You are on page 1of 4

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PR-REITORIA DE PESQUISA E EXTENSO COORDENAO DE PESQUISA

Instrues normativas para elaborao do artigo de Iniciao Cientfica para as reas de Cincias Humanas, Lingustica, Letras e Artes.
Geral: O relatrio final dever ser obrigatoriamente elaborado sob a forma de um artigo (anexo I - Modelo de artigo), obedecendo rigorosamente as normas abaixo estabelecidas. 1. O trabalho dever ser obrigatoriamente apresentado no Evento sob a forma de pster. Alguns trabalhos sero selecionados pelo Comit Institucional para apresentao na forma oral, alm da forma pster. O pster dever ser elaborado conforme o anexo II - Matriz do pster. 2. Cabe ao orientador providenciar correo tcnica e lingustica do trabalho comprovando a realizao destas tarefas no documento Declarao do Orientador. 3. O Relatrio Final (Artigo Completo) e o Resumo devero estar de acordo com as Normas para Elaborao do Artigo, o Resumo que no estiver de acordo com as normas no ser includo nos anais do congresso.

Datas Importantes

Data limite para a entrega do Relatrio Final (Artigo Completo): 29 DE JULHO DE 2012 PARA O PIBIC; 12 DE AGOSTO 2012 PARA O PIVIC e PIBITI. Local de entrega: Devero ser entregues na secretaria da PROPEX, Bloco BQ, uma cpia em CD e uma impressa. Data limite para a submisso online do Resumo ser: 29 DE JULHO DE 2012 PARA O PIBIC; 12 DE AGOSTO 2012 PARA O PIVIC e PIBITI. Local de entrega: http://pesquisa.ufcg.edu.br/envio-de-resumos.html em formato PDF e seguindo as normas de elaborao conforme o anexo III - Modelo de Resumo. ATENO: No sero aceitos Resumos que no forem submetidos atravs do endereo eletrnico acima ou aps a data limite. Todos os resumos sero posteriormente disponibilizados na pgina da UFCG sob a forma de anais eletrnicos.

NORMAS PARA ELABORAO DO ARTIGO IX CONGRESSO DE INICIAO CIENTFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE O artigo para a rea das cincias humanas, letras, artes e lingustica deve contemplar introduo, metodologia, fundamentao terica, anlise de dados, consideraes finais, agradecimentos e referncias (ou termos que equivalham a esses tpicos, dependendo do tipo de pesquisa que tenha sido realizado). Nmero de pginas: Mnimo 6 e Mximo 20 Formatao da pgina: As margens direita, esquerda, superior e inferior devem ser de 20 mm. - A composio dos textos, obrigatoriamente, dever obedecer s seguintes orientaes: Processador: MSWord 2003 ou posterior Tamanho do papel: A4 (21,0 x 29,7 cm) Nmero mnimo de laudas: 6 Nmero mximo de laudas: 20 Espao entre linhas: 1 Tipo de letra para o ttulo: Arial 11 Tipo de letra para o texto: Arial 10 Tipo de letra para o rodap: Arial 9 Margens: - superior: 2 cm; - inferior: 2 cm; - esquerda: 2 cm, e direita: 2 cm Pargrafo: primeira tabulao (0,63 cm)

TTULO: O titulo do artigo deve ser escrito em letra Arial 11 e o restante do texto em Arial 10. O titulo deve ser escrito em letra maiscula, exceto para nomes cientficos. AUTORES: Dever constar apenas o nome do bolsista e orientador para os projetos do PIBIC e do voluntrio e orientador para os projetos do PIVIC. Sero colocadas 2 linhas em branco abaixo do ttulo (2 vezes a tecla <ENTER>), centralizados, abreviando-se somente o(s) prenome(s) intermedirio(s), quando exceder acima de 3. Os nomes devem ser, seguidos dos respectivos nmeros-ndices que, em nota de rodap, sero identificados da seguinte maneira: - Para o primeiro autor:
1

Aluna do Curso de Licenciatura em Letras, Unidade Acadmica de Letras, UFCG, Campina Grande, PB, E-mail: jardiene_leandro@hotmail.com

- Para o orientador:
2

Professora, Doutora, Unidade Acadmica Letras, UFCG, Campina Grande, PB, E-mail: linodenise@yahoo.com.br

RESUMO: O texto deve iniciar-se na linha seguinte do item, ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s) procurando justificar sua importncia (sem incluir referncias bibliogrficas), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e concluses, contendo no mximo 14 linhas. Abaixo devem aparecer as Palavras-chave (3 no mximo), procurando-se

no repetir palavras do ttulo, escritas em letras minsculas. Uma verso completa do RESUMO, para o ingls, dever apresentar a seguinte disposio: TTULO, ABSTRACT e KEYWORDS. INTRODUO: Devem ser evitadas divagaes, utilizando-se de bibliografia apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importncia do assunto e deixando claro o(s) objetivo(s) do trabalho. METODOLOGIA E FUNDAMENTAO TERICA: Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterizao da rea experimental deve ser inserida, tornando claras as condies em que a pesquisa foi realizada. Quando os mtodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referncia bibliogrfica bastar; caso contrrio, necessrio apresentar uma descrio dos procedimentos utilizados, adaptaes promovidas, etc. Unidades de medidas e smbolos devem seguir o Sistema Internacional. ANLISE DE DADOS: Ilustraes e grficos devem ser apresentados com tamanho que possam ser visualizados com nitidez e colocados abaixo da descrio do texto. As legendas dos grficos devem estar na posio inferior do mesmo e iniciando na primeira coluna. Tabelas: evitar tabelas extensas e dados suprfluos, privilegiandose dados mdios, adequar seus tamanhos ao espao til do papel e colocar, na medida do possvel, apenas linhas contnuas horizontais; suas legendas devem ser concisas e auto-explicativas. CONSIDERAES FINAIS: Devem basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetio da discusso dos resultados em listagem subsequente. AGRADECIMENTOS: Inserir aps as concluses de maneira Obrigatoriamente, mencionar o programa no qual faz parte o projeto. (Ex: PIBIC/CNPq/UFCG, PIVIC/UFCG, PIBITI/CNPq/UFCG etc.). sucinta.

CITAES: As citaes no texto devem seguir a NBR 10520:2002 da ABNT. Como regra geral, os sobrenomes dos autores citados na sentena devem ser em letras maisculas e minsculas e, quando dentro de parnteses, apenas em maisculas, seguindo a ordem alfabtica. Ex. De acordo com Morais (2009) ou (MORAIS, 2009; SILVA, 1997). Existindo outras referncias do(s) mesmo(s) autor(es) no mesmo ano (outras publicaes) isso ser identificado com letras minsculas (a, b, c) aps o ano da publicao: (QUEIROZ & MATA, 1999 a). Quando houver trs ou mais autores, no texto ser citado apenas o primeiro autor seguido de et al.: Almeida et al. (2003) ou (ALMEIDA et al., 2003). REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: Devem ser includas apenas as referncias mencionadas no texto, em tabelas, grficos ou ilustraes, aparecendo em ordem alfabtica e em letras maisculas. Outras dvidas, os autores devero consultar a norma NBR 6023:2002 da ABNT. A seguir ser dado um exemplo das citaes mais freqentes: Revistas/Peridicos:

LESCANO, C. A. A.; TOBINAGA, S. Modelo codificado e real para a difusividade efetiva da secagem do resduo do extrato hidrossolvel de soja. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais. Campina Grande, v.6, n.1, p.1-14, 2003. Revistas/Peridicos em meio eletrnico e Internet FAO. Produo agrcola mundial. Disponvel em: < http://www.fao.org >. Acesso em: 27 nov. 2003. Congresso ALVES, R. A.; CAVALCANTI MATA, M.E.R.M.; CARVALHO, J. N. Desenvolvimento de um secador por microondas para secagem de gros. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROONDAS E OPTOELETRNICA, 10, 2002, Recife. Anais... Recife: Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrnica - SBMO, Brasil, 2002. p.321-325. Livros BUFFER, C.R., Microwave cooking and processing: Engineering fundamentals, for the food scientist. New York: V.N. Reinhold AVI, 1992. 169p. Captulos de livros ou obras semelhantes CALVELO F.A. Modelos matemticos de la refrigeracin de alimentos. In: KASAHARA G., I. Tpicos de transferencia de calor y propiedades termofsicas en refrigeracin y congelacin de alimentos. Santiago do Chile: Maval, 1986. p.111-132. Monografias, dissertaes, teses ALMEIDA, M. M. de. Influncia dos estdios de maturao e diferentes condies de armazenagem refrigerada na conservao do umbu (Spondia tuberosa Arruda Cmara). Dissertao (Mestrado em Engenharia Agrcola), Centro de Cincias e Tecnologia, Universidade Federal da Paraba, Campina Grande, PB. 1999. 89f. Boletim Tcnico BRASIL. Ministrio da Agricultura. Levantamento de reconhecimento de solos do Estado do Rio Grande do Norte. Recife, 1973. 431p. (Boletim Tcnico, 30).

You might also like