal. Campinas: LZN Editora, 2002. (Na Biblioteca Campo Real: 340.13 R696a)

SITES RECOMENDADOS

Olavo de Carvalho http://www.olavodecarvalho.org

LUIZ VERGLIO DALLA-ROSA http://www.academus.pro.br/professor/luizvergilio/

Miguel Reale http://www.miguelreale.com.br

STF TV JUSTIA http://www.videos.tvjustia.gov.br

Rede Social Jurdica http://www.direito.com.br

Biblioteca Digital http://www.dominiopublico.gov.br

Google http://www.google.com

You might also like