You are on page 1of 5

PROJETO DE LEITURA : Nascer Sabendo

Texto: Nascer Sabendo Ronaldo Simes Coelho - FTD Professora: Durao: 3 Bimestre Srie: Fase I Tema: Jogos e Brincadeiras Justificativa: Resgatar os jogos e brincadeiras folclricas e ao ar livre, brinquedos feitos por ns mesmos, parlendas e cantigas de roda dos tempos dos avs... Trabalhar a cooperao entre os alunos com os jogos por equipe, fortalecendo os laos de amizades entre as crianas, a percepo do espao coletivo e a unio. Objetivos Cognitivos: Estudar as brincadeiras folclricas e antigas junto s parlendas, cantigas e trava-lnguas. Propiciar a formulao de referenciais para a aprendizagem do cdigo lingstico, adquirindo os valores sonoros convencionais, isto , o conhecimento das letras inseridas em textos, frases e palavras. Favorecer a realizao de brinquedos e brincadeiras com matrias reciclveis e construdos por ns mesmos. Estimular a pesquisa com os familiares como fonte de informao sobre brincadeiras. Propiciar a interao entre a famlia e a criana com o resgate cultural de brincadeiras. Objetivos Afetivos: Fortalecer os conceitos de organizao e cuidados na hora de brincar e para com o brinquedo. Estimular o cuidado com o prprio corpo e do colega durante as brincadeiras. Estimular a prtica de cuidar dos prprios brinquedos ajudando a me a guard-los. Propiciar situaes de vivncia coletiva para que haja a reflexo sobre a importncia do brincar junto e dividir o brinquedo. Levar a refletir sobre a possibilidade de se brincar e divertir sem precisar de brinquedos caros. Fazer com que os alunos percebam que no nascemos sabendo, mas podemos aprender tudo o que quisermos com esforo e dedicao. Fortalecer os laos de amizades entre os alunos, trabalhando a cooperao e unio nos jogos coletivos; Estimular a auto-estima e o companheirismo; Fortalecer a vontade de aprender, a curiosidade e a motivao para as coisas novas; Despertar o esprito olmpico, o esprito esportivo; Favorecer a reflexo sobre a desistncia e a insistncia como forma de se atingir os objetivos desejados. Motivao: pular corda com os alunos. Leitura Estudo/Fruio: Conhecimento do texto: contextualizao de frases e expresses da histria. - Pg. 3 boboca, nariz de pipoca - Pg. 4 pelejando - Pg. 7 agora de abacaxi... de rei-rainha... passa-zero Entendimento do texto: Quais os personagens? O que aconteceu com eles? Porque ela se achava boboca? O que ela fez para aprender a pular corda? Ela desistiu ou continuou tentando? Como ela era quando pequena? Sabia tudo?Ela sabia andar de bicicleta? E o irmo dela? Ela j sabia ler ou aprendeu depois? O que melhor: nascer sabendo tudo ou aprender? Os pais dela agiram como?

Alm do texto: Qual a parte do texto voc mais gostou? Qual no gostou? E voc, como era? O que voc j aprendeu que antes no sabia? Como voc aprendeu? Voc sabe pular corda? E andar de bicicleta? Como voc aprendeu a fazer tudo isso, foi difcil? Teve que tentar muitas vezes ou no? E a ler? Voc j tentou ler para os seus pais como a menina da histria? Qual brincadeira voc mais gosta? Voc sabe alguma para nos ensinar?

Imaginao Criadora: Leitura Estudo: Linguagem Oral e Escrita - Interpretao de texto - Texto instrutivo: pesquisa em livros de brincadeiras seguindo a instruo para jog-las - leitura e escrita de listas - cartazes com as brincadeiras que realizamos, que aprendemos etc... - escrita de histria (coletiva) - cruzado - tentativas de escrita (escrita espontnea e alfabeto mvel) - trabalho com parlendas, trava-lnguas, adivinhas, cantigas de roda e msicas que j sabem de cor (domnio popular) - tentativa de leitura - leitura diria da professora - pasta de leitura - bingo de letras e de palavras Leitura Pretexto: Arte - dobradura de avio - Pinturas diversas - Releituras do artista Ivan Cruz - construo de brinquedos com material reciclvel (sapato de salto, cavalinho, pipa, bola de meia, telefone sem fio) - Releitura e apreciao artstica do quadros Brincadeiras Infantis Pieter Bruegel, Movimento - brincadeiras cooperativas (estafeta, obstculo, corrida de mo, corrida em duplas, queimada, dana da cadeira, futebol...) - brincadeiras em grupo (domin, memria, bingo, boliche, escravos de J...) - brincadeiras folclricas (bolha de sabo, roda, Adolet, cobra cega, pula corda, passa-anel, passabatalho, pique-esconde, pega-pega, pula-cela, serrador, balana-caixo, quer esse? Amarelinha...)

Msica - msicas tradicionais e folclricas de domnio popular - parlendas e trovinhas Leitura Busca de Informaes: Natureza e Sociedade - Reciclagem - Folclore - cooperao e organizao - importncia das regras para facilitar a realizao das brincadeiras - resgate cultural de brincadeiras e personagens folclricos - compreenso do espao coletivo e das normas de uso comum - organizao do espao da sala nos trabalhos coletivos e individuais - importncia dos esportes e prticas desportivas - passado e presente Matemtica - classificao e ordenao - noo de quantidade e grafia dos nmeros - noo espao-temporal - grandezas e medidas - coordenao visual e motora - resoluo de problemas - bingo de nmeros - calendrio dirio - Grficos e tabelas Leitura Fruio/Prazer: - Um Saci no meu quintal Mnica Stahel - Achados e Perdidos Nye Ribeiro - Onde est o Camaleo Milton C. de Oliveira Filho - Folclorices de Brincar Mrcia M. Leito e Neide Duarte - Cha das Dez Celso Sisto - Chapu de Papel Regina Figueiredo - A Galinha do Vizinho bota Ovo amarelinho Bia Vilela - O que que no ? Csar Cardoso - Cantigas, Adivinhas e outros versos vol2 Ana Cludia Rocha

- Cad? Guto Lins - Tem bicho no parquinho- Carlos Queiroz Telles - Brincando no Circo- Elosa Ponzio - O Pega-pega Mary e Eliardo Frana - Vdeo, livro e audio: Toy Story Disney e Editora Abril - Pinquio Contos tradicionais e vdeo Disney - Fbula A lebre e a tartaruga - Poemas: Os gatinhos - Oflia Fontes, Jogo de Bola Ceclia Meireles, Cata vento- M Luiza Rocha, Amarelinha Roseana Murray, Eu, hein! Ivan Zigg, Trem de Ferro Manuel Bandeira, Bolinha de sabo Orlann Divo, Brincadeira de Criana Claudia Liz. - Parlendas: Uni duni t, L em cima do piano, Mame mandou... - cantigas de roda: Maria Madalena, Chu a dana tropical, Cirandinha, Peixe-vivo, Papagaio Loro, Xixi na canequinha, Trem maluco, Dana das caveiras, Boneca de lata... - trava-lnguas e adivinhas.

Avaliao: contnua, atravs da observao do interesse dos alunos, de suas iniciativas e tentativas para realizarem as atividades propostas, observando a evoluo nos resultados obtidos. Culminncia: festa de Dia Das Crianas com a entrega de um livro para colorir Brincar e Cantar s comear! Bibliografia: - Dia a dia do professor - Referencial Curricular para a Educao Infantil - Ba de histrias do Professor - Construindo dia a dia - Plano Curricular da Educao Infantil Secretaria de Educao Guaratinguet - Coleo O que , o que ? Brasileitura - Apostilas de Educao Infantil dos sistemas de ensino Expoente e Objetivo - Revista Nova Escola Editora Abril - Revista Professoras de Educao Infantil Editora Lua - Cantar e Brincar REVIC Editorial

Projeto De Leitura

Nascer Sabendo

You might also like