You are on page 1of 26

AJUDE O POETA A VIAJAR

A POESIA ANTES DAS POESIAS


O que escrevo, alguns dias depois ao ser relido, geralmente me parece idiota. No entanto, essa altura da madrugada penso finalmente que posso revelar um dia uma boa ideia.
(Fabio Pimenta)

4 x CRISTO =
Do outro lado da insistncia deve existir algo mais. Nem melhor nem pior... Prejudica querer ir alm com o que faz sofrer. Ficar pra trs tambm chato. Ficar aqui d pressa E cresce a agonia do hiperativo E brilha caminho. Por entre o embarao do galho das rosas, caminhos cortante. Para nascer e morrer no h remdio. Eu queria ser cachorro, mas agora que sou gente serei gente at morrer. Tem gosto de morder comprimido a vida onde no se cresce. Onde no se vive. Eu sou um super mutante e gosto de assim. Gosto de agito... As coisas calmas no so benficas pela primeira caracterstica O mal que causam acostuma e isso melanclico. Eu vi dois iguais caminharem em direo morte, O primeiro carregava uma foice, o outro ia de costas. Desistir. Desisti de persistir no amor e no amar. Admitir. Admiti o erro, alegrei-me por no ter razo. Busco o riso. Lucro e no lucro. Por falta de dio no me vingo. Por falta de vingo, aqui dentro tem uma festa. Aqui o choro como chuva, Quando chove continua tudo bem. Vou morrer aos cento e sessenta e quatro anos de idade. A vida sempre curta, mas atemporal na evoluo. Ansiedade parece tristeza, As vezes me sinto assim. Para o passar dos fatos mais que fora, preciso pacincia. Como romper um clipes de papel. E o tempo no existe.
(Fabio Pimenta)

UNIVERSO
Procurava um exemplo comparativo que desse razo a minha filosofia Eu perco muito tempo filosofando a respeito da desimportncia da sociedade. Foi em uma noite sem ventos, que ergui minha cabea e percebi Meus olhos s fitavam o cho. Minha vrtebra forada por anos a curvar-se. MINHA vrtebra forada por MIM Que noite linda quantas estrelas mortas compunham o cu. Esses brilhos antigos tem o poder de fazer encolher as incrvel. Queria te-lo para mim... mas hora de parar de buscar respostas. Olhar para o infinito sem tentar desvend-lo, uma saborosa sensao. Vejam s como so cegos! Criam vocs mesmos problemas com os quais se entreter. Para mim isso no basta, No me agrada o estresse de uma vida agitada Pois no me agradam os agitos que estressam a vida. Desculpe sistema, foi bom te conhecer, mas terei de abandon-lo. Vencer na vida fcil, mas chato. Sentimo-nos preenchidos ao completar objetivos. Queremos dos obstculos um sentido existencial. Andar em uma noite sem ventos, por uma rua deserta, tal qual um cenrio dos cinemas, isso sim completa a alma. Minha alma conversando sozinha, cidade fantasma. Os homens trabalham enquanto as mulheres cozinham. Ao cair da noite, deitam-se juntos e constituem uma famlia. Estiquei-me no cho e subi ao cu onde as estrelas so mais organizadas e claras que o Estado. Elas deram luz a minha razo que a rotina embaralha. Que vento espordico esse de agora. O ar era de gesso e agora um sopro forte alisa meu corpo rente ao asfalto. Quem te abandonou para mim, o que ser que quer dizer? Talvez concorde com minha insanidade que os escravos diplomados, entre outras pessoas de bem, condenam. Parece, oportunamente, dar liberdade a minha alma para que ela v onde quer. Leve todo o corpo curte a dor no lado esquerdo. Mas no quero morrer agora, por isso levo o corpo junto. Para que os olhos registrem e ansiosos fiquem, pois vem uma coisa s de cada vez.

manses do homem,

Para que o corao se excite sem onipresena, que isso tambm bom. Meu corpo flagelado guarda qual malvadeza so os ditames civilizados. E vai, devagar at arrebatar os limites da vida. Devagar do centro ao todo. Crescer degenerar-se. Naso, creso, me rarefao. Eu matria, eu carne, eu gua, eu ar. 5
(Fabio Pimenta)

DIA RUIM
Eu, como bom poeta vendido, Prometi a mim mesmo contribuir Com a linha de produo cultural Na meta de uma poesia por dia. Porm, Hoje acordei Sem palavras...
(Fabio Pimenta)

A SAGA AZARADA DO POETA DOIDO


Se o poeta doido esta feliz no escreve nada interessante. Se no escreve, tem que trabalhar em outra profisso e qualquer uma delas lhe traz asco. Assim, fica triste novamente e logo, pronto para escrever. Aproveitou, inspirou-se em toda sua desgraa de uma s vez e fez uma montanha de livros para vend-los gradualmente. Mas, irnico, mais cmico, o triste poeta morre antes de alcanar o reconhecimento pblico.
(Fabio Pimenta)

BORDADO INCOMPLETO
Imagens apareciam no desembramar de fios uniformes, desengraados. A menina tentava no ver graa, mas eram lindos desenhos. Que via a velha bordar. Isso via todo inicio de dia. Depois saa. Dai em diante fazia coisas divertidas. As vezes boas. Vivia sorridente sem ter no brilho de seus dentes a clareza dos desenhos que a velha tecia. Voltava tarde e encontrava a velha madrugando de agulhas na mo. Dormia. Interrompia o pensar e esquecia de si, sonhava com um par de mos artistas. Durante o sono prometia, para acordar esperanosa, que o artesanato aprenderia noutro dia. Acordou com o perfil no batente e de repente recordou. Voltou a casa tarde de mais para que lhe ensinassem o oficio. Interrompeu o pensar e esqueceu de si, sonhou com um par de olhos cansados, artistas, dormiu. Certo dia em que a chuva a trancara em casa, sem cigarros, sem bebida, foi automaticamente para o plano B. Pegar as agulhas, pegar as linhas. E para ter inspirao analisou panos de prato de uma artista morta. E nos primeiros pontos de sua mo desabilidosa, viu rugas tremulas. Tecendo com dificuldade uma arte jovem, foi que percebeu o quanto j era velha. Tantos ofcios poderia ter aprendido se ousasse bordar antes, que perguntou a chuva se isso eram horas de chegar. O cu se abre. Desenhou coisas nobres pensando em misria. Ai entendeu a pacincia daquela velha. To entretida! Menos bordando e mais desenrolado os novelos da vida. E quando o relgio marcava poucas horas de escuro, por um sono acometida, largou tudo no colo e foi sonhar.
(Fabio Pimenta)

INTERESSEAO
As pessoas precisam ser boas para que no briguem mais. Os finais de vida precisam ser como os finais de filmes hollywoodianos Redenes, perdes, curas, entendimentos, beijos, fogos, pazes de artifcio. As pessoas precisam ser boas para que no haja mais timidez. Para que no mais temam ir ao cinema e no terem companhia. Para que no exista mais o pobre do caoado. H pessoas que...Ah, pessoas! As pessoas precisam ser boas para que o mundo seja bom. Para que eu pare de ficar at tarde da noite escrevendo. Para que eu pare de sentir raiva. De desconfiar e de descontar minha dor em quem no est me doendo. Penitencia maior que abrir mo do orgulho para abraar a todos, no h. necessrio uma boa dose de amadurecimento para querer calar a palmilha. Triste, que s quer corrigir os seus ps tortos os que j sofreram muito. Quem sofre pouco, vinga-se em dobro e sai no lucro. Mas eu que j fui em muitas festas sei que o lucro pouco. Rindo de mim levaram num vendaval de dentes aquela ponta de auto-estima. Restou a autocrtica, assisti a muitos filmes, escrevi muitos lamentos. Planejei muitas vinganas at entender que a soluo que as pessoas sejam boas. H pessoas boas, mas h pessoas que... Quando me achei bom, no era bom. Escalei uma montanha e aps cem anos no fui monge. No fcil atingir o altrusmo. Mais difcil, entender que mesmo interessante esta espcie de ao. Que o troco as avessas, a bondade que melhora o mundo. Me tranquei no meu mundo, chamei a ateno por falta de cordialidade. Choquei por ser rude e assim beirei a fama. Me escondi fora de casa para no mentir. Me fechei em um ideal para no ter de conversar. Corri, mudei, troquei as mscaras. E quanto as pessoas, aquelas as quais pedi que fossem boas, que no me compreendam, no me ouam, mas nos corredores de sua interao, me dem passagem com respeito.
(Fabio Pimenta)

A VERDADE SOBRE AS COISAS


As coisas so, todas, todas, um amontoado de outras.
(Fabio Pimenta)

10

A TRISTE HISTRIA DA POBRE VIUVINHA


Morreu! Morreu o marido, os filhos a muito saram de casa, no tinha mais cachorro, o periquito se esqueceu como que canta, o papagaio no quer papo e o gatinho ronrona to, to baixinho que a pobre senhorinha, j mal da audio, nem o pode ouvir roncar seu som de carinho. Agora ela era toda velha. E no velar do marido ficou sozinha a pobre viuvinha. Mas se para ele s restava paz. Ela, ao contrario e contrario a sua mais absurda expectativa, principiava ai a maior aventura de sua vida. E era dada a travessuras. No nascera viva nem viuvinha. Mesmo na sua avanada idade. Era alta e esbelta. Fora sempre uma senhora elegantssima. Quando chorou a morte do amado, muito discreta amparou o rosto com a palma das mos. Queria empurrar as lgrimas de volta. E a queda dagua a queria no cho. J que no caiu, ficou no meio termo: corcunda. E foi tambm murchando. Secando de chorar lgrima. Ficou murchinha, murchiiinha. Ficou pequenininha. E por isso chama-la Pobre Vivuvinha. Pois pela primeira vez na vida tinha cara de av. Velrio comum, cabinas germinadas, portas de vidro, palavras de gua e coroa de flores. Um negcio trgico a morte do mgico. Prontos para entrar param na porta dois policiais. Ai est! Morreu o cachorro!-Disse, o sempre bruto, Cap.Arantes. Est vendo? Quase ningum no seu velrio! Vamos, pega a viuvinha. Vamos leva-la ao delegado.?: Porm o traficante foragido que s morto poderiam encontrar, eles mal sabiam, era a atrao do enterro ao lado. Onde no se via a cara do defunto por causa de tanto amigo, lotado. A levaram. E o delegado, muito eficiente, no quis ver digital, nem arcada de dente. Manda logo para o carcel e chama a imprensa. Fala que pegamos o safado e livramos a rua do perigo Perito! A viuvinha pouco entendia a brutalidade dos empurres. No tinha cabea para pensar em tais agresses e continuou encolhidinha, murxinha, toda inha, chorando. Pequenina ela entrou, pequenina saiu trinta e cinco minutos depois. Nem uma pontinha de sorriso expressou. Quando a viva de Lalo, o aclamado traficante soube da confuso, abandonou o velrio no meio. Mandou alguns capangas tirarem a velha da priso.

Paguem a fiana e levem-na para casa. Quero pedir desculpas pessoalmente Em troca, para agradecer a boa ao, a viuvinha fez para sua redentora, sua famosa torta de limo. 11 A viva fora da lei, mais que agradecida, ficou encantada. E depois veio a velha a sentir-se um pouco escravizada. Tamanha admirao o confeito causou que a anfitri a forou a cozinhar pelas horas que pode comer sem cessar. A patroa, para sufocar as dores do peito, nas raspas da panela se lambuzava. A outra, cansada, aproveitou o momento oportuno. Tentou a passos curtos fugir pela escada. Foi barrada pelo sindico. Ele, muito atencioso, preocupou-se com a simptica velha. Disse: Vem, vou leva-la ao seu apartamento. Sem saber o que dizer, desencantou, murchou. Engoliu o descontento. Eis que do outro lado da cidade Cerca de seis horas antes do sepultamento, levanta Lalo incrivelmente perdido. V aquela muvuca toda e pronuncia: Puta que pariu! Exagerei na dose! Em meio a correria de todos muito assustados, vai embora o defunto como se nada tivesse passado. A viuvinha, sem esperana, durante a sesta da magnata fez andana pela casa. Viu a foto do casal. Ela nele abraada, eles num iate. Todos estacionados em Miame, na praia. Contagiada pelo absurdo, lembrou de antes, sempre fora muito fanfarrona. Disse nostlgica: vou furtar uma azeitona. Vai a cozinha, pega o aperitivo. Onde estava j sabia. Da outra aproveita o cochilo para fazer um lanchinho. Vira, ao sair da geladeira, e logo se gela inteira. Com o marido da dorminhoca ela da de cara. E ele ali, panguando, como se no tivesse acontecido nada. A pobre viuvinha, to brevemente aventurada, sentiu uma aperto no peito, mas morreu foi engasgada. No Ahh do susto engoliu, com caroo e tudo, a azeitona roubada. Volta agora ao cemitrio. Sem leno ou cortejo. Levada pelo suposto defunto que no susto lhe tirou a vida. O coveiro j de tudo inteirado, olha o corpo e diz: Mau foi o tempo, mal foi o tempo de secar o cimento do marido. Lalo e sua esposa viveram felizes para sempre.
(Fabio Pimenta)

12

CAMINHADA LIBERTARIA
improvvel que vejamos algum dia cada aos nossos ps as runas do Estado. Comearemos hoje a evoluo da conscincia e da capacidade humana que a muito atrofiou-se. Na teoria e na ao criaremos a esperana para que sobrevivamos nessa vida ordinria e para que outra gerao presencie o bom resultado almejado ds de o inicio em sculos de luta libertaria. Filho, aprenda com minha luta, mas saiba que a tua menos rdua no ser, pois o Estado est muito bem estruturado em nossa alienao. Porm, quem j destina-se a ser humilde proletrio da asas a revolta quando descobre em si, grande inteligncia que de gerao em gerao passada e amplificada pela nossa insistente tradio de desobedincia. E mesmo que vencidos devemos estar dispostos a esperar o perodo necessrio. At que venha a nossa lapide, um libertrio combatente trazendo boas novas a seus to distantes descendentes. E que ele sem esconder a alegria conte-nos em agnsticas oraes, o que conseguiu em unio. A luta valeu a pena, teve seu fim a ignorncia, acabou-se a opresso.
(Fabio Pimenta)

13

COMPORTAMENTO ANIMAL
Seja o que for, o homem quando faz, s faz se destila se ele capaz e necessria a ao. Os animais no se questionam, portanto fazem sempre o certo. Comer, amar, brigar, dormir. A hora certa para cada ao to planejada que os passos eretos perdem a graa. Quem marca o tempo para os que no aprenderam a contar as horas o organismo com seus sinais. Comunicao intracelular que dispensa interpretao. O que falta no homem para estar em equilbrio invejar e copiar os animais. Pois no h superioridade racional naqueles que se desequilibram e entram em crises existencialistas. Os bichos agem de forma espiritual, o que no lhes permite depresses mundanas, tal qual uma energia que segue leis naturais sem criar regras nem ameaas para coagir a segui-las. Vai por que vai, por que , serve servindo a si e recebe oferendas sem escravizar. Certo dia acordei sem pensar e agi inconsciente. Foi despercebida minha opo no menu, o alimento encheu-me a pana e agradou meu paladar. Plantei as sementes, pois em baixo da terra gerando a alimentao de um prximo dia era o lugar exato delas. A profundidade do buraco e o adubo, outros seres burros como a terra haviam de controlar. Quando abri os olhos me movi pacato, mas incessante. Ordenei minhas tarefas sem cronograma e todas foram cumpridas. Cruzei com outros pares de pernas sem tentar ler seus pensamentos. Vivi sem romantizar os momentos e fui feliz. Tive companhias e companheiras, sem compromissos e nenhum vacilo. No esperei laos, alianas, contratos ou datas para dar um presente. No estive preso, mas jamais daria as costas para o semelhante que me espera ao seu lado. Grunhidos bem claros no deixam brecha para rudes tons, m interpretao ou ofensas. Todos fazem o bem, no lutam pela paz, no intentam o mal do prximo que tambm infinito demais para gastar tempo sentindo-se machucado. No escolhi quem ajudar, desconhecia at o conceito de ajuda. Dei a mo a um cado, pois vi em sua cintura grudadas duas pernas e sabia que elas eram feitas para ir. Senti-me gratificado antes dele me agradecer, sai antes de pedir-me mais. No fui egosta ou altrusta, apenas perfeito como um animal. Um corpo cheio de mquina com uma lgica toda orgnica. O instinto e a intuio, so seguimentos da vontade que no do conta dos motivos. Colhi o legume de outro agricultor como os gerados pelas sementes espalhadas pelos pssaros, carpi outro terreno como se fosse o meu prprio mato. Entrei sem pedir licena e no fui mal educado. No recebi ou dei tosto algum, no entanto, fui rico, trabalhador e protegido. Dei passagem sem cruzar olhares e QUANDO TODOS NAQUELA AVENIDA CONTURBADA FECHARAM OS OLHOS NO HOUVE UMA S COLISO. Para interagir troquei palavras amigas. Quando calei no estava triste, tive dispostos a mim todos os ombros, do meu interior nenhuma lgrima. O estado vegetativo em que vivi pleno. To completo e alegre, dos meus amigos, que foram todos, no foi preciso extrair flego ou animo. Nos reunimos para brincar quando comeou a partida de pique-esconde. A vitria foi unnime uma rodada aps a outra, todos brindaram no final aos seus sorrisos de resplandecncia igualitria. Leis so futilidades, quem sabe o que bom para si e que o bem do outro o seu prprio se ofende com a imposio de regras. Comportamento automtico, desalienado e uma nosociedade organizada, sem bblias e sem pecados. Como um rei que serve a outros, como favores que no precisam ser pedidos. livrar-se da maldita conscincia como do mal da gripe a premissa para atingir o equilbrio. Para agir sem machucar nem doer preciso agir sem pensar. Um pouco mais, da forma como fazem os animais. Eles fazem direito enquanto sofremos ao discernir o certo do errado. Mas que sou eu se no pretensioso ao supor possvel minha felicidade sem intrigas. Sem grupos de amigos e tribos inimigas. O que seria de mim sem a guerra? Minha luta inacabada, minhas derrotas sucessivas fazem-me sentir atuante e motivam a vida. No gosto de ti, gosto de busca-la, utopia. Ganhar seria perder, pelo fim dos objetivos. Sou sapiens de mais para viver em paz sem conquist-la. Prefiro a luta, estar por baixo e morrer sem subir.

Condecorar meu terno com medalhas e inspirar os olhos lacrimejantes dos outros ignorantes que consideram o esforo uma vitria.
(Fabio Pimenta)

14

CAPITALISMO EM CRISE
Somos explorados por poucos, que entre si insistem em competir. Disputam por nosso controle, pra enriquecer seu bolso e seu ego, e entre eles se esnoba quem mais tem. Com essa jogatina mesquinha levam ao fim nossas vidas. Acabam tambm com o nosso redor, julgado por eles to intil como ns. Levam as rvores, levam os animais, levam os rios e o cu, levam nossa autonomia e nosso direito a reflexo. Matam as crianas, assim que as catalogam com uma certido de nascimento. Nos tornam escravos, e destroem nosso habitat instalam um profundo caos em volta de seus palcios Acabam com milhares de vidas e com os valores humanos. E seguem cegos em sua competio, esquecem que ao derrubar a base da pirmide o topo tambm cedera, cair ao cho! E nossos corpos so jogados em um abismo, como utenslios descartveis amarrados uns aos outros como a engrenagem de uma maquina E, de mo dadas, somos descartados cada vez mais rpido pois j no existe praticamente nada em volta daquelas poucas manses E dente a dente a engrenagem chega ao fim. O ultimo de nossos corpos puxa abaixo a fonte do caos que no tem mais pra onde fluir, o explorador que no tem mais a quem explorar. Sentencia a guilhotina precocemente uma maioria de vidas tiradas e uma minoria que por fim no valeram a pena!
(Fabio Pimenta)

15

NOTCIA DE F-ZINE: MULHER, AMAMOS VOC.


A FEMINILIDADE UMA VIRTUDE NATURAL DA MULHER QUE NO DEVE NUNCA SER VISTA COMO SUA NICA FORMA DE DEFENDER-SE E ULTRAPASSAR OBSTACULOS! O fato de ser naturalmente meiga no faz de ti gnero de menor inteligncia. Oposto a isso, na verdade soma-se mais essa a todas outras virtudes j atribudas a ti. De defeitos imperceptveis, bela por definio, de onde veio no se sabe. a mais perfeita criao. E sabes disso, no se esconda, no hesite em demonstrar! Lembra das vezes que flagrou-se perdida em pensamentos? Questionando por que aqueles garotos na escola costumam elogiar sua beleza com tanta rudez ao invs de simpatia. E por que nos finais de semana voc mucama ao passo que seu irmo assiste confortavelmente ao jogo de futebol lado a lado com o chefe da famlia. Tais fatos esto em sua frente, voc v e voc os sente. Porque, ento, finge ser to inocente? Aceitando-os como deveres, tradies que no se deve contestar? Por que ceder ao medo, se essas heranas no lhe trazem nada alm da pena que sente por suas antepassadas mulheres? Por que continuar assim se do passado guarda magoas e no futuro v correntes? No se esconda, pois de conscincia traumatizada e inteligncia aguada s moderna. E sabes que no mais mera vassala do sexo oposto, ao qual servia com desgosto cedendo ao medo novamente. Mas agora diferente, se apenas sem guardar rancores poders mudar a fita, que assim seja, e de cabea erguida, feministas oferecero a igualdade e a liberdade sexual.O gnero no mede a capacidade intelectual e as lendas de superioridade masculina so passado. Voc capaz e sabe disso, sim, independente! No precisa de um marido que a tome como propriedade quando assume a maioridade e deixa de ser responsabilidade de seus pais que, como se fosse essa sua nica forma de sobrevivncia, te protegeram at ento. Chega dessas mentiras! Sexo frgil u caralho! Frgil so as porcelanas dos burgueses que criaram esse padro machista e sexisita, proveniente da mente astuta de homens cretinos que a muito tempo j se julgavam superiores e de mulheres assustadas que no demonstraram quem realmente eram! Que as seqelas deixadas por esse passado absurdo sirvam de lio! Pois sempre que mirar no espelho to grandes cicatrizes sabers que est na hora de mudar essa situao! hora da diviso de tarefas pela necessidade e no pelo gnero! Viva o amor livre e o livre pensar! Desculpe se alguma vez a machucamos. No mais nos fingiremos de cegos para tirar proveito de situaes ainda no remediadas... MULHER, LUTE POR SEUS DIREITOS! EU OS RESPEITO!
(Fabio Pimenta)

16

LAR, DOCE ESCONDERIJO E PRISO


Isqueiro, brasa, trago preso. Fumaa maquila meu rosto, esconde minha mente da realidade. Incapaz de proteger ao meu corpo. Ele esta l fora a merc do real, longe da brisa, desprotegido. Sofre frio e a fome que vem depois...O sono. Nunca posso suprir a tristeza e a falta de algum, de algo e por que no? Quero algo que me complete, faa no sentir saudades. Na verdade, quero coragem, enfrentar meus problemas, voltar a ativa. Equilbrio novamente. Mas parece to distante isso que correto. Pareceu difcil, parece impossvel fazer o que bom. Bom pra mim, viver bem, dentro da realidade, no precisar de vocs. Coragem para solucionar tudo de uma vez por todas. No tenho espada. A preguia um escudo achado plantado no meio do mato. Casa sem janelas, paredes brancas cor de p. Parania, trancados s eu e ela. Medo de tudo, todos me atacaro. Talvez seja para o meu bem. Esconder-se. O mais fcil, o mais rpido. No vo lutar com quem no encontram. Olhem s o que me tornei! Um covarde, nada alm de um covarde! No quero assim. Tarde demais? Acorrentado no fundo. Abismo lamacento. Corrente medo, egosmo, orgulho e outros sentimentos ocultos! Trago solto. Vista embaada. Me afasta da realidade, ento.
(Fabio Pimenta)

17

LUA AZUL
Lua, Me pegou de surpresa outra vez, nas tragadas de um cigarro. Fiquei parado te olhando e esqueci o nmero do trago. Para voc tudo to fcil, fica ai to importante e to distante. As especulaes feitas em torno de ti causam ainda mais desconfiana entre os terrqueos. Com a claridade da certeza, fica imvel e no nos explica nada. Quem sabe eu consigo com uma escada, a despeito dos foguetes, com minhas mos destaca-la desta imensa tela azul fumaa. Quando faz frio eu fico triste. Esse no sou eu! o tempo triste que faz quando estamos frios. Quero que uma comdia deixe eu te esquecer. Preciso ir ao banheiro, mas no paro de te encarar. Quero contemplar sua beleza surrealista, mas a cabea est presa a preocupaes rotineiras. Podia voc me explicar os mistrios do mundo, ou eu sozinho desvendar que no meu mundo no h mistrios? E te digo, Lua, que mundo to diferente atravesso no caminho que me leva at a maquina. Aquela que h de registrar essa letra da qual foste a musa. Injusta, em seu ciclo no revelou como a histria acaba. Lugar onde habito sem querer ficar. Mundo que conheo, com o qual sei lidar. Distrao apenas, para me atar, prender, impedir de ocupar-me com a verdade. Sei que vou sair. Voltarei bbado e contente. Voc estar l, caoando, me lembrando a cada piscar, o tamanho da minha desimportncia.
(Fabio Pimenta)

18

O Imortal que nasceu podre.


Um bom samaritano, no sentindo retribuio pelos seus atos sofreu com enxaqueca por dias. To forte eram as dores, que no o permitiam lembrar j as ter sentido e curado. A cada esforo que fazia por um desconhecido, ouvia do mesmo que sua bondade era inocente e que acabaria explorado. Era inquieto e perigoso. E boas aes, a tranca do capeta aprisionado em um corpo quase santo. Certo dia, um abandono o fez esquecer do controle que tinha. Pois o preo barato de seu auxilio a presena do que seguir melhor a vida melhor que a sua. sobre o demnio interno, objetivo maior e nico incapaz de ser curado, A solido o faz acreditar naquele conselho dos ajudados. Cai num posso revestido de ftido pau-de-sebo que cospe quando perde o controle da direo de seus pensamentos acelerados. Toma como verdade, absurdos inventados. Coloca-se na areia movedia e persegue ps para aprofundar o buraco. Tudo em um cho que permanece duro como antes, no entanto, sob calcanhares trmulos de um par de olhos fechados. voc sofrer tanto para alcanar o cu que, quando chega, da um tapa na cara de Deus e o chama de mentiroso. Imploro freiras para que me faam o mau. Se no me do ouvidos, eu mesmo, a todos, o fao. Se obedecerem meu pedido, choro escondido sentindo-me vtima da falta de ateno que inventei. Espanta com gritos de socorro os que esto ao lado, pois faz questo e parece gostar de escalar as paredes deste abismo baixo do qual s se consegue sair acendendo s luzes do quarto. uma sensao ruim e ridcula, sentimento doentio que viaja pelo espao. Fcil de repudiar e ignorar at que se sinta saudades do seu abrao. Mas isso passa, ele sempre sara. Enquanto o suicdio ou a priso no o pegam dentro de uma nova mar de buracos, ser capaz de voltar descansado. Eu sempre saro...
(Fabio Pimenta)

19

PASSADO
Caminhar parecia um ato fcil.Procurei trilhas

buclicas para dar fuga

plancies fumegantes.A opinio mudou, como mudaram

os caminhos.E foram ambos atingidos por chamas

incansveis, atlticas.Saindo de

calados largos demais para pernas raquticas, um rastro de gasolina aditivada. O passado vem atrs a

passos largos.Mesmo que pense telo esquecido, fantasmas gritam por ateno. Manifesto que volte a uma trilha

antiga.Eu digo no.E se dizem que l o fogo se apagou, digo que l no h mais lenha que colher.

No sei se por segurana, por medo ou se disse por dizer.


(Fabio Pimenta)

20

RASCUNHO DA TEORIA DO TUDO VIDA


Eureka! Que so invenes se no conquistas? Eu sabia que fumaria o cigarro da vitria. Dia desses com s um na mo esperei notcia. Depois que me disseram, atribui a locuo adjetiva. Foi to triste que fumei o da derrota. No entanto, sempre soube que o jogo havia de virar. Derrotas e vitrias so sucessivas, dentro de uma bola cumulativa de fatos dos quais temos dez por cento do controle. No se pode fugir de uma avalanche que no te mata. No se pode crescer com um feito inconsciente. Quando te derrubei para vencer, terei mesmo vencido? A conscincia do xito ser sabido da falha futura. J perdi a conta, impossvel balancear os dias. Para conhecer o placar da vida preciso conhecer a vida inteira. Ser a morte, derrota ou vitria? Ser preciso esperar que ela mesma explique? Se sim, no tenho pressa. Deixo aqui uma parte de mim, no aquela arrancada. Outro osso, o que marca onde devo voltar para a revanche. Uma luta nunca acaba, at mesmo memrias ainda lutam. Guardar no corao um defunto mante-lo quente e vivo. Da mesma forma, rancores e alegrias tambm congelam em nitrognio. Aps a impresso inicial o tempo infinito de mudanas. Como podem analisar um ao outro dois seres mutveis? Sem entender que a mudana alheia direito, egocentricamente sem perceber que a mutao sua no o muda. No existem erros ou acertos, so pontos de vista diferentes. Qual a nota correta para a afinao do violo? Se o ocorrido me agrada hoje, amanh no, num terceiro dia que ser? Enfim fumei o cigarro da vitria. Minha vitria que guardo para enfrentar posteriores falhas. Palavras so como mnimas, de qualquer forma se encaixam. Encaixam como mnimas, de qualquer forma, so palavras. A vida sempre vida. priso, alforria e no deixa nunca de ser vida. E h quem viva na derrota sem nunca entristecer, pontos de vista. Ponto de vista da infeliz bexiga. Tenta porque tenta sorrir. Para cada fato que me estiga, agora evito a expectativa. Trago logo dois cigarros. J est poesia, cada vez a leio numa vida. Mundos acabam A vida se renova Pode no minha ou sua a vida no presente Mas alguma vida sempre h

Pronta a desenvolver em qualquer coisa que seja Se preciso, explodir Existir, ou at mesmo fazer sentido At no escuro. At ao mesmo tempo para muitos Neste caso at com lgica
(Fabio Pimenta)

21

INEXPRESSVEL SENSAO
Um quarto quadrado. Simplesmente quadrado. Perfeitamente quadrado em todos os seus metros quadrados. Paredes amarelas, amarelo claro. Como gema. Homogneas. Um jovem nu de pernas cruzadas. Sentado no centro encara a parede. Horas a fio... Se sai no sabe mais o que h l. Ele saiu, E s restou o Um momento pode ser Uma frao de partcula pequenssima.
(Fabio Pimenta)

22

SETE VIDAS SETE MORTES


Jos nasceu Jos. Morreu. Foi enterrado em tmulo artstico; jaz no Cemitrio da Saudade. Reencarnou em um cachorro. Morreu. Foi enterrado em cova rasa; jaz no fundo do quintal do Pedrinho. Renasceu num passarinho. Pousou num p de jaca, morreu de estilingada. No foi enterrado; jaz fssil no pomar do stio. Voltou como mendigo. Morreu de cirrose. Foi cremado pela prefeitura para no ocupar espao. Jaz no cinzeiro do bar, da esquina, do bairro nobre onde tomava sua pinga de caf, almoo e janta. Reencarnou numa cenoura. Morreu salada na sala de jantar do loft habitado por um playboy vegetariano. Enterrado nos encanamentos da cidade foi boiar no rio Tiete. Enchente. Foi descansar no meio fio da marginal. Ploft! Jaz mancha no pneu de uma ambulncia. Voltou bruto. Aficionado pela caa. Encurralado por um urso, deu-se o inevitvel e fez

do mais doce o seu ltimo ato. Contra atacou. Uma bela mordida na barriga do furioso predador. Jaz dizendo a So Pedro s portas do cu: Seu santo, voc sabe qual sabor a barriga do urso tem? Pois , eu sei. Voltou escorpio de tumba, inseto zumbi, caminhou a meia noite disseminou picadas. Morreu no salto do sapato de uma viva chorona. Levou sete consigo. Jaz esprito. Voou.
(Fabio Pimenta)

23

SOCIALMENTE PRECAVIDO
normal que me chamem de inseguro. Eu quieto repondo, precavido. Porque ser que tentam falar comigo com tantas pessoas envolta de quem se falar e a quem conhecer. H tantos discursos falsos e irrelevantes quanto sero inteis os meus. Mesmo que minhas falas ensinem, qual a diferena entre ser bom e belo ou monstruoso e cruel? Penso duas vezes antes do eixo final onde todos encontram a morte. Logo mais, passaremos razovel quantia de tempo lado a lado, deitados, assistindo a uma palestra eterna que vem do cu. Penso duas vezes antes de conviver. Podem me enterrar de bruos, me codificar, enclausurar-me atrs de barras repugnantes. Negras, cinzas. Negras cinzas, histria. Voc pode achar que encontrou o sentido da vida, mas como provar da razo sem antes a ver de uma lente mais ampla? Inteira resumida em um planetinha. Ali, girando, na palma da sua mo um mundinho sem graa ao qual antes dava toda sua ateno. Se lhe entra pela narina, cuidado! Pode ser voc a entrar na onda dele outra vez. A co-participao social me atola at o pescoo em terra chata. Cha-ta. CHATA! Obrigaes cordiais, educao que no diz nada. Querer saber de mim e eu nem sequer entendo a necessidade de haver um eu. Perguntas, perguntas, perguntas...Bom dias e com licenas no evitam a discriminao silenciosa. O crebro pensa um, a boca diz um quarto. Eu, sempre com um p atrs, praticamente s converso com bbados. Um deles, cambaleando, me disse para estar sempre precavido. Nessas ruas escuras perigos esto sempre a espreita, muitos querem o seu mal ou o seu dinheiro ou o seu mal, ele disse. Olha, no ligo que levem a minha carteira de cigarros, respondi. Fumaro todos sem tragar mesmo, jogando fliperama, aqueles moleques atrevidos. Tomo cuidado para que no me ouam e tento sempre no dar ateno a nenhuma informao nova. Anti social? No! Precavido. Elas cansam minhas veias e me fazem reparar o quo vago conhecer e viver e interagir. No deixarei legado algum. Que eu saia da vida e volte a vida e v para as pginas dos livros

escolares. Imagina s a graa, eu me relendo outra vez. Que eu vire lpide esquecida. Vandalizada pelo vento de Cronos.Igual. Nos foram dadas metas necessidade de buscar no precisar comer de entender que a ltima sem prmios e prmios os quais no nos livram da outros mais. Queria por uma vez comer, estar satisfeito e novo.Quantas vezes precisarei, eu sentar a mesa para e a primeira sero a mesma ceia?

Podemos aprender tanto com os alcolatras quanto com os professores. Bom, assim espero, pois parei de ir a escola. Muita ressaca assiste aula. As vezes, comea e termina nos bares a greve. Tambm por que todos so velhos, os jovens no se embebedam. Eles so assim mesmo, jovens. E eu, apenas jovem, como todos aborrecido, precavido bebo todos os dias para ver se envelheo e me torno um sbio. Qui o dia em que as idias que rodopiarem na minha cabea no forem esquecidas no dia cinqenta e quatro, nem no seguinte.
(Fabio Pimenta)

24

Dia dezoito ou Meu primeiro dada


CONSCIENTIZAO EM INDAIATUBA RGOS PIADA OUTROS BAGULHO FATALIDADE VOC ESMAGADAS QUE FALECEU. PROJETOS VELHOTE

SOLIDARIEDADE TODAS POR

PRECONCEITO AES HOJE CONTA PRPRIA SUPOSTO CALAR LDERES ? CARO FIM
(Fabio Pimenta)

DIREITOS POLTICOS ENCHENTES FISCALIZAO

O TEMPO CONFRONTO ANO51 TRS NO! RENE

FRIGORFICAS REPDIO RUA

25

NDICE

A POESIA ANTES ANTES DAS POESIAS 4 X CRISTO = UNIVERSO DIA RUIM A SAGA AZARADA DO POETA DOIDO BORDADO INCOMPLETO INTERESSEAO A VERDADE SOBRE AS COISAS A TRISTE HISTRIA DA POBRE VIUVINHA CAMINHADA LIBERTARIA COMPORTAMENTO ANIMAL CAPITALISMO EM CRISE NOTCIA DE F ZINE LAR, DOCE ESCONDERIJO E PRISO LUA AZUL O IMORTAL QUE NASCEU PODRE

PASSADO RASCUNHO DA TEORIA DO TUDO VIDA INEXPRESSVEL SENSAO SETE VIDAS SETE MORTES SOCIALMENTE PRECAVIDO DIA DEZOITO

You might also like