You are on page 1of 7

1)(CESGRANRIO) Algumas empresas de pases capitalistas buscam acordo entre si visando a controlar a produo e, principalmente, os preos no mercado.

A esse tipo de integrao denominamos: a) truste b) cartel c) holding xd) pool e) conglomerados 2)A urbanizao , sem dvida, a principal transformao social do nosso tempo. Em 1800, apenas 3% da populao mundial vivia nas cidades. De 1950 at a virada do sculo XXI, a populao urbana no mundo ter quadruplicado." A maior contribuio para esse aumento ser dada pelos pases: a) capitalistas subdesenvolvidos no Hemisfrio Norte; xb) capitalistas subdesenvolvidos; c) socialistas de economia agrcola; d) socialistas de economia industrial; e) socialistas da frica e da Amrica Latina. 3) Os principais objetivos dos carteis so: Exceto: a) controle das fontes de matria-prima (cartl de fornecedores) b) controle do nvel de produo e das condies de venda; c) fixao e controle de preos; xd) controle dos derivados de terceiros sem interesse monopolistas. e) fixao de margens de lucro e diviso de territrios de operao

Truste: Conglomerado de empresas de um s dono, atuando em setores diversos da economia. ex: grupo Bradesco,. Holding: Forma de organizao de empresas que surge depois de os trustes serem postos na ilegalidade. Consiste no agrupamento de grandes sociedades annimas; Cartel: Associao entre empresas do mesmo ramo de produo com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrncia. As partes entram em acordo sobre o preo, que uniformizado geralmente em nvel alto, e quotas de produo so fixadas para as empresas membro. No seu sentido pleno, os cartis comearam na Alemanha no sculo XIX e tiveram seu apogeu no perodo entre as guerras mundiais
Dumping : Considera-se dumping, quando uma empresa exporta para o Brasil um produto a preo (preo de exportao) inferior quele que pratica para o produto similar nas vendas para o seu mercado interno (valor normal). Desta forma, a diferenciao de preos j por si s considerada como prtica desleal de comrcio.

4) Assinale a alternativa que contm o objetivo principal da Organizao Mundial do Comrcio: a) incentivar o crescimento econmico entre os pases membros, com a gerao de empregos e a estabilidade financeira xb) fiscalizar o comrcio mundial e fortalecer o multilateralismo, disciplinando o comrcio mundial contra barreiras protecionistas de importaes c) preservar a paz e a segurana no mundo, alm de promover a cooperao internacional, para resolver problemas econmicos, sociais, culturais e humanitrios d) conceder emprstimos aos pases que necessitam de dinheiro para investimentos e) criar um mercado comunitrio nico, com mecanismos de proteo agrcola, por meio de tarifao aos produtos importados, e subsidiar a exportao, para garantir a venda dos excedentes

5) Com relao ao comportamento do FMI-BID, INCORRETO afirmar que: a) O FMI um instrumento financeiro controlado pelos pases ricos, principalmente os Estados Unidos. b) O FMI auxilia a estabilizao da economia capitalista mundial, evitando grandes oscilaes no valor das diversas moedas dos pases desenvolvidos. c) O FMI fiscaliza polticas econmicas e de desenvolvimento, postas em prtica pelos pases que contraem dvidas. d) O FMI prega a cooperao monetria internacional e a estabilidade das moedas. xe) O FMI, nos pases com instabilidade econmica, fiscaliza a implementao de polticas pblicas sociais, com conseqente diminuio dos focos de pobreza.

O que a Rodada Doha?


Rodada Doha o nome atribudo a um importante ciclo de negociaes entre os pases que integram a Organizao Mundial do Comrcio (OMC), iniciado em 2001 na capital do Catar, Doha. O encontro tentava liberalizar o comrcio internacional atravs de um acordo multilateral entre as naes. A meta era dar um novo impulso troca de bens e servios entre os pases ao reduzir no apenas as tarifas, mas tambm todos os outros entraves ao comrcio. As negociaes receberam o nome de Rodada Doha de Desenvolvimento, pois o maior objetivo passou a ser a eliminao dos subsdios e de outras prticas anticompetitivas que, embora generalizadas, punem e prejudicam principalmente as naes em desenvolvimento ricas em produtos agrcolas.
topo

2. Qual a importncia da rodada para o comrcio mundial?


Caso o acordo multilateral seja um dia firmado, os pases ricos passaro a ter maior acesso s economias em ascenso, como a ndia. J os pases em desenvolvimento deixaro de enfrentar a concorrncia desleal dos produtos agrcolas altamente protegidos das naes industrializadas. Um bom exemplo da importncia de um acordo, sobretudo na rea agrcola, uma estimativa do Banco Mundial de que 140 milhes de pessoas poderiam sair da linha da

pobreza at 2015 se os 152 membros da OMC concordassem em acabar com os subsdios e com todas as barreiras no setor.
topo

3. Por que, at agora, todas as rodadas tm fracassado?


Devido ao protecionismo econmico. As reunies acabaram se tornando um palco de combate entre ricos e pobres. De sua trincheira, as naes em desenvolvimento, que tm na agricultura sua arma para competir no mercado internacional, exigem o fim dos subsdios governamentais que os EUA e a Europa do aos seus agricultores e pecuaristas mais de 300 bilhes de dlares por ano. Isso porque a prtica torna a competio comercial injusta. Do outro lado, os pases ricos querem maior acesso aos mercados de bens e servios dos pases em desenvolvimento, ou seja, a diminuio das taxas de importao cobradas sobre os seus produtos industrializados.
topo

4. Por que os subsdios prejudicam a economia dos pases pobres?


Porque tornam desleal a concorrncia com os produtos agrcolas das naes industrializadas. Eles so nocivos ao comrcio livre porque fazem com que os preos internacionais de commodities como soja, milho e trigo fiquem abaixo de seu valor real, num patamar inferior ao que seria justo para remunerar os produtores que buscam o lucro na produtividade, e no no tapeto da ajuda oficial. O agronegcio, setor em que os pases em desenvolvimento dispem de maior vantagem competitiva, justamente o mais protegido nos EUA, na Europa e no Japo. Os subsdios, alm de fortalecerem artificialmente os produtores europeus e americanos (o que diminui as chances de exportao para esses mercados), dificultam as vendas para vrios outros pases. O caso do algodo emblemtico. Mesmo com custos bem maiores que os dos concorrentes, os produtores americanos conseguiram conquistar mais de 40% das exportaes mundiais graas aos subsdios. Os maiores prejudicados foram agricultores no Brasil e frica, que viram a enxurrada de algodo americano roubar mercados no exterior e baixar o preo do produto. Sem os subsdios americanos, calcula-se que o valor do algodo subiria 13%.
topo

5. E por que to difcil chegar a um acordo sobre essa questo?


Porque essa uma batalha no s econmica, mas tambm cultural. O subsdio agrcola uma prtica entranhada nas sociedades europia e americana. Na Frana, o pas que mais se beneficia das protees europias, o apoio ao produtor rural ganhou enorme impulso depois da II Guerra Mundial. Em meados da dcada de 50, a Frana comeou a registrar excessos de produo, e, com isso, surgiu a necessidade de exportar. Como no era competitiva em relao a pases em desenvolvimento, concentrou as vendas na Europa e buscou nos vizinhos os parceiros para dividir a conta dos subsdios. Nos EUA, o protecionismo se fortaleceu depois da quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929. Para tirar a economia da depresso, o governo implementou o New Deal, um pacote de medidas para estimular o crescimento que elevou os impostos de importao. Hoje, os polticos do pas so bastante suscetveis ao lobby agrcola. Na regio conhecida como Meio-Oeste, o celeiro americano, ele ganha fora em ano eleitoral (como o caso de 2008).
topo

6. Pases ricos j concordaram em promover algum corte nos subsdios?


Sim. Nas negociaes de Genebra, os EUA ofereceram reduzir seus subsdios agrcolas para o teto de 15 bilhes de dlares ao ano. Os pases em desenvolvimento, porm, no concordaram com a proposta, alegando que o valor equivale ao dobro daquele que o governo americano efetivamente d a seus agricultores atualmente ou seja, Washington continuaria a ter grande folga para subsidiar seus produtores. Vale ressaltar que os EUA pouparam o algodo, um dos principais pontos de discusso, de quaisquer eventuais cortes.
topo

7. Afinal, o que o mecanismo especial de salvaguardas?


Caso o acordo de Doha fosse fechado e os pases ricos tivessem mais acesso economia dos pases pobres, esse seria um recurso de emergncia que permitiria s naes em desenvolvimento elevar suas tarifas alfandegrias caso se sentissem prejudicadas por surtos de importao de alimentos. Na prtica, porm, o SSM pode ser acionado por pases como a China para aumentar suas tarifas de importao ou seja, ele tem potencial para se transformar numa barreira comercial disfarada. Durante as negociaes de Genebra, o

diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, props que, se as importaes de um produto subissem 40% em relao mdia dos trs anos anteriores, as tarifas poderiam superar em at 15 pontos porcentuais os limites fixados pela Rodada do Uruguai, concluda em 1994. EUA, ndia e China no conseguiram chegar a um acordo sobre esse assunto, o que levou os dois ltimos pases a abandonar as negociaes de Genebra.
topo

8. Os SSM foram os nicos motivos do fracasso de Genebra?


No. Alm dos subsdios e das salvaguardas, pases ricos como os Estados Unidos e membros da Unio Europia permaneceram em desacordo com naes emergentes, como China e ndia, sobre os mecanismos para proteger as indstrias das naes em desenvolvimento dos cortes nas tarifas industriais. Os EUA passaram a encorajar as naes em desenvolvimento a tomar parte em acordos voluntrios para cortar ou eliminar tarifas em alguns setores industriais, como automotivo ou txtil, em troca de redues menores em todos os setores. ndia e China disseram que o "crdito" de tarifas proposto acabou com a natureza voluntria dos acordos. A reunio que se estendeu por nove dias acabou, ento, fracassando. Agora, bem difcil que as negociaes sejam retomadas antes da posse do novo presidente americano, em janeiro de 2009. Ainda assim, o diretor-geral da OMC tenta convencer os pases a preservar os ganhos da negociao at o momento, retomando as conversas em setembro. O ministro brasileiro das Relaes Exteriores, Celso Amorim, no entanto, no acredita em uma retomada antes dos prximos trs ou quatro anos.
topo

9. Qual a funo da Organizao Mundial do Comrcio neste cenrio?


Alm de promover rodadas com o objetivo de reduzir subsdios e impostos de importao, a OMC funciona como um tribunal internacional para resolver disputas comerciais. Os pases emergentes costumam usar as decises da organizao contra pases industrializados para forar a abertura desses mercados. Isso acontece por meio das retaliaes. Por exemplo, na disputa entre Brasil e EUA por causa do algodo, a OMC considerou que os americanos burlavam as regras comerciais com seus subsdios, e permitiu que o governo brasileiro retaliasse em 4 bilhes de dlares as exportaes americanas. Desde a reunio em Doha, a organizao j promoveu cinco encontros para tentar solucionar os pontos divergentes. Em 2007, a reunio de Potsdam, na Alemanha, terminou em meio a um cerrado tiroteio verbal. Brasil e ndia abandonaram as conversas dois dias antes do previsto, alegando que as

propostas dos americanos e europeus eram to insuficientes que beiravam o escrnio. A resposta foi dura. O presidente americano George W. Bush acusou os dois pases de negligenciar os interesses de outros emergentes Brasil e ndia atuaram como representantes de um bloco de 20 pases em desenvolvimento.
topo

10. Como o Brasil se tornou um pas de destaque durante as negociaes de Doha?


O Brasil se viu alado condio de protagonista nas negociaes desde que virou uma espcie de porta-voz do G-20, o grupo que rene os pases emergentes isso embora responda por apenas 1% do comrcio internacional, e ocupe o 27 lugar no ranking tanto dos maiores exportadores como no dos importadores. A explicao para a incluso do Brasil nos momentos decisivos da discusso que o pas o quarto maior exportador de produtos agrcolas do mundo.
topo

11. Se as negociaes avanarem, quais os benefcios para o Brasil?


O Brasil seria um dos principais beneficirios do eventual sucesso da Rodada Doha. Estima-se que as exportaes do pas podero aumentar em at 20 bilhes de dlares anuais caso o acordo seja fechado. Alm disso, desde 2003, os donos da poltica externa brasileira rejeitam sistematicamente quaisquer outros projetos de acordos comerciais relevantes na esperana de que Doha obrigue os pases ricos a derrubar suas barreiras comerciais. Entre os acordos enterrados pela estratgia do governo esto a rea de Livre Comrcio das Amricas (Alca) e o acordo entre o Mercosul e a Unio Europia. Ou seja, com um fracasso em Doha, o Brasil ficaria sem opes para expandir o comrcio exterior.
topo

12. Depois de tantos anos, a Rodada Doha j apresentou algum resultado prtico?
Sim. Um dos grandes avanos nas negociaes de Doha diz respeito quebra de patentes de medicamentos. J na reunio de 2001 ficou acertado que a sade pblica tem precedncia sobre o direito de patente de remdios. um passo gigantesco para vencer a epidemia de Aids na frica, pois permite reduzir a um tero o custo dos tratamentos. Essa mudana de atitude permite no apenas a reduo do preo dos medicamentos. Ela abre espao tambm para que pases como o Brasil e a ndia ganhem projeo na indstria mundial de biotecnologia.

topo

13. Por que no desistir de um acordo to difcil e investir s nos bilaterais, como a Alca?
A idia bsica que somente um acordo planetrio, e no regional ou bilateral, possibilitaria uma reduo drstica dos subsdios. Os acordos bilaterais, no entanto, tm se proliferado para amenizar o sufocamento das artrias globais do comrcio. O excesso deles, porm, pode acabar criando um amontoado de tratados com milhares de clusulas confusas e contraditrias. O sistema multilateral a grande inovao. S ele teria fora para impulsionar as grandes reformas na economia mundial. A questo do comrcio agrcola tambm no pode ser totalmente resolvida em acordos regionais e bilaterais. Alm disso, os EUA e a UE esto condicionando os acordos com o Mercosul concluso da Rodada Doha. Subsdios exportao s sero negociados quando houver consenso na OMC.
topo

14. H algum acordo pelo qual o comrcio internacional regido atualmente?


Sim. Durante a rodada multilateral de 1995, ano da criao da OMC, foi estabelecido o Acordo Geral sobre o Comrcio de Servios (Gats, na sigla em ingls). Esse documento tomou por base o acordo multilateral firmado anteriormente, o Gatt, ou Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio. Enquanto o Gatt estabelecia regras apenas para o comrcio de bens, o Gats estipula ainda as diretrizes sobre o comrcio de servios como o turismo e propriedade intelectual. Esse acordo tem por funo assegurar o tratamento igualitrio a todos os membros da OMC nas questes comerciais, estimulando a atividade econmica por meio da liberao dos entraves ao comrcio.

You might also like